You are on page 1of 9

Salvar e Enviar

Pergunta 1
1. .

O Ministrio do Meio Ambiente lanou em junho do ano passado, a campanha nacional Saco um saco, que visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plsticos. A campanha quer alertar a populao sobre a importncia de se reduzir o consumo de sacolas plsticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possvel. Apostando no poder de deciso do consumidor como ao transformadora de hbitos e atitudes. Com base na frase destacada podemos entender nesse processo o papel fundamental da educao ambiental crtica pois...

Resposta

a.

...h uma preocupao com o empoderamento por parte do consumidor ao salientar a importncia da formao de hbitos e atitudes ecologicamente corretos;

b. ... devemos perceber o quanto essas campanhas produzem bons resultados; c. ... percebemos uma viso naturalista muito preocupada com a preservao ambiental; d. ... vemos uma grande preocupao com o meio ambiente e com as atitudes corretas
adotadas pelos consumidores;

e. ... campanhas como essa vem somar com o trabalho da escola no sentido de preservar o
meio ambiente.
1 pontos

Pergunta 2
1. .Observe a gravura abaixo do artista Ren Magritte, que em suas obras mostra como nossa

viso recortada, possvel de ser enquadrada, deixando sempre algo de fora. Somos refns do nosso olhar, logo:

Resposta

a.

... devemos trocar as lentes, para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes, questionando conceitos e criando espaos para novas aprendizagens;

b. ... devemos trocar as lentes, pois devemos manter uma viso de que a relao entre o
homem e a natureza sempre trgica;

c. ... devemos trocar as lentes, para termos uma viso naturalista; d. ... devemos trocar as lentes, para reduzirmos nossa viso de meio ambiente a uma nica
dimenso;;

e. ... devemos trocar as lentes, para termos uma viso simplista da relao entre o homem e
o meio ambiente;
1 pontos

Pergunta 3
1.

Em 1968 foi criado o Clube de Roma, na Itlia, fundado pelo industrial Aurlio Peccei (top manager da Fiat e da Olivetti) e pelo cientista escocs Alexander king, em que tomavam parte cientistas, polticos e industriais para discutir problemas relacionados ao consumo, s reservas de recursos naturais no renovveis e ao crescimento da populao mundial at o sculo XXI. Os principais problemas detectados por eles, e publicados no relatrio que chamaram de Limites do Crescimento, foram: A partir dessa afirmativa assinale como verdadeiro ou falsa as alternativas abaixo:

( ) industrializao acelerada; ( ) rpido crescimento demogrfico; ( ) esgotamento de recursos no renovveis

Resposta

a.

VVV

b. c. d. e.

VVF VFF FFF FVV

1 pontos

Pergunta 4
1.

Analise os itens abaixo que se referem histria da EA no Brasil: I A Constituio de 1988 incluiu EA como direito de todos e dever do Estado no captulo de meio ambiente. II - Em 1997 foram elaborados os Parmetros curriculares Nacionais em que meio ambiente includo como tema transversal. III O Tratado de Educao Ambiental para sociedades sustentveis que teve como prioridade definir o marco poltico pedaggico da EA foi elaborado durante a RIO-92.

correto o que se afirma apenas em:

Resposta

a. b. c. d. e.

I; II e III; I, II e III; I, III I e II.

1 pontos

Pergunta 5
1.

Ao estudarmos os impactos ambientais vimos que so alteraes no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade, podendo produzir efeitos positivos e negativos. Qual alternativa abaixo est correta ao se referir aos problemas que o homem enfrenta como conseqncias dos impactos ambientais:
Resposta

a. b. c. d. e.

afeta a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas no so afetadas; s as aves so afetadas, aumentando muito o nmero de pombos; causa desequilbrio nos ecossistemas mas no atinge os seres vivos; os recursos ambientais no sofrem alterao por causa dos impactos ambientais.
1 pontos

Pergunta 6
1.

De acordo com sua leitura do livro-texto, porque importante estudar e conhecer a histria da Educao Ambiental?

