You are on page 1of 61

Universidade Federal da Bahia - UFBA Faculdade de Comunicao - FACOM

TROPICAOS
MEMORIAL: VdeoDocumentrio Sobre a Vida e Obra do Designer Tropicalista Rogrio Duarte

Daniel Crtes Silva

Salvador Ba Novembro 2009

Universidade Federal da Bahia Curso de Comunicao Social Produo em Comunicao e Cultura Daniel Crtes Silva

MEMORIAL TROPICAOS: VDEO DOCUMENTRIO SOBRE A VIDA E OBRA DO DESIGNER TROPICALISTA ROGRIO DUARTE

Trabalho de concluso do curso de Produo em Comunicao e Cultura apresentado Faculdade de Comunicao Universidade Federal da Bahia

Orientao: Andr Setaro

Salvador Ba Novembro 2009

SUMRIO

1. APRESENTAO DO PROJETO

2. OBJETIVOS 3.1 OBJETIVOS GERAIS 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS 7 7

3. APRESENTANDO O OBJETO DE ESTUDO: QUEM ROGRIO DUARTE

4. A ESCOLHA DO OBJETO DE ESTUDO: PORQUE ROGRIO DUARTE

14

5. A PRODUO DO DOCUMENTRIO: ETAPA INICIAL

19

6. PROSSEGUINDO NA PRODUO: ETAPA RIO DE JANEIRO

43

7. PLANO DE AO: SISTEMATIZANDO AS ETAPAS DE PRODUO 7.1 PR- PRODUO 7.2 PRODUO 7.3 PS-PRODUO 49 51 57

7. CRONOGRAMA

58

8. REFERNCIAS

59

1. APRESENTAO

O projeto TROPICAOS Vida e Obra do Designer Tropicalista Rogrio Duarte consiste na produo e finalizao de um mdiametragem documental em formato digital (HDV) com durao entre 45 e 52 minutos. O filme apresenta fragmentos da trajetria de Rogrio Duarte e como o seu discurso foi determinante na formulao e organizao do movimento tropicalista. Prope um estudo minucioso das suas produes e como sua atuao na cultura influenciou novas geraes a partir da dcada de 60 at a atualidade.

Antes de tudo, este trabalho fruto de uma pesquisa minuciosa. O documentrio apia-se no trip msica-design-oralidade e faz um apanhado que percorre quase 50 anos da vida e obra de Rogrio Duarte, desde as primeiras intervenes como programador visual do CPC da UNE no incio dos anos 60, passando pelo Cinema Novo e Tropiclia at chegar s produes literrias que expressam a relao com o hindusmo.

Homnimo da obra literria Tropicaos uma coletnea de textos de Rogrio Duarte, lanada pela Azougue Editorial no ano de 2003 este projeto foi concebido a partir de pesquisas realizadas pelo diretor deste documentrio sobre o tema Tropiclia , realizado inicialmente em 2004 para apresentao de um trabalho curricular do curso de Produo em Comunicao e Cultura pela Universidade Federal da Bahia dentro da disciplina Polticas Culturais. Logo em seguida, deu-se o primeiro contato com Rogrio Duarte, que lecionava a disciplina Temas Especiais em Planejamento Grfico, na referida Universidade, no segundo semestre do ano de 2005. Neste perodo foi possvel aprofundar o tema da Tropiclia a partir das conversas em sala de aula, que estimulou uma reviso bibliogrfica.

Passados alguns anos, em maro de 2008, se estabelece uma nova relao, entre o pesquisador e Rogrio Duarte, que transcende o simples interesse de produo acadmica. Tal fato possibilita um dilogo e aprendizagem que, aliado ao trabalho de pesquisa, se reflete numa relao de entrega e desejo mtuo de realizao deste filme.

Inventaria-te antes que te transformem num grande mal entendido. Esta frase, do amigo e parceiro Glauber Rocha, traduz um grande desejo do designer e se manifesta como objetivo primeiro deste filme.

O documentrio Tropicaos traz um apanhado que percorre quase 50 anos da vida e obra de Rogrio Duarte, apresentando suas intervenes nos diversos setores da cultura.

Rogrio viveu e produziu boa parte da sua obra no underground, mas tambm freqentou os bastidores do show bis e fez a cabea de grandes artistas, a exemplo de Glauber Rocha, Hlio Oiticica, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Sua atuao e presena foram fundamentais na formulao embrionria de vrios projetos de vanguarda e correntes artsticas, a exemplo da Tropiclia.

O documentrio se passa nas cidades de Salvador, Santa Ins, Ubara, Rio de Janeiro, So Paulo e Braslia. A narrativa se apresenta como mosaico composto por canes, relatos, entrevistas, imagens de arquivos, fotos, obras do artista, locaes e por uma trilha sonora minuciosa, que permeia o filme em quase sua totalidade ressaltando a relao do artista com a msica. uma produo de baixo oramento, tem uma equipe coesa e marca a estria de um jovem diretor preocupado com o relato real dos acontecimentos, mas sem abrir mo das possibilidades e limites da linguagem documental.

Destina-se

um

pblico

geral

diversificado

composto

por

universitrios, comunidade do cinema, pesquisadores, professores, estudiosos e quaisquer pessoas que possuam algum nvel de interesse por temas que giram em torno da Tropiclia , do designer grfico, da contracultura, movimentos estudantis, ditadura militar, artes e afins. O filme ser destinado para exibies em mostras e festivais de cinema e vdeo; durante exposies e lanamentos do artista; em programas de televiso e pela internet. Cpias em DVDs contendo o documentrio, alguns extras e arquivos raros sero distribudas gratuitamente em universidades, instituies pblicas de ensino, cinematecas e museus.

A nudez de Rogrio Duarte em udio visual representa a possibilidade de abrir o leque da abordagem da recente histria cultural do Brasil e homenagear um dos seus maiores pensadores. Mexe em antigas feridas para deixar sangrar novas verdades tropicais, que podem ser espelhos da sua prpria negao.

2. O BJETIVOS

2.1. Objetivos Gerais

O principal objetivo proposto pelo projeto TROPICAOS Vida e Obra do Designer Tropicalista Rogrio Duarte a produo e finalizao de um documentrio de mdia-metragem com durao entre 45 e 52 minutos que apresenta fragmentos da vida e obra do designer e artista multimdia Rogrio Duarte.

2.2. Objetivos Especficos:

A partir deste objetivo principal, deduzem os seguintes objetivos secundrios:

1. Divulgar e difundir a obra de Rogrio Duarte atravs de um produto udio-visual;

2. Produzir e distribuir cpias em formato DVD para universidades, escolas e bibliotecas pblicas, instituies de Comunicao e Design contendo o documentrio TROPICAOS , com extras das gravaes e arquivos raros, para fins de pesquisa.

3. Retomar

os

temas

da

Tropiclia

da

Contracultura

na

contemporaneidade, quando se comemora os 40 anos destes movimentos;

4. Exibir o documentrio em mostras e festivais de cinema e vdeo em territrio nacional e internacional;

5. Servir como referencial e fonte de pesquisa para designers e estudiosos;

6. Reativar a memria cultural atravs da abordagem da vida e obra de um personagem emblemtico;

7. Questionar os conceitos de arte, tropicalismo e design;

8. Difundir a linguagem audiovisual e o gnero documentrio como instrumento de interveno cultural.

3. APRESENTANDO O OBJETO DE ESTUDO: QUEM ROGRIO DUARTE

Rogrio Duarte Guimares nasceu em Ubara-Ba no dia 10/04/1939 e desce cedo comeou a desenhar e estudar violo. Devido sade frgil, demorou de ir escola e sua formao foi em casa. Era estudioso e passava horas na biblioteca do seu av. Quando sua famlia mudou para Salvador, estudou no Colgio Central da Bahia, onde comeou a desenvolver seus primeiros trabalhos como artista. Foi nessa poca que conheceu seu amigo e parceiro Glauber Rocha, certamente uma das pessoas de quem mais sofreu influncias e influenciou. Freqentava os ambientes das escolas de Msica, Teatro e Belas Artes da Universidade Federal da Bahia sendo reconhecido pelo questionamento e inovao das suas idias.

Sua carreira multi-artstica comeou muito cedo: deixou a Bahia em 1957 seguindo para o Rio de Janeiro, para ser bolsista, arranjo de seu tio Ansio Teixeira. Entre 1960 e 1962 estudou na Escolinha de Arte do Brasil e fez estgio no escritrio de design do Alosio de Magalhes, onde participou de muitos projetos. Em 62 j assinava os projetos de cartazes e publicaes da UNE (Unio Nacional dos Estudantes) e de outros jornais revolucionrios, a exemplo do Movimento e Flor do Mal . Dava aulas de design no Museu de Arte Moderna do Rio e em 1965 publicou o artigo Notas Sobre o Desenho Industrial , texto publicado na revista Civilizao Brasileira n. 5 , considerado um dos marcos da literatura especializada, no qual discute as origens do design grfico, questes sobre a diferena entre arte e design, e critica a influncia ulmiana no design brasileiro (RODRIGUES, 2007). Era profundo conhecedor das artes grficas clssicas e seu conhecimento era de algum que dominava a esttica do design e que rompeu por adotar a contemporaneidade sua obra. Trata-se de uma crtica ao design modernista feita por quem o conhece por dentro (MELO, 2006).

No incio dos anos 60, sua atuao mudou o rumo das artes grficas no Brasil em pleno perodo marcado pela represso e censura. Foi responsvel pela programao visual da Editora Vozes entre os anos de 1965 a 1968. Rompeu tratados e introduziu o improviso e

experimentalismos nos cartazes do cinema novo e capas dos discos da Tropiclia, devorando a tudo e a todos. Rogrio quem nos diz: seremos capazes de assimilar e transformar as influncias, como na nossa antropofagia (DUARTE, 1965, p.246).

