You are on page 1of 9

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2009

MUSEUS COMO ESPAOS DE CONTRADIO: A CONSTRUO DO LUGAR DA ARTE NA ARQUITETURA CONTEMPORNEA1 Robson Xavier da Costa2 Resumo Este artigo objetiva analisar o espao do museu diante da categoria terica de lugar na arquitetura e na arte contemporneas partindo dos conceitos de lugar e genius loci para Vitrio Gregotti (1985), Christian Norberg-Schulz (1976), de no-lugar para Aug (1994) e de Cubo Branco para Brian ODoherty (2002). No estudo da obra dos autores citados procuramos correlaes entre a compreenso do lugar da arquitetura e da arte em suas manifestaes contemporneas. Palavras-chave Arquitetura contempornea; museu; lugar; genius loci; cubo branco. Abstract This article aims to analyze the space of the museum before the theoretical category of place in architecture and contemporary art on the concepts of "place" and "genius loci" to Vitrio Gregotti (1985), Christian Norberg-Schulz (1976), non-place to Aug (1994) and White Cube to Brian O'Doherty (2002). In the study of the works of the mentioned authors we look for correlations between the understanding of the place of architecture and art in their contemporary manifestations. Key Words Contemporary architecture, museum, place, genius loci, white cube. 1. O conceito de lugar para Gregotti e Norberg-Schulz
A origem da arquitetura no a cabana, a caverna ou a mtica casa de Ado no paraso. Antes que um suporte fosse transformado em coluna, um telhado em fronto e pedras amontoadas sobre pedras, o homem ps uma pedra no cho para reconhecer o lugar no meio do universo desconhecido e, assim, mediu e modificou esse espao. Como toda medida, esse gesto exigiu uma simplicidade total (GREGOTTI apud NESBITT, 2006, p. 374).

Dois importantes conceitos da arquitetura contempornea lugar e Genius Loci, propostos respectivamente por Gregotti (1985) e Norberg-Schulz (1976), gestados a partir
Artigo apresentado como trabalho final da disciplina Teoria e Metodologia da Arquitetura e Urbanismo, ministrada pela Prof. Dr. Snia Marques, do Curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, no semestre letivo 2009.1. 2 Robson Xavier da Costa doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFRN, Mestre em Histria pelo PPGH/UFPB e Professor Assistente do Departamento de Artes Visuais da UFPB, Lder do Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educao em Artes Visuais - GPAEAV/UFPB/CNPq e 2 secretrio da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas - ANPAP - gesto 2009-2010. E-mail: robsonxcosta@yahoo.com.br.
1

94

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

das ideias da Fenomenologia de Martin Heidegger, so fortes o bastante para articularem uma srie de diferentes formas de relaes e compreenses entre o dilogo dos seres humanos com os ambientes construdos (NESBITT, 2006, p. 371). Segundo Nesbitt (2006) o conceito de Genius Loci institudo por Norberg-Schulz, foi inspirado no termo romano que significa esprito do lugar, esse ato est ligado ao estabelecimento do que Eliade (1992) classifica como hierofania, a ligao profunda do stio com o sagrado.
(...) Assim, o cercamento, o ato de demarcar ou diferenciar um lugar no espao se converte no ato arquetpico da construo que a verdadeira origem da arquitetura (NESBITT, 2006, p. 443).

O conceito de lugar refere-se a ideia da significao humana sobre o espao, do gesto simblico de lanar a pedra fundamental da construo, que seria o ato de reconhecimento do stio. a modificao que transforma o lugar em arquitetura e realiza o ato simblico original de estabelecer contato com a terra, com o ambiente fsico, com a ideia de naturaza enquanto totalidade (GREGOTTI apud NESBITT, 2006, p. 374). Segundo esse autor a organizao do espao parte, ento, da ideia de lugar, e o projeto transforma lugar em assentamento (op. cit. p. 374). Assentamento o lugar institudo por meio da ocupao espacial e social, consequentemente significado pela histria e mediado pelas relaes significantes para aqueles que o habitam.
O ambiente compe-se dos vestgios de sua prpria histria. (...) o prometo arquitetnico tem a misso de chamar a ateno para a essncia do contexto ambiental por meio da transformao da forma (GREGOTTI apud NESBITT, 2006, p. 373). (...) Em geral, a natureza forma ampla e extensa totalidade, um lugar, que, de acordo com as circunstncias locais, possui uma identidade peculiar (NORBERG-SCHULZ apud NESBITT, 2006, p. 448).

