You are on page 1of 8

Redes de Comunicao Automveis

Helder Mendes, Paulo Santos Sistemas Automveis 1020359@isep.ipp.pt, 1020396@isep.ipp.pt

Abstract
In-car electronics plays an important role in many automotive applications, such as, for example, steer-bywire and brake-by-wire, and is expected to gradually replace mechanical or hydraulic means to control these systems. The number of electronic components in a car has therefore significantly grown up, thus leading important implications on the vehicle engineering process. In particular, in-car networks, used to interconnect electronics equipments, are a key point. While in the past extensive use of wiring was a common design practice, nowadays, for the sake of reducing the vehicle weight and fuel consumption, in-car bus networks are largely adopted. This work points out current automotive communication standards, i.e., CAN, LIN, Byteflight and MOST, together with upcoming automotive communication standards, namely, TT-CAN, TTP and FlexRay. In section seven, the work focuses on discussing the differences between the current CAN and FlexRay characteristics.

Existem diversos prottipos funcionais destes sistemas. As solues steer-by-wire e brake-by-wire (direco e travagem controlada por sistemas em rede de dados) so normalmente denominadas sistemas X-by-wire (XBW).

2. Requisitos de uma rede de comunicao


Os requisitos de uma rede de comunicao automvel advm das aplicaes que tem de suportar. A maioria das aplicaes automvel que envolvem redes de comunicao e redes de campo so XBW, chassi (ABS, ESP, VDC, etc.), potncia (powertrain controlo do motor, vlvulas, cam, velocidade, etc.), informacional e multimdia. Considerando os sistemas XBW, os requisitos mais importantes so fiabilidade e tolerncia a falhas. Nos sistemas chassi a fiabilidade o mais importante, enquanto no sistema de potncia a elevada largura de banda. Os dispositivos multimdia precisam de elevada largura de banda e suporte plug-and-play. Hoje em dia so utilizadas diversas redes de campo para suportar estes requisitos. Num sistema moderno existe trfego baseado em tempos e baseado em eventos. Isto confere-lhe flexibilidade. Com a utilizao de sistemas wireless na indstria automvel importante que o sistema de comunicao seja seguro. As diferentes necessidades das aplicaes nos automveis levam necessidade de desenvolvimento do um sistema de comunicao fivel, tolerante a falhas, seguro, flexvel, com elevada largura de banda.

1. Introduo
Um sistema automvel , hoje em dia, um sistema distribudo complexo, com vrias exigncias a nvel de redes de comunicao. A maioria dos fabricantes de automveis partilham as mesmas empresas subcontratadas. Com as tecnologias modernas aplicadas indstria automvel, cada vez mais empresas fabricam estes equipamento, da a necessidade de interaco. Uma aplicao automvel consiste em uma ou mais Unidades de Controlo Electrnico (ECUs). Por exemplo, num sistema automvel constitudo por diversas aplicaes com mais de 70 ECUs, pode ser necessrio distribuir mais de 2500 sinais, tornando o sistema complicado ao nvel de rede de dados. Para gerir esta complexidade a indstria automvel tem vindo a criar, nos ltimos anos, diversos consrcios. Com isto pretendem desenvolver arquitecturas e sistemas de comunicao comuns (ex. FlexRay) para suportar os sistemas automveis do futuro. Num futuro prximo, os sistemas hidrulicos da indstria automvel, tais como direco e travagem, sero substitudos por sistemas de comunicao em rede de dados (fios).

3. As tecnologias actuais
Algumas das redes de campo mais utilizadas para interligar as ECUs so Controller Area Network (CAN), Local Interconnect Network (LIN), Byteflight e Media Oriented Systems Transport (MOST).

3.1. LIN
A rede LIN (Local Interconnect Network) foi inicialmente desenvolvida pelo consrcio entre algumas companhias automveis (Audi, BMW, Daimler-Chrysler, Volcano, Volvo e Volkswagen) e a Motorola. A rede LIN foi normalizada em duas etapas, em 2000 com a verso

