You are on page 1of 194

FAMILIA

O Segredo de Uma

FELIZ

FAMILIA
O Segredo de Uma

FELIZ

a mais antiga insFAMILIA e tituic ao humana que se conhece, mas hoje em dia passa por dificuldades. O assustador aumento do abuso de drogas e da imoralidade entre adolescentes, a mo derna praga de divorcios e violencia familiar, o crescimento explosivo no numero de famlias uniparentais e outros problemas graves fazem com que alguns se perguntem se a vida familiar sobrevivera. possvel que ainda e Sera uma fa mlia ter um ambiente estavel e protetor para seus membros? Sim, desde que eles conhecam o verdadeiro segredo de uma famlia feliz. Esse e segredo nao algo escondido. Ja foi experimentado e comprovado por seculos. Qual e esse segredo? Este li vro, O Segredo de Uma Famlia Feliz, traz a resposta. Da tambem exem plos praticos de como esse segredo pode ajudar a resolver varios problemas familiares desafiadores. Existe hoje em dia que nao precise alguem dessas informac oes?

FAMILIA
O Segredo de Uma

FELIZ

1996

WATCH T OWER B IBLE AND T RACT S OCIET Y OF P ENNSYLVANIA A SSOCIAC AO T ORRE DE V IGIA DE B IBLIAS E T RATADOS T ODOS OS DIREITOS RESERVADOS O S EGREDO DE U MA FAM ILIA F ELIZ E DITOR AS WATCHTOWER B IBLE AND T RACT S OCIET Y OF N EW YORK, I NC. B ROOKLYN, N EW YORK, U . S . A . A SSOCIAC AO T ORRE DE V IGIA DE B IBLIAS E T RATADOS R ODOVIA SP -141, KM 43, C ES ARIO L ANGE, SP, 18285-901, B RASIL E DI C AO DE 2012 E STA PUBLICAC AO N AO E VENDIDA. E L A FAZ PARTE DE UMA OBRA
A MENOS QUE HAJA OUTRA INDICAC AO, OS TEXTOS B IBLICOS CITADOS S AO DA T RADU C AO DO N OVO M UNDO DAS E SCRITURAS S AGRADAS COM R EFER ENCIAS. EDUCATIVA B IBLICA, MUNDIAL, MANTIDA POR DONATIVOS.

T HE S ECRET OF FAMILY H APPINESS P ORTUGUESE ( B RAZILIAN E DITION) ( fy-T)


ISBN 978-85-7392-102-1

M ADE IN B RAZIL

I MPRESSO NO B RASIL

I N D I C E
CAP I T U L O PAG I N A

1 Existe um segredo para uma famlia feliz? 2 Como preparar-se para um bom casamento 3 Duas chaves para um casamento duradouro 4 Como dirigir uma famlia? 5 Ensine seu filho desde a infancia 6 Ajude o desenvolvimento de seus filhos adolescentes um rebelde na famlia? 7 Ha 8 Proteja sua famlia das influencias destrutivas podem dar certo! 9 Famlias sem pai ou mae 10 Quando alguem da famlia adoece 11 Mantenha a paz na famlia 12 E possvel vencer problemas ` famlia que causam dano a a ` beira da ruptura 13 Quando o casamento est a 14 Envelhecer juntos com dignidade 15 Como honrar nossos pais idosos 16 Garanta um futuro eterno para sua famlia

5 13 27 39 51

64 76

90 103 116 128

142 153 163 173 183

CAPITUL O

Existe um segredo para uma famlia feliz?


FAMILIA e a mais antiga instituic ao na Terra, e ela cumpre um papel vital na sociedade huma na. Ao longo da Historia, famlias fortes tem ajudado a constituir sociedades fortes. A famlia e a melhor provisao para criar filhos que se tornem adultos res ponsaveis. 2 Uma famlia feliz e um refugio de protec ao e segu ranca. Imagine por um instante uma famlia ideal. No jantar, os pais demonstram seu interesse pelos filhos conversando com eles sobre os eventos do dia. Empolgadas, as criancas contam o que aconteceu na

1. Que importancia tem as famlias fortes na sociedade humana? 2-5. (a) Descreva a seguranca que a crianca sente numa famlia feliz. (b) Que problemas tem algumas famlias?

EXISTE

UM SEGREDO PARA UMA FAMILIA FELIZ?

escola. Tais momentos de descontrac ao reanimam a fora. todos para enfrentar mais um dia no mundo la 3 Numa famlia feliz, a crianca sabe que seu pai e cuidarao dela quando adoecer, talvez se resua mae vezando ao lado da cama durante a noite. Ela sabe ` mae ou ao pai os problemas que enque pode levar a frenta como jovem e receber conselhos e apoio. Sim, a crianca sente-se segura, nao importa quao atribulado seja o mundo exterior. 4 Ao crescerem, os filhos em geral se casam e cons conta tituem a sua propria famlia. A pessoa se da da dvida para com os pais so depois que tem os seus proprios filhos, diz um proverbio oriental. Com pro fundo senso de gratidao e amor, os filhos adultos pro curam tornar feliz a sua propria famlia, e zelam tam bem pelos seus pais agora idosos que, por sua vez, se alegram com a companhia dos netos. 5 Talvez neste ponto voce pense: Bem, eu amo a mi nha famlia, mas ela nao e como essa que se acaba de descrever. Minha esposa e eu trabalhamos em horarios diferentes e dificilmente nos vemos. O que mais falamos e sobre problemas financeiros. Ou talvez diga: Meus filhos e netos vivem noutra cidade, e eu nunca os vejo. De fato, por razoes muitas vezes fora do controle dos envolvidos, grande parte da vida e familiar nao ideal. Mesmo assim, alguns tem uma vida familiar feliz. Como? Existe um segredo para uma famlia feliz? A resposta e Sim. Mas antes de con sidera-la, e preciso responder a uma outra pergunta importante.
6

Nos pases ocidentais, a famlia normalmente

O QUE E UMA FAM ILIA?

considerado neste livro? 6. Que tipo de famlia sera

FAMILIA FELIZ

e filhos. Os avos consiste em pai, mae em geral moram nas suas proprias casas, enquanto podem. Embora se mantenha contato com parentes mais distantes, limitados. Basicamenos deveres para com estes sao te, este e o tipo de famlia que consideraremos neste cada vez livro. Contudo, outros tipos de famlia sao mais comuns em anos recentes: famlia sem pai ou famlia mae, de segundo casamento e famlia de pais que, por algum motivo, nao moram juntos. 7 Em algumas culturas e comum a famlia amplia rotida. Neste sistema, quando possvel, os avos sao neiramente cuidados pelos filhos, e estreitos vnculos e responsabilidades se estendem a parentes distan tes. Por exemplo, membros da famlia talvez ajudem a sustentar, a criar e ate mesmo a pagar os estudos de sobrinhos, ou mesmo de parentes mais distantes. Os princpios a serem discutidos neste livro aplicam se tambem a famlias ampliadas. mudando infelizmente, nao para A famlia esta melhor. Um exemplo vem da India, onde a esposa tal vez more com a famlia do marido e trabalhe em casa sob a direc ao de seus parentes afins. Nos dias de hoje, e porem, nao incomum esposas indianas procurarem emprego fora de casa. Mas, mesmo assim, parece que ainda se espera delas que cumpram seus papeis tra dicionais no lar. A questao em muitos pases e: Em comparac ao com outros membros da famlia, quanto trabalho deveria executar em casa a mulher que trabalha fora?
8

A FAM ILIA SOB PRESS AO

7. O que e a famlia ampliada? 8, 9. Que problemas existentes em alguns pases indicam que a famlia esta mudando?

EXISTE

UM SEGREDO PARA UMA FAMILIA FELIZ?

tradicionais os forNas sociedades orientais sao tes lacos de famlia ampliada. Contudo, sob a influen` cia do individualismo a moda ocidental e das pres soes economicas, o conceito tradicional de famlia ampliada vem enfraquecendo. Assim, em vez de dever ou privilegio, muitos consideram uma carga cuidar de membros idosos da famlia. Alguns pais idosos sao maltratados. Realmente, maus-tratos e descaso para com os idosos acontecem em muitos pases hoje. 10 O divorcio e cada vez mais comum. Na Espanha, o ndice de divorcios aumentou para 1 em cada 8 ca samentos, no comeco da ultima decada do seculo 20 um grande salto em comparac ao com 1 para cada 100, apenas 25 anos antes. Na Gra-Bretanha, que ale gadamente tem o ndice mais elevado de divorcios da Europa (calcula-se que 4 em cada 10 casamentos fra cassam), tem havido um surto de famlias sem pai ou mae. 11 Muitos na Alemanha parecem estar abandonan do totalmente o conceito de famlia tradicional. Ago ra nos anos 90, 35% dos lares alemaes se compoem de uma unica pessoa, e 31% de apenas duas. Os fran se casando menos, e os que se ceses tambem estao casam divorciam-se com mais frequencia e mais cedo do que no passado. Crescente numero prefere viver sob o mesmo teto sem as responsabilidades do casa vistas no mundo inmento. Tendencias parecidas sao teiro. 12 Que dizer dos filhos? Nos Estados Unidos e em muitos outros pases, cada vez mais bebes nascem fora do casamento, alguns de pais que mal entraram
9

mudando nos pases 10, 11. Que fatos indicam que a famlia esta europeus? ` criancas as mudancas na fam12. Que sofrimentos causam as lia moderna?

FAMILIA FELIZ

na adolescencia. Muitas mocinhas tem varios filhos de diferentes pais. Relatorios do mundo inteiro falam de milhoes de criancas sem lar que vivem nas ruas; expulsas por muitas fogem de abusos em casa ou sao famlias que nao mais as podem sustentar. em crise. Alem foi 13 Sim, a famlia esta do que ja mencionado, a rebeliao juvenil, o abuso de criancas, a violencia contra o conjuge, o alcoolismo e outros problemas devastadores roubam a felicidade de mui tas famlias. Para muitas criancas e adultos, a fam lia esta longe de ser um refugio. da crise na famlia? 14 Qual e a razao Alguns culpam a entrada da mulher no mercado de trabalho. Outros apontam para o atual colapso moral. E ain mencionadas. Quase 2 mil da outras causas sao anos atras, um bem conhecido advogado predisse que as famlias sofreriam muitas pressoes, ao escre ver: Nos ultimos dias havera tempos crticos, difceis de manejar. Pois os homens serao amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, des leais, sem afeic ao natural, nao dispostos a acordos, ` caluniadores, sem autodomnio, ferozes, sem amor a bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus. (2 Timoteo 3:1-4) Quem duvidaria de que essas palavras se cumprem hoje? Num mundo nessas condi c oes, e de admirar que muitas famlias estejam em crise?
13. Que problemas generalizados roubam a felicidade das famlias? as causas da crise na famlia? 14. (a) Segundo alguns, quais sao (b) Que descric ao do mundo de hoje fez um advogado do primeiro seculo, e como influiu o cumprimento de suas palavras na vida familiar?

EXISTE

UM SEGREDO PARA UMA FAMILIA FELIZ?

Conselhos sobre como conseguir uma famlia feliz aparecem de todos os lados. No Ocidente, um flu xo infindavel de livros e revistas de autoajuda ofere cem conselhos. O problema e que os conselheiros humanos contradizem uns aos outros, e o conselho de hoje pode ser considerado impraticavel amanha. podemos encontrar orientacao fa16 Onde, entao, miliar confiavel? Bem, recorreria a um livro cuja es crita foi terminada uns 1.900 anos atras? Ou acharia que um livro assim e irremediavelmente desatualiza do? Na verdade, o verdadeiro segredo de uma famlia feliz encontra-se justamente nessa fonte. 17 Essa fonte e a Bblia. Segundo todas as eviden cias, ela foi inspirada pelo proprio Deus. Na Bblia en contramos a seguinte declarac ao: Toda a Escritura e inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para discipli nar em justica. (2 Timoteo 3:16) Neste livro, nos o in centivaremos a ver como a Bblia pode ajuda-lo a endireitar as coisas ao lidar com as pressoes e os problemas que se abatem sobre as famlias hoje. 18 Se estiver inclinado a descartar a possibilidade de que a Bblia possa ajudar a produzir famlias feli zes, considere o seguinte: Aquele que inspirou a B blia e o Originador do casamento. (Genesis 2:18-25) (Salmo 83:18) Ele A Bblia diz que seu nome e Jeova. e o Criador e Pai, a quem toda famlia deve o seu nome. (Efesios 3:14, 15) Jeova observa a vida familiar desde o comeco da humanidade. Ele conhece os pro conselhos para resolblemas que podem surgir e da
15

O SEGREDO DA FAM ILIA FELIZ

indicada como tendo o 15-17. Neste livro, que autoridade sera segredo de uma famlia feliz? 18. Por que e razoavel aceitar a Bblia como autoridade em conselhos sobre o casamento?

10

FAMILIA FELIZ

ve-los. Por toda a Historia, aqueles que sinceramen te aplicaram os princpios bblicos na sua vida familiar foram os que encontraram maior felicidade. 19 Por exemplo, certa dona de casa na Indonesia era viciada em jogo. Por anos negligenciou seus tres fi lhos e sempre discutia com o marido. Da, ela come cou a estudar a Bblia. Aos poucos, veio a crer no que a Bblia diz. Com a aplicac ao dos seus conselhos, ela tornou-se uma esposa melhor. Seus esforcos, basea dos em princpios bblicos, resultaram em felicidade para toda a sua famlia. 20 Outra dona de casa na Espanha diz: Tnhamos apenas um ano de casados quando comecamos a ter problemas serios. Ela e seu marido tinham pouca se falavam, exceto quancoisa em comum e quase nao do discutiam. Apesar de terem uma filhinha, decidi ram separar-se legalmente. Antes disso, porem, foram incentivados a examinar a Bblia. Estudaram seus conselhos para os casados e passaram a aplica-los. Em pouco tempo conseguiam comunicar-se pacifica mente e sua pequena famlia ficou unida e feliz. 21 A Bblia ajuda tambem as pessoas de mais ida de. Por exemplo, veja o caso de certo casal japones. ` O marido era irritadico e, as vezes, violento. Primeiro, as filhas do casal comecaram a estudar a Bblia, ape sar da oposic ao dos pais. Da, o marido tambem comecou a estudar, mas a esposa continuou a opor-se. Com o passar dos anos, porem, ela se deu conta do bom efeito dos princpios bblicos sobre a sua famlia. As filhas cuidavam bem dela, e o marido ficou muito mais brando. Tais mudancas induziram-na a examinar a Bblia pessoalmente, e isso teve o mesmo
19-21. Que exemplos modernos mostram a capacidade da Bblia de resolver problemas no casamento?

EXISTE

UM SEGREDO PARA UMA FAMILIA FELIZ?

11

bom efeito sobre ela. Essa senhora idosa disse varias vezes: Nos nos tornamos um casal de verdade. entre as muitas que apren22 Essas pessoas estao deram o segredo de uma famlia feliz. Aceitaram os conselhos da Bblia e os aplicaram. E verdade que elas vivem no mesmo mundo violento, imoral e de pressoes economicas, como todas as outras pessoas. imperfeitas, mas encontram feliciAdemais, elas sao dade em procurar fazer a vontade do Originador da Deus e famlia. Como diz a Bblia, Jeova Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. Isaas 48:17. 23 Embora a escrita da Bblia tenha terminado qua realmente se 2 mil anos atras, seus conselhos sao atualizados. Alem do mais, ela foi escrita para todas e as pessoas. A Bblia nao um livro americano ou oci dental. Jeova fez de um so homem toda nac ao dos homens, e ele conhece a constituic ao dos humanos em toda a parte. (Atos 17:26) Os princpios bblicos funcionam para todos. Se os aplicar, voce tambem vira a conhecer o segredo de uma famlia feliz.
22, 23. De que modo a Bblia ajuda pessoas de todas as forma c oes nacionais a encontrar felicidade na sua vida familiar?

S ABE RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS ?


acontecendo com a famlia O que esta hoje? 2 Timoteo 3:1-4. Quem originou a instituic ao da famlia? Efesios 3:14, 15. Qual e o segredo de uma famlia feliz? Isaas 48:17.
12 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

Como preparar-se para um bom casamento


ONSTRUIR um predio exige preparac ao meticu losa. Antes de lancar o alicerce, e preciso adquirir o terreno e desenhar as plantas. Contudo, algo vital. Jesus disse: Quem de vos, querendo mais e construir uma torre, nao se assenta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem bastante para com pleta-la? Lucas 14:28. 2 O que se aplica a construir um predio aplica-se tambem a construir um bom casamento. Muitos dizem: Quero me casar. Mas quantos param para

1, 2. (a) Como acentuou Jesus a import ancia do planejamento? (b) Especialmente em que area e vital o planejamento?

COMO

PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO

13

calcular o custo? Embora a Bblia fale bem do casa mento, ela tambem chama a atenc ao aos seus desa fios. (Proverbios 18:22; 1 Corntios 7:28) Por conse guinte, os que pensam em se casar tem de ter um conceito realstico tanto das benc aos como dos custos de estar casado. ins3 A Bblia pode ajudar. Os seus conselhos sao pirados pelo Originador do casamento, Jeova Deus. (Efesios 3:14, 15; 2 Timoteo 3:16) Usando os princ pios contidos nesse antigo, porem bem atualizado livro, determinemos (1) Como pode a pessoa saber se preparada para o casamento? (2) O que se deve esta procurar num prospectivo conjuge? e (3) Como manter honroso o namoro? Construir um predio talvez custe muito dinheiro, mas cuidar de sua manuten c ao a longo prazo tam bem e dispendioso. E similar com o casamento. Ca parece ser bastante desafiador; mas, mansar-se ja ter uma relac ao conjugal, ano apos ano, tambem precisa ser levado em conta. O que envolve manter assumir um compromis tal relac e ao? Um fator vital so serio. E assim que a Bblia descreve a relac ao con jugal: O homem deixara seu pai e sua mae, e tem de de tornar-se uma ` sua esposa, e eles tem se apegar a so carne. (Genesis 2:24) Jesus Cristo indicou qual a unica e base bblica para o divorcio com possibili dade de novo casamento a fornicac ao, isto e, re lac oes sexuais ilcitas fora do casamento. (Mateus esta pensando em se casar, lembre-se 19:9) Se voce esta preparado para dessas normas bblicas. Se nao
4

ESTA PREPARADO PARA SE CASAR?

3. Por que a Bblia e de ajuda valiosa para os que pretendem se a responder? casar, e a que tres perguntas ela nos ajudara 4. Qual e um dos fatores vitais para um bom casamento e por que?

14

FAMILIA FELIZ

preparado esse compromisso solene, tampouco esta para o casamento. Deuteronomio 23:21; Eclesiastes 5:4, 5. 5 A ideia de um compromisso solene assusta a muitos. Saber que estavamos presos um ao outro pelo resto da vida fez-me sentir tolhido, encurralado, totalmente confinado, admitiu certo jovem. Mas se voce realmente ama a pessoa com quem pretende se parecera ser uma carga. casar, o compromisso nao Em vez disso, sera encarado como fonte de seguran ca. O senso de compromisso implcito no casamen to fara com que o casal deseje ficar junto nos bons e nos maus momentos e apoiar um ao outro, acon teca o que acontecer. O apostolo cristao Paulo escreveu que o amor verdadeiro suporta todas as coisas e persevera em todas as coisas. (1 Corntios 13:4, 7) O compromisso do casamento faz-me sentir mais segura, diz certa mulher. Prezo muito a satisfac ao de termos declarado, a nos mesmos e ao mundo, a nossa intenc ao de ficarmos juntos para sempre. Eclesiastes 4:9-12. ` altura desse compromisso exige madure6 Viver a se za. Assim, Paulo aconselha aos cristaos que nao casem antes de passarem da flor da juventude, o fortes e perodo em que os impulsos sexuais sao podem distorcer o bom criterio. (1 Corntios 7:36) ` medida que cresOs jovens mudam rapidamente, a cem. Muitos que se casam bem jovens descobrem que depois de uns poucos anos as suas neces sidades e desejos, bem como os de seu conjuge,
5. Embora o compromisso solene do casamento assuste a alguns, por que, em vez disso, deveria ser altamente prezado pelos que pretendem se casar? se casar precipitadamente com pouca 6. Por que e melhor nao idade?

COMO

PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO

15

mudaram. As estatsticas revelam que os que se ca muito mais probabilidade sam na adolescencia tem de ser infelizes e de recorrer ao divorcio do que aque se les que esperam um pouco mais. Portanto, nao case precipitadamente. Alguns anos de vida como dar-lhe uma expeadulto jovem e solteiro poderao riencia valiosa que o tornara mais maduro e melhor se casar qualificado para ser um bom conjuge. Nao muito cedo pode tambem ajuda-lo a compreender melhor a si mesmo o que e essencial para po der desenvolver uma boa relac ao no casamento. Acha facil alistar as qualidades que deseja num conjuge? A maioria acha que sim. Mas, que dizer de suas proprias qualidades? Que caractersticas voce tem que o ajudarao a contribuir para um bom casamento? Que tipo de marido ou esposa sera? Por exemplo, admite francamente seus erros e acata sempre na defensiva quando e conselhos, ou esta corrigido? E em geral alegre e otimista, ou tende a ser mal-humorado, quase sempre se queixando? (Pro muverbios 8:33; 15:15) Lembre-se, o casamento nao dara a sua personalidade. Se voce e orgulhoso, hi persensvel ou exageradamente pessimista quando sera o mesmo quando casado. Visto solteiro, voce mesmos como os outros nos que e difcil ver a nos veem, por que nao pede aos seus pais, ou a um ami go de confianca, que comentem e deem sugestoes francas a seu respeito? Se ficar sabendo de mudan ser feitas, procure faze-las cas que poderao antes de dar os passos para se casar.
7

CONHE CA PRIMEIRO A SI MESMO

7. Por que devem os que pretendem se casar examinar primeiro a si mesmos?

16

FAMILIA FELIZ

COSTUMES E A BIBLIA
Preco de noiva e dote: Em alguns pases, espe ra-se que a famlia do noivo pague certa quantia ` famlia a da noiva (preco de noiva). Em outros, a ` do noivo (dote). Pode nao famlia da noiva paga a haver nada de errado com esses costumes, se forem legais. (Romanos 13:1) Contudo, em ambos os casos, a famlia beneficiada deve evitar exigir gananciosamente mais dinheiro ou bens do que o razoavel. (Proverbios 20:21; 1 Corntios 6:10) Ademais, o pagamento do preco de noiva jamais deve ser feito com a ideia de que a esposa e simplesmente uma propriedade adquirida; tampou co deve o marido achar que sua unica responsabilidade para com sua esposa e seus parentes afins seja financeira. Poligamia: Algumas culturas permitem que o homem tenha mais de uma esposa. Nessa situa c ao, o homem talvez se torne um chefe supremo, em vez de marido e pai. E o casamento polgamo muitas vezes atica competic ao entre as esposas. Para os cristaos, a Bblia permite apenas o esta do de solteiro ou a monogamia. 1 Corntios 7:2. Casamento experimental: Muitos casais afirmam que viver juntos antes do casamento os aju a testar a sua compatibilidade. Todavia, o dara testa um dos mais casamento experimental nao cruciais elementos do casamento o compromis so. So o casamento oferece o mesmo grau de pro tec ao e seguranca para todas as partes incluin do os filhos que talvez resultem da uniao. Aos olhos de Jeova Deus, viver juntos sem se casar e fornicac ao. 1 Corntios 6:18; Hebreus 13:4.

COMO

PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO

17

A Bblia incentiva-nos a permitir que o esprito de Deus opere em nos, para produzir qualidades tais como amor, alegria, paz, longanimidade, benignida de, bondade, fe, brandura, autodomnio. Ela tam bem diz que devemos ser feitos novos na forca que ativa a nossa mente, e nos revestir da nova personalidade, que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justica e lealdade. (Galatas 5:22, 23; Efesios 4:23, 24) Aplicar esses conselhos enquanto ainda e solteiro e como depositar dinheiro no voce ser muito valioso no fubanco algo que mostrara turo, quando voce se casar. 9 Por exemplo, se for mulher, aprenda a dar mais ` ` atenc ao a pessoa secreta do corac ao do que a sua aparencia fsica. (1 Pedro 3:3, 4) A modestia e o bom a ter sabedoria, uma verdadei voce senso ajudarao ra coroa de beleza. (Proverbios 4:9; 31:10, 30; 1 Ti moteo 2:9, 10) Se voce e homem, aprenda a tratar as mulheres com bondade e respeito. (1 Timoteo 5:1, 2) Enquanto aprende a tomar decisoes e assumir res ponsabilidades, aprenda tambem a ser modesto e problehumilde. Uma atitude dominadora causara mas no casamento. Proverbios 29:23; Miqueias 6:8; Efesios 5:28, 29. seja facil 10 Embora nao mudar a personalidade nesses aspectos, e algo pelo qual todos os cristaos devem se empenhar. E isso o ajudara a ser um conjuge melhor.
8

O QUE PROCURAR NUM PROSPECTIVO C ONJUGE


11

mora a propria E costume onde voce pessoa

uteis 8-10. Que conselhos bblicos serao para quem se prepara para o casamento? compatveis 11, 12. Como podem duas pessoas descobrir se sao ou nao?

18

FAMILIA FELIZ

Enquanto ainda e solteiro, desenvolva qualidades, habitos e habilidades que lhe serao muito uteis no casamento

escolher o seu conjuge? Nesse caso, como devera proceder se achar atraente alguem do sexo oposto? Primeiro, pergunte-se: Pretendo realmente me ca sar? E cruel brincar com os sentimentos de outra pessoa por levantar expectativas falsas. (Proverbios 13:12) Da, pergunte-se: Estou em condic oes de me casar? Se a resposta a ambas as perguntas for po a seguir dependerao sitiva, os passos que voce dara dos costumes locais. Em alguns pases, depois de ob aproxiservar a pessoa por um tempo, voce podera mar-se dela e expressar o desejo de conhece-la me lhor. Se a resposta for negativa, nao insista a ponto de tornar-se inconveniente. Lembre-se: a outra pes soa tambem tem o direito de decidir. Mas se a res providenciar passar posta for positiva, voce podera a tempo juntos em atividades sadias. Isso lhe dara oportunidade de analisar se convem casar-se com procurar nesessa pessoa.1 Que qualidades devera se estagio? 12 Para responder a essa pergunta, imagine dois instrumentos musicais, digamos, um piano e uma guitarra. Se estiverem bem afinados, ambos poderao produzir bela musica solo. Mas, o que acontece se esses instrumentos forem tocados juntos? Agora precisam estar afinados um com o outro. E similar no e seu prospectivo conjuge. caso de voce Cada qual talvez tenha se empenhado a fundo para afinar seus proprios tracos de personalidade. Mas a per afinados um com o outro? Em outras gunta e: estao compatveis? palavras, sao 13 E importante que tenham crencas e princpios
1 Isso se aplica a pases em que o namoro e considerado apro priado para os cristaos. seja da 13. Por que e muito insensato namorar alguem que nao mesma fe?

20

FAMILIA FELIZ

vos poem comum. O apostolo Paulo escreveu: Nao nhais em jugo desigual com incredulos. (2 Corntios 6:14; 1 Corntios 7:39) Casar-se com alguem que nao compartilha de sua fe em Deus aumenta a probabi grave desarmonia. Por outro lidade de que havera lado, a devoc ao mutua a Jeova Deus e a mais forte base para a uniao. Jeova deseja que voce seja feliz e que desfrute do vnculo mais ntimo possvel com a pessoa com quem voce se casa. Ele deseja ver os dois unidos a Ele e um ao outro por um vnculo trplice de amor. Eclesiastes 4:12. 14 Ao passo que adorar juntos a Deus e o aspecto mais importante da uniao, ha mais coisas envolvi precidas. Para estarem afinados um com o outro, e so que seus alvos sejam similares aos de seu pros seus alvos? Por exemplo, pectivo conjuge. Quais sao o que ambos acham sobre ter filhos? Que coisas tem prioridade na sua vida?1 (Mateus 6:33) Num casa bons mento realmente bem-sucedido, os dois sao amigos e gostam da companhia um do outro. (Pro preciso que tenham inteverbios 17:17) Para isso, e resses em comum. E difcil sustentar uma amizade for ntima quanto mais um casamento se nao assim. No entanto, se seu prospectivo conjuge gosta de uma atividade especfica, como passeios a pe, por exemplo, e voce nao, significa isso que voces devem se casar? Nao necessariamente. Taldois nao vez voces compartilhem de outros interesses mais
1 Mesmo na congregac ao crista, alguns talvez vivam em cima da linha demarcatoria, por assim dizer. Em vez de serem servos de Deus fervorosos, talvez se deixem influenciar pelas atitudes e con 17:16; Tiago 4:4. duta do mundo. Joao no casamen14, 15. E ter a mesma fe o unico aspecto de uniao to? Explique.

COMO

PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO

21

alegrar seu prosimportantes. Ademais, voce podera pectivo conjuge por participar em certas atividades sadias porque ele gosta delas. Atos 20:35. 15 De fato, a compatibilidade depende muito de adaptaveis em vez de quao identiquao voces sao, cos voces sao. Em vez de perguntar: Concordamos em tudo?, seria melhor perguntar: O que acontece quando discordamos? Somos capazes de tratar dos assuntos calmamente, com respeito e dignidade mu tuos? Ou sera que o dialogo muitas vezes degenera acalorada? (Efesios em discussao 4:29, 31) Se desejar se casar, acautele-se contra a pessoa orgulhosa e disposta a ceder, ou que opiniosa, que nunca esta sempre exige e manobra para que as coisas sejam feitas a sua propria maneira. Na congregac ao crista, aqueles a quem se confia responsabilidade precisam ser primeiro examina tambem ` aptidao. dos quanto a (1 Timoteo 3:10) Voce pode aplicar esse princpio. Por exemplo, a mulher pode perguntar: Que tipo de reputac ao tem esse ho mem? Quem sao seus amigos? Demonstra ter auto controle? Como trata os idosos? De que tipo de fam lia ele vem? Como se relaciona com ela? Qual e a sua atitude para com o dinheiro? Abusa de bebi mesmo violendas alcoolicas? E temperamental, ate to? Que responsabilidades congregacionais possui, e como cuida delas? Poderia respeita-lo profunda mente? Levtico 19:32; Proverbios 22:29; 31:23; Efesios 5:3-5, 33; 1 Timoteo 5:8; 6:10; Tito 2:6, 7. 17 O homem poderia perguntar: Demonstra essa
16

DESCUBRA ANTES

16, 17. Que qualidades pode o homem ou a mulher procurar num prospectivo conjuge?

22

FAMILIA FELIZ

mulher amor e respeito para com Deus? E capaz de cuidar de uma casa? O que a famlia dela vai espe rar de nos? E sensata, diligente, economica? Sobre que costuma falar? Preocupa-se mesmo com o bem egocentrica, estar dos outros, ou e intrometida? E de ` confianca? Esta disposta a submeter-se a chefia, ou obstinada, talvez ate mesmo rebelde? Prover e bios 31:10-31; Lucas 6:45; Efesios 5:22, 23; 1 Timoteo 5:13; 1 Pedro 4:15. se esqueca de que voce tratando com 18 Nao esta com algum um descendente imperfeito de Adao, nao fantasioso heroi ou herona de romance. Todo mun de ser descondo tem defeitos, e alguns destes terao siderados tanto os seus como os de seu pros pectivo conjuge. (Romanos 3:23; Tiago 3:2) Ademais, aperceber-se de uma fraqueza pode apresentar uma oportunidade de crescimento. Por exemplo, suponha tenham uma discusque durante o namoro voces sao. Considere: mesmo pessoas que se amam e res ` vezes. (Note Genesis peitam discordam, as 30:2; Atos 15:39.) Sera que ambos precisam simplesmente do minar o seu esprito um pouco mais e aprender a re solver os assuntos mais pacificamente? (Proverbios 25:28) Mostra seu prospectivo conjuge desejo de me Poderia aprender a ser menos senlhorar? E voce? svel, menos melindroso? (Eclesiastes 7:9) Aprender de a resolver problemas pode estabelecer um padrao comunicac ao sincera, essencial caso voces venham a se casar. Colossenses 3:13. observar coisas que 19 Mas, que dizer se voce
18. Se forem percebidas pequenas fraquezas durante o namoro, de que se deve lembrar? ` tona 19. Qual seria o proceder sensato a seguir caso venham a problemas serios durante o namoro?

COMO

PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO

23

o perturbam profundamente? Tais duvidas devem ser consideradas cuidadosamente. Por mais apaixo nado que esteja, ou por mais que deseje se casar, nao feche os olhos a defeitos graves. (Proverbios 22:3; Eclesiastes 2:14) Se tiver um relacionamento com tem serias uma pessoa sobre quem voce reservas, sera sensato descontinuar o relacionamento e nao assumir um compromisso serio com ela.
MANTENHA HONROSO O NAMORO

Como se pode manter honroso o namoro? Primeiro, certifique-se de que a sua conduta moral es teja acima de vituperio. No lugar onde voce vive, segurar as maos, beijar ou abracar e considerado comportamento adequado para um casal de namo serados? Mesmo que tais expressoes de afeto nao jam desaprovadas, elas devem ser permitidas ape nas quando a relac ao chegou a um ponto em que o casamento esteja definitivamente nos planos. Cuide para que as demonstrac oes de afeto nao evoluam para conduta impura ou mesmo fornicac ao. (Efesios 4:18, 19; note Cantico de Salomao 1:2; 2:6; 8:5, 9, seriam 10.) Visto que o corac voces ao e traicoeiro, prudentes se evitassem isolar-se numa casa, num apartamento, num carro estacionado ou em qualquer outro lugar que desse oportunidade para conduta errada. (Jeremias 17:9) Manter seu namoro mo tem evidencia ralmente limpo da clara de que voce autocontrole e que o interesse altrusta no bem-es acima de seus proprios tar do outro esta desejos. Mais importante ainda, um namoro limpo agrada a Jeova Deus, que ordena a seus servos que se ra
20. Como pode o casal de namorados manter a sua conduta mo ral acima de vituperio?

20

24

FAMILIA FELIZ

abstenham da impureza e da fornicac ao. Galatas 5:19-21. 21 Segundo, o namoro honroso inclui tambem a co` municac ao honesta. A medida que seu namoro se encaminha para o casamento, certos assuntos terao de ser considerados francamente. Onde vao morar? trabalhar fora? Vao querer ter filhos? Os dois vao Alem disso, e muito justo revelar coisas, talvez do passado de um ou do outro, que possam afetar o ca samento. Isso pode incluir grandes dvidas ou obri gac oes, ou assuntos de saude, tais como alguma doenca grave ou condic ao fsica de que a pessoa seja portadora. Visto que muitas pessoas infectadas pelo apresentam sinHIV (o vrus que causa a aids) nao tomas imediatos, nao seria errado que a parte interessada, ou os pais preocupados, exigissem um teste que, no passado, vivia em promisde aids de alguem cuidade sexual ou era usuario de drogas injetaveis. Se o teste der positivo, a pessoa infectada nao deve pressionar a outra a continuar a relac ao, caso ela agora deseje termina-la. Realmente toda pessoa que no passado tenha levado um estilo de vida de alto risco faria bem em se submeter voluntariamente a um teste de aids antes de iniciar um namoro.
OLHANDO AL EM DO DIA DE CASAMENTO

Nos meses que antecedem ao casamento, pro bem atarefados com os vavelmente ambos estarao aliviar muito a tensao se preparativos. Voce podera
21. Que comunicac ao honesta pode ser necessaria a fim de manter honroso o namoro? 22, 23. (a) Que perda de equilbrio poderia haver nos preparativos para a festa de casamento? (b) Que conceito equilibrado deve ` ` se manter com relac ao a festa de casamento e a posterior vida de casado?

22

COMO

PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO

25

agradar a for moderado. Uma festa suntuosa podera ` parentes e a comunidade, mas talvez deixe os noivos e seus familiares exaustos e financeiramente arra sados. Seguir certos costumes locais e razoavel, mas a submissao servil, e talvez competitiva, a tais costumes pode anuviar o significado e a alegria da oca Embora se deva levar em conta as opinioes siao. de outros, o noivo e o principal responsavel de decidir 2:9. como vai ser a festa de casamento. Joao 23 Lembre-se de que a sua festa de casamento dura um dia, mas o seu casamento deve durar a vida inteira. Assim, evite concentrar-se demais no ato de ca sar-se. Em vez disso, busque a orientac ao de Jeova ` Deus, e planeje a frente para a vida de estar casado. estara bem preparado para um bom caAssim voce samento.

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


A PESSOA A PREPARAR-SE PARA UM BOM CASAMENTO ?

de assumir um O marido e a esposa tem compromisso entre si. Genesis 2:24. A pessoa interior e mais importante do que a aparencia externa. 1 Pedro 3:3, 4. Nao vos ponhais em jugo desigual. 2 Corntios 6:14. Pessoas moralmente impuras estao alienadas de Deus. Efesios 4:18, 19.
26 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

Duas chaves para um casamento duradouro

UANDO Deus casou o primeiro homem e a primei havia indicacao de que a uniao ra mulher, nao deles seria apenas temporaria. Adao e Eva viveriam divino juntos para sempre. (Genesis 2:24) O padrao do casamento honroso e a uniao de um so homem mulher. Apenas a crassa imoralidade secom uma so base bblica xual da parte de um, ou de ambos, da para o divorcio com possibilidade de novo casamento. Mateus 5:32. 2 E possvel que duas pessoas vivam juntas, felizes, por um tempo indefinidamente longo? Sim, e a Bblia identifica dois fatores, ou chaves, vitais que ajudam a tornar isso possvel. Se tanto o marido como a espo aberto a porta para a felicidade sa os seguirem, terao e muitas benc aos. Que chaves sao essas?
A PRIMEIRA CHAVE
3

o amor. Curiosamente, a Bblia A primeira chave e identifica diferentes tipos de amor. Um deles e o afeto caloroso e pessoal por alguem, o tipo de amor que exis o amor 11:3) Outro e te entre amigos ntimos. (Joao que se desenvolve entre membros da famlia. (Roma o amor romantico nos 12:10) O terceiro e que a pessoa sente por alguem do sexo oposto. (Proverbios 5:15-20) Naturalmente, todos esses devem ser cultivados pelo
1, 2. (a) O casamento foi planejado para durar quanto tempo? (b) Como isso e possvel? 3. Que tres tipos de amor devem os conjuges cultivar?

