You are on page 1of 10

Semiotica

Prof: Jose Mario Correia Sumario: Semiotica , Semiologia ou Teoria dos signos

uma disciplina que nos vai preparar mesmo na ausncia de palavras fazer um leitura. Como fazer jogo das core, gestos... fugir daquilo que visvel e ver o invisvel. Semiotica, semiologia ou teoria dos signos -Definico - Classsificacao dos signos -Niveis dos signos

Os Fundadores Charles Sanders Peice (1830-1914) Ferdinand de Saussure (1857-1913)

Semiologia- uma cincia que estuda os sistemas de signos : linguagens, cdigos, sinalizao etc. Por Ferdinand.

Semiologia- tambm, uma teoria geral dos signos, e foi concebida pelo americano Charles Sanders Peice.

No fundo no fundo, semiologia e semitica so a mesma coisa. Procura a vida social dos signos

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Qual a lgica disso chamar culos

Signos- Coisa que substitui outra. Ex: Imagem de caneta substitui a caneta no real. Imagem de banana num papel substitui a banana no real.

Charles Morris Signo pode ser definido como toda a coisa que substitui outra, de modo a desencadear num 3 um complexo anlogo de reaces. toda a coisa que substitui outra, representando a para algum, sob certos aspectos e em certa medida.

Classificaao dos signos: Icone- quando possui alguma semelhana ou analogia com o seu referente. EX: Uma fotografia, uma estatua, um esquema, um pictograma. Ex: fotografia de Amilcar Cabral um cone, que representa o. Index ou Indice- quando mantem um relao directa com o seu referente: Cho molhado- indcio de que choveu; Pegadas- indicio passagem de animal; Impresso digital; Smbolo- quando a relaoo referente arbitraria, convencional. As palavras escritas ou faladas, na sua maioria so smbolos. SImbolo aparece por conveno. Ex: Se pronunciar a palavra mesa, o emitido designa um determinado objecto por conveno.

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Ja a palavra escrita, desenhada, inclue- se entre os smbolos, por se tratar de um signo (Morris). Obs: Nome de uma pessoa um smbolo porque convencional os seus pais te colocaram esse nome, no cone porque o seu nome no se parece contigo.

Certos smbolos participam de sua natureza dupla ou tripla. Cruz Instrumento de tortura; Smbolo de cristianismo;

Impresso Digital Signo do tipo indicial- icnico; Smbolo quando utilizado como marca de uma empresa grfica.

Impress digital um smbolo indicial e cone. Icnico quando fotografia.

Sintomas- quando mar recua- se da costa expondo parte do leito marinho formando um inclinao rasa recuando de 800 metros (ou

mais) um sintoma de que vem ai um TSUNAMI.

Sinais- o sinal de transito por exemplo pode indicar que o motorista tem ordens para seguir em frente, parar ou recuar.

Niveis dos Signos


Sintctico, quando se refere as velacoes formais dos signos entre si; Semantica, quando envolve as relaes de significado entre signo e referente ( o nvel denotativo, do significado primeiro).

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Pragmtico, implica as relaes significantes com o interprete, ou seja, aquele que utiliza os signos (em termos lingusticos, o nvel da canotao, dos significados permitidos pelo uso afectivo). Ex: se um Reitor dizer amanha no ha aula (todos vao acreditar), mas se um colega dizer amanha no ha aula (ningum quase vai acreditar). Se o Reitor dizer durante a discoteca oh pessoal a festa esta boa amanha nha ha aula (niguem acredita porque pensam que gozao).

O nvel Pragmatico levado em conta: Quem fala; O que fala; Onde fala;

Em 05-1112 Sumario: O valor dos signos : Interprete e interprete A questo do significado Os signos verbais e os signos no- verbais. Interprete ou usurio do signo Interpretante- especie de supersigno ou supercodigo individual ou colectivo. O usurio reelabora constantemente o seu repertrio de signos em confronto com a sua experincia conferindo aos signos o significado real pratico. O interpretante o processo relacional pelo qual os signos sao absorvidos utilizados e criados.

