You are on page 1of 6

15/07/13

Assine 0800 703 3000 SAC

HowStuffWorks - Como funciona o barramento PCI


Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping
Sortear Artigo

BUSCAR

Faa do ComoTudoFunciona a sua pgina inicial | Boletim por e-mail

EAD - Cursos a Distncia Voc Decide Quando Estudar. Inscreva-se agora na Anhanguera! vestibulares.br/EnsinoaDistancia Sua Casa em 180 Meses Utilize seu FGTS no consrcio. Ligue agora e conhea as vantagens! portoseguro.com.br/consorcio-imovel UNIP Vestibular 2013 Faa agora mesmo sua inscrio. Prova Dia 20/07. Inscrio Grtis! www.Unip.br/ProcessoSeletivo Curso de Ingls Online Curso C/ Foco Nas Suas Necessidades Estude Quando Quiser - 24h Por Dia! Englishtown.com/Curso_Online_Ingles

Principal > Informtica > Hardw are

Buscar no ComoTudoFunciona e na Web

Como funciona o barramento PCI


por Jeff Tyson e Ed Grabianowski - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introduo A potncia e a velocidade dos componentes de computador tm crescido a um passo constante desde que os computadores foram criados dcadas atrs. Os desenvolvedores de software criam novos aplicativos capazes de utilizar os avanos mais recentes em matria de velocidade de processador e capacidade de disco, enquanto os fabricantes de hardware agilizam a melhoria dos componentes e criam novas tecnologias para acompanhar a demanda dos programas de ponta.

barramento PCI Porm, um elemento sempre passa despercebido: o barramento . Em sua essncia, um barramento um canal ou caminho entre os componentes de um computador. Ter barramento de ltima gerao to importante quanto ter uma boa transmisso em um carro. Se voc tiver um motor de 700 cavalos de potncia, mas com uma transmisso barata, o carro no vai render tanto. Existem muitos tipos diferentes de barramentos. Neste artigo, voc vai aprender sobre alguns deles. Vamos nos concentrar no barramento conhecido como Interconexo de Componentes Perifricos (PCI, do ingls Peripheral Component Interconnect). Falaremos sobre o que PCI, como funciona e como usado, e ento daremos uma olhada no que o futuro reserva para esta tecnologia.

Uma placa PCI tpica

O barramento A idia de um barramento simples, ele conecta os componentes do computador ao processador. Alguns dos componentes so HDs, pentes de memria, sistemas de som, sistemas de vdeo, e etc. Por exemplo, para ver o que seu computador est fazendo, voc usa um monitor CRT ou LCD. Voc precisa de um hardware especial para controlar o monitor, neste caso, uma placa de vdeo (ou placa grfica). A placa de vdeo um pequeno circuito impresso em uma placa, que desenhada para ser conectada no barramento. A placa de vdeo conversa com o processador, usando o barramento como via de comunicao. A vantagem do barramento que ele torna as partes do computador mais intercambiveis. Se voc quiser uma placa de vdeo melhor, basta tirar a antiga do slot e colocar a nova em seu lugar. Se voc quiser usar dois monitores no seu computador, pode usar duas placas de vdeo no barramento. E por a vai. Vinte ou 30 anos atrs, os processadores eram to lentos que o processador e o barramento eram sincronizados - o barramento funcionava na mesma velocidade do processador, e havia somente um barramento no computador. Hoje, os processadores esto to rpidos que a maioria dos computadores tem dois ou mais barramentos. Cada barramento especializado em um tipo de trfego. Hoje, um computador comum tem dois barramentos principais: o primeiro, conhecido como o barramento do sistema ou local, conecta o microprocessador (CPU) ao sistema de memria. Este o barramento mais rpido do sistema;

o segundo um barramento mais lento para a comunicao de componentes como discos rgidos e placas de som. Um barramento muito comum nesta categoria chamado de PCI.

informatica.hsw.uol.com.br/barramento-pci.htm/printable

1/6

15/07/13

HowStuffWorks - Como funciona o barramento PCI

Estes barramentos mais lentos se conectam ao barramento do sistema atravs de uma ponte, que parte do chipset do computador e funciona como um guarda de trnsito, integrando os dados de outros barramentos ao barramento do sistema. Tecnicamente, existem outros tipos de barramentos. Por exemplo, o Barramento Serial Universal (USB - Universal Serial Bus) uma maneira de conectar cmeras, scanners e impressoras ao computador. O USB usa um cabo fino para conectar os dispositivos, e muitos dispositivos podem compartilhar este cabo simultaneamente. O FireWire outro barramento, usado hoje principalmente para cmeras de vdeo e HDs externos.

