You are on page 1of 11

FICHA DE LEITURA

Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 5 Transferncia No decurso do tratamento a paciente transfere a imago paterna para o mdico, fazendo-o de certo modo seu pai, mas como ele no o pai, converte-o no substituto do homem que no conseguiu. O mdico torna-se ento o pai e de carta forma o amado ou, em outras palavras, o objeto de conflito.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 7 Sonhos Os sonhos contm imagens e associaes de pensamentos que no criamos atravs da inteno consciente... assim pois podemos esperar que os sonhos nos forneam certos indcios sobre a causalidade objetiva e sobre as tendncias objetivas, pois so verdadeiros autoretratos do processo psquico em curso.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 11 O sonho da paciente Deus o vento, mais forte e mais poderoso do que o homem, um ente constitudo por um alento invisvel.... Os sonhos ultrapassavam uma forma puramente pessoal de Deus e manifestavam uma imagem divina arcaica muito distante da ideia consciente de Deus. Nota de leitor: aqui Jung demonstra sua teoria de que o conceito Deus mais que um conceito intelectual, trata-se de uma necessidade e predisposio inconsciente.:

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 11 Inconsciente pessoal Os materiais contidos nesta camada so de natureza pessoal porque se caracterizam, em parte, por aquisies derivadas da vida individual e em parte por fatores psicolgicos, que tambm poderiam ser conscientes.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 11 Represso fcil compreender que elementos psicolgicos incompatveis so submetidos a represso, tornando-se por isso inconscientes, mas por outro lado h sempre a possibilidade de tornar conscientes os contedos reprimidos e mantlos na conscincia.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 13 Inconsciente coletivo / arqutipo De qualquer modo, quer se trate ou no de criptomnsia (memria inconsciente de um pensamento que a sonhadora tivesse lido em alguma parte), surge inconsciente de uma pessoa civilizada uma imagem divina autntica e primitiva, produzindo um efeito vivo... Nessa imagem nada h que possa ser considerado pessoal, trata-se de uma imagem totalmente coletiva, cuja existncia tnica h muito conhecida. Trata-se de uma imagem histrica que se propagou universalmente e irrompe de novo na existncia atravs de uma funo psquica natural. Mas isso no de se estranhar, uma vez que minha paciente veio ao mundo com um crebro humano cujas funes continuam a ser as mesmas que entre os antigos germanos. o

caso de um arqutipo reativado, nome com que designei essas imagens primordiais. Mediante a forma primitiva e analgica de um pensamento peculiar aos sonhos, essas imagens arcaicas so restitudas a vida. No se trata de ideias inatas, mas de caminhos virtuais herdados. Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 24 A contradio aparece quando comea o desenvolvimento pessoal da psique e quando a razo descobre a natureza irreconcilivel dos opostos. A consequncia desta descoberta o conflito da represso. Queremos ser bons e portanto devemos reprimir o mal, e com isto, o paraso da psique coletiva chega ao fim. a represso da psique coletiva foi uma condio necessria para o desenvolvimento da personalidade.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 25 Quando a sociedade, como conjunto, necessita de uma figura que atue magicamente, serve-se da vontade de poder do indivduo e da vontade de submisso da massa como veculo, possibilitando assim a criao do prestgio pessoal. Este ltimo um fenmeno da maior importncia para a vida coletiva dos povos, tal como nos mostra a histria poltica em seus primrdios. A necessidade de poder um comportamento coletivo: para que um indivduo tenha prestgio, h de haver um pblico para prestigi-lo.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA

Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes

JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 27 Quanto maior for uma comunidade e quanto mais a soma dos fatores coletivos, peculiar a toda grande comunidade, repousar sobre preconceitos conservadores, em detrimento da individualidade, tanto mais o indivduo ser moral e espiritualmente esmagado... Nessas condies s podero prosperar a socialidade e o que coletivo no indivduo. Tudo o que nele for individual submerge, isto : est condenado a represso. ... a moralidade da sociedade, como conjunto, est na razo inversa do seu tamanho: quanto maior for o agregado de indivduos, tanto maior ser a obliterao dos fatores individuais e, portanto, da moralidade, uma vez que esta se baseia no sentido moral do indivduo e na liberdade imprescindvel para isso. Por conseguinte, todo indivduo , inconscientemente, pior em sociedade do que quando atua por si s. O motivo que a sociedade o arrasta e na mesma medida o torna isento de sua responsabilidade individual.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 29 Imitao O homem possui uma faculdade muito valiosa para os propsitos coletivos, mas extremamente nociva para a individuao: sua tendncia para a imitao... A base da ordem social no a lei, mas a imitao, este ltimo conceito abarcando tambm a sugestionalidade, a sugesto e o contgio mental.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 32 Persona

Transcries de citaes mais importantes

Comentrio pessoal

A persona um segmento arbitrrio da psique coletiva... como seu nome revela, ela uma simples mscara da psique coletiva, mscara que aparenta uma individualidade, procurando convencer aos outros e a si mesma que uma individualidade, quando na realidade, no passa de um papel, no qual fala a psique coletiva... No fundo, ela nada tem de real, ela representa um compromisso, entre o indivduo e a sociedade, acerca daquilo que algum parece ser. A persona uma espcie de representao individual de que os indivduos se apropriam com a finalidade de pertencer a sociedade. So caractersticas atraentes emprestadas de outros indivduos, em detrimento das caractersticas pessoais desagradveis e consequentemente reprimidas. Funciona como uma espcie de mediadora entre o ego e o mundo externo.

