You are on page 1of 21

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010 _________________ Diretor de Ensino PAG - 1

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

41. O discurso ganhou maior fora argumentativa atravs da utilizao: (A) das reiteraes. (B) das comparaes. (C) da gradao. (D) do paralelismo. (E) das antteses. 42. A expresso conotativa na garganta do futuro (verso 9) pode ser classificada como um(a): (A) metonmia.

10,000 pontos distribudos em 40 itens 1a QUESTO LNGUA PORTUGUESA Leia o texto I, para solucionar os itens 01 a 04. TEXTO I Meu povo, meu poema 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Meu povo e meu poema crescem juntos como cresce no fruto a rvore nova No povo meu poema vai nascendo como no canavial nasce verde o acar No povo meu poema est maduro como o sol na garganta do futuro Meu povo em meu poema se reflete como a espiga se funde em terra frtil Ao povo seu poema aqui devolvo menos como quem canta do que planta (GULLAR, Ferreira. In. Toda poesia.2.ed. Rio de Janeiro: Civilizao, 1980.)

(B) eufemismo. (C) prosopopeia ou personificao. (D) ironia. (E) metfora. 43. Sobre o texto correto afirmar que est presente em todos os versos: (A) a preocupao do poeta com a natureza. (B) a dependncia do poeta em relao ao povo. (C) a semelhana da ao do poeta com a ao do povo. (D) o hermetismo do poeta em relao simplicidade do povo. (E) a dependncia da situao comunicativa do povo com o poeta. 44. Em No povo meu poema vai nascendo (verso 4), a expresso em negrito sugere uma ao durativa: (A) em que predomina ideia de intensidade. (B) para exprimir o momento de angstia vivido pelo eu-lrico. (C) realizada imediatamente antes da indicada na orao principal. (D) progressiva e acabada, mais acentuada porque est sendo reiterada. (E) que se realiza gradualmente em direo poca ou ao lugar em que o eu-lrico se encontra.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(E) objeto direto e preposio; objeto indireto e pronome pessoal. Leia o texto II, para solucionar os itens de 05 a 07. TEXTO II XLVI 1. 2. 3. 4. 5. 6. (...) Procuro despir-me do que aprendi, Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram, E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos, Desencaixotar as minhas emoes verdadeiras, Desembrulhar-me e ser eu, no Alberto Caeiro, Mas um animal humano que a Natureza produziu. (Fernando Pessoa) 47. Em (...) que aprendi, morfologicamente, como: (A) pronome demonstrativo. (B) pronome relativo. (C) conjuno integrante. (D) conjuno explicativa. (E) pronome interrogativo. 48. Assinale a proposio em que esto presentes nos vocbulos somente dgrafos. (A) Irresponsvel Manh Palha (B) Carro Pneu Aqurio (C) Assado Campo Mnemnico (D) Quero Onda Tem (E) Istmo Seco Digno 49. Analise as frases abaixo quanto concordncia e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. Porque entre ela e seu professor reina a amizade e a simpatia. II. Assustados com a violncia, procurava cada um proteger-se em suas casas. III. V. Ex. atenciosa, meu rei. IV. Banhada pelas guas da cachoeira, nus, a molecada raqutica, ria um riso solto. V. A ousadia toda poderosa do batalho venceu a fora inimiga. (A) Somente I e II esto corretas. (B) Somente I, II e III esto corretas. (C) Somente I, II e IV esto corretas. (D) Somente III, IV e V esto corretas. (E) Somente V est correta. (verso 1) o vocbulo em negrito funciona,

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 2

45. Assinale a afirmativa correta. (A) De acordo com o sentido que o autor quer dar a sua confisso, em: (...) com que me pintaram os sentidos, (verso 3) o sujeito me. (B) A conjuno em negrito em Mas um animal humano que a Natureza produziu. (verso 6) seleciona o argumento mais forte da escala orientada para a concluso. (C) Os vocbulos Desencaixotar (verso 4), verdadeiras (verso 4) e Desembrulhar (verso 5) passaram pelo mesmo processo de formao de palavras. (D) O vocbulo que do ltimo verso do poema funciona como sujeito da orao. (E) O vocbulo que, no primeiro verso funciona, sintaticamente, como sujeito de aprendi. 46. Em (...) Procuro despir-me do que aprendi, (verso 1), a funo morfossinttica das palavras em negrito , respectivamente: (A) objeto direto e pronome pessoal reto; objeto direto e pronome oblquo. (B) partcula integrante do verbo e pronome oblquo; objeto indireto e preposio. (C) pronome oblquo e objeto direto; combinao da preposio e objeto direto. (D) partcula integrante do verbo e pronome pessoal; objeto indireto e pronome demonstrativo.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(E) Todas as afirmativas esto corretas. 50. Analise as frases abaixo quanto regncia de alguns verbos e/ou nomes e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. Pedi-lhe que viesse logo. II. Entrei e sa das salas confuso e desorientado. III. O que no se justifica, o sentimento de desprezo por algum. IV. Ele era avesso a que mentissem para o professor. V. Digne-se em aceitar meu pedido de demisso. (A) (B) (C) (D) Somente I, III e IV esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente II e V esto corretas. Somente III e IV esto corretas. II.

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 3

52. Em relao s mobilizaes e greves operrias ocorridas no Brasil durante a Primeira Repblica, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. Reivindicavam melhores condies de trabalho e melhorias salariais, mas no apresentavam, ainda, um carter organizado que resultasse em efeitos significativos para a massa trabalhadora. Muitas inspiravam-se nas ideias anarquistas mas, at 1919, a maior parte das mobilizaes era organizada e liderada pelos representantes do Partido Comunista do Brasil, inspirados na Revoluo Russa de 1917. Por conta das grandes agitaes lideradas por operrios imigrantes, o governo promulgou uma lei, em 1907, que expulsava do pas o estrangeiro que ameaasse a segurana nacional ou a ordem pblica. Somente I e II esto corretas. Somente II est correta. Somente II e III esto corretas. Somente III est correta. Todas as afirmativas esto corretas.

