You are on page 1of 67

Metas Curriculares de Educao Moral Religiosa Catlica Pressupostos tericos

1.

Sobre as Finalidades da disciplina de EMRC

As Finalidades de uma disciplina definem, em termos ideais, o que se pretende que um aluno adquira com a sua frequncia, a partir da sua experincia como pessoa em crescimento e em desenvolvimento, no contexto de uma determinada sociedade e de um dado sistema de ensino, se cumprir as vrias Metas, determinadas para o conjunto dos Ciclos (ou nveis) de ensino em que a disciplina oferecida e pode, portanto, ser frequentada. Refere a Conferncia Episcopal Portuguesa, que tutela a disciplina de Educao Moral e Religiosa Catlica, conforme previsto na Lei de Bases (Lei n. 46/86 de 14 de outubro): A Educao Moral e Religiosa (catlica ou de outras confisses) uma disciplina que se insere nos currculos dos ensinos bsico e secundrio, desde o 1 ao 12 ano de escolaridade1. O currculo programa-se, tendo por base a articulao orgnica de trs fatores fundamentais2: a sociedade, que tem uma histria, instituies, valores dominantes, necessidades prprias e opes econmicas, culturais e polticas; os conhecimentos cientficos (contedos) de toda a ordem, que se transmitem ou se utilizam a partir das disciplinas cientficas ligadas ao currculo, das cincias da educao e das diversas reas da psicologia; o aluno, com as suas caractersticas prprias, no estdio de desenvolvimento fsico e psicolgico3 em que se encontra, inserido num determinado ambiente scio-cultural. Que razes justificam a incluso da EMRC no currculo escolar? nacional e, qual natureza e o alcance desta disciplina? So questes que envolvem princpios conceptuais, cujas respostas podem ser diferentes, dependendo das mesmas, o estabelecimento de finalidades para a EMRC, as quais, consequentemente, podem tambm elas ser diferentes. Do ponto de vista da organizao e da prtica curriculares, o Estado atribui exclusividade Igreja Catlica quanto orientao do ensino de EMRC, competindo-lhe a elaborao e reviso dos programas, a elaborao, edio e divulgao de manuais e de outros instrumentos de
No 1 ciclo no se utiliza a designao disciplina, mas a designao correspondente rea curricular disciplinar. cf. Tanner, D., e Tanner, L. (1980). Curriculum Development: Theory into Practice. Londres: Collier McMillan Publishers. Adaptado por Joo Pinhal in Apontamentos das aulas de Didtica Geral e Desenvolvimento Curricular. Universidade Catlica Portuguesa (ano letivo de 1990/1991). 3 Consideram-se as diversas reas de desenvolvimento: intelectual, emocional, social, moral e religioso.
1 2

trabalho, bem como a apresentao de candidatos a professores. Respeitam-se as orientaes gerais que regem o sistema educativo e que garantem a harmonia curricular entre todas as disciplinas 4 naturalmente salvaguardando, em liberdade, a configurao da natureza tratar-se de uma disciplina da especfica de EMRC, isto , a sua confessionalidade, ao responsabilidade da Igreja em meio escolar. Ainda, na linha dos grandes princpios que justificam a EMRC no currculo escolar e que inspiram a sua natureza especfica, a Conferncia Episcopal, no exerccio da sua competncia reconhecida pelo Estado, acrescenta as seguintes perspetivas que focalizam a EMRC como servio educao integral dos alunos5: (1) no h educao integral sem a considerao da dimenso religiosa, porque ela constitutiva da pessoa humana; (2) a componente religiosa um fator insubstituvel para o crescimento humano em liberdade e responsabilidade; (3) o Evangelho ajuda a amadurecer as interrogaes sobre o sentido da vida; (4) o Evangelho inspira valores de f e de humanidade que tecem a histria e a cultura da Europa; (5) a compreenso da realidade s ocial, que a escola deve promover, requer, para ser verdadeira, o conhecimento do fenmeno religioso e das suas expresses e influncias sociais. As finalidades de uma disciplina constituem um dos elementos essenciais do currculo escolar. a partir das intenes da disciplina e dos professores que a lecionam; e a partir dos alunos, entendendo-as como as grandes metas a alcanar ou aquisies globais a adquirir por aqueles que frequentem a EMRC com continuidade e longa durao. Na tica dos Bispos portugueses, a EMRC tem como grande finalidade a formao global do aluno, que permita o reconhecimento da sua identidade e, progressivamente, a construo de um projeto pessoal de vida. Promove-a a partir do dilogo da cultura e dos saberes adquiridos nas outras disciplinas com a mensagem e os valores cristos enraizados na tradio cultural portuguesa6.7 So Finalidades da Disciplina de Educao Moral e Religiosa Catlica8:

Apreender a dimenso cultural do fenmeno religioso e do cristianismo, em particular; Conhecer o contedo da mensagem crist e identificar os valores evanglicos;

4 D. Tomaz Silva Nunes, Sobre as finalidades da Educao Moral e Religiosa Catlica, Pastoral Catequtica, n.5. Ano 2, MaioAgo 2006, SNEC, Lisboa, 75-80, p.75-76, cf. Conferncia Episcopal Portuguesa, (2006), Educao Moral e Religiosa Catlica Um valioso contributo para a formao da personalidade, n. 6 (Publicado em Pastoral Catequtica, n.5. Ano 2, Maio-Ago 2006, SNEC, Lisboa, 7-16). 5 Ibid. 6 Conferncia Episcopal Portuguesa. Ibid. n. 8. 7 D.Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes, op.cit., p.79. 8 Conferncia Episcopal Portuguesa. Ibid. n. 10.

Estabelecer o dilogo entre a cultura e a f; Adquirir uma viso crist da vida; Entender e protagonizar o dilogo ecumnico e inter-religioso; Adquirir um vasto conhecimento sobre Jesus Cristo, a Histria da Igreja e a Doutrina Catlica, nomeadamente nos campos moral e social; Apreender o fundamento religioso da moral crist; Conhecer e descobrir o significado do patrimnio artstico-religioso e da simblica crist; Formular uma chave de leitura que clarifique as opes de f; Estruturar as perguntas e encontrar respostas para as dvidas sobre o sentido da realidade; Aprender a posicionar-se, pessoalmente, frente ao fenmeno religioso e agir com responsabilidade e coerncia.

2. Sobre

a definio de Metas Curriculares para o Ensino Bsico Despacho

5306/2012 de 18 de abril Tendo em ateno as prioridades estabelecidas pelo Ministrio da Educao e Cincia para o ensino com vista a elevar os padres de desempenho dos alunos decisivo que o desenvolvimento do novo Currculo Nacional: Contenha padres de rigor, criando coerncia no que ensinado nas escolas; Permita que todos os alunos tenham oportunidade de adquirir um conjunto de conhecimentos e de desenvolver capacidades fundamentais nas disciplinas essenciais; Garanta aos professores a liberdade de usar os seus conhecimentos, experincia e profissionalismo para ajudar os alunos a atingirem o seu melhor desempenho. Os padres que se estabelecem devem ser traados tendo em conta a formao integral dos estudantes e a relevncia do ensino para o mundo real, refletindo o conhecimento e as capacidades que os nossos jovens necessitam de adquirir e desenvolver para o seu sucesso no futuro. Promove -se, assim, a elaborao de documentos clarificadores que do prioridade aos contedos fundamentais, sendo o ensino de cada disciplina curricular referenciado pelos objetivos e contedos de cada programa oficial.

Desta forma, o desenvolvimento do ensino ser orientado por Metas Curriculares nas quais so definidos, de forma consistente, os conhecimentos e as capacidades essenciais que os alunos devem adquirir, nos diferentes anos de escolaridade ou ciclos e nos contedos dos respetivos programas curriculares. A definio destas Metas Curriculares organiza e facilita o ensino, pois fornece uma viso o mais objetiva possvel daquilo que se pretende alcanar, permite que os professores se concentrem no que essencial e ajuda a delinear as melhores estratgias de ensino. Para cada disciplina e para cada etapa, devem identificar -se, de forma clara: Os contedos fundamentais que devem ser ensinados aos alunos; escolaridade; Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos; Os padres/nveis esperados de desempenho dos alunos que permitam avaliar o cumprimento dos objetivos. Deste modo, revela -se crucial a reformulao das Metas Curriculares para as diferentes disciplinas do ensino Bsico e Secundrio, passando estas a assumirem -se, por todos e em cada disciplina, como uma referncia fundamental no ensino. A reformulao das Metas poder implicar uma reviso parcial de alguns programas curriculares, devendo apenas alterar -se o que estritamente necessrio e justificvel.

A ordenao sequencial ou hierrquica dos contedos ao longo das vrias etapas de

3. Determinao dos conceitos que sustentam as Metas Curriculares de EMRC e a


sua articulao programtica As Metas Curriculares definem o que o professor pretende que os alunos aprendam: Metas Curriculares organizao dos contedos programticos da disciplina de modo que se evidenciem os seus contedos fundamentais e que estes possam ser objeto de uma ordenao sequencial e hierrquica ao longo das vrias etapas da escolaridade. Essa ordenao deve ser orientada a partir de ncleos de conhecimentos e capacidades a adquirir e desenvolver pelos alunos e poder culminar na definio ulterior de padres de desempenho, se se julgar adequado s finalidades da disciplina.

Para a disciplina de EMRC, as Metas Curriculares, que enunciam expectativas gerais quanto aprendizagem do aluno, foram definidas a partir das Finalidades da Disciplina (referidas em 1.), tal como enunciadas pela Conferncia Episcopal Portuguesa, e consubstanciam-se num reordenamento programtico (reviso parcial) que se alicera em:

Domnios reas de ensino que a disciplina compreende e que agregam logicamente os padres curriculares daquilo que o aluno deve conhecer (campos de conhecimento, contedo) e do que o aluno deve saber fazer (processos ou competncias); determinam-se a partir das suas Finalidades e do estatuto epistemolgico da Teologia e das Cincias da Religio. Determinaram-se os seguintes Domnios: Religio e Experincia Religiosa; Cultura crist e viso crist da vida; tica e moral.

Por Domnios, definiram-se as seguintes Metas Curriculares:


DOMNIOS
RELIGIO E EXPERINCIA RELIGIOSA A. B. C. D. E. F. G. H. I. J. L. M.

METAS
Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. Promover o dilogo inter-religioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo Conhecer a mensagem e cultura bblicas. Identificar os valores evanglicos. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade. Descobrir a simblica crist. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso. Estabelecer um dilogo entre a cultura e a f.