DUAS

CHAVES PARA UM CASAMENTO DURADOURO

27

Amor e respeito m utuos garantem um bom casamento

marido e pela esposa. Mas existe um quarto tipo de amor, mais importante do que os outros. 4 No idioma original das Escrituras Gregas Cristas, a palavra para este quarto tipo de amor e agape. Essa amor. 4:8, que diz: Deus e palavra ocorre em 1 Joao De fato, amamos porque [Deus] nos amou primeiro. 4:19) O cristao cultiva esse amor primeiro por (1 Joao Jeova Deus e, da, pelos seus semelhantes. (Marcos 12:29-31) A palavra agape e tambem usada em Efesios 5:2, que diz: Prossegui andando em amor, assim como tambem o Cristo vos amou e se entregou por vos. Jesus disse que esse tipo de amor identificaria seus seguidores verdadeiros: Por meio disso saberao
4. Qual e um quarto tipo de amor?

28

FAMILIA FELIZ

todos que sois meus discpulos, se tiverdes amor [aga pe] entre vos. (Joao 13:35) Note, tambem, o uso de a esagape em 1 Corntios 13:13: Permanecem a fe, peranca, o amor, estes tres; mas o maior destes e o amor [agape]. 5 O que faz com que esse amor agape seja maior do que a fe e a esperanca? Ele e governado por princ pios princpios corretos encontrados na Palavra de Deus. (Salmo 119:105) Trata-se de um interesse al correto e bom ` outra pessoa o que e trusta em fazer a aos olhos de Deus, quer essa pessoa pareca merecer Esse amor habilita os casados a apliisso, quer nao. car o conselho da Bblia: Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros libe para queixa contra ralmente, se alguem tiver razao outro. Assim como Jeova vos perdoou liberalmente, tambem o fazei. (Colossenses 3:13) Casais amovos rosos tem e cultivam intenso amor [agape] um pelo de pecaoutro, porque o amor cobre uma multidao os dos. (1 Pedro 4:8) Note que o amor cobre erros. Nao elimina, visto que nenhum humano imperfeito pode estar isento de erro. Salmo 130:3, 4; Tiago 3:2. 6 Quando o casal cultiva esse amor a Deus e um ao feliz, pois o amor nunoutro, seu casamento dura e e o perfeito vnca falha. (1 Corntios 13:8) O amor e culo de uniao. (Colossenses 3:14) Como podem voce e seu conjuge cultivar esse tipo de amor? Leiam juntos a Palavra de Deus e falem sobre ela. Estudem o exemplo de amor de Jesus e procurem imita-lo, pen sando e agindo como ele. Alem disso, assistam a reu em que se ensina a Palavra de Deus. nioes cristas, E pecam em orac ao a ajuda de Deus para cultivar
5, 6. (a) Por que o amor e maior do que a fe e a esperanca? algumas das razoes o (b) Quais sao pelas quais o amor ajudara casamento a durar?

DUAS

CHAVES PARA UM CASAMENTO DURADOURO

29

esse elevado tipo de amor, que e um dos frutos do es 17:3; prito santo de Deus. Proverbios 3:5, 6; Joao Galatas 5:22; Hebreus 10:24, 25. tamSe o casal realmente se ama, ambos terao bem respeito um pelo outro, e o respeito e a segunda definido chave para um casamento feliz. Respeito e como mostrar considerac ao pelos outros, honrando os. A Palavra de Deus aconselha a todos os cristaos, incluindo maridos e esposas: Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros. (Romanos 12:10) O apos tolo Pedro escreveu: Vos, maridos, continuai a morar com [suas esposas] da mesma maneira, segundo o conhecimento, atribuindo-lhes honra como a um vaso mais fraco, o feminino. (1 Pedro 3:7) Aconselha-se a esposa a ter profundo respeito pelo seu marido. (Efe sios 5:33) Quem deseja honrar uma pessoa e bondoso com ela, respeita sua dignidade e seus conceitos, e atende prontamente qualquer pedido razoavel que se lhe faca. 8 Quem deseja um casamento feliz respeita seu visando, em interesse pessoal, apenas conjuge nao os seus proprios assuntos, mas tambem, em interes se pessoal, os de seu conjuge. (Filipenses 2:4) Nao procura so o que e bom para si mesmo, o que seria os melhores interesegosmo. Antes, procura tambem prioridade a estes. ses de seu conjuge. De fato, da 9 O respeito ajudara os casados a aceitar diferen razoavel e cas de pontos de vista. Nao esperar que duas pessoas tenham conceitos identicos em tudo. O que pode ser importante para o marido pode nao
7

A SEGUNDA CHAVE

7. O que e respeito, e quem deve mostra-lo no casamento? a tornar a 8-10. De que diversas maneiras o respeito ajudara uniao conjugal estavel e feliz?

30

FAMILIA FELIZ

importante assim para a esposa, e o que a esser tao ser o que o marido gosta. Mas posa gosta pode nao cada qual deve respeitar os conceitos e as preferencias do outro, contanto que estejam dentro dos limi (1 Pedro 2:16; note tes das leis e princpios de Jeova. Filemon 14.) Ademais, cada qual deve respeitar a dig fazer dele alvo de comenta nidade do outro por nao rios depreciativos ou piadas, em publico ou em particular. 10 Realmente, o amor a Deus e um pelo outro, jun duas chaves vitais para to com o respeito mutuo, sao um casamento bem-sucedido. Como aplica-los em alguns dos aspectos mais importantes da vida de casado? A Bblia nos informa que o homem foi criado com atributos que o capacitariam a ser um bom chefe de famlia. Como tal, o homem seria responsavel peran te Jeova pelo bem-estar espiritual e fsico de sua es posa e de seus filhos. Teria de fazer decisoes equili bradas, que refletissem a vontade de Jeova e ser bom exemplo de conduta piedosa. As esposas estejam sujeitas aos seus maridos como ao Senhor, porque o ma cabeca de sua esposa, assim como tambem o rido e Cristo e cabeca da congregac ao. (Efesios 5:22, 23) tem um Contudo, a Bblia diz que o marido tambem cabeca, Alguem com autoridade sobre ele. O apostolo Paulo escreveu: Quero que saibais que a cabeca de todo homem e o Cristo; por sua vez, a cabeca da mu o homem; por sua vez, a cabeca do Cristo e lher e Deus. (1 Corntios 11:3) O marido sabio aprende a exercer a chefia por imitar seu proprio cabeca, Cristo Jesus.
11

` CHEFIA A MANEIRA DE CRISTO

11. Biblicamente, quem e o cabeca no casamento?

DUAS

CHAVES PARA UM CASAMENTO DURADOURO

31

Jesus tambem tem um cabeca, Jeova, a quem ele procuro a corretamente se sujeita. Jesus disse: Nao minha propria vontade, mas a vontade daquele que 5:30) Que exemplo excelente! Jesus me enviou. (Joao e o primogenito de toda a criac ao. (Colossenses 1:15) Ele tornou-se o Messias. Seria o Cabeca da congrega c ao de cristaos ungidos e o Rei escolhido do Reino de Deus, acima de todos os anjos. (Filipenses 2:9-11; He breus 1:4) Apesar dessa posic ao enaltecida e perspec tivas tao elevadas, Jesus nao era duro, inflexvel ou exigente. Nao era um tirano, sempre cobrando obe diencia de seus discpulos. Jesus era amoroso e compassivo, especialmente para com os oprimidos. Ele disse: Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. To o meu jugo e aprendei de mim, pois sou mai sobre vos de temperamento brando e humilde de corac ao, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o benevolo leve. (Mateus meu jugo e e minha carga e 11:28-30) Era agradavel estar em sua companhia. 13 O marido que deseja ter uma vida familiar feliz bem em observar as excelentes qualidades de Jefara duro nem ditatorial, usan e sus. O bom marido nao do a chefia como bordao para intimidar a esposa. honra. Se Jesus Em vez disso, ele a ama e lhe da era humilde de corac ao, o marido tem razao ainda maior para tambem ser assim, pois, diferente de Jesus, ele comete erros. Quando erra, ele conta com a de sua esposa. Assim, o marido humilcompreensao de admite seus erros, mesmo que seja difcil dizer desculpe, voce tinha razao. Para a esposa, respeitar
12

12. Que otimo exemplo deu Jesus em mostrar sujeic ao e no exer ccio da chefia? a sua chefia, em imita13, 14. Como o marido amoroso exercera c ao de Jesus?

32

FAMILIA FELIZ

a chefia de um marido modesto e humilde e bem mais facil do que a de um marido orgulhoso e obstinado. Por sua vez, a esposa respeitosa tambem se desculpa quando erra. 14 Deus criou a mulher com qualidades excelentes que ela pode usar na sua contribuic ao para um casa a mento feliz. O marido sensato reconhece isso e nao reprime. Muitas mulheres tendem a ter maior com e sensibilidade, qualidades necessarias paixao para cuidar de uma famlia e fortalecer relac oes humanas. habil Em geral, a mulher e em tornar o lar um lugar agradavel em que viver. A esposa capaz, descrita em Proverbios, captulo 31, tinha muitas qualidades ex celentes e otimos talentos, e sua famlia derivava ple no benefcio deles. Por que? Porque o corac ao de seu marido confiava nela. Proverbios 31:10, 11. 15 Em algumas culturas, a autoridade do marido e superdimensionada, a tal ponto que ate mesmo fazer considerado desrespeitoso. Talvez lhe uma pergunta e trate a esposa quase como escrava. Tal exerccio erra do da chefia resulta em pessimo relacionamento, nao so com a esposa, mas tambem com Deus. (Note 1 Joao 4:20, 21.) Por outro lado, alguns maridos nao assu mem a lideranca e deixam a esposa governar a fam lia. O marido que corretamente se sujeita a Cristo nao explora a esposa nem a priva de sua dignidade. Em vez disso, ele imita o amor abnegado de Jesus e faz como Paulo aconselhou: Maridos, continuai a amar as vossas esposas, assim como tambem o Cristo amou a congregac ao e se entregou por ela. (Efesios 5:25) O amor de Jesus Cristo por seus seguidores era tao grande que morreu por eles. O bom marido procura imitar essa atitude altrusta, ra buscando o bem-estar
15. Como pode o marido tratar a esposa com amor e respeito semelhantes aos de Cristo?

DUAS

CHAVES PARA UM CASAMENTO DURADOURO

33

de sua esposa, em vez de ser exigente com ela. Quando o marido se sujeita a Cristo e demonstra amor e respeito semelhantes ao Dele, a esposa sente-se moti vada a ser submissa ao marido. Efesios 5:28, 29, 33. ter sido criado, Algum tempo depois de Adao Jeova Deus disse: Nao e bom que o homem continue Vou fazer-lhe uma ajudadora como complemento so. dele. (Genesis 2:18) Deus criou Eva como comple como competidora. O casamento nao demento, nao veria ser como um navio com dois comandantes ri` esposa, vais. Ao marido caberia a chefia amorosa e, a manifestar amor, respeito e sujeic ao voluntaria. mais do que apenas sub17 Contudo, a boa esposa e missa. Ela procura ser verdadeira ajudadora, apoian mais do as decisoes do marido. Naturalmente, isso e facil quando ela concorda com as decisoes dele. Mas, acontece, seu apoio pleno pomesmo quando isso nao dele tenha um fidera colaborar para que a decisao nal melhor. ainda outras maneiras de a esposa ajudar seu 18 Ha marido a ser um bom cabeca. Ela pode expressar apreco pelos seus empenhos em tomar a dianteira, em vez de critica-lo, ou leva-lo a achar que jamais po dera satisfaze-la. Ao tratar com seu marido de manei ra positiva, ela deve lembrar-se de que um esprito quieto e brando e de grande valor aos olhos de Deus, apenas aos olhos do marido. (1 Pedro 3:3, 4; Conao descrente? Seja como lossenses 3:12) E se o marido e for, as Escrituras incentivam as esposas a amarem
16

SUJEI C AO DA ESPOSA

16. Que qualidades deve a esposa manifestar na sua relac ao com o marido? 17, 18. De que diversas maneiras pode a esposa ser verdadeira ajudadora do marido?

34

FAMILIA FELIZ

seus maridos, . . . amarem seus filhos, . . . serem ajuizadas, castas, operosas em casa, boas, sujeitando-se se fale da aos seus proprios maridos, para que nao palavra de Deus de modo ultrajante. (Tito 2:4, 5) Se mais provavel surgirem assuntos de consciencia, e que o marido descrente respeite o conceito de sua esposa se este for apresentado com temperamento brando e profundo respeito. Alguns maridos des crentes foram ganhos sem palavra, por intermedio da conduta de suas esposas, por terem sido testemunhas oculares de sua conduta casta, junto com profundo respeito. 1 Pedro 3:1, 2, 15; 1 Corntios 7:13-16. 19 Que fazer caso o marido exija da esposa algo proi de lembrarbido por Deus? Se isso acontecer, ela tera se de que Deus e seu Governante supremo. Ela toma como exemplo a atitude dos apostolos quando as autoridades exigiram deles que violassem a lei de Deus. Atos 5:29 relata: Pedro e os outros apostolos disseram: Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens. essenciais em ainda ouO amor e o respeito sao tro aspecto do casamento: a comunicac ao. O marido amoroso conversa com a esposa a respeito das atividades dela, seus problemas, seus conceitos sobre assuntos diversos. Ela precisa disso. O marido que toma tempo para falar com a esposa e realmente escuta o que ela diz demonstra seu amor e respeito por ela. (Tiago 1:19) Algumas esposas queixam-se de que seus maridos conversam muito pouco com elas. Isso e
20

BOA COMUNICAC AO

19. Que fazer caso o marido exija da esposa algo que viole a lei de Deus? es20. Cite um dos aspectos vitais em que o amor e o respeito sao senciais.

DUAS

CHAVES PARA UM CASAMENTO DURADOURO

35

triste. E verdade que nestes tempos corridos o marido talvez trabalhe muitas horas fora de casa, e a si tuac ao financeira talvez obrigue a esposa a tambem ter um emprego. Mas o casal precisa reservar tempo podem ficar independentes um para o outro. Senao, um do outro. Poderiam surgir problemas serios caso se sentissem compelidos a buscar o companheirismo compreensivo fora do casamento. de alguem 21 O modo como esposas e maridos se comunicam importante. Declaracoes . . . doces para e afaveis sao a alma e uma cura para os ossos. (Proverbios 16:24) Quer o conjuge seja crente, quer nao, o conselho b blico se aplica: Vossa pronunciac ao seja sempre com graca, temperada com sal, isto e, com bom gosto. (Co lossenses 4:6) Se um dos dois teve um dia difcil, umas poucas palavras bondosas e compreensivas da parte do outro podem realizar um grande bem. Como mac as de ouro em esculturas de prata e a palavra falada no tempo certo para ela. (Proverbios 25:11) importanO tom da voz e a escolha de palavras sao tssimos. Por exemplo, alguem poderia dizer de maneira irritada e ditatorial: Feche essa porta! Mas, bem mais temperado com sal seria dizer, com voz calma e compreensiva: Poderia fazer o favor de fechar a porta? 22 A boa comunicac ao prospera num ambiente de palavras gentis, olhares e gestos afaveis, bondade, compreensao e ternura. Por empenharem-se a fundo em manter boa comunicac ao, tanto o marido como a ` esposa se sentirao a vontade para expressar suas necessidades, e eles podem ser fontes de consolo e de
21. De que maneira os bons modos no falar ajudam a manter um casamento feliz? 22. Que atitudes devem os casais ter a fim de manter boa comu nicac ao?

36

FAMILIA FELIZ

ajuda mutuos em tempos de desapontamentos ou ` almas deprimitensao. Falai consoladoramente as das, exorta a Palavra de Deus. (1 Tessalonicenses ocasioes abati5:14) Havera em que o marido estara do, e outras em que a esposa estara assim. Eles podem falar consoladoramente, edificando-se mutuamente. Romanos 15:2. 23 Os conjuges que manifestam amor e respeito nao encaram todo desacordo como grande problema. Fa esforco para nao se irarem amargamente um rao contra o outro. (Colossenses 3:19) Ambos devem lembrar-se de que uma resposta, quando branda, faz re menospreze nem cuar o furor. (Proverbios 15:1) Nao condene o conjuge quando ele desabafa sentimentos como profundos. Em vez disso, encare tais expressoes oportunidade de compreender o ponto de vista do outro. Juntos, procurem resolver as diferencas e chegar a conclusoes harmoniosas. em que Sara recomendou 24 Lembre-se da ocasiao a seu marido, Abraao, uma soluc ao de certo proble dele. No entanma que nao coincidia com a opiniao to, Deus disse a Abraao: Escuta a sua voz. (Genesis 21:9-12) Abraao fez isso, e foi abencoado. Similarmen te, se a esposa sugere algo diferente do que o marido tenciona, ele deve, pelo menos, ouvi-la. Ao mesmo tem deve dominar a conversa, mas sim po, a esposa nao ouvir o que o marido tem a dizer. (Proverbios 25:24) Insistir o marido ou a esposa em que as coisas sem ` sua propria pre sejam feitas a maneira e desamoroso e desrespeitoso. 25 A boa comunicac ao e importante tambem no
o amor e o respeito em casos de desa23, 24. De que ajuda sao cordo? Exemplifique. 25. Como a boa comunicac ao contribuira para a felicidade nos aspectos ntimos da vida conjugal?

DUAS

CHAVES PARA UM CASAMENTO DURADOURO

37

relacionamento sexual do casal. O egosmo e a falta de autocontrole podem prejudicar seriamente essa mais ntima relac ao no casamento. Comunicac ao franca, junto com paciencia, sao essenciais. Quando cada qual procura altruisticamente o bem-estar do problema grave. Nesse e em outro, o sexo raramente e outros assuntos, que cada um persista em buscar, a sua propria nao vantagem, mas a da outra pessoa. 1 Corntios 7:3-5; 10:24. a Palavra de Deus! 26 Que excelentes conselhos da seus altos e baiE verdade que todo casamento tera xos. Mas, quando o casal segue o modo de pensar de revelado na Bblia, Jeova, e baseia sua relac ao no amor baseado em princpios e no respeito, pode con duradouro e feliz. Assim, fiar que seu casamento sera honrarao nao apenas um ao outro, mas tambem o Originador do casamento, Jeova Deus.
26. Apesar de todo casamento ter seus altos e baixos, de que modo escutar a Palavra de Deus ajuda os casais a serem felizes?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


O CASAL A TER UM CASAMENTO DURADOURO E FELIZ ?

amor entre si. Os cristaos verdadeiros tem Joao 13:35. Os cristaos estao prontos a perdoar uns aos outros. Colossenses 3:13. Existe uma ordem correta de chefia. 1 Corntios 11:3. E importante dizer a coisa certa da maneira certa. Proverbios 25:11.
38 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

Como dirigir uma famlia?

STA mudando a cena deste mundo. (1 Corn tios 7:31) Essas palavras foram escritas ha mais de 1.900 anos, e como sao reais hoje! As coisas ` estao mudando, especialmente com relac ao a vida familiar. Muitas coisas consideradas normais ou 40 ou 50 anos hoje sao inaceitaveis. tradicionais ha Por isso, dirigir bem uma famlia pode ser um enor me desafio. No entanto, pela aplicac ao de conselhos bblicos voce podera vencer esses desafios.
VIVA DENTRO DE SEUS RECURSOS
2

se contentam mais com uma vida Muitos nao ` simples, voltada para a famlia. A medida que o mundo comercial produz cada vez mais produtos e usa suas tecnicas de propaganda para tentar engodar o publico, milhoes de pais e maes gastam longas horas no trabalho para poderem comprar esses produ tos. Outros milhoes lutam diariamente apenas para ter o que comer. Precisam trabalhar muito mais tempo do que no passado, talvez em dois empregos, apenas para adquirir as necessidades. Ainda outros se contentariam em simplesmente encontrar um em prego, pois o desemprego e um problema amplo. Sim, a vida nem sempre e facil para a famlia moderna, mas os princpios bblicos podem ajudar as famlias a dar o seu melhor.
difcil 1. Por que pode ser tao dirigir uma famlia hoje? na famlia? 2. Que circunstancias economicas causam tensao

COMO

DIRIGIR UMA FAMILIA?

39

O apostolo Paulo sofreu pressoes economicas. Com isso, ele aprendeu uma lic ao valiosa, que ele ex plica na carta ao seu amigo Timoteo. Paulo escreve: Nao trouxemos nada ao mundo, nem podemos levar nada embora. Assim, tendo sustento e com que nos cobrir, estaremos contentes com estas coisas. pre(1 Timoteo 6:7, 8) E verdade que as famlias nao cisam so de alimentos e de roupa. Precisam tambem de um lugar para morar. Os filhos precisam estudar. despesas medicas E ha e outras. Ainda assim, o princpio das palavras de Paulo se aplica. Se estivermos contentes em suprir nossas necessidades em mais vez de satisfazer nossos desejos, a vida sera facil. 4 Outro princpio util se acha numa das ilustra c oes de Jesus. Disse ele: Quem de vos, querendo construir uma torre, nao se assenta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem bastante para com pleta-la? (Lucas 14:28) Jesus falava aqui de previ sao, planejamento. Vimos num outro captulo como isso e util para um jovem par que pensa em se ca sar. E, depois do casamento, e tambem util para di rigir uma famlia. Previsao nessa area significa ter um orcamento, programar com antecedencia o uso dos recursos da maneira mais inteligente possvel. A famlia pode assim controlar as despesas, reservando dinheiro para os essenciais de cada dia ou de cada semana sem ir alem de seus recursos. 5 Ha pases em que fazer um orcamento pode sig nificar ter de resistir ao impulso de levantar empres3

3. Que princpio explicou o apostolo Paulo, e como pode a sua apli cac ao ajudar a pessoa a dirigir bem uma famlia? e o planejamento ajudar a dirigir 4, 5. Como podem a previsao uma famlia?

40

FAMILIA FELIZ

timos a juros elevados para compras desnecessarias. Em outros, pode significar ser estrito no uso dos cartoes de credito. (Proverbios 22:7) Pode tam bem significar conter o mpeto de comprar impulsi vamente, sem pesar necessidades e consequencias. Ademais, um orcamento deixara claro que gastar di nheiro egoisticamente no jogo, com cigarro e bebi das prejudica a situac ao economica da famlia, alem de violar princpios bblicos. Proverbios 23:20, 21, 29-35; Romanos 6:19; Efesios 5:3-5. obrigados a viver na 6 Mas que dizer dos que sao pobreza? Por um lado, podem consolar-se sabendo que esse problema mundial e apenas temporario. No iminente novo mundo, Jeova eliminara a pobreza, junto com todos os outros males que afligem a hu manidade. (Salmo 72:1, 12-16) No nterim, os cris taos verdadeiros, mesmo que sejam muito pobres, se desesperam, pois tem nao fe na promessa de Jeova: De modo algum te deixarei e de modo al gum te abandonarei. Assim, quem cre nisso pode tedizer, confiante: Jeova e o meu ajudador; nao rei medo. (Hebreus 13:5, 6) Nestes tempos difceis, Jeova tem apoiado seus adoradores de muitas ma neiras, quando estes vivem segundo Seus princpios e dao primazia ao Seu Reino. (Mateus 6:33) Muitos deles podem atestar isso, dizendo, como o aposto lo Paulo: Em tudo e em todas as circunstancias aprendi o segredo tanto de estar suprido como de ter fome, tanto de ter abundancia como de sofrer ca rencia. Para todas as coisas tenho forca em virtude daquele que me confere poder. Filipenses 4:12, 13.
obrigados a 6. Que verdades bblicas podem consolar os que sao viver na pobreza?

COMO

DIRIGIR UMA FAMILIA?

41

Cuidar de uma casa e tarefa da famlia inteira

No fim de seu ministerio terrestre, Jesus disse: Tens de amar o teu proximo como a ti mesmo. (Mateus 22:39) Aplicar esse conselho ajuda enorme mente a dirigir uma famlia. Afinal, quem nos e mais proximo e querido? Nao sao aqueles que moram conosco marido, esposa, pais e filhos? Como os membros da famlia podem tratar-se com amor? 8 Uma maneira e cada membro da famlia dar a sua contribuic ao nas tarefas da casa. Assim, e pre7

PARTILHANDO A CARGA

a dirigir 7. Que palavras de Jesus, se forem aplicadas, ajudarao bem uma famlia? 8. Como se pode expressar amor na famlia?

42

FAMILIA FELIZ

` criancas a guardar as coisas depois ciso ensinar as de usa-las, sejam roupas ou brinquedos. Pode exigir tempo e esforco arrumar a cama todas as ma mas isso alivia muito o trabalho de cuidar de nhas, uma casa. Naturalmente, alguma desarrumac ao pe quena ou temporaria e inevitavel, mas todos podem cooperar para manter a casa razoavelmente em or dem e em lavar a louca e arrumar as coisas apos as refeic oes. A preguica, o comodismo e um esprito de vontade e relutancia ma exercem um efeito negati vo sobre todos. (Proverbios 26:14-16) Por outro lado, um esprito alegre e disposto promove a vida fami liar feliz. Deus ama o dador animado. 2 Corntios 9:7. 9 O esprito de considerac ao e de amor ajudara a evitar o que e um problema grave em alguns lares. As maes tradicionalmente tem sido o esteio da vida no lar. Cuidam dos filhos, limpam a casa, lavam a roupa e compram e preparam os alimentos. Em al guns pases, as mulheres tambem trabalham na lavoura, vendem produtos na feira ou contribuem de outras maneiras para o orcamento domestico. Mes mo onde nao era assim no passado, a necessidade compele milhoes de mulheres casadas a trabalhar que trabalha duro nessas difora. A esposa e mae ferentes areas merece elogios. Como a esposa ca paz descrita na Bblia, a sua vida e bem atarefada. Ela nao come o pao da preguica. (Proverbios 31:10, 27) Mas isso nao significa que a mulher seja a uni ca que pode executar tarefas domesticas. Depois que tanto o marido como a esposa trabalharam o
9, 10. (a) Que carga muitas vezes recai sobre a mulher, e como se pode alivia-la? (b) Que conceito equilibrado sobre tarefas domesticas se sugere?

COMO

DIRIGIR UMA FAMILIA?

43

dia todo fora de casa, deveria a esposa sozinha levar a carga de trabalho em casa, enquanto o mari do e o resto da famlia descansam? Certamente que nao. (Note 2 Corntios 8:13, 14.) Assim, por exemplo, vai preparar a refeicao, talvez se sinta grase a mae ta de que outros membros da famlia deem uma ajuda, pondo a mesa, fazendo compras ou limpando a casa. Sim, todos podem partilhar da responsabili dade. Note Galatas 6:2. 10 Alguns talvez digam: Onde eu vivo essas coi sao servico de homem. Pode ser, mas nao sas nao seria bom analisar esse assunto? Quando Jeova Deus criou a famlia, ele nao disse que certos servicos deviam ser executados apenas por mulhe quando o fiel Abraao foi visitado res. Certa ocasiao, por mensageiros especiais de Jeova, ele ajudou pes soalmente a preparar e servir uma refeic ao para os visitantes. (Genesis 18:1-8) A Bblia aconselha: Os maridos devem estar amando as suas esposas como aos seus proprios corpos. (Efesios 5:28) Se no fim do dia o marido esta cansado e quer descansar, e nao provavel que a esposa tambem esteja cansa da, talvez ate mais do que ele? (1 Pedro 3:7) Assim, seria apropriado e amoroso o marido ajudar nao nos servicos em casa? Filipenses 2:3, 4. 11 Jesus e o melhor exemplo de alguem que agradou a Deus e trouxe felicidade a seus associados. se tenha casado, e Embora nao um bom exemplo para os maridos, bem como para as esposas e os filhos. Ele disse a respeito de si mesmo: O Filho veio para que se lhe ministrasse, do homem nao mas para ministrar, ou seja, servir outros. (Mateus
11. Que bom exemplo deu Jesus a cada membro de famlia?

44

FAMILIA FELIZ

A Organizac ao Mundial da Saude da boas suges difcil toes para quem vive em pases em que e con seguir agua limpa e em que as condic oes sanit arias primitivas. sao Recolha e armazene agua potavel em recipientes limpos. Cubra o recipiente e nao permita que as criancas ou os animais bebam nele. . . . Retire agua apenas com uma concha de cabo longo, usada ex clusivamente para esse fim. Esvazie e enxague diariamente o recipiente. usada para preparar aliFerva a agua que sera mentos e bebidas para as criancas. . . . Basta ferver a agua por alguns segundos.

AGUA LIMPA, BOA SAUDE

20:28) Como e agradavel a famlia em que todos os seus membros cultivam essa atitude! Outro princpio bblico que pode ser util no lar acha-se em 2 Corntios 7:1, onde lemos: Purifique mo-nos de toda imundcie da carne e do esprito. Os que acatam essas palavras inspiradas sao acei que exige adoracao pura e imaculataveis a Jeova, da. (Tiago 1:27) E suas famlias recebem os benefcios derivados disso. o 13 Por exemplo, a Bblia garante-nos que vira dia em que nao havera mais doencas. Naquele tem Estou doente. (Isaas po, nenhum residente dira: 33:24; Revelac ao [Apocalipse] 21:4, 5) Mas, ate la, ocasionalmente algum problema toda famlia tera
12

POR QUE A LIMPEZA E TAO IMPORTANTE?

dos que o servem? 12. O que exige Jeova 13. Por que e importante a limpeza nos cuidados de uma famlia?

COMO

DIRIGIR UMA FAMILIA?

45

de saude. Ate mesmo Paulo e Timoteo adoeciam. (Ga latas 4:13; 1 Timoteo 5:23) Contudo, segundo os sa evitaveis. nitaristas, muitas doencas sao Famlias bem informadas escapam de certas doencas desse tipo evitando a sujeira fsica e espiritual. Vejamos como. Note Proverbios 22:3. 14 A pureza de esprito inclui a limpeza moral. Como e bem conhecido, a Bblia defende elevados padroes de moral e condena qualquer tipo de intimidade sexual fora do casamento. Nem fornicado res, . . . nem adulteros, nem homens mantidos para propositos desnaturais, nem homens que se deitam o reino de Deus. (1 Cocom homens, . . . herdarao rntios 6:9, 10) Observar esses padroes estritos e muito importante para os cristaos que vivem neste mundo degenerado. Fazer isso agrada a Deus e tam bem ajuda a proteger a famlia contra doencas se xualmente transmissveis, como aids, sfilis, gonor reia e infecc oes por clamdia. Proverbios 7:10-23. 15 Purificar-se de toda imundcie da carne tam bem ajuda a proteger a famlia contra outras doen cas. Muitas dessas sao causadas pela poluic ao fsica. Um dos principais exemplos e o vcio do fumo. so Fumar nao polui os pulmoes, a roupa e o proprio ar, mas tambem faz as pessoas adoecerem. Milhoes morrem todos os anos porque fumaram tabaco. Pen tese nisso: todos os anos, milhoes de pessoas nao riam adoecido nem morrido prematuramente se ti vessem evitado essa imundcie da carne! 16 Veja outro exemplo. Uns 3.500 anos atr as,
14. Como pode a pureza moral proteger a famlia contra doencas? 15. De um exemplo de poluic ao fsica que pode desnecessariamente causar doencas. protegia os israelitas contra certas 16, 17. (a) Que lei de Jeova doencas? (b) Como pode o princpio de Deuteronomio 23:12, 13 ser aplicado a todas as famlias?

46

FAMILIA FELIZ

Manter limpas as coisas custa menos do que rem edios

` nacao de Israel a sua Lei, para organiDeus deu a zar a adorac ao deles e, ate certo ponto, o seu coti diano. Essa Lei ajudava a proteger a nac ao contra as doencas por estabelecer algumas regras basicas de higiene. Uma dessas regulamentava a destina c ao do excremento humano, que tinha de ser corre tamente enterrado fora do acampamento para nao poluir a area em que o povo habitava. (Deuterono mio 23:12, 13) Essa antiga lei ainda e boa. Mesmo segui-la.1 hoje, muitos adoecem e morrem por nao dessa 17 Em harmonia com o princpio por tras lei israelita, as instalac oes sanitarias da famlia
1 Um manual da Organizac ao Mundial da Saude sobre como evitar a diarreia uma doenca comum que causa a morte de mui houver latrina: defeque longe de casa tas criancas diz: Se nao e de areas em que as criancas brincam, e pelo menos a 10 metros do reservatorio de agua; cubra as fezes com terra.

COMO

DIRIGIR UMA FAMILIA?

47

sejam dentro ou fora da casa devem ser man tidas limpas e desinfetadas. Se o vaso sanitario ou outras instalac oes nao forem mantidos limpos e co moscas que espalharao bacbertos, isso ajuntara terias para outras areas da casa e para os alimentos que ingerimos. Ademais, criancas e adultos devem lavar as maos depois de usar o banheiro. Se sairao de la com bacterias nao, na pele. Segundo uma uma medica francesa, lavar as maos ainda e das melhores garantias de prevenc ao contra certas infecc oes da pele ou dos aparelhos digestivo e res piratorio. 18 E verdade que a limpeza e um desafio para quem vive numa regiao pobre. Um conhecedor de localidades assim explicou: O calor opressivo tor na o trabalho de limpeza duplamente difcil. Tem pestades de po cobrem cada fresta da casa com fino po marrom. . . . As crescentes populac oes urbanas, criam bem como em algumas areas rurais, tambem ` riscos a saude. Esgotos abertos, montes de lixo nao recolhido, banheiros comunitarios imundos, ratos portadores de doencas, baratas e moscas torna ram-se vistas comuns. 19 Manter a limpeza sob tais condic oes e difcil. Mesmo assim, vale a pena. Sabao e agua e um pou co de trabalho extra custam menos do que reme dios e despesas de hospital. Se voce mora num lugar assim, dentro do possvel, mantenha a sua propria casa e quintal limpos e livres de excremen` sua casa fica enlatos de animais. Se o acesso a
18, 19. O que se sugere para manter limpa a casa mesmo numa pobre? regiao

48

FAMILIA FELIZ

meado nas temporadas de chuva, poderia cobri-lo com cascalho ou pedras para manter a lama fora seria bom tirar os sapatos ou as sande casa? Nao preciso dalias antes de entrar na casa? Tambem, e manter sem contaminac ao o seu reservatorio de agua. Calcula-se que pelo menos 2 milhoes de mor causadas por doencas relacionates por ano sao das com agua suja e mau saneamento. 20 Uma casa limpa depende de todos da mae, do pai, dos filhos e dos visitantes. Uma mae de oito filhos, no Quenia, disse: Todos aprenderam a fazer a sua parte. Uma casa limpa e bem arrumada reflete bem sobre a famlia inteira. Diz um prover bio espanhol: Pobreza e limpeza nao sao incompa tveis. Seja mansao, apartamento, casa humilde uma das chaves para uma ou barraco, a limpeza e famlia mais sadia. Falando da esposa capaz, o livro de Proverbios diz: Seus filhos se levantaram e passaram a cha ma-la feliz; seu dono se levanta e a louva. (Prover bios 31:28) Quando foi a ultima vez que voce elo giou um membro de sua famlia? Realmente, nos somos como plantas que florescem na primavera assim que recebem um pouco de calor e umidade. No nosso caso, precisamos do calor do elo gio. E bom a esposa saber que o marido aprecia seu desvelo e trabalho arduo, e que reconhece seus
21

O ENCORAJAMENTO NOS ANIMA

20. Quem deve partilhar da responsabilidade de manter limpa a casa? para a felicidade 21. Segundo Proverbios 31:28, o que contribuira da famlia?

COMO

DIRIGIR UMA FAMILIA?

49

reconfortanesforcos. (Proverbios 15:23; 25:11) E e te quando a esposa elogia o marido pelo seu tra balho fora e dentro de casa. Os filhos tambem se animam quando os pais os elogiam pelos seus em penhos em casa, na escola ou na congregac ao cris ta. E quanto vale um pequeno agradecimento! O que custa dizer obrigado? Bem pouco, mas pode levantar muito o animo da famlia. fa e 22 Por muitas razoes, dirigir uma famlia nao cil. Mesmo assim, pode-se ter sucesso. Um prover edificados pela bio bblico diz: Os da casa serao sabedoria, e serao firmemente estabelecidos pelo discernimento. (Proverbios 24:3) Pode-se adquirir sabedoria e discernimento quando todos na famlia se esforcam em aprender a vontade de Deus e em aplica-la na vida. Ter uma famlia feliz certamente compensa o esforco!
22. O que e preciso para que uma famlia seja firmemente estabelecida, e como se pode conseguir isso?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . . A CUIDAR DE UMA FAM ILIA ?
E sabio estar satisfeito com as necessidades da vida. 1 Timoteo 6:7, 8. nao abandona os que o servem. Jeova Hebreus 13:5, 6. O amor ao proximo e uma notavel qualidade crista. Mateus 22:39. Os cristaos mantem-se limpos fsica e espiritualmente. 2 Corntios 7:1.
50 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

Ensine seu filho desde a infancia

uma heran ca da parte de S FILHOS s ao Jeova! , exclamou um pai apreciativo, uns (Salmo 127:3) De fato, a alegria de 3 mil anos atras. ser pai ou mae e uma recompensa preciosa de Deus, ` disponvel a maioria dos casados. Contudo, quem da alegria, tem filhos logo se apercebe de que, alem ser pai ou mae traz responsabilidades. 2 Especialmente hoje, criar filhos e uma tarefa de safiadora. Nao obstante, muitos fazem isso com sucesso, e o salmista inspirado aponta o caminho: futil construa a casa, e A menos que o proprio Jeova que seus construtores trabalhem arduamente nela. ` risca voce (Salmo 127:1) Quanto mais a seguir as instruc oes de Jeova, tanto melhor pai ou mae voce sera. A Bblia diz: Confia em Jeova de todo o teu co rac ao e nao te estribes na tua propria compreensao. (Proverbios 3:5) Esta disposto a acatar os conselhos educar uma nesse projeto de 20 anos que e de Jeova crianca?
ACEITE O CONCEITO DA B IBLIA
3

Em muitos lares ao redor do mundo, os homens encaram a educac ao dos filhos como tarefa essen cialmente feminina. E verdade que a Palavra de Deus indica o pai como principal arrimo da famlia.
1, 2. De quem devem os pais buscar ajuda para educar os filhos? 3. Que responsabilidade tem o pai na educac ao dos filhos?

