You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR PROCESSO SELETIVO SERIADO 2005 1 FASE

Biologia
31. A reproduo na espcie humana depende da produo de vulo e espermatozide que, ao se unirem, formam o zigoto, o qual, alm de constituir a primeira clula de um novo organismo, restabelece o nmero diplide da espcie. Sobre esse processo, correto afirmar: (A) O hormnio luteinizante (LH), produzido pela adenohipfise, promove a maturao dos espermatozides nos tbulos seminferos. (B) O hormnio folculo-estimulante (FSH), produzido pela adenohipfise, a partir de estmulos promovidos por estrgenos, atua nos ovrios promovendo a ovulao. (C) Os tbulos seminferos, o ducto epididimrio, o canal deferente e a prstata so estruturas relacionadas com o amadurecimento das espermtides. (D) A partir da puberdade, encontram-se, no epitlio germinativo do ovrio, os ovcitos primrios e secundrios, folculos em desenvolvimento, e folculos de Graaf. (E) Os vulos humanos so classificados como telolcitos, por acumularem pouco vitelo distribudo de forma homognea. 32. Os organismos vivos podem ser formados por clulas procariticas ou eucariticas. A principal diferena entre essas clulas a presena ou no de um ncleo delimitado por membrana. Considerando esse aspecto, correto afirmar que (A) o modelo do mosaico-fluido aplicado apenas para a membrana plasmtica de procariontes e eucariontes, no se aplicando s demais biomembranas, como aquelas presentes no retculo endoplasmtico, complexo de Golgi e mitocndrias. (B) somente os ribossomos, centrolo e o mesossomo so organelas no-membranosas presentes em clulas procariticas. (C) a parede celular das cianobactrias contm os mesmo acares presentes na parede celular de clulas vegetais, fungos e algas. (D) transportes como osmose e difuso simples ocorrem por meio da membrana plasmtica de clulas procariticas e eucariticas com grande consumo de energia na forma de ATP. (E) o DNA, RNAm, RNAt e RNAr so cidos nuclicos, presentes tanto em clulas procariticas, quanto em eucariticas e que atuam conjuntamente na sntese protica. 33. Aps a fecundao, uma clula ovo ou zigoto se forma e sofre divises mitticas sucessivas. Este processo, denominado de clivagem, o incio do desenvolvimento embrionrio. Sobre o processo correto afirmar: (A) A segmentao holoblstica igual origina blastmeros de mesmo tamanho e ocorre em alguns ovos heterolcitos. (B) A segmentao holoblstica desigual origina blastmeros desiguais e ocorre em todos os ovos oligolcitos. (C) A segmentao holoblstica desigual ocorre em platelmintos, aneldeos, moluscos, peixes e anfbios. (D) Na segmentao meroblstica superficial, a clivagem ocorre no plo superior do ovo, enquanto, na meroblstica discoidal, a clivagem ocorre na regio central do ovo e, em seguida, clulas migram para a periferia. (E) A segmentao meroblstica superficial ocorre em todos os vertebrados e em alguns insetos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR PROCESSO SELETIVO SERIADO 2005 1 FASE

34. A anlise do diagrama abaixo, que representa um modelo de ciclo celular de uma clula diplide, permite afirmar que 2n 2n G0

Ciclina G2 ou Ciclina Mittica G2

G1

S Ciclina G1 (A) clulas do tecido nervoso em estado G0 podem sofrer ao da ciclina G1 e entrar em diviso celular para regenerar reas lesionadas. (B) as ciclinas so produzidas pelas clulas e permitem dar incio ao processo de diviso celular, pois controlam eventos importantes como: sntese e duplicao do DNA, e formao do fuso mittico. (C) ao passar pela fase M, a clula representada no diagrama originar, obrigatoriamente, duas clulas filhas com metade do caritipo da clula me. (D) a fase M do diagrama compreende uma seqncia de eventos denominados prfase, anfase, telfase, metfase e cariocinese. (E) a variedade fenotpica de um indivduo resultado do crossing-over, ocorrido durante a fase S, como resultado da ao da ciclina G1. 35. As reaes:

I) 6CO2 + 12H2O C6H12O6 + 6H2O + 6O2; II) C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O + 36 ATP;
ocorrem no interior das clulas de eucariontes e tem como sede, respectivamente: (A) cloroplastos e mitocndrias. (B) glioxissomos e cloroplastos. (C) peroxisomos e mitocndrias. (D) peroxisomos e mesossomos. (E) mesossomos e glioxissomos.

You might also like