You are on page 1of 53

Comunidade Presbiteriana Chcara Primavera Ministrio de Grupos Pequenos Abril de 2011 Produzido para uso interno e no comercial Contatos:

grupospequenos@chacaraprimavera.org.br www.chacaraprimavera.org.br (19) 3254-4500

Equipe de produo Alcides Jos Bazioli (texto) Jonathan Lus Hack (reviso) Marco Antonio Gomes Da Silva (texto e reviso) Ricardo Amaral (arte)

NDICE

Instrues para uso deste material ......................................................... 1 Introduo .............................................................................................. 3 Desafios no estudo de Jonas .................................................................. 5 Viso geral do livro de Jonas ................................................................. 9 O livro de Jonas ................................................................................... 15 possvel fugir de Deus? .................................................................... 20 A orao que transforma ..................................................................... 28 Qual a direita? E qual a esquerda? ................................................ 36 Bibliografia .......................................................................................... 45

Graa soberana

Instrues para uso deste material


Caro amigo e lder de grupo pequeno: Com satisfao e dando graas a Deus, encaminho o material riqussimo que nosso amigo Alcides Jos Bazioli nos presenteia. O mesmo fruto de uma pesquisa laboriosa e minuciosa, a qual espera-se que seja abenoadora tanto para ns quanto para as pessoas que fazem parte dos grupos pequenos. Esse material foi preparado para ajud-lo na tarefa de aprender e ensinar sobre a vida e o livro de Jonas. A tarefa desafiadora. Exigir tempo para estudar e esmero pessoal em orao para Deus revelar suas preciosidades. um livro com imagens que nos levaro a olhar para um Deus que estabelece um pacto de amor e graa com o homem. O perdo exclusivamente divino. O homem no pode e no tem condies para tal. Nos temas listados abaixo, sero exploradas as componentes dessa experincia que Jonas teve, mesmo querendo se esquivar dela. Espera-se que, ao final, as pessoas compreendam que Deus chama o homem, mesmo que esse no tenha discernimento para distinguir a mo direita da esquerda. Alm disso, espera-se que entendam que impossvel se esconder desse chamado de Deus para sua vida. A agenda prevista para as prximas semanas nos pequenos grupos seguiro as datas previamente definidas: 26 a 28/abril = possvel fugir de Deus? Este estudo faz aluso tentativa de Jonas de fugir daquilo que Deus lhe ordenara que fizesse. Est baseado em Jonas 1. 03 a 05/maio = A orao que transforma. Este estudo foca o tempo que Jonas passou dentro do grande peixe e a experincia de transformao dele. Est baseado em Jonas 2.

Graa soberana 10 a 12/maio = Qual a direita? E qual a esquerda? Este estudo investiga a compaixo de Deus derramada sobre o ser humano, mesmo quando este no tem merecimento ou discernimento. Est baseado em Jonas 3 e 4.

Basicamente o material de estudo estar apresentado seguindo o padro: Objetivos do estudo; Textos em destaque com pensamentos pertinentes ao estudo; Introduo ao estudo; Estudo propriamente dito com perguntas e respostas no material do lder. Observao: o material do participante s conter as perguntas. Alm disso, voc ter um esboo literrio que o ajudar a ter uma viso macro deste livro bblico; Para refletir e praticar Leituras sugeridas para o prximo estudo. Adicionalmente, voc recebe ainda um material muito bem elaborado para ajud-lo no preparo de estudos bblicos, na seo denominada Desafios no estudo de Jonas. Marco Antonio Gomes Da Silva Abril de 2011

Graa soberana

Introduo
Jonas foi o mais estranho de todos os profetas. Porm, sua mensagem produziu efeitos at naqueles que no o ouviram diretamente. Nenhum outro pregador foi to bem sucedido. Nem mesmo Jesus, pois muitos se opuseram sua pregao. No texto original fica evidente que o sermo de Jonas se compunha de apenas algumas palavras e nada mais. E que impacto! Jonas fez todo o possvel para que sua misso fracassasse. Tinha um esprito indignado, um preparo insatisfatrio, um sermo medocre. Resultado: um sucesso tremendo! A maioria dos pregadores trabalha duramente para obter bons resultados. Entretanto, Jonas trabalhou duro para no ter bons resultados. Mesmo assim ele teve sucesso, apesar da sua atitude. Jonas foi o nico pregador da histria que ficou frustrado com o seu sucesso. Alguns estudiosos, dando rdeas sua imaginao, fazem do grande peixe que engoliu Jonas o centro deste livro. Mas o peixe no o personagem principal do livro, nem mesmo Jonas. O Senhor Deus o personagem central. O livro ensina que Deus o Senhor no apenas de Israel, mas da natureza, da histria e de todas as naes. Sua vontade se cumpre, sempre, no final. Os homens no podem criar-lhe obstculos nem frustr-lo. O profeta Isaas no captulo 55 disse:
Os meus pensamentos no so os pensamentos de vocs, nem os seus caminhos so os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os cus so mais altos do que a terra, tambm os meus caminhos so mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

Considere tambm esta afirmao de Bill Hybels:

Graa soberana
As pessoas insensveis tendem a ver os homens como ganhadores ou perdedores, pesos pesados ou pesos mosca, vitoriosos ou incapazes, lcidos ou desequilibrados. No conseguem perceber que ningum um simples objeto. E todo ser que vive, anda e respira um tesouro inestimvel aos olhos de Deus. Tm dificuldade para compreender que os perdedores e os incapazes so to importantes para Deus quanto os vencedores e os sobreviventes...

Esse Jonas o personagem que d nome ao livro que estudaremos nesta srie. Por meio dele veremos que Deus soberano. Sua vontade acontece apesar de ns, seres humanos. Aprenderemos que sua misericrdia extensiva a todos e que sua graa irresistvel. Apesar das surpresas de impacto e dos elementos sensacionais, Jonas deve ser compreendido como uma narrativa histrica e proftica. A histria est centralizada em uma figura especfica e a composio escrita como um texto histrico. Jesus no considerou a histria de Jonas como uma mera parbola, mas como uma narrativa firmemente enraizada na realidade histrica. O tema de Jonas versa sobre a misericrdia de Deus sobre as naes. Isto usado por Jesus como uma repreenso ao Israel impenitente. Os ninivitas se arrependeram com a pregao do profeta Jonas, que foi salvo do confinamento no ventre de um grande peixe. Ainda mais Israel deveria se arrepender com a pregao de Jesus, o Filho do Homem, que seria ressuscitado do tmulo.

Graa soberana

Desafios no estudo de Jonas


A grande tragdia entre os cristos hoje que muitos de ns esto sob a Palavra de Deus, mas no a estudamos por ns mesmos. Howard e William Hendricks

Objetivos Durante este ano, os grupos pequenos da Chcara Primavera j tiveram as seguintes sries de estudos: De dentro para fora, Ajustando a viso (uma abordagem sobre igreja conforme a viso da Chcara, uma comunidade criativa, acolhedora e transformadora), e Cristianismo 1.0. Agora estudaremos sobre o livro de Jonas. O estudo do livro do profeta Jonas, nesta sequncia adotada para os grupos pequenos, tem dois objetivos: 1. Revitalizar o chamado para o nosso principal objetivo, ou seja, proclamar as boas novas (conforme Mt 28:18-20). 2. Estudar um livro do Antigo Testamento que contemple a proposta para esta revitalizao. Mesmo sendo esta uma proposta simplificada de estudo, vocs recebero uma quantidade de material maior do que aquilo que podero passar para seus grupos. Esperamos que isso no cause nenhum problema. Pelo contrrio, gostaramos que vocs tivessem em mos uma boa quantidade de material para seus estudos pessoais e pesquisas. O propsito que vocs, como lderes, tenham flexibilidade para aprofundar o tema com seus grupos, sem ficarem restritos a algumas perguntas, como prope o estudo reduzido deste tema.