Designer , escritor, poeta, msico e intelectual. Segundo Caetano Veloso e Gilberto Gil, seus textos e pensamentos muito os influenciaram, sobretudo na fase inicial das suas respectivas carreiras. Fez capas de livros para escritores renomados, a exemplo de Joo Ubaldo Ribeiro e Augusto de Campos. Foi aluno de violo de Dorival Caymmi e parceiro musical de grandes nomes da musica popular (Luiz Gonzaga) e impopular (Walter Smetak) brasileira. Era amigo ntimo de Glauber

Rocha e assinou muitos cartazes do cinema novo, a exemplo de Deus e o Diabo na Terra do Sol sua obra prima. Tambm foi amigo de Hlio Oiticica, com quem estabeleceu conceitos e teorizou sobre novas possibilidades de interveno artstica.

Foi um dos mentores da Tropiclia e profetizou alguns dos fundamentos seguidos por geraes subseqentes, sendo um dos membros mais significativos do ncleo formador daquele movimento. Sua produo j era bastante substancial quando surgem as primeiras manifestaes do cenrio da Pop Art americana, que tinha como cone principal Andy Wahol, de quem admite ter sofrido certa influncia. Sua atuao chamou a ateno de grupos de faces militares de caa a comunistas dispostas a calar violentamente quaisquer manifestaes contrrias ao regime ditatorial. Merece destaque a priso, tortura e perseguio sofrida em 1968 durante o regime da ditadura militar. Neste ano, foi decretado o Ato Institucional n5 (AI5), medida adotada para 10

cassar os direitos civis e de liberdade de expresso. Segundo Gaspari (2002), na ocasio Rogrio Duarte foi preso juntamente com seu irmo Ronaldo Duarte durante a Missa da Candelria e acusado de agitador e subversivo, tornando-se um dos primeiros prisioneiros polticos daquele perodo, como com Marighela e outros cones de resistncia.

Os irmos Duarte tambm foram os primeiros a denunciar os abusos daquele regime, porm as investigaes sobre a denncia foram logo interrompidas e o caso nunca esclarecido em sua totalidade, confinado a um segredo de Estado. Numa das sesses de filmagens para este documentrio, Rogrio diz que aquela era uma poca de efervescncia cultural, de experimentaes artsticas e mudanas comportamentais, porm muito trgica. Prises, espancamentos, perseguies e suicdios faziam parte de uma rotina velada pela ditadura militar e pouco divulgada nos meios de comunicao, devido a uma censura prvia.

Pelos motivos expostos, alguns das principais personagens da histria moderna pioneiros na formulao embrionria do movimento

Tropicalista tiveram pouca projeo, reconhecimento e circulao nos principais meios de comunicao, apesar de todo o vigor e militncia poltica, esttico-comportamental contidas no discurso das suas obras. Este argumento pode ser claramente aplicado no caso de Rogrio Duarte. Tal infausto se d em decorrncia de inmeros fatores: psicolgicos, sociais, polticos, dentre outros.

Foi nesse contexto e temendo novas retaliaes que, Rogrio ps fogo e destruiu grande parte da sua obra literria poemas, ensaios, romances, peas teatrais, etc durante um surto psictico que o levou a viver por um longo perodo na clandestinidade. Salvo alguns poucos poemas e alguns textos curtos, toda a sua obra literria foi reduzida s cinzas. Por este motivo, a fase tropicalista da produo rogeriana marcada pelo processo da oralidade e pela construo de um discurso

11

por trs do design , que viriam se manifestar como caractersticas marcantes no conjunto da obra e do personagem Rogrio Duarte, considerado por muitos pesquisadores como uma espcie de guru do movimento tropicalista. De fato, grande parcela do seu vigor artstico se manifesta atravs das conversas com Torquato Neto, Hlio Oiticica, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jos Agripino de Paula, Jards Macal, dentre outros.

No entanto todo esse brilho sofrera grande abalo pelo drstico episdio da tortura, que levou tambm a destinos trgicos muitos dos seus amigos. A partir desses acontecimentos, sua rotina mudara

radicalmente. De gnio, considerado louco; de querido, foi evitado pelos amigos que o consideravam sujeira e o enquadravam no perfil subversivo e ameaado, pois cara nas mos da polcia; de urbano, foge para o serto baiano onde procura maior isolamento do mundo. Como foram citados anteriormente, muitos foram os motivos que fizeram Rogrio Duarte experimentar desde os prestgios da fama obscuridade da vida no underground .

Porm, sua produo nunca parou. Recentemente traduziu diretamente da lngua snscrita, duas obras de grande importncia da cultura hindusta vdica e fez adaptaes musicais destes cantos para grandes nomes da msica popular brasileira, como Elba Ramalho, Adriana Calcanhoto, Tits, Geraldo Azevedo, Arnaldo Antunes, Cssia Eller, dentre outros. A reviso da sua vasta obra e o discurso que ela imprimiu na modernidade, principalmente no que tange as artes grficas, msica e literatura se manifesta como principal foco desse filme. Sem esquecer, no entanto, da seriedade e qualidade das suas produes atuais em outros campos artsticos e religiosos.

Apesar de se manter distante dos diversos eventos e homenagens, Rogrio Duarte vive atualmente um momento de reconhecimento pelo

12

conjunto da sua obra. Esto sendo lanados no exterior, principalmente nos EUA, artigos e livros sobre sua atuao como um artista grfico que trs consigo um discurso que ultrapassa o visual. Essa referncia pode ser encontrada no artigo Rogrio Duarte: The Tropicalist of the Tropicalists, lanado pelo poeta e discpulo Narlan Matos num congresso patrocinado pela Univeristy of Illinois at Urbana Champaign, EUA.

Assumindo grande responsabilidade de resgate e antenado com as tendncias atuais, este projeto se afirma como um poderoso instrumento de divulgao da vida e do conjunto da obra de um dos personagens mais atuantes da cultura brasileira a partir dos anos 60.

13

4. A ESCOLHA DO OBJETO DE ESTUDO: PORQUE ROGRIO DUARTE

Encontrei Rogrio Duarte na cantina da FACOM na quinta-feira, dia 06-03-2008 s 10h45min, minutos antes da primeira reunio da disciplina Desenvolvimento Orientado de Projeto. Na ocasio, tive de apresentar aos coordenadores da disciplina o meu tema de projeto a ser desenvolvido naquele semestre, um documentrio de nome provisrio Rockarnaval, que apresentaria o guitarrista Pepeu Gomes e sua relao com o carnaval da Bahia. Eu transitava pelos corredores da faculdade quando fui cumprimentado por uma voz familiar. Rogrio estava sentado numa mesa e portava uma espcie de tero hindusta que utilizava para fazer seus mantras matinais. Interrompera sua meditao naquele instante para perguntar-me a respeito das pesquisas sobre Tropiclia e do vdeo sobre o Lanny guitarrista contemporneo da fase urea do tropicalismo que eu comecei a produzir em 2005.

Rogrio Duarte foi meu professor na disciplina Temas Especiais em Planejamento Grfico, matria optativa do curso de Produo em Comunicao e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Confesso que fiquei surpreso por ele ter lembrado de algo que conversamos despretensiosamente h mais de dois anos. Mesmo porque eu j tinha desistido de finalizar aquele projeto do Lanny. Naquela poca, como a turma era bem reduzida, eu chegava cedo nas aulas e procurava instig-lo puxando uns assuntos sobre msica e tropicalismo. Nem sempre ele ficava a fim, mas no geral o papo era legal e revelador. Aps o fim da disciplina perdemos o contato, visto que Rogrio se mudou para o interior da Bahia, desligou seus telefones e no respondia emails. Se afastou por 2 anos da Universidade por licena mdica e naquele instante estava voltando Faculdade de Comunicao para cumprir atividades extra-classes durante os poucos meses que precediam a sua aposentadoria.

Logo imaginei a possibilidade de ele ser orientador do meu trabalho final de concluso de curso. Eu sabia que Rogrio tinha morado com os Novos

14

Baianos, conhecia bem o Pepeu Gomes e acompanhou de perto a sua evoluo enquanto msico. Seria uma honra t-lo como orientador de uma pesquisa que culminaria num documentrio sobre um grande guitarrista. No exitei e comentei rapidamente sobre o tema que estava desenvolvendo e os trabalhos com vdeos que vinha realizando com o Pepeu. Comentou que estava sozinho naqueles dias e que o procurasse em sua casa, para um bate papo. Despedimos-nos e fiquei de telefon-lo na semana seguinte.

At ento, minha idia para TCC era de desenvolver o documentrio do Pepeu Gomes (guitarrista dos Novos Baianos) e a relao desse msico com o carnaval da Bahia. Eu tinha tudo organizado, a bibliografia, textos, um prroteiro etc. Sem falar nas dezenas de horas filmadas durante o carnaval dos ltimos dois anos. Eu tambm j tinha realizado algumas entrevistas e levantado algumas imagens de arquivos, fotos e gravaes rarssimas do Pepeu quando ele tocava nos Minos, um conjunto de rock que surgiu em Salvador nos anos 60 e que era composta por garotos. Foi essa a idia que apontei como objeto para desenvolvimento do meu projeto na reunio com o colegiado da FACOM. Mas algo transcendental acontecera na manh do dia 06-03-08, minutos antes daquela reunio. Hoje posso afirmar o quo decisivo foi aquele encontro com Rogrio para a construo de um novo projeto.

TROPICAOS nasce da renncia e fundamenta-se na pesquisa e numa relao de cumplicidade que se estabelece entre o pesquisador e seu objeto. Este memorial ter a finalidade de expor como se deu o incio da construo e produo do documentrio TROPICAOS que apresenta fragmentos da vida e obra do artista-multimdia Rogrio Duarte. Ressalva a importncia do seu discurso para se entender melhor algumas pginas ocultas da cultura brasileira. Tambm tem como objetivo sinalizar as oportunidades e dificuldades experimentadas durante as etapas de pr-produo, produo e ps-produo. Narra os acontecimentos que se sucederam nos meses seguintes durante a trajetria de produo.

