You are on page 1of 12

6

- Fontes de Radiao e Contaminao Radioativa


Quais os tipos de fonte utilizadas em Medicina Nuclear ? O que contaminao radioativa ? Como pode ocorrer ?

! Os materiais radiativos, isto , aqueles que emitem radiao, podem ser utilizados de diversas maneiras. Uma delas aproveitar a emisso de radiao deste material, portanto a maior utilizao destes materiais de fonte emissora de radiao. ! Podemos entender por fonte neste caso, o local de onde partem as radiaes, sendo que nem sempre as quantidades de material radioativo sero pequenas ento as fontes nem sempre podero se encaradas como sendo pontuais. ! Alm disto, na maioria das vezes, na medicina nuclear, o material radioativo estar espalhado pelo organismo do paciente. Podemos considerar que os materiais radioativos, naturais ou articiais, se apresentam em dois formatos de fontes de radiao: as fontes seladas e as no seladas.

Fontes Seladas
! Uma fonte selada um material radioativo contido dentro de uma embalagem (encapsulamento) feita de material no radioativo. ! Este invlucro, ou embalagem, tem por objetivo evitar que seja possvel entrar em contato diretamente com o material radioativo. ! Apesar de atenuar a radiao, a embalagem no tem como propsito impedir que a radiao seja emitida. Existem muitos formatos e materiais de invlucros para as fontes seladas. ! Este tipo de fonte muito utilizada em radioterapia em uma modalidade de tratamento chamada de braquiterapia. Na medicina nuclear seu uso est restrito calibrao dos instrumentos de medida de radiao e de imagens.

Fontes No Seladas
! As fontes no seladas so todo material radioativo que no estiver contido em um invlucro que limite seu contato com o meio exterior. ! Desta forma possvel tocar o material radioativo e administr-lo aos seres humanos por via oral ou intravenosa. ! A maioria dos materiais radioativos se encontra na forma de xidos ou sais. difcil encontrar uma aplicao para as fontes no seladas que no a prpria medicina nuclear. ! Neste caso, estes materiais esto diludos em uma soluo, o que facilitar sua administrao aos pacientes.

! o caso, por exemplo, do utilizado em medicina nuclear.

99mTc,

radionucldeo mais

! Ele utilizado na forma de pertecnetato de sdio. ! Quando administrado intravenosamente esta fonte no selada se espalha pelo organismo emitindo radiao onde quer que se encontre, diferente ento de uma fonte selada que ter sua emisso de radiao bem localizada.

Contaminao Radioativa
! A presena indesejada de qualquer material radioativo em um local pode ser chamada de contaminao radioativa. ! Desta forma, s poder ocorrer contaminao radioativa a partir do contato com fontes no seladas ou caso o invlucro de uma fonte selada seja violada (como no acidente de Goinia). ! Caso entremos em contato com uma fonte selada e seu invlucro esteja preservado, no caremos contaminados, pois no entremos em contato (tocaremos) com o material radioativo. ! Entretanto, receberemos uma certa dose de radiao, pois como j foi citado o invlucro da fonte selada no bloqueia a radiao, apenas evita a contaminao.

! Toda vez que entramos em contato com uma fonte no selada caremos ento contaminados, devido parte deste material (que emite radiao) permanecer na regio com que tocamos nele. ! Se encostarmos com o dedo em uma fonte no selada, nosso dedo car contaminado e passar a emitir radiao. Desta forma estaremos recendo certa dose de radiao devido ao material radioativo presente em nosso dedo. ! Este o principal problema para os trabalhadores em medicina nuclear, evitar se contaminar durante a manipulao das fontes no seladas. ! Por isso necessrio usar todos os equipamentos de proteo individual pra evitar a contaminao.

! No caso da contaminao do dedo, dizemos que esta contaminao externa, pois est na parte de fora do organismo. ! Mas se deglutirmos ou inalarmos uma fonte no selada haver uma contaminao interna, pois o material radioativo estar ento dentro do organismo. ! Isto pode ocorrer quando as fontes no seladas so muito volteis, isto , evaporam com facilidade. Neste caso preciso usar mscaras e possuir um sistema exaustor para manipular tais fontes. ! A contaminao externa possui a desvantagem de se espalhar em um local.

! Por exemplo, se um trabalhador contamina sua mo com uma fonte no selada qualquer e sem perceber toca em outro material ou pessoa, estar espalhando a fonte no selada, pois tudo aquilo que tocou passar a conter material radioativo cando tambm contaminado. ! Quando a fonte no selada possuir meia-vida curta, e a energia da radiao pequena, a contaminao comprometer possivelmente apenas a rotina do trabalhador e dos exames, mas se a meia-vida for muito longa o ou a energia for muito alta a dose de radiao pode ser letal ao indivduo. ! No importa o tipo de contaminao para o trabalhador ela sempre malca, pois pode resultar em dose de radiao que poder acarretar em futuros danos biolgicos.

Exerccios

You might also like