III.

(E) Somente IV e V esto corretas. HISTRIA DO BRASIL 51. Quanto presena holandesa no nordeste brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. II. A primeira tentativa de conquista holandesa no Brasil ocorreu em 1624. O alvo era Salvador, a capital da colnia. Em 1630 os holandeses chegaram a Pernambuco, dominando, sem maiores problemas, Recife e Olinda, apesar dos preparativos de defesa efetuados pelos pernambucanos. No governo de Maurcio de Nassau no houve a menor preocupao com a reorganizao da produo aucareira, sendo esse administrador holands um forte aliado dos senhores de engenho de Pernambuco. Depois da sada de Maurcio de Nassau do Brasil, a administrao holandesa tornou-se dura e violenta. Somente I, II e III esto corretas. Somente I, II e IV esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente II e III esto corretas.

(A) (B) (C) (D) (E)

53. Analise as afirmativas sobre alguns acontecimentos do Governo Provisrio de Getlio Vargas e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. Foi promulgado o Cdigo dos Interventores, documento que legalizava a substituio dos governadores de estados por aliados civis indicados por Getlio Vargas. Suspenso da Constituio Republicana de 1891 com o fechamento dos rgos legislativos e a indicao de interventores militares para os estados. Ocorreu uma grave crise econmica por conta da desvalorizao do caf no mercado interno, que s foi superada aps um acordo comercial com os Estados Unidos, maiores importadores do caf brasileiro.

III.

II. III.

IV. (A) (B) (C) (D)

(A) Somente I est correta. (B) Somente I e III esto corretas. (C) Somente II est correta. (D) Somente II e III esto corretas.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(E) Somente III est correta. 54. Analise as afirmativas abaixo que se referem Guerra do Paraguai, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( )A proibio da navegao brasileira em guas paraguaias e a invaso do territrio do Mato Grosso pelas tropas de Solano Lpez foram o estopim deflagrador do conflito. )A assinatura do Tratado da Trplice Aliana, em 1865, representou uma derrota diplomtica para o Paraguai, que contava com a neutralidade do governo argentino e com o apoio da populao de Corrientes, provncia invadida naquele mesmo ano. )O recrutamento de combatentes para a guerra contava, entre outros meios, com a arregimentao de escravos que buscavam a alforria prometida pelo governo do Brasil, como recompensa pela luta nos campos de batalha. )A derrota paraguaia no conflito deveu-se, principalmente, ao despreparo do exrcito paraguaio e deficincia da economia daquele pas, altamente dependente do capital estrangeiro, sobretudo, da Inglaterra. )No que se refere ao Brasil, a vitria da Trplice Aliana fortaleceu o Exrcito e o sentimento de identidade nacional e, consequentemente, a figura do imperador D. Pedro II e da poltica imperial. VVFFV FVVFV FFVVF VVVFF VFVFF

(E) Conjurao Baiana.

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 4

56. Analise as afirmativas abaixo sobre alguns acontecimentos do governo de Eurico Gaspar Dutra, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( )Foi promulgada a Constituio de 1946 que estabelecia eleies diretas para os cargos executivos e legislativos municipais, estaduais e federais. )Houve o rompimento de relaes com a Unio Sovitica e o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade. )Foram priorizados os aspectos polticos aos econmicos e continuou assegurando as vantagens s elites agrrias em detrimento de um projeto modernizador. )Foi implantado um plano de metas, o Plano Salte, com nfase na produo de energia e na industrializao priorizando aspectos como sade, alimentao, transporte e energia. VVFV VFFV VVFF FVFF FVVV

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

57. Analise as afirmativas sobre o nacional desenvolvimentismo do governo de Juscelino Kubitscheck e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. II. III. IV. O Estado reafirmou o seu papel de promotor das melhorias de infraestrutura tendo como parceiros o capital privado nacional e o estrangeiro. Teve no Plano de Metas o seu principal projeto de desenvolvimento com a pretenso de realizar mudanas estruturais na economia e estimular o crescimento industrial. Criou a SUDENE no intuito de resolver problemas de ordem econmica e social da regio Nordeste. Apesar do carter modernizador na economia, politicamente o governo de Juscelino refletia a continuidade dos mecanismos eleitoreiros e da instabilidade poltica.

55. Um clima de tenso e revolta tomou conta das camadas mais altas da sociedade quando o governador da capitania, o Visconde de Barbacena, anunciou que haveria uma nova derrama. Ou seja, haveria uma nova cobrana forada de impostos atrasados. Os fatos do enunciado acima se aplicam ao movimento que atingiu o Brasil durante o sculo XVIII e que se denominou: (A) Revolta de Vila Rica. (B) Guerra dos Emboabas. (C) Guerra da Cisplatina. (D) Inconfidncia Mineira.

(A) Somente I, II e III esto corretas. (B) Somente I e II esto corretas.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010 _________________ Diretor de Ensino PAG - 5

(C) Somente I, III e IV esto corretas. (D) Somente II, III e IV esto corretas. (E) Somente II e IV esto corretas. 58. Relacione a coluna da direita com a da esquerda, identificando situaes e fatos que se referem aos presidentes em destaque e seus respectivos governos e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. PRESIDENTES 1. Jos Sarney 2. Fernando Collor de Mello 3. Itamar Franco 4. Fernando Henrique Cardoso ( ( ( ( SITUAES/FATOS )O Brasil reatou as relaes diplomticas com Cuba rompidas desde 1964. )Concentrao de medidas relacionadas estabilizao econmica e uma acentuada poltica de privatizaes. )Foi lanado o Plano Bresser, pacote econmico que congelava preos, aumentava tarifas pblicas e impostos e extinguia o abono salarial. )Foi implantado o Plano Real que criava uma nova moeda e a URV (Unidade Real de Valor), que funcionava como um indexador para realizar a transio entre o Cruzeiro e o Real. )Ocorreu a abertura do mercado brasileiro s importaes que pressionou a modernizao da indstria nacional para concorrer com os produtos estrangeiros. II.