15

Fiquei feliz e honrado por Rogrio Duarte ter aceito o convite para ser meu orientador, mas passei um final de semana introspecto e concentrado, imaginando mil possibilidades enquanto resgatava um antigo trabalho de pesquisa sobre a Tropiclia. Eu estava com meu trabalho praticamente pronto e uma questo pessoal de to lendria, chamo de maldio da qual no consegui me libertar totalmente at hoje: a de abandonar meus projetos antes de conclu-los. Novamente encontrava-me diante dessa questo e com imenso receio de embarcar novamente nessa tendncia. Liguei para o Rogrio na segunda-feira, dia 11-03-2008, pela manh e marcamos um encontro noite para conversarmos melhor sobre o meu projeto de TCC e para que ele assinasse o aceite de orientador, documento exigido pela faculdade.

Rogrio Duarte tornou-se conhecido pelos cartazes de filmes e capas dos discos Tropicalistas.

16

Conforme combinado cheguei s 20h. Haribol! Rogrio sada j apontando para meus ps e solicitando que eu tire os sapatos antes de entrar na sua casa, que ele considera a casa de um monge e por isso se tem que seguir algumas regras rigorosas. De fato, achei sua residncia bem peculiar, com mveis improvisados e uma carregada quantidade de livros. Rogrio mostrouse receptivo e me senti muito vontade. Disse que naquele acervo havia livros muito mais interessantes do que poderia se encontrar na Universidade. Aos poucos foi me mostrando o ele guardava naquele apartamento e pude observar que havia uns 3 computadores, um estdio fotogrfico, alguns violes, uma estante com partituras, dois guarda-roupas abarrotados de papis e anotaes, uma estante contendo pedras e uma srie de objetos curiosos, como um detector Geisel, por exemplo.

Comentou o seu desejo de transformar aquele apartamento num museu. Disse que ali dispunha de tudo necessrio para realizar suas pesquisas e trabalhos e que tudo aquilo poderia servir para outras pessoas tambm, mas que seria necessrio que algum parasse e organizasse melhor aquela baguna toda. Ali tambm ele guardava o que restou da sua obra literria, que ele ps fogo nos anos 60. Eu, como documentarista, fiquei extasiado. De fato, Rogrio se mostrava um grande objeto de estudo, apesar de eu ainda no ter a dimenso exata do que aquilo significava naquele momento.

Nos corredores da faculdade ele j havia comentado sobre o seu estado de sade, mas naquele dia Rogrio falou mais abertamente sobre o seu afastamento por licena sade e seu pedido de aposentadoria. Disse que estava com uma bola no pescoo, mas que ainda no tinha um diagnstico, apesar da gravidade e urgncia de um tratamento. Ele j tinha ido a alguns mdicos e estava aguardando o resultado dos exames. Disse que no se importava com aquilo, que poderia ou no ser um cncer. Porm, deixou claro que havia certa urgncia em organizar e estruturar o seu legado, afinal foram anos e anos de estudos e produo. Ficamos conversando sobre a necessidade de um espao que apoiasse e acolhesse todo aquele acervo.

17

Tambm sobre as dificuldades que ele encontrava na Universidade e da burocratizao do ensino acadmico.

As horas passaram rapidamente e nem falamos sobre o meu trabalho de pesquisa que acabara de ser renunciado naquele exato instante, apesar de eu no comunicar o fato a Rogrio naquele momento. Enfim, quando ele comentou que desejava organizar alguns originais que estavam amontoados no guarda-roupa, me coloquei a disposio e disse que poderamos comear logo. Rogrio gostou da idia e autorizou que eu levasse a cmera no dia seguinte para registrarmos alguns originais que ainda no haviam sido digitalizados. Foi assim que nasceu a idia do projeto TROPICAOS. Foi necessrio apenas um encontro ao acaso nos corredores da faculdade e uma visita casa do Rogrio Duarte para o surgimento do nosso trabalho. Porm, sa de sua casa com o aceite assinado e ficamos acertados de que ele seria meu orientador de pesquisa naquele semestre.

18

5. A PRODUO DO DOCUMENTRIO: ETAPA INICIAL

Tera, dia 23-03-2008, quinze para as oito da noite. Cheguei casa de Rogrio com quase duas horas de atraso aps um longo dia de trabalho. Desculpei-me pelo inconveniente, mas ele estava duro e disse que j tinha um compromisso para aquela noite. No centro da sala, uma mesa com um amontoado de papis. Pediu que eu desse uma olhada naquele material enquanto ele aguardava o telefonema do seu irmo Augusto, com quem ele agendara uma sesso de gravao num estdio s 20 horas. Eu no entendi muito bem o que faria Rogrio num estdio de gravao, mas comecei a vasculhar cuidadosamente o material enquanto ele fazia algo no computador provavelmente disputava alguma partida de xadrez na internet. Minutos depois o Augusto ligou desmarcando o encontro por motivos pessoais. Ento relaxei e tudo aconteceu de improviso, assim como a idia de substituir de ltima hora o meu projeto de concluso de curso. Cheguei para Rogrio Duarte e disse que havia tomado uma deciso quanto ao meu projeto e que tinha uma proposta para fazer.

Comuniquei que estaria disposto a mudar toda a minha pesquisa daquele semestre para me atirar numa nova idia. Ele deixaria de ser meu orientador e passaria a ser meu objeto de pesquisa. Seria a oportunidade de retomar o tema da Tropiclia ao mesmo tempo em que faramos o nosso trabalho de digitalizao. O meu conhecimento sobre a produo do Rogrio Duarte ainda era muito vago e se limitava s capas dos discos tropicalistas de Gil e Caetano e o cartaz do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Encarei esse desafio ainda sem muita noo da responsabilidade que cara em minhas mos e da dimenso que o trabalho tomaria nos meses seguintes. Lembro-me de Rogrio ter ficado bastante surpreso com a minha proposta. Disse-me que no era necessrio que eu abandonasse meu projeto, que eu j estava com minha pesquisa adiantada, etc. No fundo, senti que ele curtiu a idia e ento comeamos a gravar naquela noite mesmo. Tudo acontece no seu tempo, voc um cara de sorte, disse-me Rogrio. Respondi: somos. De fato, se trata

19

de um desses tipos de caso da pessoa estar no lugar certo e na hora certa. Foi assim que me senti e imagino que Rogrio tambm, salvo as devidas propores.

Como cheguei atrasado e o tempo era curto, voltei a examinar aquela pilha de papis que estavam em cima da mesa enquanto Rogrio se mantinha concentrado no computador. Era uma seleo de materiais grficos que ele produzira em pocas distintas e guardara durante anos. Alguns eram muito conhecidos, outros ainda inditos. Muito do que estava ali eu j conhecia e sabia que ele era o autor. Outras, eu apenas conhecia e fiquei surpreso de saber que estava diante do seu criador. Algumas outras eu nunca tinha visto e se tratava de material raro e indito produzido por Rogrio e nunca lanados. Havia muitas fotos antigas tambm. Fiquei vasculhando aqueles papis enquanto Rogrio mexia no seu laptop. O tempo passou rpido. Da ele cansou e comentou espontaneamente alguns daqueles trabalhos. Sem pauta e de improviso, d-se o instante em que comeamos a filmar as primeiras cenas do documentrio.

Registramos um depoimento bastante rico e espontneo, com um Rogrio bem vontade, trajando apenas um calo e tapa olhos. Ele comeou comentando algumas obras, na ordem em que estavam empilhadas. Destaque para as capas dos discos tropicalistas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em seguida, sentou-se e conversamos um pouco mais de meia hora. Assim se sucedeu o primeiro depoimento e talvez o mais importante. Falou sobre muitos assuntos, filosofou, citou muitos autores, trabalhos e fases da sua vida. Numa certa altura fez uma anlise muito particular sobre a sua relao com a morte. Comentou com certa naturalidade sobre a doena e apresentou uma viso nada passiva diante daquela situao. Emocionante. Lembro-me que fiquei estudando este material pelo menos umas duas semanas. Aquela primeira entrevista foi vulcnica, uma verdadeira avalanche de informaes. Fundamental para eu me situar e comear a pesquisa sobre aquele cara que estava diante da cmera. Complexo, exuberante, misterioso e que eu pouco conhecia at ento.

20

Dentre os trabalhos mais importantes de Rogrio Duarte, esto as capas dos discos tropicalistas de Gil e Caetano, de 1968, que mudariam radicalmente o destino das artes grficas das capas de discos no Brasil.

Foi um encontro produtivo e hoje percebo que o fato de estarmos ali sozinhos somente eu e Rogrio ocasionou um clima bastante amistoso e informal. Apesar do improviso, ficamos satisfeitos e acertamos novos encontros semanais.

Quarta feira, dia 19/03. Conforme combinado cheguei por volta das 18h30min residncia de Rogrio, mas fui avisado pelo porteiro de que ele havia sado. Tentei o telefone celular, mas s caa na caixa. J conhecia a fama de Rogrio em dar alguns furos e achei que era a minha vez. Aguardei um tempo no posto na entrada da rua observando os carros que entravam na rua. Uma hora ou mais depois vi um carro passando com um senhor de tapa olhos no banco do carona. No tive dvidas e retornei em direo sua casa. Esperei por mais ou menos 30 minutos antes dele sair do carro de uma mulher com a qual ele conversava bastante. Eu ainda no sabia, mas aquele tinha sido um dia

21

brbaro para Rogrio e ele estava retornando de uma bateria de consultas e exames realizados numa clnica.

Saiu do carro da sua amiga, um tanto atordoado e nervoso. O cumprimentei na entrada do prdio e disse que estava ali esperando, j h algum tempo. Sem muita frescura, ele foi logo dizendo que no lembrava do nosso encontro, arrematando que no daria para realizar as filmagens daquele dia, que marcssemos numa outra hora. Ento cuspiu no cho e apontou para uma marca de sangue. Aquilo me chocou. Ele acabara de passar por uma nova bateria de exames e disse-me que j tinha um diagnstico, que realmente tinha um cncer num estgio avanado. Fiquei bastante surpreso, visto que na semana anterior ele estava bem, falante e disposto. Falei que se ele estivesse a fim de conversar, estaria ali para ouvi-lo. Realmente ele precisava conversar naquele momento e me convidou para subir.

