You are on page 1of 3

RACIOCNIO LGICO COMEANDO DO ZERO RACIOCNIO LGICO Bruno Villar TABELA VERDADE uma maneira prtica de organizar os valores

res lgicos de uma proposio simples ou composta. O nmero de linhas de uma tabela verdade fornecido pela expresso 2n , onde o n o nmero de proposies simples (distintas) componentes e o 2 representa o nmero de valores lgicos possveis (V ou F). Dica : A frmula 2n ser usada para descobrir o total de linhas ou saber a quantidade de valoraes de uma proposio lgica. Exemplos: p : 2 = 2 linhas. p V F

de linhas 2 A 1 coluna calculada da seguinte forma: O resultado obtido fornecer a interpolao da valorao (a seqncia de V e F) das linhas da tabela.
No exemplo acima ficou na seqncia V- F pois o resultado foi 1.

total

o resultado da coluna anterior 2 Da 2 coluna em diante a forma : Esse processo ser repetido at chegar na ltima coluna que ter como resultado 1.

TREINAMENTO 1.(CESPE) Se A, B, C e D forem proposies simples e distintas, ento o nmero de linhas da tabelaverdade da proposio (A B) (C D) ser superior a 15.

2. (CESGRANRIO 2010) Uma tabela verdade de proposies construda a partir do nmero de seus componentes. Quantas combinaes possveis ter a tabela verdade da proposio composta "O dia est bonito ento vou passear se e somente se o pneu do carro estiver cheio."? (A) 1. (B) 3. (C) 6. (D) 8. (E) 12.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

RACIOCNIO LGICO COMEANDO DO ZERO RACIOCNIO LGICO Bruno Villar 03. (CESPE 2009) Considerando que, alm de A e B, C, D, E e F tambm sejam proposies, no necessariamente todas distintas, e que N seja o nmero de linhas da tabela-verdade da proposio [A (B C)] [(D E) F], ento 2 N 64. Gabarito 01.Certo 02.D 03.Certo Construo da tabela verdade. 01. Se a expresso lgica envolvendo R e T for (R T) R, a tabela-verdade correspondente ser a seguinte.

02. Se a expresso lgica envolvendo R e T for (R T) ( R), a tabela-verdade correspondente ser a seguinte.

03. (CESPE) Se A e B so proposies simples, ento, completando a coluna em branco na tabela abaixo, se necessrio, conclui-se que a ltima coluna da direita corresponde tabela-verdade da proposio composta A (B A).

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

RACIOCNIO LGICO COMEANDO DO ZERO RACIOCNIO LGICO Bruno Villar

) Certo

) Errado

04. Na tabela abaixo, a ltima coluna da direita corresponde tabela verdade da proposio (A) B (A B).

05. (CESPE) Considere que P, Q e R sejam proposies lgicas e que os smbolos , , e representem, respectivamente, os conectivos ou, e, implica e negao. As proposies so julgadas como verdadeiras V ou como falsas F. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes relacionados a lgica proposicional. A ltima coluna da tabela-verdade abaixo corresponde proposio (P R) Q.

01-Errado 02-Certo 03-Errado 04-Errado 05-Errado

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

You might also like