59. A trajetria poltica do Brasil Republicano foi constantemente marcada por acirradas disputas eleitorais e partidrias. Analise as afirmativas abaixo em relao aos aspectos polticos da nossa histria nesse perodo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. O vis personalista da poltica nacional, desde a Primeira Repblica, tem se constitudo como um entrave plena representao poltica por se caracterizar, em algumas situaes, como um mecanismo eleitoreiro e de defesa de interesses pessoais. A pluralidade de partidos no Brasil representa o resultado de uma trajetria de consolidao dos ideais democrticos e representativos medida que permite a configurao de um quadro partidrio bastante amplo e diversificado. A homogeneizao ideolgica dos partidos polticos no Brasil est diretamente relacionada consolidao das vertentes neoliberais que tm se destacado, sobretudo, desde o final da dcada de 1980. O sistema eleitoral no Brasil considerado como um dos mais modernos do mundo, tendo no rgido sistema de filiao poltica um dos elementos que lhe garante essa condio, desde que obedecidos os prazos em relao s eleies e autorizada pelo TSE. A prtica de troca de partidos entre os polticos brasileiros foi alvo de muitos protestos ao longo da histria republicana, o que gerou inmeras propostas de reforma poltica com nfase na fidelidade partidria.

III.

IV.

V.

(A) 1 4 1 2 3 (B) 2 1 4 3 2 (C) 1 4 1 3 2 (D) 3 4 2 1 1 (E) 4 4 1 3 2

(A) Somente I e II esto corretas. (B) Somente I, II e V esto corretas. (C) Somente II, III e V esto corretas. (D) Somente II, IV e V esto corretas. (E) Todas as afirmativas esto corretas.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010 _________________ Diretor de Ensino PAG - 6

Leia o trecho abaixo para responder o item 20. No menos de seis mil casas de comrcio a retalho se acham em Pernambuco, e todas elas de estrangeiros: assim lojistas, quitandeiros, taberneiros, armazeneiros, trapicheiros, aucareiros, padeiros, casas de roupa feita, de calado, funileiros, tanoeiros e tudo estrangeiro. CASTRO, Therezinha. Histria documental do Brasil. 60. A citao acima se refere ao acontecimento ocorrido no ano de 1848, em Pernambuco, conhecido como Revoluo Praieira. Depreende-se da anlise do texto e do contexto histrico ao qual se refere que as principais causas daquele movimento foram: (A) A lusofobia fortalecida pelas ideias socialistas dos praieiros e o repdio a qualquer tipo de relao comercial com estrangeiros como forma de combate ao liberalismo econmico da poca. (B) O combate ao domnio oligrquico dos senhores de engenho e a presena portuguesa no Brasil com a radicalizao das ideias liberais pregadas pelas lideranas do movimento que, entre outras coisas, reivindicavam a abolio da escravido no Brasil. (C) A destituio do governo conservador da presidncia da provncia, aps ataque dos praieiros cidade de Recife e a implantao de um governo liberal, apoiado pelos comerciantes portugueses e contestado pelos senhores de engenho da regio. (D) A crise da produo aucareira e o fortalecimento poltico dos setores liberais senhores de engenhos menores, profissionais liberais, artesos, etc. que monopolizavam o grande comrcio local em detrimento do pequeno comrcio exercido por estrangeiros, principalmente, pelos portugueses. (E) A insatisfao com a centralizao poltica e o favorecimento do Centro-Sul; o combate ao domnio oligrquico dos grandes senhores de engenho e ao monoplio do comrcio pelos portugueses.

GEOGRAFIA DO BRASIL 61. Assinale a alternativa que representa uma das situaes adversas que afetaram o funcionamento do Mercosul. (A) (B) (C) (D) (E) Os alinhamentos polticos de cada pas com a Unio Europeia. A crise econmica e poltica que abalou a Argentina no incio desta dcada. Os acordos bilaterais da Argentina com os Estados Unidos. A crise do gs entre o Brasil e a Bolvia. As aproximaes entre a Venezuela e o Uruguai.

62. Sobre as consequncias da descentralizao industrial ocorrida no Brasil a partir da dcada de 1970, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) o Sudeste apresentou um aumento expressivo de indstrias com certificao ecolgica. o Centro-Oeste foi a regio que apresentou os maiores ganhos locacionais. o Norte aparece como destaque na abertura de postos de trabalho. o Sul apresentou o melhor desempenho relativo na gerao de empregos. o Nordeste foi a regio que mais se beneficiou deste processo.

63. A partir da dcada de 1980, a cidade de So Paulo, passou por um processo de perda relativa da sua participao industrial para outras regies do Estado de So Paulo e do Brasil. Pode ser associado a esta afirmativa a(s): (A) (B) (C) (D) (E) sua transio para cidade informacional. crise tecnolgica do final da dcada de 1980. ascenso de centros que rivalizaram o seu poder. constantes greves de trabalhadores do setor industrial. homogeneizao do desenvolvimento nacional.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(E)

a Serra dos Carajs no Amazonas e o Macio de Urucum em Tocantins, representam as mais importantes reas de explorao de minerais no metlicos do Brasil.

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 7

64. O desenvolvimento capitalista brasileiro criou condies para tornar a cidade de So Paulo uma metrpole com grande poder de centralizao, devido a caracterstica de: (A) (B) (C) (D) (E) ter se conurbado com a cidade do Rio de Janeiro, passando condio de megalpole. ser a nica cidade brasileira integrada a uma rede mundial de cidades. ser uma metrpole econmica e ter a contiguidade moderna. ter uma grande representao parlamentar e ser a Regio Metropolitana com o maior nmero de municpios. ter uma populao acima de 10 milhes de habitantes, em crescimento acelerado, e abrigar mais da metade dos estabelecimentos agroindustriais do pas.