LIN 1.1 e em 2003 com a LIN 2.0, sendo introduzida na produo automvel em srie pela primeira vez em 2001. Hoje em dia lidera juntamente com a rede CAN o mercado das aplicaes automveis. A rede LIN relativamente barata e de fcil implementao, permitindo obter velocidades de transmisso na ordem dos 20KB/s. A rede LIN do tipo time-triggered conduzida pelo tempo, pois esta actualiza o estado da rede a uma dada taxa temporal (master/slave). Esta rede geralmente utilizada em chassis e em subsistemas de conforto do automvel para controlar dispositivos como, bancos elctricos, sensores de luz, e de climatizao. Por exemplo, uma porta do automvel e as suas funcionalidades tais como, elevadores de vidros, espelhos elctricos, fecho centralizado etc., pode ser um subsistema do automvel. Estes subsistemas so depois interligados usando normalmente a rede CAN atravs de uma porta LIN/CAN. A rede LIN muitas vezes usada como uma sub-rede da rede CAN, devido sua simplicidade, baixo custo e oferecendo um bom desempenho nas comunicaes com subsistemas que no estejam relacionados com a segurana do automvel.

rede Bytefligh. O meio de transmisso que esta rede utiliza a fibra ptica de plstico. Como curiosidade, o novo BMW serie 7 vem equipado com 100 metros desta fibra ptica de plstico espalhada pelo carro. Como principais aplicaes desta rede, temos os sistemas de airbag, pr-tensores dos cintos de segurana, onde necessrio um rpido tempo de resposta e um curto tempo de aco. Flexibilidade suporte para monitorizao de condies espordicas (event-triggered traffic) e grande largura de banda foram as principais caractersticas a ter em conta para o dimensionamento desta rede. A rede Byteflight permite taxas de transmisso na ordem dos 10MB/s, esta tecnologia utilizada hoje em dia em no ramo automvel de gama mdia alta e na aeronutica.

3.5. Outras tecnologias


O LIN, CAN e Byteflight representam fortes tecnologias com diferentes servios (baixa, media e elevada relao velocidade/preo), e so as tecnologias mais utilizadas nos sistemas de chassis, air-bag, powertrain, conforto e disgnostico. Exitem algumas tecnologias de transmisso de dados que foram utilizadas num passado recente, outras continuam a ser utilizadas. Em seguida mencionam-se algumas: 3.5.1. Safe-by-Wire. uma rede do tipo Master/Slave, principalmente utilizada nos sistemas de Air-Bag. As suas caractersticas advm da rede CAN e suporta a velocidade de 150kbps. Desde que as redes CAN e LIN no foram consideradas suficientemente seguras para os sistemas de Air-Bag que o consorcio Safe-by-Wire formou e desenvolveu este protocolo. 3.5.2. MI. (Motorola InterConnect) muito similar rede LIN, sendo uma rede do tipo master/slave simples e de baixo custo desenhada para sensores inteligentes integrados nos dispositivos de conforto do automvel (bancos, espelho e vidros elctricos, etc.). Mas sem dvida que a LIN hoje em dia a mais comum. 3.5.3. DSI. A Distributed System Interface (DSI) uma rede do tipo master/slave, e tal como a Safe-by-Wire utilizada nos sistemas de Air-Bag e suporta a velocidade de 150kbps.

3.2. CAN
Foi desenvolvida inicialmente nos anos 80 pela Bosh, hoje um dos mecanismos de rede mais utilizados na indstria automvel. Ao longo dos anos foram desenvolvidas diferentes verses estandardizadas do CAN e utilizadas em diferentes aplicaes. A ISSO 11898 a rede de campo mais utilizada na Industria Automvel na Europa. Nos US a SAE J1850 a mais utilizada, enquanto que nos camies e autocarros a mais utilizada a J1939. Espera-se que a SAE J2284, baseada na ISO 11989, venha a substituir a J1850. Existe tambm uma verso denominada ISO 11519-2, funciona em dois fios numa verso do CAN a baixa velocidade. Todas as vertentes estandardizadas CAN mencionadas tm diferenas primordialmente no que se refere a velocidade de transmisso, e protocolos de alto nvel, bem como as aplicaes em que so utilizados. Apesar da rede CAN ser de mdia velocidade, uma das redes mais utilizadas em diversos sistemas tais como: air-bag, chassis, sistema de conforto, sistema de diagnstico.

3.3. ByteFlight
A rede Byteflight foi introduzida pela BMW em 1996, e mais tarde desenvolvida em conjunto pela BMW, ELMOS, Infineon, Motorola e a Tyco EC. A principal aplicao desta rede nos sistemas de segurana crtica, onde hoje em dia a rede CAN domina, mas futuramente com a necessidade de maior largura de banda, dar lugar

4. Multimdia
Do ponto de vista do divertimento, multimdia e informao, MOST, ou Media Oriented Systems Transport, das tecnologias consideradas standard nos dias de hoje. Devem salientar-se outra tecnologias, nomeadamente a D2B utilizada em alguns modelos MercedesBenz.