Graa soberana

Estratgias para o preparo de um estudo bblico importante darmos alguns passos em certa ordem para garantir um bom resultado. Os estudiosos da rea de mtodos de estudo bblico sugerem trs passos cruciais para a compreenso do texto. Eles devem ser executados em uma ordem especfica, a saber:
A. Observao

Neste passo, voc pergunta e responde questo: O que vejo?. Ao ler as Escrituras, voc pergunta: Quais so os fatos?. Neste momento, voc assume o papel de um detetive bblico procurando pistas. Nenhuma delas trivial. importante a forma como voc faz esta leitura bblica: Leia com ateno. Leia repetidas vezes. Leia todo o livro, leia em vrias tradues, leia em voz alta, leia com entonao. Leia sem se preocupar com captulos e versculos, e muito menos com os ttulos (frases em negrito que aparecem entre grupos de versculos). Faa voc mesmo as principais divises do texto lido. Depois compare suas divises com as divises tradicionais que toda Bblia apresenta. Leia seletivamente. J que falamos de Jonas, lance iscas para esclarecer melhor sua leitura. Por exemplo: o Quem so as pessoas envolvidas no texto? o O que est acontecendo no texto? o Onde a narrativa est acontecendo? o Quando os eventos esto acontecendo? (neste caso no se preocupe sobre quando o livro foi escrito, mas sobre quanto tempo se passa dentro da narrativa) o Por que isso est colocado aqui, ou, por que isso foi includo?

Graa soberana

o Por que esta pessoa disse isso, ou ainda, por que isso precede aquilo? o Para que me serve isso? Em outras palavras, e da? Leia telescopicamente. Busque no texto as coisas que so: o enfatizadas, o repetidas, o relacionadas, o semelhantes, o diferentes, o da vida real. Leia para sua meditao. Lembre-se que nossa leitura pode estar comprometida pela opo do que fazemos com nossas agendas. Leia de forma aquisitiva. Isto , no para receber informao, mas para incorpor-las em sua vida.
B. Interpretao

Nesse passo, voc pergunta: O que quer dizer isso?. A melhor interpretao do texto a que usa o bom senso e mantm coerncia com outros textos das Escrituras. Interpretar o texto bblico um tpico bem extenso. Para simplificar, seguem algumas aes possveis: 1. Para o estudo de Jonas, leia esta apostila e utilize uma boa Bblia de estudo. Exemplos: NVI, Bblia Shedd, Bblia Anotada, Bblia de Genebra, Bblia de Jerusalm (ou outras que contenham uma boa introduo histrica e comentrios de rodap). 2. Consulte tambm comentrios, tais como Conhea sua Bblia, de Jlio Andrade Ferreira; Merece confiana o Antigo Testamento?, de Gleason L. Archer; Examinai as Escrituras, J. Sidlow Baxter; a coleo A Bblia fala hoje, da editora ABU;

Graa soberana Obadias, Jonas, Miquias, Naum: introduo e comentrio, de David Baker et alii, na srie Cultura Bblica. 3. Verifique outras sugestes que podero surgir atravs do frum dos lderes de grupo. 4. Consulte livros de mtodo de estudo bblico para ter uma viso mais ampla sobre como interpretar a Bblia. 5. Inscreva-se nos cursos ministrados pelo Tleios, que so oferecidos na Chcara Primavera.

C. Aplicao

Lembre-se que a aplicao no pode ser substituda pela interpretao. Antes, o estudo das Escrituras deve nos levar a um melhor relacionamento com Deus, com nossa famlia, igreja, trabalho e qualquer outro grupo com quem nos relacionamos. Sobre o texto estudado, voc agora deve buscar resposta a, no mnimo, quatro perguntas: 1. O texto exps algum pecado seu? O que voc deve fazer? 2. O texto lhe deu alguma promessa de Deus? O que voc deve fazer? 3. O texto lhe deu algum mandamento? O que voc deve fazer? 4. O texto lhe deu algum exemplo a ser seguido? O que voc deve fazer?

Observao: Sempre responda a estas perguntas de aplicao na primeira pessoa do singular, Eu.

Graa soberana

Viso geral do livro de Jonas


Introduo Segundo a diviso habitual em nossas Bblias, o Antigo Testamento est estruturado da seguinte forma: Pentateuco: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio Livros histricos: o Josu, Juzes, Rute, o I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crnicas, o Esdras, Neemias e Ester Livros poticos: J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes e Cantares de Salomo Profetas maiores: Isaas, Jeremias, Lamentaes de Jeremias, Ezequiel e Daniel Profetas menores: o Osias, Joel, Ams, Obadias, o Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, o Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias bom recordar que a diferena entre profetas maiores e menores no devida sua importncia, mas pela quantidade de texto escrito (ou seja, o tamanho do livro). No entanto, a diviso da Bblia Hebraica pelos israelitas (o AT das Bblias crists) um pouco diferente. O judasmo divide seu livro sagrado em: Lei (Tor), Profetas (Anteriores, Posteriores e os 12 Profetas) e Salmos (ou Escritos). Assim Jesus se referiu em Lc 24:44 s Escrituras como um todo, ensinando que elas faziam referncia a ele. Nessa diviso hebraica, os profetas no incluem alguns livros que ns

10

Graa soberana

consideramos como profticos (como Daniel e Lamentaes). Por outro lado, incluem outros livros que ns classificamos como histricos (como Samuel e Josu). Gnero literrio de Jonas: histria ou alegoria? Alguns estudiosos consideram este livro como uma alegoria. Teria sido escrito por volta do ano 430 a.C. para confrontar o nacionalismo na poca de Esdras e Neemias. Neste perodo, os samaritanos estavam sendo excludos de qualquer participao no culto em Jerusalm. Alm disso, todas as esposas estrangeiras estavam sendo divorciadas sob presso. Essa seria uma boa hora para um defensor annimo com ideias mais liberais tentar chamar a ateno da nao. Sob esta tica, Jonas representa a nao israelita desobediente; o mar representa os gentios; o grande peixe, a Babilnia; os trs dias no ventre do peixe, o cativeiro dos judeus na Babilnia. Quanto planta, cuja morte entristeceu o corao de Jonas, alguns interpretam o incidente como sendo uma referncia a Zorobabel (Ag 2:21).1
Argumentos em favor de tomar o texto como alegoria

1. A figura por demais excntrica do profeta e sua aventura sem paralelo no AT; 2. A terrvel tempestade no mar que foi imediatamente acalmada com o lanamento do profeta desobediente s aguas; 3. O perodo de 3 dias e noites no ventre de um grande peixe; 4. A planta que cresce em um dia para dar sombra ao profeta; 5. O tamanho citado da cidade de Nnive, aparentemente muito maior do que as descobertas arqueolgicas indicam; 6. A citao de Jesus, que refora o contedo da mensagem mas no implica, necessariamente, no reconhecimento da sua historicidade.
1

Gleason L. Archer Jr., Merece confiana o Antigo Testamento?, p.237-238.