Rogrio tinha acabado de realizar um exame invasivo e estava visivelmente cansado, bem diferente da semana anterior. Se na quarta passada ele parecia uma espcie de pirata verborrgico, dessa vez encontrava-se nitidamente abatido e depressivo. Tambm estava irritado porque, segundo ele, o mdico retirou um pedao desnecessrio de sua garganta numa biopsia. Naquele dia tambm foi dado o diagnstico no qual foi confirmada a suspeita do cncer. Explicou-me os exames e sobre o grau de gravidade da sua doena. Eu no sabia o que dizer numa situao daquelas e me lembro de ter dado palavras de incentivo e fora.

Para tentar quebrar um pouco aquele clima, sugeri ouvirmos msica e relaxarmos. Ento Rogrio ligou seu laptop e abriu uma pasta contendo alguns arquivos de mp3. Ento tudo mudou. Apagamos as luzes e ficamos ouvindo msica durante um bom tempo no escuro. Foi assim que obtive acesso ao lado musical de Rogrio, atravs das suas produes mais atuais. Alguns dos temas apresentados por ele naquela noite compem a trilha deste

22

documentrio, a exemplo da cano Fechadas de Cupido, interpretada por Adriana Calcanhoto, que afirma ter uma admirao especial pelo R.D.

Adriana Calcanhoto em entrevista concedida para o documentrio TROPICAOS em jan/2009

Naqueles dias Rogrio estava envolvido num projeto de gravao de um disco com grandes nomes da MPB. As canes contam com a produo do Calos Renn e direo musical de Moreno Veloso. Essas msicas compem o trabalho indito intitulado Gita Govinda, que consiste no lanamento de um CD/Livro com msicas interpretadas por grandes artistas (Adriana Calcanhoto, Luis Caldas, Srgio Britto, Lirinha, Zeca Baleiro, dentre outros). As letras so de um poema milenar da cultura hindusta, numa traduo particular do Rogrio Duarte direta do snscrito. a continuidade do trabalho anterior, Canes do Divino Mestre, uma traduo do Bhagavad Gita por Rogrio Duarte, lanado em 1998 pela Cia das Letras e com nota introdutria de Caetano Veloso. Trabalho que tambm foi musicado por grandes nomes da msica como Gilberto Gil, Tom Z, Cssia Eller, Elba Ramalho, Lenine, Geraldo Azevedo, dentre outros.

Depois de ouvirmos algumas faixas do Gita Govinda, finalmente Rogrio achou o CD que estava procurando. Ento ficamos destilando Luiz Caldas e contemplando a faixa Amiga, Traz Quem Matou Kesch, que Rogrio afirmava ser uma das preferidas e que ficaria linda na voz da Adriana Calcanhoto em parceria com o Luiz Caldas. Ainda de luzes apagadas, comecei a fazer o 23

registro daquele momento com a handcam na funo Slot Shutter, com imagens capturadas atravs de um sensor infra-vermelho.

A msica sempre foi uma constante na vida e obra de Rogrio Duarte. No dia do diagnstico, apagamos as luzes e deixamos rolar o som. Destaque para as canes ainda inditas do Gita Govinda e as gravaes do Luiz Caldas, suas preferidas.

Apesar de estarmos somente eu e Rogrio no seu apartamento, naquele dia fomos constantemente interrompidos pelo telefone. Certamente alguns parentes prximos e amigos que estavam preocupados com o seu estado de sade. Aos poucos o clima ficou menos tenso e Rogrio aparentava estar mais calmo. Foi quando lhe perguntei se ele gostaria de falar algo sobre aquele dia e ento comeamos a registrar um novo depoimento. Conversamos basicamente sobre suas produes musicais e em seguida sobre o diagnstico do cncer.

Essas primeiras cenas foram registradas com o nico equipamento que eu tinha na poca, uma handcam da Sony que filmava e tirava fotos e armazenava diretamente num mine DVD. Era um equipamento limitado, mas que tem uma

24

resoluo razovel. Porm, por ser bastante compacto e discreto no incomodava nem chamava a ateno. Foi com esse equipamento que eu

visitei algumas vezes a casa do Rogrio e fizemos algumas viagens ao interior da Bahia.

Mais uma ligao. Dessa vez era o Lcio (um hare-krishna amigo de Rogrio), perguntando se ele iria para a fazenda no feriado da Semana Santa, no final de semana. Como no tinha uma resposta ainda, pediu que o Lcio retornasse a ligao em alguns minutos. Rogrio comentou rapidamente que precisava resolver algumas coisas pessoais em Santa Ins, cidade onde cresceu e morou nos ltimos anos. Como eu no havia planejado meu feriado e estava com o tempo livre, me coloquei a disposio e cogitamos fazer uma breve viagem na Semana Santa. Deixamos tudo combinado para sairmos na madrugada da sexta-feira, dia 21/03 com retorno no sbado noite, dia 22/03. Em menos de duas semanas esse j seria o nosso terceiro encontro e a primeira viajem que faramos ao interior da Bahia. Mais uma vez o improviso foi uma constante dessas primeiras gravaes. A diferena foi que eu conversei com um amigo, que havia comprado uma boa cmera e ele topou ir tambm levando o equipamento.

At ento, o trabalho consistia basicamente no registro documental e investigao do objeto. Denomino esse estgio de produo de pesquisa videogrfica, peculiar pelo seu carter investigativo e tambm pela escassez de recursos necessrios produo de um produto audiovisual. Na verdade foi uma tentativa de reverter o fato de haver queimado algumas etapas da pr-produo, visto que acabara de entrar de cara num novo projeto e estava dando os primeiros passos na pesquisa ainda no havia preparado uma pauta e muito menos um roteiro. Ento aproveitei o curto perodo de 2 dias antes da viagem e li TROPICAOS, uma coletnea de textos do Rogrio Duarte lanado em 2002 pela Azougue Editorial.

25

Naquele estgio de produo estava sendo necessrio aprofundar o tema e conhecer melhor o objeto de estudo atravs de uma pesquisa bibliogrfica. Ento nessa poca comecei a ler ao mesmo tempo alguns captulos dos livros A DITADURA ENVERGONHADA, do Elio Gaspari; 1968: O ANO QUE NO ACABOU, do Zuenir Ventura e o VERDADES TROPICAIS, de Caetano Veloso. Paralelo a essa introduo bibliogrfica continuamos com os registros documentais propostos inicialmente, que consistiam basicamente em filmar Rogrio Duarte na sua intimidade e numa fase delicada da sua vida, ao mesmo tempo em que procedamos na tarefa de digitalizao de alguns originais.

Nesta fase da pesquisa videogrfica o equipamento disponvel tambm era bastante simples e amador. Mas no poderia aceitar que aqueles obstculos de produo anulassem a possibilidade de fazermos bons registros, que foram frutos daquela convivncia que havia surgido ao acaso e h poucos dias, porm muito intensa. Ao contrrio disso, depois percebi que um equipamento compacto sempre deixava Rogrio mais vontade e revelador. Ento foi nesse clima de improviso que viajamos para Santa Ins, eu, Rogrio e mais um cmera, Mateus Damasceno, que meu amigo.

Sexta-feira da paixo, dia 21-03-2008. Samos ainda cedinho e chovia bastante. Fizemos algumas paradas e por isso fizemos em 7 ou 8 horas uma viagem que poderia ser realizada facilmente em 4 horas, porm tudo ocorreu bem e a viagem foi agradvel. Fizemos o primeiro registro durante uma parada para o caf da manh, numa barraca de beira de estrada. Na ocasio Rogrio lembrou alguns nomes da msica com quem conviveu e contou histrias curiosas sobre o Raul Seixas, o Jards Macal e os Novos Baianos. Em

seguida continuamos a viagem e paramos mais algumas vezes para comprar alguns mantimentos.

Chegamos em Santa Ins no inicio da tarde e Rogrio nos levou no Caf Ideal, um estabelecimento comercial que existe h mais de 40 anos. Rogrio perguntou ao dono do caf, se aquele violo ainda existia e para a surpresa

26

de todos Joozinho foi l dentro e buscou um instrumento que Rogrio deixou l durante anos. Ento registramos a dupla de chores Rogrio Duarte e Joozinho, numa parceria e relao de amizade que durava mais de quatro dcadas.

Rogrio Duarte durante a viagem Santa Ins, em maro de 2008. Na estrada, durante uma parada; no Caf Ideal, com Joozinho; durante uma visita sua Tia Valmira e defronte antiga casa dos avs.

A chuva apertou e ainda no tnhamos almoado. Demos uma volta pela cidade, mas no havia um restaurante aberto, pois era feriado. Ento Rogrio sugeriu que fssemos direto para a fazenda encontrar dois visitantes que nos aguardavam: seu Leandro, um senhor de uns 90 anos e Lcio, um amigo hare krishna. Chegando fazenda, percebemos logo que as condies estavam precrias. No havia luz eltrica, nem fogo e muito menos pratos e talheres. A chuva continuava caindo forte e no havia como acender o fogo de lenha.

Foi quando aconteceu o inusitado: senti o cheiro de algo queimando e encontro Rogrio Duarte nos fundos da casa tentando acender uma pequena fogueira com o cartaz do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, nessa altura j rasgado 27

pela metade. Aquilo foi surpreendente. Corri para mochila, saquei a handcam e fiz uma das imagens mais importantes deste filme. Rogrio mostrava total desprendimento sua obra e rasgava o cartaz sem constrangimento algum. Gabava-se ainda dizendo que aquele tipo de papel era muito bom porque queimava com facilidade. Este plano-seqncia durou aproximadamente 5 minutos, tempo suficiente para que o cartaz fosse completamente incinerado. Aquele foi um almoo surreal, marcado pela espontaneidade e presena incendiria do Rogrio Duarte como personagem da sua prpria obra.

Radha, Deus e o Diabo, participou da mostra competitiva no XII Festival da Imagem em 5 Minutos e foi exibido na Sala Walter da Silveira nos dias 11, 12 e 15 de novembro de 2008.

