You are on page 1of 101

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA MESTRADO

Festas Rave: uma abordagem da Geografia Psicolgica na identificao de Territrios Autnomos.

ALEXANDRO FRANCISCO CAMARGO

ORIENTADORA: PROF DR MARINETE COVEZZI

CUIAB/MT FEVEREIRO DE 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA MESTRADO

FESTAS RAVE: UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA PSICOLGICA NA IDENTIFICAO DE TERRITRIOS AUTNOMOS

ALEXANDRO FRANCISCO CAMARGO

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Geografia, Instituto de Cincias Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Mestre em Geografia.

ORIENTADORA: PROF DR MARINETE COVEZZI

CUIAB, MT FEVEREIRO DE 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA MESTRADO FESTAS RAVE: UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA PSICOLGICA NA IDENTIFICAO DE TERRITRIOS AUTNOMOS

ALEXANDRO FRANCISCO CAMARGO

Dissertao defendida e aprovada em 29 de Fevereiro de 2008, pela comisso julgadora:

______________________________________ Prof. Dr Marinete Covezzi Orientadora Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

_____________________________________ Prof. Dr. Luiz da Rosa Garcia Netto Examinador Interno Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

___________________________________ Prof. Dr Yuji Gushiken Examinador Externo Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Departamento de Comunicao Social

AGRADECIMENTOS
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, pela possibilidade que Ele me concedeu de continuar meus estudos. Estou em dvida com Ele. A minha me, que mesmo nem sabendo muito bem o que era um mestrado, sempre me apoiou em meus sonhos e me deixou vir para Mato Grosso, terra muito distante dela. A minha famlia em geral, ao meu pai (in memorian), meus irmos, minhas cunhadas (os), mas em especial minha irm Solange e meus 13 sobrinhos. Ah e meu sobrinho neto tambm! A Professora Marinete Covezzi, que aps 3 anos procurando orientador para minha pesquisa, me aceitou dizendo que o estudo era interessantssimo. E foi. A minha colega do mestrado Doroty, que j uma cidad do cu. Mas em especial Zenilda Lopes Ribeiro. Adoro essa guria. Ela sabe conversar e discutir. Aos meus amigos de Giru/RS, Daiani, Elenir, Charles, Andria, Marcelo, Raquel. A Dona Edite, que faz o melhor doce de caf do mundo! E a famlia Amaral que me acolhe como um filho. Aos amigos que fiz aqui em Cuiab, Helton, Pamela, Djalma, Alexandre, Luciano, Halima, Thais, a famlia do Ivo da Silva, nossa, muita gente... Aos meus entrevistados, que tiveram pacincia de me concederem imprescindveis informaes do universo das raves. Ao Professor Cornlio Vilarino, por ter me ensinado muito. Muito para a vida. Ele aceita e discute com voc. Coisa rara hoje em dia. Obrigado pelas brigas que tivemos, elas me fizeram crescer muito. Aos professores da banca, que me orientaram nos estudos e na melhoria da pesquisa: Ao Professor Luiz, por aceitar meu estudo de cabea aberta. Ao Professor Yuji por me orientar logo que entrei no mestrado, em conversas e bate papo. Ao Professor Haesbarert por ter aceitado participar e colaborar, em muito com a pesquisa no momento da qualificao. Ao funcionrio pblico desta instituio, Benedito Paulo de Souza, que atua na PROPEG. Ele extremamente eficiente na sua funo. Agradeo em conjunto PROPEG e Coordenao do Mestrado, por custear as passagens para participao em congressos e conferncias. Foi de fundamental importncia o intercmbio cultural que tive. No por ltimo, agradeo a sublimao e ao imaginrio que a msica eletrnica me oferece. Amo Msica Eletrnica. Prazer, Alegria. Viver.

RESUMO
Este estudo tem como objeto de anlise as Festas rave em Cuiab, que so movimentos festivos intensos, baseados em msica eletrnica (repetitiva e tribal), executadas em pick ups (pratos toca-discos de vinil) por dee jays (djs), em lugares no-convencionais. A pesquisa teve como objetivo identificar se as festas rave so territrios TAZ - Zona Autnoma Temporria - um conceito que Hakim Bey criou para designar espaos onde a presena do Estado mnima ou inexistente, portanto, espaos considerados de libertao. Para atingir meus objetivos trabalhei com enfoques tericos e metodolgicos interdisciplinares que conjugam o olhar da Geografia, preocupada com a construo do espao pela sociedade, em interface com a Psicologia Social, preocupada com o indivduo e sua conscincia social. Para articular processos espaciais e processos mentais, embasei minha pesquisa na Geografia Psicolgica, que analisa o territrio por meio da subjetividade.

Palavras-chaves: Temporria (TAZ).