ENSINE

SEU FILHO DESDE A INFANCIA

51

Mas ela diz tambem que ele tem responsabilidades no lar. A Bblia diz: Prepara a tua obra portas afora e apronta-a para ti no campo. Depois tens de edifi car tambem os da tua casa. (Proverbios 24:27) Para Deus, pai e mae sao parceiros na educac ao dos fi lhos. Proverbios 1:8, 9. 4 Como encara seus filhos? Relatorios indicam que na Asia bebes do sexo feminino muitas vezes sao bem-vindos. Preconceito contra meninas nao alegadamente ainda existe na America Latina, ate entre famlias mais esclarecidas. Mas a verdade e sao criancas de segunda classe. que meninas nao Jaco, um pai famoso da Antiguidade, referiu-se a toda a sua prole, incluindo as filhas nascidas ate en tao, como filhos com que Deus [me] tem favorecido. (Genesis 33:1-5; 37:35) Similarmente, Jesus abencoou todas as criancinhas (meninos e meninas) que foram levadas a ele. (Mateus 19:13-15) Com cer Deuteronomio teza ele refletia o conceito de Jeova. 16:14. vive esperar que a mulher 5 E comum onde voce tenha o maior numero possvel de filhos? O nume ro de filhos que cada casal tera e, apropriadamente, pessoal do casal. E se os pais um assunto de decisao nao tiverem meios para alimentar, vestir e educar muitos filhos? O casal certamente deve levar isso em conta ao decidir o tamanho da famlia. Alguns casais que nao conseguem sustentar todos seus filhos confiam a parentes a responsabilidade de criar essa pratica? Realmente alguns deles. E desejavel
devemos achar que os meninos sejam superiores 4. Por que nao ` meninas? as do casal no que tange ao 5. Que fatores devem governar a decisao tamanho da famlia?

52

FAMILIA FELIZ

E isso nao libera os pais da obrigacao para com nao. seus filhos. A Bblia diz: Se alguem nao fizer provi soes para os seus proprios, e especialmente para os (1 Timembros de sua famlia, tem repudiado a fe. moteo 5:8) Casais responsaveis tentam planejar o tamanho de sua famlia, para poderem fazer pro visoes para os seus. Podem eles praticar o controle e assunda natalidade para esse fim? Isso tambem to de decisao pessoal, e caso o casal decida fazer isso, a escolha do contraceptivo e igualmente assun to pessoal. Cada um levara a sua propria carga. (Galatas 6:5) Contudo, o controle da natalidade que envolva qualquer forma de aborto contraria os prin Deus e cpios bblicos. Jeova a fonte da vida. (Salmo 36:9) Por conseguinte, destruir uma vida depois crasso desrespeito a Jeova e de ter sido concebida e equivale a assassinato. Exodo 21:22, 23; Salmo 139:16; Jeremias 1:5.
SUPRIR AS NECESSIDADES DA CRIANCA

Proverbios 22:6 diz: Educa o rapaz segundo o para ele. Educar os filhos e mais um caminho que e dos principais deveres parentais. Mas quando deve comecar o treinamento? Bem cedo. O apostolo Pau lo observou que Timoteo havia sido ensinado desde a infancia. (2 Timoteo 3:15) A palavra grega usada mesmo aqui pode referir-se a um bebezinho, ou ate a uma crianca por nascer. (Lucas 1:41, 44; Atos 7:18 20) Assim, Timoteo foi, apropriadamente, treinado o tempo ideal desde bem cedo. A primeira infancia e para comecar a educar uma crianca. Ate mesmo um bebezinho tem fome de conhecimento.
6

6. Quando deve comecar a educac ao da crianca?

ENSINE

SEU FILHO DESDE A INFANCIA

53

Quando vi meu bebe pela primeira vez, diz cer ta mae, apaixonei-me por ele. Isso acontece com a e maioria das maes. Esse belo vnculo entre mae bebe se acentua com a convivencia apos o nascimento. Amamentar aumenta essa intimidade. (Note e sua 1 Tessalonicenses 2:7.) Os carinhos da mae conversa com o bebe sao essenciais para suprir as necessidades emocionais dele. (Note Isaas 66:12.) Mas que dizer do pai? Ele tambem deve formar um estreito vnculo com a crianca. O proprio Jeova e exemplo disso. O livro de Proverbios fala da relac ao existente entre Jeova e seu Filho unigenito, a quem me prose atribuem estas palavras: O proprio Jeova duziu como princpio do seu caminho . . . e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a 1:14) Similarmente, o dia. (Proverbios 8:22, 30; Joao bom pai cultiva um relacionamento cordial e cari nhoso desde bem cedo na vida da crianca. Nao eco nomize demonstrac oes de afeto, diz certo pai. Ne nhuma crianca e beijos. ate hoje morreu de abracos 8 Mas o bebe precisa de mais. Desde o nascimen preparado para receber e armato, seu cerebro esta zenar informac oes, e os pais sao a fonte primaria disso. Tome a fala como exemplo. Segundo os pesquisadores, a capacidade da crianca de aprender a falar relacionada intimamente e a ler supostamente esta com a qualidade da interac ao original da crianca com os seus pais. Fale com a crianca e leia para ela desde bem pequenina. Em pouco tempo ela desejara ensinando-a a ler. Provaimita-lo e, logo, voce estara ler antes de entrar na escola. Isso velmente, sabera
7

criem uma estreita re7. (a) Por que e importante que pai e mae lac ao com o bebe? (b) Que relac ao existia entre Jeova e seu Filho unigenito? 8. Que estmulo mental devem os pais dar ao bebe o mais cedo possvel?

54

FAMILIA FELIZ

especialmente util sera se voce vive num pas de poucos professores e salas de aula superlotadas. 9 O principal interesse dos pais crist aos e suprir as necessidades espirituais dos filhos. (Veja Deute ronomio 8:3.) Com que objetivo? Ajudar a crianca a ou seja, revesdesenvolver uma personalidade crista, tir-se da nova personalidade. (Efesios 4:24) Para isso, terao de usar os materiais e metodos de cons truc ao corretos.

A qualidade de uma construc ao depende em boa parte do tipo de materiais usados. O apostolo Paulo disse que os melhores materiais para a cons truc ao de personalidades cristas sao ouro, prata, pedras preciosas. (1 Corntios 3:10-12) Esses repre sentam qualidades tais como fe, sabedoria, discernimento, lealdade, respeito e apreco amoroso por e suas leis. (Salmo 19:7-11; Proverbios Jeova 2:1-6; 3:13, 14) Como podem os pais ajudar os filhos des de a tenra infancia a desenvolver essas qualidades? Por seguirem um procedimento delineado mui to tempo atras. 11 Pouco antes da entrada da nac ao de Israel na Terra Prometida, Jeova disse aos pais israelitas: Es de estar sobre tas palavras que hoje te ordeno tem o teu corac ao; e tens de inculca-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te. (Deuteronomio 6:6, 7) Sim, os pais precisam ser exemplos, companheiros, comunicadores e instrutores.
10

INCULQUE A VERDADE NA CRIANCA

9. Qual e o objetivo mais importante que os pais devem ter em mente? 10. Que qualidades os filhos precisam desenvolver? 11. Como os pais israelitas ajudavam os filhos a desenvolver a personalidade piedosa?

ENSINE

SEU FILHO DESDE A INFANCIA

55

disse: Estas paSeja exemplo. Primeiro, Jeova lavras . . . tem de estar sobre o teu corac ao. Da, acrescentou: Tens de inculca-las a teu filho. Portanto, as qualidades piedosas precisam estar pri meiro no corac ao dos pais. Eles tem de amar a ver ` dade e viver a altura dela. So assim podem tocar o corac ao da crianca. (Proverbios 20:7) Por que? Por que as criancas sao influenciadas mais pelo que veem do que pelo que ouvem. Lucas 6:40; 1 Corntios 11:1. disse aos pais em Is13 Seja companheiro. Jeova rael: Tens de falar aos teus filhos sentado na tua casa e andando pela estrada. Isso exige passar tem ocupo com os filhos, independentemente de quao pados os pais estejam. Jesus evidentemente achava que as criancas mereciam o seu tempo. Nos dias finais de seu ministerio, as pessoas comecaram entao a trazer-lhe criancinhas, para que as tocasse. Como reagiu Jesus? Tomou as criancinhas nos seus bracos e comecou a abenco a-las. (Marcos 10:13, 16) Imagine, as horas finais da vida de Je` sus se esgotavam. Ainda assim, ele concedeu aque las criancas tempo e atenc ao. Que excelente lic ao! 14 Seja comunicativo. Passar tempo com a crianca a comunicar-se com ela. Quanto mais voce ajudara o grau de dese comunicar, tanto melhor discernira senvolvimento da personalidade da crianca. Mas, mais do que apenas falar. lembre-se, comunicar-se e Tive de desenvolver a arte de escutar, disse uma no Brasil, escutar com o coracao. mae A sua pa
12

12. Por que e vital que os pais sejam bons exemplos? 13. Quanto a dar atenc ao aos filhos, que exemplo de Jesus podem os pais imitar? 14. Por que e benefico que os pais passem tempo com os filhos?

56

FAMILIA FELIZ

Pais, sejam exemplos, companheiros, comunicadores e instrutores

ciencia produziu frutos quando seu filho passou a falar sobre seus sentimentos com ela. 15 As criancas precisam de tempo para rir e tempo para saltitar, um tempo para recreac ao. (Eclesias tes 3:1, 4; Zacarias 8:5) A recreac ao e muito posi tiva quando pais e filhos participam. E lamenta vel que em muitas casas recreac ao signifique ver ditelevisao. Embora haja programas de televisao vertidos, muitos destroem bons valores, e ver televi tende a cortar a comunicacao na famlia. sao As sim, por que nao faz algo criativo com seus filhos?
15. De que se deve lembrar quando o assunto e recreac ao?
SEU FILHO DESDE A INFANCIA

ENSINE

57

Cantem, joguem, associem-se com amigos, visitem lugares aprazveis. Essas atividades promovem a co municac ao. 16 Seja instrutor. Tens de inculcar essas palavras O contexto diz o que e como a teu filho, disse Jeova. teu Deus, ensinar. Primeiro, tens de amar a Jeova, de todo o teu corac ao, e de toda a tua alma, e de toda a tua forca vital. (Deuteronomio 6:5) Da, tens de inculcar estas palavras. Ensine visando desenvolver e suas leis. (Note amor sincero e profundo por Jeova Hebreus 8:10.) A palavra inculcar significa ensinar por repetic ao. Assim, na verdade, o que Jeova diz e que a principal maneira de ajudar os filhos a desen volver a personalidade piedosa e falar com frequencia e de modo coerente a respeito Dele. Isso inclui estudar a Bblia regularmente com eles. facil e 17 A maioria dos pais sabe que nao fazer penetrar informac oes no corac ao de uma crianca. O apostolo Pedro exortou outros cristaos: Como adultecriancas recem-nascidas, ansiai o leite nao ` rado pertencente a palavra. (1 Pedro 2:2) A expres por nature ansiai sugere que muitos nao tem sao za fome de alimento espiritual. Talvez seja preciso que os pais encontrem meios de desenvolver esse anseio na crianca. 18 Jesus tocou corac oes usando ilustrac oes. (Mar cos 13:34; Lucas 10:29-37) Esse metodo de ensino especialmente eficaz com criancas. Ensine prine
e como devem 16. O que devem os pais ensinar a respeito de Jeova, fazer isso? 17. O que os pais talvez necessitem desenvolver em seus filhos? Por que? in18. Cite alguns metodos de ensino de Jesus que os pais sao centivados a imitar.

58

FAMILIA FELIZ

cpios bblicos usando historias vvidas e interessantes, como as que se encontram em Meu Livro de Historias Bblicas.1 Envolva as criancas. Permi ta que usem criatividade em desenhar ou teatrali zar eventos bblicos. Jesus tambem usou perguntas. (Mateus 17:24-27) Imite o metodo dele no seu estudo familiar. Em vez de simplesmente declarar uma lei de Deus, faca perguntas tais como: Por que Jeova fez essa lei? O que acontecera se a obedecermos? se nao a obedecermos? Perguntas O que acontecera assim ajudam a crianca a raciocinar e a ver que as praticas leis de Deus sao e boas. Deuteronomio 10:13. 19 Sendo exemplo, companheiro, comunicativo e pode ajudar seu filho desde a teninstrutor, voce ra idade a criar uma estreita relac ao pessoal com Jeova Deus. Essa relac ao ajudara seu filho a ser um feliz. Ele se esforcara em viver a ` altura de sua cristao fe mesmo sob pressoes e tentac oes de colegas. Aju de-o sempre a apreciar essa relac ao preciosa. Pro verbios 27:11.
A NECESSIDADE VITAL DE DISCIPLINA

o treinamento que corrige a mente Disciplina e e o corac ao. As criancas sempre precisam disso. Paulo aconselha os pais a prosseguir em criar os filhos na disciplina e na regulac ao mental de Jeova. (Efesios 6:4) Os pais devem disciplinar com amor, como faz. (Hebreus 12:4-11) A disciplina baseada Jeova
20

1 Publicado pelas Testemunhas de Jeova. 19. Se os pais aplicarem princpios bblicos nos tratos com os fi estes? lhos, que grandes vantagens terao 20. O que e disciplina, e como deve ser administrada?

ENSINE

SEU FILHO DESDE A INFANCIA

59

no amor pode ser administrada apelando-se ao ra ciocnio. Assim, somos exortados a escutar a disci plina. (Proverbios 8:33) Como se deve aplicar a disciplina? pais que acham que disciplinar os filhos se 21 Ha resume a falar-lhes em tons ameacadores, repreen de-los ou mesmo insulta-los. Contudo, sobre o mes pais, nao estejais mo assunto, Paulo acautela: Vos, irritando os vossos filhos. (Efesios 6:4) Insta-se com todos os cristaos a serem meigos para com todos, estiverem fainstruindo com brandura os que nao voravelmente dispostos. (2 Timoteo 2:24, 25) Os pais cristaos, embora reconhecam a necessidade de fir meza, procuram ter em mente essas palavras ao dis ` vezes, raciocinar so ciplinar seus filhos. Mas, as nao basta, e pode ser preciso algum tipo de punic ao. Proverbios 22:15. 22 Diferentes filhos requerem diferentes tipos de se deixam corrigir por meras disciplina. Alguns nao palavras. Para estes, a punic ao ocasional pela deso bediencia pode significar salvac ao para eles. (Proverbios 17:10; 23:13, 14; 29:19) Mas a crianca precisa sendo punida. A vara e a reentender por que esta que dao e sabedoria. (Proverbios preensao 29:15; Jo 6:24) Ademais, a punic ao tem limites. Terei de cas ao seu povo. (Jetigar-te no devido grau, disse Jeova aprova remias 46:28b) A Bblia definitivamente nao acoites furiosos ou espancamentos graves, que po mesmo ferir seriamente uma dem machucar ou ate crianca. Proverbios 16:32.
21. Que princpios devem os pais ter em mente ao disciplinar os filhos? 22. Se a crianca precisa ser punida, deve-se ajuda-la a entender o que?

60

FAMILIA FELIZ

Uma boa forma de disciplina e fazer os filhos sentirem as desagradaveis consequencias do mau comportamento. (Galatas 6:7; note Exodo 34:6, 7.) Por exemplo, fazer a crianca limpar algo que ela a mais forte impressao posmesma sujou, causara svel. Tratou mal a alguem? Exigir que se desculpe Outra forma de pode corrigir essa tendencia ma. disciplina e negar-lhe certos privilegios por algum tempo, para que entenda a lic ao. Assim a crianca aprende a sabedoria de apegar-se a princpios corretos.

DISCIPLINA EFICAZ

Ao alertar seu povo de que o disciplinaria, Jeova disse primeiro: Nao tenhas medo . . . pois eu estou contigo. (Jeremias 46:28a) Similarmente, a disciplina parental, sob qualquer forma correta que seja, jamais deve fazer a crianca sentir-se rejeitada. (Colos senses 3:21) Pelo contrario, a crianca deve perceber administrada porque os pais esque a disciplina e com ela, do seu lado. tao
23

Muitos adultos tem recordac oes felizes de sua infancia. Lembram-se do caloroso sentimento de seguranca, da certeza de que seus pais cuidariam deles custasse o que custasse. Os pais querem que seus filhos tenham essa mesma sensac ao, mas, no mundo degenerado de hoje, ficou mais difcil zelar pela seguranca dos filhos.
24

PROTEJA A CRIANCA CONTRA O MAL

23. O que deve a crianca poder discernir quando e punida pelos pais? 24, 25. Contra que vil ameaca precisam as criancas protec ao hoje em dia?

ENSINE

SEU FILHO DESDE A INFANCIA

61

Uma vil ameaca crescente nos anos recentes e o abuso sexual de criancas. Na Malasia, casos noti ficados desse tipo de abuso quadruplicaram em dez anos. Na Alemanha, umas 300 mil criancas sofrem abusos sexuais por ano e, segundo um levantamen to, num certo pas sul-americano estima-se que o to tal anual seja de estonteantes 9 milhoes! Tragica mente, a maioria dessas criancas sao molestadas na sua propria casa por pessoas que elas conhecem e em quem confiam. Mas os filhos deviam ter nos pais uma forte defesa. Como podem os pais ser protetores? 26 Uma vez que a experiencia mostra que as crian especialmente cas que sabem pouco sobre sexo sao vulneraveis a molestadores, uma das principais pre venc oes e educar a crianca, mesmo quando ainda bem pequena. O conhecimento pode significar pro tec ao do mau caminho, do homem que fala perver sidades. (Proverbios 2:10-12) Que conhecimento? moConhecer os princpios bblicos, saber o que e ralmente correto ou errado. Saber tambem que ha adultos que fazem maldades e que a crianca nao sugere atos impro precisa obedecer quando alguem prios. (Note Daniel 1:4, 8; 3:16-18.) Nao limite essa instruc ao a uma unica sessao. Para a maioria das criancinhas e preciso repetir varias vezes uma lic ao ate que a aprendam bem. Quando as criancas cres apropriado que o pai respeite o direito de sua cem, e ` privacidade, e a mae a de seu filho reforfilha a correto. E, cando assim o senso dos filhos do que e naturalmente, uma das melhores defesas contra o a sua estreita supervisao como pai ou mae. abuso e
25

26. De que diversas maneiras se pode proteger as criancas, e como pode o conhecimento protege-las?

62

FAMILIA FELIZ

PROCURE ORIENTAC AO DIVINA


27 Realmente, educar uma crianca desde a tenra in fancia e um desafio, mas os pais tementes a Deus precisam enfrentar sozinhos esse desafio. La nao nos dias dos Juzes, ao saber que seria pai, um ho pediu orientacao a Jeova somem chamado Manoa ` bre como educar a crianca. Jeova atendeu as suas orac oes. Juzes 13:8, 12, 24. 28 Similarmente hoje, pais tementes a Deus que tem filhos para criar podem tambem dirigir-se a Jeova em orac ao. Ser pai ou mae e trabalho arduo, no mas ha grandes recompensas. Um casal cristao Hava diz: Voce tem 12 anos para cumprir a sua ta refa, antes de chegar aqueles anos crticos da ado lescencia. Mas, se voce tiver se empenhado a fundo tempo de colher em aplicar princpios bblicos, sera alegria e paz quando os filhos decidirem que dese de coracao. jam servir a Jeova (Proverbios 23:15, 16) Quando seu filho fizer essa decisao, voce tambem sera induzido a exclamar: Os filhos sao uma heran ca da parte de Jeova!

27, 28. Qual e a maior Fonte de ajuda dos pais no desafio de criar um filho?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


OS PAIS NA EDUCAC AO DOS FILHOS?

Proverbios Confiar em Jeova. 3:5. Ser responsavel. 1 Timoteo 5:8. um Pai amoroso. Proverbios e Jeova 8:22, 30. Os pais sao responsaveis pela instruc ao de seus filhos. Deuteronomio 6:6, 7. necessaria. A disciplina e Efesios 6:4.
ENSINE
SEU FILHO DESDE A INFANCIA

63

CAPITUL O

Ajude o desenvolvimento de seus filhos adolescentes


ER em casa um filho adolescente e bem diferen te de ter em casa uma crianca de 5, ou ate mes mo de 10 anos. A adolescencia traz seus proprios de safios e problemas, mas pode tambem trazer alegrias e recompensas. Exemplos tais como Jose, Davi, Jo sias e Timoteo mostram que os jovens podem ser res ponsaveis e ter uma relac ao excelente com Jeova. (Genesis 37:2-11; 1 Samuel 16:11-13; 2 Reis 22:3-7; Atos 16:1, 2) Muitos adolescentes hoje confirmam este ponto. Provavelmente conhece alguns deles. 2 Mas, para alguns, a adolescencia e turbulenta. Os adolescentes sofrem altos e baixos emocionais. Ra pazes e mocas talvez queiram maior independencia, e talvez se ressintam dos limites impostos pelos pais. um tanto inexperientes e Mas, tais jovens ainda sao precisam da ajuda prestimosa e paciente dos pais. Sim, os anos da adolescencia podem ser excitantes, mas tambem confusos tanto para os pais como para os adolescentes. Que ajuda se pode dar aos jovens durante esses anos? 3 Os pais que seguem os conselhos bblicos dao aos seus filhos adolescentes a melhor oportunidade possvel de trilharem com exito por essas provac oes ate a idade adulta responsavel. Em todos os pases e

1, 2. Que desafios e que alegrias podem se apresentar na adoles cencia? 3. Como podem os pais dar aos adolescentes uma otima oportunidade na vida?

64

FAMILIA FELIZ

em todos os tempos, pais e adolescentes que apli caram princpios bblicos juntos foram abencoados com sucesso. Salmo 119:1. frustracao de planos quanA Bblia diz: Ha do nao ha palestra confidencial. (Proverbios 15:22) Se foi preciso haver palestra confidencial quando os filhos eram pequenos, ela e especialmente vital na adolescencia quando os jovens provavelmente passam menos tempo em casa e mais tempo com colegas de escola ou outros. Sem palestra confiden cial sem comunicac ao franca e aberta entre pais e filhos os adolescentes podem virar estranhos na casa. Assim, como manter abertas as linhas de co municac ao? 5 Tanto adolescentes como pais tem de cumprir o seu papel nesse respeito. E verdade que os adoles centes talvez achem mais difcil falar com os pais ago obstante, ra do que quando eram mais jovens. Nao lembre-se de que quando nao ha orientac ao perita, o povo cai; mas ha salvac ao na multidao de conse lheiros. (Proverbios 11:14) Estas palavras se aplicam a todos, jovens e idosos. Os adolescentes sabedores que ainda precisam de orientacao disso entenderao perita, pois enfrentam questoes mais complexas do que antes. Deviam reconhecer que seus pais temen bem qualificados como conselheites a Deus estao ros porque sao mais experientes na vida e tem pro vado a sua dedicac ao por muitos anos. Assim, nesse
4

COMUNICAC AO FRANCA E ABERTA

4. Por que a palestra confidencial e especialmente importante na adolescencia? ` comunicacao com os pais sao os ado5. Que conceito quanto a lescentes incentivados a adotar?

AJUDE

O DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES

65

se afasestagio da vida, os adolescentes sensatos nao tarao dos pais. 6 Comunicac ao aberta significa que os pais farao ` o possvel para se colocarem a disposic ao quando o adolescente sentir necessidade de falar. Se voce for pai, ou mae, cuide de que a comunicac ao esteja aber ser facil. ta pelo menos de sua parte. Pode nao A B blia diz que ha tempo para ficar quieto e tempo para falar. (Eclesiastes 3:7) Quando seu filho adolescen te acha que e hora de falar, talvez para voce seja hora de ficar quieto. Talvez voce tenha reservado aquele momento para estudo pessoal, descontrac ao ou algum servico na casa. Mesmo assim, se o jovem dese ja falar-lhe, tente ajustar seus planos e escute. Senao, ele talvez nao volte a tentar. Lembre-se do exemplo de ele havia programado tempo Jesus. Certa ocasiao, para descansar. Mas, quando as pessoas comecaram a aglomerar-se para ouvi-lo, ele adiou o descanso e passou a ensina-las. (Marcos 6:30-34) A maioria dos adolescentes sabe que a vida dos pais e atarefada, mas eles precisam da garantia de que seus pais os quando for necessario. atenderao Assim, coloque-se ` a disposic ao e seja compreensivo. 7 Tente lembrar-se de como eram as coisas quan perca seu senso de do voce era adolescente, e nao humor! E preciso que os pais gostem de estar com seus filhos. Como os pais gastam seu tempo de fol ` ga? Se sempre preferirem usa-lo para atividades a parte da famlia, os filhos adolescentes logo perce isso. Adolescentes convencidos de que seus berao colegas de escola os estimam mais do que seus pais
os pais sabios ` 6. Que atitude adotarao e amorosos no tocante a comunicac ao com filhos adolescentes? 7. O que os pais devem evitar?

66

FAMILIA FELIZ

propensos a ter estarao problemas. Se os pais ainda nao inculcaram nos filhos o apreco pela honestida de e trabalho arduo, devem por todos os meios fazer isso na adolescencia. (1 Tessalonicenses 4:11; 2 Tessalonicenses 3:10) E tambem vital se certificarem de que os filhos creem de todo o corac ao na importancia de levar uma vida limpa ` ao e de boa moral. (Prover- Coloque-se a disposic bios 20:11) Os pais po- quando o adolescente sentir necessidade de falar dem ensinar muito nesses aspectos pelo exemplo. Assim como maridos descrentes podem ser ganhos sem palavra, por in termedio da conduta de suas esposas, os adolescen tes podem aprender princpios corretos atraves da conduta dos pais. (1 Pedro 3:1) Mesmo assim, exem tambem plo so nao basta, visto que os filhos estao expostos a muitos maus exemplos e a uma enxurrada de propaganda sedutora fora de casa. Pais interessa os conceitos dos, portanto, precisam saber quais sao de seus filhos adolescentes sobre o que veem e ou vem, e isso exige dialogos significativos. Proverbios 20:5.
8

O QUE TRANSMITIR

8. Como pode o apreco pela honestidade, trabalho arduo e conduta correta ser incutido nos filhos?

AJUDE

O DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES

67

E especialmente assim com relac ao a assuntos sexuais. Pais, sentem-se constrangidos de discutir sexo com seus filhos? Mesmo se assim for, esforcemse nesse sentido, pois os jovens com certeza aprende sobre o assunto com alguem. aprenderem rao Se nao de voces, quem sabe que informac oes distorcidas ob nao evita assuntos de natuterao? Na Bblia, Jeova reza sexual, e tampouco devem os pais evitar. Pro verbios 4:1-4; 5:1-21. 10 Felizmente, a Bblia contem orientac oes claras no campo da conduta sexual, e as Testemunhas de ja publicaram muitas informacoes Jeova uteis mos trando que essas orientac oes ainda valem no mundo usar essa ajuda? Por exemplo, moderno. Por que nao que tal recapitular com seus filhos captulos apropriados nos Volumes 1 e 2 de Os Jovens Perguntam Respostas Praticas? Talvez fique agradavelmente surpreso com os resultados. 11 Qual e o assunto mais importante que pais e fi lhos devem considerar? O apostolo Paulo indicou qual e ao escrever: Prossegui em [criar os filhos] na disciplina e na regulac ao mental de Jeova. (Efesios 6:4) Os filhos precisam continuar a aprender sobre Em especial, precisam aprender a ama-lo, Jeova. e de vem desejar servi-lo. Tambem nesse caso, muito pode ser ensinado pelo exemplo. Se os adolescentes obser vam que seus pais amam a Deus de todo o corac ao, de toda a alma e de toda a mente, e que isso produz bons frutos na vida dos pais, e provavel que sejam induzidos a fazer o mesmo. (Mateus 22:37) Similar9

9, 10. Por que os pais devem querer instruir seus filhos sobre assuntos sexuais, e como podem fazer isso? 11. Qual e uma das maneiras mais eficazes de os pais ensinarem seus filhos a servir a Jeova?

68

FAMILIA FELIZ

Estudo bblico regular e essencial para a famlia

mente, se os jovens perceberem que seus pais tem um conceito razoavel sobre bens materiais, priori ajudados a desenvolzando o Reino de Deus, serao ver o mesmo conceito. Eclesiastes 7:12; Mateus 6:31-33. 12 Um estudo bblico familiar, semanal, e de grande ajuda para ensinar valores espirituais aos jovens. (Salmo 119:33, 34; Proverbios 4:20-23) A regularidade desse estudo e vital. (Salmo 1:1-3) Pais e filhos devem reconhecer que outras atividades precisam estar o contra subordinadas ao estudo familiar, e nao rio. Ademais, e essencial a atitude correta se o estudo de ser eficaz. Disse certo pai: O segredo e familiar ha o dirigente promover um clima descontrado, porem respeitoso, durante o estudo familiar informal, frvolo. mas nao Talvez nem sempre seja facil con seguir o equilbrio correto, e os jovens talvez preci sem frequentemente de correc ao de atitude. Se as
12, 13. Que pontos se devem ter em mente para que o estudo familiar seja realmente proveitoso?

AJUDE

O DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES

69

Expresse amor e apreco pelos filhos

derem coisas nao certo uma vez ou duas, persevere e aguarde a proxima vez. Esse mesmo pai disse que, em sua ora c ao antes de cada estudo, ele pedia especificamente a ajuda de para que todos os envolvidos tivessem o conJeova ceito correto. Salmo 119:66. 13 Dirigir o estudo familiar e dever de pais temen tes a Deus. E verdade que alguns pais talvez nao sejam instrutores talentosos, e pode ser-lhes difcil achar meios de tornar interessante o estudo familiar. obstante, se voce Nao ama seus filhos adolescentes em ac ao e em verdade, desejara ajuda-los humilde e francamente a progredirem espiritualmente. (1 Joao 3:18) Talvez eles se queixem de tempos a tempos, mas e bem provavel que percebam seu profundo interesse no bem-estar deles. e para en14 O estudo familiar nao a unica ocasiao sinar importantes assuntos espirituais. Lembra-se aos pais? Ele disse: Estas mida ordem de Jeova nhas palavras tendes de fixar no vosso corac ao e na vossa alma, e ata-las como sinal sobre a vossa mao,
14. Como se pode aplicar Deuteronomio 11:18, 19 ao ensino de assuntos espirituais a adolescentes?

70

FAMILIA FELIZ

e elas tem de servir de frontal entre os vossos olhos. Tambem, tendes de ensina-las aos vossos filhos, falando delas sentado na tua casa e andando pela es trada, e ao deitar-te e ao levantar-te. (Deuteronomio 11:18, 19; veja tambem Deuteronomio 6:6, 7.) Isto nao significa que os pais devam estar sempre pregando aos filhos. Mas o chefe de famlia amoroso estara ` sempre atento as oportunidades de edificar o enfo que espiritual de sua famlia. Disciplina e treinamento que corrige, e inclui a comunicac ao. A disciplina tem mais a ver com corre c ao do que com punic ao embora a punic ao possa ser necessaria. Seus filhos precisaram de disciplina quando eram pequenos e agora, como adolescentes, ainda precisam de algum tipo de disciplina, talvez ate mais. Adolescentes sensatos sabem que isso e verdade. 16 A Bblia diz: Quem e tolo desrespeita a discipli e na de seu pai, mas quem considera a repreensao argucioso. (Proverbios 15:5) Esse texto nos ensina aplicacao de discimuita coisa. Implica que havera plina. O adolescente nao pode considerar a repreen se esta nao for dada. Jeova confia aos pais o desao ver de administrar disciplina, especialmente ao pai. Contudo, a responsabilidade de aceitar essa discipli mais e errara na cabe ao adolescente. Ele aprendera menos se aceitar a sabia disciplina de seu pai e de sua mae. (Proverbios 1:8) A Bblia diz: Quem ne gligencia a disciplina tera pobreza e desonra, mas
15

DISCIPLINA E RESPEITO

15, 16. (a) O que e disciplina? (b) Quem e responsavel pela admi nistrac ao da disciplina, e de quem e o dever de cuidar de que seja acatada?

AJUDE

O DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES

71

e aquele que guarda a repreensao o que e glorifica do. Proverbios 13:18. 17 Ao disciplinar adolescentes, os pais precisam ser estritos a ponto de equilibrados. Devem evitar ser tao irritar os filhos, talvez ate mesmo prejudicando a autoconfianca deles. (Colossenses 3:21) Mas, por outro devem querer ser tao permissivos que seus lado, nao filhos se vejam privados do treinamento vital. Tal per missividade pode ser desastrosa. Proverbios 29:17 diz: Castiga teu filho e ele te trara descanso e dara ` muito prazer a tua alma. Contudo, o versculo 21 diz: mimando o seu servo desde a infan Se alguem esta cia, este se tornara posteriormente na vida ate mesmo um ingrato. Embora essa passagem fale de um servo, ela se aplica com igual forca a qualquer jovem na famlia. 18 Na verdade, a boa disciplina prova que os pais amam os filhos. (Hebreus 12:6, 11) Como pai, ou mae, voce sabe que e difcil manter uma disciplina coeren te e razoavel. Pela causa da paz, pode parecer mais facil permitir que um adolescente obstinado faca o que bem entender. A longo prazo, porem, os pais que por isso com uma faseguem esse proceder pagarao mlia ingovernavel. Proverbios 29:15; Galatas 6:9.
TRABALHO E LAZER

No passado, era comum esperar que as criancas ajudassem nos servicos da casa ou da fazenda. Hoje, muitos adolescentes tem muito tempo de lazer nao
17. Que equilbrio devem os pais buscar ao administrar a disciplina? 18. A disciplina e evidencia de que, e o que se evita quando os pais administram uma disciplina coerente? 19, 20. Como podem os pais usar de sabedoria no tocante ao lazer de seus filhos adolescentes?

19

72

FAMILIA FELIZ

supervisionado. Para preencher esse tempo, o mun de coisas. Acresdo comercial oferece uma profusao cente a isso o fato de que o mundo valoriza muito a repouco os padroes morais da Bblia, e voce tera ceita de um desastre em potencial. 20 Assim, os pais criteriosos preservam seu direito de fazer decisoes finais sobre recreac ao. Mas nao se esqueca de que o adolescente esta crescendo. A cada ano, ele ou ela provavelmente espera ser tratado cada vez mais como adulto. Assim, e sabio da parte dos pais permitir uma latitude maior na escolha de re ` creac ao a medida que o adolescente cresce contan to que essas escolhas reflitam progresso em direc ao ` a madureza espiritual. Pode acontecer que o adoles cente faca escolhas insensatas de musica, companheiros, e assim por diante. Nesse caso, deve-se discutir o assunto com o adolescente a fim de que, no futuro, as escolhas sejam mais bem feitas. 21 Quanto tempo deve-se conceder ao lazer? Ha pases em que os adolescentes sao levados a crer que merecem entretenimento contnuo. Assim, o adolescente talvez programe passar sucessivamente de uma diversao para outra. Cabe aos pais ensinar a lic ao de que o tempo deve ser empregado tambem em outras coisas, tais como em famlia, no estudo pessoal, na associac ao com pessoas espiritualmente e em tarefas domestimaduras, nas reunioes cristas cas. Isso impedira que os prazeres desta vida sufoquem a Palavra de Deus. Lucas 8:11-15. disse: Vim saber que nao ha 22 O Rei Salomao nada melhor para eles do que alegrar-se e fazer o bem
21. De que modo a razoabilidade no tempo que se gasta com lazer o adolescente? protegera 22. O lazer deve ser conciliado com o que, na vida do adolescente?

AJUDE

O DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES

73

durante a sua vida; e tambem que todo homem coma e deveras beba, e veja o que e bom por todo o seu tra balho arduo. E a dadiva de Deus. (Eclesiastes 3:12, 13) Sim, alegrar-se faz parte duma vida equilibrada. Mas o trabalho arduo tambem. Muitos adolescentes hoje nao conhecem a satisfac ao que vem do traba lho arduo ou o sentimento de autoestima resultante tem de encarar e resolver um problema. Alguns nao a oportunidade de desenvolver uma habilidade ou com a qual possam se susaprender uma profissao tentar no futuro. Eis um verdadeiro desafio para os questao de que seus filhos tenham tais pais. Fara oportunidades? Se conseguir que eles venham a va lorizar e ate mesmo a prezar o trabalho arduo, eles benefdesenvolverao um conceito sadio que trara cios para o resto da vida. Mesmo que voce tenha problemas com seu fi lho adolescente, o seguinte texto bblico ainda vale: O amor nunca falha. (1 Corntios 13:8) Jamais dei xe de expressar o amor que voce com certeza sente. Pergunte-se: Felicito a cada filho ou filha pelos seus exitos em lidar com problemas ou vencer obstaculos? Aproveito as oportunidades de expressar meu amor e apreco pelos filhos, antes que essas oportunidades desaparecam? Embora possa haver mal-entendidos, se os adolescentes tiverem certeza de que voce os ama, e mais provavel que correspondam a esse amor. ` medida que se tornam adultos, 24 Naturalmente, a os filhos acabam tomando eles mesmos decisoes de
23

` DA ADOLESC ENCIA A MATURIDADE

23. Como podem os pais encorajar os adolescentes? 24. Que princpio bblico ainda vale como regra geral na criac ao de filhos, mas do que e preciso se lembrar?