4.1. MOST
Para redes de comunicaes multimdia e normalmente usada a rede MOST ou Media Oriented Systems Transport. A rede MOST foi introduzida em 1997 pela Oasis Silicon Systems AG e suporta trfego por interrupes programadas e por interrupes por eventos, a uma taxa de transmisso de 25MB/s. Futuramente essa taxa subir at aos 150MB/s, para tal usado como meio de transmisso as fibras pticas de plstico. Aplicaes tpicas da rede MOST, so as interligaes de aplicao de vdeo, sistemas de navegao GPS, microfones activos, rdios digitais, etc.

foi desenvolvida em conjunto pelo IDB Forum e 1394 Trade Association. A arquitectura do sistema do IDB-1394 permite ligar equipamentos de consumo j com o IEEE 1394 e comunicar com aplicaes automvel, por exemplo, computadores portteis, cmaras digitais, etc. O ISB-1394 suporta uma taxa de dados de 100, 200 ou 400 Mbps sobre um par entranado de FOP (Plastic Optical Fiber) com um nmero mximo de 63 ns. Devido a sua compatibilidade com o IEEE 1394 um srio concorrente da tecnologia MOST. 4.2.4. USB Universal Serial Bus. O USB, tal como o Firewire, foi inicialmente utilizado no mercado dos Computadores, mas recente a sua utilizao no mercado automvel.

4.2. Outras tecnologias


A rea da multimdia e entretenimento encontrava-se inicialmente vocacionada para a interligao entre computadores pessoais e cmaras de vdeo, mquinas digitais, etc. Duas das tecnologias mais utilizadas eram Firewire e USB. Hoje, estas tecnologias encontram-se disponveis para aplicaes auto. Algumas das redes de comunicao multimdia mais utilizadas, em conjunto com o MOST, so: 4.2.1 D2B Domestic Digital Bus. Desenvolvida pelo Consrcio Optical Chip, uma rede de comunicao ptica do tipo tringulo/estrela que disponibiliza a velocidade de 20Mbps. A D2B utilizada em alguns modelos da Mercedes Benz. 4.2.2. MML BUS. Esta rede automvel uma viso mais futurista da Delphi Automotive Systems para uma infra-estrutura de computadores em rede num automvel. Esta rede contempla vrias funcionalidades tis como: vdeo atravs de satlite, acesso internet, navegao virtual, diagnostico e controlo remoto do veculo, jogos, escritrio mvel, etc. Todas estas funcionalidades so possveis graas a uma srie de tecnologias integradas no automvel como por exemplo, antena plana integrada que capaz de comunicar com vrios satlites, uma arquitectura de rede do tipo cliente-servidor, vrios tipos de interfaces homem-automvel como ajustes de cores, contrastes e posies dos ecrs, controlos no volante, comandos de voz, escrita de texto atravs da voz, e a grandes ecrs tcteis de cristais lquidos (LCD). As aplicaes de software so escritas em Java, usando APIS (application programming interfaces) para reduzir a complexidade e custos do cdigo fonte. 4.2.3. IDB-1394. IDB-1394 a verso automvel do IEEE 1394 para aplicaes multimdia e telemtica que

5. As tecnologias do futuro por fio


Tal como foi mencionado anteriormente, nos sistemas de comunicao x-by-wire, a transmisso de mensagens deve ser tolerante a falhas, fiveis, com pouco jitter. Isto resolvido normalmente recorrente ao protocolo TDMA, de natureza determinstica. Trs das redes mais utilizadas baseadas em TDMA para aplicaes automvel so: TTP, TT-CAN e FlexRay. No entanto tm diferentes tolerncias a falhas.