Geografia

Psicolgica,

Festas

Rave,

Zona

Autnoma

RESUME

Cette tude pour objet lanalyse des Ftes rave Cuiab, qui sont des movements festifs intenses, fonds sur la musique lectronique (rptitive et tribale), excute sur pick ups (platine tourne-disque en vinyle) par des discjockeys (djs), dans des lieux pas conventionnels. La recherche a eu pour but didentifier si les ftes rave sont des territoires TAZ - Zone Autonome Temporaire un concept que Hakim Bey a cr pour dsigner des espaces, o la prsence de ltat est trs petite ou inexistante, donc, considrs comme des espaces de libration. Pour atteindre mes objectifs, jai travaill par des approches thoriques et mthodologiques interdisciplinaires qui conjuguent le regard de la Gographie, soucieuse de la construction de lespace par la socit, en interface avec la Psychologie Sociale, soucieuse de lindividu et de sa conscience sociale. Pour articuler des processus spaciaux et mentaux, jai fond ma recherche sur la Gographie Psychologique, qui analyse le territoire au moyen de la subjectivit.

Mots-cls: Gographie Psychologique, Ftes Rave, Zone Autonome Temporaire (TAZ).

SUMRIO
INTRODUO 1. REFERENCIAL TERICO 1.1 GEOGRAFIA PSICOLGICA 1.2 FESTAS 1.3 ZONA AUTNOMA TEMPORRIA - TAZ 2. FESTAS RAVE 2.1 (H)ISTRIA DAS RAVES 2.2 QUATRO PEDRAS FUNDAMENTAIS 2.3 BALA RTMICA E BOAS VIBRAES 2.6 RAVES NO BRASIL 2.6.1. MOMENTO UNDERGROUND 2.6.2. MOMENTO MAINSTREAM 3. FESTAS RAVE EM CUIAB 3.1 CARACTERIZAO GERAL 3.2 FESTAS RAVE: PRODUTO DA INDSTRIA CULTURAL 3.3 FESTAS RAVE: PRODUO DE LIBERDADE? 3.4 FESTAS RAVE: PRODUO DE SER E ESTAR 3.5 FESTAS RAVE: JUNO DE ESFOROS 3.6 FESTAS RAVE: PSICOATIVOS 3.7 FESTAS RAVE: MLTIPLOS TERRITRIOS 3. 8 FESTAS RAVE: QUESTES SOCIAIS 3.9 FESTAS RAVE: TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. 4. CONSIDERAES 5. BIBLIOGRAFIA 7. ANEXOS 8 13 13 24 32 38 38 43 47 50 50 54 59 59 62 68 71 73 76 80 82 84 87 91 98

INTRODUO

No final dos anos de 1980, surgem as festas rave. Nascidas, fortalecidas e advindas da produo da msica eletrnica, foram organizadas em espaos abertos fora do permetro urbano das cidades ou em galpes abandonados da periferia, ao som da msica hipntica tecno1 e do uso de drogas como o Ecstasy2. A msica, "executada" em pick ups (pratos toca-discos de vinil) por dee jays, envolvia os clubbers3, ravers4 em danas por horas a fio, numa grande celebrao tribal de alegria e xtase.

Acontecendo fora das mdias de massa, nessas festas sempre foram usados suportes de divulgao independentes das mdias comerciais. Flyers5, telefones mveis, sites, chats, listas de discusso na Internet eram os principais recursos de divulgao dos eventos e idias em torno da msica eletrnica, sempre baseados na alta tecnologia. A festa, portanto, foi marcada pelas caractersticas do underground msica experimental sem carter comercial, distribuio

independente de CDs e Vinis, formas alternativas de informao e explorao de espaos perifricos.

Hakim (1998) traz para a discusso o conceito festa rave como uma TAZ Temporary Autonomous Zone - , uma zona temporria e autnoma, caracterizada pela utopia da desvinculao das referncias da sociedade, sem regras e com liberdade. As festas rave so organizadas como algo separado da sociedade
Gnero que se caracteriza por batidas aceleradas sobre timbres muito diferenciados, criados em funo do teclado Roland TR-808. intenso e reto, mais ou menos suingado de acordo com o lugar onde feito. Tem muitos subgneros, o que varia os b.p.m entre 120 e 140. O nome do estilo foi tirado do livro A terceira Onda, de Alvin Toffler, que fala de um grupo de pessoas rotuladas como tecno-rebeldes. (FERLA, 2004, p. 93) Droga sinttica, que cientificamente conhecida por MDMA (3,4-metileno-dioximetilanfetamina). (LALLEMAND & SCHEPENS, 2002, p.129)
3 2 1

Freqentadora assduo de um clube [...] (FERLA, 2004, p. 93) Freqentador assduo de raves. Folheto distribudo manualmente para divulgar uma festa. (FERLA, 2004, p.89)

estabelecida, como um movimento subterrneo e, por isso, so consideradas subcultura de evaso. por constituir esses espaos aparentemente fora da sociedade que ela pode estabelecer seu prprio sistema de valores, sua prpria moralidade, e suas prprias regras ou falta delas.

Porm, este cenrio apresentado refletia uma dimenso espao-temporal de Londres, na dcada de 1980. Globalizadas, estas festas se expandiram no contexto festivo de muitos pases, incluindo o Brasil.

As verses sobre o inicio das festas rave no Brasil no so consensuais, eventos diferentes so eleitos como a primeira ocorrncia brasileira. Mesmo assim, 1995 o ano aceito, genericamente, como ano de partida das raves no pas. Sua origem remonta ao cenrio paulistano, ainda que sob influncia de experincias nas praias de Arraial DAjuda e Trancoso, sul da Bahia.

