You are on page 1of 4

Colgio Campo de Flores Aplicaes Informticas B - 12 Ano turma A Ficha Diagnstico

____________________________________________________________________________________ I PARTE Nome: Idade:

1 - Que tipo de sistema informtico tens em casa? Computador: Sistema Operativo: Perifricos:

2 - de uso exclusivo?

3 -Tens acesso Internet com ou sem restries? Explicita p.f.

4 - Como te autoavalias relativamente tua competncia informtica? (fortes/mdios/fracos conhecimentos)

5- Quais os teus interesses relativamente a um eventual tema a explorar?

6 Indica o que te motivou na escolha desta disciplina:

Obrigado. Agora tenta responder s questes que te so apresentadas

II- PARTE

1 - Associa os termos-chave com definies dadas:

1. Programa 2. Informtica 3. Alfabeto 4. Computador 5. Fiabilidade 6. Aplicaes 7. Armazenamento A. Cincia que estuda, regularmente e desenvolve as tcnicas de tratamento de informao. B. Possibilidade de confiar nos resultados fornecidos pelo computador. C. Conjunto de smbolos utilizados para a transmisso de informao. D. Possibilidade de guardar elementos de informao para uso posterior. E. Usos prticos para os quais os computadores so concebidos. F. Ferramenta rpida e precisade tratamento automtico de informao por processos electrnicos. G. Conjunto de ordens fornecidas ao computador para execuo de determinadas tarefas.

2 - Associa os termos-chave com as definies dadas:

1. Batch. 2. Informao. 3. Registo. 4. Processamento de dados. 5. Ficheiro. 6. Dados. 7. Campo alfanumrico. 8. Ficheiro de input. 9. Operaes lgicas. 10. Controlo. 11. Ficheiro de output. 12. Base de dados. 13. Validao. A. Conjunto de registos constituindo dados organizados e relacionados entre si e que tratado como uma entidade. B. Ficheiro usado exclusivamentepara receber os resultados do processamento. C. Funo do processamento de dadosque pretende vigiar todas as etapas a fim de detectar e permitir a correco de erros. D. Estrutura de dados constituindo um ou mais ficheiros logicamente relacionados entre si. E. Conjunto de operaes que transformam os dados de entrada em informao significativa sada. F. Modo de processamento no qual os dados so recolhidos e organizados em lotes para processamento posterior. G. Ficheiro usado pelo computador apenas para a recolha de dados. H. Conjunto de resultados fornecidos pelo computador numa forma significativa. I. Processo de verificao dos dados de entrada e procedimentos do operador para reduo dos erros de utilizao. J. Factos elementares e sem sigificado por si s. L. Campo formado por caracteres do tipo numrico e / ou alfabtico. M. Operaes de deciso baseadas em comparaes entre dados do mesmo tipo. N. Conjunto de campos relacionados, que tratado como uma unidade. 3 - Associa os termos-chave com definies dadas:

1. Memria RAM. 2. Streaming-Tape. 3. Byte. 4. Mainframe. 5. Sector. 6. Bit de paridade. 7. Semicondutores. 8. Disquete. 9. Impressora matricial. 10. Memrias de massa. 11. Directrio. 12. Hollerith. 13. Microcomputador. 14. formatao. 15. Acesso directo. 16. ALU. 17. ASCII.

18. CRT. 19. MODEM. 20. Perifrico.


A. Orgo da CPU onde se efectuaa o processamento dos dados. B. Zona do disco que contm informao sobre os ficheiros que nele se encontram. C. Bit adicional ao cdigo de um carcter e que serve para detectar erros de transmisso ou de leitura. D. Operao efectuada sobre os suportes magnticos para permitir o seu uso e controlo pelo computador. E. Conjunto de 8 bits que codificam um carcter. F. Tipo de memrias volteis usadas na memria central. G. Cdigo de 8 bits standard usado internamente para a codificao de caracteres. H. Suporte de acesso directo constitudo por um disco magntico flexvel. I. Tipo de computadores de mdio/grande porte para uso em instalaes onde se exige grande capacidade de processamento e armazenamento. J. Materiais qumicos (Silcio e Germnio) de que so constitudos os Circuitos Integrados (chips). L. Modo de aceder informao que permite a localizao e consulta directa de um registo num ficheiro sem necessidade de ler os precedentes. M. Poro elementar de uma pista de um disco magntico. N. Nome tambm dado aos perifricos auxiliares de armazenamento que apoiam as funes da UC. O. Dispositivo usado nas comunicaes para converter os sinais internos do computador em sinais compatveis com as linhas analgicas de transmisso e vice-versa. P. Nome do inventor do sistema standard de cartes perfurados e respectivo cdigo de perfurao. Q. Designao inglesa para o perifrico constitudo por ecran e teclado, vulgarmente conhecido por terminal. R. Tipo de impressora de carcter, cuja cabea possui um sistema de agulhas metlicas comandadas por electromans. S. Cartucho magntico constitudo por uma fita de de polegada e vrias pistas de gravao geralmente usado para seguranas ( backup) do contedo de discos magnticos. T. rgo do computador que permite a comunicao com a UC para envio de dados ou recepo de informao. U. Tipo mais simples de computadores para mltiplos propsitos mas que possuem menores capacidades de processamento e armazenamento, sendo tambm por isso os mais baratos.