74

FAMILIA FELIZ

grande peso. Pode ser que algumas dessas decisoes nao agradem aos pais. Que dizer se o filho decidir mais servir a Jeova Deus? Isso pode acontecer. nao rejeiMesmo alguns dos filhos espirituais de Jeova taram seus conselhos e tornaram-se rebeldes. (Gene sis 6:2; Judas 6) Os filhos nao sao computadores, que podem ser programados para funcionar do jeito que criaturas de livre-arbtrio, queremos. Sao responsa veis perante Jeova pelas suas decisoes. Ainda assim, Proverbios 22:6 se aplica como regra geral: Educa o rapaz segundo o caminho que e para ele; mesmo dele. quando envelhecer nao se desviara 25 Portanto, trate seus filhos com muito amor. Ao cria-los, aplique os princpios bblicos da melhor ma neira possvel. De bom exemplo de conduta piedosa. dando a eles a melhor oportunidaAssim voce estara de de se tornarem adultos responsaveis e tementes a Deus. Essa e a melhor maneira de os pais mostra a Jeova pelo privilegio rem gratidao de terem filhos.
a 25. Qual e a melhor maneira de os pais mostrarem gratidao pelo privilegio Jeova de terem filhos?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


OS PAIS NA EDUCAC AO DE ADOLESCENTES?

A comunicac ao e necessaria. Proverbios 15:22. Devemos estudar regularmente a Palavra de Deus. Salmo 1:1, 2. O argucioso acata a disciplina. Proverbios 15:5. o seu lugar. Tanto o trabalho como o lazer tem Eclesiastes 3:12, 13.
AJUDE
O DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES

75

CAPITUL O

um rebelde Ha na famlia?

OUCOS dias antes de sua morte, Jesus fez uma pergunta intrigante a um grupo de lderes religiosos judaicos. Disse ele: Que achais? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje no vinhedo. Em resposta, foi. Dirigindoeste lhe disse: Irei, senhor, mas nao se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Em respos irei. Depois deplorou isso e ta, este lhe disse: Nao
1, 2. (a) Que ilustrac ao fez Jesus para destacar a infidelidade dos lderes religiosos judaicos? (b) Que fato sobre adolescentes pode se aprender da ilustrac ao de Jesus?

76

FAMILIA FELIZ

foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Os lderes judaicos disseram: O ultimo. Mateus 21:28-31. 2 Com isso, Jesus destacava a infidelidade dos lderes judaicos. Eles eram como o primeiro filho, isto e, prometeram fazer a vontade de Deus mas nao cumpriram a promessa. Muitos pais, porem, re conhecerao que a ilustrac ao de Jesus refletia uma da vida familiar. Como ele tao bem boa compreensao mostrou, muitas vezes e difcil saber o que os jovens fazer. Um jovem talvez pensam ou prever o que vao seja muito problematico na adolescencia, mas cres ce e vira um adulto responsavel e bem respeitado. E algo a lembrar ao abordarmos o problema da rebeldia juvenil.
O QUE E UM REBELDE?
3 Ocasionalmente talvez ouca falar de adolescentes que se rebelam abertamente contra os pais. Pode ser que conheca pessoalmente uma famlia ate em que um adolescente parece impossvel de controlar. facil real Contudo, nem sempre e saber se o filho e mente um rebelde. Ademais, pode ser difcil entender por que alguns filhos se rebelam e outros da Se os pais suspeitam que um mesma famlia nao. dos filhos esta se tornando um rebelde empederni predo, o que devem fazer? Em resposta, primeiro e ciso ver o que e um rebelde. 4 Numa definic ao simples, rebelde e a pessoa que deliberada e persistentemente desobedece ou resiste e desafia uma autoridade superior. Naturalmente,

devem os pais se apressar em rotular seu filho de 3. Por que nao rebelde? 4-6. (a) O que e um rebelde? (b) O que devem os pais ter em mente caso um adolescente seja desobediente de tempos a tempos?
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

77

no coracao do jovem. (Proverbios a tolice esta 22:15) ` autoridaAssim, todo jovem vez por outra resiste a de dos pais. Isso acontece em especial no perodo de desenvolvimento fsico e emocional conhecido como adolescencia. Mudancas na vida de qualquer pes e a adolescencia soa geram tensao, e marcada por mudancas. Seu filho adolescente esta saindo da in fancia e entrando na vida adulta. Por isso, nesse pe rodo, alguns pais e filhos custam a se entender. Muitas vezes os pais instintivamente tentam frear a transic ao, ao passo que os adolescentes querem acelera-la. 5 O adolescente rebelde rejeita os valores dos pais. Mas, lembre-se de que alguns atos de desobediencia nao fazem da pessoa um rebelde. E, em assuntos es pirituais, algumas criancas de incio talvez mostrem pouco ou nenhum interesse na verdade bblica, mas podem nao ser rebeldes. Como pais, nao se apressem em rotular o seu filho. que a adolescencia 6 Sera de todos os jovens e marcada pela rebeliao contra a autoridade dos pais? De forma alguma! De fato, a evidencia parece sugerir que apenas a minoria dos adolescentes manifes juvenil. Mesmo assim, que dizer do ta seria rebeliao jovem que obstinada e persistentemente se rebela? O que pode levar a tal rebeldia? o amUma das principais causas de rebeldia e biente satanico do mundo. O mundo inteiro jaz no 5:19) O mundo dominado poder do inquo. (1 Joao por Satanas desenvolveu uma cultura perniciosa de combater. (Joao 17:15) Granque os cristaos tem
7

CAUSAS DE REBELDIA

` rebeldia? 7. Como pode o ambiente sat anico induzir o jovem a

78

FAMILIA FELIZ

de parte dessa cultura e mais vulgar, mais perigo sa e mais cheia de mas influencias do que era no edupassado. (2 Timoteo 3:1-5, 13) Se os pais nao cam, nao alertam e nao protegem seus filhos, eles podem facilmente ser vencidos pelo esprito que agora opera nos filhos da desobediencia. (Efesios 2:2) Ha tambem a pressao de colegas. A Bblia diz: mal com aquele que tem tratos com os estupiIra dos. (Proverbios 13:20) Similarmente, quem sempre imbudos se associa com os que estao do espri to do mundo provavelmente sera influenciado por esse esprito. Os jovens precisam de ajuda constante para se conscientizarem de que obedecer a prin cpios piedosos e a base do melhor modo de vida. Isaas 48:17, 18. 8 Outra causa de rebeldia pode ser o ambiente no alcoolatra, lar. Por exemplo, se um dos pais e vicia do em drogas ou violento com o conjuge, o conceito de vida do adolescente pode ficar distorcido. Mesmo em lares relativamente tranquilos pode haver rebel se interessam dia se o jovem acha que seus pais nao por ele. Mas a rebeldia juvenil nem sempre vem de influencias externas. Alguns jovens rejeitam os valores parentais mesmo tendo pais que aplicam prin cpios piedosos e que os abrigam, em grande me Talvez por dida, do mundo que os cerca. Por que? causa de outra raiz de nossos problemas: a imper feic ao humana. Paulo disse: Por intermedio de um so homem [Adao] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermedio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos ti foi um rebelde nham pecado. (Romanos 5:12) Adao
` rebeldia? 8. Que fatores podem levar um filho a
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

79

egosta, e ele deixou um mau legado para toda a sua prole. Alguns jovens simplesmente optam pela rebeldia, como esse antepassado deles. Ainda outro fator da rebeldia juvenil e os pais terem um conceito desequilibrado sobre educar filhos. (Colossenses 3:21) Alguns pais conscienciosos restringem e disciplinam severamente os filhos. Ou permissivos, nao fornecem diretrizes que tros sao protegeriam o inexperiente adolescente. Nem sem facil pre e equilibrar esses dois extremos. E dife rentes filhos tem diferentes necessidades. Um talvez do que outro. Mesmo asdemande maior supervisao uteis sim, dois exemplos bblicos serao para apon tar os perigos do extremismo, seja nas restric oes, seja na permissividade. 10 Eli, um sumo sacerdote do Israel antigo, era pai. Foi sumo sacerdote por 40 anos e, sem duvida, conhecia bem a Lei de Deus. Provavelmente cumpria possvel bem seus deveres sacerdotais, e e que tenha ensinado cabalmente a Lei de Deus aos seus filhos, Hofni e Fineias. Mas Eli era muito indulgente com eles. Hofni e Fineias trabalhavam como sacer dotes oficiantes mas eram homens imprestaveis, interessados apenas em satisfazer seus apetites e seus desejos imorais. Ainda mais, quando eles co teve meteram atos infames em solo sagrado, Eli nao coragem de demiti-los. Limitou-se a uma repreensao leve. Por sua permissividade, Eli honrou seus filhos mais do que a Deus. Em resultado disso, seus filhos
9

O PERMISSIVO ELI E O RESTRITIVO ROBOAO

9. Que extremos na educac ao podem levar um filho a rebelar-se? 10. Por que Eli foi um desastre como pai, embora provavelmente tenha sido um sumo sacerdote fiel?

80

FAMILIA FELIZ

se rebelaram contra a adorac ao pura de Jeova e a famlia inteira de Eli sofreu calamidade. 1 Samuel 2:12-17, 22-25, 29; 3:13, 14; 4:11-22. eram adultos quando es11 Os filhos de Eli ja sas coisas aconteceram, mas essa historia subli nha o perigo de reter a disciplina. (Note Proverbios 29:21.) Ha pais que confundem amor com permissividade, e deixam de fixar e fazer vigorar regras cla ras, coerentes e razoaveis. Negligenciam a aplicac ao de disciplina amorosa, mesmo quando ha violac ao de princpios piedosos. Por causa dessa permissividade, os filhos talvez acabem menosprezando a autoridade dos pais ou qualquer outro tipo de autoridade. Note Eclesiastes 8:11. e 12 Roboao exemplo do outro extremo no uso da autoridade. Ele foi o ultimo rei do reino unido de havia herdaIsrael, mas nao foi um bom rei. Roboao do um pas cujo povo estava descontente com as cargas que lhe haviam sido impostas pelo pai de Ro Salomao. Sera que Roboao foi compreensivo? boao, Nao. Quando uma delegac ao pediu-lhe que removes acatou se algumas das medidas opressivas, ele nao os conselhos maduros de conselheiros mais velhos e mandou tornar ainda mais pesado o jugo do povo. das dez Essa sua arrogancia provocou a rebeliao tribos setentrionais e o reino foi rasgado em dois. 1 Reis 12:1-21; 2 Cronicas 10:19. 13 Os pais podem tirar lic oes importantes do re lato bblico de Roboao. Eles precisam buscar a Jeova em orac ao e examinar seus metodos de edu ` cac ao dos filhos a luz dos princpios bblicos. (Salmo
11. O que podem os pais aprender do mau exemplo de Eli? no exerccio 12. Que erro cometeu Roboao da autoridade? 13. Como podem os pais evitar o erro de Roboao?
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

81

duvidas Os adolescentes experimentarao e an siedades relacionadas com a maior independencia. Talvez se sintam um pouco inseguros de sua capacidade de lidar com o mundo. E como se tentassem caminhar numa estrada escorregadia. Jo vens, partilhem seus temores e apreensoes com acha os seus pais. (Proverbios 23:22) Ou, se voce sendo muito rgidos, que eles estao fale com eles sobre a sua necessidade de maior liberdade. Tente falar com eles quando voce estiver descontrado e eles nao muito ocupados. (Proverbios 15:23) Tirem tempo para realmente escutar uns aos outros.

COMUNIQUE-SE

pode fazer o sabio 105:4) A mera opressao agir como doido, diz Eclesiastes 7:7. Limites criteriosos dao aos adolescentes espaco para crescer ao passo que devem os protegem do mal. No entanto, os filhos nao viver num ambiente tao rgido e restritivo que os im peca de desenvolver um grau razoavel de autoafir mac ao e confianca. Quando os pais buscam o equi lbrio entre uma latitude ampla e limites firmes bem menos definidos, a maioria dos adolescentes tera inclinac ao para se rebelar.
SUPRIR NECESSIDADES B ASICAS PODE EVITAR A REBELDIA

Embora os pais se alegrem de ver a crianca ` maturidade, talvez fiquem intrigacrescer e chegar a dos quando o adolescente comeca a passar do esta do de dependencia para o de correta autoafirmac ao.
14, 15. Como devem os pais encarar o desenvolvimento dos filhos?

14

82

FAMILIA FELIZ

Os filhos provavelmente alcancar ao maior estabilidade se os pais os ajudarem a lidar com os problemas da adolescencia

Nessa transic ao, nao se espante se o adolescente vez cooperador. por outra for um tanto obstinado e nao Tenha presente que o alvo dos pais cristaos deve ser criar um cristao maduro, estavel e responsavel. Note 1 Corntios 13:11; Efesios 4:13, 14. 15 Por mais difcil que seja, os pais precisam parar de negar ao adolescente todo e qualquer pedi do de maior independencia. De maneira sadia, a crianca precisa crescer como indivduo. De fato, com relativamente pouca idade, alguns adolescentes ja comecam a desenvolver uma visao um tanto adul ta. Por exemplo, a Bblia diz sobre o jovem rei Josias: Quando ainda era rapaz [de uns 15 anos], principiou a buscar o Deus de Davi. Esse notavel
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

83

adolescente era, obviamente, um indivduo respon savel. 2 Cronicas 34:1-3. 16 Contudo, a liberdade traz responsabilidade. Assim, permita ao adulto emergente experimentar os efeitos de algumas das decisoes e ac oes dele. O prin cpio de que o que o homem semear, isso tambem ceifara, aplica-se tanto a adolescentes como a adul podem viver refugiatos. (Galatas 6:7) Os jovens nao dos para sempre. Mas que dizer se o filho deseja fazer algo totalmente inaceitavel? Como pais respon saveis, terao de dizer Nao. E, mesmo explicando as para Sim. (Note razoes, nada deve mudar seu Nao Mateus 5:37.) Mas tente dizer Nao com calma e razoabilidade, pois, uma resposta, quando branda, faz recuar o furor. Proverbios 15:1. 17 Os jovens precisam da seguranca que a disciplina coerente proporciona, mesmo que nem sempre concordem prontamente com as restric oes e regras. Mudar frequentemente as regras, ao sabor do hu frustrante. Alem do mais, se os adomor dos pais, e lescentes receberem o necessario encorajamento e ajuda para enfrentar a inseguranca, a timidez ou a falta de confianca, provavelmente adquirirao maior reestabilidade. Os adolescentes apreciam tambem ceber de seus pais um merecido voto de confianca. Note Isaas 35:3, 4; Lucas 16:10; 19:17. 18 Os pais podem se consolar sabendo que, se hou ver paz, estabilidade e amor na famlia, os filhos em geral crescerao sadios e contentes. (Efesios 4:31, 32;
` aos filhos maior responsabilidade, o que 16. A medida que se da devem eles entender? 17. Que diversas necessidades do adolescente devem os pais suprir? 18. Cite algumas verdades animadoras a respeito de adolescentes.

84

FAMILIA FELIZ

Tiago 3:17, 18) Ora, muitos jovens superaram ate mesmo um pessimo ambiente familiar, vindos de fa mlias marcadas pelo alcoolismo, pela violencia ou por alguma outra influencia prejudicial, e tornaram criar um lar em se adultos excelentes. Assim, se voce que os adolescentes se sintam seguros e saibam que amor, afeto e atencao mesmo com resreceberao tric oes e disciplina razoaveis compatveis com os princpios bblicos e muito provavel que eles se tor nem adultos dos quais voce vai se orgulhar. Note Proverbios 27:11. Ser bons pais certamente faz diferenca. Proverbios 22:6 diz: Educa o rapaz segundo o caminho se que e para ele; mesmo quando envelhecer nao desviara dele. Mas que dizer de filhos que tem pro blemas serios apesar de terem bons pais? Isso pode acontecer? Pode. Deve-se entender o proverbio aci ` ma a luz de outros versculos que frisam o dever dos filhos de escutar e obedecer aos pais. (Proverbios 1:8) Pais e filhos precisam cooperar na aplicac ao dos princpios bblicos, a bem da harmonia familiar. agirem em conjunto, havera Se pais e filhos nao dificuldades. 20 Como devem reagir os pais quando o adoles cente erra e se mete em apuros? E a que o jovem mais precisa de ajuda. Se os pais tiverem presente lidando com um jovem inexperiente, reque estao ` tendencia sistirao melhor a de se exacerbar. Paulo
19

QUANDO OS FILHOS ERRAM

19. Ao passo que os pais devem educar o rapaz segundo o cami nho que e para ele, que responsabilidade recai sobre a crianca? 20. Quando os filhos erram irrefletidamente, que maneira sabia de enfrentar isso podem os pais adotar?
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

85

aconselhou aos espiritualmente maduros na con gregac ao: Mesmo que um homem de um passo em falso antes de se aperceber disso, vos, os que ten des qualificac oes espirituais, tentai reajustar tal ho mem num esprito de brandura. (Galatas 6:1) Os pais podem imitar esse proceder ao lidar com um jovem que errou irrefletidamente. Embora expliquem claramente por que o proceder dele foi errado e como ele pode evitar repeti-lo, os pais devem deixar e claro que nao o jovem que e mau, mas sim o proceder. Note Judas 22, 23. 21 Mas se o erro do jovem foi muito grave? Nesse caso, ele precisa de ajuda especial e orientac ao qua lificada. Quando um membro da congregac ao come te um pecado grave, ele e incentivado a arrepender se e a buscar a ajuda dos anciaos. (Tiago 5:14-16) Uma vez que se arrependa, os anciaos procuram re cupera-lo espiritualmente. Na famlia, o dever de aju dos pais, embora talvez dar adolescentes errantes e tenham de considerar o assunto com os anciaos. Certamente nao devem tentar ocultar do corpo de anciaos um pecado grave de um filho. 22 Ter um problema grave com os proprios filhos e muito desafiador. Emocionalmente abalados, os pais talvez ameacem iradamente o jovem errante; pode amargura-lo. mas isso so Tenha em mente que o futuro desse jovem pode depender de como ele e tratado nesse perodo crtico. Lembre-se tambem de sempre se dispunha a perdoar quando que Jeova
21. Seguindo o exemplo da congregac ao crista, como devem os pais reagir caso um filho cometa um pecado grave? que atitude tentarao os pais manter caso 22. Imitando a Jeova, um filho cometa um erro grave?

86

FAMILIA FELIZ

fazia o que era correto se apenas seu povo nao se arrependessem. Escute Suas palavras, cheias de amor: Vinde, pois, e resolvamos as questoes entre nos, diz Jeova. Embora os vossos pecados se mos tornados brancos como trem como escarlate, serao a neve; embora sejam vermelhos como pano carme como a la. (Isaas sim, tornar-se-ao 1:18) Que belo exemplo para os pais! 23 Portanto, tente incentivar o errante a mudar o seu rumo. Procure bons conselhos de pais experien tes e de anciaos congregacionais. (Proverbios 11:14) Tente nao ser impulsivo, dizendo ou fazendo coisas que dificultariam a reaproximac ao do filho. Evite a ira e a amargura destemperadas. (Colossenses 3:8) desista logo. (1 Corntios Nao 13:4, 7) Embora odeie a maldade, nao fique endurecido e amargurado com seu filho. Mais importante ainda, os pais devem esforcar-se em dar bom exemplo e manter forte a sua em Deus. fe
COMO LIDAR COM UM REBELDE INCORRIG IVEL

casos em que fica claro que o jovem decidiu Ha mesmo rebelar-se e rejeitar completamente os valo passa a ser preserres cristaos. A prioridade entao var e reconstruir a vida familiar do restante da fa canalize todas as suas energias para o mlia. Nao rebelde, negligenciando os outros filhos. Em vez de tentar ocultar o problema do restante da famlia, discuta o assunto com eles dentro do limite apropria do e de modo reanimador. Note Proverbios 20:18.
24

23. Se um dos filhos cometer um pecado grave, como devem agir os pais, e o que devem evitar? ` 24. Que situac ao triste surge as vezes numa famlia crista, e como devem reagir os pais?
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

87

disse a respeito de alguem O apostolo Joao que se torna um rebelde incorrigvel na congregac ao: Nunca o recebais nos vossos lares, nem o cum 10) Os pais talvez achem neprimenteis. (2 Joao cessario adotar uma postura similar com relac ao ao seu proprio filho, caso este seja maior de idade e totalmente rebelde. Por mais difcil e aflitivo que isso seja, pode ser essencial para proteger o restan te da famlia. A sua famlia precisa de protec ao e supervisao contnuas. Assim, persista em manter limites de conduta claramente definidos, porem ra zoaveis. Dialogue com os outros filhos. Interesse-se pelo seu aproveitamento na escola e na congrega c ao. Permita tambem que saibam que, embora nao aprove as ac oes do rebelde, voce nao o odeia. Conde acoes, o filho. Quando dois dos fine as mas nao lhos de Jaco trouxeram banimento sobre a sua fa amaldicoou a mlia por causa de seu ato cruel, Jaco ira violenta deles, nao os filhos em si. Genesis 34:1-31; 49:5-7. talvez se sinta responsavel 26 Voce pelo que acon teceu na sua famlia. Mas se voce fez conscienciosamente tudo ao seu alcance, aplicando os conselhos da melhor maneira possvel, ha por de Jeova nao que criticar desarrazoadamente a si mesmo. Conso pode ser pai ou mae le-se com o fato de que ninguem perfeitos; no entanto, voce fez tudo para ser bom pai (Note Atos 20:26.) Ter um rebelde incorou boa mae.
25

da congregacao crista, como talvez de25. (a) Seguindo o padrao vam os pais proceder caso um dos filhos se torne rebelde incorri gvel? (b) O que devem os pais ter em mente caso um dos filhos se rebele? 26. Que consolo podem os pais conscienciosos derivar caso um dos filhos se rebele?

88

FAMILIA FELIZ

rigvel na famlia e de cortar o corac ao, mas, se isso lhe acontecer, esteja certo de que Deus entende e seus servos devotados. (Salmo jamais abandonara 27:10) Assim, esteja decidido a fazer de seu lar um refugio espiritual seguro para os outros filhos que porventura tenha. 27 Alem do mais, nunca perca a esperanca. Seus empenhos de educar corretamente o errante podem por fim influenciar o corac ao dele e faze-lo cair em si. (Eclesiastes 11:6) Bom numero de famlias cris tas passaram por essa mesma situac ao, e algumas delas viram o filho que se desviou retornar, como aquele pai na parabola do filho prodigo, de Jesus. (Lucas 15:11-32) O mesmo pode acontecer no seu caso.
27. Lembrando-se da parabola do filho prodigo, que esperanca podem sempre ter os pais de um filho rebelde?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


OS PAIS A EVITAR UMA GRAVE REBELI AO NA FAM ILIA ?

Sem ajuda, o jovem pode ser corrompido pelo esprito do mundo. Proverbios 13:20; Efesios 2:2. Os pais precisam estabelecer um equilbrio entre excesso de restric oes e permissividade. Eclesiastes 7:7; 8:11. E preciso tentar corrigir a conduta errada, mas num esprito de brandura. Galatas 6:1. Aqueles que cometem pecados graves podem ser sarados caso se arrependam e aceitem ajuda. Tiago 5:14-16.
HA UM REBELDE NA FAMILIA?

89

CAPITUL O

Proteja sua fam lia das inf luencias destrutivas

` escola, mas esta STA na hora de seu filhinho ir a chovendo. Como voce cuida da situac ao? Deixa-o sair na chuva sem nenhum agasalho? Ou cobre-o de tantos agasalhos que ele mal pode se mexer? E claro, nem uma coisa nem outra. Voce o equipa ape nas com o necessario para nao se molhar. 2 De modo similar, os pais devem encontrar uma maneira equilibrada de proteger a famlia das in fluencias destrutivas que vem sobre ela de muitas fontes a industria do entretenimento, a mdia, os ` colegas e, as vezes, ate mesmo a escola. Ha pais que fazem pouco, ou nada, para proteger a famlia. Ou tros, considerando nocivas quase todas as influen cias externas, sao tao restritivos que os filhos se sen tem sufocados. E possvel um meio-termo? 3 Sim, e possvel. Ser extremista e ineficaz e pode provocar um desastre. (Eclesiastes 7:16, 17) Mas como podem os pais cristaos chegar ao correto equi lbrio na protec ao da famlia? Considere tres areas: educac ao, companheirismo e lazer. Os pais cristaos valorizam muito a educac ao. Sabem que a escolaridade ajuda os filhos a ler, a es4

QUEM VAI ENSINAR SEUS FILHOS?

1-3. (a) De que fontes procedem as influencias destrutivas que ameacam a famlia? (b) Que equilbrio precisam ter os pais na pro tec ao de sua famlia? 4. Como devem os pais cristaos encarar a educac ao?

90

FAMILIA FELIZ

crever, a se comunicar, bem como a resolver proble mas. Deve ensina-los tambem a estudar. As habilidades que as criancas adquirem na escola podem ajuda-las a vencer os desafios do mundo moderno. Alem disso, a boa educac ao pode ajuda-las a executar servicos de qualidade superior. Proverbios 22:29. 5 Contudo, na escola convergem criancas de di ferentes origens muitas delas com conceitos distorcidos. Por exemplo, considere os conceitos delas sobre sexo e moral. Numa escola de segundo grau, na Nigeria, uma moca sexualmente pro mscua aconselhava as colegas sobre sexo. Elas a escutavam com entusiasmo, embora os conceitos dela fossem cheios de tolices tiradas de lite ratura pornografica. Algumas mocas experi mentaram seus conselhos. Em resultado, uma delas engravidou sem estar casada e morreu de aborto provocado.
5, 6. Como podem os filhos na escola ficar expostos a informa c oes distorcidas sobre sexo?

PROTEJA

SUA FAMILIA DAS INFLUENCIAS DESTRUTIVAS

91

Infelizmente, nas escolas alguns ensinamentos de alunos, mas de distorcidos sobre sexo partem, nao professores. Muitos pais ficam consternados quando a escola ensina sexo aos alunos sem apresentar in formac oes sobre padroes morais e responsabilidade. Disse a mae de uma garota de 12 anos: Moramos muito religiosa e conservadora, mas, numa regiao mesmo assim, na nossa propria escola de segundo grau eles distribuem preservativos para os jovens! Ela e seu marido ficaram preocupados quando souberam que a filha recebia propostas sexuais de garotos da idade dela. Como podem os pais proteger a fa influencias? mlia dessas mas 7 E melhor proteger os filhos de qualquer mencao de assuntos sexuais? Nao. E melhor voce mesmo en sinar seus filhos sobre sexo. (Proverbios 5:1) E ver dade que em certas partes da Europa e da America do Norte muitos pais evitam esse assunto. Tambem em alguns pases africanos, os pais raramente falam faz parte da culsobre sexo com os filhos. Isso nao tura africana, diz um pai em Serra Leoa. Alguns pais seacham que se ensinarem sexo aos filhos estarao meando ideias que os levarao a cometer imoralida de. Qual e o conceito de Deus? ha nada de vergoA Bblia deixa claro que nao nhoso em falar de sexo num contexto apropriado. Em Israel, o povo de Deus recebeu ordens de se reunir, incluindo os pequeninos, para ouvir a leitura da Lei mosaica. (Deuteronomio 31:10-12; Josue 8:35) A Lei
8

O CONCEITO DE DEUS SOBRE SEXO

7. Qual e a melhor maneira de anular as informac oes erradas sobre sexo? 8, 9. Que excelentes informac oes sobre sexo se encontram na Bblia?

92

FAMILIA FELIZ

mencionava francamente diversos assuntos sexuais, como menstruac ao, emissoes seminais, fornicac ao, adulterio, homossexualismo, incesto e bestialidade. (Levtico 15:16, 19; 18:6, 22, 23; Deuteronomio 22:22) Depois dessas leituras os pais com certeza tinham muito o que explicar aos filhos cheios de perguntas. trechos no quinto, no sexto e no setimo 9 Ha cap tulos de Proverbios que dao bondosos conselhos parentais sobre os perigos da imoralidade sexual. Es ses versculos mostram que a imoralidade pode ser tentadora. (Proverbios 5:3; 6:24, 25; 7:14-21) Contudo, ensinam que pratica-la e errado e traz consequen cias funestas, e dao orientac oes para ajudar os jo vens a evitar a conduta imoral. (Proverbios 5:1-14, 21-23; 6:27-35; 7:22-27) Ademais, a imoralidade e con trastada com a satisfac ao do prazer sexual no ambi to correto, o casamento. (Proverbios 5:15-20) Que excelente modelo de ensino para os pais! que esse ensino induz os filhos a cometer 10 Sera imoralidade? Ao contrario, a Bblia ensina: E pelo socorridos. (Proverconhecimento que os justos sao bios 11:9) Nao gostaria de socorrer seus filhos das influencias do mundo? Certo pai disse: Desde que os nossos filhos eram bem pequenos, procuramos ser absolutamente francos a respeito de sexo. Assim, quando eles ouvem outras criancas falarem sobre ficam curiosos. Nao ha grande misterio. sexo, nao mencionado em captulos 11 Como ja anteriores, a educac cedo. Ao ensinar ao sexual deve comecar igseus filhinhos o nome dos orgaos do corpo, nao nore as partes ntimas, como se fossem vergonhosas.
10. Por que transmitir aos filhos um conhecimento piedoso sobre significa leva-los sexo nao a cometer imoralidade? 11. Que ensino progressivo se pode dar aos filhos sobre os assun tos ntimos da vida?

PROTEJA

SUA FAMILIA DAS INFLUENCIAS DESTRUTIVAS

93

Ensine-lhes o nome correto delas. Com o tempo, li c oes sobre privacidade e limites sao essenciais. De preferencia ambos os pais devem ensinar os filhos especiais, que em geque essas partes do corpo sao ral nao devem ser tocadas por outros nem expostas, e que jamais se deve falar delas em termos indecorosos. Quando crescerem, os filhos devem ser informados sobre como o homem e a mulher se unem para gerar uma crianca. Quando seus corpos entrarem na deverao estar bem cientes das mudanpuberdade, ja cas esperadas. Conforme considerado no Captulo 5, essa educac ao pode tambem ajudar a proteger as criancas do abuso sexual. Proverbios 2:10-14.
LI C AO DE CASA DOS PAIS

Os pais devem estar preparados para contraatacar ainda outros conceitos falsos que talvez se ensinem na escola filosofias mundanas, como a evoluc ao, o nacionalismo ou a ideia de que nao exis te verdade absoluta. (1 Corntios 3:19; note Genesis 1:27; Levtico 26:1; Joao 4:24; 17:17.) Muitas autorida des escolares sinceras supervalorizam a educac ao suplementar. Embora a educac ao suplementar seja assunto de opc ao pessoal, alguns professores afir mam que e o unico caminho para o sucesso.1 Salmo 146:3-6. 13 Para poderem contra-atacar ensinos errados ou distorcidos, os pais precisam conhecer o tipo de ins 1 Para informac oes sobre educac ao suplementar, veja a brochu ra As Testemunhas de Jeova e a Educac ao, publicada pelas Teste paginas munhas de Jeova, 4-7. ensinados nas es12. Que conceitos distorcidos muitas vezes sao colas? a ` escola ser protegidos de con13. Como podem os filhos que vao ceitos errados?

12

94

FAMILIA FELIZ

truc ao que seus filhos recebem. Portanto, pais, voces tambem tem lic oes de casa! Interessem-se genuinamente pelos estudos de seus filhos. Falem com eles aprenao voltarem da escola. Perguntem o que estao dendo, do que gostam mais, o que acham mais dif cil. Examinem as lic oes de casa, os comentarios e os resultados de provas. Procurem conhecer os professores. Demonstrem apreco pelo seu trabalho e dispo sic ao de ajudar no que for possvel. Mas onde e que voce aprendeu isso? Quantos pais ja fizeram essa pergunta, horrorizados com algo que a crianca disse ou fez e que parecia fugir total` regra? E quantas vezes a resposta envolve mente a um novo amigo na escola ou no bairro? Sim, os companheiros nos afetam muito, quer sejamos jovens sejais dequer idosos. O apostolo Paulo alertou: Nao sencaminhados. Mas associac oes estragam habitos uteis. (1 Corntios 15:33; Proverbios 13:20) Particu suscetveis ` pressao de colarmente os jovens sao a ` vezes, legas. Eles tendem a sentir-se inseguros e, as talvez se deixem levar pelo desejo de agradar e im pressionar seus companheiros. Como e importante, pois, que escolham bons amigos! 15 Como todos os pais sabem, os filhos nem sem pre escolhem bem; eles precisam de orientac ao. Nao ` que se deva escolher os amigos para eles. Mas, a medida que crescerem, ensinem-lhes discernimento e ajudem-nos a ver que qualidades devem estimar nos e ao amigos. A qualidade principal e o amor a Jeova
14

OS AMIGOS DE SEUS FILHOS

14. Por que e vital que filhos tementes a Deus escolham bons amigos? 15. Como podem os pais orientar seus filhos na escolha de amigos?

PROTEJA

SUA FAMILIA DAS INFLUENCIAS DESTRUTIVAS

95

desejo de fazer o que e certo aos olhos dele. (Marcos 12:28-30) Ensinem-lhes a amar e a respeitar os que honestos, bondosos, generosos e diligentes. Nos sao estudos em famlia, ajudem os filhos a identificar tais qualidades nos personagens bblicos e, em seguida, procurar as mesmas caractersticas em outros na congregac ao. Deem o exemplo usando esse mesmo criterio na escolha de seus proprios amigos. 16 Conhece os amigos de seus filhos? Por que nao ` lhes pede que os convidem a sua casa para que voce os conheca? Pergunte tambem aos filhos o que ou cotros jovens acham a respeito desses amigos. Sao nhecidos por sua integridade pessoal ou por levarem uma vida dupla? Neste ultimo caso, ajude o filho a arrazoar por que tal companheirismo poderia preju dica-lo. (Salmo 26:4, 5, 9-12) Se observar mudancas indesejaveis no comportamento, na maneira de se vestir, na atitude ou na linguagem de seu filho, tal vez seja preciso ter uma conversa sobre quem sao os amigos dele. Talvez esteja passando muito tempo influencia. com um amigo de ma Note Genesis 34:1, 2. basta apenas ensinar os filhos a evitar 17 Mas nao mas companhias. Ajude-os a encontrar boas compa nhias. Certo pai diz: Sempre procuravamos alternativas. Assim, quando a escola requisitou nosso filho para o time de futebol, eu e minha esposa explicamos era bom por causa dos noa ele por que isso nao vos companheiros que ele teria. Mas da sugerimos reunir outros jovens da congregac ao e os levamos ao parque para jogar bola. Isso funcionou.
16. Como podem os pais monitorar a escolha de amigos da parte de seus filhos? companhias, que ajuda prati 17, 18. Alem de alertar contra mas ca podem os pais dar?

96

FAMILIA FELIZ

ELE NAO ESTAVA PERDENDO NADA


Paul e Lu-Ann vez por outra proO casal cristao gramam festinhas na sua casa. Eles cuidam que se jam bem supervisionadas e de tamanho controlavel. E tem bons motivos para crer que seus filhos se beneficiam disso. de um colega de classe do Lu-Ann conta: A mae meu filho Eric, de seis anos, procurou-me e disse que parsentia pena do Eric porque ele se isolava e nao ticipava nas festinhas de aniversario na classe. Eu disse a ela: Aprecio muito sua preocupac ao com o meu filho. Isso diz muito a respeito do tipo de pessoa e. E provavelmente nada do que eu diga vai que voce acha que esteja perconvence-la de que o Eric nao dendo alguma coisa. Ela concordou. Da, eu disse: Entao, por favor, para que voce fique tranquila, per mesma ao Eric o que ele acha disso. Sem gunte voce a minha presenca, ela perguntou ao Eric: Voce nao fica triste por perder essas lindas festas de aniver sario? Ele olhou para ela, surpreso, e respondeu: A senhora acha que dez minutos, alguns bolinhos e uma canc ao e uma festa? A senhora devia ir a mi uma festa! O candido nha casa e ver o que e entu achava que siasmo do garoto deixou claro ele nao estava perdendo alguma coisa!

Pais sabios ajudam os filhos a encontrar bons amigos e da a desfrutar lazer sadio com eles. Mas, ` parte. para muitos pais, o lazer e um desafio a
18

que a Bblia Sera condena o divertir-se? Longe tempo para rir . . . e tempo para disso! Ela diz que ha
19

QUE TIPO DE LAZER?

e 19. Que exemplos bblicos mostram que nao pecado as famlias se divertirem?