CULTURA CRIST E VISO CRIST DA VIDA

TICA E MORAL

O. P. Q. R. S.

Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. Promover o bem comum e o cuidado do outro. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo. Identificar o fundamento religioso da moral crist. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

Estas Metas Curriculares, atendendo carga horria atribuda disciplina (em mdia: 120 tempos letivos de 45 minutos, para o 1 Ciclo; 60 tempos letivos de 45 minutos para o 2 Ciclo; 5

90 tempos letivos de 45 minutos para o 3 Ciclo e 90 tempos letivos de 90 minutos para o Ensino Secundrio) foram definidas para o total dos doze Nveis de Ensino (do 1 ao 12 anos) previstos pelo Sistema de Ensino, salvaguardando-se que, atendendo sua complexidade, nem todas as Metas possam ser convertidas em Objetivos Programticos no Ensino Bsico. Entendeu-se, igualmente, que as Metas Curriculares s podero ser totalmente atingidas pelos alunos aps a concluso de todo o percurso escolar, pelo que o docente deve lecionar tendo em considerao a necessidade de facilitar aos seus discentes a aquisio da totalidade dos Objetivos previstos para as vrias Unidades Letivas de cada Nvel de Ensino, pois a aquisio cumulativa e interativa desses Objetivos que permite ao aluno familiarizar-se com e interiorizar as Metas Curriculares. Assim, e em termos de proposta de reordenamento programtico, para cada Unidade Letiva, as Metas Curriculares definem permitem a definio de um conjunto de Objetivos Programticos e estes articulam-se em torno de um conjunto de Contedos.

Objetivos Programticos enunciados do tipo de resultados de aprendizagem que se esperam da lecionao de determinados conjuntos de contedos, descrevem a inteno do professor em relao ao desenvolvimento e mudana pretendidos no aluno; redigidos a partir das aes que os alunos devem concretamente realizar, so mensurveis atravs dos instrumentos de avaliao adequados; organizam-se a partir das Metas Curriculares tal como organizadas para os Domnios definidos. A definio de Objetivos Programticos permite determinar com preciso o comportamento que o aluno deve adquirir e que o professor aceitar como prova da aprendizagem, a situao de teste e o critrio de desempenho. Os Objetivos Programticos/ de aprendizagem tambm do aos alunos uma mensagem clara do que se espera deles, favorecendo a aprendizagem e a autonomizao progressiva dos alunos. O Programa de EMRC organiza-se por nveis de ensino e para cada nvel de ensino foram determinadas Unidades Letivas. Cada uma das Unidades Letivas desenvolve-se em Objetivos Programticos de Unidade que operacionalizam a aprendizagem dos contedos especficos do tema de cada Unidade Letiva. A articulao de Objetivos e Contedos deve conduzir o professor adequada determinao de estratgias/atividades de aprendizagem e fornecer os elementos necessrios seleo e elaborao dos instrumentos de avaliao. Para tal, poder ser necessrio definir:

Padres de desempenho.

4. Reviso do Programa decorrente da elaborao das Metas Curriculares


A reviso parcial do programa justifica-se pela identificao das seguintes necessidades pedaggicas: Favorecer a aprendizagem dos alunos promovendo uma relao mais estreita das suas capacidades, interesses e potencial desenvolvimental com os contedos das diversas Unidades Letivas; Melhorar a lecionao e a assimilao de contedos facultando elementos de estruturao programtica mais definidos, tanto no interior de cada Ciclo como no de cada nvel de ensino; Tornar o conjunto de contedos em extenso, densidade e diversidade mais adequado carga horria da disciplina; Favorecer a preparao de materiais flexveis e ajustados aos interesses e necessidade educativas dos alunos. A reviso parcial do programa implicou, igualmente, e para seguimento das indicaes da tutela (j referidas em 2.) a escolha de uma estratgia de desenvolvimento curricular que permitisse no s a indicada eliminao das Competncias, como a estruturao dos Contedos indicados para cada Unidade Letiva em Objetivos de Aprendizagem (Objetivos Programticos de Unidade Letiva). Como na edio de 2007 do Programa da disciplina as Competncias Especficas se articularam com os Contedos atravs de uma Operacionalizao de Competncias (mantendo, pois, duas vias de definio identificadas com Competncias, e permitindo que os contedos fossem apresentados apenas como suporte da aquisio das referidas Competncias Especficas), a presente reviso parcial parte dos Contedos indicados e, luz das Metas Curriculares definidas, sugere os Objetivos Programticos necessrios aquisio dos referidos Contedos. Do mesmo modo, a definio das Metas e a redao dos Objetivos visa igualmente a aquisio de competncias/capacidades diversas, estruturadas pelos Domnios definidos: de natureza essencialmente intelectual (Domnios da RELIGIO E EXPERINCIA RELIGIOSA e da CULTURA CRIST E VISO CRIST DA VIDA) e centrados no desenvolvimento social e moral, isto , na aquisio de competncias que facilitem e permitem um maduro agir moral (Domnio da TICA E MORAL). Tambm se procurou criar alguma potencialidade de transio entre as vrias Unidades Letivas (que na verso de 2007 do Programa surgem totalmente independentes umas das outras e sem pretenso de articulao temtica no interior dos Nveis/Ciclos, embora se argumente que se pretende uma construo em espiral) no interior de cada Nvel de Ensino e na passagem de um 7

Ciclo a outro, o que foi operacionalizado com base sobretudo em argumentos de natureza teolgica (coeso e coerncia conceptual fornecida pela ancoragem em contedos provenientes ou tratados a partir da Teologia).

5. Edio Revista do Programa de Educao Moral e Religiosa Catlica (2007), de


2013 5.1. Unidades Letivas 5.1.1. 1 Ciclo 1 Ano UL1: Ter um Corao Bom UL2: Jesus nasceu! UL3: Crescer em Famlia UL4: Cuidar da Natureza 2. Ano UL1: Ser Amigo UL2: A Me de Jesus UL3: A Pscoa dos cristos UL4: Deus Amor 3. Ano UL1: A Dignidade das Crianas UL2: Ser Solidrio UL3: Dilogo com Deus UL4: A Igreja 4. Ano UL1: Ser Verdadeiro UL2: Crescer na Diversidade UL3: O Perdo UL4: A Bblia

5.1.2. 2 Ciclo 5 ano

UL1: Viver juntos UL2: Advento e Natal 8

UL3: A Famlia, Comunidade de Amor UL4: Construir a Fraternidade 6 ano

UL1: A Pessoa Humana UL2: Jesus, um Homem para os outros UL3: A partilha do Po 5.1.3. 3 Ciclo 7 ano

UL1: As origens UL2: As Religies UL3: Riqueza e sentido dos Afetos UL4: A Paz universal 8 ano

UL1: O Amor Humano UL2: O Ecumenismo UL3: A Liberdade UL4: Ecologia e Valores 9 ano

UL1: A Dignidade da Vida Humana UL2: Deus, o grande Mistrio UL3: Projeto de Vida 5.1.4. Ensino Secundrio No Ensino Secundrio no foram suprimidas nem adicionadas Unidades Letivas. Tendo em considerao as necessidades educativas dos alunos, os contedos j adquiridos e as capacidades desenvolvidas em nove nveis de Escolaridade Obrigatria, as estratgias pedaggicas utilizadas habitualmente pelos docentes deste Ciclo de Ensino e a lgica editorial seguida pelos Manuais produzidos para a lecionao do Programa na edio de 2007, decidiu-se manter todas as Unidades Letivas e fornecer aos docentes uma leitura dos muito ricos contedos apresentados de tal modo que possam definir-se os Objetivos Programticos necessrios aprendizagem dos contedos e de modo que estes possam articular-se melhor entre si e com as Metas Curriculares definidas para a disciplina.

A articulao dos Contedos visa uma hierarquizao e clarificao conceptual destes e um maior rigor na sua aprendizagem, o que pode implicar a alterao da ordem dos mesmos, a eliminao de contedos repetitivos, circunstanciais ou perifricos face ao tema a tratar e, mesmo, a adio pontual de algum contedo de natureza conceptual que favorea a coerncia cientfica (teolgica e das cincias da religio) do desenvolvimento da Unidade Letiva. Do mesmo modo se procurou que, pelo tratamento prvio dado aos Contedos e, posteriormente, forma como se redigiram os Objetivos de cada Unidade Letiva, fosse possvel garantir a exata distino dos temas e aprendizagens a garantir com cada Unidade Letiva, por vezes insuficientemente circunscritos, especificados e identificados. Tambm se procurou reforar as oportunidades de aprendizagem que se relacionam com a aquisio de capacidades relativas ao estudo e interpretao do texto bblico sempre que estas se consideraram insuficientes e/ou espordicas uma vez que se considera no s um conhecimento transversal como potenciador da autonomizao progressiva dos alunos na sua investigao e aprendizagem sobre o moral e o religioso.

10

Anexo 1 Estruturao Programtica para EMRC

Finalidades CEP Metas Domnios


Nveis de Ensino

Objectivos de UNIDADE LETIVA

OBJ1
contedos

OBJn
contedos

UL 1 UL n

contedos

contedos

Anexo 2 EMRC - Domnios de aprendizagem segundo as Finalidades definidas


FINALIDADES
I. II. III. IV. XI. Aprender a posicionar-se, pessoalmente, frente ao fenmeno religioso e agir com responsabilidade e coerncia. Apreender a dimenso cultural do fenmeno religioso e do cristianismo, em particular; Formular uma chave de leitura que clarifique as opes de f; Adquirir uma viso crist da vida; Entender e protagonizar o dilogo ecumnico e inter-religioso; (Adquirir uma viso crist da vida;) V. Conhecer o contedo da mensagem crist e identificar os valores evanglicos; Adquirir um vasto conhecimento sobre Jesus Cristo, a Histria da Igreja e a Doutrina Catlica, nomeadamente nos campos moral e social; Conhecer e descobrir o significado do patrimnio artstico-religioso e da simblica crist; Estabelecer o dilogo entre a cultura e a f; (Adquirir um vasto conhecimento sobre Jesus Cristo, a Histria da Igreja e a Doutrina Catlica, nomeadamente nos campos moral e social;) IX. Estruturar as perguntas e encontrar respostas para as dvidas sobre o sentido da realidade;

DOMNIOS
A. B. Domnio - Religio e Experincia Religiosa C. D.

METAS
Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. Promover o dilogo inter-religioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos.

E. F. G. H. Domnio - Cultura crist e viso crist da vida I. J. L. M.

Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo Conhecer a mensagem e cultura bblicas. Identificar os valores evanglicos. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade. Descobrir a simblica crist. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso. Estabelecer um dilogo entre a cultura e a f.

VI.

VII.

VIII.