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

diferena

do

interpretante

resulta

pois

dos

conhecimentos,

experincias, crenas, valores individuais. Como tal nem sempre o repertorio de signos tem a mesma correspondncia do ponto de vista de referente. E da troca de mensagem e percepes indivisuias ou colectivas que resultam novos significados que podem ou nao coincidir como os conceitos individuais.

A questo do Significado O esquema de Ogden e Richards

referencia

simbolo

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _

referente

A linha atrasejada indica que nai ha ligao directa entre signo e referente ou seja que a relao apenas convencional

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Significado e significante
Nao se deve pois confundir signo com o se significante. E o significado acaba por ser a relao que se estabelece entre o interpretante do emissor e o interpretante do receptor. pois uma funo dos respectivos repertrios confrontados na pratica efectiva dos signos. Sendo certo que a relao entre significado e significante convencional... ...Essa nocao de conveno , contudo, relativa ou seja, pode ser... ... mais restrita ou menos restrita. EX: Codigo da estrada - conveno absoluta Logica potica nula ou quase nula

Um SIGNO MONOSSMICO polissmico.

mais exacto do que um signo

A denotao objectiva masi precisa do que a conotao subjectiva; Um signo explicito mais exacto que um signo implcito; Um SIGNO CONSCIENTE mais exacto que um signo inconsciente;

Por outro lado quando masi masi um conveno se trona vga mis o valor do signo comoos diferentes utilizadores.

Dai que se diz que a conveno tem caracter estatstico. Depende do numero de aderentes . Quanto masi ampla e exacta ...

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Monossemia e polissemia
Cada significado deve corresponder um significante e apenas um e vice versa. Isso acontece com: as lnguas cientificas os sistemas de sinalizacao. cdigos lgicos.

Na pratica um significante(signo)poder refere rir- se a vrios significantes e um significado pode exprimir por mei de vrios significantes o caso de dos codigosp poticos Aqui a conveno fraca a funo icnica desenvolvida e o signo aberto. Convem dizer que nao ha cdigos polissninicos masi sim sistemas de expresso-

Denotao e conotao
Denotao- exprime o significado do obojecto a relao (R) entre a expresso (E) e os seus conteudos(C)- REC. Ou ainda quando tivermos um significantr e o seu correspondente significado senfo este o sentido literal usual da comunidade falante o significado prprio. Ex: Meu cao come carne Cao = material significante que remete ao conceito de animal (valor denotativo modo de significao denotativa)

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Conotao- exprime valores sujectivos ligados ao signo, resultante da sua forma e da sua funo Da- se quando um signo Denotativo (Relao ENTRE EXPRESSAO e contedos -RERC) se coloca como significante chamado de figutativo. Por exemplo: Meu vizinho um co.

Mas haver sempre espao de coabilitaco positiva entre a conotao e a denotao. Por exemplo Um uniforme denota um grau e uma funo. O mesmo uniforme conota um prestigio e a autoridade que eventualmente lhe estejam ligados.

Denotao e conotao so pois dois modos fundamentais e opostos da significao e combinam- se na maior parte das mensagens

As cincias pertencem s mensagens denotativas; As artes pertencem s mensagens conotativas.

Signos Verbais- quando as coisas em que lhes aparecem so palavras ou


construo delas decorrentes. podem ser de 2 espcies: Verbais orais Verbais escritos

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Signos no- verbais- quando as coisas em que eles aparecem sao


fenmenos diferentes de palavras ou construes deles derivadas. Os No verbais podem ser de 5 diferentes espcies: Visuais Auditivos Tcteis Olfactivos Gustativos De qualquer modo, desempenham idntico papel. Num texto narrativo- literrio os signos aparecem em dois diferentes planos que so: O DA ESCRITA- CONSTITUIDA POR signos verbais grafovisuias O DA NARRRAO constituda de signos verbais fonoactivos Os no verbais APARECEM num nico palno enredo constitudo de signos nao verbais figurativos ou imagticos.

O que afinal o Signo? Uma mesa nao a palavra mesa. A palavra mesa que se refere aquilo que chamamos mesa; A Rosa (flor)

Para que a palavra mesa se refira aquilo que chamamos ]e necessrio algum apaz de fazer a relao entre a a palavra mesa e aquilo que ela representa.

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

Omonatopia: toc toc toc encontrada nas bandas desenhadas.

You might also like