Considere o mapa abaixo para responder os itens 27 e 28. Jurandir Ross props uma classificao do relevo brasileiro baseada em um conceito gentico utilizando a terminologia: Plancie, Planalto e Depresso. O mapa mostra estes vrios compartimentos.

65. Sobre a questo regional brasileira, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) a desintegrao entre todas as regies se d de forma homognea. o desenvolvimento do turismo no Nordeste aproximou esta regio do Sudeste. o Norte do Brasil pode ser equiparado, em desenvolvimento econmico, ao Centro-Oeste. o Sul vem passando por um persistente processo de desintegrao. Sul e Sudeste passam a ter um processo de integrao muito expressivo.

66. Sobre a questo dos recursos minerais no Brasil, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) a criao das estruturas estatais como a Companhia Siderrgica Nacional e Petrobrs foi importante para o crescimento do setor, apoiada em uma forte participao do capital privado. o primeiro Cdigo de Minas no Brasil fez importante ressalva explorao de bens minerais, reservando somente aos brasileiros sua explorao, aspecto ainda hoje mantido. o setor mineral no Brasil apresenta trs importantes segmentos: a metalurgia, a qumica e a indstria de cimento. dos vrios tipos de recursos minerais, os combustveis fsseis so os mais explorados no Brasil, respondendo a um percentual em torno dos 48% do valor da extrao.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(A)

Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaba (2) Bacia do Rio So Francisco (19) Altiplano da Borborema (10) Plancies e Tabuleiros Cambrianos (28) Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran (2) Bacia do Rio So Francisco (19) Planalto Nordestino (10) Tabuleiros Orognicos (28) Planaltos do Meio-Norte Nordestino (2) Bacias Dobradas do Paraba (19) Depresso da Borborema (10) Plancies e Tabuleiros Marinhos (28) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaba (2) Bacias Sedimentares do Apodi e Araguaia (19) Serra da Borborema (10) Depresses Perifricas do Litoral (28) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaba (2) Depresso Sertaneja e do So Francisco (19) Planalto da Borborema (10) Plancies e Tabuleiros Litorneos (28)

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 8

(B) (C) (D)

(E)

68. O corte C-D mostra a passagem por cinco unidades do relevo brasileiro. So elas: (A) Planaltos Residuais do Sudoeste Amaznico (5) Depresso Planltica Norte-Amaznica (13) Depresso Meridional Ocidental (12) Plancie do Rio Amazonas (23) Depresso Marginal de Sudeste (14) Planaltos Residuais Norte-Amaznico (5) Depresso Marginal NorteAmaznica (13) Depresso da Amaznia Ocidental (12) Depresso Marginal Sul-Amaznica (23) Tabuleiros Orognicos (14) Planaltos Residuais Norte-Amaznico (5) Depresso Marginal NorteAmaznica (13) Depresso da Amaznia Ocidental (12) Plancie do Rio Amazonas (23) Depresso Marginal Sul-Amaznica (14) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaba (5) Planaltos Residuais NorteAmaznico (13) Depresso Marginal Norte-Amaznica (12) Plancie do Rio Amazonas (23) Depresso Marginal do Pantanal (14) Planaltos Amaznicos (5) Tabuleiros Marginais (13) Depresso da Amaznia Ocidental (12) Plancie do Rio Amazonas (23) Depresso Marginal Sul-Amaznica (14)

(B)

(C)

(D)

(E)

67. O corte A-B representado no mapa define a passagem pelas seguintes unidades do relevo. 69. Relacione as diferentes massas de ar com as suas respectivas caractersticas e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010 _________________ Diretor de Ensino PAG - 9

MASSAS DE AR ( .1 Tropical Continental .2 Equatorial Continental .3 Equatorial Atlntica .4 Tropical Atlntica .5 Polar Atlntica ( (

CARACTERSTICAS ) quente e mida e vem do Atlntico Norte. Forma os ventos alseos de nordeste. Sua principal atuao no litoral das Regies Norte e Nordeste. ) fria, mida e originria do Atlntico Sul. Durante o inverno encontra-se bastante fortalecida. ) quente e mida e vem do Atlntico Sul. Forma os ventos alseos de sudeste. Atua principalmente na faixa atlntica leste do Brasil. ) quente e seca, surge na Depresso do Chaco. Sua rea de influncia parte da Regio Sul e Sudeste, e a Regio CentroOeste.

ATENO O candidato deve responder, somente, os itens referentes ao idioma estrangeiro pelo qual fez opo no seu requerimento de inscrio, devendo marcar suas respostas no carto de respostas.

INGLS Answer questions 31and 32 according to the text below. TEXT I AMERICAN INDIANS 1. The ancestors of todays Indians once had the whole of North America 2. for their hunting grounds. They were descendants of migrants who crossed 3. over from Asia at least before the last ice age ended, about eleven thousand 4. years ago. A land bridge probably existed where Bering Strait is now. The 5. Indians who stayed north of Mexico roamed the continents green forests and 6. swift rivers at will. Then came the white man. Slowly, irrevocably, the Indian 7. was driven from his land. Long, painful years of adjustment followed, during 8. which attempts were made to pay the Indian for his losses, and some Indians 9. tried to fit into the white mans society. 10.Both the American and Canadian governments set aside for the Indians 11.. tracts of land called reservation or reserves. There the Indians could pursue 12.. their traditional pattern of living without interference. At the same time the 13.. governments provided the reservations with roads, schools, doctors, hospital 14.. service, often farming advisers and social workers. Funds were also available 15.. to help some Indians obtain a college education. (Lands and Peoples the world in color, New York: Grolier Incorporated, 1970, vol 6, p.17) 71. According to the text, the Indians: (A) (B) (C) (D) (E) were migrants. pursued the white man. crossed over from Asia. drove to Mexico to escape. were paid for their losses.

