You are on page 1of 10

RESOLUO N024/CAT/CCB/98 (revoga a Resoluo n023/CAT/CCB/97).

DISPE SOBRE: Emprego de tanques estanques em instalaes prediais de gs canalizado para edificaes comerciais e residenciais. Considerando os avanos tecnolgicos e a tendncia de mercado, que dever, gradativamente substituir o sistema convencional de suprimento de GLP para consumo comercial e industrial; Considerando que as Normas de Segurana pertinentes ao tema, so esparsas e no abordam o assunto com a profundidade necessria no tocante aos aspectos relativos a proteo contra incndio; Considerando o disposto nos termos do Art. 604 das Normas de Segurana Contra Incndio, Decreto n4909/94 e anexos. O Comandante do Corpo de Bombeiros da PMSC, resolve: Estabelecer as seguintes medidas preventivas para emprego de tanques estanques para suprimento de GLP em instalaes prediais. SEO I DA CONCEPO DO EMPREGO DE TANQUES ESTANQUES Art. 1 - Para efeito desta Resoluo entende-se como tanque estanque, todo e qualquer recipiente, destinado a armazenar gs liqefeito de petrleo (GLP), para fins de recarga e consumo em recipientes estacionrios ou transportveis utilizados com estacionrios. Pargrafo nico - A adaptao de sistemas que fazem uso de tanques transportveis para sistemas que utilizam tanques estanques, devem atender os dispositivos previstos nesta Resoluo. Art. 2 - O emprego de tanques estanques em instalaes prediais dever ser precedido de projeto preventivo (ver Seo VI desta Resoluo) previamente aprovado junto ao Corpo de Bombeiros, tanto para instalaes novas, quanto para adaptaes de instalaes j existentes. Pargrafo nico - As prescries desta Resoluo, podero ser aplicadas s instalaes, equipamentos, instrumentos ou estruturas que j existiam ou tiveram sua construo e instalao aprovadas anteriormente data de publicao desta Resoluo, desde que no venham colocar em risco a vida, a segurana da edificao, e das edificaes adjacentes. Art. 3 - Esta Resoluo no se aplica a edificaes industriais, por ausncia de legislao federal do Departamento Nacional de Combustveis (DNC) que contemple ou preveja tal situao. Pargrafo 1 - As edificaes industriais sero analisadas por legislao internacional devidamente traduzida. Pargrafo 2 - Recomenda-se, que as instalaes deste sistema em edificaes residenciais unifamiliares, devam seguir, por medida de segurana, o disposto nesta Resoluo. Art. 4 - Limita-se em 8,00 m3 (oito metros cbicos) ou 4320 Kg (quatro mil trezentos e vinte quilogramas), a capacidade mxima de armazenagem de GLP, para edificaes residenciais e comerciais. Art. 5 - A locao dos tanques dever obedecer os seguintes critrios:

I - Tanque de superfcie: Instalado diretamente sobre o solo ou sobre suportes rente ao cho, ou ainda isolados por paredes e coberturas corta fogo; II - Tanque aterrado: Recoberto de terra compactada, com no mnimo 0,30 m (trinta centmetros) de espessura em qualquer ponto do costado do recipiente; III - Tanque enterrado: Instalados a uma profundidade mnima de 0,30 m, (trinta centmetros) medida entre a tangente do topo do recipiente e o nvel do solo. Pargrafo nico - Os tanques estanques devem ficar situados na rea externa fora da projeo vertical das edificaes, sendo proibido a sua instalao em forros e terraos de coberturas. Art. 6 - O emprego de tanques estanques, alm do disposto nesta Resoluo, deve atender tambm o previsto nos Artigos 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 94, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104 e 105 (facultativo) das NSCI/94, conforme o tipo de locao do tanque. 1 - Faculta-se a adoo do previsto no Artigo 98 das NSCI/94, com as adaptaes que se fizerem necessrias, sem que haja prejuzo das demais exigncias previstas nesta Resoluo, executando-se as condies de afastamento prescritas no Art. 90 das NSCI/94 e perfeitamente atendida pela adaptao feita. 2 - As portas das centrais de gs para tanques estanques, devero ser metlicas, em venezianas, com a distncia de 8 mm entre as placas, abrindo no sentido do fluxo de sada, com dimenses compatveis com o tanque a ser instalado. 3 - Dever ser mantido um espao livre mnimo de 0,50 m (cinqenta centmetros) na parte frontal dos tanques estanques de superfcie isolados por cobertura e parede corta fogo. 4 - As capacidades extintoras para as centrais de gs, devero ser instaladas prximas a estas, obedecendo o caminhamento previsto no Art. 34 das NSCI/94. Art. 7 - O GLP no pode ser canalizado em fase lquida no interior das edificaes. Art. 8 - A presso do tanque de projeto para emprego de tanques estanques de 17 Kgf/cm2(dezessete quilogramas for por centmetro quadrado). Art. 9 - As instalaes devem permitir o reabastecimento dos tanques sem a interrupo da alimentao de gs aos aparlhos de utilizao(queima). Art. 10 - Nas instalaes dos tanques estacionrios expressamente proibida a armazenagem de qualquer outro tipo de material, bem como outra utilizao diversa da instalao. SEO II DOS TANQUES Art. 11 - Os tanques estacionrios e transportveis utilizados como estacionrios para armazenamento de GLP, devem ser contrudos de acordo com as Normas ASME (The American Society of Mechanical Engineers), Seo VIII, divises 1 e 2 ou DIN ou BS ou UNI ou AFNOR. Art. 12 - Os tanques devem ser identificados atravs de placa metlica afixada em local visvel, contendo gravaes indelveis, com as seguintes informaes:

I - Identificao da norma ou cdigo de construo; II - Marca do fabricante e data de fabricao; III - Capacidade volumtrica total do recipiente em litros; IV - Presso de projeto e de ensaio, em MPA(mega pascal) ou Kgf/cm2(quilograma fora por centmetro quadrado) ou PSI (Libra por polegada quadrada); - rea total da superfcie externa, em m2(metro quadrado); Pargrafo nico - Os tanques devem ser submetidos a teste de presso a cada cinco anos, ficando este a cargo da empresa reabastecedora. Art. 13 - Na instalao de mais de um tanque, exceto aqueles isolados por parede e cobertura cota fogo, deve-se obedecer o que segue: I - Podem ser instalados em grupos de no mximo seis, sendo o afastamento mnimo entre os grupos de 7,50 m(sete metro e cinqenta centmetros); II - Devem ser instalados lado a lado, nunca uns sobre outros; III - Quando suas capacidades unitrias forem maiores que 1,00 m3(um metro cbico), ou 540 Kg (quinhentos e quarenta quilogramas), devem permanecer afastados entre si, numa distncia mnima de 1,00 m(um metro). Art. 14 - Os tanques devem ser equipados com indicador de nvel do lquido, dispositivos de segurana e demais instrumentos necessrios, adequados para o trabalho com a presso de 17 Kgf/cm2(dezessete quilogramas fora por centmetro quadrado). Pargrafo nico - proibido a utilizao de medidor de nvel tipo coluna de vidro. Art. 15 - Os tanques no podem ser localizados dentro das bacias de proteo ou diques de reservatrios de lquidos inflamveis nem to pouco no interior de edificaes ou ainda em locais sujeitos a temperaturas excessivas ou acmulo de gua de qualquer orige. Art. 16 - Os tanques devem ser assentados em bases ou suportes estveis, de material incombustvel, sendo dimesionados para suportarem o seu peso mais o peso do volume total dos recipientes com gua. Art. 17 - Os tanques devem ser assentados em bases ou suportes, de modo que sejam permitidos os trabalhos de expaso e contrao dos recipientes, de forma a evitar concentrao excessiva de tenses nas superfcies de contato. Pargrafo nico - No ser exigido a instalao de estrado de madeira sob os tanques de superfcie, isolados por paredes e cobertura corta fogo. Art. 18 - As superfcies de contato entre os recipientes e os suportes ou bases devem ter proteo adequada contra corroso. Art. 19 - Os tanques devem ter sua superfcie externa tratada contra agentes climticos e atmosfricos por meio de pinturaou outro meio adequado.