Domnio - tica e moral O. P. Q. R. S. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. Promover o bem comum e o cuidado do outro. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo. Identificar o fundamento religioso da moral crist. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

X.

Apreender o fundamento religioso da moral crist;

12

Educao Moral e Religiosa Catlica METAS CURRICULARES

1 Ciclo do Ensino Bsico

DOMNIOS RELIGIO E EXPERINCIA RELIGIOSA A. B.

METAS Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. Promover o dilogo inter-religioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo Conhecer a mensagem e cultura bblicas. Identificar os valores evanglicos. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade. Descobrir a simblica crist. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso. Estabelecer um dilogo entre a cultura e a f. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. Promover o bem comum e o cuidado do outro. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo. Identificar o fundamento religioso da moral crist. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

C. D.
E. F. G.

CULTURA CRIST E VISO CRIST DA VIDA

H. I.
J. L.

M.
O. P. Q. R. S.

TICA E MORAL

As MC em itlico no foram usadas. 13

1. Ciclo Unidades Letivas

1. Ano UL1: Ter um Corao Bom UL2: Jesus nasceu UL3: Crescer em Famlia UL4: Amar a Natureza 2. Ano UL1: Ser Amigo UL2: A Me de Jesus UL3: A Pscoa dos cristos UL4: Deus Amor

3. Ano UL1: A dignidade das Crianas UL2: Ser Solidrio UL3: Dilogo com Deus UL4: A Igreja 4. Ano UL1: Ser Verdadeiro UL2: Crescer na Diversidade UL3: O Perdo UL4: A Bblia

14

1. ano Unidade Letiva 1 Ter um Corao Bom

METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

Objetivos 1. Reconhecer o valor da vida e da pessoa.

Contedos Viver uma experincia boa; A vida bela e valiosa; Deus d-nos a vida; Vivemos uns com os outros; Ter um corao bom faz a nossa vida melhor.

G. Identificar os valores evanglicos. P. Promover o bem comum e o cuidado do outro.

2. Assumir atitudes de bondade para com os outros.

Cuidamos uns dos outros e no deixamos ningum de lado: a parbola da ovelha perdida: Lc 15, 4-7. Como estar atento a quem precisa da minha ajuda; O que e como se prestvel.

15

1. ano Unidade Letiva 2 Jesus nasceu!

METAS E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo.

Objetivos 1. Descobrir que a festa de Natal a celebrao do nascimento de Jesus.

Contedos A histria do Natal: Resumo dos relatos bblicos do nascimento de Jesus (Lc 2, 1-20; Mt 2, 1-12).

J. Descobrir a simblica crist. L. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso.

Smbolos do Advento: calendrio e coroa do Advento; Os smbolos do Natal: a estrela, os anjos, os sinos, os pastores, os reis magos; O prespio, que mostra Jesus, Maria e Jos, a representao do Natal; As tradies de Natal que conhecemos: o Pai Natal, a rvore de Natal, a Missa do galo, os cnticos tradicionais, a gastronomia. 2. Descobrir que Jesus nos ensina a ser bondosos. Jesus, aquele que nos veio dizer que Deus amor e que devemos amar os outros. Celebramos o nascimento de Jesus atravs de aes: ser amigo dos outros; ser simptico para os outros; ser prestvel; ser cumprimentador; outras aes de que nos lembramos.

R. Identificar o fundamento religioso da moral crist.

16

1. ano Unidade Letiva 3 Crescer em Famlia

METAS F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

Objetivos 1. Descobrir a importncia da famlia.

Contedos Quem so os membros da minha famlia; O que uma relao de amor: a ateno e a ajuda aos outros, a solicitude; O papel de cada pessoa e a sua participao na vida familiar; Deveres dos filhos para com os pais: Sir 3,1-16. A famlia de Nazar; Jesus crescia em estatura, graa e sabedoria; Jesus amava e obedecia aos pais; Porque devemos obedecer s pessoas que nos educam. As tarefas que cada criana pode desempenhar na sua famlia; Ajudar a minha famlia: ser bom filho e cumpridor das obrigaes; relacionar-me bem com os irmos e outros elementos da famlia; Com a famlia, ajudar as outras pessoas.

P. Promover o bem comum e o cuidado do outro.

2. Fomentar os valores do amor, da cooperao e da entreajuda na vida familiar.

17

1. ano Unidade Letiva 4 Cuidar da Natureza

METAS F. Conhecer a mensagem e a cultura bblicas.

Objetivos 1. Descobrir Deus como um Pai amoroso que tudo criou para ns.

Contedos A terra a nossa casa comum e uma ddiva de Deus para cada pessoa. A beleza e a diversidade da vida na Terra; Deus criou a natureza com tudo que necessrio para a pessoa viver: ar, gua, plantas, animais; A natureza no relato da criao (Gn 1-2,4b). Devemos amar e admirar a Terra: o exemplo de S. Francisco de Assis; As atitudes que se podem tomar em prol da vida na Terra: Consumir os recursos naturais de forma equilibrada (a gua, a energia); No maltratar os animais, proteger as plantas; No sujar o ambiente; Reciclar os materiais de desperdcio.

Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

2. Promover atitudes de respeito pela vida na terra.

18

2ano Unidade Letiva 1 Ser Amigo

METAS P. Promover o bem comum e o cuidado do outro.

Objetivos 1. Reconhecer o valor da amizade.

Contedos O que significa ser amigo; O outro de quem sou amigo diferente de mim aceitar a diversidade (raa, condio social, gnero, ideias, modos de viver); Ser amigo implica ser pacfico e agradvel na relao com os outros; Ser amigo implica entender os outros escutando os seus pontos de vista; Ser amigo estar disposto a ajud-los (solidariedade); O alicerce da amizade a verdade; Quem meu amigo ajuda-me a ultrapassar as dificuldades. Jesus amigo de todos, mesmo daqueles que so mais esquecidos; Jesus pede-nos para amarmos os outros como Deus o amou e como ele nos ama. (Jo 15, 9ss); A fraternidade universal: Jesus vem ensinar-nos a viver como irmos. O crescimento no s fsico, mas tambm se cresce aprendendo a viver com os outros e a respeit-los; Nem tudo o que me apetece fazer bom para mim ou para os outros; Devemos pensar antes de agir e de falar; Aprender a controlar-me faz-me mais feliz; Devemos saber escolher o bem.

G. Identificar os valores evanglicos.

2. Descobrir Jesus como algum que amigo de todos.

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano.

3. Aprender a controlar-se para crescer na relao com os outros.

19

2. ano Unidade Letiva 2 A Me de Jesus

METAS E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo.

Objetivos 1. Conhecer Maria e o seu papel na vida de Jesus.

Contedos Maria, uma mulher de corao bom; Jos, o esposo de Maria; A tradio sobre os pais de Maria: Joaquim e Ana. Deus amava Maria e escolheu-a para ser a me de Jesus pela sua capacidade de amar; Maria preocupa-se com as outras pessoas: o encontro com Isabel (Lc 1, 39-56). Maria responde sim a Deus (relato da anunciao: Lc 1, 26ss); Tal como pediu a Maria, Deus pede-nos disponibilidade e generosidade; Como Maria, tambm sou chamado a dizer sim a Deus: amar os outros. Maria acompanha a vida de Jesus: Jesus aos doze anos (Lc 2,41-52); As bodas de Can (Jo 2,1-11); Maria junto cruz de Jesus (Jo 19,25-27).

2. Admirar o exemplo que nos d Maria: responder sim a Deus.

F. Conhecer a mensagem e a cultura bblicas.

3. Observar como Maria foi uma pessoa presente e atenta.

20

2. ano Unidade Letiva 3 A Pscoa dos Cristos

METAS E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo.

Objetivos 1. Reconhecer nos acontecimentos da Pscoa o Amor de Deus pela humanidade.

Contedos Jesus prope uma boa notcia: Deus ama todas as pessoas; Algumas pessoas no aceitaram o seu amor para com todas as pessoas e por isso o condenaram e o maltrataram; A Pscoa e os ltimos acontecimentos da vida de Jesus a narrativa da entrada em Jerusalm, do lava-ps, da ltima ceia, traio, julgamento, flagelao, caminho para o calvrio, morte, ressurreio e apario do Ressuscitado (resumo de: Mt 21,1-12; Jo 13,2-11; Mt 26, 17-29; Mc 14,43-50.53-15,20; Mt 27,32-66; Jo 20, 1-28); Deus, o Pai de Jesus, porque o amava, deu-lhe a vida para sempre (a ressurreio). A Pscoa a festa da Vida; Smbolos da Pscoa: a gua, o crio pascal, o cntico de aleluia; Tradies da Pscoa: o compasso (ou visita pascal), o ovo, a campainha; tradies da nossa terra; Ser construtores da vida: dar alento a quem est triste, estar disposto a responder s necessidades dos outros, dar esperana a quem est desesperado.

J. Descobrir a simblica crist.

2. Descobrir formas concretas de viver no quotidiano o esprito e os valores da Pscoa.

R. Identificar o fundamento religioso da moral crist.

21

2. ano Unidade Letiva 4 Deus Amor

METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

Objetivos 1. Descobrir o amor de Deus pela humanidade.

Contedos Deus conhece as nossas necessidades e d-nos aquilo de que precisamos para viver felizes: Sl 23; Mt 6,25-34. As ofertas de Deus para mim: A natureza e todos os seus dons; A famlia e os amigos; O amor e a paz. Deus d-me fora nos momentos difceis. Os amigos de Jesus amam os outros, como ama Jesus (Jo 15,9-17); Os filhos de Deus so construtores da paz; Cada um de ns deve praticar o bem e crescer no corao; Todos ns temos algo para dar aos outros: a parbola dos talentos (Mt 25, 14-29); O valor do esforo e do trabalho na vida pessoal e escolar.

G. Identificar os valores evanglicos.

2. Vivenciar o amor de Deus na relao com os outros.

22

3. ano Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianas METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana. Objetivos 1. Verificar que as crianas tm dignidade e valor. Contedos O melhor do mundo so as crianas. (F. Pessoa): o seu valor e dignidade; A vulnerabilidade das crianas: Identificao de algumas situaes problemticas na vida das crianas; A necessidade de proteo por parte dos adultos. Infncia, tempo de crescimento e de educao: as condies necessrias que a sociedade deve dar; Exemplos de alguns direitos e deveres das crianas; Jesus e as crianas: Mc 10, 13-16. Um exemplo de amor infncia: O Padre Amrico e a sua obra para crianas em risco; As crianas devem ser respeitadas; O respeito e a promoo dos direitos dos colegas que tambm so crianas: Defesa dos mais vulnerveis; Integrao dos que tm mais dificuldades; Proteo de um colega quando est a ser agredido; A ajuda dos colegas nos estudos. O papel das crianas junto dos pais, dos avs e dos vizinhos: Receber e dar amor; Prestar colaborao; Escutar e fazer companhia.
23

Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

2. Identificar a ao que as crianas podem ter no mundo.

3. ano Unidade Letiva 2 Ser Solidrio

METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

Objetivos 1. Reconhecer a dignidade de todo o ser humano.