O projeto e a obra arquitetnicos como concepes sobre o mundo, remete-nos a necessidade da interferncia humana no stio, exigindo capacidade de abstrao e domnio mental sobre o processo de representao, aportes instrumentais adequados, domnio do meti e do estilo, mas alm de tudo isso, o arquiteto deve lidar com stio como um ambiente especfico que ser modificado a partir da sua ideia, um lugar a ser construdo, que apresenta caractersticas especficas e necessidades ocupacionais singulares, que fazem toda a diferenta para a sua ocupao satisfatria. Norberg-Schulz defende a relao lugar/ambiente quando afirma:
De maneira geral, pode-se dizer que alguns fenmenos formam um ambiente para outros. Um termo concreto para falar em ambiente lugar. Na linguagem comum dize-se que atos e acontecimentos tm lugar. Na verdade, no faz o menor sentido imaginar um acontecimento sem referncia a uma localizao. evidente que o lugar faz parte da existncia (apud NESBITT, 2006, p. 444).

Se lugar o palco da vida cotidiana e da existncia, e a vida humana ocorre na interao entre os ambientes construdos e naturais, suas caractersticas seriam identificadas pelo que Norberg-Schulz (1976) chama de qualidade ambiental, ou seja, alm de uma localizao de cunho abstrato, os lugares apresentam caractersticas fsicas especficas que identificam suas qualidades (forma, cor, textura, etc.), que seriam para o autor a essncia do lugar, o genius loci. Portanto, um lugar um fenmeno qualitativo total, que no se pode reduzir a nenhuma de suas propriedades, como as relaes espaciais, sem que se perca de vista sua natureza concreta (NORBERG-SCHULZ apud NESBITT, 2006, p. 95

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

444).

O lugar est profundamente ligado ao uso e as funes dos equipamentos, a forma de interao entre o ser humano e o ambiente. Toda ocupao e uso dos lugares dependem de uma srie de fatores ambientais, sociais, culturais e morfolgicos, que no podem ser universalizados e embora sejam semelhantes, no so iguais para todos os povos e culturas. No se pode identificar um lugar apenas pela funcionalidade ou pela visualizao, o lugar acima de tudo simblico, eivado de significados especficos que dependem de inmeras variveis.
(...) a propriedade bsica dos lugares criados pelo homem a concentrao e o cercamento. Os lugares so literalmente interiores, o que significa dizer que renem o que conhecido. Para cumprir essa funo, os lugares contm aberturas, atravs das quais se ligam com o exterior. (A bem dizer, s um interior pode possuir aberturas.) Alm disso, as construes se ligam s suas vizinhanas porque repousam sobre o solo e se elevam para o cu. Finalmente, os ambientes criados pelo homem incluem artefatos ou coisas que servem de focos internos e sublinham a funo de reunio do assentamento (NORBERG-SCHULZ apud NESBITT, 2006, p. 448).

Se os lugares so institudos por meio do uso satisfatrio e da significao, s cidades com seus espaos de mltiplos usos, so formadas por conjuntos de inmeros lugares, que dialogam com seu entorno. A cidade formada por paisagens, assentamentos, espaos com carter peculiares, que segundo a anlise de Norberg-Schulz definem um fenmeno.
(...) o fenmeno do lugar leva-nos a concluir que a estrutura do lugar deveria ser classificada como paisagem e assentamento e analisada por categorias como espao e carter. Enquanto espao indica organizao tridimensional dos elementos que formam um lugar, o carter denota a atmosfera geral que a propriedade mais abrangente de um conceito amplo, como o de espao vivido. (...) a organizao espacial impe certos limites a essas interpretaes e os dois conceitos espao e carter so interdependentes (op.cit. p. 449).

Segundo os autores citados a ao da arquitetura sobre a vida humana institui novos lugares e redimensiona lugares pr-existentes. A criao de um novo equipamento cultural, ou a re-estruturao de um antigo prdio para transform-lo em centro cultural, por exemplo, denota o estabelecimento de novos signos que permitem a criao de novos lugares, definidos pelo seu novo uso ou pelas relaes humanas que sero estabelecidas nesse ambiente. A forma desses espaos pode tornar-se um potente atrator para reas ambientalmente degradadas, como antigos centros de cidades, reas pontuarias cidades industriais e comerciais em decadncia, como inmeros exemplos em todo o mundo. Os centros culturais tornaram-se lugares to privilegiados que toda cidade de mdio porte deseja ou j possui um museu ou espao cultural, de preferncia criado por um arquiteto de renome internacional, o que garante a movimentao turstica para manter o espao funcionando e o comrcio local ativo, ou seja, embora os espaos culturais apresentem caractersticas mais universais, geralmente so imbudos de elementos locais ou regionais que garantem a identificao da populao com a estrutura edilcia, tornando-se muitas vezes um diferencial do espao construdo, a identificao com o objeto arquitetnico. Outras vezes, a prpria obra de arquitetura visualmente to potente que chega a suplantar o prprio stio criando relaes nicas, at ento inexistentes. A arquitetura passa a ser a prpria obra de arte, em detrimento dos trabalhos artsticos expostos em seu 96