Art. 20 - Um tanque pode conter, no mximo, duas sadas tamponadas sem utilizao. Art. 21 - Os tanques enterrados devem ser assentados em fundaes estveis e firmes, sendo devidamente ancorados e circunados por areia apiloada. Art. 22 - Todo tanque deve possuir um medidor de nvel do lquido apropriado para uso de GLP. Tais medidores devem: I - Ser dimensionados para uma presso de projeto de 17 Kgf/cm2(dezessete quilograma fora por centmetro quadrado) II - Indicar o enchimento mximo do recipiente em relao a densidade do produto, em vrias faixas de temperaturas; III - No caso de indicadores fixos de nvel mximo, o comprimento da haste captora deve ser calculada para 85%(oitenta e cinco por cento da capacidade volumtrica do recipiente. Art. 23 - Os tanques aterrados e/ou enterrados devero ser protegidos com nodos galvnicos, quando a resistividade eltrica do solo for menor que 6.000 ohm/cm(seis mil ohms por centmetro), e com sistemas por corrente impressa quando a resistvidade eltrica do solo for mais alta. Pargrafo nico - Para instalaes de tanques enterrados e aterrados, dever ser apresentado teste de resistividade eltria do solo assinada por tcnico. SEO III DAS VLVULAS, CONEXES E DISPOSITIVOS DE SEGURANA Art. 24 - Os dispositivos de segurana dos tanques devem situar-se fora das edificaes em atmosfera ventilada e distar no mnimo a 1,50 m(um metro e cinqenta centmetros), medido horizontalmente de qualquer abertura que nas edificaes ou terreno, se situem em nvel inferior ao dispositivos de segurana. Art. 25 - Todo material de fcil combusto que se situar em nvel inferior aos dispositivos de segurana dos recipientes deve ser removido a uma distncia mnima de 3,00 m(trs metros) destes. Art. 26 - O(s) recipiente(s) e o dispositivo de regulagem inicial da presso do gs, devem ser instalados, no exterior das edificaes. Art. 27 - A tubulao de recebimento de GLP deve ser provida de um sistema de segurana situado prximo dos engates das mangueiras, com a finalidade de evitar vazamentos do produto em caso de rompimento de algum acessrio (mangueira, vlvula, tubulao, etc.), ou atender ao previsto no Art. 33. Art. 28 - A tubulao destinada ao recebimento do GLP, logo aps a mangueira, deve ser provida de um dispositivo ou sistema para despressurizao desta aps a operao de descarga. A despressurizao para a atmosfera somente ser feita atravs de um orifcio com dimetro mximo de 3 mm(trs milmetros) Art. 29 - As tomadas terminais, quando se tratar de tanques enterrados, no podem ser instalados em galerias subterrneas. Estas devem estar localizadas em cabine prpria no recipiente e ao nvel do solo.

