You are on page 1of 3

1. Errada. Em microscopia as escalas so muito pequenas como micrmetros, nanmetros e angstrons.

A primeira escala usada em microscopia ptica enquanto as duas ltimas so usadas em microscopia eletrnica. 2. Errada. As funes das protenas incluem o suporte estrutural, proteo, catlise, movimento, regulao, transporte e fornecimento de energia. Entretanto, nunca veremos uma protena realizando funes de hereditariedade. 3. Certa. 4. Certa. 5. Certa. 6. Errada. O reconhecimento e a adeso de membranas celulares envolvem protenas da superfcie celular. Essas protenas podem ser do tipo homotpica ou heterotpica, sendo a homotpica a mais frequente entre as clulas de tecidos especializados como o tecido nervoso e o tecido epitelial. 7. Errada. Trs tipos de junes celulares conectam clulas adjacentes: Junes aderentes que unem clulas adjacentes, desmossomos que mantm a unio entre as clulas e junes GAP que servem para comunicao entre as clulas. 8. Errada. Quando uma clula sangunea colocada em uma soluo hipertnica, ela perder gua naturalmente, uma vez que a concentrao que est muito alta na soluo e baixa na clula far com que a gua passe atravs da membrana celular e diminua o volume de gua da hemcia. 9. Certa. 10. Errada. As protenas de membrana envolvidas no transporte ativo so: Uniporte, Simporte e Antiporte. As Uniportes transportam uma nica substncia em uma direo, a Simportes transportam dois solutos em uma mesma direo e as Antiportes transportam dois solutos em direes opostas. 11.

Organela Funo Retculo endoplasmtico Transporta protenas recm sintetizadas podendo modific-las rugoso As protenas formadas pelos ribossomos do RER atuam externamente ao citosol (exportadas da clula, incorporadas membranas ou movidas para o interior de organelas Retculo endoplasmtico liso Modificao de algumas protenas sintetizadas no RER Modificao qumica de pequenas molculas (drogas e pesticidas) Hidrlise de glicognio Sntese de lipdios e esteroides Complexo de Golgi Recebe protenas do RE e pode modific-las Concentra, empacota e seleciona protenas antes de envi-las para o destino certo Sintetiza polissacardeos da parece celular vegetal Pores de uma membrana podem brotar e facilmente se fusionar a outra membrana, pois os limites de uma membrana biolgica so fluidos e flexveis. Assim, pequenas pores carregadas com produtos sintetizados nos Retculos podem se desprender do mesmo e se fusionar na poro cis do Complexo de Golgi.

12. As membranas biolgicas possuem um modelo geral conhecido como mosaico fluido. Elas so constitudas por fosfolipdios, colesterol, protenas integrais e perifricas bem como carboidratos ligados aos lipdios (glicolipdios) ou s protenas (glicoprotenas). Alm disso, dependendo da organela que a membrana constitui, pode sofrer alteraes qumicas.

Quanto aos transportes, temos dois tipos bsicos:

Ativo com gasto de energia

Passivo sem gasto de energia

Primrio: requer participao direta de ATP Secundrio: no usa ATP diretamente, mas sim, um gradiente de concentrao oferecido pelo transporte ativo primrio Difuso: processo de movimento aleatrio em direo a um estado de equilbrio Difuso simples: por meio de bicamadas lipdicas Difuso facilitada: por meio de canais proticos

13. A questo trata do processo de difuso osmtica em uma clula animal (hemcia) e uma clula vegetal.

O objetivo dessa questo era record-los da ltima prtica que realizamos hemlise.

Uma boa resposta seria assim:

Soluo A: Trata-se de uma soluo hipertnica. A clula, menos concentrada, perder gua para o meio por difuso osmtica. A clula animal murchar perdendo completamente a gua do seu interior enquanto a clula vegetal ter o descolamento da membrana plasmtica da parede celular mantendo, porm, uma frao da gua dentro do seu vacolo permanecer dentro da clula.

Soluo B: Trata-se de uma soluo isotnica com concentraes equivalentes de solutos.

Soluo C: Trata-se de uma soluo hipotnica. A clula animal, mais concentrada, ganhar gua do meio e inchar at explodir. O mesmo no ocorrer com a clula vegetal, graas parede de celulose. A gua entrar pela clula gerando presso contra a parede celular. Quando a presso da parede (presso de turgor) fica igual a da gua (presso osmtica), a clula para de absorver gua do meio. Diz-se ento que a clula ficou turgida.

14. O gradiente de concentrao de prtons e a diferena de carga constituem a fora motora de prtons. Essa fora tende a acionar o retorno de prtons atravs da membrana, entretanto, os prtons no podem atravessar a bicamada fosfolipdica hidrofbica da membrana interna por difuso simples. Eles passam por um canal especfico denominado ATP-sintase que conecta o movimento de prtons (quando esses passam pelo canal da ATP-sintase) sntese de ATP. Esse passo conhecido como quimiosmose onde a ATP-sintase usa a energia da difuso do H + pelo canal da protena para sintetizar ATP.

15. O roteiro trata de uma extrao de DNA para exame por meio da PCR (Reao em Cadeia da Polimerase).

O objetivo dessa questo era record-los da aula prtica de extrao de DNA, no que fosse explicado o que cada substncia colocada no processo fazia. At porque, essa descrio das funes das substncias eu j havia colocado na nota.

Uma boa resposta seria assim:

O tampo de lise atua na estrutura do DNA, neutralizando as cargas negativas da estrutura (ao do NaCl) permitindo que vrias molculas de DNA possam ficar agrupadas, favorecendo a observao a vista desarmada. O NaCl tambm participa, juntamente com o SDS, na desnaturao das membranas biolgicas (membrana plasmtica e nuclear), permitindo que o DNA saia da clula. A ao da Proteinase K no precisava ser discutida, entretanto, como fim de instruo, ela atua sobre as protenas (histonas) que enrolam o DNA e o compactam. O banho Maria tem essa mesma funo, uma vez que desnatura as protenas mas no afeta o DNA, permitindo sua descompactao e facilitando sua visualizao.

You might also like