Contedos Deus criou-nos por amor, sua imagem e semelhana; Todas as pessoas tm dignidade, por isso tm direito a viver uma vida feliz e construtiva. O que torna a nossa vida feliz. Ser solidrio dar-se aos outros e atender s suas necessidades. A pobreza e a excluso resultam da injustia; O que a injustia: Lzaro e o rico: Lc 16, 19-25; O que posso eu fazer, em concreto, para ser solidrio: Partilhar e doar os bens materiais; Entregar os dons pessoais ao servio do bem dos outros; Disponibilizar o tempo pessoal para realizar obras de solidariedade. O exemplo da Rainha Santa Isabel.

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. P. Promover o bem comum e o cuidado do outro.

2. Compreender a mensagem crist sobre a solidariedade.

24

3. ano Unidade Letiva 3 Dilogo com Deus

METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

Objetivos 1. Reconhecer a dimenso espiritual da pessoa humana.

Contedos A pessoa na sua dimenso espiritual: capacidade e necessidade de se relacionar com Deus; Deus pensa em cada um de ns e quer relacionar-se com cada um, como um amigo. Jesus ensina-nos a rezar: Mt 6, 9-13; Falamos com Deus: o valor da orao na relao com Ele; Tipos de orao: Usar palavras; Fazer silncio; Usar gestos; Atravs da arte; Com obras. A orao pessoal e comunitria: rezar no ntimo do meu corao e rezar com os outros na famlia, na Igreja. Tambm podemos encontrar Deus: No servio aos outros; No dilogo com os outros; Nas experincias vividas (por mim, pelos outros, ou em conjunto).

A. Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

2. Perceber que a orao um dilogo com Deus.

B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

3. Compreender que se pode encontrar Deus na histria e no agir humanos.

25

3. ano Unidade Letiva 4

A Igreja

METAS A. Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa.

Objetivos 1. Perceber que os cristos encontram Deus na comunidade.

Contedos A Igreja : a assembleia de crentes, reunida e convocada por Deus; a famlia de Deus; a comunidade dos que acreditam em Jesus, onde h lugar para todos os que querem viver a sua mensagem. As comunidades dos cristos vivem a f atravs: do testemunho e do anncio; das celebraes comunitrias; da prtica da caridade; da comunho entre os seus membros.

2. Descobrir a f das comunidades crists

26

4. ano Unidade Letiva 1 Ser Verdadeiro METAS O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. Objetivos 1. Aprender a ser verdadeiro. Contedos O que agir com verdade: Correspondncia entre o que se diz e a realidade; Entre o que se promete e o que se faz; Entre o que se diz e o que se pensa ou se sente. Razes para se dizer a verdade: O respeito por mim e pelo outro; A minha conscincia acusa-me e isso faz-me sentir mal comigo mesmo; A mentira coloca problemas minha relao com os outros; Habituar-me mentira faz de mim uma pessoa em quem ningum pode confiar. 2. Reconhecer a importncia de escutar a conscincia. Na minha conscincia encontro-me com Deus, que reprova a mentira e ama a verdade. Dizer a verdade liberta-nos: do peso da conscincia; do medo de ser descoberto; da vergonha que vem de os outros j no acreditarem em mim. Assumir um erro um ato de coragem. O que devemos fazer: No jurar; Dizer sim apenas quando queremos concordar com alguma coisa porque uma coisa/ao boa; Dizer no quando no concordamos com alguma coisa/ao que no boa, mas m ou prejudicial; A Bblia ensina-nos a viver bem: Mt 5,33-37; Tg 5,12.

27

4. ano Unidade Letiva 2 Crescer na Diversidade

METAS Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

Objetivos 1. Tomar conscincia da experincia humana da diversidade.

Contedos O nosso mundo est repleto de diversidade: diversidade animal; diversidade no mundo vegetal. Os seres humanos tambm so diferentes uns dos outros: cor da pele, sexo, lngua, religio, mentalidade, origem social, atividade profissional, nvel de estudos. Nem tudo o que diferente necessariamente bom. Somos todos iguais em dignidade. Os cristos reconhecem que a sua dignidade vem de Deus criador e por isso inalienvel: Sl 8, 4-7. A diversidade como fator de enriquecimento pessoal e social. Jesus e o cego de nascena: a afirmao da dignidade da pessoa com limitaes: Mc 10, 46-52. As limitaes que ns mesmos criamos: preguia, inrcia, egosmo. Como ser amigo dos outros nas suas diferenas: Conhecer; Dialogar; Partilhar o nosso patrimnio cultural; Defender do mau trato e da indiferena. Como acolher a diferena na nossa realidade de comunidade, escola, famlia.

S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

2. Reconhecer que a diversidade enriquece a pessoa.

28

4. ano Unidade Letiva 3 O Perdo METAS G. Identificar os valores evanglicos. O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. 2. Compreender a necessidade de restaurar as relaes atravs do perdo. Objetivos 1. Reconhecer as dificuldades que surgem nas relaes humanas. Contedos A quebra de solidariedade. A inveja. A mentira. O desentendimento. O conflito. O que errar. Porque erramos. A necessidade de pedir perdo e como se faz. Dar o perdo. Aceitar o perdo.

3. Identificar o fundamento evanglico do perdo.

Jesus crucificado perdoa a quem lhe fez mal: Lc 23,33-34a. Jesus perdoa o malfeitor que se arrependeu: Lc 23,39-43. O Papa Joo Paulo II perdoou a Ali Agca, que o tentou matar. O perdo traz a paz a ns prprios e aos outros. sempre possvel recomear, mesmo quando o erro cometido grave.

29

4. ano Unidade Letiva 4 A Bblia

METAS F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas. .

Objetivos 1. Compreender que a Bblia o livro sagrado dos cristos

Contedos A Bblia um livro religioso, a narrativa da relao de amor de Deus com o seu Povo. Os cristos reconhecem na Bblia a Palavra de Deus. Os cristos leem passagens da Bblia na orao pessoal e comunitria. O estudo da Bblia ajuda-nos a compreender a vida e a escolher o bem. O Antigo Testamento e o Novo Testamento: O AT a aliana de Deus com o Povo de Israel; O NT, a pessoa de Jesus e a sua mensagem. Livros da Bblia e sua diviso: Captulos e versculos; O uso de abreviaturas. Como se consulta a Bblia. Como se l a Bblia: necessrio ter em conta o tempo histrico, o espao geogrfico, as lnguas e a cultura dos autores.

2. Conhecer a estrutura da Bblia

3. Aprender a consultar a Bblia

30

Educao Moral e Religiosa Catlica METAS CURRICULARES

2 Ciclo do Ensino Bsico

DOMNIOS RELIGIO E EXPERINCIA RELIGIOSA A. B.

METAS Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. Promover o dilogo inter-religioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo Conhecer a mensagem e cultura bblicas. Identificar os valores evanglicos. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade. Descobrir a simblica crist. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso. Estabelecer um dilogo entre a cultura e a f. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. Promover o bem comum e o cuidado do outro. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo. Identificar o fundamento religioso da moral crist. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.
31

C. D.
E. F. G.

CULTURA CRIST E VISO CRIST DA VIDA

H. I. J.
L.

M.
O. P. Q. R. S.

TICA E MORAL

2 Ciclo Unidades Letivas

5. Ano UL1: Viver juntos UL2: Advento e Natal UL3: A Famlia, Comunidade de Amor UL4: Construir a Fraternidade

6. Ano UL1: A Pessoa Humana UL2: Jesus, um Homem para os outros UL3: A partilha do Po

32

5. ano Unidade Letiva 1 Viver juntos

METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

Objetivos 1. Valorizar a mudana como condio do crescimento humano.

Contedos A mudana, uma constante na vida. Mudana de ano, de ciclo de ensino, de escola, de um professor para muitos professores. Abrao, modelo de pessoa em caminho (mudana, crescimento) Gn12, 1-8. Os grupos onde me insiro: a famlia, a escola, a turma, os amigos, a parquia, a catequese, os escuteiros. Caracterstica dos grupos: conjunto de pessoas com objetivos comuns, que se juntam para, mais facilmente, atingirem esses objetivos, atravs de estratgias de atuao comuns, estabelecendo entre si relaes. Integrao nos grupos: colaborao com os outros, aceitao dos outros e das suas caractersticas pessoais, disponibilidade para ouvir, participao nas atividades do grupo. Critrios ticos de seleo dos grupos: objetivos a atingir, meios usados, formas de organizao do grupo, atitudes e comportamentos. Deus tem a iniciativa de estabelecer uma Aliana com a humanidade Gn15; Gn17. Devemos aprender com Deus a comprometer-nos numa vida com os outros, estabelecendo alianas de uma forma generosa e desinteressada.

2. Identificar na figura bblica de Abrao o modelo de uma pessoa em caminho. 3. Valorizar a diversidade dos membros de um grupo como um fator de enriquecimento.

F. Conhecer a mensagem e a cultura bblicas.

4. Interpretar textos bblicos sobre a Aliana.

33

R. Identificar o fundamento religioso da moral crist.

5. Reconhecer as implicaes da Palavra de Deus sobre a Aliana, na vida quotidiana.

A Aliana condio facilitadora da relao entre as partes. Os valores essenciais para a convivncia: a colaborao, a aceitao dos outros e das suas caractersticas pessoais, a disponibilidade para ouvir, o respeito, a paz, a verdade, a justia, a bondade. A necessidade de se estabelecerem algumas regras de convivncia e as consequncias da sua no aplicao. Querer viver de forma pacfica com os outros: construir uma aliana de convivncia para a turma.

6. Valorizar a Aliana como condio facilitadora da relao entre as partes.

34

5. ano Unidade Letiva 2 Advento e Natal

METAS A. Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa.

Objetivos 1. Reconhecer que Deus sempre fiel sua Aliana. 2. Interpretar textos do AT sobre a esperana de Israel.

Contedos Deus sempre fiel sua Aliana.


A grande esperana de Israel, Deus est atento s

G. Identificar os valores evanglicos. 3. Compreender o sentido do Advento.

necessidades do seu povo: Ex 3,7-10 Vi ouvi sei; Gn 9,9-11; 1Sm 3,1-2; Is 9,1-6; 11,1-9.