Art. 30 - vedada a instalao das tomadas de abastecimento em caixas ou galerias subterrneas e prximas de depresses do solo, valetas para captao de guas pluviais, aberturas de dutos de esgoto ou aberturas para acesso a compartimentos subterrneos. Art. 31 - As vlvulas devem ter estampadas em seu corpo a classe de presso, o dimetro, a marca do fabricante e a indicao do sentido do fluxo quando necessrio. Art. 32 - As vlvulas de bloqueio devem situar-se o mais prximo possvel das aberturas dos recipientes e pontos de abastecimento ou transferncia, com exceo das aberturas destinadas as vlvulas de segurana e medidores de nvel. 1 - permitido a colocao da vlvula de 1 estgio junto ao corpo do tanque, ficando facultativo a sua instalao dentro do abrigo para conjunto de controle de manobras, a critrio de cada companhia de gs, no se permitindo a utilizao de presso superior a 1,5 Kg/cm2 no interior da edificao. 2 - Caso a vlvula fique instalada junto do corpo do tanque, dever ser instalados os outros equipamentos dentro do abrigo do conjunto de controle e manobras (manmetro, registro de fecho rpido e te plugado). Art. 33 - No caso de um trecho de tubulao destinada a conduzir GLP na fase lquida ficar confinado por duas vlvulas de bloqueio, deve ser instalada no respectivo trecho, uma vlvula de alvio. Art. 34 - Todas as aberturas dos tanques devem possuir vlvulas automticas de excesso de fluxo ou vlvula de bloqueio com comando a distncia, excetuando-se as aberturas tamponadas e as destinadas a: I - Vlvula de segurana; II - Medidores de nvel; III - Manmetros, quando a abertura do recipiente possuir dimetro menor que 1,40 mm(um milmetro e quarenta dcimos). Art. 35 - As vlvulas de segurana devem ter comunicao direta com a fase vapor do GLP, contido no tanque. Art. 36 - As vlvulas de segurana devem ser dimensionadas e ajustadas de forma que sua descarga mnima e sua presso de abertura sejam as estabelecidas na norma do fabricante do recipiente. Art. 37 - vedada a instalao de vlvulas de bloqueio interpostas entre as vlvulas de segurana e o recipiente exceto no caso de coletores com vrias vlvulas de segurana. Neste caso, deve-se permitir que: I - Ao se obstruir a via de admisso de uma das vlvulas de segurana, as vias de admisso das demais permaneam impossibilitadas de serem obstrudas; II - As vlvulas de segurana que permanecem com suas vias de admisso desobstrudas, assegurem a descarga mnima requerida.

Art. 38 - As vlvulas de segurana devem ser instaladas de modo a evitar a violao de sua regulagem. Art. 39 - As descargas das vlvulas de segurana devem ser situadas com afastamento mnimo de 3,00 m(trs metros) , medidos no plano horizontal, das aberturas das edificaes situadas em nvel inferior da descarga. Art. 40 - As tomadas de descarga (reabastecimento) devem ser protegidas contra danos por efeito de manobras irregulares e agentes fsicos. Pargrafo nico - Os tanques com capacidade unitria superior a 1,00 m3(um metro cbico) ou 540 Kg (quinhentos e quarenta quilogramas), devero possuir vlvula de retirada de GLP tipo "Chek Look". Art. 41 - As vlvulas utilizadas do sistema devem ser de material compatvel com o GLP e de classe de presso apropriada para resistir as condies de projeto, (17 Kgf/cm2(dezessete quilograma fora por centmetro quadrado)). vedado o emprego de ferro fundido. Art. 42 - A central de gs com tanque(s) de superfcie (instalado(s) diretamente sobre o solo ou sobre suportes rente ao cho), aterrado(s) ou enterrado(s), deve ser delimitada atravs de cerca de tela, gradil ou elemento vazado com 1,80 m (um metro e oitenta centmetros) de altura, contendo no mnimo dois portes em lados opostos ou locados, sempre assegurando a ventilao da rea e sendo posicionado pelos seguintes afastamentos: I - 1,50 m dos tanques com capacidade unitria at 5,50 m3; II - 3,00 m dos tanques com capacidade unitria entre 5,60 m3 e 8,00 m3. Pargrafo nico - As distncias tomam como referncia a projeo horizontal do costado do recipiente sobre o solo. SEO IV DOS AFASTAMENTOS Art. 43 - Os tanques de superfcie, instalados diretamente sobre solo ou sobre suportes rente ao cho, devem ser localizados de forma a manter-se afastados da projeo vertical das edificaes ou ainda de propriedade que possa ser edificada, numa distncia igual ou superior a da tabela abaixo: CAPACIDADE DO RESERVATRIO (Kg) At 540 De 541 a 1080 De 1081 a 2970 De 2971 a 4320 AFASTAMENTO MNIMO(m) 0,00 1,50 3,00 7,50

