You are on page 1of 50

Unidade I

Cincias Sociais

Profa. Arlete Silva

Senso comum x cincia


Senso comum: o conhecimento do homem comum, no especialista. um conhecimento avulso, superficial. Cincia: conhecimento crtico, sistemtico, racional. Utiliza mtodos adequados de anlise e formula teorias. Busca um conhecimento exato sobre a realidade.

Universidade
Associao de alunos e docentes que buscam o avano atravs do estudo. Centro do saber, instituio preocupada com a qualificao do ensino, rigor da aprendizagem e o progresso da cincia. Portanto, nosso compromisso com pensamento cientfico.

Por que estudar Cincias Sociais?


As Cincias Sociais desempenham papel central para a compreenso das foras sociais que vm transformando nossas vidas. um conhecimento capaz de conduzir o homem comum a compreender os nexos que formam a realidade.

Definio e Pressupostos da Sociologia


Conhecimento cientfico sobre a realidade social que visa estabelecer teorias e confront-las com a realidade. Pressuposto bsico: a sociedade possui uma lgica passvel de ser apreendida. A sociedade, ao contrrio da natureza, obra dos prprios indivduos.

Objeto de estudo: a sociedade capitalista


E o que o capitalismo? um sistema econmico voltado para a produo e para a troca, para a expanso comercial, para a circulao crescente de mercadorias e para o consumo de bens materiais. O lucro se torna a finalidade principal de qualquer atividade econmica.

Introduo ao pensamento cientfico sobre o social


Renascimento: Movimento filosfico e artstico que conduziu ruptura com o mundo medieval, com caractersticas agrria e teocrtica, e formao do mundo moderno, urbano, burgus e comercial. comercial Contexto histrico: Sculo XVI, momento de desenvolvimento do comrcio e da navegao, do contato com outros povos. Formao de uma nova classe social: burguesia comercial comercial.

Um nova mentalidade
Formao de uma mentalidade laica, na medida em que o homem vai se desligando dos dogmas religiosos. O conhecimento deixa de ser revelado como resultado de uma atitude de contemplao e f e volta-se a reflexo baseada na razo. O homem passa a se sentir livre para pensar e criticar a realidade e se concebe como agente dos acontecimentos.

Ilustrao: sc. XVIII


Movimento filosfico que propunha uma atitude curiosa e livre; convico na razo como fonte de conhecimento; Valorizao da pesquisa cientfica e disseminao de atitudes de planejamento. Busca da novas formas de organizao social que garantiam a realizao do homem na comunidade e o exerccio da liberdade. O poder visto como construo lgica e jurdica, independente de quem ocupa, de forma temporria e representativa.

O Estado Nacional
Surge o conceito de Estado Nacional um territrio soberano onde imperava uma poltica que privilegiava o desenvolvimento econmico e as necessidades do mercado. A nao deveria se orientar por uma poltica que favorecesse a prosperidade e a acumulao de riqueza e que tivesse o indivduo agente. Propunha uma nova forma de governo pautada t d na legitimidade l iti id d popular. l Defesa da igualdade jurdica, da democracia e da liberdade de manifestao poltica.

Principais representantes da Ilustrao


Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Afirmava que a vida social deveria se basear no interesse comum e no consentimento unnime dos homens em renunciar s suas vontades particulares em favor da coletividade coletividade. John Locke (1632-1704) Defesa do sistema constitucional, da liberdade individual e respeito propriedade. Adam Smith (1732-1790) revela a importncia do trabalho na formao das riquezas. A economia deveria ser regida por leis naturais da oferta e da procura (a livre concorrncia).

Transformaes sociais do sc. XVIII Revoluo Francesa


Revoluo popular que pem fim a monarquia absolutista na Frana. Influenciada pelos filsofos iluministas conduziu a sociedade francesa : Pr fim aos p privilgios g da nobreza. Decretar a autonomia do Estado face da Igreja; confisco das suas propriedades. Amparar e incentivar a atividade empresarial.