Resposta

a. b. c.

d. e.

importante estudar a histria da Educao Ambiental, por ela ser considerada uma disciplina transversal e sendo assim, estar contida em concursos e vestibulares em todo Brasil. Estudar a histria da Educao Ambiental imprescindvel nos dias de hoje onde a problemtica ambiental est em alta dentro das empresas, na rea de responsabilidade social. De acordo com o texto, a histria da Educao Ambiental, alm de auxiliar na conscientizao sobre a problemtica ambiental e proporcionar o conhecimento global do assunto, ainda nos faz perceber como foi, e ainda , possvel, a participao popular ativa no que diz respeito s intervenes polticas globais e locais. Segundo o texto, a histria da Educao Ambiental importante para assegurar os direitos do meio ambiente na constituio brasileira. A histria da Educao Ambiental somente necessria para aqueles que desejam seguir carreira na rea do meio ambiente.
1 pontos

Pergunta 7
1.

Por que no ano de 1968, entrando na dcada de 70, o Brasil abriu suas portas para as indstrias com potencial poluidor que foram proibidas de operar em seus pases de origem?

Resposta

a. b.

c.

Foi um acordo entre os pases para abater a dvida externa brasileira que nessa poca era enorme. Nessa poca, o regime militar ganhava fora com um modelo econmico onde se privilegiava as relaes capitalistas de produo. Alm disso, os tecnocratas visavam um Brasil desenvolvido urbana e industrialmente de modo que isso acelerasse o processo de modernizao do mercado financeiro. Assim, eles abriram as portas do pas para as indstrias de potencial poluidor consolidando o comeo da histria da degradao ambiental por aqui. Porque nessa poca acontecia a implementao das reformas educacionais que reformulou a universidade e estabeleceu o sistema nacional de 1 e 2 graus. Assim, com o crescimento da demanda de pessoas capacitadas a trabalhar nesse setor, o Brasil abriu as portas para receber tais indstrias.

d. e.

Porque no documento final da reunio que convencionou-se chamar de Clube de Roma, instituiu-se uma cota de indstrias que deveriam operar em cada pas e o Brasil ainda no havia atingido sua meta. Porque era o requisito para um pas em desenvolvimento se tornar um pas desenvolvido, naquela poca.
1 pontos

Pergunta 8
1.

Segundo dados histricos, a humanidade, para assegurar a sobrevivncia de sua gerao e das geraes subseqentes mais prximas s suas, buscou acumular riquezas utilizando-se dos recursos naturais a sua volta. Segundo Pedrini (1997), qual a principal conseqncia que tal atitude causou?

Resposta

a. b.

c. d.

e.

os homens praticamente extinguiram alguns recursos que poderiam ser renovveis. Segundo ele, os recursos ambientais so finitos, limitados e esto dinamicamente inter-relacionados. com essa atitude, o homem buscou acumular poder e levar vantagem sobre o direito de se utilizar dos recursos naturais sem levar em considerao os direitos que os homens de sua poca tambm deveriam ter sobre eles. essa atitude contribuiu para a abertura do Brasil em hospedar fbricas que no possuam as medidas de segurana necessrias para suas operaes. apesar das conseqncias, tal atitude ainda pode ser revertida se o homem se conscientizar h tempo dos problemas ambientais pois, no existem recursos naturais que no possam ser recuperados com a tecnologia disponvel hoje em dia. os problemas do meio ambiente nada tm a ver com a histria, mas sim, com o egosmo exacerbado do ser humano nos bens materiais
1 pontos

Pergunta 9
1.

Silva discorre sobre educao Ambiental a partir de 3 concepes, a conservadora, pragmtica e crtica. O que educao ambiental conservadora segundo Silva (2008)?

Resposta

a. b.

c. d.

e.

Na Educao ambiental conservadora so apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Na educao ambiental conservadora o foco na ao, na busca de solues para os problemas ambientais e na proposio de normas a serem seguidas. A nfase na mudana de comportamento individual, por meio da quantidade de informaes e de normas ditadas por leis e por projetos governamentais. Ela no se preocupa somente em resolver problemas, mas aproveitar a relao com o meio para o desenvolvimento pessoal de uma atuao consciente e responsvel. So apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Ocorre uma relao dicotmica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro apresentado como destruidor. Praticamente no so abordadas questes sociais e polticas. Na educao ambiental conservadora a forma de dilogo apresenta a necessidade do fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformaes sociais sua perspectiva se apia na prxis, onde a reflexo subsidia a ao e esta trs novos elementos para a reflexo.

1 pontos

Pergunta 10
1. .

O aquecimento global um problema ambiental amplamente discutido na atualidade e est diretamente relacionado com prticas ambientais, observando a figura vemos a diversidade de fatores associados a esse fenmeno. Nesse sentido um trabalho de educao ambiental com esse tema deve levar as pessoas...

