You are on page 1of 4

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA REGIONAL DE ENSINO METROPOLITANA A DIRETORIA EDUCACIONAL/PIP CBC BELO HORIZONTE MG

Banco de Itens (9 ano) SIMAVE - PROEB


Item P090011A8 Leia o texto. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco Na pia a menininha escova os dentes escova os dentes No arroio a lavadeira bate roupa bate roupa bate roupa at que enfim se desenrola toda a corda e o mundo gira imvel como um pio. Mrio Quintana. Apontamentos de histria sobrenatural (1987). Esse texto trata, principalmente, A) da descrio de atividades. B) de aes feitas no dia-a-dia. C) dos trabalhos feitos em casa. D) do movimento rtmico do pio.

Item P050109A8 Leia o texto. Casa de PET e isopor A construo de 4 moradias suficiente para consumir 5.000 garrafas PET e 120m de isopor que iriam para o lixo. Essa tecnologia, desenvolvida pelo CEFET Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran, produz blocos fabricados com cimento, areia, isopor em vez de brita e garrafas de refrigerante (PET). A estrutura dos blocos dispensa ainda o uso de diversos itens na construo, como o chapisco e o reboco; gerando ainda mais economia de mo-de-obra e energia, e barateamento em cerca de 30% o custo final da obra. Revista Semeando - Edio anual ano 2 2007- pg. 38 Esse texto indica que o uso de PET e isopor em construes A) resolve o problema de moradia. B) bom para o meio ambiente. C) gera empregos. D) economiza tempo.

Item P090006A8 Leia a tirinha

De acordo com essa tirinha, o colega de Mafalda A) conformado. B) indiferente. C) orgulhoso. D) questionador. Leia o texto e responda. O acar O branco acar que adoar meu caf nesta manh de Ipanema no foi produzido por mim nem surgiu dentro do aucareiro por milagre. Vejo-o puro e afvel ao paladar como beijo de moa, gua na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este acar no foi feito por mim. Este acar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira dono da mercearia. Este acar veio de uma usina de acar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina.

Este acar era cana e veio dos canaviais extensos que no nascem por acaso no regao do vale. Em lugares distantes, onde no h hospital nem escola, homens que no sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria acar. Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este acar branco e puro com que adoo meu caf esta manh em Ipanema. Ferreira Gullar. Dentro da noite veloz.

No texto, o acar comparado a A) uma manh em Ipanema. B) um milagre em Ipanema. C) um jardim cheio de flores. D) um beijo de moa.

Item P090024A8 Leia o texto e responda s questes. A natureza em risco: extino Fragmento Extinguir significa fazer com que uma coisa desaparea para sempre. Essa palavra, infelizmente, est sendo muito usada para descrever a triste situao de muitos animais na face da terra. Voc, com certeza, j ouviu dizer que as baleias, os tigres, as onas esto correndo risco de extino. [...] Muitas vezes, a extino causada pela introduo, em uma certa regio, de um espcie que no vivia l. Se essa espcie for agressiva poder acabar com os outros animais da regio. Por isso, no aconselhvel introduzirmos animais de um certo pas em outro, sem antes sabermos quais as consequncias que isso pode acarretar. Um exemplo de extino o dod, uma ave grande que vivia na Ilha Maurcio, no Oceano ndico. Com a chegada dos colonizadores europeus, as populaes dessa ave comearam a diminuir. Ela era grande e no conseguia voar, por isso se tornou um alvo fcil para os caadores. O homem, sem se preocupar em preserv-la, acabou eliminando essa ave preciosa. O ltimo dod foi visto em 1681. [...] Bragana Jornal Dirio, 29/03/2000. Suplemento infantil. Adaptado. O dod era um alvo fcil para os caadores porque A) era muito agressivo. B) era uma ave diferente. C) tinha dificuldade de voar. D) tinha vindo de outra regio.

Item P050080A8 Leia o texto. Um pouco antes do rio Negro encontrar com o Solimes o barco parou. E quem quisesse podia dar um mergulho. Minha irm estava distrada, ento eu sa de perto e me joguei. S que eu tinha visto que uns carinhas estavam mergulhando do teto do barco. Ento, eu, todo metido, subi no teto do barco. E foi de l que eu mergulhei. Do teto do barco eu mergulhei na gua escura do rio Negro feito uma flecha atirada de um arco por um ndio guarani. Eu fui indo, indo e indo para baixo. E continuei indo. Parecia que eu no ia nunca acabar de ir. SOUZA, Flvio. Jack Brodski no corao da Amaznia. Companhia das letrinhas. p.31.Fragmento. No trecho Eu mergulhei feito uma flecha atirada de um arco por um ndio guarani, a expresso destacada indica que o mergulho foi A) perfeito. B) perigoso. C) rpido. D) trgico.

Item P050013A8 Leia o texto. A, a filha do intelectual, que nunca tirava o primeiro lugar na escola, chega em casa e pergunta ao pai: Pai, voc sabe qual a ltima? O pai pensou um pouco e disse: No filha, qual ? E a filha: Eu. (Anedotinhas doBichinho da Ma. Ziraldo. 1988) O pai entendeu que a ltima era A) a escola. B) a filha. C) uma casa. D) uma novidade.

Item P050111A8 Leia o texto O discutvel amigo O homem o maior amigo do co... H um pouco de ironia, claro, nessa verdade. A coleira que o diga. Poucos animais tm, como o homem o instinto da propriedade, o sentido de posse. Pelo que eu observei, ao longo do meu latir pela vida, a frase devia ser modificada: o homem o maior amigo do seu co. Gosta do que dele, raramente suporta o dos outros. Mas h milhes de ces pelo mundo afora com um homem, ou toda uma famlia, a seu favor. s vezes tratados como ces. s vezes reconhecidos como gente. Principalmente quando na famlia h essa coisa boa que chamam criana. LESSA,Orgenes Confisses de um vira-lata. Rio de Janeiro. Ediouro.28.09.1972. Esse texto mostra a opinio de A) uma criana. B) uma famlia. C) um cachorro. D) um homem.
Referncia:
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educao. Boletim Pedaggico de Avaliao da Educao: SIMAVE/PROEB 2008 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v. 2 (jan/dez. 2008), Juiz de Fora, 2008 Anual Editor: Anderson Crdova Pena (P. 54 at 80) Contedo: v.1. 9 ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 1. Ensino Fundamental - Avaliao - Peridicos

You might also like