PROTEJA

SUA FAMILIA DAS INFLUENCIAS DESTRUTIVAS

97

saltitar.1 (Eclesiastes 3:4) O povo de Deus no Israel antigo gostava de musica, danca, jogos e enigmas. Jesus Cristo foi a uma grande festa de casamento e a uma grande festa de recepc ao que Mateus Levi lhe ofereceu. (Lucas 5:29; Joao 2:1, 2) Obviamente, Jesus era desmancha-prazeres. Assim, jamais permita nao que rir e se divertir sejam considerados pecados na sua casa! e 20 Jeova o Deus feliz. (1 Timoteo 1:11) Assim, a sua adorac ao deve ser fonte de satisfac ao, nao uma penumbra de tristeza na vida. (Note Deuteronomio 16:15.) As criancas sao por natureza dinamicas e cheias de energia que pode ser liberada em brinca deiras e no lazer. O lazer bem escolhido e mais do que diversao. E uma maneira de a crianca aprender e amadurecer. O cabeca da famlia e responsavel de suprir todas as necessidades da famlia, inclusive o lazer. Mas e preciso equilbrio. 21 Nestes atribulados ultimos dias a sociedade humana esta cheia de pessoas mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, exatamente con forme predito na Bblia. (2 Timoteo 3:1-5) Para mui tos, o lazer e a coisa principal na vida. A oferta de entretenimento e tao grande que pode facilmente excluir coisas mais importantes. E boa parte do entretenimento moderno explora a imoralidade sexual, a violencia, o abuso de drogas e outras praticas cras samente nocivas. (Proverbios 3:31) Que se pode fazer
1 A palavra hebraica traduzida aqui por rir pode tambem ser vertida por brincar, oferecer entretenimento, celebrar, ou ate mesmo divertir-se. 20. Do que devem os pais se lembrar ao providenciarem lazer para a famlia? 21. Que armadilhas existem no lazer moderno?

98

FAMILIA FELIZ

O lazer bem escolhido, como o dessa famlia que sai para acampar, pode ajudar os filhos a aprender e a crescer espiritualmente

para proteger os jovens contra o entretenimento nocivo? 22 E preciso que os pais estabelecam limites e res tric oes. Mais importante, e preciso que ensinem seus filhos a julgar que tipo de recreac ao e prejudi cial e saber quando e demais. Esse treinamento requer tempo e esforco. Veja um exemplo. Um pai de dois meninos notou que o mais velho escutava mui to uma nova emissora de radio. Assim, certo dia, ao ir de caminhonete para o trabalho, o pai sintonizou essa mesma emissora. Ocasionalmente, ele parava para anotar a letra de certas melodias. Mais tarde, ele
22. Como podem os pais treinar os filhos a fazer decisoes sabias sobre o lazer?

PROTEJA

SUA FAMILIA DAS INFLUENCIAS DESTRUTIVAS

99

considerou com os filhos o que havia ouvido. Pediu o ponto de vista deles, comecando por dizer o que vo ces acham?, e da ouvindo pacientemente as res postas. Depois de analisar o assunto com a Bblia, os garotos concordaram em nao mais ouvir aquela emissora. 23 Pais cristaos sensatos verificam a musica, os programas de TV, os vdeos, as historias em quadri nhos, os jogos eletronicos e os filmes que interessam aos seus filhos. Examinam a capa, a letra e a embalagem, leem as crticas nos jornais e veem ou leem trechos dessas obras. Muitos ficam chocados com certos entretenimentos dirigidos para criancas. Aqueles que desejam proteger seus filhos das in fluencias impuras reunem-se em famlia e discutem os perigos, usando a Bblia e publicac oes relacionadas, como o livro Os Jovens Perguntam Respostas Praticas e artigos nas revistas A Sentinela e Desper tai!.1 Pais que estabelecem limites firmes, que sao coerentes e razoaveis, em geral obtem bons resultados. Mateus 5:37; Filipenses 4:5. 24 Naturalmente, restringir formas de lazer nocivas e apenas parte da batalha. O mal deve ser contraba os filhos talvez tomem o lancado com o bem, senao guardam belas rumo errado. Muitas famlias cristas e gratas recordac oes de seus momentos de lazer pi queniques, passeios a pe, acampamentos, jogos e esportes, viagens para visitar parentes ou amigos. Alguns descobriram que simplesmente ler juntos em
1 Publicados pelas Testemunhas de Jeova. 23. Como podem os pais proteger os filhos do entretenimento nocivo? algumas formas de lazer sadio que as famlias 24, 25. Quais sao podem desfrutar em conjunto?

100

FAMILIA FELIZ

voz alta, como descontrac ao, e uma grande fonte de prazer e consolo. Outros se divertem contando casos engracados ou interessantes. Ainda outros desen volveram passatempos que podem desfrutar juntos, como trabalhos em madeira ou outras artes, tocar instrumentos musicais, pintura ou estudo das obras criativas de Deus. Jovens que aprendem a gostar des sao protegidos de muito entretese tipo de diversao nimento impuro, e aprendem que lazer envolve mais do que apenas sentar-se passivamente e deixar-se raro, participar e entreter. Nao mais divertido do que observar. 25 Festinhas podem tambem ser uma recompensadora forma de lazer gratificante. Se forem bem su exageradamente grandes e nem pervisionadas, nao consumirem tempo demais, elas podem proporcionar Podem ajuaos filhos mais do que apenas diversao. dar a fortalecer os vnculos de amor na congregac ao. Note Lucas 14:13, 14; Judas 12. Sem duvida, proteger a famlia das influencias destrutivas do mundo exige muito trabalho arduo. Mas ha uma coisa que, mais do que qualquer outra, possibilita o exito. E o amor! Vnculos familiares for tes e bondosos farao de seu lar um refugio seguro e promoverao a comunicac ao, que e uma grande defe influencias. sa contra as mas Ademais, cultivar ain da outro tipo de amor e mais importante ainda o Quando esse amor permeia a famlia, amor a Jeova. e mais provavel que os filhos crescam odiando a pro ` pria ideia de desagradar a Deus por sucumbir as in de fluencias mundanas. E os pais que amam a Jeova
26

SUA FAM ILIA PODE VENCER O MUNDO

26. Com respeito a proteger a famlia contra influencias nocivas, qual e a mais importante qualidade?

PROTEJA

SUA FAMILIA DAS INFLUENCIAS DESTRUTIVAS

101

corac ao tentarao imitar a Sua personalidade amoro sa, razoavel e equilibrada. (Efesios 5:1; Tiago 3:17) Se motivo de encarar a fizerem isso, os filhos nao terao adorac ao de Jeova como mera lista de coisas proibi e risadas, das ou como modo de vida sem diversao do qual desejarao escapar assim que for possvel. An tes, verao que adorar a Deus e o modo de vida mais feliz e significativo possvel. 27 Famlias que continuam unidas no alegre e equilibrado servico de Deus, empenhadas de todo o cora c ao em permanecerem sem mancha nem macula das influencias corrompedoras do mundo, sao uma (2 Pedro 3:14; Proverbios fonte de alegria para Jeova. 27:11) Tais famlias seguem as pisadas de Jesus Cristo, que resistiu a todos os esforcos do mundo de Sa para avilta-lo. tanas Perto do fim de sua vida hu mana, Jesus pode dizer: Eu venci o mundo. (Joao 16:33) Que a sua famlia tambem venca o mundo e viva para sempre!
27. Como pode a famlia vencer o mundo?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


A PROTEGER A SUA FAM ILIA?

` sabedoria, que pode salvar O conhecimento leva a a vida da pessoa. Eclesiastes 7:12. tolice perante Deus. A sabedoria deste mundo e 1 Corntios 3:19. companhias. E necessario evitar mas 1 Corntios 15:33. preciso Embora o lazer tenha seu lugar, e ser controlado. Eclesiastes 3:4.
102 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

Famlias sem pai ou mae podem dar certo!

sao chamadas de estiAMILIAS sem pai ou mae lo de famlia que mais cresce nos Estados Uni dos. A situac ao e similar em muitos outros pases. Numeros recordes de divorcios, abandonos, separa c oes e filhos ilegtimos tem afetado profundamente a vida de milhoes de pais e filhos. 2 Sou uma viuva de 28 anos com dois filhos, escreveu uma mulher. Sinto-me muito deprimida por quero criar meus filhos sem pai. Parece que que nao ninguem se importa comigo. Muitas vezes meus fi lhos me veem chorar e isso os afeta. Alem de lutar com sentimentos de ira, culpa ou solidao, a maioria dos que criam sozinhos os filhos enfrentam o desafio de trabalhar fora e, ao mesmo tempo, cuidar dos deveres domesticos. Disse um deles: Criar filhos sozinho e como ser malabarista. Depois de uns seis meses de treino, finalmente se consegue manipu lar quatro bolas de uma so vez. Mas, assim que se consegue fazer isso, alguem lanca outra bola para voce! 3 Os filhos de pais sem conjuge muitas vezes tem seus proprios problemas. Talvez lutem contra fortes sentimentos apos a subita partida ou morte do pai ou da mae. Para muitos jovens, a falta do pai ou da parece ter um efeito profundamente negativo. mae
1-3. O que tem contribudo para o aumento de famlias sem pai ou mae, e como isso afeta os envolvidos?

FAMILIAS

SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

103

4 Famlias assim existiam tambem nos tempos bblicos. As Escrituras falam repetidas vezes do me nino orfao de pai e da viuva. (Exodo 22:22; Deute Deus nao era inronomio 24:19-21; Jo 31:16-22) Jeova ` sensvel as suas aflic oes. O salmista chamou a Deus de pai de meninos orfaos de pai e juiz de viuvas. (Sal mo 68:5) Com certeza, o interesse de Jeova por essas famlias hoje e o mesmo. De fato, na sua Palavra ha princpios que as ajudam a ser bem-sucedidas.
DAR CONTA DA ROTINA DOM ESTICA

Considere a tarefa de cuidar de uma casa. Muitas vezes a gente gostaria de ter um homem na casa, admite uma divorciada, como quando o carro come ca a fazer rudos e a gente nao sabe de onde vem. Ho mens recem-divorciados ou recem-enviuvados talvez se atrapalhem com as muitas tarefas domesticas de que precisam cuidar agora. Nos filhos, o descontrole domestico faz aumentar os sentimentos de instabilidade e inseguranca. 6 O que pode ajudar? Note o exemplo da esposa capaz, descrita em Proverbios 31:10-31. O alcance de suas atividades e notavel comprar, vender, cos turar, cozinhar, investir em imoveis, lavrar a terra e dirigir um negocio. Seu segredo? Ela era diligente, trabalhava ate tarde do dia e levantava-se cedo para reassumir suas atividades. E era bem organizada; delegava algumas tarefas e cuidava de outras com as e proprias maos. Nao de admirar que granjeasse louvor!
se interessa pelas famlias 4. Como sabemos que Jeova sem pai ou mae? 5. Que problemas iniciais enfrentam os pais sem conjuge? 6, 7. (a) Que otimo exemplo deu a esposa capaz de Proverbios? (b) Como a diligencia nos deveres domesticos ajuda as famlias sem pai ou mae?

104

FAMILIA FELIZ

Se voce cria sozinho os filhos, seja consciencio so a respeito dos deveres domesticos. Encontre sa tisfac ao nesse trabalho, pois isso acrescenta muito ` felicidade dos filhos. Mas e a preciso planejamen to e organizac ao adequados. A Bblia diz: Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem. (Proverbios 21:5) Certo pai sem esposa admitiu: Ge ralmente so me lembro das refeic oes quando me da fome. No entanto, refeic oes planejadas em geral sao mais nutritivas e atraentes do que as improvisadas rapidamente. Talvez seja preciso tambem aprender novos servicos manuais. Consultando amigos habi litados, livros ou profissionais prestativos, algumas maes sem marido conseguem realizar pequenos ser vicos de pintura, hidraulica e consertos do carro. pon8 E correto pedir a ajuda dos filhos? Certa mae derou: A gente quer preencher a falta do pai por facilitar as coisas para os filhos. Isso pode ser com preensvel, mas talvez nem sempre seja o melhor para a crianca. Os jovens tementes a Deus nos tempos bblicos recebiam tarefas a executar. (Genesis 37:2; Cantico de Salomao 1:6) Assim, embora cuide de nao sobrecarregar os filhos, sera sabio de sua parte designar-lhes tarefas, tais como lavar a louca ou limpar realizar alguns servicos juno quarto. Por que nao tos? Isso pode ser muito agradavel.
7

O DESAFIO DE GANHAR O SUSTENTO

A maioria dos que criam sozinhos os filhos tem dificuldades financeiras e, em geral, a situac ao e es pecialmente dif cil para as jovens m aes n ao
ajudar em casa? 8. Como podem os filhos sem pai ou mae 9. Por que e comum que maes sem marido enfrentem dificuldades financeiras?

FAMILIAS

SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

105

casadas.1 Nos pases em que existe assistencia social pode ser sensato recorrer a essa ajuda, pelo menos ate encontrar emprego. A Bblia permite que os cris taos usem esses recursos, se necessario. (Romanos 13:1, 6) Viuvas e divorciadas enfrentam desafios similares. Muitas, obrigadas a voltar ao mercado de tra balho depois de anos de servicos domesticos, encon tram apenas empregos de baixos salarios. Algumas melhoram sua sorte participando de programas de treinamento profissional ou de cursos de curta du rac ao. se admire se seus filhos ficarem desconten10 Nao se sinta culpates caso voce procure emprego, e nao da. Explique-lhes por que precisa trabalhar e ajude exige que voce os a entender que Jeova os sustente. (1 Timoteo 5:8) Com o tempo, a maioria dos filhos se conforma. Mas procure passar com eles o maximo de tempo que a sua apertada agenda permita. Esse ges to de considerac ao pode tambem minimizar o impac to de uma possvel limitac ao de recursos que a fam lia porventura tenha. Proverbios 15:16, 17.
QUEM CUIDA DE QUEM? E natural que os que criam sozinhos os filhos te nham por eles um apego especial, mas e preciso cuidar de que os limites tracados por Deus entre pais e sejam ultrapassados. Por exemplo, podem filhos nao sem marido surgir dificuldades graves se uma mae
11

engravida por causa de conduta imoral, 1 Se uma jovem crist a crista de modo algum condescende com o que ela a congregac ao fez. Mas, se ela se arrepender, os anciaos congregacionais e outros na congregac ao talvez queiram ajuda-la. sem marido explicar aos filhos por que 10. Como pode uma mae ela precisa arranjar um emprego? 11, 12. Que limites devem os pais sem conjuge preservar, e como podem fazer isso?

106

FAMILIA FELIZ

Passe o maior tempo possvel com os filhos

espera que seu filho assuma os deveres de chefe de famlia ou se ela usa uma filha como confidente, so brecarregando a menina com problemas ntimos. Fa zer isso e improprio, estressante e pode confundir a crianca. 12 Garanta a seus filhos que voce, como pai ou mae, cuidara deles nao o contrario. (Note 2 Corntios 12:14.) Talvez de vez em quando voce precise de um conselho ou apoio. Recorra aos anciaos cristaos, ou talvez a mulheres cristas maduras nao a seus filhos menores. Tito 2:3.
MANTENHA A DISCIPLINA
13

Um homem talvez tenha pouca dificuldade em

` 13. Que problema com relac ao a disciplina pode ter uma mae sem marido?

FAMILIAS

SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

107

ser levado a serio como disciplinador, mas a mulher sem pode ter problemas nesse respeito. Diz uma mae ` marido: Meus filhos tem corpo e voz de homem. As vezes e difcil nao parecer indecisa ou fraca em com parac ao. Ademais, voce talvez ainda chore a morte de um conjuge amado, ou talvez se sinta culpado ou irado por causa de um fracasso conjugal. Se a guar da dos filhos estiver dividida, voce talvez tema que seus filhos prefiram ficar com o seu ex-conjuge. Si tuac oes assim podem dificultar a administrac ao de disciplina equilibrada. 14 A Bblia diz que o rapaz deixado solto causara ` vergonha a sua mae. (Proverbios 29:15) Voce tem o Deus em estabelecer e fazer vigorar reapoio de Jeova ceda ao sentimento de gras familiares. Portanto, nao culpa, remorso ou medo. (Proverbios 1:8) Jamais com prometa princpios bblicos. (Proverbios 13:24) Procu re ser razoavel, coerente e firme. Com o tempo, a maio Mesmo assim, desejara ria dos filhos correspondera. levar em conta os sentimentos deles. Diz um pai viuvo: Minha disciplina precisa ser dosada com com por causa do trauma de terem perdido a preensao, mae. Falo com eles em toda a oportunidade. Temos nossos sos quando preparamos o jan momentos a tar. E nessas ocasioes que eles realmente se abrem comigo. 15 Se voce e divorciado, nada de bom resulta de mi nar o respeito pelo ex-conjuge. Discussoes dos pais minansao dolorosas para os filhos, e acabarao do o respeito deles por ambos. Assim, evite obser vac oes ferinas do tipo: Voce e como seu pai! Nao
14. Como podem os pais sem conjuge manter o conceito equilibrado sobre disciplina? ou o pai divorciado evitar ao falar sobre o 15. O que deve a mae ex-conjuge?

108

FAMILIA FELIZ

Filhos, cooperem com seu pai ou sua mae sem conjuge

importa que dor seu ex-conjuge lhe tenha inf ligido, ele ainda e pai, ou mae, de seu filho, que precisa do amor, da atenc ao e da disciplina de ambos.1 16 Conforme consi derado em cap tulos anteriores, a disciplina envolve treinamento e instruc ao, nao apenas puni c ao. Um bom programa de treinamento espiritual evita muitos problemas. (Filipenses 3:16) Assisten cia regular a reunioes cristas e essencial. (Hebreus 10:24, 25) Essencial tambem e realizar, semanalmen e te, um estudo bblico familiar. E verdade que nao facil manter a regularidade desse estudo. Depois de um dia de trabalho, o que a gente quer mesmo e des cansar, diz uma mae conscienciosa. Mas eu me con deixar de estudar com diciono mentalmente para nao a minha filha, sabendo que e algo que precisa ser
nos referimos a casos em que a crianca deva ser protegi1 Nao cruel ou violento. Tambem, da de um pai ou mae se o outro tenta enfraquecer a sua autoridade, talvez visando persuadir os filhos a largar voce, pode ser bom pedir que amigos experientes, como os anciaos na congregac ao crista, lhe deem conselhos sobre como li dar com a situac ao. 16. Que programac ao espiritual deve ser parte regular da discipli na num lar sem pai ou mae?

FAMILIAS

SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

109

A congregac ao nao ignora as viuvas e os meninos orfaos de pai

feito. Ela realmente gosta do nosso estudo familiar! 17 Timoteo, com panheiro do apostolo Paulo, eviden temente foi instrudo nos princpios bblicos por sua pelo pai. No mae e sua avo mas aparentemente nao entanto, que cristao notavel Timoteo se tornou! (Atos 16:1, 2; 2 Timoteo 1:5; 3:14, 15) Voce tambem pode esperar bons resultados de se empenhar em criar os fi lhos na disciplina e na regulac ao mental de Jeova. Efesios 6:4. viuva Certa mae suspirou: Quando volto para casa e vejo aquelas quatro paredes, especialmente de pois de as criancas terem ido para a cama, a solidao toma conta de mim. Sim, a solidao nao raro e o maior problema dos pais sem conjuge. E natural ansiar o cordial companheirismo e as intimidades do casamento. Mas devia a pessoa tentar resolver esse pro blema a todo o custo? Nos dias do apostolo Paulo,
18

COMO VENCER A SOLIDAO

17. O que se pode aprender da excelente criac ao que teve Timoteo, companheiro de Paulo? atacar os pais sem conjuge? 18, 19. (a) Como pode a solidao (b) Que conselho se da para ajudar a controlar os desejos carnais?

110

FAMILIA FELIZ

algumas viuvas jovens permitiam que seus impulsos sexuais se interpusessem entre elas e o Cristo. (1 Timoteo 5:11, 12) Permitir que desejos carnais ofusquem interesses espirituais seria prejudicial. 1 Ti moteo 5:6. disse: Os impulsos sexuais 19 Um homem cristao sao muito fortes, mas voce pode controla-los. Quan do um pensamento mau invade a sua mente, voce nao deve alimenta-lo. Deve livrar-se dele. Pensar nos filhos tambem ajuda. A Palavra de Deus aconselha: Amortecei os membros do vosso corpo com respeito ao apetite sexual. (Colossenses 3:5) Se estivesse tentando amortecer seu apetite por alimentos, leria revistas com fotos de alimentos deliciosos, ou se asso ciaria com pessoas que quase so falam em comida? Nunca! O mesmo se aplica a desejos carnais. 20 Alguns crist aos passaram a namorar descren tes. (1 Corntios 7:39) Isso resolveu o problema deles? Uma crista divorciada alertou: Ha algo muito Nao. pior do que estar descasada. E estar casada com a no primeiro secupessoa errada! As viuvas cristas lo sem duvida tinham momentos de solidao, mas as sensatas mantinham-se ocupadas hospedando es tranhos [ou estrangeiros], lavando os pes dos santos e socorrendo os em tribulac ao. (1 Timoteo 5:10) Cris muitos anos esperam taos fieis da atualidade, que ha encontrar um conjuge temente a Deus, tambem se mantem atarefados. Uma viuva crista de 68 anos pas sou a visitar outras viuvas sempre que sentia solidao. Ela disse: Descobri que por fazer essas visitas, cui dar da minha casa e da minha espiritualidade nao
20. (a) Que perigo ronda os que namoram descrentes? (b) De que modo pessoas sem conjuge no primeiro seculo e agora tem com batido a solidao?

FAMILIAS

SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

111

mora so com seu pai ou com sua mae? Voce Em caso afirmativo, o que pode fazer para ajudar? Por um lado, seja obediente. Nem o tamanho nem o sexo dao aos filhos permissao de abandonar a lei de sua mae. seja obedien ordena que voce (Proverbios 1:8) Jeova te e, a longo prazo, isso revertera em sua felicidade. Proverbios 23:22; Efesios 6:1-3. traTome a iniciativa, seja apreciativo. Minha mae balha num hospital, e o uniforme dela tem de ser pas sado a ferro. Assim, eu o passo para ela, diz Antonio. por isso eu o faco. Certa mae Isso ajuda minha mae, diz: Verifico com frequencia que, quando estou real mente abatida ou irritavel por causa dum dia espe cialmente difcil no trabalho, e chego em casa esse o dia que minha filha escolheu para por a mesa e e ir adiantando o jantar. Lembre-se de que sua cooperac ao e importante. Depois de um duro dia de trabalho, pode ser difcil dirigir o estudo bblico seu pai ou sua mae familiar. nao cooperar, piorara as coisas. Procure esSe voce tar pronto na hora marcada. Prepare as lic oes. Sendo a obediente, apreciativo e cooperador, voce agradara e, mais importante, agradara a seu pai ou a sua mae Deus.

O QUE OS FILHOS PODEM FAZER

me sobra tempo para solidao. Ensinar outros sobre o Reino de Deus e uma atividade especialmente be nefica. Mateus 28:19, 20. existe cura milagrosa para 21 Admitidamente, nao a solidao. Mas e possvel suporta-la com a forca que vem de Jeova. O cristao recebe tal forca quando per siste em suplicas e em orac oes, noite e dia. (1 Timo 21. Como podem a orac ao e o bom companheirismo ajudar a ven cer a solidao?

112

FAMILIA FELIZ

pedidos fervorosos, sim, apelos teo 5:5) Suplicas sao por ajuda, talvez com brados e lagrimas. (Note He breus 5:7.) Abrir seu corac ao a Jeova noite e dia realmente pode ajudar. Ademais, o companheirismo sadio pode contribuir muito para preencher o vazio da Atraves solidao. do bom companheirismo, pode-se ouvir a boa palavra de encorajamento mencionada em Proverbios 12:25. vez por outra se mani22 Se sentimentos de solidao lemfestarem e provavelmente se manifestarao bre-se de que ninguem tem um quinhao perfeito na vida. De fato, a associac ao inteira dos nossos irmaos sofre, de uma maneira ou de outra. (1 Pedro 5:9) Evite remoer o passado. (Eclesiastes 7:10) Contabilize as suas vantagens. Acima de tudo, esteja decidido a ser ntegro e a alegrar o corac ao de Jeova. Proverbios 27:11. O apoio e a ajuda de concristaos e inestimavel. Tiago 1:27 diz: A forma de adorac ao que e pura e ima culada do ponto de vista de nosso Deus e Pai e esta: cuidar dos orfaos e das viuvas na sua tribulac ao. Sim, e dever dos cristaos ajudar famlias sem pai ou De que maneiras praticas mae. se pode fazer isso? 24 Pode-se dar ajuda material. A Bblia diz: Todo aquele que tiver os meios deste mundo para susten padece necestar a vida e observar que o seu irmao sidade, e ainda assim lhe fechar a porta das suas ter nas compaixoes, de que modo permanece nele o amor
23

COMO OUTROS PODEM AJUDAR

22. Que ponderac oes serao uteis caso a solidao se manifeste de tempos a tempos? 23. Que responsabilidade tem os concrist aos para com os pais sem conjuge na congregac ao? 24. De que maneiras se pode ajudar as famlias sem pai ou mae?

FAMILIAS

SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

113

3:17) A palavra grega original para de Deus? (1 Joao observar nao significa apenas um relance casual, mas sim um olhar propositado. Isso indica que o cris bondoso talvez precise primeiro conhecer as cirtao cunstancias e as necessidades da famlia. Talvez pre cisem de dinheiro. Alguns talvez precisem de alguem que faca consertos na casa. Ou simplesmente apre ciem ser convidados para uma refeic ao ou uma festinha. 25 Alem disso, 1 Pedro 3:8 diz: Sede todos da mesma mentalidade, compartilhando os sentimentos, exercendo afeic ao fraternal, ternamente compassi vos. Certa mae de seis filhos, sem marido, disse: ` vezes, fico frustrada. Mas, de vez Tem sido difcil e, as ou uma irma me diz: Joana, em quando, um irmao voce esta fazendo um bom trabalho. Vai valer a pena. So saber que outros pensam na gente e se importam de mais idade podem dar ja ajuda. Mulheres cristas ajuda especialmente eficaz a maes jovens sem marido, escutando-as quando tiverem problemas que seria embaracoso considerar com um homem. 26 Os homens crist aos podem ajudar de outras ma neiras. Jo, um homem justo, disse: Pois eu salvava o tivesmenino orfao de pai e qualquer um que nao se ajudador. (Jo 29:12) Atualmente, alguns homens cristaos tambem tem interesse sadio em criancas sem pai e as tratam com genuno amor proveniente dum corac ao puro, sem motivos escusos. (1 Timoteo 1:5) Sem negligenciar a sua propria famlia, eles podem vez por outra trabalhar com esses jovens no mi 25. Como podem os concristaos ser compassivos para com os pais sem conjuge? 26. Como podem os homens cristaos maduros ajudar criancas or fas de pai?

114

FAMILIA FELIZ

e, quem sabe, convida-los nisterio cristao a participar no estudo ou na recreac ao da famlia. Essa bondade pode muito bem salvar do mau caminho uma crian ca orfa. 27 Em ultima analise, naturalmente, os que criam sozinhos os filhos precisam levar a sua propria car ga de responsabilidade. (Galatas 6:5) Mas podem contar com o amor de irmaos cristaos e do proprio Jeova Deus. A Bblia diz a respeito de Jeova: Alivia o menino orfao de pai e a viuva. (Salmo 146:9) Com o poseu apoio amoroso, as famlias sem pai ou mae dem dar certo!
27. Com que apoio podem os pais sem conjuge contar?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


OS PAIS E OS FILHOS A LIDAR COM OS PROBLEMAS EM FAM ILIAS SEM PAI OU M AE ?

pai de meninos orf aos Deus e Jeova de pai e juiz de viuvas. Salmo 68:5. essencial para o exito. O bom planejamento e Proverbios 21:5. Jeova apoia o direito dos pais de aplicar a disciplina correta. Proverbios 1:8. sensatas mantem-se Viuvas cristas ocupadas em boas obras e persistem em orac ao. 1 Timoteo 5:5, 10. aos Mostrar o devido interesse pelos orf e viuvas faz parte da adorac ao verdadeira. Tiago 1:27.
FAMILIAS
SEM PAI OU MAE PODEM DAR CERTO!

115

CAPITUL O

10

Quando algu em da famlia adoece


O COM certeza deve ser considerado um ho mem que teve uma vida familiar feliz. A Bblia chama-o de o maior de todos os orientais. Ele ti filhas. E tinha tambem boas nha sete filhos e tres condic oes de sustentar a sua famlia. Mais importante ainda, ele liderava as atividades espirituais e zelava pela posic ao de seus filhos perante Jeova. Tudo isso resultou num estreito e feliz vnculo fa 1:1-5. miliar. Jo 2 A situac ao de Jo nao passou despercebida a Deus. Satanas, Satanas, o arqui-inimigo de Jeova que sempre procura meios de quebrar a integrida por destruir a sua de dos servos de Deus, atacou Jo famlia feliz. Da, golpeou a Jo com um furunculo maligno, desde a sola de seu pe ate o alto da sua esperava usar a cabeca. Dessa maneira, Satanas tragedia e a doenca para quebrar a integridade de Jo 2:6, 7. Jo. Mas da o nome da doenca de Jo. 3 A Bblia nao descreve os seus sintomas. Sua carne ficou coberta de gusanos, sua pele formou crostas e se de Seu halito compos. era repulsivo, e seu corpo chei rava mal. Ele sentia muitas dores. (Jo 7:5; 19:17; 30:17, 30) Em agonia, Jo sentava-se no meio de cin-

a tragedia 1, 2. Como usou Satanas e a doenca para tentar que brar a integridade de Jo? 3. Quais eram os sintomas da doenca de Jo?

116

FAMILIA FELIZ

2:8) zas e se raspava com um caco de ceramica. (Jo Realmente, um quadro lastimavel! se ficasse tao doente assim? 4 Como reagiria voce Hoje, Satanas nao ataca os servos de Deus com doencas, como fez com Jo. Mesmo assim, por cau sa da imperfeic ao humana, das tensoes da vida e se pode do degenerante meio em que vivemos, so esperar que, de tempos a tempos, alguem da fam lia adoeca. Apesar das possveis medidas preventi estamos sujeitos a ` doenca, embora vas, todos nos poucos sofram como Jo sofreu. Quando a doenca invade a nossa casa, isso pode ser realmente desa fiador. Vejamos, pois, como a Bblia nos ajuda a enfrentar esse sempre presente inimigo da humani dade. Eclesiastes 9:11; 2 Timoteo 3:16.
COMO ISSO O AFETA?

A quebra na rotina da vida, seja por que causa sempre difcil, for, e e em especial se for causada por uma doenca prolongada. Mesmo uma doenca pas sageira exige ajustes, concessoes e sacrifcios. Os estao doentes talvez precisem da famlia que nao fazer silencio para que o doente descanse. Talvez tenham de renunciar a certas atividades. Mesmo mesmo crianassim, na maioria das famlias, ate cinhas se condoem de um doente, embora talvez ocasionalmente precisem ser lembradas de mos trar considerac ao. (Colossenses 3:12) Em caso de doenca passageira, a famlia em geral sabe o que deve fazer. Ademais, todos na famlia esperam ser tratados com a mesma considerac ao caso um
4. O que acontece de tempos a tempos em todas as famlias? 5. Como em geral agem os da famlia em casos de doenca passageira?
QUANDO ALGUEM DA FAMILIA ADOECE

117

O cristao tem a oportunidade de revelar a profundeza de seu amor quando seu companheiro adoece

dia venham a adoecer. Mateus 7:12. 6 E se a doen ca for muito grave e a quebra na rotina for drastica e prolongada? Por exem plo, se alguem fica paralisado por um derrame, incapacitado pela doenca de Alzheimer ou debilitado por outra doenca? Ou se um membro da famlia vier a sofrer de uma doenca mental, como a esquizofrenia? Em geral, a primeira reac ao e de compaixao tristeza pelo grande sofrimento de um ser amado. Mas a com` pode ser seguida de outras reacoes. paixao A medi da que os da famlia se sentem muito afetados e veem a sua liberdade ser tolhida pela doenca de uma pessoa, podem passar a criar ressentimentos. Talvez se perguntem: Por que isso acontece conosco? 7 Algo similar parece ter passado pela mente da Lembre-se, ela ja havia perdido os fiesposa de Jo. lhos. Aqueles eventos tragicos sem duvida a deixaram cada vez mais atormentada. Por fim, quando
` 6. Que reac oes ocorrem as vezes quando alguem da famlia pega uma doenca grave ou prolongada? ` 7. Como reagiu a esposa de Jo a doenca dele, e de que ela evidentemente se esqueceu?

118

FAMILIA FELIZ

viu seu outrora ativo e vigoroso marido padecer de uma doenca dolorosa e repulsiva, ela aparentemente perdeu de vista o fator vital que se sobrepunha a todas as tragedias a relac ao dela e de seu ma rido com Deus. A Bblia diz: Finalmente, [a] espo ` tua integrisa [de Jo] lhe disse: Ainda te aferras a 2:9. dade? Amaldicoa a Deus e morre! Jo 8 Muitos ficam frustrados, ate mesmo irritados, quando a sua vida muda radicalmente por causa da doenca de outra pessoa. Mas o cristao que pon dera a situac ao deve compreender que isso lhe da a oportunidade de demonstrar a genuinidade de longanime seu amor. O amor verdadeiro e e be nigno . . . [e] nao procura os seus proprios interesses . . . Suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. (1 Corntios 13:4-7) Em vez de deixar que os sentimentos negativos tomem conta, portanto, essencial fazermos o maximo e para controla-los. Proverbios 3:21. 9 O que se pode fazer para preservar o bem-estar espiritual e emocional de uma famlia que tenha alguem muito doente? Naturalmente, toda doen ca exige cuidados e tratamento proprios, e nao seria apropriado recomendar neste livro algum tipo de tratamento medico, hospitalar ou em domiclio. Nao obstante, em sentido espiritual, Jeova ergue a todos os encurvados. (Salmo 145:14) O Rei Davi es creveu: Feliz aquele que tiver considerac ao para com o de condic ao humilde; no dia da calamidade
8. Quando alguem da famlia fica muito doente, que texto bblico os outros da famlia ajudara a manter o conceito correto? 9. Ter que certezas pode ajudar espiritual e emocionalmente a fa mlia que tenha alguem muito doente?
QUANDO ALGUEM DA FAMILIA ADOECE

119

o pora a salvo. O proprio o guardara e Jeova Jeova preservara vivo. . . . O proprio Jeova o amparara no diva de enfermidade. (Salmo 41:1-3) Jeova preserva espiritualmente vivos os seus servos, mesmo se forem provados emocionalmente alem de seus proprios limites. (2 Corntios 4:7) Muitos que en frentam doenca grave na famlia tem repetido as palavras do salmista: Fui muitssimo atribulado. preserva-me vivo, segundo a tua palavra. O Jeova, Salmo 119:107. O esprito do homem pode aguentar a sua en fermidade, diz um proverbio bblico, mas, quanto ao esprito abatido, quem o pode suportar? (Pro verbios 18:14) Um trauma pode afligir o esprito da famlia bem como o esprito do homem. No entan to, o corac ao calmo e a vida do organismo carnal. (Proverbios 14:30) O exito de uma famlia em lidar com uma doenca grave depende em grande parte da atitude, ou esprito, de seus membros. Note Proverbios 17:22. teve de suportar a invali11 Certa mulher crista dez de seu marido, causada por um derrame depois de apenas seis anos de casados. A fala de meu marido ficou bastante prejudicada, e tornou-se quase impossvel conversar com ele, ela recorda. O esforco mental de tentar entender o que ele queria di zer era mesmo muito grande. Imagine, tambem, a agonia e a frustrac ao que o marido deve ter sentido. O que fez o casal? Embora morassem bem longe de uma congregac ao crista, a esposa fez o possvel
10

ATITUDE QUE CURA

10, 11. (a) O que e vital para que a famlia enfrente com exito a doenca? (b) Como certa mulher enfrentou a doenca de seu marido?