No Brasil, incio do sculo XXI, essas festas foram apropriadas pela indstria cultural, desvirtuando os valores e significado do festejar Rave.

O interesse pelo estudo das festividades rave se justifica por ser um fenmeno social. Buscamos entender a necessidade que os jovens tm de construo de espaos pretensamente libertrios, tanto como forma de identidade, um foco de vida social e cultural, um espao de convivncia e de afirmao da individualidade, como forma de burlar regras sociais.

O objetivo do presente estudo, , portanto, identificar se o espao das raves, pode ser considerado Zona Autnoma Temporria, tomando como objeto de estudo as festas rave realizadas em Cuiab.

O estudo tem como referencial terico a Geografia Psicolgica, baseada na obra de Georges Hardy, intitulada La Gographie Psychologique, publicada no ano de 1939.

Para compreender as festas rave, utilizamos os autores: ABREU (2005) que trabalha com a diferenciao dos tipos de raves como territrio de encontro e disputas; FERLA (2004) que traa a histria da msica eletrnica; PALOMINO (1999) que descreve o incio das festas rave de So Paulo e SAUNDERS (1997) que d nfase questo do ecstasy no contexto da festa. Entretanto a principal referncia GUSHIKEN (2004) que trabalha com a subjetividade das raves retratadas no contexto de Cuiab.

Para atingir os objetivos buscamos enfoques tericos e metodolgicos interdisciplinares, que conjugam o olhar da Geografia, preocupada com a construo do espao pela sociedade, com o da Psicologia Social, preocupada com o indivduo e sua conscincia social.

Para realizao deste estudo utilizamos a metodologia qualitativa, que segundo HAGUETTE (1995) fornece princpios ao pesquisador para uma compreenso profunda de certos fenmenos, apoiados no pressuposto da maior relevncia ao aspecto subjetivo da ao social. Enquanto a metodologia quantitativa supe uma observao de objetos comparveis entre si, os mtodos qualitativos enfatizam as especificidades de um fenmeno em termos de suas origens e de sua razo de ser.

Optamos pela entrevista que, segundo QUEIROZ (1991), supe uma conversa continuada entre informante e pesquisador, sendo o tema ou acontecimento escolhido por este ltimo por convir ao seu trabalho. A tcnica utilizada foi a entrevista semi-estruturada em que estabelecemos um roteiro de questes, mas tendo a possibilidade de insero de novos questionamentos, conforme a evoluo do discurso do entrevistado.

Para GASKEL (2003) o emprego da entrevista qualitativa a porta de entrada para o pesquisador introduzir esquemas interpretativos para compreender a narrativa dos atores, em termos mais conceptuais e abstratos, pois a entrevista qualitativa fornece os dados bsicos para o desenvolvimento e a compreenso

10

das relaes entre atores sociais e a sua situao, tendo por objetivo compreender crenas, atitudes, valores em contextos sociais especficos.

A pesquisa foi realizada por fases. A primeira fase compreendeu o perodo de reconhecimento das festas rave em Cuiab e se estendeu por um ano e meio. Foram visitadas seis festas com caractersticas distintas, sendo algumas mega raves6 e outras private party7. Essas festas ainda podem ser classificadas como tecno8, trance9, day party10 e festas noturnas. O objetivo do trabalho de campo, nessa fase, foi o de recolher material como flyers, registros fotogrficos dos eventos, alm de identificar freqentadores das festas e contat-los para entrevista.

A segunda fase compreendeu o levantamento bibliogrfico sobre festas rave. Foram levantadas dissertaes e teses que versam sobre as festas rave, livros, jornais e revistas; e material eletrnico disponvel no WWW e comunidades virtuais que tm como temtica especfica as festas rave ou msica eletrnica.

A terceira fase compreendeu as entrevista com os freqentadores escolhidos. Foram selecionados 5 freqentadores, sendo 3 femininos, 2 masculinos, tendo idade entre 20 e 29 anos. Dois com ensino superior completo, 2 incompleto e 1 com ensino mdio. Dentre eles, 2 so afro-descendentes. Todos os entrevistados freqentam h, no mnimo, 5 anos festas rave, tendo as mais diversas profisses, deste chefe de cozinha internacional a manicure /pedicure.

So festas concebidas para um grande nmero de pessoas. Esto associadas a uma divulgao em massa.
7

So festas concebidas para um nmero pequeno, restrito e selecionado de participantes. Sua realizao se d atravs de uma poltica do segredo.

Optei pela grafia em portugus (TECNO), porm nas citaes o termo deixado no original, o que geralmente vem em ingls. Desdobramento do tecno que nasceu nos clubes alemes, o trance visa levar o ouvinte ao transe valendo-se de climas atmosfricos que vo crescendo at alcanar um pice eufrico, recheados por efeitos eletrnicos viajantes sempre sob batidas que ultrapassam os 150 b. p.m. O estilo tem muitas subdivises e vertentes, entre elas a progressive house. (FERLA, 2004, p. 93-94)
10 9

Festas diurnas.