A ilustrao acima mostra como os vrios barramentos se conectam ao processador

Breve histrico O primeiro barramento para computadores no primeiro PC da IBM (cerca de 1982) tinha 16 bits de largura e operava a 4,77 MHz. Ficou conhecido oficialmente como barramento ISA. Este tipo de barramento capaz de transferir dados a uma taxa de 9 MBp/s (megabytes por segundo) mais ou menos, rpido o bastante at mesmo para muitos dos aplicativos atuais. Muitos anos atrs, o barramento ISA ainda era usado em muitos computadores. Este barramento aceitava placas desenvolvidas para o PC da IBM no incio da dcada de 1980. O barramento ISA continuou sendo usado mesmo depois que tecnologias mais avanadas surgiram para substitu-lo. Algumas razes para sua longevidade foram: compatibilidade de longo-prazo com muitos fabricantes; antes do surgimento dos sistemas multimdia, poucos perifricos utilizavam a velocidade total do barramento. Como a tecnologia avanou e o ISA no conseguiu acompanhar, outros barramentos foram desenvolvidos. Os principais foram o EISA (Extended Industry Standard Architecture) - que tinha 32 bits a 8 MHz - e o VL-Bus (Vesa Local Bus). O interessante do VL-Bus (cujo nome vem de VESA, Associao dos Padres Eletrnicos para Vdeo, que criou o padro) que tinha 32 bits de largura e operava na velocidade do barramento local, que geralmente era a velocidade do prprio processador. O VL-Bus era ligado diretamente ao processador. Funcionava bem para um nico dispositivo, ou

informatica.hsw.uol.com.br/barramento-pci.htm/printable

2/6

15/07/13

HowStuffWorks - Como funciona o barramento PCI

talvez dois. Mas conectar mais do que dois dispositivos ao VL-Bus podia interferir no desempenho do processador. Por causa disso, ele era usado somente para conectar a placa de vdeo, um componente que realmente tem desempenho melhor quando tem acesso direto de alta velocidade ao processador. Em seguida veio o PCI No incio da dcada de 1990, a Intel lanou um novo padro de barramento, o barramento PCI (Interconexo de Componentes Perifricos). O PCI uma mistura do ISA e do VL-Bus. Fornece acesso direto memria do sistema para dispositivos conectados, mas usa uma ponte para se conectar ao barramento frontal (frontside bus) e, portanto, ao processador. Basicamente, significa que tem um desempenho ainda melhor do que o VL-Bus, alm de eliminar uma possvel interferncia com o processador. O barramento frontal uma conexo fsica que liga o processador maioria dos outros componentes do computador, inclusive memria RAM, aos HDs e aos slots PCI. Hoje, o barramento frontal opera a 400 MHz, sendo que os sistemas mais novos operam a 800 MHz.

Placas PCI tm 47 pinos

O barramento traseiro (backside bus) uma conexo separada entre o processador e o cache de Nvel 2. Este barramento opera a uma velocidade mais alta do que o barramento frontal, geralmente a mesma velocidade do processador, para que o cache trabalhe da maneira mais eficiente possvel. Os barramentos traseiros tm evoludo com o passar dos anos. Na dcada de 90, o barramento traseiro era um conjunto de fios que conectava o processador principal a um cache externo. Este cache era na verdade um chip separado que requeria memria cara. Desde ento, o cache de Nvel 2 tem sido integrado ao processador principal, fazendo os processadores ficarem menores e mais baratos. Como o cache agora fica dentro do prprio processador, de certo modo o barramento traseiro no mais um barramento.