120

FAMILIA FELIZ

para permanecer espiritualmente forte mantendose em dia com as novidades organizacionais e o fluxo contnuo de alimento espiritual nas revistas A Sentinela e Despertai!. Isto deu a ela a forca espi a morritual para cuidar de seu esposo amado ate te dele, quatro anos depois. foi ele, o enfermo, que permane12 No caso de Jo ceu forte. Devemos aceitar apenas o que e bom da parte do Deus verdadeiro e nao aceitar tambem o que e mau?, perguntou ele a sua esposa. (Jo 2:10) para menos que o discpulo e Nao Tiago mais tar de citasse Jo como exemplo notavel de paciencia e resignac ao! Em Tiago 5:11 lemos: Ouvistes falar da perseveranca de Jo e vistes o resultado que Jeova deu, que Jeova e mui terno em afeic ao e e misericor dioso. Tambem hoje, em muitos casos, a coragem do doente tem ajudado outros na famlia a manter um enfoque positivo. enfrentaram doenca na 13 A maioria dos que ja incomum e famlia concorda que, de incio, nao que outros na famlia achem difcil enfrentar a rea lidade. Dizem tambem ser de extrema importan cia a maneira de se encarar a situac ao. Mudancas e ajustes na rotina da famlia podem ser difceis de incio. Mas, se realmente se esforcar, a pes ajustar-se a uma situacao nova. Ao fasoa podera importante nao comparar as nossas cirzer isso, e doenca tem cunstancias com as de outros que nao na famlia, achando que a vida deles e mais facil e e que isso simplesmente nao justo!. Na verdade,
` 12. Como se viu no caso de Jo, que contribuic ao as vezes faz o doente? 13. Que comparac ao nao deve fazer a famlia que tenha alguem muito doente?
QUANDO ALGUEM DA FAMILIA ADOECE

121

realmente sabe que cargas os outros tem ninguem de carregar. Todos os cristaos encontram consolo nas palavras de Jesus: Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. Mateus 11:28. Em face de doenca grave, a famlia faria bem em lembrar-se destas palavras inspiradas: Na de conselheiros ha consecucao. multidao (Prover bios 15:22) Poderia a famlia reunir-se e discutir a situac Certamente seria ao provocada pela doenca? bom fazer isso com orac ao, e buscar orientac ao na Palavra de Deus. (Salmo 25:4) O que se devia con decisoes siderar nessa reuniao? Bem, ha a tomar sobre tratamento medico, assuntos financeiros e do doende famlia. Quem, principalmente, cuidara te? Como pode a famlia cooperar nesse sentido? cada membro da De que modo os planos afetarao famlia? Como serao atendidas as necessidades es pirituais e outras do responsavel principal de cuidar do doente? 15 Buscar fervorosamente a orientac ao de Jeova em orac ao, meditar na sua Palavra e seguir corajo samente o caminho indicado pela Bblia muitas ve zes resulta em benc aos alem de nossas expecta tivas. A recuperac ao da pessoa doente na famlia nem sempre acontece. Mas confiar em Jeova sem pre resulta no melhor, em qualquer situac ao. (Salmo 55:22) O salmista escreveu: Amparava-me a Jeova. Quando os meus tua propria benevolencia, o
14

ESTABELE CA PRIORIDADES

14. Como se pode estabelecer prioridades corretas? Jeova a ` famlia 15. Que apoio da que tenha alguem muito doente?

122

FAMILIA FELIZ

pensamentos inquietantes se tornaram muitos no meu ntimo, tuas proprias consolac oes comecaram a afagar a minha alma. Salmo 94:18, 19; veja tambem Salmo 63:6-8. A doenca famlia pode causar proble grave na mas para os filhos. E vital que os pais ajudem os filhos a entender as necessidades que surgiram e um o que podem fazer para ajudar. Se o doente e dos filhos, deve-se ajudar seus irmaos a entender que a atenc ao e cuidados extras que ele recebe nao significa que os outros filhos sejam menos amados. Em vez de permitir que surjam ressentimento ou rivalidade, os pais podem ajudar os outros filhos a desenvolver um vnculo ainda mais estreito entre ` medida que ajudam a ensi e a ter afeto genuno a frentar a situac ao causada pela doenca. mais receptivas 17 Criancinhas geralmente serao se os pais apelarem para seus sentimentos, em vez de para longas ou complicadas explicac oes clni cas. Assim, elas terao uma noc ao do que o doente passando. Se os filhos nao doentes observaesta rem como a doenca impede o doente de fazer muitas das coisas que eles consideram naturais, pro mais afeicao fraternal e serao vavelmente terao ternamente compassivos. 1 Pedro 3:8. 18 Aos filhos mais velhos deve-se ajudar a ver que existe uma situac ao difcil e que e preciso abnega c ao da parte de todos na famlia. Com consultas
16

COMO AJUDAR AS CRIANCAS

16, 17. O que se pode dizer para uma criancinha a respeito da doenca de um de seus irmaos? 18. Como se pode ajudar os filhos mais velhos a entender os problemas causados pela doenca, e como isso lhes pode beneficiar?
QUANDO ALGUEM DA FAMILIA ADOECE

123

ser possvel medicas e remedios a pagar, pode nao que os pais deem aos outros filhos tudo o que gos ressentidos os filhos, achantariam de dar. Ficarao a sido que estao sendo lesados? Ou entenderao tuac ao e desejarao fazer os necessarios sacrifcios? Muito depende de como o assunto e tratado e do esprito que se cria na famlia. De fato, em muitos lares, a doenca na famlia ajuda os filhos a aplicar [facais] nada por briga o conselho de Paulo: Nao ou por egotismo, mas, com humildade mental, [con nao visando, em siderai] os outros superiores a vos, interesse pessoal, apenas os vossos proprios as suntos, mas tambem, em interesse pessoal, os dos outros. Filipenses 2:3, 4. se opoem 19 Cristaos equilibrados nao a trata mento medico, contanto que este nao viole a lei de da famlia Deus. Quando alguem adoece, eles buscam avidamente ajuda para aliviar o padecimen to do enfermo. Mesmo assim, pode haver opinioes medicas conflitantes, que precisam ser avaliadas. Alem do mais, em anos recentes surgiram doencas tem e disturbios novos, muitos dos quais ainda nao um tratamento padrao amplamente reconhecido. mesmo um diagnostico Ate correto pode ser difcil de conseguir. Entao, o que deve fazer o cristao? 20 Embora um dos escritores bblicos fosse me dico e o apostolo Paulo desse bons conselhos de saude ao seu amigo Timoteo, as Escrituras sao
19, 20. (a) Que responsabilidades recaem sobre os chefes de fa seja mlia que tenham alguem doente na famlia? (b) Embora nao orientacoes um livro de medicina, de que modo a Bblia da em questoes de doenca?

TRATAMENTO M EDICO

124

FAMILIA FELIZ

O esforco conjunto da famlia torna possvel resolver os problemas

um livro de meum guia moral e espiritual, nao dicina. (Colossenses 4:14; 1 Timoteo 5:23) Assim, em assuntos de tratamento medico, os chefes de fa de tomar as suas proprias mlia cristaos tem deci soes equilibradas. Talvez constatem que precisam medica. obter mais de uma opiniao (Note Proverbios 18:17.) Certamente desejam a melhor assis tencia disponvel para o doente, e a maioria pro cura isso entre os medicos convencionais. Alguns confiam mais em terapias alternativas. Isso tam e assunto de decisao pessoal. Mas mesmo asbem sim, ao lidar com problemas de saude, os cristaos nao impedem que a palavra de Deus seja lampa da para os seus pes e luz para a sua senda. (Sal mo 119:105) Eles seguem sempre as orientac oes
QUANDO ALGUEM DA FAMILIA ADOECE

125

da Bblia. (Isaas 55:8, 9) Assim, evitam tecnicas de diagnostico que envolvam espiritismo e tratamen tos que violem princpios bblicos. Salmo 36:9; Atos 15:28, 29; Revelac ao (Apocalipse) 21:8. 21 Veja o caso de uma jovem senhora asiatica. Pouco depois de ter comecado a aprender sobre a Bblia em resultado de seu estudo com uma Tes ela deu a ` luz prematuramente temunha de Jeova, uma menina de apenas 1 quilo e 470 gramas. Ela ficou arrasada quando um medico lhe disse que a crianca sofreria de serias limitac oes no desenvolvimento e que jamais conseguiria andar. Ele acon a uma instituicao. Seu selhou-a a entregar o bebe marido ficou indeciso. A quem ela poderia recorrer? 22 Ela diz: Lembrei-me de ter aprendido na Bblia que os filhos sao uma heranca da parte de Jeova; o fruto do ventre e uma recompensa. (Salmo 127:3) Ela decidiu levar para casa essa heranca e cui dar dela. Foi difcil no comeco, mas, com a ajuda de irmaos cristaos da congregac ao local das Testemu nhas de Jeova, ela saiu-se bem e proveu a crianca da necessaria ajuda especial. Doze anos mais tar ` reunioes do Reino e se de, a menina ia as no Salao associava com outros jovens. A mae comenta: Sou muito grata de que os princpios bblicos levaram me a fazer o que e certo. A Bblia ajudou-me a ter Deus e a eviuma consciencia limpa perante Jeova tar o arrependimento pelo resto da vida. existirao para sempre. O pro23 As doencas nao
21, 22. Que aplicac ao de um princpio bblico fez certa mulher dela se mostrou acertada no seu caso? asiatica, e como a decisao a Bblia 23. Que consolo da aos doentes e aos que cuidam deles?

126

FAMILIA FELIZ

feta Isaas apontou o tempo em que nenhum re Estou doente. (Isaas sidente dira: 33:24) Essa promessa se cumprira no iminente novo mundo. Mas, ate la, temos de conviver com a doenca e a morte. Felizmente, a Palavra de Deus nos orienta e ajuda. As regras basicas de conduta da Bblia sao perenes, e transcendem as sempre mutaveis opi nioes de humanos imperfeitos. Assim, a pessoa sabia concorda com o salmista, que escreveu: A lei perfeita, fazendo retornar a alma. A ad e de Jeova fidedigna, tornando sabio e vertencia de Jeova o sao inexperiente. . . . As decisoes judiciais de Jeova verdadeiras; mostraram-se inteiramente justas. . . . grande recompensa em guarda-las. Ha Salmo 19:7, 9, 11.

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


A FAM ILIA A ENFRENTAR A DOEN CA GRAVE E A QUEBRA DE ROTINA QUE ELA PROVOCA ?

O amor e longanime e suporta todas as coisas. 1 Corntios 13:4-7. E importante cultivar atitude correta. Proverbios 18:14. E bom procurar conselhos antes de tomar decisoes importantes. Proverbios 15:22. difcil. nos da apoio quando a vida e Jeova Salmo 55:22. um guia em todas as e A Palavra de Jeova situac oes. Salmo 119:105.
QUANDO ALGUEM DA FAMILIA ADOECE

127

CAPITUL O

11

Mantenha a paz na famlia

os que tem ELIZES sao uma famlia em que ha amor, compreensao e paz. Esperamos que seja assim na sua famlia. Lamentavelmente, inumeras famlias nao se enquadram nessa descric ao, e estao divididas por uma razao ou outra. O que divide as fatofamlias? Neste captulo, consideraremos tres res. Em algumas famlias, nem todos sao da mes Em outras, os filhos nao tem ma religiao. o mesmo pai ou a mesma mae biologicos. Em ainda outras, a luta pelo sustento ou o desejo de possuir mais da fambens materiais parecem forcar a desuniao lia. No entanto, certas circunstancias que numa fa podem nao ter o mesmo efeito mlia causam divisao em outras. O que faz a diferenca? o ponto de vista. Se voce tenta 2 Um dos fatores e sinceramente entender o ponto de vista da outra mais provavel pessoa, e que discirna como preser a sua fon var a uniao na famlia. Um segundo fator e te de orientac oes. Muitos seguem os conselhos de colegas de trabalho, de vizinhos, de colunistas de jornal ou de outros conselheiros humanos. Mas ha os que descobriram o que a Palavra de Deus diz so bre a sua situac ao e passaram a aplicar o que apren deram. Como e que isso ajuda a manter a paz no lar? 2 Timoteo 3:16, 17.

na famlia? 1. Que diversos fatores podem causar divisao 2. De quem alguns buscam orientac oes para a vida familiar, mas qual e a melhor fonte de tais orientac oes?

128

FAMILIA FELIZ

nos caA Bblia nos aconselha fortemente a nao sar com alguem de outra religiao. (Deuteronomio 7:3, 4; 1 Corntios 7:39) Mas talvez voce tenha apren casada, e seu marido nao. dido a verdade bblica ja E entao? Naturalmente, os votos conjugais ainda va lem. (1 Corntios 7:10) A Bblia enfatiza a perenida de do vnculo conjugal e incentiva os casais a resol ver suas divergencias, em vez de fugir delas. (Efesios 5:28-31; Tito 2:4, 5) Mas, que dizer se seu marido for rigorosamente contra a que voce pratique a religiao ` da Bblia? Talvez tente impedi-la de ir as reunioes quer que sua escongregacionais ou diga que nao O que voce posa va de casa em casa falar de religiao. fara? 4 Pergunte-se: Por que meu marido pensa assim? entende o que voce (Proverbios 16:20, 23) Se ele nao faz, talvez se preocupe com voce. Ou talvez esteja sendo pressionado por parentes porque voce nao mais participa de certos costumes importantes para eles. Sozinho em casa, eu me sentia desprezado, disse certo marido. Ele achava que estava perdendo Mas o orgulho o ima sua esposa para uma religiao. Seu marido talvez pedia de admitir a sua solidao. nao sigprecise da garantia de que seu amor a Jeova nifica que voce agora o ama menos do que antes. deixe de buscar a companhia dele. Nao 5 Mas, para enfrentar sabiamente a situac ao, e preciso atentar a algo ainda mais importante. A
3

SE SEU MARIDO E DE OUTRA RELIGI AO

3. (a) Qual e o conselho bblico sobre casar-se com alguem de re diferente? (b) Cite alguns princpios ligiao basicos que se aplicam caso um dos conjuges seja crente e o outro nao. seja 4. Como pode a esposa mostrar empatia caso o marido nao da mesma religiao? 5. Que equilbrio deve ter a esposa cujo marido e de outra religiao?

MANTENHA

A PAZ NA FAMILIA

129

Procure entender o ponto de vista do outro

Palavra de Deus exorta as esposas: Estai sujeitas decente no Seaos vossos maridos, assim como e nhor. (Colossenses 3:18) Assim, ela alerta contra o esprito de independencia. Alem disso, por dizer como e decente no Senhor, esse texto indica que a sujeic ao ao marido deve levar em conta tambem a sujeic ao ao Senhor. Tem de haver equilbrio. assistir a reunioes 6 Para o cristao, congregacio nais e dar testemunho de sua fe baseada na Bblia sao aspectos importantes da adorac ao verdadeira devem ser negligenciados. (Romanos 10:9, que nao se um 10, 14; Hebreus 10:24, 25) O que faria, entao, humano lhe proibisse categoricamente de cumprir um requisito de Deus? Os apostolos de Jesus Cristo declararam: Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens. (Atos 5:29) O exem plo deles abriu um precedente aplicavel a muitas
6. Que princpios deve ter em mente a esposa crista?

130

FAMILIA FELIZ

situac oes na vida. Sera que seu amor a Jeova indu zira voce a dar a Ele a devoc ao que de direito Lhe seu amor e respeipertence? Ao mesmo tempo, fara to pelo marido com que voce procure fazer isso de um modo que seja aceitavel para ele? Mateus 4:10; 1 Joao 5:3. 7 Jesus disse que isso nem sempre seria possvel. ` Ele alertou que, por causa da oposic ao a adorac ao verdadeira, membros crentes de algumas famlias se sentiriam cortados dos demais, como que por um golpe de espada. (Mateus 10:34-36) Certa mu passou por isso. Ela sofreu oposicao lher, no Japao, do marido por 11 anos. Ele a maltratava terrivelmente e, muitas vezes, a trancava fora de casa. Mas ela permaneceu firme. Irmaos da congregac ao cris ta ajudaram-na. Ela orava incessantemente e derivava muito encorajamento de 1 Pedro 2:20. Essa tinha certeza de que, se perseverasse, um dia crista E foi seu marido se juntaria a ela em servir a Jeova. isso o que aconteceu. pode fazer para influir na ati muito que voce 8 Ha contra tude de seu marido. Por exemplo, se ele e a sua religiao, nao lhe de razoes validas para se queixar em outros sentidos. Mantenha limpa a casa. Zele pela sua aparencia pessoal. Seja generosa nas expressoes de amor e apreco. Em vez de criticar, conta com a chefia dele. Nao apoie. Mostre que voce retalie, caso se sinta injusticada. (1 Pedro 2:21, 23) ` Faca concessoes a imperfeic ao humana e, em caso de altercac ao, humildemente seja a primeira a pedir desculpas. Efesios 4:26.
7. Que determinac ao deve ter a esposa crista? 8, 9. Como pode a esposa evitar criar obstaculos desnecessarios para o marido?

MANTENHA

A PAZ NA FAMILIA

131

permita que a sua ida as ` reunioes Nao atra se as refeic oes. Talvez prefira tambem participar no quando seu marido nao esta em ministerio cristao casa. E sensato que a esposa crista evite pregar ao se interesse. Ela prefere seguir marido, caso ele nao o conselho do apostolo Pedro: Vos, esposas, estai sujeitas aos vossos proprios maridos, a fim de que, forem obedientes a ` palavra, sejam gase alguns nao nhos sem palavra, por intermedio da conduta de suas esposas, por terem sido testemunhas oculares de sua conduta casta, junto com profundo respei procuram se to. (1 Pedro 3:1, 2) As esposas cristas esmerar na manifestac ao dos frutos do esprito de Deus. Galatas 5:22, 23.
9

e a esposa nao? Que dizer se o marido e cristao A Bblia da orientac oes para essa situac ao. Ela diz: tiver esposa incredula, Se algum irmao e ela, con tudo, estiver disposta a morar com ele, que ele nao a deixe. (1 Corntios 7:12) Ela tambem admoesta os maridos: Persisti em amar as vossas esposas. Colossenses 3:19. diferente da sua, de sua esposa e 11 Se a religiao faca esforco especial de mostrar respeito pela sua companheira e considerac ao pelos seus sentimentos. Como adulta, ela tem direito a certa medida de liberdade para praticar suas crencas religiosas, discorde delas. Nao espere que da mesmo que voce falar com ela a respeito de sua primeira vez que voce fe ela abandone suas crencas de longa data em fa
10

QUANDO A ESPOSA NAO E CRISTA

10. Como deve o marido agir com a esposa que professe uma crenca diferente? 11. Como pode o marido usar discernimento e tato na chefia caso seja crista? a esposa nao

132

FAMILIA FELIZ

vor de algo novo. Em vez de dizer abruptamente que os costumes religiosos que ela e a famlia dela ha tanto tempo prezam sao falsos, procure paciente` base das Escrituras. Ela mente raciocinar com ela a pode sentir-se desprezada caso voce dedique muito ` tempo as atividades da congregac ao. Talvez se opo mas o renha aos seus empenhos de servir a Jeova, cado basico talvez seja apenas: Preciso que fique mais tempo comigo! Seja paciente. Com amor e con siderac ao, com o tempo ela podera ser ajudada a aceitar a adorac ao verdadeira. Colossenses 3:1214; 1 Pedro 3:8, 9. unida na adoracao, a instruNuma famlia nao c ao religiosa dos filhos pode ser um problema. Como aplicar os princpios bblicos? A Bblia atribui ao pai a responsabilidade primaria de instruir os filhos, tem um papel importante nisso. tambem mas a mae (Proverbios 1:8; note Genesis 18:19; Deuteronomio 11:18, 19.) Mesmo que nao aceite a chefia de Cristo, o cabeca da famlia. o pai ainda e objetam a que a 13 Alguns pais descrentes nao mae ensine religiao aos filhos. Outros objetam. Que de levar os filhos as ` fazer se seu marido probe voce reunioes congregacionais ou ate mesmo de estudar preciso a Bblia com eles em casa? Nesse caso, e equilibrar varias obrigac oes sua obrigac ao para com Jeova Deus, para com seu cabeca conjugal e para com seus filhos amados. Como conciliar tudo isso?
12

EDUCAC AO DOS FILHOS

12. Mesmo que o marido e a esposa sejam de religioes diferentes, como devem os princpios bblicos governar a educac ao dos filhos? ` reunioes 13, 14. Se o marido probe a esposa de levar os filhos as cristas ou de estudar com eles, o que ela pode fazer?

MANTENHA

A PAZ NA FAMILIA

133

a respeito. (Filipenses Com certeza voce orara e 4:6, 7; 1 Joao 5:14) No fim das contas, porem, voce que tera de decidir o que fazer. Se usar de tato, dei nao esta dexando claro para seu marido que voce safiando a chefia dele, pode ser que a oposic ao se de levar os filhos atenue. Mesmo que ele proba voce ` reunioes, as ou de ter um estudo bblico formal com eles, voce pode ensina-los. Por meio da conversa diaria e do bom exemplo, procure inculcar neles uma na sua Palavra, de fe boa medida de amor a Jeova, de respeito pelos pais incluindo o pai de interesse no bem-estar dos outros e de apreco por bons habitos de trabalho. Com o tempo, o pai talvez note os bons resultados e venha a valorizar os seus em penhos. Proverbios 23:24. e sua esposa nao, e 15 Se voce e cristao seu dever criar os filhos na disciplina e na regulac ao mental de Jeova. (Efesios 6:4) Ao fazer isso, naturalmente, deve ser bondoso, amoroso e razoavel voce com a sua esposa.
14

incomum que ate filhos me e Atualmente, nao nores adotem conceitos religiosos diferentes dos de seus pais. E esse o seu caso? Se for, a Bblia tem con selhos para voce. 17 A Palavra de Deus diz: Sede obedientes aos vos justo: com o Senhor, pois isto e sos pais em uniao Honra a teu pai e a tua mae. (Efesios 6:1, 2) Isso envolve respeito sadio pelos pais. Contudo, embora
16

SE A SUA RELIGI AO NAO E A MESMA DA DE SEUS PAIS

na educacao dos fi15. Qual e a responsabilidade do pai crist ao lhos? 16, 17. Que princpios bblicos devem os filhos ter em mente caso sigam uma religiao diferente da dos pais?

134

FAMILIA FELIZ

se deve fazer seja importante obedecer aos pais, nao isso sem levar em conta o Deus verdadeiro. Quando a crianca atinge idade suficiente para comecar a to mar decisoes, ela aumenta a sua medida de respon sabilidade pelas suas ac oes. Isso se da nao so com ` relac ao a lei secular mas, em especial, com relac ao ` a lei divina. Cada um de nos prestara contas de si mesmo a Deus, diz a Bblia. Romanos 14:12. 18 Se as suas crencas causarem mudancas na sua vida, procure entender o ponto de vista de seus pais. de ver que os ensinos Provavelmente se agradarao bblicos que voce aprende e aplica fazem de voce uma pessoa mais respeitosa, mais obediente e mais diligente naquilo que lhe pedem. Mas, se a sua nova fe tambem o leva a rejeitar crencas e costumes que seus pais prezam, e possvel que eles achem que repudia um legado cultural que eles tentam lhe voce passar. Talvez tambem temam pelo seu bem-estar, popular na comunida e se aquilo que voce faz nao de ou se desvia a sua atenc ao de interesses que, no a prosperar mateentender deles, ajudariam voce rialmente. O orgulho tambem pode ser uma barrei esta ra. Talvez achem que, na realidade, o que voce querendo dizer e que voce esta certo e eles estao errados. 19 Logo que possvel, portanto, procure fazer com que seus pais conhecam alguns dos anciaos ou ou tras Testemunhas de Jeova maduras da congrega c ao local. Incentive seus pais a ir ao Salao do Reino para ouvir o que se diz ali e ver pessoalmente as Testemunhas de Jeova. Com o tempo, como sao
dos filhos for diferente da dos pais, como po18, 19. Se a religiao dem eles ajudar os pais a entender melhor a sua fe?

MANTENHA

A PAZ NA FAMILIA

135

a atitude deles talvez se abrande. Mesmo que sejam opositores ferrenhos, destruam literatura bblica e em probam os filhos de assistir a reunioes cristas, geral surgem oportunidades para ler em outros lu gares, para falar com concristaos e para dar teste munho e ajuda informal a outros. Pode-se tambem orar a Jeova. Ha jovens que precisam esperar ate terem idade suficiente para sair de casa e fazer mais. Independentemente da situac ao na sua casa, po rem, nao deixe de honrar a seu pai e a sua mae. De a sua contribuic ao para a paz no lar. (Romanos 12:17, 18) Acima de tudo, busque a paz com Deus.
O DESAFIO DE SER PADRASTO OU MADRASTA

20 Em muitos lares, a situac ao mais desafiadora nao e religiosa, mas sim biologica. Em muitas fam lias hoje ha filhos de casamentos anteriores de um ou de ambos os conjuges. Nessas famlias, os filhos talvez sintam ciume e ressentimento ou um conflito de lealdade. Assim, talvez repilam os esforcos sin ceros do padrasto ou da madrasta de ser um bom O que pode ajudar uma fampai ou uma boa mae. lia de um segundo casamento a dar certo? 21 Tenha consciencia de que, apesar das circuns tancias especiais, os princpios bblicos que produ se zem bons resultados em outras famlias tambem aplicam nesse caso. Ignorar esses princpios pode, momentaneamente, parecer diminuir um problema, dor de cabeca no futuro. mas, provavelmente trara (Salmo 127:1; Proverbios 29:15) Cultive sabedoria e
20. Que sentimentos podem ter os filhos com relac ao ao padras` madrasta? to ou a 21. Apesar de suas circunstancias especiais, por que devem os pa ` ajuda dos princpios drastos ou as madrastas recorrer a da Bblia?

136

FAMILIA FELIZ

discernimento sabedoria para aplicar os princ pios piedosos visando benefcios a longo prazo, e discernimento para identificar por que os membros da famlia dizem e fazem certas coisas. E preciso tambem empatia. Proverbios 16:21; 24:3; 1 Pedro 3:8. 22 Se voce e padrasto ou madrasta, talvez se lem talbre de que, como amigo ou amiga da famlia, voce vez fosse benquisto(a) pelas criancas. Mas, quando se tornou seu padrasto ou madrasta, a atitude delas talvez tenha mudado. Lembrando do pai ou da biologicos vivem mais com elas, as mae que nao criancas talvez enfrentem um conflito de lealdade, possivelmente achando que voce queira usurpar a ` afeic ao delas pelo pai ou mae ausentes. As vezes, tal vez lhe facam lembrar bruscamente que voce nao e o pai ou a mae delas. Tais declarac oes ferem. Mes se precipite no seu esprito mo assim, nao em ficar ofendido. (Eclesiastes 7:9) E preciso discernimento e empatia para lidar com os sentimentos das criancas. cruciais na aplicacao da 23 Essas qualidades sao disciplina. A disciplina coerente e vital. (Proverbios sao todas 6:20; 13:1) E, visto que as criancas nao iguais, a disciplina pode variar de caso a caso. Al guns pais adotivos acham que, pelo menos de incio, e melhor que o pai ou a mae biologicos cuidem des se aspecto da criac ao dos filhos. Mas e essencial que ambos concordem com a disciplina e a apoiem, sem favorecer o filho legtimo em detrimento do adotivo.
22. Por que alguns filhos acham difcil aceitar um padrasto ou uma madrasta? 23. Como se pode cuidar da disciplina numa famlia em que ha enteados?

MANTENHA

A PAZ NA FAMILIA

137

Como pais biologicos ou de criac ao, confiem na orientac ao da Bblia

fundamental, mas, (Proverbios 24:23) A obediencia e ` e preciso fazer concessoes a imperfeic ao. Nao se exceda. Discipline com amor. Colossenses 3:21. 24 Palestras em famlia podem ser muito uteis para prevenir dificuldades. Podem ajudar a famlia a manter em foco as coisas mais importantes na vida. (Note Filipenses 1:9-11.) Podem ser uteis tam bem para que cada qual veja que contribuic ao pode dar para alcancar os alvos da famlia. Alem disso, palestras francas em famlia podem evitar problemas morais. As mocas devem saber como se vestir e se comportar com relac ao ao padrasto ou a irmaos de criac ao, e os rapazes precisam de conselhos so24. O que pode ajudar a evitar problemas de moral entre pessoas do sexo oposto numa famlia de um segundo casamento?

138

FAMILIA FELIZ

O CASAMENTO CORRETO RESULTA EM DIGNIDADE E PAZ


Atualmente muitos homens e mulheres vivem juntos como marido e esposa sem nenhum compro misso legal. E uma situac ao com que se deparam al guns recem-associados na congregac ao crista. Em alguns casos, a uniao talvez seja aprovada pela co e munidade ou pelos costumes tribais, mas nao le gal. A norma bblica, porem, exige um casamento devidamente registrado. (Tito 3:1; Hebreus 13:4) Para os da congregac ao crista a Bblia estipula tam bem que haja apenas um marido e uma esposa na conjugal. (1 Corntios uniao 7:2; 1 Timoteo 3:2, 12) Ajustar-se a essa norma e um dos primeiros passos para a paz no lar. (Salmo 119:165) Os requisitos nao sao irrealsticos de Jeova nem pesados. Seus ensinos visam nos beneficiar. Isaas 48:17, 18.

` bre boa conduta com relac ao a madrasta ou a irmas de criac ao. 1 Tessalonicenses 4:3-8. 25 Ao enfrentar o desafio especial de ser padrasto ou madrasta, seja paciente. Desenvolver novas rela c oes leva tempo. Granjear o amor e o respeito de fi lhos sem ter com eles um vnculo biologico pode ser uma tarefa monumental. Mas e possvel. Um cora c ao sabio e discernidor, aliado a um forte desejo de a chave da paz na famlia e agradar a Jeova, de um segundo casamento. (Proverbios 16:20) Essas quali ser uteis dades lhe poderao para enfrentar ainda outras situac oes.
25. Que qualidades podem ajudar a manter a paz numa famlia de um segundo casamento?

MANTENHA

A PAZ NA FAMILIA

139

EMPENHOS MATERIALISTAS DIVIDEM SUA FAM ILIA?

Problemas e atitudes relacionados com bens ma teriais podem dividir as famlias de muitas manei ras. Infelizmente, algumas famlias se rompem por causa de discussoes sobre dinheiro e do desejo de ficar rico ou pelo menos um pouco mais rico. Po dem ocorrer divisoes quando marido e mulher trabalham fora e cultivam a atitude de cada um com seu havendo discussoes, proprio dinheiro. Mesmo nao quando ambos trabalham fora a sua carga horaria talvez lhes conceda pouco tempo um para o outro. Uma tendencia crescente no mundo e o pai deixar a anos famlia por longos perodos meses ou ate para ganhar dinheiro que jamais ganharia na sua terra. Isso pode criar problemas muito serios. 27 Nao se pode fixar regras para situac oes assim, pois diferentes famlias enfrentam diferentes pres soes e necessidades. Mesmo assim, os conselhos b blicos podem ajudar. Por exemplo, Proverbios 13:10 ` vezes, indica que consultar-se mutuamente pode, as ex evitar rixas desnecessarias. Isso envolve nao so por seus proprios conceitos, mas tambem buscar su a quesgestoes e descobrir como a outra pessoa ve tao. Alem disso, elaborar um orcamento real ` stico pode ajudar a unir os empenhos da famlia. As vezes necessario e talvez temporariamente que ambos os conjuges trabalhem fora para arcar com despesas filhos ou ouadicionais, especialmente quando ha tros dependentes. Nesse caso, o marido pode reafir` sua esposa que ele ainda tem tempo para ela. mar a
26. De que maneiras problemas e atitudes relacionados com bens materiais podem dividir a famlia? 27. Que diversos princpios podem ajudar a famlia que sofre pres soes financeiras?

26

140

FAMILIA FELIZ

Junto com os filhos, ele pode amorosamente ajudar a realizar certos servicos que ela normalmente faria sozinha. Filipenses 2:1-4. 28 Mas tenha em mente que, embora seja uma ne cessidade neste sistema de coisas, o dinheiro nao traz felicidade. Certamente nao da vida. (Eclesiastes 7:12) De fato, dar valor demais a bens materiais pode ` runa levar a espiritual e moral. (1 Timoteo 6:9-12) E muito melhor dar primazia ao Reino de Deus e a Sua justica, por na certeza de sermos abencoados nos nossos empenhos de obter as necessidaJeova des da vida! (Mateus 6:25-33; Hebreus 13:5) Por priorizar os interesses espirituais e buscar a paz acima que a sua famlia, de tudo com Deus, verificara em bora talvez dividida por certas circunstancias, sera realmente unida nos aspectos mais importantes.
para a uniao 28. Que lembretes, se forem acatados, contribuirao da famlia?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . .


A FAM ILIA A PRESERVAR A PAZ NO LAR ?

Os cristaos cultivam discernimento. Proverbios 16:21; 24:3. dependem O amor e o respeito no casamento nao de o casal ser da mesma religiao. Efesios 5:23, 25. jamais violara deliberadamente O cristao a lei de Deus. Atos 5:29. Os cristaos promovem a paz. Romanos 12:18. se ofenda facilmente. Eclesiastes 7:9. Nao
MANTENHA
A PAZ NA FAMILIA

141

CAPITUL O

12

E possvel vencer problemas que causam ` famlia dano a

VELHO carro acaba de ser lavado e polido. A aparencia dele e lustrosa, quase como novo. Mas, abaixo da superfcie, a ferrugem corroi a lata ria. Algo parecido acontece em algumas famlias. Embora superficialmente tudo pareca estar bem, rostos de sorridentes escondem medo e sofrimento. Atras portas fechadas, elementos corrosivos devoram a paz da famlia. Dois problemas que podem causar isso sao o alcoolismo e a violencia. condena o uso moderado de bebidas A Bblia nao alcoolicas, mas sim a bebedeira. (Proverbios 23:20, 21; 1 Corntios 6:9, 10; 1 Timoteo 5:23; Tito 2:2, 3) O alcoo lismo, porem, e mais do que bebedeira; e um interesse cronico por bebidas alcoolicas e perda de controle so adulbre o seu consumo. Os alcoolatras, em geral, sao tos. Mas, infelizmente, podem tambem ser jovens. muito indicou que o mau uso do al 3 A Bblia ha cool pode destruir a paz na famlia. (Deuteronomio 21:18-21) Os efeitos corrosivos do alcoolismo atingem toda a famlia. A esposa talvez se desdobre tentando
2

OS MALES DO ALCOOLISMO

1. Que problemas ocultos existem em algumas famlias? 2. (a) Qual e o conceito da Bblia sobre bebidas alcoolicas? (b) O que e alcoolismo? 3, 4. Descreva os efeitos do alcoolismo sobre o conjuge do alcoolatra e os filhos.

142

FAMILIA FELIZ

fazer o alcoolatra parar de beber ou para suportar o comportamento imprevisvel dele.1 Ela tenta esconder a bebida, joga-a fora, esconde o dinheiro e apela ` famlia, ` vida, ate para o amor dele a a mesmo a Deus mas o alcoolatra continua a beber. E, quando seus esforcos de controlar o vcio do marido fracassam re petidas vezes, ela se sente frustrada e incompetente. Talvez venha a sentir medo, ira, culpa, nervosismo, ansiedade e falta de amor-proprio. escapam dos efeitos do alcoolismo 4 Os filhos nao dos pais. Alguns sofrem agressoes fsicas. Outros sao molestados sexualmente. Talvez ate culpem a si mesmos pelo alcoolismo dos pais. Em muitos casos, a sua capacidade de confiar nos outros fica abalada devido ao comportamento incoerente do alcoolatra. ` Visto que nao se sentem a vontade para falar sobre o que acontece em casa, os filhos talvez aprendam a raro com consequenreprimir seus sentimentos, nao cias fsicas prejudiciais. (Proverbios 17:22) Tais filhos talvez levem para a sua vida adulta essa falta de au toafirmac ao e amor-proprio.
O QUE A FAM ILIA PODE FAZER

Embora muitos especialistas digam que o alcoo tem cura, a maioria concorda que certa lismo nao medida de recuperac ao e possvel com um progra ma de abstinencia total. (Note Mateus 5:29.) Contu do, convencer um alcoolatra a aceitar ajuda e mais facil dizer do que fazer, pois, via de regra, ele nega ter o problema. No entanto, quando os membros da fa mlia agem para controlar os efeitos do alcoolismo
1 Embora nos refiramos ao alcoolatra no masculino, os princ pios aqui apresentados tambem se aplicam quando o alcoolatra e mulher. 5. Como se pode lidar com o alcoolismo, e por que isso e difcil? ` E POSSIVEL VENCER PROBLEMAS QUE CAUSAM DANO A FAMILIA 143

sobre eles, o alcoolatra talvez passe a ver que ele real mente tem um problema. Certo medico, experiente no tratamento de alcoolatras e de suas famlias, dis se: Penso que o mais importante e a famlia simplesmente cuidar dos assuntos da vida da maneira mais saudavel que puder. O alcoolatra cada vez mais se depara com a enormidade do contraste entre ele e o restante da famlia. um alcoolatra 6 Se ha na sua famlia, os conselhos inspirados da Bblia podem ajudar voce a viver da maneira mais normal possvel. (Isaas 48:17; 2 Timo teo 3:16, 17) Veja alguns princpios que tem ajudado famlias a combater o alcoolismo. 7 Pare de assumir toda a culpa. A Bblia diz: Cada um levar a a sua propria carga e, cada um de contas de si mesmo a Deus. (Gala nos prestara tas 6:5; Romanos 14:12) O alcoolatra talvez tente culpar os outros membros da famlia. Talvez diga: Se voce me tratasse melhor, eu nao beberia. Se ou incentitros parecerem concordar com ele, estarao vando-o a continuar a beber. Mas, mesmo sendo vti mas das circunstancias ou de outras pessoas, todos nos incluindo os alcoolatras somos responsaveis pelos nossos atos. Note Filipenses 2:12. 8 Nao pense que e sempre preciso livrar o alcoolatra das consequencias do seu habito. Um proverbio bbli co sobre alguem que se enfurece pode aplicar-se tam bem ao alcoolatra: Se tu o livrasses, tambem con tinuarias a faze-lo vez apos vez. (Proverbios 19:19) Deixe que o alcoolatra sinta os efeitos de seu habito.
6. Qual e a melhor fonte de conselhos para a famlia de um alcoolatra? 7. Se um membro da famlia e alcoolatra, de quem e a culpa? 8. Como se pode ajudar o alcoolatra a enfrentar as consequencias de seu problema?

144

FAMILIA FELIZ

Deixe que ele mesmo limpe a sujeira ou arrume a desordem que causou, e que ele mesmo telefone ao pa na manha seguinte a ` bebedeira. trao 9 Aceite ajuda. Proverbios 17:17 diz: O verdadeiro amando todo o tempo e e companheiro esta um ir mao nascido para quando ha aflic ao. Ter um alcoo latra na famlia e aflitivo. Voce precisa de ajuda. Nao hesite em confiar no apoio de companheiros verda deiros. (Proverbios 18:24) Falar com quem entende o passou por uma situacao simiproblema, ou que ja lar, talvez resulte em sugestoes praticas sobre o que fazer. Mas seja equilibrado. Fale com fazer e o que nao pessoas de sua confianca, que respeitarao a sua pa lestra confidencial. Proverbios 11:13. 10 Confie nos anciaos cristaos. Os anciaos na con gregac ao crista podem ser de grande ajuda. Esses homens maduros conhecem bem a Palavra de Deus experientes na aplicacao de seus princpios. e sao Podem ser como abrigo contra o vento e como es conderijo contra o temporal, como correntes de agua numa terra arida, como a sombra dum pesado roche do numa terra esgotada. (Isaas 32:2) Os anciaos cristaos nao apenas protegem a congregac ao em ge ral contra influencias prejudiciais, mas tambem con solam, revigoram e dao atenc ao pessoal aos que tem problemas. Aproveite bem essa ajuda. 11 Acima de tudo, derive forcas de Jeova. A Bblia nos garante cordialmente: Perto esta Jeova dos que tem corac ao quebrantado; e salva os que tem espri to esmagado. (Salmo 34:18) Se voce esta de cora c ao quebrantado e esprito esmagado por causa das
9, 10. Por que a famlia de um alcoolatra deve aceitar ajuda, e em especial a ajuda de quem deve buscar? ` famlias 11, 12. Da parte de quem vem a principal ajuda as de al coolatras, e como se da esse apoio? ` E POSSIVEL VENCER PROBLEMAS QUE CAUSAM DANO A FAMILIA 145

Os anciaos cristaos podem ser de grande ajuda para resolver problemas de famlia

pressoes de conviver com um alcoolatra, saiba que Jeova esta perto. Ele sabe como e difcil a sua situa c ao familiar. 1 Pedro 5:6, 7. diz na sua Palavra pode aju12 Crer no que Jeova da-lo a controlar a sua ansiedade. (Salmo 130:3, 4; 3:19, 20) Estudar a Palavra Mateus 6:25-34; 1 Joao de Deus e viver segundo os seus princpios o habili tara a receber a ajuda do esprito santo de Deus, que lhe pode dar poder alem do normal para superar as dificuldades dia apos dia. 2 Corntios 4:7.1 13 O abuso do alcool pode levar a outro problema que prejudica muitas famlias: a violencia domestica.
1 Em alguns pases funcionam centros de tratamento, hospitais e programas de recuperac ao especializados no atendimento de al a essa ajuda e coolatras e de suas famlias. Recorrer ou nao as pessoal. As Testemunhas de Jeova nao endossunto de decisao sam nenhum tratamento especfico. Mas e preciso cuidar que, ao se envolva em atividades que violem buscar ajuda, a pessoa nao princpios bblicos. 13. Que outro problema prejudica muitas famlias?