11

As entrevistas foram realizadas em dois momentos: no primeiro, o entrevistado respondia uma associao livre de palavras (anexo 1), sendo no mnimo 3 e no mximo 5 palavras. Dentre as palavras escolhidas para a resposta estavam rave, Estado, liberdade, bala11 e festa, tendo como finalidade identificar de forma objetiva a idia que os entrevistado possuem sobre as palavras, para ento traar uma suposta relao entre atividades festivas, Estado, liberdade e apropriao do uso ou no de substncias psicoativas.

No segundo momento da entrevista eram realizadas as perguntas utilizando o roteiro que se encontra em anexo (anexo 1). As questes foram organizadas em 4 temticas, dentre elas festa, estado de conscincia, sociedade e Estado e Psicologia. O objetivo dessa etapa era identificar a idia que se tem da festa, relacionada a possveis conceitos de underground, TAZ e momentos de libertao.

A dissertao est estruturada da seguinte forma: No primeiro captulo apresentamos a reviso bibliogrfica referente rea da Geografia Psicolgica, numa busca histrica da relao entre espao e subjetividade. Logo aps, apresentamos algumas concepes sobre a temtica festa, destacando as questes de subverso e de construo de identidades territoriais. Ainda nesse captulo apresentamos a categoria de anlise, Zona Autnoma Temporria, e seus interstcios entre territrio e autonomia.

No segundo captulo, trabalhamos com questes especificas da festa rave, sua descrio, sua histria, seus formatos, e seus freqentadores.

No terceiro captulo apresentamos os resultados e anlises dos dados. E por fim tecemos algumas consideraes.

Termo usual utilizado pelos ravers para o Ecstasy. Ao longo da dissertao se optou por utilizar esse termo, pois conhecido mesmo fora dos territrios flutuantes das raves.

11

12

1. REFERENCIAL TERICO
A Geografia Psicolgica o coroamento indispensvel Geografia Humana. Georges Hardy (1939)

Sabemos o quanto as referncias de espao so fundamentais para o senso de identidade pessoal e pela busca de autonomia. Dito em outras palavras, as ordenaes simblicas do espao e do tempo fornecem uma estrutura para a experincia mediante a qual aprendemos quem ou o que somos na sociedade (Harvey, 1992, p.198). Refletir sobre as novas configuraes e representaes do espao tem, portanto, a finalidade de melhor elaborar os impactos que tais mudanas trazem para a construo da identidade, e uma plena efetivao do sujeito diante dos territrios.

Na sociedade contempornea, vivemos alguns fenmenos que geram novos desafios forma como organizamos nossas mltiplas identidades, e, portanto, nossa prpria forma de insero no mundo: a contrao dos espaos, a emergncia de espaos libertrios e a configurao de espaos de anonimato nos colocam em contato imediato com formas culturais que questionam os nossos prprios modos de representar o mundo e de nos relacionarmos.

Para tanto, buscando uma leitura geogrfica sobre as formas possveis de insero no mundo, de forma autnoma, partiremos de referenciais psicolgicos do sujeito, acreditando que, atravs da interpretao da subjetividade coletiva, poderemos constituir um modo de pensar a autonomia dos povos. A isso a Geografia Psicolgica se coloca como ferramenta fundamental.

1.1 Geografia Psicolgica A relao entre a Geografia e Psicologia vem de longa data. Podemos apontar seu nascimento na antiguidade:

13

La gographie psychologique possde, sous des noms divers, dadpprciables titres de noblesse. Elle nat avec la littrature grecque. Indique chez Homre, harmonieux patron des gographes, ele prend une tournure dj srieuse chez les Logographes du V sicle, qui ne se contentent plus de simples genealogies ou de chroniques fabuleuses et, grands voyageurs, sattachent decrier, en meme temps que la physionomie des pays, les usages et les tendances morales des peoples []12 (HARDY, 1939, p. 14)

Como pode se notar, no nascimento da geografia psicolgica os estudos eram restritos ao estudo dos povos, dando nfase s questes morais.

Com Herdoto, tem incio o delineamento dos estudos abrangendo geografia e psicologia, quando ele realiza estudos dos povos rabes, egpcios, persas, entre outros, tendo uma preocupao psicolgica, ao esboar um mtodo de anlise:
[...] il ne separe gure ls penses et les moerus de leurs indices extrieurs, il unit troitement lthologie la gographie et se fait rarament faute de replacer les gestes des hommes dans leur cadre naturel13 (idem, 1939, p. 14-15)

Ainda temos Tucidides, que oferece os elementos de uma verdadeira cincia, ao se utilizar do discurso de seus personagens histricos, expondo a estrutura psicolgica de alguns povos. Ele observa os grupos humanos e os analisa. Demstenes, seu discpulo, d continuidade aos estudos psicolgicos, porm delimitados cidade (HARDY, 1939).