Tipo de Largura do barramento barramento


ISA EISA VL-bus VL-bus PCI PCI PCI PCI 16 bits 32 bits 32 bits 32 bits 32 bits 64 bits 64 bits 64 bits

Velocidade do MB/s barramento


8 MHz 8 MHz 25 MHz 33 MHz 33 MHz 33 MHz 66 MHz 133 MHz 16 MBps 32 MBps 100 MBps 132 MBps 132 MBps 264 MBps 512 MBps 1 GBps

O PCI conecta mais dispositivos do que o VL-Bus, at cinco componentes externos. Cada um dos cinco conectores para um componente externo pode ser substitudo por dois dispositivos fixos na placa-me. Alm disso, voc pode ter mais do que um barramento PCI no mesmo computador, apesar de ser raro. O chip da ponte do PCI regula a velocidade do barramento, independentemente da velocidade do processador. Isto torna o sistema mais seguro, e faz com que os fabricantes de hardware PCI saibam exatamente o que fazer. O PCI no incio operava a 33MHz, usando um caminho de 32 bits de largura. O padro foi atualizado, e sua velocidade subiu de 33MHz para 66MHz, e sua largura dobrou para 64 bits. Atualmente, o PCI-X transfere em 64 bits a uma velocidade de 133MHz a uma incrvel taxa de transferncia de 1GBps (gigabyte por segundo).

As placas PCI tm 47 pinos (49 para uma placa com "bus mastering", que controla o barramento PCI sem interveno do processador). O barramento PCI consegue trabalhar com poucos pinos por causa da multiplexao de hardware, que significa que o dispositivo envia mais do que um sinal por pino. Alm disso, o PCI compatvel com dispositivos que usam tanto 5 volts como 3,3 volts. Apesar de a Intel ter proposto o padro PCI em 1991, ele no se tornou popular at a chegada do Windows 95, em 1995. O sbito interesse no PCI deveu-se ao fato de o Windows 95 ser compatvel com uma caracterstica chamada Plug and Play (PnP), sobre a qual falaremos no captulo seguinte.

Plug and Play Plug and Play (PnP) significa que voc pode conectar um dispositivo

informatica.hsw.uol.com.br/barramento-pci.htm/printable

3/6

15/07/13

HowStuffWorks - Como funciona o barramento PCI

ou uma placa no seu computador e eles so automaticamente reconhecidos e configurados para funcionar no seu sistema. O PnP um conceito simples, mas foi necessrio um esforo conjunto da indstria de computadores para que fosse criado. A Intel criou o padro PnP e o incorporou ao design do PCI. Mas, somente muitos anos depois, um sistema operacional, o Windows 95, trouxe suporte ao PnP. O lanamento do PnP acelerou a demanda por computadores com PCI, rapidamente substituindo o ISA como o barramento mais usado.

PCI x AGP

O barramento PCI foi adequado durante muitos anos, com largura de banda suficiente para todos os perifricos que a maioria dos usurios geralmente usa. Todos, exceto um: placas de vdeo. Na dcada de 90, as placas de vdeo comearam a Para ser completamente implementado, o PnP precisa de trs coisas ficar cada vez mais potentes, e os jogos 3D comeara a pedir desempenho mais alto. O BIOS PnP - o utilitrio central que habilita o PnP e detecta barramento PCI no conseguia dispositivos PnP. A BIOS tambm l o ESCD em busca de manipular toda a informao que informaes de configurao dos dispositivos existentes. trafegava entre o processador Extended System Configuration Data (ESCD) - dados de principal e o processador grfico configurao de sistema estendidos, um arquivo que contm da placa de vdeo. Como informao sobre os dispositivos PnP instalados. Sistema operacional PnP - qualquer sistema operacional, como resultado, a Intel desenvolveu a o Windows XP, que seja compatvel ao PnP. Gerenciadores de Porta de Acelerao Grfica (AGP - Accelerated Graphics PnP no sistema operacional completam o processo de Port). Ele um barramento configurao iniciado pela BIOS para cada dispositivo PnP. O dedicado somente placa de PnP automatiza vrias tarefas importantes que eram feitas ou manualmente ou com a instalao de um utilitrio fornecido pelo vdeo. A largura de banda do AGP no compartilhada com fabricante do hardware. Estas tarefas incluem a definio de: nenhum outro componente. pedidos de interrupo (IRQ, do ingls Interrupt Requests) Apesar de o PCI continuar a ser - um IRQ, tambm conhecido como interrupo de o barramento da maioria dos hardware, usado pelas vrias partes do perifricos, o AGP assumiu a computador para chamar a ateno do processador. Por tarefa especializada de exemplo, o mouse envia um IRQ toda vez que movido processamento de vdeo. No para avisar o processador que est fazendo alguma coisa. entanto, uma nova tecnologia de Antes do PCI, todos os componentes de hardware barramento chegou ao mercado precisavam de uma configurao IRQ parte. Mas o PCI e pode marcar o fim do AGP. gerencia as interrupes de hardware na ponte do Falaremos mais a respeito neste barramento, permitindo o uso de um nico sistema IRQ artigo, no deixe de ler.

