You are on page 1of 16

Acabamento e Polimento das

MATERIAIS E INSTRUMENTOS NECESSRIOS

Restauraes com Amlgama


toalha plstica para bancada pina clnica sonda exploradora n- 5 espelho clnico plano contra-ngulo convencional Kavo ou Dabi lenol de borracha arco de Young perfurador para borracha ( de Ainsworth) pina porta-grampo (de Palmer) grampos para molares (n^ 200 a 205) pote Dappen de vidro (2) brocas para acabamento de restauraes de amlgama pedra montada de granulao fina conjunto de pontas de borrachas abrasivas para polimento de amlgama (Viking, Vigodent ou similar) gel lubrificante para polimento de restauraes (Viking) escova Robinson tipo pincel (cnica) taa de borracha tiras estreitas de lixa de granulao fina para acabamento de resina composta fio ou fita dental palito dental com forma cilndrico-cnica pasta para polimento composta de : Pedra-pomes de granulao fina 60 Co-re-ga 5 Creme dental 17,5 Glicerina 20 "Amalgloss", xido de zinco ou estanho lcool 96 GL A sesso em que realizada a restaurao de amlgama deve limitar-se mxima remoo de mercrio durante a condensao, retirada dos excessos de material e promoo de escultura e bruidura adequadas da restaurao. Deve-se sempre promover uma perfeita condensao do amlgama, pois se

Dentstica - Procedimentos Pr-Clnicos

Aspecto inicial das restauraes e isolamento absoluto.

Incio do acabamento com brocas especiais de 12 lminas na regio das fssulas...

...e vertentes de cspides e sulcos.

Figura 15.1 A-C

Dentstica - Procedimentos Pr-Clnicos

houver falha aparecero porosidades e, conseqentemente, ser difcil conseguir o polimento correto. Pode-se afirmar que um bom polimento comea com a perfeita condensao do amlgama e posteriores escultura e bruidura adequadas. Quanto menos riscos e irregularidades ficarem na restaurao durante esses procedimentos, mais fcil ser conseguir acabamento e polimento. O tempo mnimo para o incio de acabamento e polimento de uma restaurao de amlgama 48 horas aps a condensao. O isolamento absoluto do campo operatrio indispensvel, abrangendo todos os dentes a partir do terceiro molar at o canino do lado oposto (Fig. 15.IA).

possvel (Fig. 15.IB, C). As pedras montadas de granulao fina so utilizadas para promover um refinamento maior da escultura oclusal, bem como os possveis riscos deixados pelas brocas para acabamento. Durante esse procedimento preciso ter muito cuidado para no aprofundar os sulcos e fssulas, a fim de evitar que o amlgama fique com pouca espessura na poro oclusal, principalmente no nvel do ngulo xio-pulpar, no caso de restauraes de Classe II (Fig. 15.2A). Aps esse procedimento passa-se a extremidade da sonda exploradora do dente para a restaurao, a fim de verificar se no existe excesso de material restaurador na margem desta (Fig. 15.2B); caso haja, deve ser removido com auxlio da broca multilaminada ou pedra montada. Opcionalmente, uma ponta de borracha abrasiva pode ser empregada para remoo de irregularidades ou riscos remanescentes da ao das brocas e pedra montada (Fig. 15.2C). Se a restaurao for prximo-oclusal

ACABAM ENTO DAS RESTAUR AES


Inicia-se com brocas de doze lminas especficas para acabamento, nos formatos que melhor se adaptem s vertentes de cspides, fssulas e sulcos, salientan-do-os e procurando tornar a superfcie o mais lisa

15

Acabamento e Polimento das Restauraes com Amlgama

empregam-se para acabamento da face proximal tiras de lixa estreita de granulao fina, para acabamento de restauraes de resina composta, com a extremidade cortada em forma lanceolada para facilitar a passagem pelo espao inter-proximal (Fig. 15.4A). Esta dever atuar abaixo do ponto de contato com movimentos vestbulo-lingual e vice-versa, pressionada contra a poro proximal da restaurao, procurando evitar desgaste do ponto de contato (Fig. 15.4B).