(A) (B) (C) (D) (E)

5413 3541 3521 5341 3245

70. Quais so as trs grandes macroestruturas geolgicas que desempenham importante papel na configurao do relevo brasileiro? (A) (B) (C) (D) (E) reas cratnicas, reas de dobramentos antigos e bacias interioranas. Zonas granitoides, zonas de dobramentos modernos e bacias sedimentares. Bacias modernas, dobramentos cratnicos e plancies sedimentares. Bacias sedimentares, reas cratnicas e dobramentos antigos. Plancies orognicas, dobramentos antigos e depresses cratnicas.

2a QUESTO

72. On line 11, the word pursue means:

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(A) (B) (C) (D) (E)

to convince someone of something. to continue doing something. to promise. to ask. to chase or follow someone.

There _________ seventeen different types of penguins. They can be _________ forty centimeters to more than one meter tall. They all _________ in the south part of the world. In winter, they swim _________ long way to find warm weather. (A) are from live a (B) be by lived the (C) was between will live a (D) were at live an (E) are from lived an 77. Choose the alternative that best completes the dialogue below. A. ____________ different types of penguins inhabit the South Pole? B. I dont know. Ten, maybe. A. No, fifteen. And _____________ tall can they grow? B. I have no idea. One meter? A. Thats right. ___________ do they leave the South Pole? B. Probably in winter. A. Excellent. B. _________ are you asking me all these questions? A. Because I want to see if you did your homework! (A) How much who When How (B) How many how Where Which (C) How much when Who Why (D) How many who When How (E) How many how When Why

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 10

73. Choose the answer that appropriately completes the sentence: Maria wants to talk to me but I dont want to talk to ____. (A) she (B) he (C) her (D) hers (E) him 74. Which alternative best completes the dialogue below: A. B. A. B. A. B. (A) (B) (C) (D) (E) ________ do you do? I am a student. ______ do you go to school? I am studying law _____ UFRJ. ______ do you like it? I like it very much, it is a great course. What Where at How How When in What When Where on Which What When in What How What at When

75. What is the superlative form of the following adjectives hot young bad easy? (A) (B) (C) (D) (E) The hottest the more young the worse the more easy The hottest the youngest the worst the easiest The more hot the youngest the worst the easiest The more hot the more young the worst the more easy The hottest the youngest the worse the easiest

76. Choose the best alternative to complete the question below:

78. Choose the answer with the verbs that appropriately completes the text below :

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010 _________________ Diretor de Ensino PAG - 11

My flight to So Paulo ______ at 10 pm. I bought tickets for the theater. I _________ a musical, and after I _______ with my friends. (A) leaves go to am going to (B) is going to leave am going to am going to (C) will leave am going to am having (D) is leaving will watch will have (E) leaves am going to am having. 79. Write T if the sentence is grammatically correct, and F if it is grammatically incorrect. Then choose the alternative with the correct sequence. ( ( ( ( ( ()A ()B ()C ()D ()E )Many animals are disappearing because of the greenhouse effect. )Most of the animals in the zoo are sick. )There are only a little monkeys in the zoo. )Birds need few water to live. )Lions eat a lot of meat. TFFTF FTTFT TTFFT FFFFT TTTTF

A partir del texto I, responda a los temes 31 a 36. TEXTO I 1. El gran tema de Don Quijote de La Mancha es la ficcin, su razn de 2. ser, y la manera como ella, al infiltrarse en la vida, la va modelando, 3. transformando. As, lo que parece a muchos lectores modernos el tema 4. borgiano por antonomasia es, en verdad, un tema cervantino que, siglos 5. despus, Borges resucit, imprimindole un sello personal. 6. La ficcin es un asunto central de la novela, porque el hidalgo 7. manchego que es su protagonista ha sido desquiciado tambin en su 8. locura hay que ver una alegora o un smbolo antes que un diagnstico 9. clnico por las fantasas de los libros de caballeras, y, creyendo que el 10.- mundo es como lo describen las novelas de Amadises y Palmerines, se lanza 11.. a l en unas aventuras que vivir de manera pardica, provocando y 12.. padeciendo pequeas catstrofes. 13.. (.....) 14.. La literatura caballeresca que hace perder los sesos al Quijote esta 15.. es una expresin que hay que tomar en un sentido metafrico ms que literal 16.. no es realista, porque las delirantes proezas de sus paladines no reflejan 17.. una realidad vivida. Pero ella es una respuesta genuina, fantasiosa, cargada 18.. de ilusiones y anhelos, y, sobretodo, de rechazo a un mundo real en el que 19.. ocurra exactamente lo opuesto a ese quehacer ceremonioso y elegante, a esa 20.. representacin en la que siempre triunfaba la justicia, y el delito y el mal 21.. merecan castigo y sanciones, en el que vivan, sumidos en la zozobra y la 22.. desesperacin, quienes lean (o escuchaban leer en las tabernas y en las 23.. plazas) vidamente las novelas de caballeras. (Cervantes, Miguel de. Don Quijote de La Mancha. Prlogo por Mario Vargas Llosa.Una Novela para el Siglo XXI. Real Academia Espaola, 2004, Alfaguara. Edicin nica)

80. Choose the best alternative to complete the question below: Which animal do you like _________, tigers or lions? (A) (B) (C) (D) (E) most the most many more much

ESPANHOL

31. Los trminos desquiciado (raya 7) y zozobra (raya 21) se refieren, respectivamente, a:

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

(A) (B) (C) (D) (E)

perder el juicio tener tristeza e inseguridad. equilibrar el desorden cometer locuras. cerrarse de la mente abrirse de pensamiento. conservar la lucidez conservar la calma. rerse demasiado desordenar las cosas.

(A) (B) (C) (D) (E)

alegras y bromas. esperanzas y deseos. gratitudes y alabanzas. imgenes y fantasas. glorias y honras.