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

interior, o pblico identificar-se tanto com o prdio que a sua funo como abrigo de acervos e exposies permanentes ou temporrias torna-se secundria, diante da imponncia do edifcio construdo. Nesse caso, acreditamos que a obra construda apresenta um carter prprio que pode dialogar ou se contrapor ao esprito do lugar (genius loci), criando relaes especficas entre espao construdo, pblico/visitante e objetos de arte, estabelecendo seu carter por meio dessas relaes. Segundo afirma Norberg-Schulz o carter est relacionado ao genius loci a partir do uso cotidiano dos espaos, como afirma:
O carter determinado por como as coisas so, e oferece como base de nossa anlise os fenmenos concretos do mundo-da-vida cotidiana. S assim podemos compreender de modo cabal o genius loci, isto , o esprito do lugar que os antigos reconheciam como aquele outro que os homens precisavam aceitar para ser capazes de habitar. O genius loci refere-se a essncia do lugar. (op. cit. p. 449).

Podemos inferir que o esprito do lugar pode ser re-significado a partir do uso cotidiano, e que a construo de um espao cultural (centro cultural, galeria, museu, pinacoteca, etc.), modifica completamente usos pr-existentes, transformando lugares a partir de novos usos ou da consolidao de novas relaes com o pblico, dos artistas e das produes visuais que interagem com esses espaos construdos.
A estrutura de um lugar no fixa e eterna. normal que os lugares mudem, s vezes muito rapidamente. Isso no significa, porm, que o genius loci necessariamente mude ou se extravie. (...) veremos que ter lugar pressupe que os lugares conservem suas identidades durante determinado perodo de tempo. Stabilitas loci uma condio necessria para a vida humana (NORBERGSCHULZ apud NESBITT, 2006, p. 454).

Desta forma, o carter de um museu contemporneo pode ser definido pelas interrelaes entre os espaos fsicos construdos e os espaos simblicos permeados pelos novos meios expositivos e pela monumentalidade dos museus concebidos como gigantescas esculturas, visualmente imponentes e potentes ims urbanos, capazes de redimensionar a funo de determinados lugares.
importante assinalar que todos os lugares possuem um carter, e que essa qualidade peculiar a maneira bsica em que o mundo nos dado. At certo ponto, o carter de um lugar uma funo do tempo; ela muda com as estaes, com o correr do dia, e com as situaes meteorolgicas, fatores que, acima de tudo, determinam diferentes condies de luz. (...) Contudo, o carter do lugar depende de como as coisas so feitas, e , por isso mesmo, determinado pela realizao tcnica (a construo). (op. cit. p. 451- 452).

Nas cidades contemporneas os espaos culturais ganharam tamanha importncia que parecem definir sua significao perante a regio ou o pas, esses espaos, geralmente, citados como pontos simblicos, esto ligados a capacidade de poder poltico e econmico das cidades. Mesmo quando mantidos por instituies privadas, apresentam caractersticas de espaos pblicos, j que permitem o acesso irrestrito da populao para usufruto dos eventos culturais realizados. A arquitetura nesse caso o lugar simblico, desejvel, criado para marcar o territrio cultural mediado pela mquina capitalista e re-formatado por ela. 2. Museu, lugar ou no-lugar?
Todo espao cercado definido por uma fronteira, e Heidegger afirma que: a

97

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

fronteira no aquilo em que uma coisa termina, mas, como j sabiam os gregos, a fronteira aquilo de onde algo comea a se fazer presente. As fronteiras de um espao construdo so o cho, a parede e o teto. As fronteiras de uma paisagem so estruturalmente semelhantes e consistem no solo, no horizonte e no cu. Essa similaridade estrutural simples tem importncia fundamental para as relaes entre os lugares naturais e os lugares feitos pelo homem. As propriedades de confinar um espao, tpicas de uma fronteira, so determinadas por suas aberturas (...) (NORBERG-SCHULZ apud NESBITT, 2006, p. 450-451).