1 - Todos os afastamentos tomam como referncia a projeo do costado do recipiente sobre o plano horizontal, para as centrais de gs, delimitadas por cerca. 2 - Os tanques de superfcie (isolados por paredes e cobertura corta fogo), devero obedecer os afastamentos previstos no Art. 90 das NSCI/94, tendo como referncia a parede da central. Art. 44 - Os tanques aterrados e os enterrados adotam a mesma tabela do artigo anterior, com os afastamentos reduzidos metade. Art. 45 - Os tanques de superfcie (instalados diretamente sobre o solo ou sobre suportes rente ao cho) devem ainda observar os seguintes afastamentos da tabela abaixo:
TANQUE DE SUPERFCIE 15,00 7,50 7,50 15,00 15,00 15,00 100,00 7,50 15,00 30,00 3,00 3,00 TANQUE ATERRADO 10,00 5,00 5,00 10,00 15,00 10,00 100,00 3,00 10,00 15,00 3,00 3,00 TANQUE ENTERRADO 10,00 5,00 5,00 10,00 15,00 10,00 100,00 3,00 10,00 15,00 3,00 3,00

DISCRIMINAO ESCOLA FBRICAS ESGOTOS * CINEMAS LINHAS ELTRICAS A.T. OFICINAS FERROVIAS PASSEIO IGREJAS ESTRADAS CAMINHO RECARREGADOR QUALQUER FONTE DE IGNIO, INCLUSIVE ESTACIONAMENTO DE VECULOS DEPSITO DE INFLAMVEIS OU COMBURENTE DEPSITO DE HIDROGNIO

6,00 15,00

6,00 15,00

6,00 15,00

* Caixas de passagem, ralos, valetas de captao de guas pluviais, aberturas de dutos de esgoto, ou aberturas para compartimentos subterrneos. Pargrafo nico - Os tanques de superfcie isolados por paredes e cobertura corta fogo devem ainda observar os afastamentos da tabela abaixo: DISTNCIA MNIMAS DE SEGURANA (M) 3,00 3,00

DISCRIMINAO Material de fcil combusto Fonte de ignio

Depsito de materiais inflamveis ou comburentes Depsito de hidrognio Rede eltrica

6,00 15,00 3,00

Art. 46 - Os pontos de reabastecimento devero ser localizados no exterior das edificaes dentro da rea delimitada da central, ou outro local especfico devidamente demarcado obedecendo os seguintes afastamentos: I - 3,00 m (trs metros) das edificaes; II - 3,00 m (trs metros) de vias pblicas; III - 6,00 m (seis metros) de outros tanques e/ou reservatrios que contenham fludos inflamveis; IV - 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros) de ralos, rebaixos ou canaletas e dos veculos abastecedores; V - 3,00 m (trs metros) de materiais de fcil combusto e pontos de ignio; VI - 3,00 m (trs metros) de aparelho de ar condicionado; VII - 3,00 m (trs metros) de aberturas de edificaes. Pargrafo nico - Os afastamentos previstos neste artigo tambm devem ser observados em relao a posio do veculo durante a operao de descarga(reabastecimento), exceto o Inciso II quando o veculo posicionar-se no logradouro pblico, devendo neste caso observar as legislaes pertinentes (municipal e de trnsito). Art. 47 - Os afastamentos dos tanques entre si obedecem o disposto no Artigo 13 desta Resoluo. Art. 48 - Os dispositivos de segurana obedecem ainda os afastamentos previstos nos Artigos 24, 25, 26, 27, 29, 30, 32 e 39 desta Resoluo. SEO V DA SINALIZAO DE SEGURANA Art. 49 - A rea de locao dos tanques (exceto os isolados por paredes e cobertura corta fogo) dever possuir a seguinte sinalizao: Placa com inscrio "PERIGO", "INFLAMVEL" e "PROIBIDO FUMAR" nas dimenses mnimas de: 0,40 m(quarenta centmetros) x 0,30 m(trinta centmetros), com letras (mnimo) em dimenso de 0,04 m(quatro centmetros) x 0,07 m(sete centmetros) trao de 0,015 m(um centmetro e meio), em cor preta sobre fundo amarelo. As placas devero ser locadas de tal modo que possam ser visualizadas de qualquer direo de acesso a rea dos tanques. Art. 50 - O ponto de descarga (reabastecimento) ter sinalizao prpria, idntica a estabelecida no artigo anterior. Pargrafo nico - Fica isento de sinalizao o ponto de descarga que se localizar dentro da rea j sinalizada para locao do tanque.