146

FAMILIA FELIZ

O primeiro ato violento na historia humana foi um incidente de violencia domestica envolvendo dois a huirmaos, Caim e Abel. (Genesis 4:8) Desde entao, manidade tem sido afligida por todo tipo de violencia domestica. Ha maridos que batem na esposa, esposas que agridem o marido, pais que espancam cruelmente os filhos, e filhos adultos que maltratam seus pais idosos. 15 Os danos causados pela violencia domestica vao alem das cicatrizes fsicas. Certa esposa, que apa nhava do marido, disse: E preciso lidar com muito sentimento de culpa e de vergonha. Na maioria das voce manhas, simplesmente quer ficar na cama, preferindo acreditar que tenha sido apenas um pesade vtimas lo. Filhos que observam ou que sao da vio lencia domestica muitas vezes tambem se tornam violentos ao crescerem e constiturem a sua propria famlia. se limita ao abuso f16 A violencia domestica nao sico. Muitas vezes o abuso e verbal. Proverbios 12:18 diz: Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada. Essas estoca das que caracterizam a violencia domestica incluem palavroes e gritos, alem de crtica constante, insultos degradantes e ameacas de violencia fsica. As feridas da violencia emocional sao invisveis e muitas vezes as percebem. os outros nao emocional 17 Especialmente triste e a agressao
14

MALES DA VIOL ENCIA DOM ESTICA

14. Quando comecou a violencia domestica, e qual e a situac ao hoje? 15. Que efeito emocional tem a violencia domestica sobre os mem bros da famlia? 16, 17. O que e abuso emocional, e como isso afeta os membros da famlia? ` E POSSIVEL VENCER PROBLEMAS QUE CAUSAM DANO A FAMILIA 147

contra uma crianca a constante crtica e menos prezo de suas habilidades, inteligencia ou valor como pessoa. Esse abuso verbal pode destruir a autoconfianca da crianca. E verdade que todas as criancas precisam de disciplina. Mas a Bblia instrui os pais: estejais exasperando os vossos filhos, para que Nao nao fiquem desanimados. Colossenses 3:21. A violencia domestica comeca no corac ao e na mente; nossas ac oes sao precedidas de nossos pen samentos. (Tiago 1:14, 15) Para acabar com a violencia, o agressor precisa mudar seu modo de pensar. (Romanos 12:2) E possvel isso? Sim. A Palavra de Deus tem o poder de mudar as pessoas. Ela pode de salojar ate mesmo conceitos destrutivos fortemen te entrincheirados. (2 Corntios 10:4; Hebreus 4:12) O conhecimento bblico exato pode causar uma mu danca tao plena nas pessoas que elas sao descritas como que se revestindo de uma nova personalidade. Efesios 4:22-24; Colossenses 3:8-10. 19 Atitude para com o conjuge. A Palavra de Deus diz: Os maridos devem estar amando as suas espo sas como aos seus proprios corpos. Quem ama a sua esposa, ama a si proprio. (Efesios 5:28) A Bblia tam ` bem diz que o marido deve atribuir a esposa honra como a um vaso mais fraco. (1 Pedro 3:7) As espo exortadas a amar o marido e ter profundo sas sao respeito por ele. (Tito 2:4; Efesios 5:33) E claro que nenhum marido temente a Deus pode dizer que real mente honra sua esposa se ele a agride fsica ou verbalmente. E nenhuma esposa que grita, que fala com
18

COMO EVITAR A VIOL ENCIA DOM ESTICA

18. Onde comeca a violencia domestica e qual, segundo a Bblia, e a maneira de acabar com ela? encarar e tratar o seu conjuge? 19. Como deve o cristao

148

FAMILIA FELIZ

sempre importunando o marisarcasmo ou que esta do pode realmente dizer que o ama e respeita. 20 Atitude correta para com os filhos. Os filhos me recem, sim, precisam, do amor e da atenc ao dos pais. A Palavra de Deus chama os filhos de heranca da e uma recompensa. (Salmo 127:3) parte de Jeova o dever de cuidar desCabe aos pais, perante Jeova, sa heranca. A Bblia fala de caractersticas de peque nino e de tolice da meninice. (1 Corntios 13:11; Proverbios 22:15) Os pais nao devem ficar surpresos sao de ver sinais de tolice nos filhos. Os jovens nao adultos. Os pais nao devem exigir mais do que e pro prio para a idade, a formac ao familiar e a habilidade da crianca. Veja Genesis 33:12-14. 21 Atitude para com os pais idosos. Levtico 19:32 diz: Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar considerac ao para com a pessoa dum homem idoso. Deste modo a lei de Deus promo via respeito e alta considerac ao pelos idosos. Isso pode ser um desafio se os pais idosos forem muito exigentes ou doentes, e talvez lentos de movimen to e de raciocnio. Mesmo assim, os filhos devem pa gar a devida compensac ao aos pais. (1 Timoteo 5:4) Isto inclui trata-los com dignidade e respeito, talvez ate mesmo ajudando-os financeiramente. Maltrata los fisicamente ou de outra forma e definitivamente ` conduta que a Bblia contrario a nos recomenda. 22 Cultive o autodomnio. Proverbios 29:11 diz:
responsaveis 20. Perante quem os pais sao pelos seus filhos, e por devem ter expectativas irrealsticas que os pais nao a respeito dos filhos? 21. Qual e o conceito de Deus sobre como encarar e tratar os pais idosos? 22. Qual e uma das qualidades basicas para vencer a violencia domestica, e como pode ser exercida? ` E POSSIVEL VENCER PROBLEMAS QUE CAUSAM DANO A FAMILIA 149

Todo o seu esprito e o que o estupido deixa sair, mas aquele que e sabio o mantem calmo ate o ultimo. Como pode voce controlar o seu temperamento? Em vez de permitir que a frustrac ao aumente no seu ntimo, aja prontamente para resolver as dificuldades que surgem. (Efesios 4:26, 27) Retire-se caso sinta es tar perdendo o controle. Peca em orac ao que o esp rito santo de Deus produza autodomnio em voce. (Galatas 5:22, 23) Dar uma caminhada ou fazer al gum exerccio fsico pode ajuda-lo a controlar as suas emoc oes. (Proverbios 17:14, 27) Procure ser vagaro so em irar-se. Proverbios 14:29. Entre as ac oes que Deus condena, a Bblia inclui inimizades, rixa, . . . acessos de ira e diz que os que herdarao o reino de Deus. praticam tais coisas nao mas re(Galatas 5:19-21) Assim, quem diz ser cristao, petida e impenitentemente tem acessos de ira, talvez fsica acompanhados de agressao contra o conjuge ou contra os filhos, pode ser desassociado da congre gac ao crista. (Note 2 Joao 9, 10.) Desse modo a con gregac ao fica livre de pessoas agressivas. 1 Corn tios 5:6, 7; Galatas 5:9. que sofre agressoes 24 Que dizer do cristao fsicas de um conjuge que nao da nenhum sinal de que vai mudar? Alguns preferiram ficar com o conjuge agressivo, por uma razao ou outra. Outros preferiram abandona-lo, achando que a sua saude fsica, mental e espiritual talvez ate mesmo a sua vida corria
23

SEPARAR-SE OU PERMANECER JUNTOS?

23. O que pode acontecer se um membro da congregac ao crista repetida e impenitentemente tiver acessos violentos de ira, talvez com agressoes fsicas contra a famlia? 24. (a) Que opc oes tem os conjuges que sofrem agress oes? (b) Que apoio podem dar amigos e anciaos preocupados a uma pes devem fazer? soa casada que sofre agressoes, mas o que nao

150

FAMILIA FELIZ

Os casais cristaos que se amam e se respeitam agirao prontamente para resolver dificuldades

perigo. O que a vtima de violencia domestica prefere pesfazer nessas circunstancias e assunto de decisao soal perante Jeova. (1 Corntios 7:10, 11) Amigos, pa rentes ou anciaos cristaos bem-intencionados talvez devem presqueiram ajudar e aconselhar, mas nao sionar a vtima a tomar uma determinada ac ao. A de cisao cabe a ela. Romanos 14:4; Galatas 6:5.

casou Adao e Eva, jamais pretenQuando Jeova dia que as famlias fossem corrodas por problemas
25

FIM DOS PROBLEMAS DANOSOS

com relacao a ` famlia? 25. Qual e o proposito de Jeova ` E POSSIVEL VENCER PROBLEMAS QUE CAUSAM DANO A FAMILIA

151

danosos, como o alcoolismo ou a violencia. (Efesios 3:14, 15) A famlia seria um lugar em que o amor e a paz floresceriam, e que supriria as necessidades mentais, emocionais e espirituais de seus membros. do pecado, porem, Com a invasao a vida familiar deteriorou rapidamente. Note Eclesiastes 8:9. nao abandonou seu objetivo 26 Felizmente, Jeova ` com relac ao a famlia. Ele promete estabelecer um novo mundo pacfico em que as pessoas morarao realmente em seguranca, sem que alguem as faca tremer. (Ezequiel 34:28) Naquele tempo, o alcoolis mo, a violencia domestica e todos os outros proble ` famlias coisas mas que hoje causam dano as serao do passado. As pessoas sorrirao, nao para esconder o medo e o sofrimento, mas por causa de seu delei te na abundancia de paz. Salmo 37:11.
os que procuram viver em harmonia com os 26. Que futuro terao requisitos de Jeova?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . . A FAM ILIA A EVITAR PROBLEMAS DANOSOS ?
condena o mau uso do alcool. Jeova Proverbios 23:20, 21. responsavel Cada pessoa e pelas suas ac oes. Romanos 14:12. podemos servir Sem autodomnio nao a Deus aceitavelmente. Proverbios 29:11. Os cristaos genunos honram seus pais idosos. Levtico 19:32.
152 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

13

Quando o casamento a ` beira da ruptura esta

M 1988, uma mulher italiana chamada Lucia estava muito deprimida.1 Depois de dez anos, seu casamento estava acabando. Ela tentou muitas ve zes se reconciliar com o marido, mas tudo em vao. Assim, ela se separou por incompatibilidade, e sobrou-lhe a tarefa de criar sozinha duas filhas. Recordando o passado, ela diz: Eu tinha certeza de que nada salvaria o nosso casamento. 2 Se voce tiver problemas no casamento, talvez se identifique com Lucia. Seu casamento talvez seja turbulento, e voce duvida de que possa ser salvo. util Nesse caso, achara perguntar-se: Apliquei todos na Bblia os bons conselhos que Deus da para ajudar a tornar bem-sucedido o casamento? Salmo 119:105. 3 Quando as tensoes entre marido e mulher sao enormes, dissolver o casamento pode parecer o ca minho mais facil. Mas, mesmo com um aumento as sustador de rupturas de famlia em muitos pases, estudos recentes indicam que uma grande porcentagem de divorciados lamenta o rompimento. Muitos
1 O nome foi mudado. sob tensao, que pergunta se deve 1, 2. Quando o casamento est a fazer? 3. Embora o divorcio tenha se tornado comum, que reac ao se registra entre muitos divorciados e seus familiares?

QUANDO

` O CASAMENTO ESTA A BEIRA DA RUPTURA

153

Resolva prontamente os problemas. Nao permita que o Sol se ponha enquanto voce esta encolerizado

mais problemas de saude destes tem fsica ou mental do que aqueles que preservam o seu casamento. e a infelicidade de filhos do divorcio A confusao mui tas vezes duram anos. Pais e amigos da famlia rom sofrem. E como sera que Deus, o Oripida tambem ginador do casamento, ve a situac ao? mencionado em captulos 4 Como ja anteriores, Deus queria que o casamento fosse um vnculo para tantos catoda a vida. (Genesis 2:24) Por que, entao, samentos se rompem? Isso nem sempre acontece da sinais alertadores. Penoite para o dia. Em geral, ha quenos problemas conjugais podem agravar-se ao ponto de parecerem intransponveis. Mas, se esses problemas forem resolvidos prontamente com a aju evida da Bblia, muitos fracassos conjugais serao tados.
4. Como se deve tratar os problemas do casamento?

154

FAMILIA FELIZ

as posUm fator que pode causar problemas sao sveis expectativas irrealsticas de um ou de ambos os conjuges. Romances, revistas, programas de TV e filmes podem criar esperancas e sonhos muito dis se tantes da realidade. Quando esses sonhos nao realizam, a pessoa talvez se sinta fraudada, descon tente e ate mesmo amargurada. Mas como podem duas pessoas imperfeitas encontrar felicidade no ca samento? Exige esforco conseguir uma relac ao bemsucedida. 6 A Bblia e pratica. Ela reconhece as alegrias do casamento, mas tambem alerta que os que se ca sarem terao tribulac ao na sua carne. (1 Corntios 7:28) Como ja mencionado, os dois conjuges sao im perfeitos, e tem inclinac oes pecaminosas. A constitui c ao mental e emocional e a criac ao de cada um dos ` dois sao diferentes. Os casais as vezes discordam sobre dinheiro, filhos e parentes. Tempo insuficiente para fazer coisas juntos e problemas sexuais podem gerar conflitos.1 Leva tempo para acertar estambem ses assuntos, mas anime-se! A maioria dos casais en cara esses problemas e encontra soluc oes mutua mente aceitaveis.
5

SEJA REALISTA

Muitos acham difcil ficar calmos quando discutem sentimentos feridos, mal-entendidos ou falhas
7

DISCUTAM AS DIVERGENCIAS

1 Alguns desses aspectos foram considerados em captulos anteriores. 5. Que situac ao realista deve-se encarar em todo casamento? 6. (a) Que conceito equilibrado sobre casamento apresenta a B blia? (b) Cite algumas razoes de desacordos no casamento. 7, 8. Se houver sentimentos feridos ou mal-entendidos entre o ca sal, qual e a maneira bblica de tratar disso?

QUANDO

` O CASAMENTO ESTA A BEIRA DA RUPTURA

155

pessoais. Em vez de dizer objetivamente: Eu acho que fui mal compreendido, o conjuge talvez se exal so pen Voce te e exagere o problema. Muitos dirao: sa em voce, ou: Voce nao me ama. Querendo evitar o outro talvez se cale. uma discussao, 8 Um proceder melhor e acatar o conselho bblico: Ficai furiosos, mas nao pequeis; nao se ponha o sol enquanto estais encolerizados. (Efesios 4:26) Per de guntou-se a um casal feliz, no seu 60. aniversario casamento, qual era o segredo de seu bom casamen ir dorto. O marido respondeu: Aprendemos a nao impormir sem primeiro resolver as divergencias, nao ta quao pequenas sejam. 9 Quando o marido e a esposa discordam, ambos devem ser rapidos no ouvir, vagarosos no falar, vagarosos no furor. (Tiago 1:19) Depois de ouvir atentamente, ambos talvez vejam a necessidade de se desculpar. (Tiago 5:16) Dizer sinceramente: Lamen to te-lo ofendido exige humildade e coragem. Mas, muito essa maneira de resolver divergencias ajudara o casal, nao so a resolver seus problemas, mas tam bem a desenvolver uma cordialidade e intimidade o prazer da convivencia. que aumentara Escrevendo aos corntios, o apostolo Paulo re comendou o casamento por causa da prevalencia da fornicac ao. (1 Corntios 7:2) A situac ao atual do tao pior do que a da Corinto an ruim ou ate mundo e tiga. Os temas imorais que as pessoas do mundo dis10

CONCEDA OS DIREITOS CONJUGAIS

9. (a) Que parte vital da comunicac ao identificam as Escrituras? (b) O que os conjuges muitas vezes precisam fazer, mesmo que isso exija coragem e humildade? 10. Que protec ao, recomendada por Paulo aos crist aos corntios, pode-se aplicar aos cristaos hoje?

156

FAMILIA FELIZ

cutem abertamente, a maneira imodesta de se vestir e as materias sensuais de revistas e livros, da TV e do cinema, contribuem para incitar desejos sexuais ilcitos. Para os corntios que viviam num ambiente similar, o apostolo Paulo disse: E melhor casar-se do que estar inflamado de paixao. 1 Corntios 7:9. 11 De modo que a Bblia ordena aos cristaos casa ` dos: O marido renda a esposa o que lhe e devido; mas, faca a esposa tambem o mesmo para com o ma rido. (1 Corntios 7:3) Note que a enfase e em dar nao em exigir. A intimidade fsica no casamento so e realmente satisfatoria quando cada parceiro se preocupa com o bem-estar do outro. Por exemplo, a Bblia ordena os maridos a tratar a esposa segundo especialmente o conhecimento. (1 Pedro 3:7) Isso e assim no que se refere a dar e a receber os direitos tratada com ternu e conjugais. A esposa que nao ra pode achar difcil usufruir esse aspecto do casamento. ocasioes 12 Ha em que um dos conjuges talvez tenha de privar o outro dos direitos conjugais. Isso pode acontecer com a esposa em certos perodos do mes, ou quando ela esta muito cansada. (Note Le vtico 18:19.) Pode acontecer com o marido, quan do ele enfrenta um problema serio no trabalho e se sente emocionalmente esgotado. A melhor manei temporaria ra de resolver essa suspensao dos direi tos conjugais e os dois discutirem francamente o assunto e chegarem a um consentimento mutuo. (1 Corntios 7:5) Isso evitara que um dos dois tire erro neamente conclusoes precipitadas. Mas, se a esposa
11, 12. (a) O que o marido e a esposa devem um ao outro, e com que atitude deve-se render isso? (b) Como proceder caso os direitos conjugais tenham de ser temporariamente suspensos?

QUANDO

` O CASAMENTO ESTA A BEIRA DA RUPTURA

157

deliberadamente privar disso o marido, ou se o marido propositadamente deixar de render os direitos conjugais de maneira amorosa, o conjuge prejudi` cado pode ficar exposto a tentac ao. Nessa situac ao, podem surgir problemas no casamento. 13 Como todos os cristaos, os servos de Deus casa dos tem de evitar a pornografia, que pode criar desejos impuros e desnaturais. (Colossenses 3:5) Preci sam tambem vigiar seus pensamentos e ac oes nos seus contatos com pessoas do sexo oposto. Jesus alertou: Todo aquele que persiste em olhar para uma por ela, ja cometeu mulher, a ponto de ter paixao no corac ao adulterio com ela. (Mateus 5:28) Aplicar os conselhos bblicos sobre sexo ajuda os casais a nao carem em tentac ao e cometerem adulterio. Pode rao continuar a usufruir a deleitosa intimidade num casamento em que o sexo e prezado como dadiva sa dia do Originador do casamento, Jeova. Proverbios 5:15-19. 14 Felizmente, na maioria dos casamentos crist ` aos, e possvel resolver os problemas que surgem. As ve acontece. Visto que os humanos zes, porem, isso nao sao imperfeitos e vivem num mundo pecaminoso con alguns casamentos chegam ao trolado por Satanas, 5:19) Como devem os crisponto de ruptura. (1 Joao taos enfrentar essa situac ao provadora? 15 Como mencionado no captulo 2 deste livro, a for 13. O que podem os cristaos fazer para manter pensamentos puros? ` 14. Que situac ao triste as vezes se apresenta? Por que? 15. (a) Qual e a unica base bblica para divorcio com possibilida se divorde de novo casamento? (b) Por que alguns decidiram nao ciar do conjuge infiel?

BASE B IBLICA PARA DIVORCIO

158

FAMILIA FELIZ

nicac ao e a unica base bblica para divorcio com pos sibilidade de novo casamento.1 (Mateus 19:9) Se ha prova conclusiva de que seu conjuge foi infiel, voce tem uma decisao difcil a tomar. Continuara casado Nao ha regras. Alguns cristaos ou se divorciara? per doaram plenamente o conjuge genuinamente arrependido, e o casamento preservado acabou dando se divorciar por causa certo. Outros decidiram nao dos filhos. 16 Por outro lado, o pecado pode ter resultado em gravidez ou em doenca sexualmente transmissvel. Ou talvez os filhos precisem de protec ao contra abu muito a consisos sexuais em casa. Obviamente, ha derar antes de decidir-se. Se, no entanto, sabendo voltar a ter relacoes da infidelidade do conjuge voce sexuais com ele, estara indicando que o perdoou e que deseja continuar casado com ele. Nesse caso, a base bblica para o divorcio com possibilidade bbli ca de novo casamento nao mais existe. Ninguem deve intrometer-se na sua vida e tentar influenciar a sua criticar a sua deci tampouco devia alguem decisao, de conviver com as sao depois de tomada. Voce tera a sua consequencias de sua decisao. Cada um levara propria carga. Galatas 6:5. situacoes 17 Ha que justifiquem a separac ao ou
1 O termo bblico traduzido por fornicac ao inclui adulterio, ho mossexualismo, bestialidade e outros atos ilcitos deliberados en volvendo o uso dos orgaos sexuais. 16. (a) Que fatores induziram alguns a se divorciar do conjuge culpado? (b) Quando o conjuge inocente decide divorciar-se ou nao, por que ninguem deve criticar a decisao? houver fornicacao, que limitacoes 17. Se nao as Escrituras esta belecem para a separac ao ou o divorcio?

MOTIVOS PARA SEPARAC AO

QUANDO

` O CASAMENTO ESTA A BEIRA DA RUPTURA

159

possivelmente o divorcio de um conjuge mesmo que este nao tenha cometido fornicac ao? Sim, mas, nes nao esta livre para procurar outro se caso, o cristao parceiro para se casar. (Mateus 5:32) A Bblia, embo ra de margens para tal separac ao, estipula que aquele que se afasta deve permanecer sem se casar, ou, que se reconcilie. (1 Corntios senao, 7:11) Que situa c oes extremas poderiam tornar aconselhavel a sepa rac ao? ` ex18 Bem, a famlia pode ficar na miseria devido a trema preguica e maus habitos do marido.1 Talvez ele gaste no jogo a renda da famlia ou use-a para cus tear o vcio das drogas ou do alcool. A Bblia diz: Se alguem nao fizer provisoes para os . . . membros de ee pior do que alguem sua famlia, tem repudiado a fe sem fe. (1 Timoteo 5:8) Se esse homem nao mudar de mesmo a financomportamento, talvez chegando ate ciar seus vcios com o dinheiro que a esposa ganha, esta pode decidir proteger o bem-estar dela e de seus filhos obtendo uma separac ao legal. 19 Pode-se tambem pensar em tal ac ao legal caso um conjuge seja extremamente violento, talvez es em pancando frequentemente o outro, a ponto de por risco a sua saude ou ate mesmo a sua vida. Alem dis so, se um conjuge constantemente tenta forcar o outro a de alguma maneira violar os mandamentos de cogitar a seDeus, o conjuge ameacado pode tambem
inclui situacoes 1 Isso nao em que o marido, embora bem-inten cionado, nao consiga sustentar a famlia por razoes alem de seu controle, como doenca ou falta de oportunidades de emprego. 18, 19. Que situac oes extremas talvez levem o conjuge a pesar a conveniencia da separac ao legal ou do divorcio, mesmo nao sendo possvel um novo casamento?

160

FAMILIA FELIZ

parac ao, em especial se o assunto chegar ao ponto de por em risco a vida espiritual. O conjuge em perigo talvez conclua que a unica maneira de obedecer a Deus como governante antes que aos homens seja obter uma separac ao legal. Atos 5:29. 20 Em todos os casos de extremo abuso conjugal, ninguem devia pressionar o conjuge inocente a separar-se ou a permanecer casado. Embora amigos ma duros e anciaos possam dar apoio e conselhos bbli cos, e impossvel que conhecam todos os detalhes do que se passa entre marido e esposa. Apenas Jeova pode ver isso. Naturalmente, a esposa crista nao es taria honrando a instituic ao divina do casamento se usasse desculpas triviais para livrar-se de um casa mento. Mas, se uma situac ao extremamente perigo sa persiste, ninguem deve critica-la por preferir separar-se. Exatamente o mesmo pode-se dizer do marido todos ficare que procura a separacao. Nos cristao mos postados diante da cadeira de juiz de Deus. Romanos 14:10. meses depois que Lucia, Tres mencionada no incio, separou-se do marido, ela conheceu as Testemu e passou a estudar a Bblia nhas de Jeova com elas. Para minha grande surpresa, diz ela, a Bblia tinha soluc oes praticas para o meu problema. Depois de queria fazer as apenas uma semana de estudo eu ja pazes com o meu marido imediatamente. Hoje, posso
21

COMO UM CASAMENTO ROMPIDO FOI SALVO

20. (a) Em caso de ruptura familiar, o que amigos maduros e an devem fazer? (b) Os casados nao ciaos podem fazer, mas o que nao ` separacao e ao divorcio devem usar as referencias da Bblia a como desculpa para fazer o que? 21. Que exemplo mostra que os conselhos bblicos sobre o casamento funcionam?

QUANDO

` O CASAMENTO ESTA A BEIRA DA RUPTURA

161

sabe como salvar casamentos em cridizer que Jeova se porque seus ensinamentos ajudam os casais a ver e aprender como sentir estima um pelo outro. Nao dade, como alguns afirmam, que as Testemunhas de dividem as famlias. Jeova No meu caso, aconteceu exatamente o contrario. Lucia aprendeu a aplicar os princpios bblicos na sua vida. 22 Lucia nao e uma excec ao. O casamento deve ser uma benc ao, nao uma carga. Para esse fim, Jeova providenciou a melhor fonte de conselhos sobre o casa escrita: a sua preciosa Palavra. A Bblia mento ja pode saltornar sabio o inexperiente. (Salmo 19:7-11) Ja ` vou muitos casamentos a beira da ruptura e melho rou muitos outros que tinham problemas serios. Que todos os casais confiem plenamente nos conselhos Deus sobre o casamento. Eles realmente de Jeova funcionam!
22. Em que devem todos os casais confiar?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . . A EVITAR A RUPTURA DO CASAMENTO ?
fonte tanto de alegria O casamento e como de tribulac ao. Proverbios 5:18, 19; 1 Corntios 7:28. As divergencias devem ser resolvidas logo. Efesios 4:26. Na comunicac ao, ouvir e tao importante quanto falar. Tiago 1:19. Deve-se render os direitos conjugais num esprito de altrusmo e ternura. 1 Corntios 7:3-5.
162 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

14

Envelhecer juntos com dignidade

ENVELHECIMENTO causa muitas mudan cas. O enfraquecimento fsico mina a nossa vi talidade. Uma olhada no espelho revela novas rugas e uma gradativa perda da tonalidade dos cabelos e dos proprios cabelos. Talvez soframos alguns lapsos de memoria. Desenvolvem-se novas relac oes com o casamento dos filhos, e de novo com a chegada dos netos. Para alguns, a aposentadoria muda a sua rotina de vida. 2 Na verdade, a idade avancada pode ser provado ra. (Eclesiastes 12:1-8) Mesmo assim, considere os servos de Deus dos tempos bblicos. Embora aca` bassem sucumbindo a morte, eles adquiriram sabedoria e entendimento que lhes trouxe grande sa tisfac ao na velhice. (Genesis 25:8; 35:29; Jo 12:12; 42:17) Como conseguiram envelhecer sem perder a alegria? Com certeza foi por viverem em harmonia registrados na Bcom os princpios que hoje estao blia. Salmo 119:105; 2 Timoteo 3:16, 17. 3 Na sua carta a Tito, o apostolo Paulo deu boas orientac oes para os que estao envelhecendo. Ele escreveu: Os homens idosos sejam moderados nos no amor, habitos, serios, ajuizados, saos na fe,
1, 2. (a) Que mudancas ocorrem com a aproximac ao da velhice? (b) Como os homens piedosos dos tempos bblicos encontravam satisfac ao na velhice? 3. Que conselho deu Paulo a homens e mulheres idosos?

ENVELHECER

JUNTOS COM DIGNIDADE

163

na perseveranca. Igualmente, as mulheres idosas caluniasejam reverentes no comportamento, nao doras, nem escravizadas a muito vinho, instrutoras do que e bom. (Tito 2:2, 3) Acatar essas palavras pode ajuda-lo a enfrentar os desafios do envelhecimento.
` ADAPTE-SE A INDEPENDENCIA DOS FILHOS

Mudan cas de papel exigem adaptabilidade. veraz isso e Quao quando filhos adultos saem de o pricasa para se casar! Para muitos pais, esse e meiro lembrete de que estao envelhecendo. Embora contentes de que seus filhos se tornaram adultos, muitos pais se preocupam quanto a se fizeram todo o possvel para prepara-los para a independencia. E talvez sintam a falta deles em casa. 5 E compreensvel que os pais continuem interessados no bem-estar dos filhos, mesmo depois de es tes terem sado de casa. Se pelo menos eu recebes se notcias deles com frequencia, para ter certeza de que estao bem isso me alegraria, disse certa mae. Um pai relata: Quando a nossa filha saiu de casa, passamos por um perodo muito difcil. Isso deixou um grande vazio na nossa famlia, pois sempre fa zamos as coisas juntos. Como enfrentaram esses pais a falta dos filhos? Em muitos casos, dedicando-se a ajudar outras pessoas. 6 Quando os filhos se casam, o papel dos pais muda. Genesis 2:24 declara: O homem deixara seu ` pai e sua mae, e tem de se apegar a sua esposa, e
4, 5. Como reagem muitos pais quando seus filhos saem de casa, ` nova situacao? e como alguns se ajustam a 6. O que ajuda a manter as relac oes familiares na sua devida perspectiva?

164

FAMILIA FELIZ

eles tem de tornar-se uma so carne. Reconhecer os princpios piedosos da chefia e da boa ordem ajuda os pais a manter as coisas na perspectiva correra ta. 1 Corntios 11:3; 14:33, 40. 7 Depois que suas duas filhas se casaram e saram de casa, certo casal sentiu um vazio na sua vida. De incio, o marido ressentiu-se dos genros. Mas, ao refletir sobre o princpio da chefia, ele se deu conta de que os maridos das filhas eram agora os responsaveis pelas suas respectivas famlias. As sim, quando as filhas pediam sugestoes, ele lhes do marido delas, da perguntava qual era a opiniao Seus genfazia o possvel para apoiar essa opiniao. ros agora o encaram como amigo e apreciam seus conselhos. 8 Que dizer se os filhos recem-casados, embora ` fazem aquinao facam nada contrario a Bblia, nao lo que os pais acham ser o melhor? Sempre os aju explica um damos a ver o ponto de vista de Jeova, concorcasal que tem filhos casados, mas se nao damos com uma decisao deles, nos a aceitamos e damos o nosso apoio e encorajamento. 9 Em certos pa ses asi aticos, algumas m aes acham especialmente difcil aceitar a independencia de seus filhos homens. Contudo, quando elas verificam que respeitam o arranjo e a chefia crista, as fricc oes com as noras diminuem. Certa senhora acha que a sada crista de seus filhos homens do lar tem sido uma fonte de sempre crescente gratidao. Ela se emociona com a habilidade deles de cuidar
7. Que excelente atitude desenvolveu certo pai quando suas filhas saram de casa para se casar? ` independencia 8, 9. Como alguns pais se adaptaram a de seus filhos adultos?

ENVELHECER

JUNTOS COM DIGNIDADE

165

` A medida que envelhecerem, reafirmem seu amor um pelo outro

da nova famlia. E isso, por sua vez, alivia a carga fsica e mental que ela e seu marido precisam carre` medida que envelhecem. gar a ` A reac ao das pessoas a chegada da meia-idade varia. Alguns homens mudam o estilo de roupa, para parecer mais jovens. Muitas mulheres se preo cupam com as mudancas que vem com a meno pausa. Infelizmente, algumas pessoas de meia-idade provocam ressentimento e ciume no seu conjuge flertando com pessoas mais jovens do sexo oposto. ajuiHomens idosos tementes a Deus, porem, sao zados, coibindo desejos improprios. (1 Pedro 4:7) Da mesma forma, mulheres maduras esforcam-se
10

REVIGORE SEU V INCULO CONJUGAL

as pessoas a evitarem al10, 11. Que conselho bblico ajudara guns dos lacos da meia-idade?

166

FAMILIA FELIZ

em manter a estabilidade de seu casamento, por amor ao marido e desejo de agradar a Jeova. ` 11 Sob inspirac ao, o Rei Lemuel registrou louvor a esposa capaz que recompensa seu marido com o com o mal, todos os dias da sua vida. O mabem e nao nao ignorara a luta da esposa contra os rido cristao problemas emocionais da meia-idade. Seu amor o in a louva-la. duzira Proverbios 31:10, 12, 28. 12 Durante os atarefados anos da criac ao dos filhos, talvez o casal de bom grado tenha relegado seus desejos pessoais em favor das necessidades tempo de rependos filhos. Depois de sua partida, e sar a sua vida de casados. Quando minhas filhas saram de casa, diz certo marido, voltei a namorar a minha esposa. Outro marido diz: Ficamos de olho na saude um do outro e lembramos um ao ou tro da necessidade de fazer exerccios. Para afastar a solidao, ele e sua esposa sao hospitaleiros para com outros da congregac ao. Sim, interessar-se pelos outros traz benc aos. Alem do mais, agrada a Jeova. Filipenses 2:4; Hebreus 13:2, 16. permita que se desenvolva uma brecha na 13 Nao comunicac ao entre voce e seu conjuge. Conversem francamente. (Proverbios 17:27) Chegamos a nos conhecer mais profundamente mostrando interesse e considerac certo marido. Sua esposa con ao, diz ` corda, dizendo: A medida que envelhecemos, vie juntos, conversar e coomos a gostar de tomar cha perar um com o outro. A franqueza e a candura ajudam a cimentar o vnculo conjugal, dando-lhe
12. Como podem os casais se achegar mais com o passar dos anos? ` medida que o 13. Qual e o papel da franqueza e da honestidade a casal envelhece?

ENVELHECER

JUNTOS COM DIGNIDADE

167

os ataques de Satauma resistencia que frustrara nas, o destruidor de casamentos. a coroa dos idosos. (Proverbios Os netos sao 17:6) A companhia dos netos pode ser verdadeira mente prazerosa animada e reanimadora. A Bblia elogia Loide, uma avo que, junto com a sua filha Eu nice, ensinou as suas crencas ao seu netinho Timo teo. Esse jovem cresceu sabendo que tanto a mae como a avo prezavam a verdade bblica. 2 Timoteo 1:5; 3:14, 15. 15 Eis, portanto, um aspecto especial em que os podem dar uma valiosssima avos contribuic ao. Vo ces, avos, ja transmitiram seus conhecimentos so aos filhos. Agora podem bre os propositos de Jeova fazer o mesmo com mais uma gerac ao. Muitas crian cinhas vibram ao ouvir seus avos contar historias bblicas. Naturalmente, voces nao assumirao a res ponsabilidade do pai de inculcar as verdades bbli cas nos filhos. (Deuteronomio 6:7) Estarao apenas complementando isso. Orem como o salmista: Nao me abandones mesmo ate a velhice e as cas, o Deus, que eu possa informar a geracao sobre o teu braate co, todos os que estao para vir, sobre a tua potencia. Salmo 71:18; 78:5, 6. mimam os netinhos a 16 Infelizmente, alguns avos e seus fiponto de surgirem tensoes entre os avos lhos adultos. Contudo, a bondade sincera dos avos
14

APRECIE A COMPANHIA DOS NETOS

14. Que parte evidentemente desempenhou a avo de Timoteo no seu desenvolvimento como cristao? 15. Com respeito aos netos, que valiosa contribuic ao podem dar os avos, mas o que devem evitar? 16. Como podem os avos evitar ser causadores de tensoes na fa mlia?

168

FAMILIA FELIZ

talvez facilite aos netos lhes fazerem confidencias quando nao estiverem dispostos a revelar certos as` suntos aos pais. As vezes, os jovens esperam que seus indulgentes avos tomem o seu partido contra os pais. Que fazer? Usem de sabedoria e incentivem seus netos a serem francos com os pais. Expliquem (Efesios que isso agrada a Jeova. 6:1-3) Se necessa rio, poderao oferecer-se para mediar a aproximac ao com os pais. Sejam francos com os netos a respeito aprenderam com os anos. Sua honesdo que voces beneficia-los. tidade e candura poderao que nao consegue mais Com os anos, voce vera fazer tudo o que fazia ou que gostaria de fazer. Como enfrentar isso? Mentalmente voce talvez se sinta com 30 anos de idade, mas uma olhada no espe se desanime. lho revela uma outra realidade. Nao O salmista suplicou a Jeova: Nao me lances fora no me deixes quando meu poder tempo da velhice; nao falhar. Imite a determinac ao do salmista. Ele disse: Esperarei constantemente, e vou acrescentar a todo o teu louvor. Salmo 71:9, 14. 18 Muitos se prepararam antecipadamente para depois da aposenaumentar seus louvores a Jeova tadoria. Eu planejei com antecedencia o que faria quando a nossa filha sasse da escola, explica um aposentado. Decidi que entraria no pai que agora e ministerio de pregac ao por tempo integral, de modo que vendi a minha firma a fim de ficar livre para ser mais plenamente. Orei a Deus pedindo vir a Jeova
17

` ADAPTE-SE A IDADE

17. Que determinac ao do salmista devem os cristaos idosos imitar? maduro aproveitar bem a sua condicao 18. Como pode o cristao de aposentado?