28

Resultado de um take espontneo, aquele ritual xamntico inspirou a idia de um curta-metragem que foi elaborado para XII Festival da Imagem em 5 Minutos. Apesar de ser montado em apenas 2 dias e editado num programa de edio caseiro, Radha, Deus e o Diabo ganhou destaque na mostra competitiva e foi exibido no dia de abertura do festival que selecionou os 50 melhores vdeos inscritos de todo o pas.

Aquela foi uma viagem rpida, pois fomos num dia e voltamos no outro, porm muito produtiva. Filmamos uma entrevista na estrada, durante o caf da manh; no Caf Ideal, com Joozinho; a queima do cartaz, quando precisvamos de lenha para acender o fogo; uma entrevista com 2 cmeras na manh do dia seguinte; visita casa dos avs, em Ubara e casa da sua tia av materna, etc. Durante esses dias mantivemos o contato necessrio que firmou a nossa parceria no intuito de realizar este documentrio.

Retornamos a Salvador e fui novamente casa do Rogrio Duarte no dia 27/03/08, desta vez sem a cmera e com o objetivo de levantar uma bibliografia para a pesquisa. Neste dia ele estava um tanto tenso e sem muita pacincia. Tomei algumas anotaes e no demorei muito tempo. Rogrio me sugeriu que eu tentasse localizar algumas publicaes antigas, a exemplo das revistas MOVIMENTO, CIVILIZAO BRASILEIRA, FLOR DO MAL e PLEM. Realmente essas so publicaes pontuais para se estudar a dimenso da obra literria de Rogrio, porm so rarssimas e de difcil acesso. Somente meses depois tive oportunidade de conferir essas publicaes na ntegra, na Etapa Rio de Janeiro.

Quatro dias depois, no dia 31/03/08, recebo um telefonema do Rogrio s 23h. Na ocasio ele me comunicou que estaria viajando para So Paulo para iniciar um tratamento e gostaria que eu fosse a sua casa, pois teria algo para me entregar. Era uma caixa contendo um pouco mais de uma centena de slides para que eu pudesse digitalizar e um CD com algumas canes gravadas pelo Luiz Caldas e que poderiam compor a trilha do filme. Fiquei com esse material

29

at o seu retorno a Salvador, meses depois. Durante este perodo e medida que dispunha de algum recurso fruto das minhas economias, digitalizei muitas daquelas imagens uma coletnea de trabalhos realizados ao longo de quase cinco dcadas.

Rogrio viajou logo cedo para So Paulo, no dia 01 de abril de 2008. Por l ficou por alguns dias, desistindo do tratamento convencional, que deveria ser iniciado logo aps o seu aniversrio, no dia 10 de abril. Em seguida seguiu para Braslia e optou por um tratamento menos convencional, mas que melhor se afinava com seus princpios e convices. Com a naturopatia Rogrio d prosseguimento sua luta contra doena e inicia uma nova fase na sua vida, sendo acompanhado pelo mdico Efraim Melara.

Durante o perodo de alguns meses em que Rogrio se refugiou em Braslia para realizar o tratamento naturopata, dei prosseguimento pesquisa videogrfica e realizei entrevistas com algumas pessoas que conviveram com Rogrio e que o conheciam bem. Foi nesse perodo que tive a oportunidade de entrevistar, em Salvador-Ba, primeiramente o multi-artsta Lula Martins, o artista plstico Dicinho, o cineasta Roque Arajo e o cantor Gereba. Essa fase foi muito importante. At ento eu s conhecia o Rogrio Duarte por ele mesmo e atravs de algumas poucas publicaes. Com as entrevistas, pude perceber que um novo universo que se abriu a partir daquele instante. As impresses sobre Rogrio eram bastante particulares e serviram para complementar os dados coletados na bibliografia.

Tambm nesse perodo tive a oportunidade de conhecer o Narlan Matos pesquisador e PHD em cultura brasileira pela Univeristy of Illinois at Urbana Champaign, EUA e um dos organizadores do livro TROPICAOS e passamos a nos comunicar por e-mail frequentemente. Logo de chegada Narlan se entusiasmou com o trabalho que eu havia dado incio e comeou a participar voluntariamente deste projeto, realizando contatos, fazendo algumas pontes e agendando entrevistas para o documentrio. Atravs de Narlan, mantive

30

contato com personagens importantes, que conheciam bem o Rogrio e que posteriormente foram entrevistados, a exemplo do Jorge Salomo, Jards Macal, Adriana Calcanhoto, Regina Vater, Luiz Carlos Maciel, Aldo Luiz, Csar Zama, dentre outros.

No final do semestre, nos ltimos dias do ms de junho, entreguei o projeto experimental de documentrio TROPICAOS Vida e Obra do Designer Tropicalista Rogrio Duarte, como demanda da disciplina Desenvolvimento Orientado de Projeto junto a Universidade Federal da Bahia. O documentrio deveria ser realizado no semestre seguinte como TCC Trabalho de Concluso de Curso. Porm foi necessrio adiar a sua realizao, visto que ainda havia duas disciplinas para serem cursadas devido ao trancamento num semestre anterior.

Apesar de no poder realizar oficialmente o projeto dentro do calendrio acadmico, continuei mantendo os contatos e entrevistei muitas pessoas que conviveram com o Rogrio, tendo oportunidade de aprofundar o tema na medida em que dava continuidade pesquisa viodeogrfica. Foi tambm nesse perodo que foi dado incio ao processo de localizao, seleo e resgate do material visual do objeto em estudo. Nesta etapa da pesquisa, dei incio criao de um arquivo de peas audiovisuais que rene a maioria das participaes e atuaes do Rogrio Duarte. Trata-se de um banco de dados com em imagens em movimento que engloba entrevistas avulsas e para programas de televiso, atuaes em filmes, depoimentos para trabalhos acadmicos, filmes caseiros e afins. O material que compe este arquivo, at ento se encontrava espalhado por diversas fontes, esquecidos durante dcadas e alguns estavam praticamente perdidos.

Dentre os mais conhecidos, esto as atuaes como ator nos filmes Cncer (1968) e Idade da Terra (1979, onde tambm assume a direo musical), ambos do amigo e parceiro Glauber Rocha. Outro trabalho curioso o curtametragem experimental Cultura e Loucura, de Antnio Manuel, datado de 1972

31

e premiado pelo jornal O Globo na poca. H participaes em alguns documentrios, a exemplo de No Tempo de Glauber e Anabasys filmes lanados com as sobras das filmagens de Idade da Terra. Uma outra prola o fragmento de um happening do Rogrio Duarte no evento de arte pblica Apocalipoptese idealizado por Rogrio em parceria com o Hlio Oiticica, que conta com participao do Torquato Neto, Lygia Pape, Antnio Manuel, dentre outros. Essas imagens so do censurado Guerra e Paz, filme do poeta e cineasta Raymundo Amado, 35mm, de 1968.

Neste ultimo caso especificamente, eu e o Narlan Matos levamos mais de um ano para localizar uma cpia deste documentrio, tarefa parcialmente cumprida recentemente quando consegui junto ao diretor uma verso em DVD de uma cpia reduzida, em 16mm e sem crditos, aps esgotarmos praticamente todas as possibilidades. A localizao desses vdeos demandou uma busca incessante durante meses e este trabalho continuar sendo realizado ao longo de todo o processo de produo do documentrio.

Rogrio Duarte, Torquato Neto e Hlio Oiticica no evento de arte pblica Apocalipoptese, realizado em agosto de 1968 no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Fotos: acervo do Projeto HO.

Porm, as imagens mais preciosas com compem esse banco de dados foram garimpadas junto ao acervo particular do artista atravs da pesquisa de

32

campo, se vasculhando e revirando possveis lugares onde algumas fitas VHS poderiam estar depositadas, caso no estivessem sido destrudas. Rogrio havia comentado sobre esse material e ns j havamos procurado em sua residncia em Salvador e em outras duas casas na cidade de Santa Ins-Ba, porm nada tinha sido encontrado at ento.

No final do ms de agosto, Rogrio Duarte retorna a Salvador aps a permanncia de aproximadamente quatro a cinco meses em So Paulo e Braslia. Sua aparncia mudou muito e estava 20 quilos mais magro, sem barba, bastante moreno e rejuvenescido. Apesar de bastante magro e diferente, me causou a impresso de estar mais disposto. Ele estava se submetendo a um tratamento natural que encarava como uma religio. Apesar de no usar nenhum tipo de medicamento convencional, a dieta era bastante rigorosa, os exerccios e procedimentos naturopatas tinham de ser seguidos risca ao longo do dia. Outra caracterstica era a necessidade de um contato mais prximo com a natureza, que se tornava fundamental nesta etapa do tratamento. Ento Rogrio me convidou para irmos novamente Santa Ins e por l estivemos entre os dias 29 a 31 de agosto de 2008.

Foi uma viagem tranqila e novamente Rogrio teria que resolver algumas questes pessoais na cidade. Como dessa vez ele no queria se programar para fazer filmagens/entrevistas por causa do tratamento, levei apenas minha handycam a tiracolor e convidei um outro amigo que dispunha de um equipamento parecido, o Maurcio Soares. No entanto Rogrio permitiu que o filmasse durante as etapas do tratamento naturopata , que consistia em alguns procedimentos dirios como exerccios fsicos, respiraes, meditao, alimentao saudvel, banho de sol, dentre outras rotinas.

33

Os banhos de sol faziam parte das rotinas do tratamento Naturopata. Acima, jogando faco na estrada em direo sua fazenda. Abaixo, praticando naturismo na Cachoeira dos Prazeres.

A principal preocupao era com a sade do Rogrio. Eu estava ali mais para acompanh-lo e curtir a natureza do que para filmar. No faramos nada que pudesse compromet-la. Foi nesse clima que registramos belas imagens durante os banhos de sol na estrada em direo sua fazenda e na Cachoeira dos Prazeres. Tambm fomos contemplados por um por do sol iluminado no lajedo da Iquatiba, durante um passeio antiga fazenda onde Rogrio cresceu e passou boa parte da infncia. Na ocasio, Rogrio cumpriu a rotina das respiraes ao mesmo em que meditava.