Com Tcito h uma renovao no conhecimento da psicologia, ao realizar descries verdadeiramente consistentes:
Il applique cette recherche une mthode nettement scientifique: il ne se limite pas des apprciations gnrales, il tache dcouvrir l ressort des actions dans les usages de toutes sortes, - matriels, comme la
12

A geografia psicolgica possui, sob os mais diversos nomes, apreciveis ttulos de nobreza. Ela nasce com a literatura grega. Indicada por Homero, harmonioso patro dos gegrafos, ela se torna mais sria para os Logogrifos do sculo V, que no se contentam mais com simples genealogias ou crnicas fabulosas e, os grandes viajantes, procuram descrever ao mesmo tempo a fisionomia dos pases, os usos e as tendncias morais dos povos[...] (traduo nossa)

Ele no separa mais os pensamentos e os hbitos de seus ndices exteriores, ele une estreitamente a etiologia geografia e questiona se faz raramente falta de recolocar os gestos dos homens no seu quadro natural. (traduo nossa)

13

14

nourriture, lhabitation, l vtement, aussi bien que moraux et sociaux (ducation, religion, organisation familiale, instituions politiques).14 (idem, 1939, p. 17)

Aps Tcito, os estudos, envolvendo geografia e psicologia, no foram significativos, e por um bom tempo esses estudos ficaram silenciados. Entre os sculos X e XVI alguns gegrafos, historiadores e viajantes acumularam informaes sobre as populaes do mundo conhecido, realizando descries dos hbitos e de suas instituies.

Durante o perodo renascentista, Montaigne deu impulso descrio de detalhes dos hbitos, opinies e pensamentos de alguns povos do passado e do seu presente. Nesse perodo, o Homem a figura primordial dos estudos:
Le XVIII sicle renchrit encore. Il est vrai que les philosophes sinforment volontiers des usages, des institutions , des habitudes mentales des peuples les plus lointains, mais cest seulement pour soutenir de faits et darguments une cause qui leur est chre, le progrs de lhumanit, el leurs considrations sur les hommes nous amnent sans dtours la dclaration des droits de lhomme.15 (idem, 1939, p. 20)

Quando da fundao da geografia como cincia, no sculo XIX, os processos psicolgicos eram abordados dentro do grande paradigma da relao entre a natureza e a sociedade. Para Carl Ritter o meio natural condicionava o desenvolvimento da personalidade dos povos. Friedrich Ratzel, no mesmo sculo XIX, menciona diretamente as questes psicolgicas (apud MORAIS,1989).

Para Ratzel a natureza exerce influncia sobre a psicologia individual e, depois, sobre a coletiva. Ou, segundo as palavras de Morais:

Ele aplica a esta pesquisa um mtodo nitidamente cientfico: ele no se limita s apreciaes gerais, ele se esfora em descobrir a competncia das aes nos usos de todos os tipos, materiais como a alimentao, a habitao, o vesturio, bem como morais e sociais (educao, religio, organizao familiar, instituies polticas). (traduo nossa) O sculo XVIII encarece ainda. verdade que os filsofos se informam de bom grado dos usos, das instituies, dos hbitos mentais dos povos os mais longnquos, mas somente para apoiar com fatos e argumentos de uma causa que lhes cara, o progresso da humanidade, e suas consideraes sobre os homens nos levam, sem desvios, declarao dos direitos do homem. (traduo nossa)
15

14

15

Uma influncia que se exerce sobre os indivduos e produz nestes uma modificao profunda e duradoura; primeiramente, ela age sobre o corpo e sobre o esprito do indivduo e por sua natureza fisiolgica e psicolgica; e s mais tarde passa assim ao mbito da histria e da geografia, isto , quando se estende aos povos inteiros. (1989, p. 59)

O coletivo se sobrepe ao individual pelo peso da quantidade, pois se a natureza exerce influncia sobre os povos e os indivduos, "ela afeta mais os povos que os indivduos", visto que "so massas que esto em cena e cuja personalidade mais marcada" (idem, 1989, p. 190).

Em meados do sculo passado, na tese que dedicou em 1951 aos Pioneiros e Fazendeiros de So Paulo, o gegrafo Pierre Monbeig aventura-se a reservar um captulo psicologia bandeirante. Trata-se de poucas pginas num livro substancial, em que elas se refletem em vrias outras passagens, como no desenvolvimento dado aos fatores psicolgicos e ao papel dos indivduos no crescimento das cidades da franja pioneira; ou na concluso do captulo sobre regies e redes (OZOUF-MARIGNIER, 2006).

Como podemos notar, a abordagem pelo ngulo da psicologia realmente tem grande importncia aos olhos de Pierre Monbeig. Nas passagens de sua tese evocadas acima, Monbeig procura mostrar o papel desempenhado pela constituio de uma memria e de uma mitologia bandeirante na formao da identidade paulista e, mais amplamente, brasileira. Essa memria interessa a Monbeig na medida em que ela determina as lgicas dos atores. Segundo o autor, o fator psicolgico vem somar-se s condies naturais e s condies histricas, para explicar a marcha pioneira.