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 12

32. Cuando se habla de paladines (raya 16) en este prlogo, se habla de: (A) (B) (C) (D) (E) detractores del mal. protagonistas de la historia. luchadores incansables. grupo de pobres y desprotegidos. caballeros valientes y nobles.

A partir del texto II, responda a los temes 37 y 38. TEXTO II TIRA DE MAFALDA

33. Segn el ltimo prrafo del prlogo, los siguientes sustantivos son consecuencia uno del otro: (A) (B) (C) (D) (E) sesos proezas. justicia mal. delito castigo. quehacer representacin. tabernas plazas. 37. La partcula Lo del recuadro est empleado: (A) (B) (C) (D) (E) como un pronombre definido. como un pronombre indefinido. incorrectamente por Mafalda. como un artculo neutro delante del adjetivo. como un adverbio neutro.

34. Con respecto a los pronombres personales tonos, en: imprimindole (raya 5), le se refiere a: (A) tema borgiano. (B) tema cervantino. (C) Borges. (D) Don Quijote de la Mancha. (E) muchos lectores. 35. El trmino pardica (raya 11) se relaciona con: (A) pantomimas de la vida cervantina. (B) semejanzas entre una prosa y otra. (C) imitacin ridcula con bromas y burlas. (D) un xtasis en el hablar de las novelas de caballeras. (E) una idea sintctica y ldica.

38. Respecto al verbo quieren, se puede afirmar que el verbo querer est conjugado en: (A) (B) (C) (D) (E) condicional. pretrito perfecto. pretrito indefinido. presente de indicativo. presente de subjuntivo.

36. Las palabras ilusiones y anhelos (raya 18) tienen el mismo significado que:

CONHECIMENTOS GERAIS

Visto: CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010 _________________ Diretor de Ensino PAG - 13

39. Es correcto afirmar que la funcin sintctica de la expresin subrayada en: El hombre desde sus comienzos extrae la materia, es: (A) predicado verbal. (B) ncleo del sujeto. (C) complemento directo. (D) complemento indirecto. (E) complemento adverbial. 40. La funcin sintctica de la expresin subrayada en: As se sucedieron las diferentes edades en que se clasifica su historia, es: (A) complemento directo. (B) sujeto compuesto. (C) adjunto adnominal. (D) sujeto simples. (E) complemento indirecto.

FINAL DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 13

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

44. Qual o nome da ferramenta e tcnica desenvolvida para facilitar o acompanhamento de prticas consagradas em organizaes excelentes, geralmente utilizada com o intuito de adaptar essas prticas para organizaes aprendizes? (A) Brainstorming

ADMINISTRAO
QUESTO NICA 10,000 pontos distribudos em 40 itens 41. O grau de ausncia de variabilidade entre as especificaes e entrega de um servio denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) consistncia. flexibilidade. integridade. esttica. segurana.

(B) Benchmarking (C) CEP (D) PDCA (E) Reengenharia 45. correto afirmar que a logstica de suprimento inclui atividades: (A) precisas no clculo da distribuio dos lucros entre os acionistas. (B) necessrias para assegurar a perfeita relao com os fornecedores. (C) internas desenvolvidas pelas reas responsveis pela converso de materiais em produtos acabados, baseada nas necessidades dos clientes. (D) necessrias para atender s relaes empresa-cliente-consumidor, sendo responsvel pela distribuio do produto acabado aos pontos de venda do consumidor, assegurando a pontualidade da entrega dos pedidos. (E) necessrias para garantir que as matrias-primas desejadas sejam disponibilizadas empresa no tempo certo, na qualidade desejada, nos requisitos e no menor custo necessrio produo. 46. correto afirmar que a redao participativa dos procedimentos-padres operacionais um processo de educao e treinamento que envolve: (A) operrios. (B) engenheiros. (C) chefes de setor. (D) facilitadores do processo. (E) todos os interessados no assunto.

42. A adoo de uma poltica de seguimento da demanda pode perfeitamente favorecer os custos baixos, porm poder penalizar o(a): (A) (B) (C) (D) (E) desempenho da organizao. customizao. nvel de servio ao cliente. padro de servio. qualidade da imagem.

43. Os grupos de mquinas automatizadas que so controladas por computador, e que produzem uma variedade de produtos na mesma maquinaria, denominam-se sistemas: (A) (B) (C) (D) (E) de manufatura auxiliados por computador. flexveis de manufatura. de identificao automticos. e projetos auxiliados por computador. de integrao computadorizados.

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 14

47. A gesto de estoques, para aumentar o lucro lquido das empresas, exige a gesto eficaz de custos integrantes de algumas categorias. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. CATEGORIAS DEFINIO ( )Custos resultantes de um produto ou servio no estar em conformidade com as especificaes do cliente. )Custos dos produtos adquiridos de fornecedores, incluindo o frete de vinda e os custos de transporte. )Custos da manuteno, em estoque, de produtos para venda, incluindo o custo de oportunidade de investimento empatado no estoque. )Custos para preparar, processar e emitir os pedidos de compra, incluindo custos de recebimento e inspeo dos itens adquiridos.

49. Em um modelo idealizado de prtica enxuta, a questo que habilitaria as reposies quase que instantneas para os clientes, aps pequenos incrementos de consumo chama-se: (A) transporte. (B) ciclo de entrega. (C) ciclos de reposio. (D) padro de demanda. (E) canais de distribuio. 50. As trs principais funes desempenhadas dentro de um sistema logstico so a utilidade e eficincia de manuseio, a proteo contra avarias e a comunicao. Esses fundamentos esto ligados, prioritariamente, aos: (A) sistemas de embalagens. (B) mtodos de comunicao visual. (C) sistemas de conservao de carga. (D) equipamentos de proteo individual. (E) equipamentos de movimentao de carga. 51. Tecnicamente, o grupo de entidades interessadas que assume a propriedade de produtos ou viabiliza suas trocas durante o processo de comercializao, do fornecedor inicial at o comprador final denomina-se: (A) canal. (B) transportadores. (C) agentes logsticos. (D) operadores logsticos. (E) agentes de distribuio.