Transformaes sociais do sculo XVIII


Revoluo Industrial Acumulao de capital ocorrida desde o sculo XVI, fruto da brutal explorao colonial e do escravismo. O desenvolvimento de novas tecnologias g oriundas do desenvolvimento cientfico. Desenvolvimento da manufatura e do parcelamento do trabalho.

A nova estrutura da sociedade


Reordenao da sociedade rural, com significativa migrao da populao para os centros urbanos. Destruio das relaes de servido. Surgimento g de um novo tipo p de trabalhador (o operrio), e de uma intensa diviso do trabalho.

As condies da classe trabalhadora


Extensas jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia. Utilizao da mo-de-obra infantil e feminina. Precrias condies de habitao na periferia das grandes cidades. Epidemia de doenas como tifo, clera e febre amarela.

Consequncias da Revoluo Industrial


Formao da multido e da preocupao com a pobreza que essa multido revela, exibindo nas ruas suas necessidades. Momento de consolidao do capitalismo como modo de organizao social e da burguesia como classe social dominante.

Interatividade
A Revoluo Industrial significou um conjunto de transformaes em diferentes aspectos da atividade econmica (indstria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicao, etc), que levou a afirmao do capitalismo como modo de produo dominante. Quais so as classes sociais bsicas que se confrontam neste perodo? a) Nobreza e camponeses b) Senhores feudais e servos c) Patrcios e plebeus d) Burguesia e proletariado e) Classes mdias

O pensamento cientfico sobre o social : O Positivismo


Influncias: Darwinismo social: crena de que todas as sociedades evoluiriam num mesmo sentido. Organicismo: g A sociedade era concebida como um organismo constitudo de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente.

O pensamento clssico: Positivismo


mile Durkheim (1858-1917) e o pensamento positivista Preocupao central: busca da ordem social. Acreditava q que os problemas p sociais no eram de natureza econmica, mas de natureza moral.

Pensamento clssico: Positivismo


A relao indivduo x sociedade O indivduo ao nascer encontra a sociedade pronta e acabada. As maneiras de se comportar, de sentir as coisas, de curtir a vida, alm de serem criadas e estabelecidas pelos outros, so coercitivas, isto , impositivas.

Pensamento clssico: Positivismo


FATOS SOCIAIS So todos os fatos que possuem trs caractersticas: Exterioridade: ou seja, no surgem de nossa vontade. Coercitividade: exercem presso sobre nosso comportamento. Generalidade: atingem parte considervel da populao, possuem natureza coletiva.

Pensamento clssico: Positivismo


Exemplo de fato social: Desemprego: exterior, coercitivo e geral.

Pensamento clssico: Positivismo


OS FATOS SOCIAIS PODEM SER: Normal: quando desempenha alguma funo importante para a adaptao ou evoluo da sociedade. (ex. eleies) Patolgico: g aquele q que q se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social.(ex. a criminalidade nas grandes cidades)

Pensamento clssico: Positivismo


CONSCINCIA COLETIVA Ideias comuns que esto presentes em todas as conscincias individuais de uma sociedade. No o que o indivduo pensa, mas o que a sociedade pensa. Se manifesta como regras fortes e estabelecidas, que definem o que a sociedade considera imoral, reprovvel ou criminoso.

Pensamento clssico: Positivismo


SOLIDARIEDADE MECNICA Unio das pessoas a partir da semelhana na religio, tradio ou sentimento. Ex.: sociedades tribais e feudal.

Pensamento clssico: Positivismo


SOLIDARIEDADE ORGNICA Unio de pessoas a partir da dependncia que uma tem da outra para realizar alguma atividade social o que une o grupo a dependncia que cada um tem da atividade do outro a unio dada pela especializao de funes.

Pensamento Clssico: Positivismo


A solidariedade orgnica superior mecnica, pois, ao se especializarem as funes, a individualidade, de certo modo, ressaltada, permitindo maior liberdade de ao. O progresso desencadeado pelo capitalismo aumentaria a solidariedade orgnica, a ponto de fazer com que a sociedade chegasse a um estgio sem conflitos e problemas sociais.