Graa soberana
Argumentos em favor de tomar o texto como histria

11

1. A referncia a Jonas como filho de Amitai (Jn 1:1), que encontra respaldo em 2Re 14:25. Jonas viveu em Israel no reinado de Jeroboo II cerca de 785 a.C., tendo grande importncia proftica na poca; 2. O profeta e o livro so amplamente conhecidos e citados na histria e literatura do povo de Israel; 3. Mt 12:39-41 e Lc 11:29-32 so registros de citaes textuais de Jesus acerca da vida e misso de Jonas, para comparar com sua prpria misso. 4. O historiador judeu Flvio Josefo, no sculo I d.C, incorpora a histria de Jonas em sua Histria do Povo Judeu. Ele argumenta que achou necessrio registrar o que encontrou escrito nos livros hebraicos acerca desse profeta. 5. O reconhecimento de que Deus atuava, e ainda atua, de forma sobrenatural para cumprir seus propsitos na histria da salvao. Se a narrativa de Jonas no pode ser aceita pela lgica moderna, ento assim tambm se questiona a criao, o dilvio, a abertura do mar, as pragas do Egito, os milagres dos profetas Elias e Eliseu, e muitos outros mais...
Concluso

O que est em jogo neste debate no so os fatos ocorridos no livro do profeta Jonas, mas reconhecer ou no que Deus atua de forma sobrenatural na histria para cumprir seus propsitos. Ns, na Chcara, cremos que Deus soberano sobre as nossas vidas. Ele age continuamente na histria e sua graa e amor geram vida e preservam a criao. Ele pode intervir na histria de forma sobrenatural a qualquer tempo. Assim, ns cremos que Jonas foi um profeta real e que as narrativas deste livro retratam uma profunda experincia de transformao deste profeta nas mos de Deus.

12 Autoria e data

Graa soberana

Assim como Jonas, outros livros profticos tambm no apresentam dados precisos sobre o ano em que os acontecimentos registrados ocorreram. Muitos estudiosos modernos defendem que o livro de Jonas foi escrito no perodo ps-exlico. Contudo, as referncias textuais do prprio livro de Jonas e do segundo livro dos Reis nos permitem atribuir estes acontecimentos e seu respectivo registro ao perodo prexlico do sculo VIII a.C.. Assim, assumimos que estes fatos ocorreram cerca de 760 a.C. Quanto autoria, no entanto, no h evidncias que levem ou sugiram a sua identificao. Contudo, razovel supor que a narrativa tenha sido composta por Jonas perto do final da sua carreira proftica, ao relembrar o ponto decisivo do seu ministrio. Isto explicaria o uso do verbo no passado ao se referir a Nnive (Jn 3:3). Conquanto o autor no fale na primeira pessoa do singular, isto no mais surpreendente do que o fato de Moiss, nos livros da Lei (Tor) sempre se referir a si mesmo na terceira pessoa.2 Propsito e destinatrios O livro de Jonas visa: Mostrar que Deus no indiferente misria humana. Mostrar a possibilidade de arrependimento. Mostrar a supremacia do carter misericordioso de Deus. Os destinatrios do texto so os dois reinos do Israel dividido. Visava o reino do norte (Israel), primordialmente, para prepar-los para o seu exlio que se aproximava (722 a.C.). Tambm visava o reino do sul (Jud), que foi levado cativo para a Babilnia quase 150 anos depois (586 a.C.).

Archer Jr., Merece confiana o Antigo Testamento?, p.237-238.

Graa soberana Esboo do livro

13

Antes de examinar o esboo abaixo, gostaria de perguntar: voc j leu vrias vezes o livro do profeta Jonas e fez o seu prprio esboo? Para efeito deste estudo, adotaremos o esboo proposto pela Bblia Anotada, da editora Mundo Cristo: A fuga de Jonas (captulo 1) o A razo da sua fuga (1:1-2) o A rota da sua fuga (1:3) o Os resultados da sua fuga (1:4-17) Para os marinheiros (1:4-11) Para Jonas (1:12-17)

A orao de Jonas (captulo 2) o As caractersticas de sua orao (2:1-9) o A resposta sua orao (2:10) A pregao de Jonas (captulo 3) o A comisso divina para pregar (3:1-3) o O contedo da pregao (3:4) o As consequncias da pregao (3:5-10) A lio de Jonas (captulo 4) o A reclamao de Jonas contra Deus (4:1-3) o O currculo de Deus para Jonas (4:4-11)

14

Graa soberana

Graa soberana

15

O livro de Jonas
Para auxiliar sua leitura do livro de Jonas, inclumos abaixo o texto integral deste pequeno livro, sem captulos ou versculos. Mantivemos uma sugesto de pargrafos para facilitar sua leitura. O texto usado o da NVI (Nova Verso Internacional). Leia-o vrias vezes para se familiarizar com a histria. TEXTO A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: V depressa grande cidade de Nnive e pregue contra ela, po rque a sua maldade subiu at a minha presena. Mas Jonas fugiu da presena do Senhor, dirigindo-se para Trsis. Desceu cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava quele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Trsis, para fugir do Senhor. O Senhor, porm, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade to violenta que o barco ameaava arrebentar-se. Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu prprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar o navio mais leve. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido ao poro e se deitara, dormia profundamente. O capito dirigiu-se a ele e disse: Como voc pode ficar a dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de ns e no morramos. Ento os marinheiros combinaram entre si: Vamos lanar sortes para descobrir quem o responsvel por esta desgraa que se abateu sobre ns. Lanaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: Diga-nos, quem o responsvel por esta calamidade? Qual a sua profisso? De onde voc vem? Qual a sua terra? A que povo voc pertence? Ele respondeu: Eu sou hebreu, adorador do

16

Graa soberana

Senhor, o Deus dos cus, que fez o mar e a terra. Ento os homens ficaram apavorados e perguntaram: O que foi que voc fez?, pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele j lhes tinha dito. Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: O que devemos fazer com voc, para que o mar se acalme? Respondeu ele: Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmar. Pois eu sei que por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocs. Ao invs disso, os homens se esforaram ao mximo para remar de volta terra. Mas no conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento. Eles clamaram ao Senhor: Senhor, ns suplicamos, no nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. No caia sobre ns a culpa de matar um inocente, porque tu, Senhor, fizeste o que desejavas. Em seguida pegaram Jonas e o lanaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Tomados de grande temor ao Senhor, os homens lhe ofereceram um sacrifcio e se comprometeram por meio de votos. O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe trs dias e trs noites. Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus. E disse:
Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor. Jogaste-me nas profundezas, no corao dos mares; correntezas formavam um turbilho ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Eu disse: Fui expulso da tua presena; contudo, olharei de novo para o teu santo templo. As guas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabea. Afundei at chegar aos fundamentos dos montes; terra embaixo, cujas trancas me aprisionaram para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da sepultura, Senhor meu Deus! Quando a minha vida j se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha orao subiu a ti, ao teu santo templo. Aqueles que acreditam em dolos inteis desprezam a misericrdia. Mas eu, com um cntico de grati-

Graa soberana
do, oferecerei sacrifcio a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvao vem do Senhor.