POLIMENTO RESTAURAES Tcnica convencional Polimento inicial

DAS
Refinamento da escultura oclusal e cristas marginais com pedra montada.

realizado com escova Robinson tipo pincel, modificada ou de forma cnica, juntamente com as pastas abrasivas base de pedra-pomes fina e glicerina como veculo (Figs. 15.3A-C). A escova Robinson e a taa de borracha devero ser aplicadas intermitentemente e com leve presso para evitar superaquecimento, que pode fazer com que aflore mercrio superfcie da restaurao; devero ser aplicadas tantas vezes quanto necessrias para obter o resultado desejado, ou seja, superfcies lisas e sem riscos ou rugosidades. Na face proximal, o polimento inicial feito com tiras de lixa de granulao fina impregnadas com a pasta abrasiva e com os cuidados anteriormente citados, complementado com fio ou fita dental tambm impregnada com a pasta de polir (Figs.15.4A, B). Aps o polimento, a superfcie da restaurao deve ser lisa e sem riscos (Fig.15.4 C).

Verificao de possveis excessos com sonda exploradora n2 5.

Polimento final
O brilho final pode ser dado com pasta de xido de estanho, xido de zinco e lcool 96GL, aplicados com escova Robinson tipo pincel ou taa de borracha ou produtos comerciais como o "Amalgloss", observando os cuidados salientados durante o polimento inicial (Fig. 15.5 A).

Remoo das irregularidades e riscos com ponta de borracha abrasiva (opcional).

15

Acabamento e Polimento das Restauraes com Amlgama

Figura 15.2 A-C

Escovas tipo pincel : original plana (esquerda); com diminuio de cerdas (centro); cnica (direita).

Taa de borracha com pasta abrasiva efetuando uma das fases do polimento.

15

Acabamento e Polimento das Restauraes com Amlgama

Figura 15.4 A-C

Tira de lixa para acabamento de resina composta com a extremidade lanceolada...

Aspecto das restauraes aps o polimento inicial.

Na face proximal, o brilho final pode ser dado com as referidas pastas colocadas em fio ou fita dental (Fig.15.5 B). Quando os dentes forem de plstico, deve-se ter cuidado especial para no desgast-los durante esses procedimentos, pois tm baixa resistncia ao desgaste.

Dentstica - Procedimentos Pr-Clnicos

Figura 15.5 A-C

:i:il;. ::
...com fio ou fita dental na face proximal.

Polimento com borrachas abrasivas


Uma outra tcnica que pode ser empregada para o acabamento e polimento das restauraes de amlgama como opo da tcnica convencional a utilizao de borrachas abrasivas com diferentes granulaes. Seu emprego deve ser feito aps o acabamento com brocas de doze lminas e pedras montadas de granulao fina, da mesma forma descrita para a tcnica convencional (Fig. 15.6 B-F). O conjunto de borrachas para polimento de amlgama composto por instrumentos em forma de taas e cones com abrasividade decrescente; marrom, de granulao mais grossa, empregada para o pr-polimento; verde, de granulao mdia, para o polimento intermedirio; azul, granulao fina, para o polimento e brilho final. A utilizao das borrachas abrasivas deve ser intermitente, com leve presso, para evitar os problemas mencionados anteriormente. O uso do gel lubrificante para polimento de restauraes destina-se a minimizar a gerao de calor e aumentar a durabilidade das borrachas. Inicia-se, portanto, com a borracha de maior abrasividade em forma de cone, exercendo ligeira presso e acompanhando a escultura determinada (Fig. 15.7A). Uma rea crtica para o polimento a dos sulcos, exigindo verificar se a extremidade do cone tem a forma adequada para abranger essa rea; caso contrrio, deve ser afilado com disco de carborundo, lixa ou pedra de afiao. As taas devem ser empregadas de modo a envolver as reas de vertentes de cspides e cristas marginais (Fig. 15.7B). Aps esse procedimento, a superfcie da restaurao no dever apresentar riscos ou rugosidades, para possibilitar a seqncia de polimento com as borrachas abrasivas de granulao mdia e fina, que proporcionaro o polimento final (Fig. 15.7C-F). O mesmo procedimento descrito para a tcnica convencional deve ser estabelecido para acabamento e polimento das faces proximais.