5.1 TTP
TTP, de Time-Triggered Protocol, faz parte da arquitectura TTA (Time-Triggered Architecture) de TTTech. TTTech disponibiliza solues do tipo timetriggered baseadas em mais de 20 anos de investigao. O TTP foi introduzido em 1994 como um puro TDMA. Hoje em dia encontra-se disponvel em duas verses: TTP/A e TTP/C. TTP/A um protocolo do tipo Master/Slave baseado em TDMA, enquanto o TTP/C um protocolo baseado em TDMA distribudo, vocacionado para tolerncia a falhas, por conseguinte mais complexo e caro do que o TTP/A. O primeiro controlador TTP foi lanado em 1998. Apesar do sucesso do TTP/C em situaes de segurana crtica, este poder no ser a principal escolha para os sistemas x-by-wire, devido ao seu elevado preo e reduzida flexibilidade. Os conflitos entre o TTP/C e a indstria automvel levaram a criao do FlexRay. O TTP/C disponibiliza velocidades de 25MBps, elevada tolerncia a falhas em sistemas crticos, tais como x-bywire e aviao. Alguns dos servios disponibilizados pelo TTP/C: sincronizao de relgio distribuda, guardio de barramento (bus guardian) e broadcast, garante que no existe um nico ponto de falha.

5.2. TT-CAN
TT-CAN ou Time-Triggered CAN, um protocol de camada aplicao, no topo do CAN. um protocolo hbrido TDMA no topo do CSMA, permitindo assim mensagens time-triggered e event-triggered. Estandardizado pela ISO, projectado para sistemas XBW, mas no tem tanta capacidade de tolerncia a falhas como o TTP e o FlexRay.

apelativa para o ramo automvel como uma potencial rede sem fios automvel. Como resposta a este interesse, em 1999 foi criado o Car Working Group pela Bluetooth Special Intereste Group (SIG), que teve como primeiro e principal objectivo o desenvolvimento do perfil mos livres. Usando este perfil mos livres, produtos que usem a tecnologia Bluetooth , como por exemplo os telemveis, podem agora ligar-se automaticamente ao sistema mos livres do automvel.

5.3. FlexRay
Em 1998 a BMW, em parceria com a Daimler-Chryler analisaram as redes de comunicao utilizadas nos automveis (CAN, TTP, MOST, etc.) e verificaram que nenhuma delas preenchia os requisitos da nova gerao de sistemas automveis, especialmente numa fase em que se previa a introduo dos sistemas x-by-wire. Como resposta a isto, o consrcio FlexRay foi formado com o princpio de desenvolver um novo protocolo. O FlexRay disponibiliza velocidades at 10MBps (80Mbps). Pretende-se que este protocolo resolva o problema da introduo dos sistemas x-by-wire, bem como a substituio de algumas redes fieldbus actuais, permitindo diminuir o nmero de tecnologias de redes de dados diferentes existentes num automvel. Em meados de 2004, quase todos os fabricantes de automveis j se tinham associado a este consrcio, e foi tornado pblico o protocolo de especificaes do FlexRay. Espera-se que a FlexRay venha, de facto, a ser a principal rede de interligao de aplicaes ECU dos sistemas automvel. A principal rea de interesse ser os sistemas crticos de alto dbito tais como X-by-wire e aplicaes avanadas powertrain.

6.2. ZigBee
ZigBee (IEEE 802.15.4) uma rede wireless de baixo custo e consumo de energia da PAN standard, vocacionada para preencher os requisitos dos sensores e dispositivos de controlo. Esta rede utilizada tipicamente em aplicaes de monitorizao e controlo que no necessitam de elevada largura de banda, mas que empoem diversos requisitos de latncia e consumo de energia. Apesar de existirem diversos sistemas proprietrios que preenchem os requisitos referidos, no existiam sistemas estandardizados que as preenchessem. Associado utilizao de sistemas proprietrios estava o problema da incompatibilidade com os sistemas, a tecnologia FlexRay resolveu este problema, disponibilizando uma base estandardizada de solues para sensores e sistemas de controlo. Em Dezembro de 2004 a ZigBee Alliance (com 120 empresas como membros) desenvolveu o protocolo de especificaes. A rede ZigBee disponibiliza a velocidade de 250kbps e espera-se que venha a ser utilizada em massa nas reas automvel de sensores de rede e sistemas de monitorizao e controlo (ar condicionado, aquecimento, ventilao, controlo de luz, etc.).

6. As tecnologias do futuro sem fios


Existem diversas aplicaes que esto a dar nfase necessidade da utilizao de redes wireless num sistema automvel, permitindo a comunicao deste com dispositivos envolventes. Do ponto de vista de utilizao interna, explora-se a ligao de, por exemplo, telemveis, computadores portteis, dispositivos GSM com o veculo. Por outro lado, diversas aplicaes recentes exploram a ligaes veculo - a - veiculo e veculo - estrada.

