You are on page 1of 3

ATIVIDADE / PROJETO DE EXTENSO

Professores coordenadores: Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva e Dra. Michele Potrich Professores supervisores: Maria Antnia Michels de Souza e Ademar de Camargo Vargas Alunos PIBID: Aliciane de Almeida Roque, Bruna Taza Locateli, Lucas Jos Pires de Oliveira Pontes, Fernanda Moreira e Natiele Fior Fone: (46) 3536-8900 E-mail: pibidbio_utfpr@hotmail.com Identificao do local do evento: Colgios Estaduais do NRE Dois Vizinhos CONTATO: Everton Ricardi Lozano e Ademar de Camargo Vargas Fone: E-mail: evertonlricardi@utfpr.edu.br Ttulo do Filme: Uma verdade inconveniente. Al Gore (2006). Eixo: Aes formativas - conhecimento acerca do aquecimento global. 1. Objetivos: Introduzir o conhecimento sobre as causas e conseqncias do aquecimento global sobre os seres vivos; Mostrar para o aluno as aes preventivas deste evento, como: economizar a energia eltrica, da gua, priorizar o transporte pblico para o deslocamento, diminuir o consumo de bens materiais desnecessrios, separao do lixo (reciclagem), a importncia da manuteno das florestas e o incentivo do plantio de rvores no jardim de casa e na cidade. A importncia dos programas desenvolvidos por ONGs brasileiras do seqestro de carbono e da moeda verde. Introduzir os conceitos do efeito estufa, reduo da camada de oznio e elevao da temperatura, e as conseqncias no clima e na biota (alterao do nicho ecolgico das espcies). 2. Justificativa: A aplicao da metodologia visual bem aceita como complemento pedaggico, das aulas de Cincias (no ensino fundamental) e de Biologia (no ensino mdio). Instrumento indicado para a demonstrao da aplicabilidade dos conceitos ecolgicos vistos em sala de aula.

Sinopse do filme Contgio A parte introdutria do documentrio, o autor tenta sensibilizar o pblico colocando imagens naturais e, relata momentos importantes de sua infncia, e de como a natureza era exuberante. Ele destaca as sensaes de estar em um ambiente natural e preservado, fora do contato com o ambiente urbano. O tema central do filme discute sobre a veracidade do aquecimento global, baseando-se sobre evidncias cientficas de que este evento est acelerado e que j est influenciando de forma negativa muito ecossistemas, em evidncia aqueles encontrados nos plos, o Norte e Antrtica, alterao no sucesso reprodutivo de muitas espcies de Aves, morte de corais de recifes (branqueamento), extino da biota, entre outros. Gnero: documentrio Durao: 102 min. Origem: Estados Unidos Direo: Davis Guggenheim Roteiro: Al Gore Distribuidora: Censura: livre Ano: 2006 3. Pblico alvo:

Alunos das segundas sries do Ensino Mdio. 4. Metodologia: -O filme ser exibido de acordo com o planejamento anual da segunda srie. Momento que aborda os conceitos ecolgicos: poluio (terrestre e aqutica), impactos do efeito estufa e camada de oznio. Consequencias destes impactos sobre a biota. -Antes de assistirem o vdeo na sala de aula, os alunos tero conhecimento da sinopse. -Assistir o filme facultativo. O aluno que no desejar assistir ser encaminhado para outra sala ou para a biblioteca. L poder revisar o contedo da disciplina que desejar. -Aps o vdeo, os alunos do PIBID supervisionados pelo professor supervisor distribuiro atividades relacionadas com conceitos dos contedos do programa para os alunos definirem e contextualizarem de forma interdisciplinar e intradisciplinar. 5. Carga Horria e contedo programtico: Durao do filme: 1:22 hora. 6. Cronograma de desenvolvimento: Reunio com o grupo PIBID para definir o vdeo a ser exibido e montagem das atividades aps o trmino do mesmo.

7. Recursos Humanos: Professores e alunos PIBID da UTFPR Campus Dois Vizinhos. 8. Recursos Materiais e Equipamentos: - Data-show - Sala adequada com ar condicionado e cortinas escuras. 9. Valor total do Projeto: O projeto no tem custo 10. Resultados esperados (concluso): Que o aluno esteja motivado para esta atividade e: -Observe a importncia de mudana na atitude do consumo desenfreado dos recursos naturais, e da importncia da reciclagem e da diminuio do consumo de derivados do petrleo. -Perceba a preocupao da sociedade cientfica, de alguns governantes e de organizaes no-governamentais sobre o tema. -Motivao para o repasse do conhecimento adquirido junto sociedade.

You might also like