1. Preos do bem 2. Custos de pedido 3. Custos de estocagem 4. Custos


estoque de falta de

5. Custos de qualidade

(A) (B) (C) (D) (E)

3152 4321 4513 5132 5142

48. Como iniciativa para melhorar o processo de distribuio, torna-se necessrio procurar embarcar cargas completas, eliminar o apressamento de entregas e negociar taxas favorveis com embarcadores. Essas medidas tm como prioridade: (A) (B) (C) (D) (E) melhorar a previso. reduzir o valor do frete. automatizar a entrada de dados. automatizar o trabalho nos armazns. manter estoques para melhorar o nvel de servio.

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 15

Considere a situao-problema abaixo para resolver os itens 52 a 54. A Empresa Produtiva, que atua no ramo de confeces, incorreu nos seguintes gastos no ltimo ms: GASTOS R$ Compra de matria-prima 20.000,00 Dessas compras, 10% foram devolvidas por estarem fora das especificaes. Mo de obra direta 24.000,00 Custos Indiretos de Produo 16.000,00 Os dados sobre os estoques foram os seguintes para o perodo referido: ESTOQUES R$ Estoque Inicial de matria-prima 4.800,00 Estoque Inicial de produtos em elaborao 7.200,00 Estoque Final de produtos acabados 8.000,00 Outros estoques 0,00 52. O Custo de Produo do ms de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 62.000,00 R$ 62.800,00 R$ 64.000,00 R$ 64.800,00 R$ 70.000,00

Considere a situao abaixo para resolver os itens 55 a 57. Uma empresa produtora de sopas incorre em alguns gastos no seu processo produtivo e administrativo. No final do exerccio contbil, seu contador classificou esses gastos para efeito de elaborao dos relatrios contbeis. 55. O consumo de tomates na fabricao das sopas pode ser classificado como: (A) ativo. (B) custo direto. (C) custo indireto. (D) despesa de venda. (E) despesa de desenvolvimento do produto. 56. O consumo de embalagens para acondicionamento das sopas pode ser classificado como: (A) ativo. (B) custos diretos. (C) custos indiretos. (D) despesas administrativas. (E) perdas de produo. 57. Os salrios dos tcnicos de alimentos que pesquisam uma nova receita de sopa de baixa caloria podem ser classificados como: (A) investimentos. (B) custos diretos. (C) custos indiretos. (D) custos padro. (E) despesas de desenvolvimento do produto.

53. O Custo dos Produtos Vendidos da ordem de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 62.000,00 R$ 62.800,00 R$ 64.000,00 R$ 64.800,00 R$ 70.000,00

54. Os Custos Primrios so da ordem de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 16.000,00 R$ 20.000,00 R$ 24.000,00 R$ 44.000,00 R$ 46.800,00

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 16

Para responder os itens 58 a 60 considere, abaixo, o balancete de verificao de um rgo pblico apresentou os seguintes saldos em suas contas: Caixa Bancos Mveis e Utenslios Restos a pagar Emprstimos a pagar (36 meses) Consignaes Depsitos Dbitos de tesouraria Servio da dvida a pagar Almoxarifado - estoque Ativo compensado Operaes externas de crdito (vencendo em 24 meses) 58. A dvida fundada desse rgo da ordem de: (A) R$ 42.400,00 (B) R$ 62.000,00 (C) R$ 76.000,00 (D) R$ 90.000,00 (E) R$ 118.400,00 59. O valor do ativo no financeiro desse rgo da ordem de: (A) R$ 42.400,00 (B) R$ 62.000,00 (C) R$ 76.000,00 (D) R$ 90.000,00 (E) R$ 118.400,00 R$ 2.400,00 R$ 40.000,00 R$ 70.000,00 R$ 30.000,00 R$ 52.000,00 R$ 26.000,00 R$ 10.000,00 R$ 6.000,00 R$ 4.000,00 R$ 20.000,00 R$ 2.000,00 R$ 10.000,00

60. A dvida flutuante desse rgo da ordem de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 42.400,00 R$ 62.000,00 R$ 76.000,00 R$ 90.000,00 R$ 118.400,00

61. Os materiais ao serem adquiridos nem sempre so direcionados para uma determinada ordem de produo ou encomenda. Surge, ento, o problema de avaliao dos itens que so utilizados no processo produtivo, uma vez que diversos materiais so comprados e, s vezes, por preos diferentes. O(s) critrio(s) de avaliao dos materiais permitidos pelo fisco (so): I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) PEPS (FIFO). UEPS (LIFO). Preo mdio ponderado mvel. Preo mdio fixo considerando o total de compras do ano. Somente I est correta. Somente I e II esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente I, III e IV esto corretas. Somente II e III esto corretas.

62. Qual a ferramenta utilizada para monitorar o desempenho de um processo com sadas frequentes, ou seja, que deve fornecer o retrato sobre determinado processo em marcha? (A) (B) (C) (D) (E) Grfico de Gantt. Fluxograma. Diagrama de causa e efeito. Folha de verificao. Grfico de controle.

63. O conjunto de ferramentas de marketing que as empresas utilizam para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) matriz BCG. matriz SWOT. mix de marketing. plano de marketing. estratgias de marketing.

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 17

64. Muitas vezes a participao no mercado exige uma postura empresarial defensiva. Aquela em que o lder de mercado deve erguer postos para proteger uma frente vulnervel ou que sirva como base de invaso para um contra-ataque conceitualmente denominada de defesa: (A) (B) (C) (D) (E) de posio. antecipada. mvel. imvel. de flanco.