6.3. Wi-Fi
Foi criado na Europa pelos principais construtores de automveis um consrcio no lucrativo chamado Car2Car que tem com objectivo ligar os veculos entre si numa rede sem fios dispositivo-a-dispositivo (ad-hoc). Usando o protocolo IEEE 802.11. Nesta rede todos os automveis esto equipados com sensores que obtm informao sobre o piso, o tempo e o condutor, partilhando em tempo real essa informao entre os restantes membros da rede, isto vai permitir reduzir os acidentes, descentralizar o trfego nas grandes cidades. Como exemplo podemos ver na imagem uma via com piso escorregadio, instantaneamente essa informao transmitira aos membros da rede nesse momento, prevenindo um acidente naquele local.

6.1. Bluetooth
A rede Bluetooth (IEEE 802.15.1) actualmente consegue ter dbitos na ordem 3Mbps (Bluetooth 2.0). Originalmente inventada para redes pessoais de baixo custo, baixa potncia e reduzido alcance. Esta tecnologia de rede sem fios depressa se tornou tambm muito

transmisso (Jitter). So suportados canais de transmisso em modo independente e redundante. Este protocolo suporta canais de transmisso elctricos e pticos, e em topologias de estrela e barramento. A reteno de erros implementada na camada fsica (canal de transmisso), pelo uso de um guardio de barramento (Bus Guardian) independente. O protocolo FlexRay utiliza tramas para a transmisso dos dados, a trama de dados dividida em trs seces principais: o cabealho, dados, e fim de trama. Cada trama transmitida segundo um padro predefinido. 6.4. UWB UWB (IEEE 802.15.3a), ou UltraWide Band um potencial concorrente da IEEE 802.11 standards, disponibilizando velocidade que podem atingir vrias centenas de Mbps de forma robusta, devido utilizao eficaz do espectro das frequncias. UWB foi desenvolvido para aplicaes a elevada largura de banda, tal como a interligao de dispositivos multimdia, mas tambm pode ser aplicado em aplicaes tais como: sistemas de deteco de colises, sistemas de controlo de suspenso (respondem s condies do piso). No entanto, a UWB ainda uma tecnologia recente e as suas aplicaes ainda no esto disponveis.

Trama de dados FlexRay

7.2. Protocolo CAN


Este protocolo originalmente desenvolvido pela Bosch tem como caractersticas principais ter mltiplos mestres, ou seja, diferentes mdulos dentro da mesma rede CAN podem assumir o controlo enquanto os outros se tornam escravos, e momentos depois outro mdulo, anteriormente escravo, torna-se mestre assumindo a rede enquanto os outros mdulos, incluindo o que anteriormente havia assumido a funo de mestre, se torna escravo. A estrutura linear, ou seja, os diversos mdulos esto ligados a um barramento, se um mdulo falhar os outros continuam a funcionar. O sincronismo da rede feito no incio de cada mensagem em intervalos de tempo determinados. Uma caracterstica deste protocolo que todos os mdulos verificam se a mensagem que est a ser transmitida tem prioridade maior ou menor para poder ento ser lida ou aguardar a leitura da actual mensagem. Existem diversas velocidades de transmisso podendo chegar aos 1 Mbp/s. A rede constituda basicamente de um par de fios entranados, para reduo da EMI (Eletromagnetic Interference) sendo um CAN_H e o outro CAN_L, a mensagem transmitida ser a diferena de potencial entre o par entranado, o que uma das caractersticas que a tornam muito segura e fivel. A aceitao global deste protocolo no tem s a ver com as suas caractersticas tcnicas, mas tambm pelo baixo custo dos circuito e interfaces usados no protocolo CAN. O protocolo CAN utiliza a tcnica de transmisso de mensagens por tramas, cada trama constituda por um