Polimento final com escova tipo pincel e pasta de xido de zinco na oclusal e ...

:::.:::}::i:A;:V:.-:

'

: :-::!#:.:

. .

Vista oclusal das restauraes aps o acabamento e polimento final.

;:a::

15

Acabamento e Polimento das Restauraes com Amlgama

Figura 15.6 A-F

Aspecto da restaurao aps a bruidura.

Incio do acabamento com brocas especiais de 12 lminas nas regies da fssulas ...

...vertentes de cspides.

Vista oclusal da restaurao brocas especiais de 12 lminas.

aps

emprego

das Refinamento montada.

da

escultura

oclusal

com

pedra

1 30

Dentstica - Procedimentos Pr-Clmicos

Figura 15.7 A-F

Aspecto da restaurao aps o pr-polimento.

Ponta de borracha de granulao fina realizando o polimento intermedirio e ...

...de granulao to final.

extrafina

executando

polimen-

Aspecto final da e polimento final.

restaurao

aps

acabamento

MATERIAIS E INSTRUMENTOS NECESSRIOS

^*^^SS.

toalfia plstica para bancada lpis bem apontado pina clnica sonda exploradora nQ 5 espelho clnico plano escova para limpeza de brocas contra-ngulo convencional Kavo ou Dabi brocas para baixa velocidade n- 556 e 56 cone invertido ne 331 / 2 ou 34 esfricas Usas 1/4,1/2 e 1 tipo roda na 111/ 2 ou 12 enxada dupla monoangulada n25 8 e 9 (10-4-14 e 10-4-8) formadores de ngulo m l 8 e l 9 (9-80-4-8) recortadores de margem gengival n^ 28 e 29(10-95-7-14 e 10-80-7-4).

TCNICA DE PREPARO Forma de contorno


Delimita-se a forma de contorno com lpis, de maneira que as futuras paredes oclusal e gengival acompanhem a curvatura da "gengiva marginal" e as futuras paredes mesial e distai fiquem paralelas s respectivas faces, atingindo as arestas axiais vestbulo-mesial e vestbulo-distal (Fig. 16.IA). A penetrao inicial de aproximadamente 1 mm (1/3 do comprimento da ponta ativa da broca), na regio central, com a broca ne 556 aplicada de modo que a extremidade plana fique em ngulo agudo com a superfcie vestibular. Desse modo, a broca penetra com mais eficincia, pois a sua aresta que corta a "estrutura dentria", reduzindo, assim, a possibilidade de deslizamento sobre a superfcie do dente, quando em movimento (Fig. 16.1B). Aps a penetrao inicial, a broca levada para uma posio que proporcione paredes circundantes perpendiculares superfcie externa do dente, ou seja, com a extremidade plana da ponta ativa da broca paralela parede axial que est sendo esboada. Movimentando a broca

12

Dentstica - Procedimentos Pr-Clnicos

Figura 16.1 A-F

Delimitao da forma de contorno.

Penetrao inicial com a broca n 556.

...distai.

Parede axial de forma convexa ou paralela superfcie externa do dente.

16

Cavidade de Classe V, em Segundo Pr-molar Inferior Esquerdo

13

Figura 16.2 A-C

nessa posio, o contorno cavitrio completado seguindo a delimitao anteriormente traada para as paredes circundantes (Fig. 16.1C-F). A parede axial formada durante os mesmos movimentos, assumindo configurao convexa em todos os sentidos, que acompanha a curvatura da superfcie externa do dente (Fig. 16.1F).