17

E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme. A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: V grande cidade de Nnive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei. Jonas obedeceu palavra do Senhor e foi para Nn ive. Era uma cidade muito grande, sendo necessrios trs dias para percorr-la. Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: Daqui a quarenta dias Nnive ser destruda. Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notcias chegaram ao rei de Nnive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Ento fez uma proclamao em Nnive: Por decreto do rei e de seus nobres: No permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; no comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas foras. Deixem os maus caminhos e a violncia. Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e no sejamos destrudos. Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e no os destruiu como tinha ameaado. Jonas, porm, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor: Senhor, no foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Trsis. Eu sabia que tu s Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar mas depois te arrependes. Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim melhor morrer do que viver. O Senhor lhe respondeu: Voc tem alguma razo para essa fria? Jonas saiu e sentou-se num lugar a leste da cidade. Ali, construiu para si um abrigo, sentou-se sua sombra e esperou para ver o que aconteceria com a cidade. Ento o Senhor Deus fez crescer uma planta

18

Graa soberana

sobre Jonas, para dar sombra sua cabea e livr-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se. Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento oriental muito quente, e o sol bateu na cabea de Jonas, ao ponto de ele quase desmaiar. Com isso ele desejou morrer, e disse: Para mim seria melhor morrer do que viver. Mas Deus disse a Jonas: Voc tem alguma razo para estar to furioso por causa da planta? Respondeu ele: Sim, tenho! E estou furioso ao ponto de querer morrer. Mas o Senhor lhe disse: Voc tem pena dessa planta, embora no a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nnive tem mais de cento e vinte mil pessoas que no sabem nem distinguir a mo direita da esquerda, alm de muitos rebanhos. No deveria eu ter pena dessa grande cidade?

Graa soberana

19

20

Graa soberana

1
Objetivos deste estudo

possvel fugir de Deus?


Jonas 1:1-17

O que verdadeiramente me faz falta ter clareza do que devo fazer, no do que devo saber. A questo compreender a mim mesmo, enxergar o que Deus realmente quer que eu faa.
Sren Kirkegaard

Compreender que Deus no muda um chamado porque ele no foi entendido. Entender que situaes adversas no visam o mal daquele que foi chamado. Introduo O nome Jonas quer dizer pombo. Ele identificado em Jn 1:1 como filho de Amitai. Este profeta mencionado em 2Re 14:25 como aquele que predisse as conquistas de Jeroboo II. Pela sua palavra o Senhor falou acerca do restabelecimento de limites territoriais de Israel, e isto se concretizou. Sua cidade natal era Gate-Hefer, da tribo de Zebulom, no norte de Israel. Jonas mais uma biografia do que um discurso ou sermo. O tema do livro que a misericrdia e a compaixo de Deus se estendem at as naes pags, na condio de se arrependerem. Era, portanto, obrigao dos israelitas testificarem perante elas sobre a f verdadeira.

Graa soberana

21

Negligenciar esta tarefa poder levar a nao, como foi o caso do prprio Jonas, s guas profundas da aflio e do castigo. Estudo
1. Leia Jonas 1:1-3. Fica claro que o profeta ouviu claramente e sem dvida a Palavra de Deus. Mesmo assim racionalizou e optou por no obedecer, descendo a Jope para embarcar em um navio na direo contrria (Trsis). Deus tem falado com voc? Voc est fugindo dele?

Resposta pessoal de cada participante.


2. Como saber se Deus est mesmo falando isso ou aquilo para mim? Como posso me certificar de que a voz de Deus?

A voz de Deus no to difcil assim de se ouvir. s vezes preciso at fecharmos os olhos e ouvidos para no compreendermos sua mensagem. Deus algumas vezes grita em meio dor, sussurra enquanto relaxamos nas frias, permite que frases numa cano falem ao nosso corao, ou ainda adverte por meio dos 66 livros da sua Palavra. Est tudo ali, tinta no papel. Alm desta fonte infalvel de sabedoria, ele nos ofereceu o seu Esprito Santo. Ele habita em ns e nos guia a toda verdade. Finalmente, Deus tambm prov conselheiros sbios, pessoas que tm um relacionamento srio com Deus e podem nos aconselhar em situaes difceis.
3. Em sua opinio, quais foram os motivos que levaram o profeta Jonas a fugir em vez de cumprir seu papel proftico?

Um dos motivos da fuga de Jonas pode ter sido o medo. Jonas sabia muito bem, afinal de contas, quem eram os assrios, famosos guerreiros cruis. Imagine que Deus lhe desse a seguinte ordem: Saia da sua casa, vista-se como policial civil e v at o Complexo do Alemo (no Rio), sem armas ou proteo. Diga a todos os chefes do trfico e das milcias que a maldade deles chegou at mim. Eles precisam

22

Graa soberana

se arrepender e se entregar s autoridades ou eu vou agir. Voc iria numa boa? Entretanto, o principal motivo era que Jonas tinha um preconceito teolgico. Ele cria que Nnive no era merecedora da misericrdia de Deus. Na sua percepo limitada, ele cria que somente Israel era o povo que merecia a graa de Deus. Em Jn 4:2, Jonas declara que sua fuga foi motivada pela certeza de que Deus misericordioso e tardio para se irar. Ele sabia que, se os assrios se arrependessem, Deus mudaria de ideia sobre aquele povo gentio. E isso era inconcebvel para ele! Como Deus poderia ter misericrdia daquele povinho sabendo tudo que fizeram com Israel, o nico povo escolhido de Deus? Interessante! Se isso era o que se passava pela sua cabea, o conhecimento que ele tinha de Deus era destorcido. Ele tinha esquecido que o chamado de Abrao foi um chamado missionrio. Isto ocorre imediatamente aps o captulo 11 de Gnesis, quando Deus espalha os povos pela terra e confunde suas lnguas. Alm disso, a proposta para Abrao era ser uma bno para todas as famlias da terra. Isto se cumpriu integralmente na pessoa de Jesus. Todavia, at sua vinda Israel tinha a responsabilidade de mostrar para o mundo quem era seu Deus. Um motivo adicional apontado por Swindoll:
Um ato de desobedincia tem origem na incredulidade. Quando voc conhece a vontade de Deus e deliberadamente segue em outra direo, isso incredulidade pura e simples. Voc est dizendo ao Senhor: No creio que seu plano seja melhor. ... uma questo solene para todos: somos suficientemente exatos em nossa obedincia? Como se sabe, desobedincia e incredulidade so os dois lados da mesma moeda uma moeda cunhada pelo diabo. Os que desobedecem no creem, e os que no creem desobedecem.3

Charles R Swindoll, Moiss: um homem dedicado e generoso, p.349-350.

Graa soberana

23

4. Considerando os textos de Mt 28:18-20 e 1Pe 2:9, o que em sua vida mais dificulta o cumprimento destes mandamentos?

Resposta pessoal. Como desafio, compare os acontecimentos de Jonas 1, dentro do navio, com os acontecimentos com Paulo em At 27 e 28.
5. Compare Jn 1:17 com Mt 12:38-41 e Lc 11:29-32. Opine a respeito.

Assim como Jonas foi uma mensagem de salvao para Nnive, Jesus foi para aqueles que o ouviam. impressionante como Jesus se compara a Jonas! Contudo, Jesus foi obediente em sua misso. Se, para Jonas, as condies adversas sinalizavam o fim de tudo, para Deus elas eram uma oportunidade de recomeo. Jonas tinha dificuldades de lidar com a misericrdia divina, por isso a maneira que Deus usou para faz-lo compreender foi a mais dura possvel.
6. O que foi mais importante para voc neste estudo?