As fronteiras citadas por Norberg-Schulz so muito mais do que simples barreiras naturais ou artificiais, so estruturas simblicas determinadas pelo imaginrio humano. O museu como instituio secular foi institudo culturalmente como barreira entre o mundo mundano externo e o mundo interior secularizado, portador da memria coletiva humana sobre o planeta. Em sua estruturao como guardio do patrimnio material humano, a sacralizao do cotidiano ocorreu na medida em que objetos, principalmente os que representam a opulncia das elites, foram sendo cooptados para as colees, montadas inicialmente a partir dos grandes tesouros artsticos e culturais e disponibilizadas para acesso ao pblico. A grande inteno do colecionismo originrio dos museus foi guardar ad eternum a memria da civilizao humana de forma a constituir um patrimnio simblico coletivo.
(...) A simbolizao implica traduzir para um outro meio um significado experimentado. (...) finalmente, o homem precisa reunir os significados aprendidos por experincia a fim de criar para si mesmo uma imago mundi ou um microcosmo, que d concretude a esse mundo (op. cit. p. 453).

Espaos pblicos por excelncia, os museus, sempre foram alvo de crticas por estarem ligados a uma ideologia da opulncia, lugares aparentemente democrticos, mas pouco acessveis a maioria da populao. Consolidados at o sculo XIX como detentores dos vestgios da histria humana, os museus sofreram graves crticas por parte das vanguardas artsticas do sculo XX, que pediam sua cabea e o acusavam de toda sorte de degradao, os artistas e intelectuais afirmavam que a instituio museal era superada e pediam o fim dessa forma de ideologia institucionalizada em nome do progresso e da arte moderna. Segundo Arantes para essa concepo os museus
so de fato lugares pblicos, mas cuja principal performance consiste em encenar a prpria ideologia que os anima: so quando muito sucedneos de uma vida pblica inexistente, microcosmos que presumem reproduzir em seu interior uma vida urbana de cuja degradao registra apenas os grandes cenrios de uma sociabilidade fictcia, acrescida das obras devidamente neutralizadas (ARANTES, 2000, p. 241).

O museu nesse momento histrico era tido como uma instituio caqutica, que alijava os objetos e obras do seu contexto, silenciando-os, criando cenrios irreais de uma sacralizao inexistente no cotidiano. Ao longo do sculo XX e incio do XXI, o museu enquanto instituio cultural resistiu s crticas e se renovou. A prpria arte moderna, devedora da concepo de progresso positivista, se rendeu aos mimos do museu como casa de cultura e passou a integrar-se aos acervos institucionais, a partir desse perodo, inmeros museus de arte moderna foram criados em todo o mundo. As transformaes ocorridas nos crculos culturais, na arte e na arquitetura, a partir dos anos 1960 e 1970, redimensionaram o papel das instituies culturais na sociedade capitalista. Os museus agregaram ao monoplio cultural o poder poltico da atrao de massas, e passaram a aliar o poder de convencimento da mdia para agregar pblico as 98

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

grandes exposies, tratadas como megaeventos, oriundos do mundo do espetculo. Fisicamente essas instituies foram se modificando, aplicando outros princpios expositivos adequando-se as novas formas de compreenso e produo dos objetos de arte.
Reina atualmente uma grande animao no domnio tradicional austero e introvertido dos museus. Quem os visita dispe de amplos espaos para a mais desenvolta flnerie, abrigando jardins, passarelas, terraos e janelas que trazem a cidade para dentro do museu. Isto sem falar em cafeterias, restaurantes (por vezes entre os melhores da cidade), atelis, salas de projeo ou de concertos, livrarias, etc. As longas filas que se formam entrada dessas novas casas de cultura nem sempre se devem ao antigo amor arte, concentrada no acervo do museu, mas s mltiplas atraes que enumerei apenas parcialmente. Faltou incluir, ocupando um lugar de destaque, a prpria arquitetura. J no mais to bvia a diferena entre um museu e um shopping center (ARANTES, 2000, p. 232).