7. CAN vs FlexRay 7.1. Protocolo FlexRay


O FlexRay um protocolo moderno, preciso, tolerante a falhas e altamente flexvel. Comeou a ser desenvolvido e pensado em Setembro de 2000, pela unio entre a BMW e a DaimlerChrysler. Este grupo foi sendo alargado a novas potncias do ramo automvel, como a Bosh, General Motors e a Volkswagen. A Philips e a Freescale Semiconductors, so alguns dos membros menos participativos desta unio, mas importantes fornecedores de semicondutores, sem os quais esta unio no teria sucesso. As especificaes deste protocolo esto a sofrer alteraes devido ao lanamento de uma nova verso do BMW X5, onde est previsto a primeira aplicao do protocolo FlexRay para controlar electronicamente a suspenso do veculo. O protocolo FlexRay tem como objectivo ser lder nas aplicaes X-by-wire e em todas as aplicaes do veculo onde as comunicaes em tempo real sejam fundamentais. O protocolo FlexRay fornece algumas caractersticas importantes, como, dois modos de comunicao, sncrona e assncrona, uma linha de dados com uma velocidade de transmisso na ordem dos 5Mbit/s e 10Mbit/s para transmisso de dados massiva. O protocolo oferece preciso nos dados transmitidos, garante os tempos e transmisso da mensagem e as flutuaes desse tempo de

cabealho, corpo da mensagem (dados), e um campo de ACK (acknowledgment).

fsicas (fibras pticas por exemplo), possvel desde que o concentrador de rede tenha esse tipo de interface. As principais desvantagens so, elevado custo das cablagens (comprimento mento total de cablagem muito elevado), e o concentrador necessita de ter um nmero de interfaces igual ao nmero ero de ns existentes na rede.

Trama CAN com identificador de 11 bits

7.5. Comparao:
Num sistema automvel moderno existe trfego timetime triggered e event-triggered. O CAN um protocolo baseado em eventos, ou seja, as mensagens so enviadas como resultado da ocorrncia de eventos na camada de aplicao (camada 7 do modelo OSI). O bit menos significativo da mensagem pode ser denominado de Dominante ou Recessivo (valores lgicos lgico zero e um respectivamente). O CAN acede ao meio pelo mtodo Carrier Sense, Multiple Access with Collision Avoidance (CSMA/CA). Com este mtodo, se ocorrer uma coliso entre bits, os nodos so estruturados de maneira a que o bit dominante fique no barramento, nto, o bit recessivo perde-se. perde Este o corao do seu mtodo de arbitrao de prioridade de mensagens e resoluo de conflitos de acesso. Neste mtodo de transmisso os nodos escrevem e l do barramento, se o nodo transmitir um bit recessivo e receber um bit dominante, a sua sintaxe CSMA/CA define que este deixa de transmitir e passa a receptor. Depois da mensagem recebida estar completa, verifica se esta lhe interessa (ao nvel de aplicao), descartando-a descartando caso isso no acontea. Posteriormente, tenta a retransmisso r da sua mensagem, garantindo o mnimo de 11 bits entre tramas de dados (3bits (Intermission) + 8bits (recessivos)). Quando surge no barramento um bit dominante este considerado SOF (star of frame). Com este mtodo, o nodo que tiver o identificador identifi com maior prioridade (maior numero de bits zero) ganha a prioridade na arbitrao e o controlo do barramento. A arbitrao bit-a-bit bit necessita que a rede de dados se encontre num estado quase estacionrio, para que o sinal seja o mesmo ao longo da rede. Assim, quanto maior a distancia do barramento, menor a taxa de transmisso. Tipicamente, a 1Mbit/s o barramento pode ter 40 metros de distncia, a 50Kbit/s o barramento pode ter at 100 metros.

7.3. Topologia do tipo Barramento


Este tipo de topologia opologia de rede o mais usado, caracterizado como sendo uma ligao elctrica passiva entre todos os ns da rede. Esta topologia tem muitas vantagens. O barramento funciona como um ponto mdio de acesso entre os vrios ns. O custo das ligaes e reduzido ido comparado com outras topologias, se os ns estiverem ordenados em linha, como na figura, adicionar um novo n na rede simples e pode ser feito sem interromper o normal funcionamento da rede. Um erro num dos ns no afecta o funcionamento da restante rede. As principais desvantagens deste tipo de topologia, tem a ver o nmero e a localizao dos ns que so limitados, e a extenso do barramento que sem repetidores tambm se torna muito limitada. O rudo causado na rede por falta de um terminador de rede. e. Uma ruptura fsica num dos ns inviabiliza a comunicao na rede entre todos os ns.