34

Por do Sol na Fazenda Iquatiba, local onde Rogrio cresceu e passou parte da sua infncia.

Apesar de eu no estar propriamente dirigindo o Rogrio, eu tinha conscincia de que o silncio obtido pela observao posteriormente poderia assumir uma importante funo esttica na conduo da narrativa do filme . Isso pode ser comprovado atravs de alguns planos gerais e seqncias utilizando-se o travelling e o zoom. Ento, no

momento de filmagens, era dado o mximo respeito e distanciamento em alguns momentos. Em outros, analogamente a cmera parece respirar juntamente com Rogrio durante sua meditao enquanto se move lentamente em sua direo terminando a seqncia com um close. Essa imagem casou com o depoimento do Jorge Salomo, quando ele comenta que at nos momentos onde Rogrio est concentrado e meditando, ele pode estar concentrando luz e fogo.

Pode-se considerar como gnero de abordagem de documentrio o modo participativo, com algumas caractersticas do modo observativo, de acordo com as consideraes de Bill Nichols (Nichols, 2001, p.135) sobre os subgneros do gnero documentrio. O que significa dizer que

35

havia uma boa convivncia e certa intimidade entre o pesquisador e seu objeto. Ao mesmo tempo existia uma relao de respeito e certo distanciamento. Eu me sentia um pesquisador de campo que dispunha de uma pequena cmera e guardava o momento certo para sac-la. Algumas vezes o fiz sem que Rogrio percebesse. Tudo foi registrado discretamente e com cmera na mo e havia a preocupao de ser menos invasivo possvel.

Apesar das belas locaes, o maior trunfo dessa viagem certamente foi o de conseguir localizar algumas fitas em formato VHS, em precrio estado de conservao. Rogrio j havia comentando sobre elas h um tempo atrs, porm sem a certeza de que elas ainda existiam. Encontrei algumas dessas fitas debaixo de uma caixa de eternit, abandonadas numa rea lateral da casa. Por um milagre no foram jogadas fora por quem as encontrou e depositou ali naquelas condies.

Estavam espalhadas, midas, sem nenhum tipo de proteo e em contato direto com o cho. Lembro que algumas delas no tinham identificao alguma e serviam de ninhos para aranhas e outros tipos de insetos. Minha primeira reao foi a de comprar um pincel e uma flanela num mercadinho prximo e comear tirar o grosso da sujeira. Logo, coloquei no sol durante poucos minutos, embalei e trouxe o material para Salvador.

Em seguida encaminhei as fitas para restaurao sem muita esperana de que algo pudesse ser salvo, devido precariedade de como foram encontradas. Aps a primeira tentativa, algumas imagens comearam a surgir, algumas sem cor e udio bastante precrio. Foi necessrio que algumas daquelas fitas passassem por algumas sesses de limpeza para se tentar retirar o mofo e fungo. Aps esse processo, solicitei que fossem feitas cpias em DVD daquele material para que eu pudesse estudar o seu contedo. De posse dos vdeos j digitalizados, a grande

36

surpresa: aps inmeras tentativas, finalmente conseguimos salvar grande parte do material numa qualidade satisfatria de imagem e som.

Dentre as imagens que estavam naquelas fitas, foram encontradas verdadeiras prolas que estavam perdidas h mais de duas dcadas. Deste arquivo, h o registro de uma antolgica sesso de violo na sua ex-residncia no Pelourinho, datada aproximadamente de 1988; um outro vdeo, sem udio, mostra um passeio entre os escombros e rachaduras do Museu de Arte Moderna de Braslia, quando Rogrio foi convidado a assumir o cargo de Diretor da referida instituio, ainda na dcada de 80; numa outra sesso, de 1985, aparece com sua esposa e filhos ainda crianas e comenta sobre a sua relao com a seita Hare Krishna enquanto traduz escrituras do snscrito, na sua residncia da poca, no Rio Vermelho.

Com a pesquisa de campo, tornou-se possvel localizar e recuperar imagens do acervo particular do Rogrio Duarte atravs do processo de restaurao dos originais danificados.

37

Um dos motivos de Rogrio Duarte estar de volta a Salvador foi o fato de estar envolvido com o projeto de reconstruo da roscea do Cine Glauber Rocha, o antigo Guarany, hoje com a denominao de Espao Unibanco de Cinema Glauber Rocha. Dando continuidade aos registros, achei interessante a possibilidade de acompanhar as fases de execuo desse projeto e tracei um cronograma com as datas e etapas da execuo, conseguindo estar presente em praticamente todas elas.

Acompanhamento da reconstruo da roscea do Cine Glauber Rocha. Nessa etapa do documentrio, o planejamento de um cronograma e do plano de ao foram fundamentais para execuo dos registros.

38

Ainda em Braslia, Rogrio me solicitou que localizasse o artista plstico Bel Borba, reconhecido por suas intervenes urbanas e murais. Eu estava presente no primeiro encontro entre os dois, quando Rogrio apresentou o esboo grfico da roscea e o que deveria ser feito. No entanto, seria necessrio conservar algumas caractersticas e ele no conseguia encontrar uma cpia do projeto original. Como eu o havia digitalizado, foi necessrio interromper a filmagem para eu pudesse buscar o arquivo no meu computador, dando nova contribuio ao trabalho. Numa outra oportunidade fomos juntos casa do Bel na ilha de Itaparica. Enquanto eles conversavam e faziam os ltimos ajustes, acompanhei o desenrolar das conversas, a pintura dos azulejos, a aplicao das peas na perede e os retoques finais. Esses

registros ajudaram a reforar ainda mais o argumento do vdeo Radha, Deus e o Diabo.

At se chegar ao resultado atual, outros elementos que remetiam relao entre Rogrio Duarte e Glauber Rocha amizade, influncias e parcerias foram incorporados idia inicial daquele vdeo. Alguns recursos foram utilizados como entrevistas, acompanhamento de campo, utilizao de imagens de arquivo, elaborao de uma trilha sonora e apropriao do modo participativo, observativo e potico na criao do argumento do documentrio. Embora eu ainda no tivesse desenvolvido um roteiro completo, a partir desse instante comecei a trabalhar sempre com pautas e anotaes. Foi em meio a esse processo gradativo de aprendizado que comecei a dar os primeiros passos na direo propriamente dita.

Nesse sentido, dei nfase em pesquisar com mais afinco o lado musical do Rogrio e me preocupar com uma trilha sonora que pudesse dar mais colorido e dramaticidade ao filme. Ento comecei a caminhar em duas linhas distintas na seleo do material musical, organizado em dois arquivos. No primeiro, comecei fazendo uma seleo das canes populares gravadas por outros artistas em pocas distintas, a exemplo de parcerias com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macal, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, dentre outros.

39

Numa outra linha, comecei a fazer registros espordicos e intimistas de Rogrio ao violo, bem ao estilo das antigas filmagens do Pelourinho, valorizando o msico.

Ento, por um lado podemos observar atravs dos fonogramas que Rogrio Duarte um compositor requintado e que suas composies foram gravadas por nomes representativos da MPB. Numa outra vertente o prprio Rogrio executa alguns clssicos e outros temas instrumentais, muitos deles ainda inditos, apresentando sua paixo pela msica clssica e instrumental. Atualmente, est envolvido num novo projeto musical, o Gita Govinda, onde retoma o processo de traduo do snscrito numa adaptao de antigos poemas hindustas a musica popular brasileira.

Rogrio durante os estudos de violo, instrumento pelo qual sempre foi apaixonado.

Outro fato importante para a trilha deste documentrio se d quando Rogrio recebe a visita do cineasta Andr Luiz Oliveira, que tambm msico. Em fins da dcada de 60, incio da de 70, Rogrio fez inmeras parcerias com o msico Srgio Bandeira, que tambm foi amigo do Andr. Na poca, essas msicas embalavam os encontros e faziam a cabea da turma do underground e da contracultura baiana. Porm, nunca foram gravadas e com a morte prematura do Srio Bandeira a maioria delas ficaram confinadas ao esquecimento.

Neste perodo, mantive contato com Andr Luiz, com quem Rogrio tambm havia feito algumas parcerias, a fim de convid-lo a participar do filme. Rogrio fez o antolgico cartaz do filme Meteorango Kid e Andr j tinha contribudo 40

para o jornal Flor do Mal. Numa de suas vindas a Salvador, combinamos de ir juntos casa do Rogrio visit-lo. Eu j sabia que o Andr tambm era msico e talvez ele se lembrasse do Rock da Idade da Pedra, um rock tropicalista e underground de 1969, uma parceria musical do Rogrio Duarte com o msico Srgio Bandeira. Essa cano considerada um hino tropicalista e tornou-se numa das peas musicais mais relevantes para documentrio Tropicaos. Ento, durante uma visita casa do Rogrio, em meio s conversas, Andr Luiz relembrou e tocou a mais conhecida daquelas canes, cuja letra est no livro Tropicaos. O registro e resgate dessa cano pontuam o

comprometimento do filme de preservar a memria e ser fiel aos dados histricos, na medida em que prope uma reflexo sobre a importncia da atuao do Rogrio Duarte nos diversos setores da cultura.

Fotos histricas do cineasta Andr Luiz Oliveira com msico Srgio Bandeira, com quem Rogrio Duarte realizou parcerias em 1969. Andr relembra a cano Rock da Idade da Pedra durante visita sua casa.

Outro fato curioso relacionado ao filme foi o desenrolar de um romance interrompido drasticamente em 1968. Rogrio namorava a Rute Casoy quando

41

foi preso e torturado. Aps a priso perderam-se de vista. Narlan Matos conseguiu localizar a Rute no Rio de Janeiro e comentou sobre o documentrio que estvamos produzindo na Bahia. Ela aceitou conceder um depoimento sobre o que aconteceu no dia da missa de stimo dia do estudante Edson, na Candelria. Porm, deixou claro que no mantinha nenhum vnculo com o Rogrio desde o acontecido. Foi ento que Narlan sugeriu que ela enviasse um e-mail e de repente eles poderiam voltar a se comunicar. Foi o suficiente para que os dois reatassem uma relao que ficou interrompida durante 40 anos. Ento registramos um depoimento emocionante da Rute Casoy em dezembro, quando ela esteve na Bahia, contando sobre os fatos de 1968 e a retomada de uma histria de amor que no havia terminado.