Art. 51 - O veculo, quando estacionado para operao de reabastecimento (recarga de GLP) dever: I - Ter rea adjacente isolada por cabos ou fitas; II - Ter placas locadas e voltadas na direo de fluxo de pblico com os dizeres "REABASTECIMENTO GLP" e "CUIDADO NO FUME", nas dimenses mnimas de: 0,40 m(quarenta centmetros) x 0,30 m(trinta centmetros), com letras em dimenses 0,04 m(quatro centmetros) x 0,07 m(sete centmetros) trao de 0,015 m(um centmetro e meio), em cor preta sobre fundo amarelo; III - Dispor de sinalizao luminosa que o identifique como veculo especial. Esta deve estar acionada sempre que estiver em operao de reabastecimento ( giroflex em cor amarela ); IV - Possuir calos para os pneus quando da operao de reabastecimento; V - Possuir rdio comunicao normal para comunicao entre os operadores, prova de exploso. Pargrafo nico - As operaes de reabastecimento s podero ocorrer antes do por do sol e depois do nascer do sol. SEO VI DO PROJETO PREVENTIVO Art. 52 - O projeto preventivo dever ser elaborado por profissional habilitado incluindo ART de projeto e execuo. Art. 53 - Conforme a locao dos tanques, o previsto nos artigos 84, 88, 89, 90, 98, 99, 100, 101, 102 das NSCI/94 e nos artigos 5, 12, 13, 14, 16, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49 e 50 desta Resoluo devero constar em detalhes (desenho nas pranchas do projeto preventivo). Art. 54 - Conforme a locao dos tanques, o previsto nos artigos 91, 103 e 104 das NSCI/94 e nos artigos 8, 10, 11, 18, 19, 23, 31, 37 e 38 desta Resoluo devero constar das pranchas do projeto preventivo. Pargrafo nico - A critrio do CB, em funo de caractersticas prprias de cada processo, podero outros dispositivos, serem excepcionalmente solicitados em detalhes e/ou especificaes. Art. 55 - O disposto nesta seo, visa estabelecer um padro mnimo de anlise e no isenta o projetista e/ou o executor de observar demais artigos desta Resoluo e das NSCI/94, no relacionadas nos artigos de n 53 e 54 desta Resoluo. SEO VII DA VISTORIA Art. 56 - As vistorias sero realizadas tendo como referencial o projeto aprovado, as NSCI/9, esta Resoluo e a obra executada.

Art. 57 - Todos os dispositivos de segurana constante do projeto devero ser objeto da vistoria. Art. 58 - Conforme a locao dos tanques, o disposto nos artigos de n 84, 88, 89, 90, 98 e 100 das NSCI/94 e de n 1, 7, 8, 10, 11, 12, 14, 15, 19, 20, 21, 29, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49 e 50 desta Resoluo, sero cobradas e verificadas somente em fase de vistoria. Art. 59 - Demais aspectos no relacionados nesta seo, no sero vistoriados pelo CB, ficando sob responsabilidade do executor.

You might also like