Resposta pessoal. Comentrios adicionais


Dispe-te, vai... (Jn 1:2)

O desafio do chamado era complicado para Jonas, pelo fato de Nnive ser a capital do reino da Assria. A Assria considerava Israel e Jud como estados vassalos. Uma representao dessa subservincia era o obelisco em pedra negra que hoje pode ser visto no Museu Britnico, em Londres. Este obelisco documentava as vitrias do rei assrio Salmaneser III (859-823 a.C.). Ali se menciona Je, rei de Israel (2Re 9 e 10) pagando tributo, provavelmente para tentar evitar uma invaso assria. Nos dias de Je, os limites de Israel tambm foram diminudos atravs da ao direta de Hazael, rei da Sria, aps ter sido derrotado pelos assrios (2Re 10:32). Jonas tinha conhecimento de tudo isso, e era participante direto desse contexto conturbado. A razo divina para o chamado de Jonas,

24

Graa soberana

expressa no verso 2 a mesma quando Deus se referiu a Sodoma e Gomorra, em Gn 18:20-21. A malcia citada semelhante ao pecado de Sodoma e Gomorra. Ela pode ser ampliada e especificada como: homossexualismo, injustia, adultrio, mentira, incitamento maldade, orgulho, vida fcil, e despreocupao com os pobres, conforme os textos de Is 1:10-17; 3:9; Jr 23:14; Ez 16:49; Gn 19:5. O livro do profeta Naum declara posteriormente que os pecados de Nnive incluam: a) Tramar o mal contra o Senhor (Na 1:11); b) Crueldade e saques nas guerras (Na 2:12-13; 3:1,19); c) Prostituio e bruxaria (Na 3:4); d) Explorao comercial (Na 3:16). Diante de todo esse panorama bem conhecido de Jonas, no era razovel levar nenhuma mensagem de Deus como alerta quele povo terrvel. Melhor seria aguardar a sentena de Deus, a mesma que veio sobre Sodoma e Gomorra: Uma bem-vinda destruio! Ento Jonas se disps, mas para fugir da presena do SENHOR.
Jonas se disps, mas para fugir... (Jn 1:3)

Por um lado Deus requeria a disposio de Jonas para ir a Nnive. Por outro lado, Jonas efetivou sua disposio em desenvolver um projeto alternativo bem elaborado, mas completamente diferente do que Deus havia requerido dele: Jonas se disps... (Jn 1:3). A sua ideologia excessivamente nacionalista e xenfoba, como a da maioria do povo de Israel de seu tempo, fez com que se iniciasse na vida de Jonas uma sequncia de movimentos descendentes. Estes culminaram no fundo dos ...fundamentos dos montes (Jn 2:6): Jonas desceu at Jope, desceu ao porto, desceu ao poro do navio, mergulhou em sono profundo, desceu s profundezas do mar.... Em todo esse processo descendente, o seu projeto se mostrava mais glamoroso e aceitvel do que o enfrentamento da dura realidade de ir a Nnive, embora no fosse fcil, tranquilo nem barato. Investiu tudo nele, assumindo plenamente o comando de sua vida. Trsis era como um Eldorado. Situava-se, provavelmente, no extremo oeste do mar Mediterrneo, na costa sul da atual Espanha. Representava o sonho de uma aventura maravilhosa, um lugar extico, com o encanto do

Graa soberana

25

desconhecido. Nas referncias bblicas que mencionam Trsis, destacamos 1Re 10:22, que relata as idas da frota de Salomo a Trsis para trazer ouro, prata, marfim, macacos e paves. Um lugar assim era muito mais atrativo do que a problemtica Nnive, e garantia adicionalmente, na iluso de Jonas, uma distncia segura da presena de Deus.
Declara-nos, agora... (Jn 1:8)

Jonas finalmente cai em si, aps ter sido apontado como responsvel por tudo aquilo. Questionado pela tripulao, ele faz duas proclamaes: Acerca de Deus e de sua relao com ele (v.9). Acerca de sua frustrao e derrota, reconhecendo que para ele no havia mais sada. Era o fim, plenamente merecido (v.12). No h evidncia de que os marinheiros renunciaram a todos os seus outros deuses (como Naam em 2Re 5:15). No mnimo, porm, os marinheiros reconheceram naquele momento que o Deus de Israel estava no controle dos acontecimentos. Por isso, devia ser adorado e reconhecido. Deus se fez conhecer aos pagos apesar da rebeldia do profeta. A obstinao de Jonas era tal que, aparentemente, ele no considerou a hiptese de confisso de pecado, arrependimento e disposio de obedecer. Ele podia se dispor, enfim, a ir a Nnive cumprir a misso que Deus lhe havia confiado. Se Jonas tivesse tomado essa atitude, Deus provavelmente teria feito cessar a fria do mar, sem a necessidade dos marinheiros lanarem Jonas ao mar. Mas isso so apenas hipteses e conjecturas.
Consequncias da fuga

Jonas foge a partir do porto de Jope. Este o mesmo lugar onde, cerca de 800 anos depois, o apstolo Pedro tenta fugir do chamado de Deus para evangelizar os gentios. Nesta ocasio, a xenofobia de Pedro em relao a eles tambm mudada por Deus.

26

Graa soberana

Em Atos 10 lemos o relato dessa experincia, que revela muitos paralelos entre Jonas e Pedro: 1) Ambos eram judeus; 2) Ambos tinham preconceito forte contra os gentios; 3) Foi em Jope o incio da fuga de Jonas e o incio da mudana de Pedro; 4) De l Jonas tentou ir a Trsis, mas acabou no ventre de um grande peixe. Foi, involuntariamente, instrumento da converso dos marinheiros. De l Pedro foi para Cesaria, onde iniciou a evangelizao dos gentios com a converso do centurio Cornlio. Apesar da disposio e da deciso equivocadas de Jonas, temos aqui mais uma evidncia de que os propsitos e desgnios de Deus no podem ser frustrados. Para refletir e praticar 1. Jonas racionalizou sua misso levando em conta as circunstncias histricas e polticas do seu contexto. Assim ele acabou estabelecendo suas prprias prioridades. Como voc tem reagido s misses que Deus lhe tem confiado? 2. Apesar da desobedincia do profeta, em sua soberania Deus transformou a situao produzindo resultados surpreendentes. Voc cr que Deus pode fazer mais do que voc pode imaginar em situaes que a seu ver so complicadas ou adversas? Para o prximo estudo Leia, por favor, o captulo 2 de Jonas.

Graa soberana

27

28

Graa soberana

2
Objetivos deste estudo

A orao que transforma


Jonas 2:1-10

A questo no orar at que Deus oua o que lhe pedimos, mas at que entendamos aquilo que ele nos pede.
Sren Kirkegaard

Compreender que Deus pode usar certas situaes para dar suas respostas s oraes das pessoas Entender que estar em situaes adversas pode conduzir as pessoas a um momento de reflexo e de transformao Introduo Deus criativo. Jonas desobedeceu e tomou um navio, mas Deus no o impediu de imediato. Ele esperou at que o navio estivesse em alto mar. Poderia ter mandado um anjo, mas enviou uma tempestade. Poderia ter falado com algum marinheiro, mas esperou que o medo tomasse conta dos seus coraes. J poderia ter falado com Jonas, mas deixou que ele reconhecesse quem era e o que estava fazendo. Esperou que os marinheiros o jogassem ao mar. O mar deixou que ele percebesse a morte. A ento, Deus no enviou um tronco para Jonas se agarrar ficar deriva, mas enviou um grande peixe para engoli-lo. No foram algumas horas, mas trs dias e trs noites! Alm de ensinar o profeta, Deus fez de Jonas uma profecia sobre o que aconte-

Graa soberana

29

ceria com Jesus, o prprio Deus. Tornou-se um sinal para uma gerao perversa e adltera. Ao estudarmos esta orao, devemos nos lembrar de que ela foi feita em um perodo de trs dias e trs noites. Muita coisa se passou dentro daquele peixe. Estudo
1. Leia Jonas 2. Quais so os elementos principais desta orao de Jonas?

