You are on page 1of 33

Noes de Internet e Redes

Mdulo 02

Prof. Leonardo Mesquita Prof. Reutmann Santos

Introduo
Antigamente
Computadores trabalhavam de maneira isolada e a troca de dados ou informaes, quando ocorriam, eram efetuadas de maneira quase artesanal.

Atualmente
Empresas dos mais diversos portes contam com redes interligando seus equipamentos.
Facilidade no intercmbio de dados ou informaes. Integrao de diversos sistemas. Redes cada vez mais interligadas a Internet. Acessos on-line aos mais diversos servios

Introduo
Atualmente: O uso de redes locais ou remotas potencializa o uso das informaes:
Diversas empresas tm na informao seu principal ativo;
Mais pessoas acessando as informaes; Maior agilidade no fluxo de dados e informaes; Promove melhores tomadas de decises de ordem operacional, ttica e estratgica; Por isso fundamental desenvolver conhecimento sobre esse assunto, para possibilitar no apenas o uso adequado do que j est disponvel, mas tambm efetuar corretamente a previso de novos recursos e possibilidades.

Justificativa
Com o uso de redes cada vez mais disseminado, para uma
adequada Administrao de Sistemas de Informao, de fundamental importncia conhecer alguns aspectos

relacionados as redes de comunicao.

Por que usar as Redes?


As redes possibilitam que vrias pessoas compartilhem tanto dados como perifricos simultaneamente. As redes podem reduzir a necessidade de comunicao escrita e tornar disponveis praticamente todos os tipos de dados para todos os usurios que deles precisarem.

Consideraes Finais
Enfim, as Redes surgiram da necessidade de compartilhar dados em tempo hbil.

Os computadores pessoais so ferramentas de trabalho timas para produzir dados, grficos e outros tipos de informao, mas no possibilitam que voc compartilhe rapidamente os dados que criou.

Internet
uma rede mundial de comunicao entre os computadores, interligados pelo TCP/IP permitido assim o acesso a vrios tipos de informao. Carrega uma variedade muito ampla de recursos e servios, como a correio eletrnico, mensageiro instantneo e compartilhamento de arquivos. TCP/IP um conjunto de protocolos de comunicao.

Internet
Medida de transmisso de dados entre computadores / internet:

1 Kilobit ou Kb = 1024 bits 1 Megabit ou Mb = 1024 Kilobits 1 Gigabit ou Gb = 1024 Megabits


ATENO: No confundir com tamanho de dados em disco. 1 Byte = 8 bits

Alguns Servios
Correio Eletrnico; Acesso Remoto; Compartilhamento de Arquivos; Transmisso de mdias; Telefonia na internet (Voz sobre IP); Webconferncia; Videoconferncia...

Como acessar a Internet


Atravs do endereo de um site ou pgina de internet digitado na barra de endereo do navegador (browser).
Site Repositrio onde esto as pginas contendo as informaes, figuras e arquivos. Navegador (browser) Aplicativo necessrio para acessar a rede mundial (internet).

Barra de endereo

Como acessar a Internet


www.google.com.br www: wide world web: teia de alcance mundial; google: nome da instituio, empresa ou organizao que tenha uma pgina na internet; .com: tipo da entidade se comercial, governos .gov ou .org, .edu, .mil ... .br: indica pais de origem ou local de hospedagem da pgina.

Navegadores (Browsers)
Software utilizados para acessar a internet, permitindo assim explora fotos, grficos, vdeos e passar de uma pgina pra outra com um simples clique nos links. Os links so identificados quando aparece um cone de MO e quando passarmos por eles e o endereo aparece no rodap da pgina. Link ou hiperlink qualquer coisa que se colocar em uma pgina web e que, quando clicada abre uma outra pgina diferente.

Link ou hiperlink

Alguns navegadores
Microsoft Internet Explorer; Mozilla FireFox; Opera; Google Chrome; Apple Safari.