ENVELHECER

JUNTOS COM DIGNIDADE

169

orientac ao. Se voce estiver perto de se aposentar, console-se com a declarac ao do nosso Grandioso Criador: Mesmo ate a velhice da pessoa, eu sou o da pessoa, eu mesmo continuaMesmo; e ate as cas rei a sustentar. Isaas 46:4. ` ser 19 Adaptar-se a vida de aposentado pode nao facil. O apostolo Paulo aconselhou os homens ido sos a serem moderados nos habitos. Isso exige um ` refreamento geral, nao ceder a inclinac ao de querer levar uma vida folgada. Depois da aposentadoria, a necessidade de rotina e autodisciplina pode ser ainda maior do que antes. Fique atarefado, portanto, tendo sempre bastante para fazer na obra do Se em vao e em conhor, sabendo que o [seu] labor nao nexao com o Senhor. (1 Corntios 15:58) Expanda as suas atividades de ajudar outros. (2 Corntios 6:13) Muitos cristaos fazem isso pregando zelosa mente as vel com a ` boas novas num ritmo compat no idade. A medida que envelhecer, seja sao na fe, amor, na perseveranca. Tito 2:2. E um fato triste mas real que, no presente sis tema, a morte por fim separa o casal. Conjuges cris taos enlutados sabem que seu amado agora dorme, de novo. (Joao 11:11, 25) Mas, e confiam que o verao mesmo assim, a perda e dolorosa. Como pode o so brevivente enfrenta-la? 1 21 Lembrar-se do que fez certo personagem bblico
20

COMO ENFRENTAR A PERDA DO C ONJUGE

1 Para mais informac oes sobre esse assunto, veja a brochura Quando Morre Alguem Que Amamos, publicada pelas Testemu nhas de Jeova. aos que estao envelhecendo? 19. Que conselho se da 20, 21. (a) No presente sistema, o que por fim separa o casal? (b) Que excelente exemplo deu Ana para conjuges enlutados?

170

FAMILIA FELIZ

de ajuda. Ana enviuvou depois de apenas sete sera anos de casada, e quando lemos a seu respeito, ela estava com 84 anos. Com certeza sofreu com a per da do marido. Como enfrentou a situac ao? Ela pres tava servicos sagrados a Jeova Deus no templo, noi te e dia. (Lucas 2:36-38) A vida de servico devoto de Ana era, sem duvida, um grande antdoto contra a que ela sentia como viuva. tristeza e a solidao 22 Meu maior desafio tem sido nao ter com quem conversar, explica uma senhora de 72 anos, que ficou viuva dez anos atras. Meu marido era um bom ouvinte. Conversavamos sobre a congregac ao e o nosso ministerio cristao. Outra viuva diz: Embora o tempo cure, acho ser mais correto dizer que o uso que a pessoa faz do tempo e o que ajuda a cu rar. Voce tem melhores condic oes de ajudar outros. Um viuvo de 67 anos concorda, dizendo: Uma ma dar de si para neira excelente de enfrentar a perda e consolar outros. Embora a morte roube um conjuge amado, Jeova permanece sempre fiel, sempre de confianca. cantou o Rei Davi da anUma coisa pedi a Jeova, o que procurarei: morar na casa de tiguidade, e Jeova todos os dias da minha vida, para contemplar e olhar com apreciacao para a afabilidade de Jeova o seu templo. Salmo 27:4. realmente viuvas, 24 Honra as viuvas que sao exorta o apostolo Paulo. (1 Timoteo 5:3) O conselho que vem depois dessa ordem indica que as viuvas
23

DEUS PREZA OS IDOSOS

22. Como alguns viuvos e viuvas enfrentam a solidao? para os idosos, particu23, 24. Que grande consolo a Bblia da larmente aos enviuvados?

ENVELHECER

JUNTOS COM DIGNIDADE

171

tivessem parentes proximos dignas que nao pode riam precisar de ajuda material da congregac ao. Nao obstante, o sentido da ordem de honra-las in clui a ideia de te-las em alta estima. Que consolo as viuvas e os viuvos tementes a Deus podem derivar em alta estima e os sus os tem de saber que Jeova tentara! Tiago 1:27. as suas cas, 25 O esplendor dos anciaos sao diz a inspirada Palavra de Deus. Sao uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justica. (Pro verbios 16:31; 20:29) Portanto, quer casado, quer no continue a priorizar o servico de Jeova vamente so, na sua vida. Tera assim um bom nome perante Deus agora e a perspectiva de vida eterna num mundo em mais existirao. Salmo que as dores da velhice nao 37:3-5; Isaas 65:20.
25. Que alvo ainda existe para os idosos?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . . O CASAL QUE ENVELHECE ?
uma coroa para os avos. Os netos sao Proverbios 17:6. A idade avancada pode trazer novas oportunidades Salmo 71:9, 14. para servir a Jeova. incentivados a ser Os idosos sao moderados nos habitos. Tito 2:2. Conjuges enlutados, embora profundamente tristes, podem encontrar consolo na Bblia. Joao 11:11, 25. preza os idosos fieis. Jeova Proverbios 16:31.
172 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

15

Como honrar nossos pais idosos

SCUTA teu pai que causou o teu nascimento desprezes a tua mae so e nao porque ela en velheceu, aconselhou um sabio muito tempo atras. (Proverbios 23:22) Eu jamais faria isso!, talvez diga. ou o pai a maioria de Em vez de desprezar a mae nos sente um profundo amor por eles. Reconhecemos que devemos muito a eles. Acima de tudo, nos seja a Fonsos pais nos deram a vida. Embora Jeova te da vida, sem os nossos pais simplesmente nao existiramos. Nada que possamos lhes dar e tao pre cioso como a propria vida. Considere tambem a ab negac ao, as preocupac oes, as despesas, a atenc ao e o carinho envolvidos em ajudar uma crian ca no ` idade adulta. E seu percurso da infancia a muito ra zoavel, portanto, que a Palavra de Deus aconselhe: para que te va bem e Honra a teu pai e a tua mae perdures por longo tempo na terra! Efesios 6:2, 3.
RECONHE CA AS NECESSIDADES EMOCIONAIS
2

O apostolo Paulo escreveu aos cristaos: Que [os filhos ou netos] aprendam primeiro a praticar a de voc ao piedosa na sua propria famlia e a estar pa gando a devida compensac ao aos seus pais e avos,
1. Que dvidas temos para com os nossos pais, e, por conse guinte, quais devem ser os nossos sentimentos e ac oes para com eles? 2. Como podem os filhos adultos pagar a devida compensa c ao aos pais?
COMO
HONRAR NOSSOS PAIS IDOSOS

173

` vista de Deus. (1 Timoteo pois isto e aceitavel a 5:4) Filhos adultos pagam essa devida compensac ao por mostrarem apreco pelos anos de amor, trabalho e dedicac ao que seus pais e avos lhes dispensaram. Um modo de fazerem isso e reconhecer que, como qualquer outra pessoa, o idoso precisa de amor e de renovada prova de estima muitas vezes deses peradamente. Como todos nos, os idosos precisam sentir-se valorizados. Precisam sentir que a vida de les e meritoria. 3 Portanto, podemos honrar nossos pais e avos por lhes assegurarmos de que os amamos. (1 Corn moram conosco, tios 16:14) Se os nossos pais nao deve-se ter em mente que ouvirem notcias nossas pode proporcionar-lhes um grande bem. Uma carta cordial, um telefonema ou uma visita podem dar escrelhes muita alegria. Miyo, que mora no Japao, veu aos 82 anos de idade: Minha filha [cujo marido ministro viajante] me diz: Mamae, viaje conosco. e Ela me envia seu roteiro de viagem e um numero de telefone para cada semana. Posso abrir o mapa e di aqui! Sempre agradeco a zer: Ah!, agora eles estao Jeova pela benc ao de ter uma filha assim. Honrar os pais pode significar tambem cuidar de suas necessidades materiais? Sim. E assim em muitos casos. Nos dias de Jesus, os lderes religio sos judaicos sustentavam a tradic ao de que, se a pessoa declarasse que seu dinheiro ou sua proprie dade eram uma dadiva dedicada a Deus, estaria
4

CUIDAR DAS NECESSIDADES MATERIAIS

3. Como podemos honrar nossos pais e avos? 4. De que modo a tradic ao religiosa judaica promovia a insensibilidade para com os pais idosos?
174 FAMILIA FELIZ

isenta do dever de usar esses bens para cuidar dos pais. (Mateus 15:3-6) Que insensibilidade! Na reali incentivavam as dade, aqueles lderes religiosos nao pessoas a honrar seus pais, mas sim a trata-los com desprezo por egoistamente negar-lhes suas necessi dades. Jamais desejaremos fazer isso! Deuteronomio 27:16. programas sociais do go5 Em muitos pases ha verno que suprem parte das necessidades materiais dos idosos, tais como alimentos, roupa e moradia. que os proprios E possvel tambem idosos tenham certa reserva para a sua velhice. Mas, se essa reser va se esgotar ou for insuficiente, os filhos honrarao ` seus pais se fizerem o possvel para atender as ne cessidades deles. De fato, cuidar de pais idosos e prova de devoc ao piedosa, isto e, de devoc ao a Jeova Deus, o Originador da famlia.
AMOR E ABNEGAC AO

Muitos filhos adultos cuidam de seus pais ne cessitados com amor e abnegac ao. Alguns levaram seus pais para morar com eles ou se mudaram para perto deles. Outros foram morar com os pais. Em muitos casos, essas medidas resultaram em ben c aos, tanto para os pais como para os filhos. ` dao cer7 As vezes, porem, essas mudancas nao to. Por que? Talvez porque as decisoes sejam muito na emocao. O argucioso apressadas ou baseadas so
5. Apesar das provisoes governamentais existentes em alguns pases, por que honrar os pais pode incluir dar ajuda financeira? 6. Que mudancas fazem alguns para cuidar das necessidades dos pais? 7. Por que nao e bom ser precipitado nas decisoes a respeito de pais idosos?
COMO
HONRAR NOSSOS PAIS IDOSOS

175

considera os seus passos, acautela a Bblia sabia mente. (Proverbios 14:15) Por exemplo, suponha que idosa ache difcil sua mae viver sozinha e voce acha que sera bom para ela vir morar com voce. Considerando arguciosamente os seus passos, pode ponderar: quais sao as reais necessidades dela? ra Existem servicos assistenciais particulares ou pu blicos que oferecam uma boa alternativa? Ela dese a ja se mudar? Em caso positivo, como isso afetara vida dela? Tera de deixar os amigos? Como isso a emocionalmente? Falou com ela sobre isso? afetara Como tal mudanca afetara voce, seu conjuge, seus fi lhos? Se a sua mae precisa de cuidados, quem a Podera a responsabilidade ser dividida? atendera? Discutiu o assunto com todos os diretamente envolvidos? de todos os fi8 Visto que o dever de ajudar e em falhos, pode ser sensato realizar uma reuniao mlia, para que todos possam participar nas deci soes. Consultar os anciaos na congregac ao crista ou amigos que ja passaram por uma situac ao as pode ser util. frustracao de planos sim tambem Ha ha palestra confidencial, alerta a Bquando nao blia, mas na multidao de conselheiros ha consecu c ao. Proverbios 15:22.
MOSTRE EMPATIA E COMPREENS AO

Honrar os pais idosos exige empatia e compreen` A sao. medida que os anos cobram o seu tributo, os idosos talvez sintam crescente dificuldade de andar,
consultar ao decidir como ajudar seus pais 8. A quem podera idosos? 9, 10. (a) Apesar da idade avancada, que considerac ao deve-se ter pelos idosos? (b) Qualquer que seja a ac ao de um filho adulto em favor dos pais, o que ele sempre lhes deve conferir?
176 FAMILIA FELIZ

de comer e de lembrar-se das coisas. Podem precisar de ajuda. Muitos filhos desenvolvem uma atitude protecionista e tentam estabelecer normas. Mas adultos com uma vida inteira de sabeos idosos sao doria e experiencia acumuladas, uma vida inteira cuidando de si mesmos e tomando suas proprias de cisoes. A sua identidade e autoestima talvez girem em torno de seu papel de pais e adultos. Pais que se sentem obrigados a passar o controle de suas vidas aos filhos talvez se deprimam ou se irritem. Alguns se ressentem e resistem ao que talvez encarem como tentativas de lhes roubar a independencia. 10 Nao ha soluc oes faceis para esses problemas, bondoso permitir que os pais idosos cuidem mas e de si mesmos e tomem suas proprias decisoes, na as medida do possvel. E sabio nao decidir sobre o que melhor para eles sem antes consulta-los. e Talvez ja tenham perdido muita coisa. Permita que preser vera que, quanto vem o que ainda lhes resta. Voce menos tentar controlar a vida de seus pais, tanto seu relacionamento com eles. Eles semelhor sera tambem. rao mais felizes, e voce Mesmo se for preciso insistir em certas coisas para o bem deles, honrar lhes confira a dignidade seus pais requer que voce e o respeito que merecem. A Palavra de Deus aconselha: Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar considerac ao para com a pessoa dum homem idoso. Levtico 19:32.
MANTENHA A ATITUDE CORRETA

Um problema que alguns filhos adultos enfrentam relativo a honrar seus pais idosos tem a ver com
tenha tido um bom re11-13. Mesmo que um filho adulto nao lacionamento com os pais no passado, como pode ele encarar o desafio de cuidar deles na sua idade avancada?
COMO
HONRAR NOSSOS PAIS IDOSOS

11

177

a criac ao que tiveram. Seu pai pode ter sido frio e de dominadora e rgida. samoroso, sua mae Talvez ain da sinta frustrac ao, ira ou magoa porque eles nao foram os pais que voce gostaria que tivessem sido. superar tais sentimentos?1 Podera 12 Basse, que se criou na Finlandia, relata: Meu padrasto havia sido oficial da SS na Alemanha na se tornava pezista. Ele se irava facilmente e entao na frente rigoso. Muitas vezes surrou minha mae dos meus olhos. Certa vez, furioso comigo, ele tirou o cinto e me bateu no rosto com a fivela. Atingiu-me com tanta forca que eu ca sobre a cama. 13 Mas, havia um outro lado da historia. Basse acrescenta: No entanto, ele trabalhava duro e nao media esforcos para cuidar materialmente da fam lia. Ele nunca me mostrou afeic ao paternal, mas eu sabia que ele tinha traumas emocionais. A mae o expulsara de casa quando ele era pequeno. Ele cresceu resolvendo os problemas a tapa e entrou na guerra bem jovem. Eu podia entende-lo, ate cer to ponto, e nao o culpava. Quando me tornei adulto, a morte dele. Nao foi fa fiz de tudo para ajuda-lo, ate cil, mas fiz o que pude. Tentei ser um bom filho ate o fim, e acho que ele me aceitou como tal. 14 Nas situac oes familiares, como em todos os ou tros assuntos, aplica-se o conselho da B blia: Revesti-vos das ternas afeic oes de compaixao, benignidade, humildade mental, brandura e longani nos referimos a situacoes 1 Nao em que os pais foram culpados de abuso extremo de poder e de confianca, num grau que poderia ser considerado criminoso.

14. Que texto se aplica a todas as situac oes, incluindo a de cuidar de pais idosos?
178 FAMILIA FELIZ

E insensato tomar decisoes em nome dos pais sem antes consulta-los

midade. Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros liberalmente, se alguem tiver razao para queixa contra outro. Assim como tambem vos perdoou liberalmente, vos Jeova o fazei. Colossenses 3:12, 13.
QUEM CUIDA DOS OUTROS TAMB EM PRECISA DE CUIDADOS

tarefa ardua, Cuidar de pais debilitados e que envolve muito trabalho, muita responsabilidade e longas horas. Mas, em muitos casos, o mais difcil e o lado emocional. E aflitivo ver os pais perderem
15

15. Por que cuidar dos pais pode ser deprimente?


COMO
HONRAR NOSSOS PAIS IDOSOS

179

a saude, a memoria e a independencia. Sandy, de Porto Rico, relata: Minha mae era o centro de nos sa famlia. Foi muito doloroso cuidar dela. Primeiro, ela comecou a mancar; da, precisava de uma ben gala; depois, de um andador e, por fim, de uma ca deira de rodas. Depois, ela entrou em declnio ate falecer. Ela tinha cancer nos ossos e precisava de atenc ao constante, dia e noite. Nos a banhavamos, alimentavamos e lamos para ela. Era muito difcil, em especial no lado emocional. Ao perceber que mi estava morrendo, chorei, porque a amava nha mae muito. 16 Se voce se acha numa situac ao similar, o que pode fazer? Ouvir a Jeova pela leitura da Bblia e fa lar com Ele por meio de orac oes sera de muita aju deida. (Filipenses 4:6, 7) Em termos praticos, nao xe de se alimentar bem e durma o suficiente. Assim estara em melhores condicoes, voce emocional e fi sicamente, para cuidar de seu ente querido. Talvez possa providenciar uma ocasional quebra da roti seja possvel na diaria. Mesmo que nao tirar ferias, ainda assim e sabio programar momentos de des contrac ao. Para ter alguma folga, talvez possa providenciar que outra pessoa cuide temporariamente do idoso ou doente. incomum que adultos que cuidam de pais e 17 Nao idosos tenham expectativas desarrazoadas sobre si nao se culpe pelo que voce pode mesmos. Mas nao fazer. Ha circunstancias que talvez o obriguem a confiar seu ente querido aos cuidados de uma casa voce quem cuida dos pais, estabede repouso. Se e leca expectativas razoaveis para si mesmo. E preci16, 17. Que conselhos ajudam a pessoa que cuida de pais idosos a manter um conceito equilibrado?
180 FAMILIA FELIZ

so so equilibrar as necessidades nao de seus pais, mas tambem as de seus filhos, de seu conjuge e de voce mesmo. amoPor meio de sua Palavra, a Bblia, Jeova rosamente da orientac oes que podem ajudar mui a e to a quem cuida de pais idosos, mas essa nao unica ajuda que ele da. Jeova esta perto de todos os que o invocam, escreveu o salmista sob inspira c ao. Ouvira seu clamor por ajuda, e ele os salvara. Mesmo nas situac oes mais difceis, Jeova salvara, ou resguardara, aqueles que lhe forem fieis. Salmo 145:18, 19. 19 Myrna, nas Filipinas, constatou isso quando que ficou invalida cuidava de sua mae, por causa de um derrame. Nao ha nada mais deprimente do que ver um ente querido sofrer, incapaz de lhe dizer onde doi, escreveu Myrna. Era como ve-la afogarse aos poucos, sem que eu pudesse fazer alguma coi sa. Muitas vezes eu caa de joelhos e dizia a Jeova quao cansada eu me sentia. Eu bradava como Davi, que colocasse suas lagrimas que rogou a Jeova num odre e se lembrasse dele. (Salmo 56:8) E, fiel a sua me dava a forca de que eu necessipromessa, Jeova tava. Jeova veio a ser um esteio para mim. Salmo 18:18. uma 20 Tem-se dito que cuidar de pais idosos e historia sem final feliz. Mesmo recebendo os melhores cuidados, os idosos podem vir a falecer, como de Myrna. Mas, quem confia em foi no caso da mae
18

FORCA AL EM DO NORMAL

promete dar, e que caso ilustra que ele 18, 19. Que apoio Jeova cumpre essa promessa? otimismo aos que cuidam de 20. Que promessas bblicas dao pais idosos, mesmo que estes venham a falecer?
COMO
HONRAR NOSSOS PAIS IDOSOS

181

sabe que a morte nao e Jeova, o fim da historia. O apostolo Paulo disse: Eu tenho esperanca para de haver uma ressurreicao com Deus . . . de que ha tanto de justos como de injustos. (Atos 24:15) Os que perderam seus pais idosos consolam-se com a esperanca da ressurreic ao e com a promessa de um havera deleitoso novo mundo de Deus, onde nao mais morte. Revelac ao (Apocalipse) 21:4. 21 Os servos de Deus tem os pais em alta estima, mesmo que estes tenham envelhecido. (Proverbios 23:22-24) Eles os honram. Ao fazerem isso, tornam realidade o proverbio inspirado: Teu pai e tua mae ` se alegrarao, e aquela que te deu a luz jubilara. (Pro verbios 23:25) E, acima de tudo, quem honra seus Deus. pais idosos agrada e honra tambem a Jeova
de se honrar os pais idosos? 21. Que bons resultados vem

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . . A HONRAR OS PAIS IDOSOS ?
Devemos dar a devida compensac ao aos pais e avos. 1 Timoteo 5:4. Todas as nossas atividades devem ser realizadas com amor. 1 Corntios 16:14. importantes nunca devem ser tomadas Decisoes precipitadamente. Proverbios 14:15. Pais idosos, mesmo que doentes e debilitados, de ser respeitados. Levtico tem 19:32. Nao teremos eternamente a perspectiva de envelhecer e morrer. Revelac ao 21:4.
182 FAMILIA FELIZ

CAPITUL O

16

Garanta um futuro eterno para sua famlia

uniu Adao e Eva em casamento, UANDO Jeova Adao externou a sua alegria com palavras que poetica constituem hoje a mais antiga expressao he braica registrada. (Genesis 2:22, 23) Mas o Criador visava mais do que apenas dar prazer aos seus filhos humanos. Ele queria que os casais e as famlias fizessem a Sua vontade. Ele disse ao primeiro casal: Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujei tai-a, e tende em sujeic ao os peixes do mar, e as cria turas voadoras dos ceus, e toda criatura vivente que se move na terra. (Genesis 1:28) Que grandiosa e re compensadora missao! Quanta felicidade teriam eles e Eva tivessem feito a e seus futuros filhos se Adao vontade de Jeova com obediencia plena! mais 2 Tambem hoje, os membros das famlias sao felizes quando fazem juntos a vontade de Deus. O apostolo Paulo escreveu: A devoc ao piedosa e proveitosa para todas as coisas, visto que tem a promes de vir. (1 Timoteo sa da vida agora e daquela que ha 4:8) A famlia que vive com devoc ao piedosa e que se contidas na Bblia gue as diretrizes de Jeova encon trara felicidade na vida agora. (Salmo 1:1-3; 119:105; 2 Timoteo 3:16) Mesmo que apenas um membro da fa mlia siga os princpios bblicos, e melhor do que se nenhum deles os seguisse.
ao instituir o arranjo familiar? 1. Que objetivo tinha Jeova 2, 3. Como podem as famlias hoje encontrar a maior felicida de possvel?
GARANTA UM
FUTURO ETERNO PARA SUA FAMILIA

183

Este livro considerou muitos princpios bblicos que contribuem para uma famlia feliz. Provavelmen varias te notou que alguns deles sao vezes repetidos no livro. Por que? Porque sao verdades de peso que atuam para o bem comum em varios aspectos da vida familiar. A famlia que se empenha na aplicac ao des ses princpios bblicos verifica que a devoc ao piedosa realmente tem a promessa da vida agora. Recapitu lemos quatro desses importantes princpios.
3

disse: Como uma cidade arromO Rei Salomao domina seu bada, sem muralha, e o homem que nao esprito. (Proverbios 25:28; 29:11) Dominar o seu es prito, ou ter autodomnio, e vital para quem deseja ter um casamento feliz. Ceder a emoc oes destrutivas, danos que lecomo furia ou paixoes imorais, causara vam anos para serem sanados se e que o podem ser. conse5 E obvio que nenhum descendente de Adao gue controlar plenamente a sua carne imperfeita. (Ro manos 7:21, 22) Mas, mesmo assim, o autodomnio e um dos frutos do esprito. (Galatas 5:22, 23) De modo autodomnio que o esprito de Deus produzira em nos se orarmos por essa qualidade, se aplicarmos os devidos conselhos das Escrituras e se nos associarmos com os que manifestam essa qualidade e evitarmos os a manifestam. (Salmo 119:100, 101, 130; Proque nao verbios 13:20; 1 Pedro 4:7) Esse proceder nos ajuda a fugir da fornicacao, ra mesmo sob tentac ao. (1 Co rntios 6:18) Rejeitaremos a violencia e evitaremos ou venceremos o alcoolismo. E enfrentaremos com mais
4

O VALOR DO AUTODOM INIO

vital no casamento? 4. Por que o autodomnio e 5. Como pode um humano imperfeito cultivar autodomnio, e com que benefcios?
184 FAMILIA FELIZ

serenidade as provocac oes e as situac oes difceis. Que todos incluindo os filhos aprendam a cultivar esse vital fruto do esprito! Salmo 119:1, 2. O segundo princpio importante e reconhecer a chefia. Paulo descreveu a ordem correta das coisas, dizendo: Quero que saibais que a cabeca de todo ho mem e o Cristo; por sua vez, a cabeca da mulher e o homem; por sua vez, a cabeca do Cristo e Deus. (1 Co rntios 11:3) Isso significa que o homem lidera a famlia, a esposa o apoia lealmente e os filhos obedecem aos pais. (Efesios 5:22-25, 28-33; 6:1-4) Note, porem, que a chefia so produz felicidade se for exercida de modo correto. Os maridos que tem devoc ao piedosa sabem que chefia nao e ditadura. Eles imitam a Jesus, seu Cabeca. Embora Jesus viesse a se tornar ca beca sobre todas as coisas, ele nao veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar. (Efesios 1:22; exerce Mateus 20:28) De maneira similar, o cristao a chefia, nao para beneficiar a si mesmo, mas para cuidar dos interesses de sua esposa e de seus filhos. 1 Corntios 13:4, 5. piedo7 Por sua vez, a esposa que vive com devocao sa nao compete com o marido nem procura domina lo. Ela e feliz em apoia-lo e em cooperar com ele. A B` ` blia as vezes refere-se a esposa como pertencente ao marido, deixando claro que ele e seu cabeca. (Genesis 20:3) Pelo casamento ela vem a estar sob a lei de seu marido. (Romanos 7:2) A Bblia tambem a cha ma de ajudadora e complemento. (Genesis 2:20)
6

CONCEITO CORRETO DA CHEFIA

o arranjo divino da chefia? (b) De que deve o ho6. (a) Qual e ` fammem lembrar-se para que a sua chefia traga felicidade a lia? a esposa a cumprir o papel 7. Que princpios bblicos ajudarao que Deus lhe confiou na famlia?
GARANTA UM
FUTURO ETERNO PARA SUA FAMILIA

185

A esposa contribui com qualidades e habilidades que tem, e lhe da o necessario seu marido nao apoio. (Pro verbios 31:10-31) A Bblia tambem diz que a esposa e parceira, que trabalha lado a lado com o mari do. (Malaquias 2:14) Esses princpios bblicos ajudam marido e esposa a ter apreco pela fun c ao um do outro e a se tratarem mutuamente com o devido respeito e dignidade.
SEJA R APIDO NO OUVIR

Neste livro acentua-se muitas vezes a necessidade de comunicac ao. Por que? Porque as coisas funcionam melhor quando as pessoas se falam e realmente ` outra. Foi repetidas vezes enfatizado escutam uma a que a comunicac ao e uma via de mao dupla. O discpulo Tiago expressou isso da seguinte maneira: Todo homem tem de ser rapido no ouvir, vagaroso no falar. Tiago 1:19. 9 E tambem importante cuidar de como falamos. Pa lavras rspidas, contenciosas ou severamente crticas nao constituem boa comunicac ao. (Proverbios 15:1; 21:9; 29:11, 20) Mesmo se o que dissermos for corre to, se for dito de modo cruel, orgulhoso ou insensvel, provavelmente causara mais mal do que bem. O nosso falar deve ser de bom gosto, temperado com sal. (Colossenses 4:6) As nossas palavras devem ser como mac as de ouro em esculturas de prata. (Proverbios 25:11) As famlias que aprendem a boa comunicac ao terao dado um grande passo para conseguir a felicidade.
O PAPEL VITAL DO AMOR
10

A palavra amor aparece muitas vezes neste li-

a todos na fam8, 9. Explique alguns princpios que ajudarao lia a melhorar a sua arte de comunicac ao. vital no casamento? 10. Que tipo de amor e
186 FAMILIA FELIZ

vro. Lembra-se do tipo de amor que mais foi menciona do? E verdade que o amor romantico (eros, em grego) e importante no casamento, e, nos casamentos bem sucedidos, o afeto e a amizade profundos ( fila, em grego) se intensificam entre marido e esposa. Mais im portante, porem, e o amor representado pelo termo por grego agape. E o amor que cultivamos por Jeova, Jesus e pelos nossos semelhantes. (Mateus 22:37-39) expressa pela humanidade. (Joao E o amor que Jeova 3:16) Como e maravilhoso podermos tratar nosso conjuge e nossos filhos com esse mesmo tipo de amor! 4:19. 1 Joao 11 No casamento, esse amor sublime e realmente o perfeito vnculo de uniao. (Colossenses 3:14) Ele une o casal e os leva a querer fazer o melhor um pelo outro e pelos filhos. Nas situac aju oes difceis, o amor ` A da a famlia a resolver as coisas em uniao. medida que o casal envelhece, o amor os ajuda a manter vi vos o apoio e o apreco mutuos. O amor . . . nao pro cura os seus proprios interesses. . . . Suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca falha. 1 Corntios 13:4-8. 12 A uniao conjugal e especialmente forte quan do e selada nao apenas pelo amor entre os conju ges, mas primariamente pelo amor a Jeova. (Eclesias escreveu: tes 4:9-12) Por que? Bem, o apostolo Joao O amor de Deus significa o seguinte: que observe 5:3) Portanto, o mos os seus mandamentos. (1 Joao casal deve ensinar a devoc ao piedosa aos filhos nao so por causa do profundo amor que sentem por eles, (Deuteronomio mas porque e a ordem de Jeova. 6:6, 7)
11. De que modo o amor resulta em bem para o casamento? 12. Por que o amor do casal a Deus fortalece seu casamento?
GARANTA UM
FUTURO ETERNO PARA SUA FAMILIA

187

O DOM DO ESTADO DE SOLTEIRO


Nem todo mundo se casa. E nem todo casal deseja ter filhos. Jesus era solteiro, e ele falou do estado de solteiro como dom, se for por causa do reino dos ceus. (Mateus 19:11, 12) O apostolo Paulo tambem preferiu nao se casar. Ele referiu-se ao estado de sol teiro bem como ao de casado como dons. (1 Corntios 7:7, 8, 25-28) Portanto, embora a maior parte deste livro aborde assuntos relacionados com o ca devemos perder de vista samento e criar filhos, nao as benc aos e recompensas em potencial de se permanecer solteiro ou de ser casado sem filhos.

so Devem evitar a imoralidade nao porque se amam, que julmas principalmente porque amam a Jeova, gara os fornicadores e os adulteros. (Hebreus 13:4) Mesmo que um dos parceiros cause serios problemas o outro a perno casamento, o amor a Jeova induzira sistir na aplicac ao dos princpios bblicos. De fato, fe as famlias lizes sao em que o amor uns pelos outros e cimentado pelo amor a Jeova!
A FAM ILIA QUE FAZ A VONTADE DE DEUS

se centraliza em fazer a vontaA vida do cristao de de Deus. (Salmo 143:10) E isso o que a devoc ao piedosa realmente significa. Fazer a vontade de Deus ajuda as famlias a fixar a sua atenc ao nas coisas realmente importantes. (Filipenses 1:9, 10) Por exemplo, o homem contra Jesus alertou: Vim causar divisao;
13

13. Como a determinac ao de fazer a vontade de Deus ajudara as pessoas a fixar sua atenc ao nas coisas realmente importantes?
188 FAMILIA FELIZ

e a jovem esposa conseu pai, e a filha contra sua mae, tra sua sogra. Deveras, os inimigos do homem serao pessoas de sua propria famlia. (Mateus 10:35, 36) Como Jesus alertou, muitos de seus seguidores tem sido perseguidos por membros de suas famlias. Que situac fami ao triste e dolorosa! Nao obstante, os lacos liares nao devem se sobrepor ao nosso amor a Jeova Deus e Jesus Cristo. (Mateus 10:37-39) Se a pessoa persevera apesar da oposic ao da famlia, os opositores talvez mudem de conceito ao observarem os bons efeitos da devoc ao piedosa. (1 Corntios 7:12-16; 1 Pe dro 3:1, 2) Mesmo que isso nao aconteca, deixar de servir a Deus por causa de oposic ao nao resulta em nenhum bem duradouro. 14 Fazer a vontade de Deus ajuda os pais a tomar de cisoes corretas. Por exemplo, em algumas comunidades os pais tendem a encarar os filhos como investimento, e contam com eles para lhes ajudar na velhice. Embora seja proprio que os filhos adultos cuidem dos justifica que os pais induzam os pais idosos, isso nao filhos a um estilo de vida materialista. Os pais nao prestam bom servico aos filhos se os ensinam a prezar mais os bens materiais do que os valores espiri tuais. 1 Timoteo 6:9. 15 Um otimo exemplo neste respeito e Eunice, a mae do jovem amigo de Paulo, Timoteo. (2 Timoteo 1:5) Embora fosse casada com um descrente, Eunice, junto com a avo de Timoteo, Loide, criou Timoteo nos cami nhos da devoc ao piedosa. (2 Timoteo 3:14, 15) Quan tinha idade para isso, Eunice permitiu do Timoteo ja ` pregacao do que ele sasse de casa e se dedicasse a
14. De que maneira o desejo de fazer a vontade de Deus ajuda os pais a agirem nos melhores interesses dos filhos? ra de Timoteo, 15. Por que Eunice, mae foi otimo exemplo de mae que fez a vontade de Deus?
GARANTA UM
FUTURO ETERNO PARA SUA FAMILIA

189

Reino como companheiro missionario de Paulo. (Atos 16:1-5) Quanta emoc ao deve ter sentido quando seu filho se tornou um notavel missionario! Sua devoc ao piedosa como adulto foi um bom reflexo de seu trei namento na infancia. Eunice sem duvida encontrou satisfac ao e alegria em ouvir relatorios sobre o minis terio fiel de Timoteo, mesmo que provavelmente sentisse a sua falta em casa. Filipenses 2:19, 20. Jesus foi criado numa famlia temente a Deus, e, como adulto, mostrou a correta preocupac ao de um 19:26) filho para com sua mae. (Lucas 2:51, 52; Joao Contudo, o objetivo primario de Jesus era cumprir a vontade de Deus que, no seu caso, inclua abrir o caminho para que humanos pudessem ganhar a vida eterna. Fez isso quando entregou a sua vida humana perfeita como resgate pela humanidade pecamino 5:28, 29. sa. Marcos 10:45; Joao ressuscitou-o a ` vida 17 Apos a morte de Jesus, Jeova celestial e lhe deu grande autoridade, empossando-o por fim como Rei no Reino celestial. (Mateus 28:18; Romanos 14:9; Revelac ao [Apocalipse] 11:15) O sacri fcio de Jesus possibilitou que alguns humanos fossem selecionados para governar com ele nesse Reino. Abriu tambem o caminho para que as demais pessoas de retidao pudessem ter vida perfeita numa Terra de restauradas condic oes paradsicas. (Revelac ao 5:9, 10; 14:1, 4; 21:3-5; 22:1-4) Um dos nossos maiores privile gios hoje e falarmos dessas boas novas ao nosso proximo. Mateus 24:14.
16

A FAM ILIA E O SEU FUTURO

16. Como filho, que correta preocupac ao mostrou Jesus, mas qual era seu objetivo primario? 17. Que perspectivas gloriosas o proceder fiel de Jesus abriu para aqueles que fazem a vontade de Deus?
190 FAMILIA FELIZ

18 Como o apostolo Paulo mostrou, a vida de devo c ao piedosa vem acompanhada da promessa de que receber essas ben as pessoas poderao c aos na vida que ha de vir. Certamente, esse e o melhor caminho para se encontrar a felicidade! Lembre-se, o mundo passando, e assim tambem esta o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para 2:17) Portanto, se voce sempre. (1 Joao e filho ou fi lha, pai ou mae, marido ou esposa, um adulto solteiro com ou sem filhos, empenhe-se em fazer a vontade ou extremas dificuldade Deus. Mesmo sob pressao des, jamais se esqueca de que voce e servo do Deus vivente. Assim, que as suas ac oes alegrem a Jeova. (Proverbios 27:11) E que a sua conduta resulte em fe licidade para voce agora e em vida eterna no vindouro novo mundo!
dados tanto a fam18. Que lembrete e que encorajamento sao lias como a indivduos?

C OMO PODEM ESTES PRINC IPIOS B IBLICOS AJUDAR . . . A SUA FAM ILIA A SER FELIZ ?
O autodomnio pode ser cultivado. Galatas 5:22, 23. Tendo um conceito correto sobre a chefia, marido e esposa buscam os melhores interesses da famlia. Efesios 5:22-25, 28-33; 6:4. A comunicac ao inclui escutar. Tiago 1:19. cimentara o casamento. O amor a Jeova 1 Joao 5:3. o alvo primordial da Fazer a vontade de Deus e famlia. Salmo 143:10; 1 Timoteo 4:8.
GARANTA UM
FUTURO ETERNO PARA SUA FAMILIA

191

Contate as Testemunhas de Jeova pelo site www.jw.org/pt.

Gostaria de obter mais informac oes?

You might also like