O reconhecimento da sua situao (2:1-6) O seu retorno a Deus (2:7-9) A resposta de Deus (2:10)
2. Como Jonas descreve sua situao nesta orao?

Para Jonas, a morte agora j no era algo to fcil de lidar como ele tinha expressado em 1:12. No incio de sua orao, Jonas clama de forma genrica ao Senhor em angstia (2:2). Depois especifica essa angstia gritando por socorro a partir do ventre do abismo. Compare com 2Sm 22:7; Sl 18:6; 130:1 e Lm 3:55. Os textos registram esta mesma ideia de gritar das profundezas. Ou seja, no havia mais esperana de vida. Em 2:4, o profeta demonstra se sentir excludo da presena de Deus; ele se considera um morador entre os mortos. Isso aparece ainda mais claro em 2:6. Podemos imaginar que no havia luz, alimentao nem gua. Apenas oxignio num lugar apertado cheirando a peixe. At esse momento, quando comea a deslumbrar um fio de esperana contra toda a esperana, Jonas no externou nenhum sentimento de amargura ou lamentao pelo que lhe estava acontecendo. Todas as agruras que lhe ocorreram foram encaradas por Jonas como vindas do Senhor; no por mero acidente, fatalidade ou alguma outra causa, seno pela prpria mo do Senhor. Assim que ele no esboou qualquer tentativa de se defender, de lamentar ou murmurar acerca dos

30

Graa soberana

acontecimentos. Simplesmente silenciou, calou-se a respeito. Apesar de a experincia ser profundamente dolorida para ele, ele reconhecia a origem dela no prprio Deus: (tu) me lanaste e as tuas ondas e as tuas vagas (2:3). No Salmo 39:9, Davi age da mesma maneira. Reconhecendo como vindo de Deus o seu flagelo, ele disse: Emudeo, no abro os lbios porque tu fizeste isso. A ausncia de murmurao em Jonas naquele momento o leva a expressar-se: lanado estou de diante dos teus olhos (2:4) e dentro de mim desfalecia a minha alma (2:7). interessante notar que, antes, em sua iniciativa de fugir da presena do Senhor, Jonas o fez com bastante disposio. Agora, contudo, ele se sentia excludo da presena de Deus e completamente desanimado! Comeava ento a se lembrar de que na tua presena h plenitude de alegria (Sl 16:11).
3. Sua vida de orao se resume aos perodos de crises e tristezas? H alegrias? H algo mais?

Resposta pessoal.
4. Como Jonas expressa seu desejo de retorno para Deus? H evidncias no texto de que ele creu em Deus apesar da situao em que estava?

Depois do desespero, o profeta clama por socorro (2:2). E, pela f, creu, a exemplo de Abrao (Rm 4:18 = Abrao, esperando contra a esperana, creu). As aparncias, por vezes, contradizem todas as esperanas. As simples realidades em torno de Jonas anulavam suas mais tnues expectativas. Tivesse sua esperana se baseado na lgica, na razo, na natureza, no tempo ou em qualquer outro fator ou circunstncia, ele teria afundado para sempre. Mas ele creu contra toda esperana, sem compreender, sem questionar; apenas creu. To claramente ele creu em esperana que a f anulou a capacidade que a lgica e a razo tm de destruir a esperana: Contra a esperana ele creu em esperana. Essa a vitria que a f tem de alcanar, em meio a toda a sorte de inciden-

Graa soberana

31

tes, eventos, circunstncias, influncias, poderes e tudo o mais que for adverso ao nosso livramento e salvao. Com o corao renovado pela f e esperana (2:4,6-7), o profeta faz uma declarao (2:9) que se torna o auge da sua orao. Isto no apenas em funo da sua prpria situao, mas por reconhecer algo vital no carter de Deus: A salvao vem do Senhor!. Quem vive apenas pela razo, se alegra e louva a Deus quando as coisas acontecem. No entanto, prerrogativa peculiar f, que dom de Deus, propiciar essa alegria e adorao em gratido antes mesmo de ver as coisas acontecerem, ou at sem v-las acontecer. Isso nos lembra das palavras de Jesus a Tom: Por que me viste, creste? Bem aventurados os que no viram e creram (Jo 20:29).
5. O que voc tem aprendido com Deus e sobre Deus em seus momentos de orao?

Resposta pessoal.
6. Como Deus respondeu a orao de Jonas?

Deus sempre responde s oraes, mas nem sempre como gostaramos. E o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme (2:10). Para que no fique dvida: o grande peixe no lanou Jonas em Nnive. Jonas estava cheirando a peixe, sujo, com o cabelo em p, cheio de gosmas do interior do peixe, doido por um banho de gua doce, por comida e por gua potvel. Mas para chegar at esta cidade ainda seria necessria uma boa caminhada por terra. Como veremos no captulo 4, Deus ainda no havia terminado de trabalhar com Jonas. Ele tinha ainda uma importante lio a aprender.
7. Qual a lio mais importante para voc nesta experincia de Jonas?

Resposta pessoal.

32 Para refletir e praticar

Graa soberana

Leia abaixo a msica de Gilberto Gil e a resposta que Carlos Sider preparou.
Se eu quiser falar com Deus

Gilberto Gil Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a ss. Tenho que apagar a luz, tenho que calar a voz. Tenho que encontrar a paz. Tenho que folgar os ns dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios. Tenho que esquecer a data, tenho que perder a conta, tenho que ter mos vazias, ter a alma e o corpo nus. Se eu quiser falar com Deus, tenho que aceitar a dor. Tenho que comer o po que o diabo amassou. Tenho que virar um co, tenho que lamber o cho dos palcios, dos castelos suntuosos do meu sonho. Tenho que me ver tristonho, tenho que me achar medonho. E, apesar de um mal tamanho, alegrar meu corao. Se eu quiser falar com Deus, tenho que me aventurar. Tenho que subir aos cus sem cordas pra segurar. Tenho que dizer adeus, dar as costas, caminhar decidido, pela estrada que ao findar vai dar em nada. Nada, nada, nada, nada (3x) do que eu pensava encontrar.

Resposta a Gil

Carlos Sider4 Se eu quiser a um simples deus qualquer, desses que a mente sempre vai criar, desses que aos milhares vem se ofertar, sujo espelho de quem quis ser, mas no ser.
4

Faixa 5 do CD Fruto de vida II de Carlos Sider.

