You are on page 1of 5

Projeto Meio Ambiente e Qualidade de Vida Animais em extino

Professoras: Mrcia Rosania e Viviane Piccini Maio de 2007

Justificativa
O Meio Ambiente um tema de grande importncia para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende das relaes existentes entre o homem e a natureza. Partindo deste pressuposto, torna-se essencial a elaborao de projetos escolares que visam a conscientizao das crianas, frente as problemticas a cerca da preservao do ambiente em que vivemos e, dentro desta perspectiva, a extino dos animais merece destaque, na busca pela perpetuao e conservao da biodiversidade presente em nosso pas. Portanto, ao desenvolver esse tema, temos como funo principal contribuir para a formao de atitudes de valorizao do patrimnio natural em compromisso com o bem-estar de cada um e de toda a sociedade. Cabe a cada um de ns preservar e proteger o meio ambiente. Ele o lugar em que vivemos. Cada ser vivo, seja animal ou vegetal, depende de seus recursos: ar, gua e solo para sobreviver. A escolha sua, preservar o meio ambiente dever de todos. Neste sentido, no ms de maio, daremos incio ao projeto Meio Ambiente e Qualidade de vida, que tem como objetivo destacar os animais em extino da fauna brasileira, relacionando-os a promoo da qualidade de vida.

Objetivo Geral
Despertar a conscincia para a conservao e preservao do ambiente em que vivemos.

Objetivos Especficos
Trabalhar visando atitudes, formao de valores, ensino e aprendizagem de habilidades; Desenvolver o respeito e o cuidado com os seres vivos; Identificar e conhecer os animais em extino; Perceber a relao entre a qualidade de vida e um ambiente saudvel; Refletir sobre a importncia dos seres vivos, especialmente dos animais para nossa qualidade de vida; Reconhecer atitudes de preservao e de valorizao do ambiente em que vivemos, ressaltando os animais extintos em nosso pas; Compreender a importncia da preservao da biodiversidade do Brasil como garantia de uma melhor qualidade de vida.

Contedos:
Leitura e produes de textos linguagem oral e escrita; Utilizaes de livros, reportagens, documentrios para descrever fatos e informaes sobre o assunto; Registro de informaes; Integrar atividades de portugus, matemtica, cincias sociais e cincia da Natureza.

Cronograma e desenvolvimento das atividades


Durante todo o ms de maio sero atividades interdisciplinares envolvendo: Textos (informaes); Produo de texto; Histrias em quadrinhos; Cruzadinhas; Caa-palavras; Escrita de palavras e frases sobre o tema; Musicas (Planeta Azul / Chitozinho e Xoror, Planeta gua / Guilherme Arantes, Planeta Terra / Xuxa, Aquarela); Pesquisas; Recortes de jornais e revistas; Acrsticos; Cartazes e murais; Pinturas; Dobraduras; Animais de sucatas;

Jogos e brincadeiras; Livros literrios; Fotos.

Avaliao
Sero avaliados todas as atividades desenvolvidas durante o ms de maio processualmente, por meio da observao e verificao do desempenho de cada aluno durante o desenvolvimento dos exerccios.

Finalizao
Dia 05/06/2007: Exposio. Cada srie organizar um stand no qual sero expostos os trabalhos realizados durante o ms. Tema: Meio ambiente e Qualidade de Vida. Durao: 1 ms.

You might also like