para vrios dispositivos PCI; acesso direto memria (DMA, do ingls Direct Memory Access) - o dispositivo configurado para acessar a memria do sistema sem consultar o processador antes; endereos de memria - muitos dispositivos recebem uma seo da memria do sistema para uso exclusivo. Isto garante que o hardware ter os recursos necessrios para operar de maneira adequada; configurao de Entrada/Sada (I/O) - aqui so definidas as portas usadas pelo dispositivo para receber e enviar informaes. Embora facilite muito na hora de adicionar dispositivos ao computador, o PnP no infalvel. Variaes nas rotinas de software usadas pelos desenvolvedores de BIOS PnP, pelos fabricantes de dispositivos PCI e pela Microsoft levaram o PnP a ser chamado de "Plug and Pray" (plugue e reze). No geral, o benefcio do PnP tem sido simplificar bastante o processo de fazer upgrade no computador para adicionar novos dispositivos ou substituir os existentes. Digamos que voc tenha acabado de instalar uma nova placa de som PCI no seu computador que usa Windows XP. Veja a seguir um exemplo de como funcionaria: voc abre o gabinete e espeta a placa de som em um slot PCI vazio na placa-me; voc fecha o gabinete do computador e liga o computador; a BIOS do sistema inicializa a BIOS PnP;

Esta placa-me tem quatro slots PCI

a BIOS PnP varre o barramento PCI em busca de hardware, enviando um sinal para qualquer dispositivo conectado ao barramento, perguntando para o dispositivo quem ele ; a placa de som responde e se identifica. A identificao do dispositivo enviada de volta pelo barramento at a BIOS; a BIOS PnP confere o ESCD para ver se os dados de configurao da placa de som j esto presentes. Como a placa de som acabou de ser instalada, no h entrada no ESCD para ela. a BIOS PnP designa IRQ, DMA, endereo de memria e configurao de I/O para a placa de som e salva os dados no ESCD; o Windows XP inicializa. Ele verifica o ESCD e o barramento PCI. O sistema operacional

informatica.hsw.uol.com.br/barramento-pci.htm/printable

4/6

15/07/13

HowStuffWorks - Como funciona o barramento PCI

detecta que a placa de som um dispositivo e exibe uma pequena tela dizendo que o Windows encontrou um novo hardware e est verificando qual ; em muitos casos, o Windows XP vai identificar o dispositivo, encontrar e carregar os drivers necessrios e ele estar pronto para ser usado. Se no, o "Assistente para Novo Hardware" vai abrir. Ele vai te mostrar como instalar drivers a partir de um disco que veio com a placa de som; assim que o driver instalado, o dispositivo j deve estar pronto para uso. Alguns dispositivos pedem que voc reinicie o computado antes de us-los. No nosso exemplo, a placa de som est pronta para usar imediatamente; digamos que voc queira capturar som de um toca-fitas externo que voc conectou na placa de som. Voc vai configurar o programa de gravao que veio com a placa de som e comear a gravar; o udio entra na placa de som atravs de um conector de udio externo. A placa de som converte o sinal analgico para digital; os dados do udio digital da placa de som so transportados do barramento PCI para o controlador do barramento. O controlador determina qual dispositivo PCI tem prioridade para enviar dados CPU. Tambm confere se os dados vo diretamente para a CPU ou para a memria do sistema; como a placa de som est em modo de gravao, o controlador do barramento determina prioridade mxima para os dados que vm da placa e envia os dados atravs da ponte do barramento para o barramento do sistema; o barramento salva os dados na memria do sistema. Quando a gravao estiver completa, voc pode escolher salvar os dados da placa de som no HD ou deix-los na memria para processamento adicional. Como as velocidades do processador tm chegado faixa dos gigahertz, muitas empresas esto trabalhando pesado para desenvolver um padro de barramento de prxima gerao. Muitos acreditam que o PCI, assim como seu antecessor ISA, est rapidamente chegando ao seu limite. Todos os padres novos tm alguma coisa em comum. Eles propem se afastar da tecnologia de barramento compartilhado usada no PCI para caminhar na direo da conexo de chaveamento ponto-a-ponto . Isto significa que uma conexo direta entre dois dispositivos (ns) no barramento estabelecida enquanto eles se comunicam um com o outro. Basicamente, enquanto estes dois ns estiverem conversando, nenhum outro dispositivo consegue acessar aquele caminho. Com links diretos mltiplos, este barramento pode permitir que vrios dispositivos se comuniquem sem que um reduza a velocidade do outro. O padro HyperTransport, proposto pela Advanced Micro Devices, Inc. (AMD), aclamado pela companhia como a progresso natural do PCI. Para cada sesso de comunicao entre ns, ele fornece dois links ponto-a-ponto. Cada link pode ter largura de 2 bits a 32 bits, suportando uma taxa de transferncia mxima de 6,4GB por segundo. O HyperTransport desenhado especificamente para conectar componentes internos do computador uns aos outros, e no para conectar dispositivos externos, como drives removveis. O desenvolvimento de chips de ponte vai permitir que dispositivos PCI acessem o barramento HyperTransport.