Graa soberana

33

Nobre amigo, tenho ento de concordar com tuas notas, teus acordes, o teu triste cantar: dura estrada, trilha errada, longa saga de alta paga, que ao fim d mesmo em nada, nada, nada, nada, nada, nada... Mas se eu for falar com nada mais que Deus, no preciso nem sequer me concentrar. Nem de longe tenho que me flagelar. Sua voz me fala antes que eu venha falar. Nobre amigo, nem sequer o procurei, fui achado, resgatado, me bastou o que escutei, e ele a vida desejada, mais que achada, ofertada. Ele tudo, tudo em mim. (3x) Muitas vezes j falei com Deus... 1. Voc consegue dizer que o seu Deus pessoal e que ele fala com voc mesmo sem voc procur-lo? 2. Voc acha que vergonhoso fazer como Jonas, isto , s procurar Deus (orar) quando se est em desespero? Jonas orou a Deus em seu cativeiro no ventre do peixe e foi libertado. E voc? Para o prximo estudo Leia, por favor, os captulos 3 e 4 de Jonas.

34

Graa soberana

Graa soberana

35

36

Graa soberana

Qual a direita? E qual a esquerda?


Jonas 3:1-4:11

Manda quem pode, obedece quem tem juzo!


Ditado popular

Um discpulo de Jesus precisa decorar quatro letras: O, B, D, C!


Autor desconhecido

Objetivos deste estudo Entender que a vontade de Deus se cumprir apesar da ao ou reao do ser humano Compreender que Deus Senhor de Israel, da natureza, da histria e de todas as naes Entender que obedecer deve ser a prtica de todo o cristo Introduo A justificao prpria de Jonas se revela na demonstrao da sua ira. Isto no justo! As pessoas reagem assim. No consigo acreditar que ele tenha feito isto para mim! Isto o que a ira faz: a ira avalia alguma coisa ou algum. Jonas avaliou Deus e sua reao foi: isto injusto, desagradvel, insuficiente, deficiente. Depois da avaliao, vem a ao. A ira desperta a pessoa a agir atacando. Jonas exemplifica uma das causas da ira: interpretar erradamente uma atitude ou fato. Em sua viso de mundo limitada, Jonas

Graa soberana

37

entendeu que era injusto Deus salvar o povo de Nnive. Faltava-lhe discernimento do plano maior de Deus para as naes. Jonas tem uma compreenso teolgica correta de Deus. Ele sabe que Deus salva e gracioso. Mas ele no queria dividir esta graa com outros e isto no trouxe mudanas no corao do profeta quanto ao seu preconceito racial. uma heresia extraordinria achar que posso ter Jesus como Salvador e adiar a obedincia a Jesus como Senhor pelo tempo que desejar. Salvao sem obedincia algo desconhecido nas Escrituras Sagradas (Egon Paulitsch). Estudo
1. O que a expresso segunda vez em Jn 3:1 revela sobre a graa de Deus?

Um sinal significativo da graa divina o fato de que Jonas no apenas foi perdoado e pessoalmente restaurado, mas tambm reconduzido sua misso no servio do Senhor. Encontramos um paralelo com o apstolo Pedro nesta restaurao de Jonas sua misso, pois ele a havia recusado e afastou-se da presena de Deus (Jn 1:3). O Senhor o trata como tratou Pedro, depois que este o negou trs vezes (Jo 18:17, 25, 27). Ele ordena: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21:15-17). O Senhor prontamente aceita a confisso de nossa culpa, nossas expresses de tristeza pelo pecado cometido, e ainda afasta de ns todo o medo de no sermos mais aceitos por ele. Atravs do pleno e livre perdo, ele nos d a mais completa reconciliao.
2. Como voc se sente diante dos seus fracassos passados? Voc cr que Deus pode renov-lo em sua misso?

Resposta pessoal.

38

Graa soberana

3. Por que era necessrio Jonas proclamar a mensagem de Deus (3:2)?

Na primeira vez, Deus deu a Jonas a razo da misso (1:2). Desta vez, no deixou muito espao para questionamentos ideolgicos. Deus queria que o profeta no se importasse mais com as motivaes dele nem do prprio Deus, mas que se ativesse ao primordial: proclamasse a mensagem de Deus. Por que Deus no usou outros meios? Por que ele prefere nos convidar a cooperarmos com ele no anncio de sua mensagem. Paulo respondeu isto em Rm 10:10-15. No h mudanas se a Palavra de Deus no for proclamada. E no h possibilidade da mensagem ser proclamada sem que haja um mensageiro. Os exemplos bblicos nos mostram que mesmo um passado de rebeldia e fracassos no impedimento para sermos usados hoje poderosamente. Deus nos chama confisso, arrependimento e disposio de obedecer. Deus ainda realiza maravilhas hoje, apesar de ns, os mensageiros problemticos.
4. Aps tanta relutncia para fazer o que Deus queria, como voc entende esta sbita obedincia de Jonas (3:3)?

Jonas levantou-se e foi. Aparentemente foi, constrangido pela palavra do Senhor (3:3). Obedeceu, mesmo no totalmente convencido e conquistado pelas razes de Deus para a misso. A dura experincia no ventre do peixe o tinha transformado, pelo menos, em um profeta obediente. Conhecia agora, as consequncias da rebeldia e da desobedincia. Da o seu constrangimento. Mas permanecia um conflito, no mais entre f e razo, mas entre a sua vontade e vontade de Deus. No se sabe o que pesou mais para Jonas, nessa altura dos acontecimentos. Pode ter sido o constrangimento produzido pelo amor de Deus, capaz de perdoar e salvar um pecador como ele, gerando nele um sentimento de gratido e de plena submisso. Mas pode tambm ter sido constrangido pelo temor advindo da desesperadora experincia decorrente de sua desobedincia, e isto pode t-lo feito obedecer mesmo contra sua prpria vontade.

Graa soberana

39

Jonas se levantou e foi, mas no havia misericrdia no seu corao. A manifestao da graa de Deus na vida de Jonas no produziu nele misericrdia para com os ninivitas. No entanto, na medida em que Jonas se levantou e foi, teve condies de cumprir sua misso com sucesso. Este talvez seja um dos ensinos mais significativos do livro de Jonas. Nesse ponto da narrativa, fica claro que nada, a no ser a palavra do Senhor, importava. Pela palavra, Jonas se levantou e foi. Pela palavra, Jonas enfrentou as centenas de quilmetros de uma viagem perigosa e estafante. Pela palavra, Jonas arriscou enfrentar a agressividade e rejeio de um povo inimigo de Israel. Pela palavra, ele encarou as tentaes de novamente sucumbir aos seus prprios pensamentos e desejos, s dificuldades, aos perigos, aos medos e ansiedades. Possivelmente, Jonas foi reclamando a cada passo da penosa viagem. Deus podia faz-lo ir, mas no podia faz-lo gostar de ir. Mesmo dessa forma ele pode chegar a seu destino e cumprir sua misso, proclamando a palavra do Senhor. A obedincia a Deus, ainda que a contragosto, produz resultados significativos.
5. Qual era a real motivao da pregao de Jonas (3:4)? Compare com 4:2-3.

Jonas no estava muito confortvel com a sua misso, mas sim constrangido e sem poder abrir mo dela. Assim, ele procurou, logo no primeiro momento, realiz-la da forma mais rpida possvel. Entretanto, Jonas desejava a destruio de Nnive. Ele foi obediente e pregou, pois tinha esperanas de que eles no aceitariam sua pregao e no se converteriam. Desta forma seriam destrudos pelo Senhor.
6. Como voc tem reagido s ordens de Deus? De que tipo a sua obedincia? Compartilhe com o grupo.

Resposta pessoal.

40
7. Qual foi a mensagem de Jonas?