O Advento: tempo de espera e de esperana.


As figuras do Advento, modelos de quem espera o Senhor

4. Identificar as figuras do Advento.

que vem: Joo Batista; Maria, a me de Jesus e seus muitos ttulos.


A nova Aliana: Jesus, o cumprimento da esperana de

5. Reconhecer em Jesus a nova aliana de Deus com a Humanidade.

Israel: Mt 26,26; Lc 22,20. O nascimento de Jesus: a Palavra e o amor de Deus que chegam at ns.
Jesus, o salvador; Emanuel, Deus connosco na histria. Jesus encarna numa realidade histrica: Jo1,1-4,14.

6. Conhecer a situao histrica do nascimento de Jesus.


35

A Palestina do tempo de Jesus: situao geogrfica, poltica e

social. R. Identificar o fundamento religioso da moral crist. 7. Promover o valor da esperana na sociedade de acordo com a mensagem de Jesus. Jesus veio para nos salvar: o significado da esperana crist. A construo de uma sociedade mais justa, humana e responsvel de acordo com o projeto de Jesus.

36

5. ano Unidade Letiva 3 A Famlia, Comunidade de Amor

METAS R. Identificar o fundamento religioso da moral crist.

Objetivos 1. Identificar os valores e atitudes da famlia de Nazar como modelo de vida familiar. 2. Reconhecer as diferentes funes da famlia.

Contedos A famlia de Nazar: modelo de fidelidade e confiana em Deus, testemunho de relao de amor entre os seus membros.

3. Identificar o projeto de Deus para a famlia.

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano.

4. Promover os valores do amor na vida familiar.

Funes da famlia: humanizadora, socializadora e educativa, de afetividade, de proteo e interajuda: Origem da vida humana e espao onde se educa e cresce no amor Espao de crescimento pessoal, atravs do afeto, da presena do modelo masculino/feminino, de um clima de confiana, de intimidade, de respeito e liberdade Fora socializadora, atravs da vivncia baseada num sistema de relaes sociais fundadas em valores, da fora que retira a pessoa do anonimato, mantendo-a consciente da sua dignidade, da proposta de um projeto de vida crtico perante as injustias sociais, onde as pessoas se sentem acolhidas e reconhecidas. O projeto de Deus para a famlia na mensagem bblica: Ef 4,25.29.31-32; 5,1s: viver os valores da verdade, da bondade, do perdo; Pr 17,1: Dar prioridade conscincia do ser em relao conscincia do ter. Comunho de pessoas que vivem no amor: Cada elemento sujeito ativo e participante na formao dos outros e de si prprio; Relao vivida atravs do acolhimento cordial, do encontro com os outros, da gratido, do dilogo, da disponibilidade desinteressada, do

37

servio generoso e da solidariedade; A reconciliao (compreenso, tolerncia, perdo); O respeito e promoo da singularidade pessoal. 5. Valorizar a participao de todos na vida em famlia. Participao e corresponsabilidade na vida em famlia: A participao de cada um rege-se por valores no autoritrios de apelo corresponsabilidade. Todos os membros so chamados a resolver os problemas, de acordo com as suas capacidades; A vivncia da solidariedade, do dom de si mesmo, da justia, e do amor; A formao de pessoas conscientes, com atitude crtica e dialogante; O lugar dos mais velhos (idosos) no ambiente familiar.

38

5. ano Unidade Letiva 4 Construir a Fraternidade

METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana. 1.

Objetivos Reconhecer a igual dignidade de todo o ser humano.

Contedos O significado da palavra fraternidade e o seu alcance social e religioso; Somos todos irmos: Todos somos seres humanos; Todos somos dotados de razo e conscincia (DUDH, Artigo I); Somos todos habitantes da mesma casa: o universo e a Terra so o nosso lar. Todos somos filhos de Deus; Rm 8,14-17; Jo 13,14.

2.

Valorizar a comum filiao divina.

G. Identificar os valores evanglicos.

3.

Reconhecer como modelo de vida a forma de viver das primeiras comunidades crists. Verificar quais so as fragilidades e ameaas fraternidade.

Uma comunidade modelo: At 2,42-47; At 5,12-16 .

4.

O mal: as fragilidades e ameaas fraternidade, tudo o que vai contra a dignidade e a felicidade da pessoa: Mentir; Pensar mal do outro; Desejar mal ao outro; O conflito e a violncia; A maledicncia; O egosmo; A inveja. A mensagem crist sobre o perdo: Sir 28,1-7: Perdoar o outro e recusar a vingana; Mt 18,21-35: Perdoar at setenta vezes sete e a parbola do rei misericordioso e justo.

5.

Interpretar textos fundamentais da Bblia sobre o perdo.

39

P.Promover o bem comum e o cuidado do outro.

6.

Promover o valor do perdo na construo quotidiana de um mundo fraterno.

Construir um mundo fraterno promovendo a concrdia nas relaes interpessoais: Aceitar os erros (a reviso de vida); Estar disposto a pedir perdo; Aceitar os outros, apesar dos seus erros; Ser capaz de perdoar; Aceitar ser perdoado. A regra de ouro: Faam aos outros como desejam que os outros vos faam, Lc 6,31; Como posso promover o bem comum e o cuidado do outro.

7.

Comprometer-se com a construo de um mundo mais fraterno promovendo o bem comum e o cuidado do outro

40

6. ano Unidade Letiva 1 A Pessoa Humana

METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

Objetivos 1. Reconhecer a pessoa como ser nico que vive em relao com os outros. 2. Identificar as diferentes dimenses da pessoa valorizando a relao com o transcendente.

Contedos Quem uma pessoa? Estrutura individual (uma unidade irrepetvel); Estrutura pessoal (um ser em relao com os outros). Dimenso fsica: corpo, fisiologia; Dimenso intelectual: inteligncia, imaginao, razo; Dimenso moral e volitiva: distino entre bem e mal, escolha; vontade e compromisso; Dimenso emocional: emoes e sentimentos; Dimenso social: a relao com os outros; Dimenso sexual: a sexualidade abrange a totalidade da pessoa: corpo, inteligncia, emoo, vontade, afetividade. A vida emocional deve levar abertura aos outros, que so diferentes; A linguagem do corpo ajuda-nos a comunicar com os outros. Dimenso espiritual: criados imagem e semelhana com Deus, os seres humanos partilham a abertura ao transcendente: Capacidade de amar e de perdoar; Capacidade de se interrogar sobre a existncia; Capacidade criativa e de vivncia da liberdade; Capacidade de se abrir transcendncia. A rutura com o egosmo e a vivncia do amor permitem o crescimento saudvel e a realizao plena da pessoa. A autenticidade: fidelidade ao prprio projeto (vocao); A vocao da pessoa a felicidade (realizao, bem-estar, produtividade, relao com os outros, );
41

3. Promover a autenticidade como fidelidade ao prprio projeto (vocao).

Procurar a coerncia entre o que se e o que se aparenta ser; Ter vontade de ser verdadeiro e de procurar a verdade; A aceitao de si mesmo. 4. Identificar os direitos fundamentais da pessoa e da criana, a partir da noo de dignidade humana. O ser humano dotado de direitos e de deveres, reconhecidos pela sociedade: A Declarao Universal dos Direitos do Homem; Conveno sobre os Direitos da Criana. A UNICEF; Organizaes locais que lutam pela construo de um mundo onde todas as crianas tenham condies de existncia dignas; A Igreja Catlica defende os direitos das crianas, entre outros: famlia (AA, 30) ao bem-comum (GS, 26), educao (GE, 1). Deus estabelece com todos uma relao pessoal: Sl 139(138).

5. Conhecer Organizaes que lutam pelos direitos das crianas.

E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo.

6. Interpretar textos bblicos que evidenciem, como elemento fulcral da mensagem crist, o carter pessoal da relao de Deus com cada ser humano. 7. Promover as condies para que todos vivam como as pessoas que so.

Q.Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

Como ser pessoa e dar condies para que todos sejam pessoas: Estabelecer relaes cordiais e verdadeiras; Escutar; Partilhar; Ser atento e amvel; Comunicar bem; Respeitar os outros; Defender os direitos humanos; Cumprir para com os seus deveres.

42

6. ano Unidade Letiva 2 Jesus, um Homem para os outros

METAS E. Identificar o ncleo central do e do catolicismo. L. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso.

Objetivos 1. Reconhecer a relao com Jesus de Nazar como o centro da identidade crist.

Contedos Quem Jesus de Nazar? Jesus, o Profeta de Deus, o Mestre e o Messias (Cristo). O Filho de Deus. O anncio do Reino de Deus: a vitria definitiva do bem, da justia, da verdade, do amor. O nascimento de Jesus marcou a histria: A arte celebra o nascimento, vida, morte e ressurreio de Jesus. O calendrio usado entre ns tem como ponto de referncia o nascimento de Jesus, dada a sua importncia; Jesus lega-nos uma nova maneira de entender Deus, misericrdia pura: A confiana no Deus bom, que no abandona a pessoa (cf. Lc 12, 22ss); Contra a excluso, a incluso no amor de Deus: incluso dos marginalizados, dos pobres, dos doentes A revoluo do corao humano: viver centrado no amor ao prximo (e prximo todo o que precisa de mim, independentemente da sua origem ou identidade); O perdo de Deus e a necessidade de arrependimento; Uma religio que brota de uma relao com Deus no ntimo do ser e se manifesta na fraternidade, e no uma religio do culto exterior (Lc 18, 9-14). O conflito com os poderosos: os saduceus, os fariseus, os

2. Identificar o Deus misericordioso, anunciado por Jesus, com o ncleo central da mensagem crist.

B. Construir uma chave de leitura

3. Compreender, pela interpretao de textos


43

religiosa da pessoa, da vida e da histria.

bblicos, qual foi a misso de Jesus, o Filho de Deus.

romanos. O destino de Jesus: Mc 14,32-50: Orao no Getsemani e priso; Mc 14,53-65: Jesus julgado e condenado pelo tribunal judaico; Mc 15,1-15: Jesus julgado e condenado morte por Pilatos; Mc 15,24-37: Crucificao e morte de Jesus na cruz. A ressurreio Jesus o Senhor e o Filho de Deus: At 9: Converso (vocao) de Saulo; At 10,34-43: Discurso de Pedro em casa de Cornlio; At 22: Discurso de Paulo multido; Deus quer a vida e no a morte: Jo 10,10: Eu vim para que tenham vida. Que posso fazer para viver cada vez com mais qualidade e dar a vida aos outros? Devo ser capaz de: Respeitar; Cuidar; Ajudar; Compreender; Partilhar; Amar.