Desta forma, os museus passaram de meros abrigos de obras de arte para centros culturais de apelo coletivo, transformando-se em lugares de entretenimento de massas. Com a maior valorizao do espao construdo e o partido mais aberto, o projeto de museu passou a ser desejado pelos grandes arquitetos contemporneos, por permitir maior liberdade construtiva e maiores possibilidades de visibilidade cultural e comercial para o projeto. (...) arquitetura que cada vez mais se apresenta como um valor em si mesmo, como uma obra de arte, como algo a ser apreciado como tal e no apenas como uma construo destinada a abrigar obras de arte (ARANTES, 2000, p. 244). A arquitetura de museus passou a ser cult e valorizada em todo o mundo, de vilo para as vanguardas, o museu passou a ser o heri redentor do espao construdo na ps-modernidade e objeto de desejo de artistas e arquitetos. Se o museu de arte ganhou ares de shopping center, de espao de passagem, assemelhando-se a um centro de convenes, onde coisas efmeras ocorrem em perodos determinados, onde as pessoas apenas se encontram rapidamente, onde a fotografia o principal registro dos eventos, uma nova identidade foi formulada e a estrutura museal rendeu-se as leis de mercado. Ao integrar-se ao mercado ser que o museu foi capaz de manter uma identidade institucional e arquitetnica? Ou tornou-se um no-lugar? Essa questo nos leva a identificar esse tipo de espao museal descrito anteriormente como parte do que Aug (1994) chama de supermodernidade, baseado no conceito de Michael de Certeau de no-lugares. O no-lugar designaria para Aug
(...) duas realidades complementares, porm, distintas: espaos construdos em relao a certos fins (transporte, trnsito, comrcio, lazer) e a relao que os indivduos mantm com esses espaos. (...) porm os no-lugares reais da supermodernidade, aqueles que tomamos emprestados quando rodamos na autoestrada, fazemos compras no supermercado ou esperamos num aeroporto o prximo vo para Londres ou Marselha (...) defininem-se, tambm, pelas palavras ou textos que nos propem: seu modo de usar, em suma, que se exprime, conforme o caso, de maneira prescritiva (pegar a fila da direita), proibitiva (proibido fumar) ou informativa (voc est entrando no Beaujoloais) e que recorre tanto a ideogramas mais ou menos explcitos e codificados (os cdigos da estrada ou dos guias tursticos) quanto lengua natural (AUG, 1994, p. 87-88).

Podemos Identificar nos museus modernos e contemporneos caractersticas de nolugar citadas por Aug. Tradicionalmente o museu sempre foi um local de passagem, de visitao, mediado cada vez mais pelo texto, que abre e apresenta as exposies (informativo), que mobiliza o pblico para os possveis caminhos a serem percorridos no espao expositivo (prescritivo), que direciona o contato com os trabalhos expostos 99

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

(proibitivo e/ou permissivo), essa forma de pensar o espao do museu parte da mxima moderna de organizao espacial para exposies de arte, intitulada de cubo branco e gestada nas galerias de arte das grandes metrpoles como modelo expositivo ideal.
A criao do cubo branco impoluto, ubquo, um dos xitos do modernismo criao comercial, esttica e tecnolgica. Num strip-tease inslito, a arte l dentro se desnuda cada vez mais, at apresentar produtos finais formais e pores da realidade externa tornando o recinto da galeria uma colagem.nO contedo da parede torna-se mais e mais rico (talvez um colecionador devesse comprar uma galeria vazia) (ODOHERTY, 2002, p. 90).

Esse modelo copiado em museus e galerias em todo o mundo partia do princpio que seria necessria a criao de um espao neutro para a exposio de arte, onde a interferncia das paredes, do cho e do teto fosse mnima nas obras, a galeria seria uma vitrine, conceito adaptado dos moldes mercadolgicos para a maximizao esttica do objeto exposto, causando maior impacto no pblico e destacando as caractersticas espaciais e visuais dos objetos de arte. A galeria modernista tpica o limbo entre o ateli e a sala de estar (...). A a considerao do artista pelo que ele criou ajusta-se com perfeio ao desejo burgus de posse (ODOHERTY, 2002, p. 85-86).
(...) preciso que o museu moderno (...) esconda o seu lado de edifcio pblico, criando pequenos espaos diferenciados como numa casa, facilitando a relao ntima com a obra, reproduzindo de certa maneira o ambiente domstico da experincia privada do colecionador (ARANTES, 2000, p. 235).