J estvamos no vero de 2008/2009 e eu sabia que durante os prximos meses muitos artistas estariam circulando pela cidade. Nesse perodo adquiri uma cmera melhor e dei prosseguimento pesquisa videogrfica. Na ocasio, entrevistei Jorge Mautner, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Andr Luiz Oliveira, Luiz Caldas, Gereba e o Csar Rasec.

Rogrio viajou para o Rio de Janeiro e passou uma temporada na casa da Rute Casoy. Nesse perodo recebeu a visita de velhos amigos e reencontrou antigos companheiros, como Gilberto Gil, Jorge Mautner, Antnio Manuel, Luiz Carlos Maciel, dentre outros. Aproveitou o tempo para fazer novos exames e ao retornar a Salvador, deu incio ao tratamento quimioterpico. Nos meses seguintes ficou em repouso e raramente aceitava visitas.

Durante o primeiro semestre, comecei a selecionar, organizar e fazer backup de todo o banco de dados oriundo da pesquisa do ano anterior. Dediquei horas diante o computador, capturando todo o material filmado e organizando os arquivos. Fui obrigado a trancar o ultimo semestre da faculdade (2009.1) devido s pendncias curriculares cuja soluo dependia do deferimento de 2 processos que foram abertos no semestre anterior. Como houve atraso no julgamento, adiei a formatura para o semestre seguinte (2009.2).

42

6. PROSSEGUINDO NA PRODUO: ETAPA RIO DE JANEIRO

Eu j tinha material suficiente para editar um vdeo, mas tinha conscincia que ainda havia uma grande lacuna a ser preenchida na Etapa Rio de Janeiro, j que a vida e a obra de Rogrio Duarte tm uma estreita relao com tal cidade. Por isso, a realizao de uma viagem para o Rio sempre foi uma necessidade primria do filme, tanto no que se refere realizao de entrevistas como principalmente para o aprofundamento do tema atravs de uma pesquisa de campo sistematizada.

Essa viagem estava sendo programada durante o primeiro semestre de 2009 e deveria se executada no meu perodo de frias. Ento foi estabelecida uma programao para os dias 11 a 27 de agosto de 2009, cujo principal objetivo era o de realizar entrevistas e desenvolver a pesquisa de campo junto a algumas instituies. O planejamento e organizao dessas atividades consistiu na estruturao de um plano de ao, que deveria ser seguido a fim de otimizar ao mximo o curto tempo e recursos disponveis. A equipe era bastante reduzida e eu contava apenas com a colaborao do Maurcio Soares, amigo que acredita no potencial do projeto e programou suas frias para mesmo perodo.

Certamente, esta foi a etapa mais rica e produtiva de todo o processo de produo do documentrio. Realizamos um total de 11 entrevistas e visitamos pelo menos 10 instituies culturais ao longo de duas semanas (17 dias). Como resultado da pesquisa, um rico material de arquivo foi levantado, composto por textos, vdeos, fotos e digitalizaes. Os passos dessa produo podero ser conferidos no seguinte cronograma:

43

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA ETAPA RIO DE JANEIRO:

Dia 10/08 - Segunda-Feira: Sada de So Paulo e chegada de Maurcio Soares ao Rio de Janeiro para acertar a instalao/estadia dos prximos dias.

Dia 11/08 - Tera-Feira: 9:30 Sada de Salvador em direo ao Rio de Janeiro;

12:00 Chegada, instalao e providenciar mercado da semana (produtos limpeza, alimentao)

14:00 - Ligar para Regina Vater e confirmar entrevista no dia seguinte; - Ligar para o Srgio Conh e confirmar entrevista no dia 15 pela manh; - Ligar para Jorge Ca e agendar visita para ver jornais e arquivos do seu acervo pessoal;

15:00 Comprar fitas em Uruguaiana;

19:00 Confirmar os endereos das instituies (UFRJ, Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Projeto HO, Editoras e Acervos);

20:00 Fechar Pautas.

Dia 12/08 Quarta-Feira: 9:00 Confirmao junto possveis parceiros e colaboradores;

9:30 Ligar e agendar entrevistas para os prximos dias;

11:00 Visita ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial);

16:00 Entrevista com Regina Vater (Exposio em Ipanema)

44

Centro Cultural Cndido Mendes, R. Joana Anglica, 63, Ipanema

19:00 Encontro com Tavinho Paes e evento fora da cidade? (confirmar lugar na Van).

Dia 13/08 Quinta-Feira: 8:30 Ligar para Jorge Salomo e agendar entrevista para o dia seguinte;

9:30 s 17:00 Pesquisa Biblioteca Nacional;

18:00 Encontro com mais um entrevistado (Ca ou Tavinho Paes)

22:00 Fechar Pautas.

Dia 14/08 Sexta-feira : 8:00 Ligar para Professor Arsio Dias, ex- aludo de Rogrio, professor ESDI;

10:00 Entrevista com Jorge Salomo;

12:00 Almoo e visita Santa Tereza;

19:00 Fazer ligaes e agendar novas entrevistas;

22:00 Fechar Pautas.

Dia 15/08 Sbado: 8:00 Imprimir autorizaes para uso de Imagens e pautas;

10:00 Ligar Leonardo Bartucci 3826-2986 / 9915-8677 e marcar no Aterro do Flamengo;

10:30 Entrevista com Leonardo Bartucci;

45

13:00 Ligar Luis Carlos Maciel confirmar entrevista para o dia 21/08;

14:00 Entrevista com Srgio Conh R. Mestre Joviniano, 53 - Jardim Botnico 2259-7712 / 3144-6744 / 9226-5321

18:00 Fechamento pautas.

Dia 16/08 Domingo: 11:00 Entrevista com Jards Macal. R. Maria Anglica, 728 ap 102 Jd. Botnico 2527-2284

16:00 Balano da primeira semana e fechamento de pautas.

Dia 17/08 Segunda-feira: 8:00 Visita ao Circo Voador para deixar as fitas VHS para restaurao;

9:00 Pesquisa Arquivo Nacional Metr Central;

11:00 Pesquisa Biblioteca Nacional;

17:00 Visita Editores Vozes;

20:00 Fechar Pautas.

Dia 18/08 Tera-feira: 9:00 Ligar para Afonso Beato e confirmar entrevista 9987-1522;

10:00 Entrevista com Frederico Coelho;

14:00 Entrevista com Antnio Manoel (convite para almoo)

46

R. Alice, 413 Laranjeiras 2265-4841.

20:00 Fechar Pautas.

Dia 19/08 Quarta-feira: 9:00 s 17:00 Finalizar Pesquisa Biblioteca Nacional e dar entrada na

solicitao das cpias dos arquivos;

18:00 Visita ao Projeto HO.

Dia 20/08 Quinta-feira: 8:00 Pesquisa UFRJ Faculdade de Educao Centro de Filosofia e Cincias Humanas PROEDES (Programa de Estudos e Documentao Educao e Sociedade).

17:00 Confirmao entrevistas dias posteriores;

17:30 Trocar passagem e adiar o retorno a Salvador;

18:00 Pesquisa junto ao acervo pessoal do Srio Conh.

Dia 21/08 Sexta-feira: 10:00 Ligar para Ariane Figueiredo e buscar material de pesquisa junto ao Projeto HO. Tel: 2539-5918

11:00 Metr para Uruguaiana e Rio Branco. Comprar fitas e cabos no Infocenter;

11:30 Ligar para Luiz Carlos Maciel confirmando entrevista tarde;

17:00 Entrevista Luis Carlos Maciel R. Jos Linhares, 43 apto 101 Leblon 2294-4668 / 9858-7517

47

Dia 22/08 Sbado: 10:00 Entrevista com Aldo Luiz;

12:00 Ligar Afonso Beato e confirmar entrevista no Domingo;

17:00 Entrevista com Nelson Jacobina.

Dia 23/08 Domingo 13:00 Ir na Mac Store do Shopping Rio Design, comprar Firewire 800 pinos.

Dia 24/08 Segunda-Feira 7:30 nibus em direo Estao Cantagalo;

9:30 Uruguaiana comprar cabo firewire 400/800; 6 x 4 pinos;

10:30 Pesquisa Acervo Publico do Estado do Rio de Janeiro;

14:30 Pesquisa Arquivo Nacional;

18:00 Visita ao Circo Voador para buscar as fitas.

Dia 25/08 Tera-Feira: 13:00 Entrevista com Antnio Pitanga;

17:00 Visita Editora Azougue Editorial.

Dia 26/08 Quarta-Feira: 10:00 Visita ao MAM 14:00 Pesquisa junto ao acervo pessoal de Frederico Coelho.

48

7. P LANO DE AO : S ISTEMATIZANDO AS E TAPAS DE P RODUO

Durante o processo da pesquisa que deu origem ao documentrio, algumas atividades foram desenvolvidas com base numa programao previamente deliberada. A execuo do projeto TROPICAOS Vida e Obra do Designer Tropicalista Rogrio Duarte, durante o ano de 2009 , se divide em 3 (trs) etapas distintas, compostas da seguinte forma:

7.1. P R -P RODUO :
7.1.1. Pesquisa e Roteiro* 02/01/09 a 30/04/09: Pesquisa,

levantamento e seleo de materiais de arquivo em vdeos, fotos, outros materiais grficos e bibliogrficos; consultas com professores e

orientadores; pesquisa musical.

7.1.2. Levantamento da Equipe de Produo 22/01/09 08/02/09: Prazo para seleo da equipe de produo;

7.1.3. Contato com os Entrevistados* 01/02/09 30/05/09: Pesquisa, convite e agendamento das entrevistas; Responsveis: Direo de Produo e Assistente de Direo.

7.1.4. Compra de material (60 mine Dvds e 20 fitas mini-dv HDV) p filmagem 15 a 22/02/09 Responsveis: Assistente de Direo e/ou Direo de Produo.