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes Comentrio pessoal JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 41 O inconsciente sabe no s desejar, mas tambm cancelar seus prprios desejos.

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 41 No captulo IV "Tentativas de libertar a individualidade da psique coletiva" Jung nos fala que "Se os contedos do inconsciente chegarem conscincia, como o indivduo reagir? Ser dominado pelos contedos? Os aceitar credulamente? Os rejeitar? O primeiro caso significa paranoia ou esquizofrenia; o segundo torna o indivduo um excntrico, com certo gosto pela profecia, ou ento pode faz-lo retroceder a uma atitude infantil, apartando-se da sociedade humana; o terceiro significa a

restaurao regressiva da persona". Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 49 Individuao Individuao significa tornar-se um ser nico, na medida em que por individualidade entendermos nossa singularidade mais ntima, ltima e incomparvel, significando tambm que nos tornamos o nosso prprio si mesmo. Podemos pois, traduzir individuao como tornar-se si mesmo ou realizar-se do si mesmo. Individualismo significa acentuar e dar nfase deliberada a supostas peculiaridades, em oposio a consideraes e obrigaes coletivas. A individuao, no entanto, significa precisamente a realizao melhor e mais completa das qualidades coletivas do ser humano, a considerao adequada e no o esquecimento das peculiaridades individuais. A meta da individuao no outra seno despojar o si mesmo dos invlucros falsos da persona, assim como do poder sugestivo das imagens primordiais. Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 53 Si mesmo Podemos dizer que os processos inconscientes se acham numa relao compensatria em relao a conscincia. Uso de propsito a palavra compensatria e no a palavra oposta, porque consciente e inconsciente no se acham necessariamente em oposio, mas se complementam mutuamente, para formar uma totalidade: o si mesmo (Selbst). De acordo com esta definio, o si mesmo uma instncia que engloba o eu consciente. Abarca, portanto, uma personalidade que tambm somos.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 58 No so poucas as pessoas que tem medo de admitir que o inconsciente pode ter, at certo ponto, grandes ideias. Isso seria realmente um absurdo se tomssemos o problema do ponto de vista intelectual e atribussemos ao inconsciente uma psicologia consciente. Sua mentalidade de carter instintivo, no tem funes diferenciadas, nem pensa segundo os moldes daquilo que entendemos por pensar. Ele somente cria uma imagem que responde situao da conscincia, esta imagem to impregnada de ideia como de sentimento e pode ser tudo, menos o produto de uma reflexo racionalista. Seria mais certo se considerssemos tal imagem como uma viso artstica.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 64 Imago feminina x masculina A mulher, com sua psicologia to diversa da psicologia masculina e sempre foi uma fonte de informaes sobre as coisas que o homem nem mesmo v. capaz de inspir-lo e sua capacidade intuitiva, muitas vezes superior a do homem, pode adverti-lo convenientemente. Seu sentimento, orientado para coisas pessoais, apto para indicar-lhe caminhos; sem essa orientao, o sentimento masculino, menos orientado para coisas pessoais, no os descobriria. ...por isso o homem, em sua escolha amorosa, sente-se tentado a conquistar a mulher que melhor corresponda a sua prpria feminilidade inconsciente: a mulher que acolha prontamente a projeo da sua alma. Embora uma escolha desse tipo possa ser considerada e sentida como um caso ideal, poder tambm