4 - Associa os termos-chave com as definies dadas:

1. AND. 2. De Morgan. 3. Gate. 4. Clock. 5. Acumulador. 6. OR. 7. Board. 8. Flip-Flop. 9. Registo de instruo. 10. EXOR 11. NOT. 12. Boole. A. Matemtico que formulou as duas leis da negao da conjuno e da disjuno lgicas. B. Designao inglesa para disjuno lgica. C. Registo principal da ULA, onde so executadas todas as operaes aritmticas. D. Circuito integrado com possibilidade de memorizao temporria de um bit. E. Matemtico ingls que formulou a lgica de uma forma simblica tal como hoje a conhecemos. F. Designao inglesa de porta, circuito integrado que simula uma operao lgica elementar. G. Designao inglesa para a negao lgica. H. Designao inglesa para a disjuno exclusiva. I. Placa de circuito impresso constituinte da UC. J. Registo da unidade de controlo que contm a instruo correntemente a ser executada. L. Designao inglesa para a conjuno lgica. M. Designao inglesa para os relgios electrnicos geradores de impulsos que determinam a velocidade do processamento.

5 - Associa os termos-chave com as definies dadas:

1. Executivo residente. 2. Multiprogramao. 3. Spooling. 4. Compilao. 5. Network. 6. Multiprocessamento. 7. Job Control Language. 8. Debuger. 9. Interpretador.

10. BASIC. 11. Paridade. 12. Programa objecto. A. Modo de processamento em que duas, ou mais, CPUs funcionam em simultneo, executando instrues do mesmo programa ou de programas distintos. B. Programa que auxilia os programadores na deteco e correco de erros de lgica. C. Sistema de controlo auxiliar que permite detectar erros de leitura e gravao ou de transmisso de dados. D. Sistema automtico de gesto de listagens em filas de espera para a impreesora. E. Parte do sistema operativo sempre presente na memria interna do computador. F. Programa j traduzido em cdigo mquina, pronto a ser executado. G. Linguagem de programao de alto nvel usada em mltiplos computadores e para mltiplas reas de aplicao. H. Possibilidade de executar mais do que um programa em simultneo no mesmo computador. I. Processo de traduo e validao integral de um programa escrito em linguagem de alto nvel, para cdigo mquina posteriormente executvel. J. Designao inglesa para uma rede de comunicaes entre vrios computadores. L. Programa que traduz e executa sequencialmente todas as instrues de um programa escrito em linguagem de alto nvel. M. Linguagem base de um sistema operativo, constituda por comandos que permitem aos operadores executar as tarefas necessrias.

6 - Associa os termos-chave com as definies dadas:

1. Analista de sistemas. 2. Design do sistema. 3. Operador. 4. Robot. 5. Estudo de viabilidade. 6. Password 7. Upgrade 8. Login.

A. Pessoa encarregue de lidar com o equipamento em geral, introduzindo os dados e recolhendo os resultados. B. Senha de entrada que necessrio fornecer ao computador antes de entrar no sistema, para garantir maior segurana de acesso. C. Computador especialmente desenhado com elementos mecnicos para tarefas normalmente executadas manualmente por operrios numa fbrica ou indstria de transformao. D. Fase de desenvolvimento de um sistema informtico, na qual se estabelece a estrutura dos programas e ficheiros envolvidos no sistema, acompanhada da respectiva documentao. E. Termo ingls que designa a instalao de um aumento das capacidades do sistema. F. Pessoa encarregue de efectuar o estudo orgnico e funcional de uma empresa, a fim de propor um sistema informtico adaptado s suas necessidades. G. Primeira fase do desenvolvimento de um sistema, na qual se efectua um estudo dos meios necessrios para informatizar uma empresa, a fim de provar a sua possibilidade de execuo. H. Cdigo de acesso a um sistema infomtico de carcter pblico e que se destina a ser reconhecido pelo computador central de uma rede de comunicaes.

J.A.Fernandes

You might also like