7.1.5. Produo do Material Grfico 23/01/09 08/02/09: Manufatura do projeto grfico para ser usado nas atividades de captao, parcerias, apoios e patrocinadores. Responsvel pela criao e confeco do projeto.

49

7.1.6. Reviso do Projeto e Levantamento do Oramento 23/01/09 20/02/09: Ajuste e Reviso do texto e tpicos do projeto para levantamento dos custos e confeco do oramento do filme para registro definitivo junto Fundao Biblioteca Nacional Escritrio de Direitos Autorais. Responsveis: Direo/Roteiro e Direo de Produo.

* Estas atividades tm continuidade na etapa da produo.

50

7.2. P RODUO :
7.2.1 Captura do material gravado e registro de novas entrevistas Etapa Salvador 02/01/09 03/08/09: Seleo e organizao do material de pesquisa e registro das entrevistas na cidade de Salvador.

Equipe (5 pessoas): Diretor/Roteirista Diretor de Produo Diretor de Fotografia/Iluminao ou Diretor de Arte Assistente de Direo Operador de Cmera

Entrevistas: Adriana Calcanhoto; Caetano Veloso; Csar Rasec; Dicinho; Fred Abreu; Gereba; Jorge Ca Rodrigues; Jorge Mautner; Luiz Caldas; Luiz Galvo; Lula Martins; Marlia Matos; Raymundo Amado Rogrio Duarte; Roque Arajo; Rute Casoy; Tuz de Abreu.

51

7.2.2 Digitalizao do acervo de Rogrio Duarte 02/01/09 a 31/05/09: Digitalizao dos vdeos, msicas, imagens, fotos, jornais, capas de discos, livros, cartazes, marcas, trabalhos clssicos,

embalagens de produtos, etc;

250 Negativos/Positivos (Digitalizao) 350 Fotos/Capas de Discos/Figuras/Etc. (Scaner) 20 Fitas de VHS Recuperao e Digitalizao Pesquisa de Material Grfico, Literrio e Musical.

Responsveis: Direo/Roteirista e Direo de Produo.

7.2.3 Viagem Santa Ins e Uibara* 21/03/09 22/03/09; 28/08/09 31/08/09: Viagem ao interior da Bahia para locaes, visitas e registro das entrevistas com Rogrio Duarte, personagens e pessoas conhecidas (Ex: Joozinho do Cf Odeon, Tia Valmira, moradores da antiga casa do seu av, etc).

Equipe (3 pessoas): Direo/Roteirista Direo de Fotografia/Cmera Assistente de Direo

Entrevistas: Rogrio Duarte; Joozinho do Caf Odeon; Tia Valmira;

Locaes: Visita Casa do Av/Infncia; Visita casa da Famlia (Ubara); Passeio Fazenda da Iquatiba; Passeio Cachoeira dos Prazeres.

52

7.2.4 Viagem Jequi (Ba)* 20/06/09 24/06/09: Viagem ao interior da Bahia para locaes e entrevistas.

Equipe (3 pessoas): Direo/Roteirista Direo de Fotografia/Cmera Assistente de Direo

Entrevistas: Czar Zama; Dicinho; Lula Martins; Narlan Matos.

7.2.5 Viagem So Paulo* 09/04/09 12/04/09: Entrevistas;

Equipe (5 pessoas): Diretor/Roteirista Diretor de Produo Assistente de Direo Diretor de Fotografia/Cmera Maquiagem.

Entrevistados: Carlos Renn; Gato Flix; Ivan Mariotti; Jos Celso Martinez Correia; Hlio Gaspari; Zuenir Ventura; Chico Homem de Melo; Cludio Babenko. 53

7.2.6 Viagem ao Rio de Janeiro* 11/08/09 27/08/09: Viagem para pesquisa de campo, locaes e entrevistas.

Equipe (5 pessoas): Diretor/Roteirista Diretor de Produo Assistente de Direo Diretor de Fotografia/Cmera Maquiagem.

Entrevistas: Affonso Beato; Aldo Luiz; Antnio Manuel; Antnio Pitanga; Carmen Gomes (Me de Antnio, filho de Rogrio); Clarisse (Filha do Hlio Pelegrino); Ded; Frederico Coelho; Gilberto Gil; Helena Igns; Jards Macal; Jorge Salomo; Leonardo Bartucci; Luiz Carlos Maciel; Luiz Melodia; Moreno Veloso; Nelson Jacobina; Regina Vater; Roberto de Magalhes; Srgio Cohn.

54

Instituies visitadas:

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (24/08/2009);

Arquivo Nacional Presidncia da Repblica (24/08/2009); Circo Voador (dias 17/08/2009 e 24/08/2009); Editora Azougue (25/08/2009); ESDI Escola Superior de Design Industrial (12/08/2009); Espao Cultural Cndido Mendes (12/08/2009); Fundao Biblioteca Nacional (dias 13,17, 19 e 27/08/2009); Museu de Arte Moderna (26/08/2009); Projeto HO (dias 19/08/2009 e 21/08/2009); UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (20/08/2009) Faculdade de Educao Centro de Filosofia e Cincias Humanas PROEDES (Programa de Estudos e Documentao Educao e Sociedade).

7.2.7 Viagem Braslia* 18/06/2009 24/06/2009: Viagem para locaes e entrevistas j agendadas.

Equipe (5 pessoas): Diretor/Roteirista Diretor de Produo 1 Assistente de Direo Diretor de Fotografia/Cmera Maquiagem.

7.2.8 Entrevistas no Exterior 01/03/09 a 31/05/09: Gravao e Remessa do material gravado durante o perodo da Produo;

negociao da realizao das entrevistas; envio do roteiro de entrevistas com traduo para o Ingls, oramento dos custos com gravao dos depoimentos com uma Cmera e remessa dos registros para o Brasil. 55

Equipe (3 pessoas): . Diretor/Roteirista Diretor de Produo Assistente de Direo.

*Itens Inclusos nas Viagens e nas Locaes: Cach dos servios, passagens, alimentao, hospedagens, dirias, aluguel do

equipamento e locomoo/carro.

56

7.3. PS -P RODUO :
7.3.1 Decupagem do Material 01/09/2009 31/09/2009

7.3.2 Edio 16/09/2009 31/10/2009

7.3.3 Finalizao de udio e Arte 01/10/09 31/10/09

7.3.4 Divulgao 16/10/09 15/10/09

Envio de releases e mala direta com divulgao do lanamento aos e-mails da FACOM, IRDEB, DIMAS, TVE, Produtoras de Vdeos, Comunidades Acadmicas, Escolas de Design e afins;

Divulgao em Sites e Pginas da Internet;

Solicitao de mdia espontnea junto aos principais jornais atravs da entrega do release e pautas de matria;

Colagem de cartazes nas principais instituies;

7.3.5 Lanamento 19/09/09

Auditrio da Facom (Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia) em sesso nica s 19:00 Hs com a participao de Rogrio Duarte e coffe break.

7.3.6 Prestao de Contas 16/09/09 21/09/09

57

8. CRONOGRAMA
Enumerao das Atividades com base no Plano de Ao
Jan
Pr Prod. 7.1.1 7.1.2 7.1.3 7.1.4 7.1.5 7.1.6 Prod. 7.2.1 7.2.2 7.2.3 7.2.4 7.2.5 7.2.6 7.2.7 7.2.8 Ps Prod. 7.3.1 7.3.2 7.3.3 7.3.4 7.3.5 7.3.6

Jan

Jan

Jan

Fev

Fev

Fev

Fev

Mar

Mar

Mar

Mar

Abr

Abr

Abr

Abr

Mai

Mai

Mai

Mai

Jun

Jun

Jun

Jun

Jul

Jul

Jul

Jul

Ago

Ago

Ago

Ago

Set

Set

Set

58

9. R EFERNCIAS

9.1 B IBLIOGRFICAS :

5 Anos de Design Grfico no Brasil - Coletnea de Portiflios . 1. ed. So Paulo: Market Press Editora, 2000.

DUARTE, Rogrio; (Org.) Narlan Matos. Tropicaos. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2003.

DUARTE,

Rogrio.

Notas

Sobre

Desenho

Industrial .

In:

Revista

Civilizao Brasileira , n 5. So Paulo, 1965.

GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada . 1. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2002;

LIMA, Marisa Alvarez. Marginlia Arte & Cultura Na Idade da Pedrada. 3 Edio. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2002.

MELO, Chico Homem de. O Design Grfico Brasileiro Anos 60. 1. ed. So Paulo: Cosac Naify, 2006. NETO, Torquato; SALOMO, Wally. Revista Navilouca. 1. ed. Rio de Janeiro: Edies Gernasa e Artes Grficas Ltda, 1974.

NICHOLS, Bill. Introduo ao Documentrio . Editora Papirus, 1.ed. 2005.

RODRIGUES, Jorge Ca. Anos Fatais: Design, Msica e Tropicalismo . 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora/Novas Idias, 2006;

VENTURA, Zuenir. 1968 O Ano Que No Terminou . 2. ed. 1988.

59

9.2 S ITES :

http://www.ccesp.puc-rio.br/mostrapuc/home http://www.designbrasil.org.br http://www.gilbertogil.com.br http://www.tropicalia.uol.com.br

60

Nome do arquivo: Memorial Rogrio Duarte_verso final pen drive.doc Pasta: C:\Backup\Psicodocs\Documentrio\Rogrio Duarte Modelo: C:\Documents and Settings\Daniel Cortes\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dot Ttulo: Quinta feira passada o tinha encontrado na cantina da FACOM e fiquei surpreso dele ter me reconhecido, afinal j se passaram mais de dois anos aps o fim das aulas da disciplina Comunicao e Arte Assunto: Autor: Daniel Cortes Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 3/1/2010 11:03:00 Nmero de alteraes:2 ltima gravao: 3/1/2010 11:03:00 Salvo por: Daniel Cortes Tempo total de edio: 9 Minutos ltima impresso: 3/1/2010 15:19:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 60 Nmero de palavras: 12.450 (aprox.) Nmero de caracteres: 67.233 (aprox.)

You might also like