4. Reconhecer a Ressurreio de Cristo como vitria da Vida sobre a morte.

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano.

5. Mobilizar o valor da vida na orientao do comportamento em situaes do quotidiano.

44

6. ano Unidade Letiva 3 A partilha do Po

METAS Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

Objetivos 1. Reconhecer situaes sociais nos quais esteja patente a injusta na distribuio dos bens.

Contedos A alimentao, a produo e o comrcio dos alimentos; A fome e a subnutrio; A pobreza, a distribuio injusta dos bens de primeira necessidade. Instituies nacionais e internacionais vocacionadas para a derrota da fome (Caritas, FAO, Banco Alimentar Contra a Fome). Solidariedade e voluntariado. Fraternidade, amor partilhado. A vida em comum e a partilha dos bens nas comunidades dos primeiros cristos: At 2, 42-47. O significado simblico-religioso do alimento e da refeio. O Lava-ps: Jo 13, 3-7.13-17. A ltima Ceia, sinal da entrega de Jesus por amor: Mc 14, 125. Ser po para os outros: a doao de si mesmo, o amor partilhado com os mais necessitados.

2. Identificar Instituies nacionais e internacionais vocacionadas para a derrota da fome. 3. Reconhecer o valor da solidariedade.

F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

4. Interpretar textos bblicos sobre os diferentes carismas e o seu uso para bem da comunidade. 5. Reconhecer, na ltima Ceia, o seu significado essencial para a mensagem crist.

P. Promover o bem comum e o cuidado do outro.

6. Valorizar a atitude de voluntariado.

45

Educao Moral e Religiosa Catlica METAS CURRICULARES 3 Ciclo do Ensino Bsico

DOMNIOS RELIGIO E EXPERINCIA RELIGIOSA A. B. C. D. E. F. G. H. I. J.

METAS Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. Promover o dilogo inter-religioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos.

CULTURA CRIST E VISO CRIST DA VIDA

Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo Conhecer a mensagem e cultura bblicas. Identificar os valores evanglicos. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade. Descobrir a simblica crist. L. Reconhecer exemplos relevantes do patrimnio artstico criados com um fundamento religioso. M. Estabelecer um dilogo entre a cultura e a f. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. Promover o bem comum e o cuidado do outro. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo. Identificar o fundamento religioso da moral crist. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

TICA E MORAL

O. P. Q. R. S.

46

3 Ciclo

7. Ano UL1: As origens UL2: As Religies UL3: Riqueza e sentido dos Afetos UL4: A Paz universal

8. Ano UL1: O Amor Humano UL2: O Ecumenismo UL3: A Liberdade UL4: Ecologia e Valores

9. Ano UL1: A Dignidade da Vida Humana UL2: Deus, o grande Mistrio UL3: O Projeto de Vida

47

7. ano Unidade Letiva 1 As origens METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. J. Descobrir a simblica crist. Objetivos 1. Questionar a origem, o destino e o sentido do universo e do ser humano. Contedos Os dados da cincia sobre a origem do Universo e do ser humano: A Teoria do Big-bang; A Teoria da evoluo das espcies. A leitura religiosa sobre o sentido da vida e da existncia humana e a sua relao com os dados das cincias: De onde vem (qual a origem ltima e primeira)? Para onde vai (qual o destino final)? Existe uma razo para a existncia das coisas? Qual (acaso vs sentido)? A narrativa da criao no livro do Gnesis (1-2,24): Gneros literrios; O gnero narrativo mtico: caractersticas e finalidade. A maravilha do Universo e a grandeza do ser humano. A mensagem fundamental do Gnesis: A origem de todas as coisas Deus; Deus mantm as coisas na existncia; O amor de Deus cria e alimenta a natureza; Todas as coisas materiais so boas; O ser humano a obra-prima de Deus; Um Hino ao Criador e dignidade do ser humano.
Islamismo. Sura 71, 12-20 Induismo: Upanishads: 1.1 Ar, Fogo, gua e Terra.

2. Interpretar textos bblicos sobre a criao para conhecer a sua grandeza e a sua beleza.

F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

3. Conhecer o projeto de vida de Deus presente na mensagem bblica.

C. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas.

4. Conhecer textos sagrados de vrias tradies religiosas sobre a temtica da origem da vida.

G. Identificar os valores evanglicos. 5. Desenvolver uma atitude de respeito e admirao pela obra da criao assumindo comportamentos responsveis em situaes vitais do quotidiano. Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

Cntico das Criaturas (S. Francisco). Colaborar com Deus na obra da criao: cuidado e respeito por todas as coisas criadas; respeitar os seres vivos; usar os recursos com parcimnia, s enquanto so necessrios vida humana

48

7. ano Unidade Letiva 2 As Religies METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. A. Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Objetivos 1. Questionar a dimenso religiosa do ser humano. Contedos O que ser religioso? Ser religioso faz ainda sentido? Funo da religio na vida pessoal e coletiva: A aspirao do ser humano relao com a transcendncia; A necessidade da salvao e da plenitude humana. A resposta do ser humano interpelao do Absoluto. 2. Identificar vrias manifestaes religiosas. Smbolos, construes, e comportamentos religiosos ao longo do tempo. A questo do politesmo e do monotesmo; As Religies e a sua relao com a magia, os fenmenos naturais, o desejo de eternidade e a busca da felicidade. A Religiosidade oriental (hindusmo, budismo e confucionismo). Abrao e o monotesmo absoluto. As religies abramicas: Judasmo, Cristianismo e Islamismo. Elementos essenciais da histria das religies; Textos sagrados e princpios bsicos da f; Calendrio, rituais, espiritualidade e festas religiosas; Cidades santas e locais de culto; A diversidade no contexto da mesma f. A perspetiva de Deus nas trs religies abramicas. Deus no Antigo Testamento: Deus criador e supremo: do qual todo o universo depende (Gn 17, 1-2); O Deus dos pais um Deus pessoal que se relaciona com os seres humanos de forma benevolente [Sl 27(26),1.3-5.7-10]; Tem um nome: Jahv (JHWH): Eu estou presente (Ex 3, 13-14); Deus da Aliana (Ex 34, 10); Deus Justo, clemente e compassivo (Ex 34, 6-7a) que toma o cuidado dos mais fracos e dos sofredores (Os 11. 3-4).
49

C. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas.

C. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo

3. Identificar o ncleo central constitutivo da identidade das religies abramicas.

E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

4. Reconhecer a mensagem essencial do cristianismo atravs da interpretao de textos bblicos.

O Deus de Jesus Cristo: O Pai (Abba, pap) que denota proximidade, defesa, consolo e segurana (Mc 14, 36); Pai universal: no s dos bons, mas de todos (Lc 11, 2-4a); Deus da salvao, misericrdia, inequivocamente bom (Rm 3, 25b-26); Deus do perdo e no da condenao (Lc 23, 34); Deus que Ama o ser humano de forma incondicional e independente do seu comportamento (Deus Amor) (Lc 7,36-50); Deus que abate as diferenas que separam as pessoas: judeus/estrangeiros; obedientes Lei/trangressores; bons/mau (Rm 3, 29-30a); Deus que est do lado dos fracos, dos desvalidos, dos mais pobres, dos oprimidos (Mt 25, 34-36); Deus que apela converso pela via do amor e no da condenao ou da violncia (Rm 5, 5). D. Promover o dilogo interreligioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos. 5. Identificar os princpios ticos comuns das vrias religies reconhecendo as suas implicaes na vida quotidiana. A unidade entre todas as pessoas: todos temos origem em Deus; todos temos o mesmo fim (Deus): fraternidade entre todos os seres humanos. O dilogo inter-religioso na construo da paz e do bem comum. Mximas elementares da humanidade, aliceradas no absoluto e comuns s grandes tradies religiosas: (i) No matar; (ii) No mentir; (iii) No roubar; (iv) No praticar a usura; (v) Respeitar os antepassados; (vi) Amar as crianas.
Atitudes a ter em relao aos crentes das outras religies:

Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

Estima, respeito, acolhimento; Dilogo, compreenso mtua, colaborao mtua na defesa da justia, da paz, da liberdade e da dignidade humana no mundo, luta contra a discriminao e perseguio das pessoas por motivos religiosos; Humildade. O relativismo e o fundamentalismo religioso: dois extremos a recusar. A perspetiva de que devemos tomar as decises pessoais fundadas em valores discutidos e assumidos. A noo de que devemos conseguir uma organizao da vida em conformidade com as decises tomadas.
50

7. ano Unidade Letiva 3 Riqueza e sentido dos Afetos METAS Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo. Objetivos 1. Compreender que a pessoa humana cresce e se desenvolve. 2. Identificar a etapa da adolescncia como etapa relevante da formao da personalidade e no desenvolvimento da vocao pessoal. 3. Conhecer as dimenses da personalidade humana: motivacional, intelectual, emocional, sexual, social, moral, religiosa. Contedos
O ciclo de vida: da infncia terceira idade; A adolescncia a idade em que ns estamos; Na adolescncia fazem-se escolhas relevantes para o resto da nossa

vida.
A personalidade humana: identidade, continuidade, totalidade. As dimenses da personalidade:

Motivacional; Intelectual; Social; Emocional; Sexual; Moral; Religiosa. O crescimento e as mudanas na personalidade: o desenvolvimento da pessoa e a adolescncia (compreender quem sou e o que quero fazer com a minha vida).
A importncia da famlia e da escola na formao da personalidade; Os amigos e a sua influncia na personalidade e na vida. O que muda quando crescemos:

C. Identificar o ncleo central das vrias 4. Descobrir os fatores desenvolvimentais da tradies religiosas. adolescncia. 5. Identificar as mudanas que ocorrem na pessoa durante a adolescncia.

Perceber a vida de um modo mais complexo; Assumir responsabilidades e fazer escolhas; Mudar a referncia social: da famlia aos amigos; Experimentar novas formas de pensar: do pensamento concreto ao abstrato; Experimentar novas formas de resolver problemas tico-morais (conscincia e autonomia moral); Questionar o religioso e ser por ele questionado; O que a religiosidade.

51

S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

6. Identificar as preocupaes que sentem os adolescentes.

Partindo dos dados fornecidos pelos alunos, problemas a identificar:

Integrao social; Identificao de sentimentos; Desejo de amar e ser amado; Dificuldades na relao com a famlia; Dificuldades na escola; Preocupaes vocacionais; Despertar do desejo sexual.

7. Valorizar algumas formas de resoluo de problemas no seu processo de crescimento.

O contributo do dilogo com os adultos de confiana; O que o grupo de amigos pode fazer pela felicidade dos seus

membros. G. Identificar os valores evanglicos. O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. 8. Conhecer a mensagem crist sobre a felicidade e a realizao pessoal.
1Cor 12,31-13,8a: Hino ao amor.