Monbeig afirma toda a importncia que atribui considerao das atitudes mentais, julgando que elas constituem um propulsor essencial dos modos de ocupao do espao e devem, portanto, ser objeto de pesquisas da geografia humana. Faz referncia noo de gnero de vida e remete s proposies de Max Sorre, Andr Cholley e Georges Friedmann, que exprimem a mesma necessidade de no subestimar os fatores psicolgicos. Modos de sentir e modos 16

de pensar tm seu lugar na histria das civilizaes. Criticando as certezas de uma geografia assentada exclusivamente na anlise de nmeros e de mapas, prope um novo eixo de pesquisa: demonstrar o mecanismo que une [as estruturas econmicas e as superestruturas mentais] e buscar como esse mecanismo tem origens e conseqncias geogrficas. (MONBEIG apud OZOUFMARIGNIER, 2006, p. 59).

preciso acrescentar ainda, o captulo que Jean Brunhes dedica ao fator psicolgico nas conexes entre os fenmenos naturais e a atividade humana no segundo volume de La Geographie Humaine (1910). Para Brunhes, conforme comenta OZOUF-MARIGNIER (2006), o vis do fator psicolgico permite ao gegrafo chegar explicao das correlaes entre os fatos e expor a variabilidade dessas conexes. Por essa via, toda a questo do determinismo, ou melhor, do mecanismo, coloca-se de duas formas: em primeiro lugar, as condies fsicas no explicam, por si s, as organizaes humanas; em segundo lugar, meios idnticos podem ser o suporte de organizaes espaciais diferentes.

A explicao para essa diferena, portanto, encontra-se nas disposies psicolgicas dos habitantes, que se interpem ao meio e transformao dele pela atividade humana.
Essa variabilidade dos fatos psicolgicos, que explica as vicissitudes geogrficas da histria, particularmente pertinente tambm para explicar os fatos de geografia poltica e social. Algumas organizaes geogrficas, assim, so produtos tpicos da psicologia: a cidade, os Estados, a fronteira. Mas, de maneira geral, a mediao psicolgica interpe-se entre os fatos de geografia psquica e os de geografia humana. (OZOUF-MARIGNIER, 2006, p. 66-67)

Na relao que estabelece entre geografia e psicologia, Brunhes evita o funcionalismo estreito, pondo em evidncia os processos de ao e reao:
[...] a natureza limita a ao humana, mas o homem se adapta a essa limitao por meio de acomodaes; e, por outro lado, as vontades ou as necessidades engendram aes que, por sua vez, transformam, por meio das representaes que elas engendram as vontades e as iniciativas. Mesmo nos fatos mais elementares, distinguem-se [...] uma ao e uma reao que so indissoluvelmente mescladas [...] geografia humana material, ao mesmo tempo decorrente e causadora de fatos psicolgicos,

17

constitui, portanto, um domnio geogrfico especial que est submetido a um determinismo muito menos rigoroso e muito menos dedutivo do que o da geografia fsica (BRUNHES apud OZOUF-MARIGNIER, 2006, p. 67)

BRUNHES afirma que a psicologia das multides, a psicologia das massas s vezes ser a nica que nos revelar o segredo de uma excepcional produtividade da terra. Assim ele expressa a necessidade de vrias disciplinas, de recorrerem psicologia como chave de interpretao dos comportamentos individuais e coletivos, o que ele resume numa regra de trabalho: apelar para a idia para explicar a cooperao entre a terra e os homens (apud OZOUFMARIGNIER, 2006, p. 69). Brunhes impulsiona assim uma psicologia da geografia, que busca explicar as organizaes humanas relacionando-as s necessidades, s intenes e s vontades.

Outro gegrafo preocupado com as questes entre geografia e psicologia, Georges Hardy (1939). Com ele assistimos a uma inverso da perspectiva. Sua geografia psicolgica prende-se s variaes espaciais dos traos psicolgicos encontrados numa gama de situaes culturais (OZOUF-MARIGNIER, 2006, p.69).

Hardy prope um mtodo de trabalho que permita depreender fatos da psicologia coletiva. De acordo com ele, necessrio pouvoir utiliser rgulirement une traduction matrielle des faits16. Assim, a geografia colocada a servio da psicologia, na medida em que uma cincia da anlise da materialidade concreta dos fatos:
Il semble bien que lexamen complet des habitudes qui composent le comportement dun groupe donn soit susceptible de nous tirer dembarras. Car lme dune collectivit napparat pas tant dans les grandes tendances gnrales, malaises dgager et sujettes caution, que dans la multiplicit des petites habitudes couramment contrlables, et nulle habitude, dcet gard, nest dpourvue de sens17 (1939, p. 30)

16

pode utilizar regularmente uma tradio material dos fatos. (traduo nossa)

Parece bem que o exame completo dos hbitos que compem o comportamento de um dado grupo seja susceptvel de nos tirar do embarao. Porque a alma de uma coletividade no aparece tanto nas grandes tendncias gerais, penosas para desempenhar e sujeitas cauo, que na multiplicidade dos pequenos hbitos correntemente controlveis, e nenhum hbito, neste olhar, est desprovido de sentido. (traduo nossa)

17

18

Quais so esses hbitos que vo constituir a matria da geografia psicolgica? Hardy enumera os hbitos corporais (movimento do corpo, gesto, mmica, modo de vestir-se e de portar-se, expresso do olhar, ritmo da fala); os hbitos materiais (alimentao, vestimenta, habitao, higiene e medicina, transporte, horizontes de trabalho; os hbitos morais (vida religiosa, vida moral); os hbitos sociais (famlia, vida social, Estado); os hbitos psquicos (linguagem, hbitos intelectuais, afetivos). A descrio desses hbitos o tema principal de sua obra18. Trata-se de um inventrio da diversidade, um estudo da distribuio geogrfica da diversidade psicolgica.