O PCI ser substitudo pelo HyperTransport?

O PCI-Express, desenvolvido pela Intel (antes chamado de 3GIO ou 3rd Generation I/O), parece ser a prxima grande novidade na tecnologia de barramento. No incio, barramentos mais rpidos eram desenvolvidos para servidores de ponta. Eram chamados de PCI-X e PCI-X 2.0, mas no serviam para o mercado de computadores domsticos porque era muito caro fabricar placas-me com o PCI-X. O PCI-Express completamente diferente, voltado para o mercado de computadores pessoais e poderia revolucionar no s o desempenho dos computadores, mas tambm o prprio formato dos computadores pessoais. Este novo barramento no apenas mais rpido e capaz de manipular mais largura de banda do que o PCI. O PCI-Express um sistema ponto-a-ponto, que permite melhor desempenho e pode at mesmo baratear a fabricao de placas-me. Os slots PCI-Express vo aceitar tambm as placas PCI antigas, fazendo com que se tornem populares mais rapidamente do que seriam se todos os componentes PCI se tornassem inteis de uma hora para outra. Ele tambm escalonvel. Um slot PCI-Express bsico ser uma conexo 1x. Ter largura de banda suficiente para conexes de alta velocidade internet e outros perifricos. O 1x significa que h uma faixa para transportar dados. Se um componente precisar de mais largura de banda, slots PCI-Express 2x, 4x, 8x e 16x podem ser construdos nas placas-me, aumentando o nmero de faixas e permitindo que o sistema transporte mais dados atravs da conexo. Na verdade, os slots PCI-Express 16x j esto disponveis para substituir o slot AGP para placas de vdeo em algumas placas-me. As placas de vdeo PCI-Express 16x esto em alta, custando mais de US$ 500. Conforme os preos forem caindo e as placas-me compatveis com as placas mais recentes se tornarem comuns, o AGP pode virar histria.

Um futuro distante
O PCI-Express pode significar mais do que computadores velozes. Conforme a tecnologia avana, os fabricantes de computadores podem criar uma placa-me com conectores PCI-Express que usem cabos especiais. Assim, o sistema de computador seria totalmente modular, muito parecido com sistemas estreos de som. Voc teria uma pequena caixa com a placa-me e o

informatica.hsw.uol.com.br/barramento-pci.htm/printable

5/6

15/07/13

HowStuffWorks - Como funciona o barramento PCI


processador e uma srie de conectores PCI-Express. Um HD externo poderia ser conectado via USB 2.0 ou PCIExpress. Pequenos mdulos contendo placas de som, de vdeo e modens poderiam tambm ser ligados. Ao invs de uma caixa grande, seu computador poderia ser organizado da maneira que voc quisesse, e seria do tamanho dos componentes que voc precisasse.

Para mais informaes sobre PCI e assuntos relacionados, confira os links na prxima pgina. Mais informaes

Artigos relacionados
Como Como Como Como Como Como funcionam as placas-me funcionam os controladores IDE funcionam as portas USB funcionam as portas seriais funcionam as portas paralelas funciona o FireWire

Mais links interessantes (em ingls)


Especificaes tcnicas do PCI-Express PC TechGuide: Interfaces The PC Guide: PCI Infiniband Trade Association Planos da concorrncia acirram rumores de uma guerra Ps-PCI

Pgina inicial | Sobre a empresa | Anuncie | Boletim por e-mail | Trabalhe conosco | Fale conosco | Ajuda | Privacidade | Termos & condies de uso howstuffworks.com | howstuffworks china

RSS

1998-2013 HSW International, Inc.

informatica.hsw.uol.com.br/barramento-pci.htm/printable

6/6

You might also like