You are on page 1of 4

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus Virtual Atividade de Avaliao a Distncia

Disciplina: Gesto da Distribuio Curso: Logstica Professor: Moacir Fogaa Nome do aluno: Jos Carlos Hoffmann Kessler Data: 20/09/13 Orientaes: Procure o professor sempre que tiver dvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade obrigatria e far parte da sua mdia final. Encaminhe a atividade via Espao UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questo 1 ( 2,5 pontos)

1) De acordo com Zinn (1998), o Cross Docking combina a administrao de estoques com o processamento de informaes para criar um sistema capaz de reabastecer com freqncia um grande nmero de pontos de entrega. A combinao entre movimentao e informao permanente, isto porque, se houver o envio no coordenado de encomendas, o estoque em trnsito pode aumentar, necessitando assim de maior espao para armazenagem. Desta forma, o Cross Docking no funcionar de maneira eficiente. As principais ferramentas e prticas da tecnologia de informao que so importantes para o Cross Docking so EDI, ECR, Cdigo de Barra, Scanning, Rdio Freqncia e WMS. Baseado no texto responda a seguinte questo: 1) Pesquise na internet e apresente sua pesquisa e discorra sobre quais os significados e como funcionam o EDI, ECR no contexto de uma Cadeia de Suprimentos.

EDI = Eletronic Data Interchange = Intercmbio eletrnico de dados Troca contnua de informaes, atravs da rede de informao, entre fornecedores e clientes para obter vantagens: eliminao de pedidos

escritos, transao em tempo real, faturamento automtico, eliminao de documentos e sistema de planejamento/programao integrado e comum. ECR = Efficient Consumer Response = Resposta eficiente ao consumidor Processo desenvolvido para se proporcionar uma rpida resposta as exigncias do mercado, para o desenvolvimento de lanamento de produtos, no atendimento de pedidos, na produo por encomenda, na recuperao de falhas, na adaptao s mudanas do mercado, ou seja, uma administrao flexvel. A estratgia de produo e distribuio pode comprometer seriamente os custos da Cadeia de Suprimentos, principalmente o custo de manter estoques. Percebendo estas distores, em meados da dcada de 90, nos Estados Unidos, iniciou-se um movimento no sentido agilizar a movimentao de produtos na cadeia de suprimentos e dar uma resposta eficiente s expectativas do consumidor. Tem como objetivos: a integrao da indstria e varejo e dar uma resposta rpida s necessidades dos consumidores.

Questo 2 ( 2,5 pontos) 2) Considere que uma carreta com carga fechada ou seja, plenamente carregada saiu de So Paulo Com destino a Florianpolis, trazendo carga para 5 clientes diferentes, mas com a carga perfeitamente identificada e com a correspondente nota fiscal. Esta transferncia de material est usando o sistema de distribuio por cross docking. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade de aprendizagem explique o que este sistema e quais as vantagens apresentadas por ele.

EAN International (2000), em seu artigo sobre Cross Docking, o define como sendo um sistema de distribuio no qual a mercadoria recebida, em um armazm ou Centro de Distribuio, no estocada, mas sim imediatamente preparada para o carregamento de entrega. De acordo com o mesmo artigo desenvolvido pela EAN International, o Cross Docking a transferncia das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de entrega, com tempo de estocagem limitado ou, se possvel, nulo. As instalaes que operam com o Cross Docking recebem carretas completas (FTL Full Truck Load) de diversos fornecedores e realizam, dentro das instalaes, o processo de separao dos pedidos atravs da movimentao e combinao das cargas, da rea de recebimento para a rea de expedio. As carretas partem com a carga completa formada por diversos fornecedores (FTL). O uso do FTL, tanto para o recebimento quanto para a expedio, permitem que os custos de transporte sejam reduzidos. Figura 1.

Questo 3 ( 2,5 pontos) 3) Na Distribuio fsica a forma como os caminhes so carregados podem apresentar dois significados um-para-um e um-para-muitos. No tipo um-para-muitos geralmente so usados softwares de roteirizao. a) Explique os significados de um-para-um e um-para-muitos.

Um-para-um tem como finalidade receber a carga consolidada de um fornecedor e destinar para um nico cliente. Um-para-muitos tem como finalidade receber a carga consolidada de um fornecedor e destinar para vrios clientes.

b) O que e qual a utilidade de se fazer a roteirizao.

Para Cunha (2000) a roteirizao o processo para a determinao de um ou mais roteiros ou sequencias de paradas a serem cumpridos por veculos de uma frota, tendo por objetivo utilizar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais predeterminados, que necessitam de atendimento. A roteirizao pode ser caracterizada por diversos clientes (representados numa rede de transportes por ns ou arcos) que devero ser servidos por uma frota de veculos, sem apresentarem restries ou a ordem em que devero ser atendidos.

Questo 4 ( 2,5 pontos) 4) Pesquise na internet o significado do Balanced Scorecard. Entenda os principais pontos desta linha de pensamento. Depois v at o endereo apresentado a seguir que o Treelog, empresa de logstica do Grupo Abril. http://www.treelog.com.br/rede_entrega/rede.shtml Neste site pesquise e depois responda o conceito de Balanced Scorecard e sua aplicao na rede de distribuio da Abril.

O conceito de Balanced Scorecard para Abril no se restringe a informaes econmicas e ou financeiras, mas sim fazer a Gesto da rede de distribuio atravs dos os Indicadores balanceados de desempenho. Indicadores de mercado: Gesto de performance dos distribuidores atravs de um sistema de objetivos estratgicos, indicadores e metas; Indicadores de processo: Engajamento de toda a cadeia na metodologia: encontros de distribuidores, metas simplificadas para entregadores e ferramentas de comunicao, como vdeos, jornais, cartilhas de procedimentos, banners etc; Indicadores de aprendizado: Treinamentos oferecidos para garantir a multiplicao da metodologia para cada entregador;

You might also like