Santo Agostinho, In Ioannem 8.7: ama e faz o que quiseres; FC 11: a vocao da pessoa o amor; Crescer e ser adulto fazer escolhas na perspetiva do amor: Procurar o bem-comum; Viver a felicidade na entrega aos outros.

52

7. ano Unidade Letiva 4 A Paz universal

METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

Objetivos 1. Questionar a paz como valor orientador do sentido da realidade humana.

Contedos A paz, o grande sonho da humanidade; A paz como ausncia de guerra ou de conflito? A paz como equilbrio entre foras em conflito? A paz como plenitude da vida e realizao plena da pessoa. A paz como atitude/comportamento fruto da justia e do amor. O direito e o dever da paz.

Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

2. Interpretar criticamente episdios histricos e factos sociais relacionados com a falncia da paz.

A falncia da paz: A rutura das relaes interpessoais e das relaes entre Estados, povos, etnias, raas; A violncia: a iluso de uma soluo para os problemas; A guerra: causas e consequncias; O negcio da venda de armas; A utilizao de crianas e jovens na guerra; O terrorismo: causas e consequncias; O genocdio: causas e consequncias; A absolutizao da economia como nico valor poltico. O direito paz: A legtima defesa nos limites da necessidade e da proporcionalidade; A proteo dos inocentes e dos mais vulnerveis; O desarmamento; A negociao democrtica como instrumento de governo; A resistncia no violenta e o pacifismo: Mahatma Ghandi; O direito internacional. Dilogo, perdo e reconciliao; Prmios Nobel da Paz: critrios de escolha dos premiados; Instituies de promoo da paz no mundo: Unio Europeia,

3. Reconhecer que o direito paz universal e deriva da igual dignidade de todos os seres humanos.

I. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade.

4. Reconhecer solues fundamentadas para situaes de conflito de valores com base no reconhecimento da dignidade da pessoa.
53

Organizao das Naes Unidas, Tribunal Internacional dos Direitos do Homem. E. Identificar o ncleo cristianismo e do catolicismo central do 5. Identificar a paz como elemento essencial da identidade crist a partir de textos bblicos. A Lei de Talio, contra os abusos de poder: Olho por olho, dente por dente: Lv 24,17-21; A proposta de Jesus para a construo da paz: o amor aos inimigos: Mt 5, 43-48; o perdo: Mt18, 21-22; o Sermo da Montanha: Mt 5, 1-11. Regra incondicional/Imperativo categrico: Aquilo que no desejas para ti, no o faas aos outros (Confcio); Nenhum de vs um crente at que deseje a seu irmo aquilo que deseja para si mesmo (Sunnah); No faas aos outros aquilo que no queres que os outros te faam a ti (Judasmo: Rabi Hillel); O que quiserdes que os homens vos faam, fazei-lho vs tambm (Cristianismo: Lc 6, 31). A Regra de Ouro transversal aos vrios credos. A construo da paz um desejo e um imperativo tico para a humanidade; Contributos que os cidados podem dar para a construo da paz.

C. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas. D. Promover o dilogo inter-religioso como suporte para a construo da paz e a colaborao entre os povos.

6. Identificar o papel das religies na construo da paz em situaes vitais do quotidiano.

54

8. ano Unidade Letiva 1 O Amor Humano METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana. Objetivos 1. Reconhecer a sexualidade, a fecundidade e o amor humano como essenciais realizao da pessoa. Contedos Amor e fecundidade humana: Fecundidade sinal e fruto do amor, todo o amor fecundo e criativo; O amor abre a famlia relao com os outros (a famlia, a adoo, a opo por ideais e causas); A fecundidade sexual um bem social, o maior bem social (realizao pessoal e interpessoal, permanncia da espcie, participao na construo da sociedade). Noo de planeamento familiar; Os mtodos anticoncecionais: sua desvantagens; as suas limitaes ticas.

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano.

2. Relacionar os dados das cincias sobre o planeamento familiar com a interpretao crist da realidade e da pessoa humana.

eficcia,

vantagens

H. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica

3. Organizar um universo de valores fundado na perspetiva crist e na liberdade responsvel de cada pessoa e na dignidade humana.

A Paternidade e a Maternidade responsveis. A fundamentao da posio da Igreja catlica sobre o controlo da natalidade, uma perspetiva tica que defende o bem da pessoa: a) O respeito pela vida humana; b) Abertura vida; c) A aprendizagem do controlo do desejo sexual, para que o ato sexual no seja um egosmo a dois; d) O respeito do Estado pelas decises do casal (no pode impor medidas de controlo da natalidade); e) A vivncia da plenitude da ao sexual: unio, relao pessoal e interpessoal e procriao; f) O discernimento responsvel do casal.

55

F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

4. Interpretar textos bblicos sobre o valor da fecundidade do amor, reconhecendo as suas implicaes na prtica da vida quotidiana.

A fecundidade como bno de Deus e os filhos como ddivas de Deus: Sl 127(126), 3-5; Sl 128(127), 3. Jesus veio fundar uma famlia universal, baseada na aceitao da vontade de Deus que se expressa no amor: Mc 3,31-35. Ser responsvel, equacionando o significado e as consequncias dos prprios atos e opes. O respeito pelo corpo e sentimentos prprios e dos outros. Critrios para a vida sexual: fidelidade, doao total e definitiva. Podemos sempre adotar uma posio mais responsvel, mesmo quando anteriormente agimos sem uma boa reflexo.

B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

5. Desenvolver uma atitude madura perante a sexualidade.

56

8. ano Unidade Letiva 2 O Ecumenismo METAS Objetivos Contedos Cristianismo: identidade e misso na histria. Cristianismo: religio universal que viveu durante o I milnio quase sem separaes internas. O cisma entre Ocidente e Oriente; Identidade da Igreja Latina (Romana) e da Igreja Ortodoxa (Bizantina); O cisma do Ocidente; A Reforma Protestante: Martinho Lutero; Joo Calvino. O Anglicanismo. A identidade das Igrejas da reforma; A multiplicidade das denominaes protestantes; A Questo bblica: cnone protestante e cnone catlico. A unidade da Igreja: Corresponde vontade de Cristo: Jo 13,34; 17,11.20-23; A unidade em torno da pessoa de Cristo e de Deus: 1Cor 1,1013; 3,5-7.10-11.21-23; Ef 4,1-6. Meios para a construo da unidade: eliminao de juzos, palavras e aes que afastem os cristos; orao comum entre pessoas de comunhes diferentes; acolhimento generoso do outro e aceitao do testemunho que d da mensagem crist; reconhecimento dos prprios erros; cooperao no campo social.

E. Identificar o ncleo central do 1. Identificar o cristianismo como uma comunidade de cristianismo e do catolicismo crentes na histria humana.

2. Interpretar criticamente factos histricos sobre a separao entre as Igrejas crists.

3. Identificar o ncleo central constitutivo das Igrejas sadas da Reforma e da Igreja Ortodoxa, distinguindo os elementos convergentes e divergentes entre si e em relao Igreja Catlica Romana. D. Promover o dilogo inter- 4. Interpretar textos bblicos sobre a unidade fundada na religioso como suporte para a adeso confiante a Deus e a Cristo, reconhecendo as construo da paz e a colaborao suas implicaes no dilogo ecumnico. entre os povos. F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas.

57

D. Promover o dilogo inter- 5. Organizar um universo de valores orientado para a religioso como suporte para a unidade entre todos os cristos, identificando o construo da paz e a colaborao fundamento religioso do movimento ecumnico. entre os povos.

O movimento ecumnico: o desejo da unidade perdida; O testemunho do Irmo Roger e a experincia de Taiz; A experincia dos Focolares e da Comunidade de SantEgdio. Luta comum contra o Nazismo e o Estalinismo (e outras ditaduras) na defesa do pacifismo cristo e de empenho na unidade dos cristos. O Conclio Vaticano II e a relao da Igreja Catlica com as outras confisses crists: Promoo da unidade entre os cristos: unidade na f, nos sacramentos e na organizao da Igreja renunciando a uniformismos; Construo de pontes para a unidade: o contributo pessoal de cada um.

58

8. ano Unidade Letiva 3 A Liberdade METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana. Objetivos 1. Questionar-se sobre o sentido da realidade enquanto espao onde o ser humano exerce a sua liberdade. Contedos Os conceitos de liberdade e livre arbtrio; A liberdade orientada para o bem; Definio de bem e bem maior; Condicionamentos liberdade e resposta do ser humano. A conscincia moral; Heteronomia e Autonomia morais; A opo pelo bem; Os fins no justificam os meios.

2. Reconhecer que a conscincia autnoma da pessoa deriva da sua condio de ser livre e est orientada para o bem.

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano.

3. Interpretar criticamente situaes de manipulao da conscincia humana.

Liberdade e manipulao: O que a manipulao? Tipos e tcnicas de manipulao; Manipulao e meios de comunicao social: o ato de construo da informao (noticirios, publicidade, documentrios); Tomar conscincia da manipulao de que se est a ser alvo e libertar-se dela; Como libertar os outros da manipulao de que esto a ser vtimas.

4. Questionar o sentido de comportamentos de risco Quando a liberdade se autodestri a questo da libertinagem; relacionados com dependncias e equacionar respostas As Dependncias que escravizam a pessoa e destroem a vivncia e a adequadas, dentro de um quadro humanista e cristo. sade: lcool; Drogas; Jogo; Compras; Sexo. O uso constante do computador, da TV e dos Vdeo Games; Fatores motivacionais para a adeso aos comportamentos de risco: quando se torna necessrio aprender a dizer no, mesmo sob
59

presso dos grupos; quando se torna necessrio renunciar ao prazer para a felicidade prpria e alheia (relao felicidade/prazer); quando se torna necessrio ter um programa de vida. O grave problema social do trfico de droga para enriquecimento e poder pessoal: os fins justificam os meios; a pessoa explorada; O agir segundo a prpria conscincia e valores funadamentados; A opo religiosa da pessoa implica a vida segudo princpios e valores. G. Identificar evanglicos. os valores 5. Interpretar textos bblicos sobre a Pscoa judaica e na Pscoa crist, identificando na ao divina o fundamento da ao libertadora humana. 6. Conhecer a mensagem crist sobre a relao entre a bondade amorosa de Deus e a liberdade humana. O Deus dos cristos um Deus libertador: Moiss e a libertao do Egito (a Pscoa judaica); Jesus Cristo e a Pscoa crist. Um Deus que respeita a liberdade humana: a parbola do Filho prdigo e do pai misericordioso, em Lc 15,11ss; Um Deus bom que me chama a optar pelo bem e pela verdadeira liberdade (Rm 6, 22-23; Rm 10, 23-24; GS 41). A dependncia e liberdade na relao com os bens materiais: Mt 6,2532; Tudo me permitido, mas nem tudo me convm (So Paulo); A dignidade humana exige que o ser humano atue segundo a sua conscincia e livre escolha (GS 17); Ser livre e libertar os outros: a referncia de S. Maximiliano Kolbe.