68. Para a realizao de um processo de Benchmarking devem ser observados alguns princpios. Dentre os itens abaixo, identifique aquele que faz parte desses princpios. (A) Analogia (B) Qualitativo (C) Funcionalidade (D) Esclarecimento (E) Responsabilidade 69. Qual o instrumento que visa permitir que a reunio de informaes dispostas de forma sintetizada, criteriosa e segmentada atue como facilitador do funcionamento de uma organizao? (A) Manual (B) Regimento interno (C) Regimento normativo (D) Normatizao de servio (E) Instrumentalizao tcnica 70. Na perspectiva do processo de informao sobre a estrutura, as ligaes que so utilizadas para coordenar as atividades entre a cpula e a base da organizao e so projetadas principalmente para controle, denominam-se ligaes: (A) (B) (C) (D) (E) verticais. horizontais. puramente hierrquicas. relativamente hierrquicas. especficas de comando hierrquico.

65. Empresas que para a fixao de seus preos consideram uma taxa fixa e uma taxa de utilizao varivel denominam essa lgica de: (A) (B) (C) (D) (E) preo composto. preo de subprodutos. preo de pacote de servios. preo para caractersticas opcionais. preo para produtos complementares.

66. O aspecto da estratgia que se refere dinmica envolvida na sua elaborao e implementao e, portanto, ao lado no racional da estratgia, que est mais prximo do cotidiano organizacional, denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) rotina da estratgia. contedo da estratgia. processo da estratgia. planejamento da estratgia. implementao da estratgia.

67. O participacionismo tem se tornado uma corrente terica importante para a Administrao. Assim, delegar autoridade para os funcionrios significa dar-lhes elementos que os capacitem a agir mais livremente na realizao de suas tarefas: informao, conhecimento, poder e recompensa. Essa tcnica recebe o nome de: (A) (B) (C) (D) (E) reengenharia. empowerment. benchmarking. descentralizao vertical. descentralizao horizontal.

71. Quanto ao projeto departamental, a subordinao ou o nmero de subordinados ligados a cada gerente est relacionado ao conceito de: (A) (B) (C) (D) (E) centralizao. hierarquia. formalizao. amplitude de controle. coordenao e controle.

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 18

72. A flexibilidade um conceito central para a administrao da produo. Esse conceito mostra-se presente com maior intensidade na produo em: (A) massa. (B) fluxo contnuo. (C) grandes lotes. (D) pequenos lotes. (E) processo contnuo. 73. Na abordagem de Peter Senge para organizaes de aprendizagem, os novos papis ou funes dos dirigentes seriam: (A) projetista, chefe e guia. (B) guia, chefe e professor. (C) projetista, guia e professor. (D) guia, professor e dirigente. (E) projetista, professor e dirigente. 74. Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que d sentido correto ao pargrafo. As organizaes so _______________no sentido de que so processos conscientes e inconscientes que as criam e as mantm como tais com a noo de que as pessoas podem, na verdade, tornar-se confinadas ou prisioneiras de imagens, ideias, pensamentos e aes que esses processos acabam por gerar. (A) crebros (B) mquinas (C) prises psquicas (D) plos de interesses (E) instrumentos de dominao

Considere a figura abaixo para responder o item 75:

Entrada AMBIENTE PROCESSAMENTO

Sada AMBIENTE

RETROAO

Os parmetros de um sistema. Fonte: Chiavenato 75. Sobre as organizaes vistas como um sistema aberto, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( )A organizao um sistema aberto, em constante interao com o meio, recebendo matria-prima, pessoas, energia e informaes, e transformandoas ou convertendo-as em produtos e servios que so exportados para o meio ambiente. )O processo entrpico comum aos sistemas um ponto positivo s organizaes porque contribui para a sua organizao e integrao. )Como um sistema aberto, a organizao tende diferenciao, isto , multiplicao e elaborao das funes. )Reconhecer a organizao como um sistema aberto, significa que o sistema e o ambiente interagem sem barreiras e limites.

( ( (

(A) V F F F (B) V V V F (C) F V V V (D) V V F V (E) V F V F

VISTO:
ADMINISTRAO

CONCURSO DE ADMISSO 2009 ao CFO/QC - 2010

PAG - 19

76. Sobre as opes de arranjos departamentais correto afirmar que quando as pessoas so organizadas de acordo com aquilo que a organizao produz o arranjo denominado de: (A) matricial. (B) multidirecionado. (C) funcional. (D) horizontal. (E) divisional. 77. Dentro da abordagem dos estudos sociotcnicos configura-se a ideia da existncia de dois subsistemas. O subsistema encarregado de transformar a eficincia potencial em eficincia real denomina-se:
(A) tcnico. (B) de gesto. (C) de produo. (D) social. (E) de recursos humanos.

Analise a figura abaixo para responder o item 79.


DESCONGELAMENTO MUDANA RECONGELAMENTO

Processo de mudana, segundo Lewin /Fonte: Chiavenato 79. O descongelamento no processo de mudana organizacional refere-se (ao): (A) descoberta de novas atitudes. (B) compartilhamento de novas tarefas. (C) aprendizagem de novas ideias e prticas. (D) abandono de velhas ideias e prticas organizacionais. (E) incorporao definitiva ao comportamento de novas ideias e prticas. 80. Em uma viso transversal da teoria geral da administrao torna-se possvel observar a evoluo dos conceitos relacionados ao homem, organizao e ao ambiente. Para cada uma das principais teorias da administrao foi criada uma metfora de homem para melhor descrio e compreenso. Qual a metfora que compreende o homem como um ator social? (A) Homem Social.

78. Para os autores contingentes, o nvel de desempenho de uma empresa crescer medida que suas estruturas e procedimentos internos levem em conta as exigncias externas. Para esse equilbrio a denominao dada foi: (A) inovao e burocracia. (B) inovao e padronizao. (C) inovao e conformismo. (D) integrao e diferenciao. (E) centralizao e descentralizao.

(B) Homem Funcional. (C) Homem Complexo. (D) Homem Parenttico. (E) Homem Organizacional.

FINAL DA PROVA

You might also like