7.4. Topologia do tipo Estrela


A topologia do tipo estrela a mais fcil de implementar. A principal caracterstica deste tipo de redes ter t os ns ligados num n principal (concentrador de rede), e todas a ligao so ponto-a-ponto, ponto, como podemos ver na figura. fcil ligar um novo n, se o concentrador de rede o permitir. Misturar vrios tipos de ligaes

7.6. Comparao de outras caractersticas chave:


Nos sistemas CAN o nmero de nodos est limitado pelo delay no barramento, pelo que a fase do sinal deve ser igual ao longo da rede de dados. Num sistema FlexRay podem existir 22 nodos numa configurao do tipo BUS e 22 ou 64 numa configurao active-star. O identificador CAN depende de 11 ou 29 bits, dependendo se est no modo bsico ou estendido, enquanto o FlexRay utiliza um identificar constante de 11bits. O payload ou dados a transmitir, no FlexRay pode ser de 254bytes, ao passo que o CAN utiliza 8bytes, no entanto, isto permite ao CAN ter uma latncia mxima de 130 BIT TIME para uma mensagem com a prioridade mais elevada e 8bytes de dados. O CAN suporta diversos tipos de tramas: tramas de dados, tramas de erro, tramas de sobrecarga e tramas para pedidos remotos, ao passo que o FlexRay apenas suporta tramas de dados (podem ser utilizados os dois primeiros bytes de dados para identificar o tipo de dados). O CAN tem a vulnerabilidade dominant-lock e babling-idiot failure, estas falhas bloqueiam a rede de dados, bloqueando a circulao de outras tramas de dados. O FlexRay tambm pode sofrer de babling-idiot failure, no entanto dispe de um sistema denominado busguardian implementado em hardware do nodo, de modo a prevenir este tipo de falhas.

Mtodo de Arbitrao no CAN O FlexRay um protocolo hbrido, porque a sua estrutura de escalonamento de mensagens pode ser baseado em eventos, tal como no CAN, ou baseado em tempos, por predefinio (Time Division Multiple Access). Ao nvel fsico, quando se encontra na configurao active star a rede utiliza ligaes ponto-aponto com redundncia opcional. No modo passive-bus a rede bastante semelhante ao barramento CAN. A especificao do modo active-star para FlexRay bastante simples, deve existir uma unidade autnoma (central) com a capacidade de desactivar uma sucursal, esta, depois de desactivada, no pode influenciar o funcionamento da active star. Se a sucursal for desactivada devido a uma situao de erro, esta deve ser reactivada quando a condio de erro no for mais vlida. O protocolo FlexRay tem, tipicamente, uma taxa de transferncia de 10Mbit/s para uma distancia mxima de 22 metros entre a sucursal/nodo e a active-star ou entre duas active-star.

8. Concluses:
Em comparao com o protocolo CAN, o FlexRay tem maior potencial para se tornar na principal rede de comunicao em aplicaes de segurana critica e em aplicaes com tolerncia a falhas, principalmente porque fortemente suportado por parceiros industriais, sendo que alguns deixaram de financiar o desenvolvimento do TTP, passando a suportar o FlexRay. Apesar do FlexRay ser vocacionado para comunicaes de segurana critica (por exemplo: aviao e powertrian) tal como XBW, pode ser utilizado noutras aplicaes automvel.

9. Referncias
[1] Thomas Noltey, Hans Hanssony, Lucia Lo Bello, Automotive Communications - Past, Current and Future , Department of Computer Engineering and Telecommunications, Universidade de Catania. [2] Thomas Noltey, Hans Hanssony, Lucia Lo Bello, Implementing Next Generation Automotive Communications, Department of Computer Scince and Engineering, Universidade de Catania.

Modelo OSI aplicado ao CAN

[3] Bosch, Robert, CAN Specification V2.0, Bosh, Stuttgard, 1991. [4] CAN Overview, KVANSER. [5] Carvalho, Fabiano, Descrio VHDL de um controlador de rede CAN com interface CoreConnect, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. [6] FlexRay, Consrcio, FlexRay Specification System Protocol Specification V2.0, Consrcio FlexRay, 2004. [7] FlexRay, Consrcio, FlexRay Specification System Bus Guardian Specification V2.0, Consrcio FlexRay, 2004. [8] FlexRay, Consrcio, FlexRay Specification System Electrical Physical Layer Specification V2.0, Consrcio FlexRay, 2004. [9] Hangiescu, Andrei, Ramesh, S., Ganesan, Vignesh, Performance Analysis of FlexRaybased ECU Networks, ACM, Califrnia, 2007.

You might also like