Pensamento clssico: Positivismo


A sociedade moderna perfeita, porm falta aos homens uma base moral. necessrio apenas de conhecer os problemas sociais e de buscar uma soluo cientfica para eles. Portanto, a sociedade boa, sendo necessrio apenas curar suas doenas.

Interatividade
Assinale abaixo qual das alternativas corresponde ideia de mile Durkheim sobre a diviso de trabalho: a) Uma das consequncias da diviso de trabalho a alienao do trabalhador; ) A diviso do trabalho no leva ao bom b) funcionamento da sociedade pois no temos uma sociedade organizada em torno de valores morais. c) A diviso do trabalho, gera exclusivamente o aumento de produtividade; d) A di diviso i d do t trabalho, b lh no l leva aos conflitos flit sociais e torna possvel a unio e a solidariedade; e) Concordava com os socialistas que davam importncia para o aspecto econmico da diviso do trabalho.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


KARL MARX ( 1818-1883) Principais influncias: Hegel e o princpio da dialtica: A realidade um constante devir, onde prevalece a luta de opostos. p p Saint-Simon, Fourier, Owen e as socialistas: propunham transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa e igualitria. Adam Smith: A ideia de que o trabalho fonte de todas as riquezas.

Pensamento Clssico: Materialismo Histrico e Dialtico


Formula uma crtica radical ao capitalismo, colocando em evidncia os seus antagonismos e contradies. Contradies bsicas do capitalismo: Existncia de duas classes sociais, o proletariado e a burguesia. burguesia No capitalismo a produo de mercadorias no visa fundamentalmente satisfao de necessidades humanas e sim a busca do lucro.

Pensamento Clssico: Materialismo Histrico e Dialtico


CLASSES SOCIAIS O capitalismo tende a simplificar a sociedade em torno de duas classes sociais: a burguesia e o proletariado Op proletariado o trabalhador livre, , que q no possui propriedades. Seu nico bem sua capacidade de trabalhar, que vende em troca de salrio.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


A classe mdia, os pequenos industriais, os pequenos comerciantes, artesos e camponeses vo se proletarizando, na medida em que seu pequeno capital no lhes permite concorrer com as grandes empresas Suas habilidades profissionais empresas. so desvalorizadas pelos novos mtodos de produo.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


O TRABALHO COMO MERCADORIA O trabalho humano se transforma em mercadoria que pode ser comprada e vendida. Aparentemente p a relao entre o capitalista e o trabalhador uma relao entre iguais: uma relao de compra e venda da fora de trabalho.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


Salrio: o valor da fora de trabalho. O trabalho, como toda mercadoria, tambm tem seu preo estipulado. O salrio deve corresponder quantia que permita ao trabalhador alimentar-se, vestir, cuidar dos filhos etc etc. O salrio deve garantir a reproduo das condies de subsistncia do trabalhador e sua famlia.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


MAIS VALIA A riqueza que o trabalhador produz no devolvida em forma de salrio, apropriada pelo capitalista. Isso o que define a mais valia. Desse modo, mercadorias so a materializao do trabalho que no foi pago ao empregado.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


ALIENAO Processo pelo qual o observador ingnuo v o mundo como se fosse constitudo de coisas independentes umas das outras. A separao entre trabalhador e os meios de produo leva o trabalhador a perder o controle sobre o produto de seu trabalho. O trabalhador no se v como produtor de riquezas. Conduz excluso da participao efetiva na vida social.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


IDEOLOGIA o sistema de inverso da realidade as ideias da classe dominante configuram o conjunto das ideias dominantes em uma poca. As ideias dominantes ocultam a verdadeira natureza das relaes de produo pautadas na explorao.

Pensamento clssico: Materialismo histrico e dialtico


Amplitude do pensamento de Karl Marx: Desde o sc. XIX, o marxismo tem-se projetado como uma efetiva fora-motriz dos processos revolucionrios. O sculo XX foi marcado por revolues inspiradas por suas ideias. No sc. XXI o marxismo ainda a principal teoria explicativa da intensificao das desigualdades sociais.