Resposta

a. b. c. d. e.
Pergunta 1

... o entendimento que papel coletivo se sobrepe ao individual sempre; ..... a saber que existe uma deciso que precisa ser tomada, que a relao do consumo com o preo, devemos consumir aquilo que mais barato sempre; ..... o entendimento que no bem assim esse fenmeno transitrio e no acarretar nenhum problema sobrevivncia do planeta; ... a entender que da deciso de consumo dela, depende a proteo da vida no planeta terra, ento ela vai entender que precisa fazer sua parte, sem olhar para o outro; .... a entender que no h relao de tudo isso com o modo de vida adotado pela humanidade.

1.

A Educao Ambiental parte do movimento ecolgico. Surge da preocupao da sociedade com a finitude dos recursos naturais. Nesse sentido podemos dizer que a EA:
Resposta

a. b.

foi responsvel pela consolidao dos movimentos ecolgicos sem preocupao com a crise. herdeira direta do debate ecolgico e est entre as alternativas que visam construir novas maneiras de os grupos sociais se relacionarem com o ambiente. foi concebida inicialmente com nica preocupao de atender aos desejos da sociedade de consumo. teve seu incio com uma exclusiva preocupao com a educao formal. teve preocupao inicial somente pela existncia atual das espcies.
0 pontos

c. d. e.

Pergunta 2
1.

Leia os itens e assinale a alternativa correta: ( ) Na dcada de 70, muitas indstrias imigraram de seus pases de origem para se hospedar nos pases em desenvolvimento, que por visarem prioritariamente um desenvolvimento econmico, as recebiam mesmo sem tomar as medidas de segurana necessrias para seu funcionamento. ( ) A Agenda 21 , entre outros, um documento resultante da ECO-92, uma das 3 Conferncias Internacionais sobre o meio ambiente organizadas pela ONU, que se tornou referncia mundial com um plano de ao necessrio para que o desenvolvimento ocorra sempre vinculado a uma preocupao de ordem mundialmente ambiental. ( ) O contexto histrico mundial da Rio+10 era conturbado por ter acontecido pouco aps o atentado de 11 de setembro nos EUA (queda das torres gmeas) e pouco antes da invaso dos EUA no Iraque. O cenrio por este motivo era de uma ONU internacionalmente desacreditada.

Resposta

a. b. c. d. e.

VVV. VFV. VFF. FFV. FFF.


0 pontos

Pergunta 3
1.

No ano de 2010, o estrago provocado pelas queimadas pode ser maior do que em 2007, quando foi registrado o maior nmero de incndios dos ltimos cinco anos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio). Sabe-se que as queimadas so em sua maioria resultantes da ao antrpica e como mostrado na reportagem causam impactos para o ambiente e para a sade do prprio homem. Das alternativas abaixo qual no est relacionada s queimadas:
Resposta

a.

liberam gases txicos (CO2), o que polui a atmosfera deixando-a mais suscetvel a fenmenos que prejudicam o meio ambiente. provocam inverses trmicas impedindo a disperso de poluentes. provocam o aumento do efeito estufa. um exemplo de sustentabilidade do meio ambiente pois so intervenes naturais que causam prejuzos ao meio ambiente. prejudicam os solos, retirando dele os macro e micronutrientes indispensveis para um solo frtil e a desertificao do solo.
0 pontos

b. c. d.

e.

Pergunta 4
1.

Segundo Silva (2008) podemos conceituar educao ambiental crtica:


Resposta

a.

Na Educao ambiental crtica so apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Na educao ambiental crtica o foco na ao, na busca de solues para os problemas ambientais e na proposio de normas a serem seguidas. A nfase na mudana de

b.

comportamento individual, por meio da quantidade de informaes e de normas ditadas por leis e por projetos governamentais.

c.

Ela no se preocupa somente em resolver problemas, mas aproveitar a relao com o meio para o desenvolvimento pessoal de uma atuao consciente e responsvel. Caracteriza-se por um espao geogrfico definido pelas caractersticas naturais e o sentimento de identidade entre as comunidades que vivem no local e seu desejo de adotar comportamentos que contribuiro com a valorizao natural local. Na educao ambiental crtica a forma de dilogo apresenta a necessidade do fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformaes sociais sua perspectiva se apoia na prxis, onde a reflexo subsidia a ao e esta trs novos elementos para a reflexo.
0 pontos

d.

e.

Salvar e Enviar

You might also like