representar a opo do homem por seu lado fraco. Isso esclarece muitos casamentos estranhos. Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 67 Alma A autonomia do complexo psquico auxilia naturalmente a representao de um seu pessoal e invisvel, que vive num mundo diferente do nosso. Assim, pois, a atividade da alma sentida como a de um ser autnomo, aparentemente sem ligao com a nossa substncia mortal; da ser fcil imaginar tal ser existindo por si mesmo, talvez num mundo de coisas invisveis. Mas no imediatamente necessrio que a invisibilidade deste ser signifique tambm sua imortalidade. ...o atributo da imortalidade pode facilmente derivar de outro fato a que j aludimos: o peculiar aspecto histrico da alma.... os budistas, ao afirmarem que o aperfeioamento progressivo, obtido pela interiorizao, deserta a memoria das encarnaes anteriores, certamente se referem a mesma realidade psicolgica; a diferena que atribuem o fator histrico ao si mesmo (atman) e no a alma... ...isto mostra a atividade espiritual extrovertida dos ocidentais, que tende a atribuir a imortalidade a uma alma que se distingue mais ou menos do eu, deste se diferenciando por suas qualidades femininas. Atravs de uma aproximao com a cultura espiritual introvertida do oriente poderamos transferir o atributo da imortalidade da figura ambgua da alma (anima) para o si mesmo. ...no fundo, o fator histrico no se liga apenas ao arqutipo do feminino, mas tambm ao arqutipo em geral, isto , todas as unidades herdadas, fsicas ou espirituais. Nossa vida continua a ser como sempre foi. Em nossa mente nada h de transitrio, pois os processos fisiolgicos e psicolgicos dos homens que viveram a centenas de milhares de anos

continuam dando-nos o sentimento ntimo e profundo da continuidade eterna do que vivo. Nosso si mesmo, como sntese do sistema vivo, no s contem o sedimento e a soma de toda vida vivida, como tambm o ponto de partida, o ventre materno grvido de toda a vida futura e cujo pressentimento se encontra tanto no sentimento subjetivo como no aspecto histrico. De tais bases psicolgicas brota legitimamente a ideia da imortalidade. Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 68 Anima H uma relao compensatria entre persona e anima. Persona > personalidade artificial Persona > oposto de anima A construo de uma persona coletivamente adequada significa uma considervel concesso ao mundo exterior, um verdadeiro autosacrifcio, que fora o eu a identificar-se com a persona. Isto leva certas pessoas a acreditarem que so o que imaginam ser. A ausncia da ama que essa mentalidade parece acarretar s aparente, pois o inconsciente no tolera de forma alguma tal desvio do centro da gravidade. Se observarmos criticamente casos dessa espcie, descobriremos que a mscara perfeita compensada, no interior, por uma vida particular. Essas identificaes com o papel social so fontes abundantes de neuroses. O homem jamais conseguir desembaraar-se de si mesmo, em beneficio de uma personalidade artificial. A simples tentativa de faz-lo desencadeia reaes inconscientes: caprichos, afetos, angstias, ideias obsessivas, fraquezas, vcios etc. O homem forte no contexto social frequentemente uma criana na vida particular. A persona, imagem ideal do homem tal como ele quer ser, compensada interiormente pela fraqueza feminina; e assim como o indivduo

exteriormente faz o papel de homem forte, por dentro torna-se mulher, torna-se anima, e esta que se ope a persona. Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 81 Animus A anima, sendo feminina, a figura que compensa a conscincia masculina. Na mulher, a figura compensadora de carter masculino e pode ser designada pelo nome de animus. ... a diferena entre homem e mulher em relao a como se confrontam anima e animus pode ser vista da seguinte forma: assim como a anima produz caprichos, o animus produz opinies... ...do mesmo modo que a anima, o animus se comporta como um amante ciumento pronto para substituir um homem por uma opinio sobre ele.

Comentrio pessoal

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 86 Anima e Animus Essas duas figuras crepusculares do fundo obscuro da psique, a anima e o animus (verdadeiros e semigrotescos guardies do umbral), podem assumir numerosos aspectos...habitam uma esfera de penumbra e dificilmente percebemos que ambos, anima e animus, so complexos autnomos que constituem uma funo psicolgica do homem e da mulher. Sua autonomia e falta de desenvolvimento usurpa, ou melhor, retm o pleno desabrochar de uma personalidade. Entretanto, j podemos antever a possibilidade de destruir sua personificao, pois conscientizando-os podemos convert-los em pontes que nos conduzem ao inconsciente. Se no os utilizarmos intencionalmente como funes continuaro a ser complexos

Comentrio pessoal

personificados e nesse estado tero que ser reconhecidos como personalidades relativamente independentes. Por outro lado, no podem ser integrados a conscincia enquanto seus contedos permanecerem desconhecidos. No entanto, a tentativa de explicao com eles dever trazer a luz seus contedos; s quando essa tarefa for cumprida, isto , s quando a conscincia familiarizar-se com os processos inconscientes refletidos na anima, esta ltima ser percebida como uma simples funo. Anima e animus funcionam como mediadores entre o ego e o mundo interno.

FICHA DE LEITURA
Referncias bibliogrficas Breve resumo Transcries de citaes mais importantes JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1979. Pg. 94 Fantasia Nada sabemos da essncia das coisas e do ser absoluto. Experimentamos, no entanto, vrios efeitos: de fora, atravs dos sentidos, e de dentro, atravs das fantasias. A fantasia uma expresso, uma aparncia de algo desconhecido, mas real.

Comentrio pessoal

You might also like