Links para download de alguns navegadores


Mozilla FireFox 23
http://download.cdn.mozilla.net/pub/mozilla.org/firefox/releases/23.0/win32/pt-BR/Firefox%20Setup%2023.0.exe

Opera 15
http://get.geo.opera.com/pub/opera/desktop/15.0.1147.153/win/Opera_15.0.1147.153_Setup.exe

Google Chrome 28
https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/?hl=pt-BR

Apple Safari 5.0.5


http://www.baixaki.com.br/site/dwnld45917.htm

Executando o Navegador
1 passo: Clicar 2 vezes no cone da rea de trabalho ou atravs do menu iniciar; 2 passo: Digitar o endereo na barra de endereo do navegador e clicar ENTER; 3 passo: Aguarde a pgina ser exibida no seu navegador; 4 passo: Navegue a vontade utilizando os links das pginas.

Navegando na Web
Utilizando os botes abaixo para auxiliar as nossas visitas pela web.

Como navegar pela internet


1. Conhece o endereo do ste que deseja visitar 2. No conhece o endereo do site a ser visitado, apenas a palavra chave 3. Deseja navegar na Internet sem objetivo preciso

Pesquisa em websites
Significa utilizar alguns sites de busca na internet, mas antes de comear a fazer as pesquisas o usuario precisa saber o que esta procurando e considera os seguintes topicos:

Pesquisa em websites
A informao que procura esta disponvel gratuitamente Deve procura um site de busca especifico ou utilizar motores de busca; Saber a palavra chave para determinado assunto.

Sites de Busca
Google Yahoo!Cad Bing Ask Gigabusca Buscap Brbusca ...

Google
O site de pesquisa mais utilizado da atualidade, com uma gama de recursos bem diversificados, filtros de busca avanados e um dos melhores servios gratuitos da web. Endereo do site google: www.google.com

Pgina inicial do Google

Recursos Avanados do Google

Opes Avanadas de busca


Com todas as palavras (opo padro); Com a frase til quando se busca por nome de pessoa ou empresas.
Ex: lojas americanas, aparecero quase 11.100.000 resultados porm se o usurio quiser somente a empresa LOJAS AMERICANAS, ele deve digitar lojas americanas (com as aspas). Dessa forma o Google buscar somente pela palavra que esta entre aspas.

Opes Avanadas de busca


Com qualquer uma das palavras Google far uma busca para cada palavra escrita e mostrar os resultados tops de cada palavra. EX: Busca sobre windows ou linux ou MacOs Temos que digitar dessa forma windows or linux or MacOs.

Opes Avanadas de busca


Sem as palavras - Para achar somente a palavra windows 7 sem a distribuio Ultimate. O usurio tem que digitar no campo de busca: EX: windows ultimate. Formato do arquivo .pdf, .doc, .xls, .ppt EX: ead filetype:doc

E-mail
Correio Eletrnico so gestores de mensagens, nele o usurio pode compor, enviadas e recebe mensagens, atravs de sistemas eletrnicos de comunicao.

E-mail
Os e-mails podem levar apenas alguns segundos para chegar ao destinatrio, mas tambm, como as cartas convencionais, podem levar horas; Assim como uma carta, o e-mail passa em diferente lugares antes de chegar ao seu destino; Tanto um e-mail quanto uma carta convencional no podem ser considerados meios de comunicao confiveis.

E-mail
Ao receber uma mensagem com arquivos anexados, tenha muito cuidado com o tipo de extenso do arquivo; Como visualizar esses arquivos anexados nos e-mails Ao clicar em cima do arquivo, o navegador abrir uma janela de dilogo perguntando para o usurio se ele deseja abrir ou salvar esse arquivo no seu computador.

E-mail
DOWNLOAD: transferncia de dados de um computador remoto para um computador local. UPLOAD: o processo inverso do DOWNLOAD.

Velocidades de Download e Upload


Existem vrios sites na internet que podem ajudar a detectar a velocidade da sua internet:
http://www.speedtest.net/
http://brasilbandalarga.com.br/index.php/speedtest http://www.rjnet.com.br/2velocimetro.php

You might also like