You are on page 1of 4

EXCREMENTOS DO SOL (roteiro)

Excrementos do sol era a expresso usada pelos antigos povos mexicanos para designar o ouro. Para a Teresa Vergani, este um ttulo que parece ser adequado a um livro que trata de vrias galxias de coerncia, vrios sis: alguns j extintos, outros ignorados. Foi um livro que surgiu a partir da sensibilizao s diversidades culturais realizada em uma disciplina ministrada pela Teresa, no mestrado. Falar de cultura se expor a um desentendimento social. Os contedos desta palavra (que substituiu o antigo conceito de civilizao) dividem antroplogos e socilogos. Ideias j batidas de que cultura tudo aquilo que faz com que a vida humana se eleve acima das suas condies animais so negadas pela autora que defende: a cultura entendida como um sistema de comportamentos socialmente (e no geneticamente) transmitidos, apresenta-se sob forma de herana de valores tradicionais que no s so produtos da ao humana, mas que condicionam o desencadear de novas atividades sociais sujeitas a processos de seleo ao longo da histria. A cultura envolve no s uma concepo do mundo que se traduz em conhecimentos e configuraes de ao, mas o travejamento de um pensar e de um sentir articulado num sistema dinmico de significaes simblicas. Ao defender que todas as culturas so estrangeiras, Teresa afirma que, desta forma, todas as culturas esto no mesmo patamar e, assim, hierarquiz-las, classific-las com graus de superior e inferior uma prtica alm de errnea, extremamente etnocntrica e at mesmo, de certa forma, racista. Uma cultura a expresso temporal de um ponto de vista singular e irredutvel sobre o mundo, j que o homem no vive s do seu pensamento, mas tambm do desenvolvimento da sua sensibilidade, do seu sentido crtico. Em seguimento, a autora introduz o conceito de tradio e diz que as pessoas aderem s tradies que lhes proporcionam satisfao, bem-estar, prazer partilhavam. Dentro desta perspectiva, ela utiliza uma passagem do autor E. Ortignes, no qual ele acredita que a cultura o que preciso para que um dia de trabalho se transforme num verdadeiro dia de vida. Teresa, ento, vai mais alm e expe: a cultura aquilo que torna o todo social alegremente maior que a soma das partes.

Aps, ela desenvolve um pouco a ideia da sociedade e acelerao dos processos comunicativos, o que, de alguma forma, provocou um desequilbrio na identidade social. Quanto ao problema de hierarquizar as culturas, esta superioridade justifica-se (erroneamente) pelo desenvolvimento de uma cincia que determina a face tecnolgica do progresso. Contudo, de acordo com a Teresa, a cincia enquanto um sistema particular de representao uma subcomponente da cultura; e a tcnica, enquanto sistema particular de ao, apenas a concretizao da cincia aplicada materialidade do nosso cotidiano. Sendo assim, a carncia tecnolgica nunca poder ser sinnima de pobreza cultural. A cultura enquanto um ncleo de resistncia estandardizao, fora do mundo globalizado, incomoda e, por isso, acabam tornando-se marginais, inferiores, perifricas o seu destino ser trancada em um sarcfago dentro de um museu. O tpico seguinte uma exposio do conceito identidade. Ela abre este espao com o seguinte pensamento: a identidade que ns atribumos a um determinado objeto no se situa ao nvel deste prprio objeto, mas no nvel do nosso conhecimento sobre o que temos e vemos naquele objeto. Ou seja, a classe de equivalncia a que chamamos identidade constituda por todos os objetos aos quais atribumos determinadas caractersticas comuns. Dizemos que dois objetos so idnticos quando o conhecimento que ns temos sobre as suas caractersticas os faz parecer indiferenciveis utilizar exemplo do carro, da pgina 28. Assim, a identidade, quer seja evocada em contextos psicolgicos ou antropolgicos, envolve uma subjetividade necessariamente definida atravs de relaes interpessoais todo conhecimento cultural um conhecimento intercultural. O problema do etnocentrismo surge quando um grupo social se reclama detentor de uma superioridade incontestvel que o impede de se entender numa perspectiva igualitria. Lembrando de Narciso, a autora escreve que o abuso da identidade nos torna como ele, apaixonados pela nossa prpria imagem e por ela aprisionados. preciso ento, entender a existncia das caractersticas nicas do outro e que ns mesmos possumos caractersticas nicas e, por todos termos tantas diferenas intrnsecas no nosso eu, deveramos estar no mesmo patamar e no em graus de importncia. O que ser a compreenso do outro se faltarem o respeito mtuo, a empatia, o afeto e a aceitao dos diferentes modos de expresso?