Forma de resistncia
A forma de resistncia no muito crtica para as cavidades de Classe V, pois a rea cervical do dente no est diretamente exposta aos esforos mastigatrios; entretanto, as paredes circundantes do preparo devem ser confeccionadas com terminao em ngulo reto com a superfcie externa do dente, evitando "prismas de esmalte" sem suporte e restauraes com pouca espessura no nvel marginal. Para que as paredes circundantes fiquem perpendiculares superfcie externa do dente, elas devero ser ligeiramente expulsivas a partir da parede axial (Fig. 16.1D, E). Em conseqncia, a forma de reteno da cavidade no satisfatria, necessitando retenes adicionais para compensar essa expulsividade.

Acabamento inicial da cavidade com broca

56.

Forma de convenincia
A confeco da parede axial convexa em todos os sentidos uma forma de convenincia biolgica para o dente, pois evita a remoo de "dentina sadia" do centro da parede axial, oferecendo maior proteo ao "rgo pulpar" (Fig. 16.1F).

Acabamento final da parede axial com enxada monoangulada e ...

Acabamento da cavidade
O acabamento inicial executado com a broca cilndrica lisa na 56, em ngulo reto com a parede axial da cavidade, realizando movimentos msio-distal e gengivo-oclusal. So assim alisadas as paredes circundantes e de fundo (Fig. 16.2A). O acabamento final realizado com instrumentos de corte manual, como a enxada monoangulada ou os recortadores de margem gengival; os ngulos msio e disto-axiais so definidos com o formador de ngulo na 18-19 (Fig. 16.3C, D e E).

...da parede oclusal com recortador de margem.

14

Dentstica - Procedimentos Pr-Clnicos

Figura 16.3 A-E

...xio-distal com o formador de ngulo.

Forma de reteno

Retenes adicionais so determinadas nos ngulos diedros gengivo e ocluso-axial. E

16

Cavidade de Classe V, em Segundo Pr-molar Inferior Esquerdo

15

importante que os sulcos reten-tivos no sejam muito rasos, pois deles depender a reteno do material restaurador. Essas reas retentivas devem estender-se ao longo do comprimento total dos ngulos ocluso e gengivo-axial, a expensas das paredes gengival e oclusal e no da parede axial (Fig. 16.4A). As retenes podem ser determinadas com formadores de ngulo ou brocas de formas diversas, dependendo da preferncia do operador: 1) as brocas tipo cone invertido nB 33 1 / 2 ou 34 so bastante empregadas e constituem uma forma de reteno adicional em ngulo agudo; 2) as brocas tipo roda nall 1 / 2 ou 12 proporcionam um sulco retentivo mais pronunciado em ngulo reto; 3) as brocas esfricas pequenas n 1/4 ou 1/2 providenciam sulcos retentivos de forma arredondada, teis principalmente nos molares superiores, uma vez que o acesso dificulta obter angulao correta quando da utilizao das brocas cone invertido ou tipo roda (Fig. 16.5A). Pode-se ainda estabelecer modificao na ponta ativa de uma broca esfrica n2 1/2 ou 1, para a determinao de retenes adicionais. Com um disco de carborundo, elimina-se metade da ponta ativa, tornando-a semelhante broca tipo roda. Assim modificada, a broca determina um sulco retentivo somente a expensas das paredes gengival e oclusal, sem aprofundar a parede axial. Para verificao da efetividade das retenes adicionais pode-se empregar a sonda exploradora na 5, tracionando-a no

sentido xio-vestibular (Fig. 16.4B).

CARACTERSTICAS DA CAVIDADE
Parede axial convexa em todos os sentidos; circundantes ligeiramente expulsivas, formando ngulo reto com a superfcie externa do dente; 3. ngulos internos de primeiro grupo arredondados, enquanto os de segundo grupo so definidos; 4. ngulo cavo-superficial ntido e sem bisel; 5. retenes adicionais nas paredes gengival e oclusal.
1.

2. paredes

Verificao da efetividade da reteno gengiva! com a sonda exploradora n2 5.

16

Cavidade de Classe V, em Segundo Pr-molar Inferior Esquerdo

16

Figura 16.4 A-B Figura 16.5 A-D

Diferentes formas de reteno de acord broca utilizada.

Aspecto final da cavidade.

You might also like