O autor aponta como sendo as unidades de investigao, os domnios tnicos, os territrios nacionais, as regies, as cidades, e as aglomeraes de carter econmico, social ou religioso, e por fim, as unidades naturais, que correspondent des complexes psychologiques de genres analogues: ils sont davance tracs sur le terrain,, ils partent franchement de donnes gographiques pour aboutir des informations de psychologique collective19.(p. 156)

Mas ainda podem ser trabalhadas outras categorias de anlise, em que as unidades de investigao acima expostas teriam uma inverso de ordem. Conforme Hardy, ils auraient pour base de dpart, non plus la gographie, mais la psychologuie; au lieu de senqurir des habitudes gnerales dum groupement nettement localis, ils entreprendraient dtudier laire dextension dum phnomne20. (p. 156). A isso o autor chama de rea psicolgica, dando o exemplo de estudos, a influncia da vestimenta europia no norte da frica.

Hardy tem conscincia, entretanto, de que esse elo estabelecido entre a psicologia coletiva e a geografia tnue demais. Ento constri a noo de
18

HARDY, Georges. La gographie Psychologique. Paris, Gallimard, 1939.

Correspondem a complexos psicolgicos de gneros anlogos: eles esto traados com antecedncia no campo, eles partem francamente de dados geogrficos para chegar a informaes de psicologia coletiva. (traduo nossa) Eles teriam por base de partida, no mais a geografia, mas a psicologia; em vez de se inquirir dos hbitos gerais de um agrupamento nitidamente localizado. Eles comeariam estudar a rea de influncia de um fenmeno. (traduo nossa)
20

19

19

paisagem psicolgica: os hbitos descritos se traduzem antes, segundo ele, nas organizaes no meio fsico, num tipo de habitat, etc. Essa paisagem percebida de mltiplas maneiras: pela viso, a audio e o olfato. Configura-se aqui uma geografia sensvel que estava presente nos textos de Vidal de La Blache. Portanto por meio da pesquisa de campo e dos mtodos iconogrficos (mapa, desenho, fotografia, cinema) que aquela paisagem pode ser percebida. A pesquisa de campo deve permitir consultar o que os homens de um dado grupo dizem de si mesmos, os julgamentos que fazem sobre si e seus prprios semelhantes.

O autor aponta um mtodo de investigao, ao qual chamou de testemunha viva, que apresenta dois aspectos: um positivo e outro negativo:
Dans la partie ngative se groupent, dune part, les prcautions que le tmoin prend contre lui-mme, contre son gocentrisme, contre ses prjugs, ses sentimentes et ses ides morales, et qui le maintiennent dans lobjectivit, dautre part, celles quil prend contre lobjet de son examen et qui comprennent surtout ltablissement de la confiance, le choix minutieux des informateurs et la critique des informations, lart de questionner sans provoquer des rponses par oui ou par non, le recoupement systmatique, la patience et le sens de loccasion, en somme lABC du mtier denquteur. La partie positive, cest lobservation directe et personnelle, sur le vif, la fois dans le courant de la vie, sur des cas normaux et sur des cas pathologiques, dans les moments de crise o les faits de psychologie collective sont ports leur paroxysme; mais cest aussi, ne craignons pas de laffirmer avec les meilleurs auteurs de la spcialit, la connaissance intuitive [...]21 (HARDY, 1939, p. 135)

Para Hardy a geografia psicolgica deve apoiar suas pesquisas em estudos comparativos. Para tanto cita a utilizao da estatstica, em que os ndices de hbitos materiais, sociais, morais, intelectuais ou estticos, devem ser susceptveis de serem precisos por nmeros e grficos (p. 136). O autor ainda faz

21

Na parte negativa se agrupam, por um lado, as precaues que a testemunha toma contra ela mesma, contra seu egocentrismo, contra seus preconceitos, seus sentimentos e suas idias morais, e que a mantm na objetividade, por um outro lado, aquelas que ela toma contra o objeto de seu exame e que informadores e a critica das informaes, a arte de questionar sem provocar respostas por sim ou por no, o recorte sistemtico, a pacincia e o sentido da ocasio, em suma o ABC da profisso de investigador. A parte positiva, a observao direta e pessoal, ao vivo, ao mesmo tempo na corrente da vida, sobre casos normais e sobre casos patolgicos, nos momentos de crise onde os fatos da psicologia coletiva esto levados a seu paroxismo; mas tambm, no temamos de afirm-lo com os melhores autores da especialidade, o conhecimento intuitivo [...] (traduo nossa)

20

referncia s questes de influncia do meio fsico na composio da vida mental e moral22 (p.164).