O prximo ponto d-se ao estudo dos contatos interculturais, numa dinmica de comunicao, que est ligado ao estudo do contato entre as lnguas. A organizao mental, o conhecimento, a cultura e o sistema expressivo da linguagem esto vitalmente ligados a uma viso especfica do mundo. O poder comunicativo da linguagem envolve comportamentos e contextos que apelam para uma interpretao definida como uma teoria das operaes do entendimento. atravs dela (linguagem) que o entendimento mtuo deixa de ser um simples modo de conhecimento para se tornar um modo de relacionamento com o ser. No prximo tpico, Teresa explica a antropologia como o conhecimento do homem em sentido lato, uma cincia educativa por excelncia, situada no meio de uma forte interdisciplinaridade e critica a carncia dessa educao tanto no meio escolar, quanto no meio acadmico. Ela compara, inicialmente, os pontos de vista de trs escritores: Malinowski, Radcliffe-Brown e Lvi-Strauss. O primeiro baseava-se, empiricamente, na realidade sociocultural olhada como um conjunto de unidades funcionais; o segundo abriu novas perspectivas antropologia social. Tal como o anterior, Radcliffe-Brown se considerava super dotado e elaborou uma teoria das cincias naturais da sociedade humana, esboando uma tentativa de relacionar a sociedade com a estrutura que fomenta o homem. Para ele, as sociedades ou culturas eram organismos caracterizados pela mesma diversidade e complexidade que a natureza apresenta nas suas vrias espcies; para Lvi-Strauss, a antropologia tem seu alicerce na noo de reciprocidade que traduz o carter relacional de qualquer elemento integrado num sistema estruturante. Isso nos leva a entender a prtica da antropologia no ensino. A grande mobilidade atual das populaes causou perturbaes no funcionamento normal das escolas dos pases de acolhimento o sistema educativo ocidental, objeto de estudo no texto, tem procurado encontrar solues que cessem conflitos entre alunos to heterogneos, mas tais solues pes em causa um tipo de ensino etnocentrista, monocultural ou simplesmente racista. A forma ideal para se interpretar uma educao multicultural seria a educao para uma sociedade multicultural (tica, antiracista, no discriminatria). Quanto noo de pluralismo, so citadas trs: a teoria da conformidade (implica que o imigrante renuncie sua cultura ancestral, para que esta no venha a contaminar as instituies do novo pas), a assimilao (leva ao desaparecimento das

caractersticas culturais dos grupos minoritrios atravs do contato prolongado com a cultura dominante e opressora), o pluralismo cultural (pe em causa a validade das teorias da assimilao e permite a legtima continuidade das diferentes prticas culturais desde que no intervenham na vida cvica do pas de acolhimento) e o cadinho cultural (prope uma autentica e generosa solidariedade humana, capaz de fazer evoluir a sociedade para uma nova cultura atravs da participao igualitria de todas as culturas em presena). Entra em cheque, ento, a questo da singularidade antropolgica, que questiona as prprias noes ocidentais de inteligncia. A partir disto, a autora coloca alguns exemplos de outras sociedades, como a africana, que possuem uma inteligncia social bem mais desenvolvida do que a dos europeus, subordinando os elementos tcnicos aos sociais, e os povos da Melansia, com a sua viso de corpo integradora de elementos externos, como o cosmos. Ponto seguinte: quando se fala em educao multicultural, alerta-se mais para o perigo do racismo ao do exotismo mas transformar uma cultura diferente em extica, ou melhor, dizer que algo diferente ns extico, como uma forma de transformar o preconceito em algo bom, acaba resultando em mais uma forma preconceituosa, uma vez que o que extico para ns, o normal para o Outro. O que normal para ns, poderia ento ser cabvel dizer que extico numa outra viso? Aqui, a Teresa mostra o papel da mulher em uma tribo negra do leste da Angola, no qual elas tm uma importncia gigantesca, tanto no meio maternal, como no matrimonial a mulher a geradora do ser, ela que o respeito e a importncia devem ser dado, principalmente s mes. Logo, essa amostra de diferenas procura alertar a todos para os abismos que acabam por separar o nosso mundo ocidental do mundo dos outros. Isso nos leva discusso final: o rito, o tempo, a festa. Ritos so tcnicas sociais simblicas que exprimem certas categorias de sensibilidade coletiva atravs de sesses cerimoniais aqui, preciso entender que o termo cerimonial no reflete necessariamente ao contexto religioso; segunda discusso o tempo. O nosso modo de conceber o tempo encontra-se ligado ao conceito estritamente ocidental. Por exemplo, em algumas tribos da frica, o tempo visto como um objeto qualitativo, no quantitativo a idade das pessoas vista como um conjunto de vivncias significativas; a festa algo que s existe quando nos dispomos a um ato de desperdcio, um lugar onde o eu pessoal se apaga para se abrir coletivamente a regies do ser que apontam para um lugar oculto.

You might also like