You are on page 1of 12

SISTEMAS ESTRUTURAIS

ENGENHARIA CIVIL
Prof. Dr. Lvio Tlio Baraldi

Fontes:
Sales J.J., et all Sistemas Estruturais EESC/USP; Rebello Y.C.P. A concepo estrutural e a arquitetura Zigurate.

1 Elementos estruturais
Toda construo necessita de uma estrutura suporte, que por sua vez necessita de projeto, planejamento e execuo prpria; Estrutura em uma construo: funo prioritria de garantir a forma espacial idealizada, com segurana, por um determinado perodo de tempo.

1.1 Definies bsicas


Estruturas ou sistemas estruturais podem ser entendidas como disposies racionais e adequadas de diversos elementos estruturais; Elementos estruturais: corpos slidos deformveis com capacidade de receber e de transmitir solicitaes em geral.
Linear: duas dimenses da mesma ordem de grandeza e bem menores que a terceira (Barras); Superfcie: duas dimenses da mesma ordem de grandeza e bem maiores que a terceira; Volume: trs dimenses da mesma ordem de grandeza.

1.2 Estruturas lineares


Formadas por uma ou mais barras (vigas, pilares, arcos, prticos, grelhas, etc.); Definies bsicas:
Eixo de uma barra; Seo transversal de uma barra; Barra reta ou barra curva:

1.2.1 Vigas
So estruturas lineares, dispostas horizontalmente ou inclinadas, com um ou mais apoios.

1.2.2 Trelias
So estruturas lineares constitudas por barras retas, dispostas de modo a formar painis triangulares, e solicitadas predominantemente por trao ou compresso.

Painel: trecho de uma estrutura linear compreendido entre dois alinhamentos consecutivos de montantes; N: juno das extremidades das barras de uma estrutura linear; Viga treliada: trelia de banzos paralelos; Tesoura: trelia de banzos no paralelos, destinada ao suporte de uma cobertura.

1.2.3 Pilares
So barras onde predominam foras normais de compresso. Com seo circular, recebem a denominao de colunas.

1.2.4 Prticos
So estruturas lineares planas, no sendo constitudas de barra nica de eixo teoricamente retilneo.

Prticos planos simples

Prtico plano de andares mltiplos

Prtico espacial

1.2.5 Grelhas
As grelhas so constitudas por estruturas lineares (vigas), situadas em um mesmo plano, formando uma malha que recebem solicitaes no coplanares.
F

1.2.6 Estruturas Pnseis


So estruturas lineares cujos elementos principais so constitudos por cabos.
Fio: barras que s podem resistir a solicitaes de trao segundo seu eixo; Cabo: conjunto de fios; Rede: estrutura linear no plana, cujas barras se dispem de modo que seus eixos se situam em uma superfcie homeoforma do plano.

1.2.7 Arcos
So barras curvas, em que os esforos solicitantes predominantes so foras normais de compresso, agindo simultaneamente ou no, com momentos fletores.

1.3 Estruturas de superfcie


So definidas a partir de sua superfcie mdia e lei de variao da sua espessura. Destacam-se as placas, chapas e cascas.
Chapa: folha plana sujeita a esforos apenas no seu plano mdio; Viga-parede: chapa disposta verticalmente sobre apoios isolados; Placa: folha plana sujeita principalmente a esforos fora do seu plano mdio.

Chapa

Viga-parede

Placa (laje)

Casca: folha curva sujeita a esforos no seu plano mdio; Abboda: casca cilndrica sujeita principalmente a esforos normais de compresso.

Cpula: casca de dupla curvatura sujeita principalmente a esforos de compresso; Folha prismtica: folha polidrica de arestas paralelas.

1.4 Estruturas de bloco


So elementos estruturais comumente empregados nas fundaes das construes ou tambm em grandes obras, como barragens.

1.5 Exerccios
1. 2. 3. 4. Defina: sistema estrutural, elemento estrutural e elemento de barra, superfcie e volume; Desenhe alguns tipos de vigas; Desenhe e identifique os elementos de uma trelia; Descreva o comportamento estrutural de uma placa e chapa.

You might also like