Ao instituir recursos oriundos do mercado de arte em espaos pblicos como os museus o modernismo transforma os centros culturais em casas de passagem e entretenimento. No entanto o cubo branco como espao clean, isento de contradies visuais, em sua neutralidade, no d conta da complexa diversidade de propostas artsticas advindas das experimentaes conceituais da arte contempornea, com suas inmeras formas de manifestao, mltiplas perspectivas visuais hbridas, que dialogam diretamente com o espao, muitas vezes construindo seu prprio espao, como o caso das instalaes, das vdeoinstalaes, do site specific, do in sito, da performance e da land art. Parte da renovao institucional da instituio museal deve-se a adaptao visual e fsica as novas propostas artsticas e da re-estruturao dos museus para abrigar tipos diversos de manifestaes visuais. Os chamados museus contemporneos de arte notabilizaram-se pela imponente arquitetura e pela maleabilidade dos espaos expositivos, que perderam paulatinamente a feio de cubo branco para transformarem-se internamente paulatinamente em verdadeiras caixas pretas. A caixa preta, espao inicialmente destinado ao palco teatral, passa a ser integrada como uma possibilidade para as salas expositivas, por permitir a visualidade de um espao velado pela ausncia de luz. A eliminao total do contato, mesmo que mnimo, com o impacto visual do espao construdo (da parede, do piso e do teto), e seus elementos apagados pela iluso do fundo negro, permitem que o pblico seja alado por alguns instantes para ambientes imaginrios, que s o hibridismo da arte contempornea produz. Os recursos cenogrficos do cubo branco e da caixa preta acentuaram o carter de nolugarcdas galerias de exposio, ambientes internos dos museus, e ao mesmo tempo proporcionaram ao pblico experincias sensoriais e sinestsicas nicas e inseparveis da dimenso espacial. Mas o museu contemporneo no s o espao das galerias, ele 100

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

formado por um complexo conjunto de salas, lojas, jardins, elementos cada vez mais presentes nos centros culturais contemporneos, que os tornam tambm um centro comercial por excelncia. O museu de arte enquanto instituio permanece socialmente relevante, seu uso modificado consideravelmente ao longo do tempo, apenas reforou a hegemonia do lugar institudo para a cultura visual. Os novos museus (...) so os principais responsveis pela difuso dessa atmosfera de quermesse eletrnica que envolve a vida pblica reproduzida em modele rduit (ARANTES, 2000, p. 241). O museu contemporneo apesar de apresentar caractersticas de no-lugar, cada vez mais como obra arquitetnica, capaz de instituir ou modificar lugares, na intricada trama urbana das grandes cidades. O museu tornou-se o espao de contradio entre o lugar e o nolugar da arquitetura. Referncias AUG, Marc. Os no-lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Trad. Maria Lcia Pereira. Campinas SP: Papirus, 1994. ARANTES, Otlia. O lugar da arquitetura depois dos modernos. 3 Ed. So Paulo: EDUSP, 2000. CASTILLO, Sonia Salcedo Del. Cenrio da arquitetura da arte: montagens e espaos de exposies. So Paulo: Martins Fontes, 2008. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Traduo Rogrio Fernandes. So Paulo: Martins Fontes, 1992. FABIANO JNIOR, Antonio Aparecido. Museus contemporneos: Bilbao e Porto Alegre. Disponvel em: http://ww1.unilasalle.edu.br/museu/mouseion/museus_contemporaneos.pdf. Acesso em: 17.04.2009. FREIRE, Cristina. Poticas do processo: arte conceitual no museu. So Paulo: Iluminuras,1999. GONALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposio de arte no sculo XX. So Paulo: Edusp/Fapesp, 2004. GREGOTTI, Vittorio. Territrio e arquitetura. In: NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia terica (1965-1995). Trad. Vera Pereira. So Paulo: Cosac Naify, 2006. HARRISON, Charles e WOOD, Paul. Art in theory 1900-2000 an anthology of changing ideas. Londres - Ingland: Blackwell, 1992. MONEO, Rafael. Inquietao terica e estratgia projetual na obra de oito arquitetos contemporneos. Trad. Flvio Coddou. So Paulo: Cosac Naify, 2009. NAVAS, Adolfo Montejo. Obra e lugar: outras relaes estticas. In: Revista DASartes, ano 01, n 02, Rio de Janeiro: O Selo, FEV/2009. NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia terica (1965-1995). Trad. Vera Pereira. So Paulo: Cosac Naify, 2006. 101

V ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


2009

NORBERG-SCHULZ, Christian. O fenmeno do lugar. In: NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia terica (1965-1995). Trad. Vera Pereira. So Paulo: Cosac Naify, 2006. ODOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espao da arte. Trad. Carlos S. Mendes Rosa. So Paulo: Martins Fontes, 2002. POLTICA NACIONAL DE MUSEUS Relatrio da gesto 2003-2006. Braslia: Ministrio da Cultura, IPHAN, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2006.

102

You might also like