Graa soberana

A mensagem (3:4), a nica proclamao que o livro de Jonas contm, inclua dois alertas bem claros: 1) Uma condenao viria ao povo, a qual podia significar destruio ou transformao traumtica; 2) Havia pouco tempo separando-os desses acontecimentos terrveis. Jonas no suprimiu partes da mensagem original. Havia implicitamente em toda proclamao proftica a possibilidade de salvao e perdo mediante arrependimento. A mensagem objetivava confrontao do pecado, alertava para suas consequncias, e ensejava uma necessidade de mudana (arrependimento). Apesar do mensageiro, a mensagem chegou com clareza aos destinatrios e os atingiu de forma eficaz. Era a Palavra de Deus, cumprindo a premissa de Is 55:11.
8. O que gerou o arrependimento do povo de Nnive (3:5-10)?

Os ninivitas no creram em Jonas, mas sim em Deus (3:5)! Esta a origem do arrependimento: a f que vem pela pregao das boas novas (Rm 10:17). No h corao suficientemente duro que no possa ser amolecido por Deus, como no h pecador to perdido que Deus no possa salvar. Pela graa de Deus (Ef 2:8), a f nasce no corao de pessoas que nunca imaginaramos, e nos lugares mais imprevisveis e improvveis. Assim foi com os ninivitas. Ao crer na Palavra de Deus, os ninivitas esperavam a destruio que viria como castigo pela iniquidade deles. A f produziu arrependimento. Os primeiros sinais de verdadeiro arrependimento so as manifestaes de tristeza, convico de pecado, abatimento, e reconhecimento da justia de Deus (veja Sl 51:4). De incio, os ninivitas se expressaram com atitudes que falavam mais alto que palavras: jejum e panos de saco.5

O uso de vestimentas feitas de panos de saco simbolizava um corao contrito e humilhado na presena de Deus. O jejum complementa esta busca de Deus ao eliminar a concorrncia de outros prazeres e funes.

Graa soberana

41

A consternao foi geral e intensa, chegando ao rei, que multiplicou o processo de arrependimento coletivo. A mudana comea quando o rei ordena ao povo que se convertam dos seus maus caminhos e da violncia (3:8). importante que a mensagem chegue s autoridades pblicas, pois podem exercer influncia significativa sobre o povo. A orao dos ninivitas (3:9), longe de representar uma falta de f, manifesta convico de pecado. Eles reconheciam no ter direito de reivindicar nada de Deus, pois Deus no tem obrigao alguma de perdo-los. Eles apenas esperam na sua misericrdia, manifestando a esperana de que Deus desvie deles a sua ira, e mude de ideia a respeito deles. Foi o que acabou ocorrendo, pois essa a orao que Deus ouve (veja Lc 18:9-14).
9. Descreva uma situao em que voc j manifestou um arrependimento semelhante ao dos ninivitas.

Resposta pessoal.
10. Por que Jonas ficou irado com Deus (4:1)? E o que Jonas fez para expressar sua ira (4:2-3)?

Como j vimos, a agenda de Deus era diferente da agenda de Jonas. A misericrdia divina no se restringia nao de Israel. Contudo, tanto o profeta como o povo de Israel no entendiam isso. Por isso, Jonas ficou profundamente descontente com isso. Para expressar sua ira, Jonas orou! No ficou quieto e fugiu da presena de Deus como antes, mas verbalizou seu inconformismo com Deus. Conhecia o carter de Deus (Jn 4:2; Ex 34:6-7), mas no podia concordar com ele. Embora no parea de incio, esta atitude de orar, ainda que com ira, positiva. Jonas manteve o seu relacionamento com Deus, mesmo num momento difcil e doentio. O importante no ficar em silncio. Jonas levou toda a sua carga para quem podia resolver e fez de Deus seu conselheiro. Se tivesse silenciado, teria surgido nele um crescente sentimento de duplicidade que o afastaria novamente da presena de Deus. Sua transparncia permitiu a continuidade de dialogo entre o Pai misericordioso e o filho insensvel.

42

Graa soberana

11. O que Deus fez para chamar ainda mais a ateno de Jonas?

Deus no desistiu de seu profeta furioso. Para ensinar-lhe uma preciosa lio, ele mexeu no conforto de Jonas (4:5-11). S assim conseguiu captar a ateno total de Jonas. No somos ns assim tambm? O livro termina sem a reao de Jonas ao que Deus estava lhe ensinando. A pergunta continua aberta e dirigida a ns. Devemos pedir a misericrdia divina s para ns, como Israel?
12. Qual a lio mais importante para voc nesta experincia de Jonas?

Resposta pessoal. Comentrios adicionais Spurgeon comenta sobre Jn 3:4-10 em um sermo: Os convites ao arrependimento no foram muitos. No entanto, a obedincia ao aviso foi imediata, universal, prtica e aceitvel, de tal modo que a cidade foi poupada. A mensagem do profeta no foi encorajadora. No entanto, desta tremenda mensagem o povo fez uma boa nova e agiu de acordo com ela, a ponto de achar livramento. Infelizmente, muitos de ns hoje temos rejeitado a muito mais rica, segura e gratuita promessa de Deus em seu Evangelho. O prprio profeta no os ajudou em sua esperana. No entanto, aquelas pessoas obedeceram voz de Deus e obtiveram misericrdia por darem ouvidos sua advertncia. A esperana dos ninivitas era bem fraca. Podiam no mximo articular um Quem sabe? ou Talvez Deus... (3:9).
Viu Deus (3:10)

O texto salienta que Deus tudo v (Gn 16:13; Mt 4:6). Nada acontece sem que ele perceba, seja o nosso pecado ou o nosso arrependimento sincero.

Graa soberana
Deus se arrependeu (3:10)

43

A mudana radical ocorrida no povo de Nnive fez com que Deus mudasse de ideia. O uso da palavra arrependimento problemtico para muitas pessoas. A melhor forma de traduzir este texto a usada pela NTLH:
Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor pa sse, e assim no morreremos! Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Ento mudou de ideia e no castigou a cidade como tinha dito que faria. (Jn 3:9-10)

Jr 18:7-11 demonstra claramente o sentido desta expresso. Os pronunciamentos profticos de juzo eram sempre condicionais e revelam o sincero desejo divino de derramar sua graa sobre os povos. Para refletir e praticar 1. O ser humano s busca a Deus quando seu bem-estar afetado, ou quando aquilo que caro e importante perdido ou comprometido. Voc concorda com isso? assim na sua vida? 2. Ns estamos sempre tentando lutar com Deus e querendo fazer o que achamos melhor para ns, independentes da vontade dele. Assuma hoje o compromisso de ouvir a sua voz e de no mais lutar contra a vontade dele.

44

Graa soberana

Graa soberana

45

Bibliografia

ARCHER Jr., Gleason L. Merece confiana o Antigo Testamento? So Paulo: Vida Nova, 2003. FULLER, David Otis. Spurgeon ainda fala. So Paulo: Vida Nova, 1989. HENDRICKS, Howard; HENDRICKS, William. Vivendo a Palavra. So Paulo: Batista Regular, 1991. HYBELS, Bill. Quem voc quando ningum est olhando? Venda Nova: Betnia, 2000. IBCU. Apostila de estudos sobre Jonas. [Esta apostila serviu como base para todos os estudos]. SWINDOLL, Charles R. Moiss: um homem dedicado e generoso. So Paulo: Mundo Cristo, 2000. Vrios comentrios sobre Jonas.

You might also like