You are on page 1of 3

A obra Laos de Famlia, lanada em 1960, constitui o pice da carreira literria de Clarice Lispector, alm de constar do cnone literrio

nacional como um dos melhores livros de contos da histria da literatura brasileira. Suas treze narrativas enfocam particularmente o universo da vida em famlia na classe mdia do Rio de Janeiro. Seus personagens parecem estar sempre encarcerados na coexistncia familiar e atados ao ambiente domiciliar por laos que no se desfazem, refns de um cotidiano montono e indistinto. Clarice recorre tcnica do fluxo de conscincia para narrar suas histrias; atravs deste recurso o leitor pode estar ciente do que se passa no interior das protagonistas dos contos.

Esta prtica da autora a inclui no rol das criadoras de uma literatura considerada psicolgica ou introspectiva. Suas criaturas, sempre ansiosas para fugir de uma existncia padronizada e profundamente atrelada s convenes sociais, embora presas a esta vida que flui inesgotavelmente de uma gerao para outra, atingem inesperadamente outra margem do existir, sua esfera enigmtica, imprevista, distinta da rotina humana. Ainda que no logrem compreender esta outra dimenso, nada as impede de navegar em suas ondas. Os contos de Clarice assumem um tom ctico e desencantado com relao s interaes familiares, impregnadas de segundas intenes e de preocupaes com as aparncias sociais. Por essa razo suas personagens s alcanam a si mesmas atravs de referncias externas; desta forma a procura da identidade percorre os mesmos caminhos que atingem o outro, no necessariamente um ser humano, mas igualmente um artefato ou um animal. Seus contos mais clebres so Amor, Uma Galinha e Feliz Aniversrio, embora tambm se destaque Devaneio e Embriaguez duma rapariga. Na primeira histria, Devaneio e Embriaguez duma rapariga, a protagonista, uma portuguesa, passa subitamente a criar devaneios interiores diante de um espelho, abrigando-se depois embaixo da cama, o que assusta seu cnjuge. Com o retorno dos filhos para casa, a rotina se instaura novamente, at a jovem senhora participar de um encontro entre o esposo e seu patro. Ela bebe alm dos limites, mas se mantm protegida pelo marido; sente o prazer da vida dentro de si e, ao se comparar a uma bela moa presente no recinto, reassume sua auto-estima e a feminilidade, aceitando seu papel de mulher e me. Em Amor, Ana, esposa e me, sempre to aparentemente serena e amorosa, sente sua vida cotidiana se desmoronar quando, um dia, em sua tarefa rotineira de fazer compras, depara-se com um cego que a incomoda ao mascar automaticamente seu chiclete; quando o bonde freia subitamente, seus ovos se quebram e ela fica conturbada. Decide ento andar pelo Jardim Botnico e se deixa contagiar pela beleza do lugar, que a lembra inesperadamente dos terrores infernais. O tempo passa e ela fica presa neste lugar, refletindo sobre a loucura de sua vida rotineira, enquanto o cego e sua atitude assumem outra conotao. Ela retoma sua vida, mas agora detm um novo olhar sobre ela, impregnado de um incmodo persistente.

http://www.infoescola.com/livros/lacos-de-familia/

"Amor" Ana, urna mulher casada, pacata e me de dois filhos, tinha uma vida domstica muito calma, donde cuidava dos seus com o esmero e amor tpicos de uma pessoa fraterna e sensvel. Alis Ana, em hebraico significa "pessoa benfica, piedosa". Certo dia ao ir s compras encontrou-se com um cego que muito a impressionou; com a freada brusca do bonde onde se encontrava, os ovos que carregava acabaram quebrando-se, pronto! A sua paz to duramente conquistada desapareceu. Transtornada acabou por descer no Jardim Botnico que por sua beleza f-la temer o prprio inferno. Aqui podemos fazer um paralelo entre a beleza que salta aos olhos e o cego que est privado disto, este ltimo vive o prprio inferno em terra. Esta ento a explicao de tanto que impressionara a personagem. Ao voltar para casa sentia que alguma coisa havia mudado dentro de si, abraou o filho to fortemente que o assustou e foi ajudar o marido quando este derrubou o caf. Carinhosamente este pegou-lhe a mo e levou-a para o quarto para dormirem.

2) Amor. Esquematicamente, diramos que o tema deste conto o mundo de rotina x cego (libertao). "Amor" semelhante ao conto anterior: est tambm sob o signo da rotina, onde a personagem vive sem refletir que h todo um mundo sua volta, diferente a cada minuto, novo a cada momento. Ana uma bem comportada me de famlia com filhos, marido e apartamento a cuidar: "Assim, ela o quisera e o escolhera"(19). O seu mundo, porm, est prestes a desmoronar: o sossego de sua vida-agradvelburguesa dilui-se com uma freada brusca do nibus e com um cego que mascava chicles. A partir daqui a insegurana domina-a, dilacera-a, e Ana se desprende da pacatez do seu mundo de rotinas: Ana j no era a mesma. Tem medo de perder o seu refgio, de desmoronar o seu lar em que "tudo foi feito de modo que um dia se seguisse ao outro" (22) e em que "se podia escolher pelo jornal o filme da noite" (30). Ento tenta desesperadamente se reencontrar. Densa angstia: Ah! era mais fcil ser um santo que uma pessoa!(27). Tenta desesperadamente se fechar, se enclausurar no seu mundo interior -no mundo de sua rotina, afastando-se do perigo de viver(30). Livre do cego que a faz enxergar o mundo que a rodeia e os anseios a que renunciara como esposa, Ana, nos braos seguros do marido, sem nenhum mundo no corao, deita tranqila e em paz: Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia(30). http://www.literapiaui.com.br/aulas/obras/lacos-de-familia.pdf

You might also like