R. Identificar o fundamento 7. Tomar conscincia da liberdade como um bem vital religioso da moral crist. para a realizao pessoal e equacionar respostas adequadas que integrem o valor da dignidade humana.

60

8. ano Unidade Letiva 4 Ecologia e Valores METAS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria. Objetivos Contedos

1. Reconhecer a dignidade humana e a sua relao O mundo a nossa casa; com a totalidade da criao enquanto ddiva de A Ecologia como reflexo acerca da casa de todos os seres humanos: ddiva de Deus. Deus para todas as pessoas; Tudo na natureza est interligado: a relao dos seres vivos entre si e a relao do ser humano com os outros seres vivos; O ser humano o cume de toda a natureza: a obra-prima de Deus a quem foi confiado o cuidado de todas as outras realidades (Sl 8, 4-7); A natureza existe em funo da felicidade do ser humano mas tem tambm autonomia especfica em relao ao ser humano que deriva de ter sido criada por Deus e por ele amada. 2. Interpretar criticamente a ao humana sobre a A destruio do ambiente vital onde todos habitamos: natureza, recorrendo aos dados da cincia. Tipos de atentados: o esgotamento dos recursos naturais, a desertificao, a extino dos habitats e das espcies, a poluio, o aumento da temperatura mdia global, o buraco na camada de ozono; O mau uso dos recursos a nvel individual; Razes que conduzem ao comportamento destrutivo: o egosmo; o desenvolvimento direcionado para o lucro e no para o bem-estar global; a vontade de obter condies de bem-estar no imediato sem prevenir as consequncias negativas a mdio ou longo prazo; a financeirizao das realidades polticas.

C. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas.

3. Conhecer a perspetiva religiosa sobre a natureza O Criado nas vrias tradies religiosas; como local de encontro com Deus. A experincia da gratido em relao ao Deus que na criao se d e tudo nos oferece; O reconhecimento da natureza como lugar permeado pela presena de Deus; Natureza como local onde se pode fazer a experincia do encontro com Deus (a imensido do universo, a beleza dos elementos naturais); A responsabilidade do ser humano em relao a toda a natureza: usar a natureza com equilbrio e sem arbitrariedade e egosmo.
61

A responsabilidade em relao s geraes vindouras. Instituies de defesa da natureza: objetivos e atuaes. F. Conhecer a mensagem e cultura bblicas. 4. Reconhecer as implicaes, na vida quotidiana, de Dn 3,57-82: Todas as criaturas, bendizei o Senhor! uma perspetiva religiosa sobre a natureza, interpretando textos blicos sobre a relao Deus/Natureza. 5. Organizar um universo de valores em que se O exemplo de S. Francisco de Assis e a irm Natureza; relaciona o fundamento religioso do agir com a Como viver com empenho pessoal o criar das condies de habitabilidade no necessidade de se assumir uma perspetiva no mundo. utilitarista em relao natureza.

P. Promover o bem comum e o cuidado do outro. Q. Amadurecer a sua responsabilidade perante a pessoa, a comunidade e o mundo.

62

9. ano Unidade Letiva 1 A dignidade da Vida Humana METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana. Objetivos 1. Reconhecer a dignidade e inviolabilidade da vida humana como eixo central dos valores morais. Contedos A vida como ddiva de Deus e primordial direito humano; Dignidade e inviolabilidade da vida humana: declaraes de direitos e perspetiva da Igreja Catlica; A vida: condio de possibilidade de todos os outros valores. A vida humana, um valor primordial mas no absoluto - o conflito de valores: Dar a prpria vida pelo outro (o testemunho de Gianna Beretta); Dar a vida pela verdade libertadora: Jesus, o grande testemunho (Jo 10, 11-14-15). No seguimento do Evangelho: M. L. King. Os grupos minoritrios ou no produtivos; A problemtica da igualdade e da discriminao. Os preconceitos socias e religiosos face a: Os estrangeiros e a xenofobia; ideologias racistas; e genocdosos; Os membros de religies minoritrias e o fanatismo religioso; Os portadores de deficincia; Os idosos; Os doentes terminais. Cada pessoa deve considerar o prximo como outro eu, respeit-lo e rejeitar tudo o que viola a integridade pessoal e social (GS 27) contrria vontade de Deus qualquer forma de discriminao (GS 29). O testemunho do Papa Joo Paulo II na doena. O testemunho do Papa Bento XVI na velhice. Lc 10,25-37 A Parbola do Bom Samaritano: valorizar a vida, tornando-se prximo de quem precisa
63

O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano.

2. Encontrar solues fundamentadas para o conflito entre o valor da vida e outros valores como a verdade, a justia ou o amor.

H. Articular uma perspetiva sobre as principais propostas doutrinais da Igreja Catlica.

3. Interpretar criticamente episdios histricos e factos sociais sobre a situao de grupos minoritrios em desvantagem social em ambientes discriminatrios.

S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana.

4. Conhecer a posio da Igreja Catlica face dignidade da vida humana e contra a discriminao.

B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

5. Interpretar textos bblicos sobre o amor ao prximo e a dignidade da vida humana.

E. Identificar o ncleo central do cristianismo e do catolicismo O. Reconhecer a proposta do agir tico cristo em situaes vitais do quotidiano. P. Promover o bem comum e o cuidado do outro.

6. Desenvolver os valores da dignidade de toda a vida humana, da fraternidade e do amor ao prximo para orientao do comportamento na relao com todas as pessoas.

A fraternidade humana, centro das escolhas morais. A ateno e o cuidar da vida dos mais necessitados no contexto em que se vive. O empenho pessoal na denncia dos atentados dignidade da vida humana. A participao em grupos e organizao de defesa e promoo da vida. O incio da vida humana: Dados da cincia e da religio; Diferentes perspetivas sobre a fecundao; a viabilidade da vida humana; o nascimento O aborto Noo de aborto vs IVG Argumentos a favor e contra o aborto Relao entre nvel moral e nvel jurdico Eutansia Vrias noes e vrias perspetivas; A dignidade da pessoa humana na doena e na velhice A posio da Igreja catlica na defesa da vida em todas as circunstncias.

7. Relacionar os dados da cincia, sobre a questo do incio da vida humana, com a perspetiva da Igreja.

64

9. ano Unidade Letiva 2 Deus, o grande Mistrio METAS A. Compreender o que so o fenmeno religioso e a experincia religiosa. Objetivos Contedos

1. Equacionar respostas fundamentadas sobre a O acreditar e o confiar humanos; existncia de Deus, desenvolvendo uma A problemtica da existncia de Deus Crena e razo; posio pessoal. As vrias formas da recusa de Deus: atesmo, agnosticismo e relativismo; Acreditar em Deus: acolher e confiar no sentido ltimo da vida; Os vrios elementos constitutivos do fenmeno religioso. 2. Identificar as representaes de Deus no Judasmo e em Jesus de Nazar. A f em Deus e as representaes de Deus: Representaes de Deus no Antigo Testamento: o Judasmo; O Deus de Jesus Cristo: o Cristianismo. De um Deus de um povo at um Deus universal e inequivocamente bom. A imensido e bondade de Deus: Sir 43,27-33; A f como confiana e entrega: Sl 23(22) (O senhor meu pastor); Como o Monotesmo abre a f fraternidade universal; A coerncia entre a f e as obras: Jr 7,4-11 e Tg 2, 14-17; A f : Uma experincia de encontro; Um apelo esperana, contra todos os sinais de desespero; Um apelo construo de um mundo solidrio.

C. Identificar o ncleo central das vrias tradies religiosas.

B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

3. Interpretar textos bblicos sobre a bondade e a grandeza de Deus.

I. Conhecer o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construo da sociedade.

4. Identificar, em momentos e episdios Cada crente o rosto e as mos de Deus a atuar no mundo; histricos e factos sociais, as transformaes Vidas com sentido: Aristides de Sousa Mendes, Papa Joo XXIII, Papa provocadas pela vivncia da f. Francisco, Pastorinhos de Ftima; Instituies de origem religiosa empenhadas na transformao da sociedade e no bem comum.

65

9. ano Unidade Letiva 3 O Projeto de Vida METAS S. Reconhecer, luz da mensagem crist, a dignidade da pessoa humana. Objetivos 1. Identificar a necessidade e a importncia de projetos na vida pessoal. Contedos Definio de projeto: Objetivos e metas pessoais; Estratgias facilitadoras para o alcance de um projeto de sucesso; Agir em conformidade; Projetos pessoais, de grupos e de instituies; Projeto e/ou projetos? Vocao e profisso. Os grandes objetivos do ser humano, sonhos da humanidade: A felicidade prpria e alheia; A construo de uma sociedade justa e solidria: denncia da injustia e a participao ativa na construo do bem comum. As vrias opes de vida e a Opo fundamental; O papel dos bens materiais na construo de projetos pessoais e o viver do esprito; Riscos e limitaes da procura da felicidade centrada apenas na preocupao do ter; Uma perspetiva equilibrada para a satisfao das necessidades materiais: o valor do estudo, do trabalho e do esforo; a importncia da partilha de dons e de bens.

2. Reconhecer os valores necessrios concretizao de projetos de vida verdadeiramente humanos.

G. Identificar os valores evanglicos.

3. Compreender a existncia de projetos O projeto de Abrao Ex 12: a descoberta de um Deus nico e relacional. de vida na experincia de encontro O projeto de S. Paulo a descoberta de Cristo como eixo orientador da vida. com Deus. A parbola dos talentos (Mt25, 14-29). 4. Reconhecer a f em Deus como eixo central da construo de projetos de vida humanizadores e justos. A crena/f como fonte de felicidade. O princpio da felicidade humana: o amor a Deus e ao prximo (Judasmo/Cristianismo); o amor aos inimigos (Cristianismo); a prtica da justia, da verdade e das boas obras (Islamismo);
66

B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da histria.

a superao da dor e infelicidade humanas (Budismo); a realizao do Dharma (Hindusmo); a preservao da ordem csmica e do fator humano (Confucionismo). A esperana, a alegria e a confiana na realizao prpria e dos outros (Rm 12, 9-18).

67

You might also like