Interatividade
Com o objetivo de entender o Capitalismo Capitalismo, KARL MARX, proporcionou sociologia, uma grande contribuio com novos conceitos, que seriam de extrema importncia para os estudos cientficos da sociedade. Sendo assim, um deles chamado de ALIENAO, que : a) A condio que o ser humano alcana quando vive em razo d do di dinheiro, h i condio di anloga l a de d um viciado. b) A viso utpica da vida em sociedade c) A implantao do comunismo, como soluo para uma sociedade justa e igualitria d) Um distrbio mental ocasionado pelos altos ndices d produtos de d t nocivos i sade d das d pessoas que trabalhavam nas indstrias sustentadas pelo capitalismo. e) A separao do homem de seus meios de produo, dos frutos de seu trabalho, e tambm da vida poltica, em razo da imposio do mundo capitalista.

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


MAX WEBER (1864-1920) Tem a anlise da sociedade centrada nos atores sociais e em suas aes. Procura compreender o sentido que o homem d as suas aes. Ao social: qualquer ao que o indivduo faz orientando-se pela ao dos outros. Ex.: o modo como o eleitor define seu voto orientando-se p pela ao dos demais eleitores.

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


A tarefa do cientista: compreender os nexos causais que dem o sentido da ao social. O mtodo de anlise baseado no tipo ideal, que consiste em um instrumento de anlise que busca acentuar os traos da realidade que lhe paream mais caractersticos. Ex.: Patricinha

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


A tica protestante e o esprito do capitalismo. A grande incidncia de adeptos da Reforma entre os homens de negcios, conduziu questo: qual a conexo entre a doutrina e a pregao protestante no comportamento dos indivduos?

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


Os valores do protestantismo, como a disciplina, a poupana, a austeridade, a vocao, o dever e a propenso para o trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivduos. Ao analisar os valores do catolicismo e do protestantismo, conclui que os ltimos revelam a tendncia ao racionalismo econmico que predomina no capitalismo.

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


TEORIA DA BUROCRACIA Burocracia: administrao racional e eficiente marcada pela racionalidade e impessoalidade. Preocupao p com o poder p da burocracia, , que passava a impor a toda a sociedade suas opes polticas. O modo burocrtico de pensar leva o homem ao vazio e luta por pequenas posies p na hierarquia q social de prestgio. p g

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


TIPOS DE DOMINAO Tradicional: a legitimidade vem da crena na qualidade da maneira como, no passado, os antepassados resolveram seus problemas. Carismtica: a legitimidade vem do carisma, da crena em qualidades excepcionais de algum para dirigir um grupo social.

Pensamento clssico: Sociologia compreensiva


TIPOS DE DOMINAO Racional legal: A legitimidade provm da crena na justia da lei o povo obedece s leis porque cr que elas so decretadas segundo procedimentos corretos.

Interatividade
Max Weber Weber, em sua obra " A A tica protestante e o esprito do capitalismo, relaciona o papel do protestantismo com a formao do comportamento tpico do capitalismo ocidental moderno", entre suas concluses INCORRETO afirmar: a) H proeminncia de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negcios e empresrios bem sucedidos. b) A motivao protestante para o trabalho, que este considerado um dever e vocao, como um fim absoluto em si mesmo, c) Buscando sair-se bem na profisso, mostrando sua virtude e vocao, o protestante se adequa mais facilmente ao mercado de trabalho. d) Weber constata que no h relao entre religio e afirmao do capitalismo, pois religio e desenvolvimento econmico so temas que no se relacionam. e) Weber constata que a motivao para o trabalho est ligada a um sentido estabelecido pela religio, por isso possvel estabelecer relao entre desenvolvimento do capitalismo e reforma protestante.

Finalmente
S possvel compreender a complexidade do mundo contemporneo se percebemos que no existe um pensamento nico para explicar as relaes sociais. A formao do esprito crtico se deve basicamente a existncia de princpios explicativos distintos para a realidade. Atravs desses princpios explicativos possvel compreender diferentes vises de sociedade e diferentes estilos de pensamento.

AT A PRXIMA!

You might also like