Hardy ainda foi lido por Max Sorre, que tambm escreveu uma Gographie psychologique em 1954. A proposta de Sorre examinar as correlaes entre o meio (natural e social) e as funes mentais do indivduo e do grupo. Sobre o meio social ele faz referncia aos elos de ao e reao que unem os modos de vida e as representaes coletivas. Esses registros de estudos partem do meio e procuram identificar os mecanismos psicolgicos segundo os quais os homens se adaptam a ele:
As espantosas vitrias dos homens na luta contra o espao, desde a inveno da locomotiva e do navio a vapor, e mais recentemente o triunfo da aviao, tiveram conseqncias psicolgicas s quais no se d muita ateno sobretudo quando a isso se acrescentam os progressos das telecomunicaes. Em primeiro lugar, as categorias fundamentais do nosso pensamento o espao e o tempo foram subvertidas. Nossos filhos no fazem mais da distncia a imagem que ns fazamos. Esta parece ser uma das mais incrveis revolues psicolgicas desde a origem da humanidade, pois toca nas prprias bases de nosso pensamento.(SORRE, 1984, p. 82)

Sorre deseja em seguida evocar uma outra conduta, que consiste em atribuir a fatores do meio as diferenas porventura identificadas no nvel ou nas caractersticas do psiquismo coletivo. Um ltimo problema, mais complexo que todos os demais, diz respeito influncia do meio geogrfico sobre o nvel mental, Todos os levantamentos um pouco mais extensos revelaram diferenas que parecem sistemticas entre as regies. (SORRE, 1984, p. 81)

Ozouf-Marignier observa em Sorre: [...] uma hesitao que provavelmente foi a mesma de vrias cincias sociais com relao explicao psicolgica: um misto de convico da importncia desse critrio e de temor de anlises superficiais e no cientficas (2006, p.81).

Para entender melhor a relao entre meio fsico e psicologia, interessante consultar: ROCHA FILHO, Joo Bernardes da. Fsica e Psicologia: as fronteiras do conhecimento cientfico aproximando a fsica e a psicologia analtica. 2 ed. Porto Alegre: Ed. EDIPUCRS. 2003, 139 p.

22

21

foroso reconhecer realmente que Hardy no passou em branco, j que outros gegrafos se debruaram sobre seu livro. Um deles foi MONBEIG (1957), que aborda o tema no artigo23 sobre os modos de pensar. Ele constata que as obras clssicas de geografia, apesar de levarem em conta os modos de vida, abandonaram o homem, com suas maneiras particulares de pensar e de sentir (p.27)

Alm do mais, o comentrio de Andr Gibert realizado na Revista Brasileira de Geografia de 1939, aponta que o Brasil poderia ser um campo frtil de experimentaes nesta perspectiva entre Geografia e Psicologia:
Ser, por ventura, necessrio acrescentar aqui que o Brasil, pela diversidade de seus tipos tnicos e sociais, pela possibilidade que oferece de seguir, com uma suficiente preciso, a fixao, a adaptao e as transformaes de populaes diferentes, em pocas que se conservam acessveis nossa observao, constituem um dos campos mais indicados para trabalhos fecundo do tipo daquele que G. Hardy sugere? (1939, p. 113)

No momento atual da cincia geogrfica, a rea da Geografia da Percepo24 e da Geografia Cultural25 aborda percepo, identidade,

representaes, imagens, dimenso simblica, ou seja, os processos psquicos de instaurao de sentido da realidade. Trabalha-se com estruturas psicolgicas complexas, suas duraes e transformaes, tanto no espao quanto no tempo.

Milton Santos (1997), em seu livro intitulado A natureza do espao. Tcnica e tempo. Razo e emoo, por exemplo, elabora o conceito de espao com teorizaes de psiclogos ambientais, como Abraham Moles e lizabeth Rohmer26 (1978). Santos apresenta dois conceitos interessantes e importantes para trabalhar
23

com

processos

psicolgicos/sociais/espaciais,

par

MONBEIG, Pierre. Os novos modos de pensar na geografia humana in: Novos estudos de geografia humana brasileira. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1957. O expoente dessa abordagem Yi-Fu Tuan, com seu livro Topofilia, traduzido por uma das pioneiras brasileiras a trabalhar com essa temtica: Lvia de Oliveira. Os trabalhos de Rosendahl & Correa (2005) e Claval (1999) indicam o incio de uma reflexo a partir da produo relacionada geografia cultural brasileira.
26 25 24

Ver Psychologie de l'espace, de Abraham Moles e lizabeth Rohmer (Paris, Casterman, 1978).

22

tecnosfera/psicosfera. Tecnosfera "o meio tcnico-cientfico-informacional, que requalifica os espaos para atender aos interesses hegemnicos" (p.191) e a psicosfera, "o reino das idias, crenas, paixes e lugar da produo de sentido" (p. 204), que sustenta a tecnosfera. Tem-se aqui, a idia de pares dialticos: a tecnosfera produz os insumos materiais para que a psicosfera os transforme em contedos da mente e a sustente.

Dessa maneira, verifica-se que, para a Geografia, ambiente, processos psicolgicos e sujeito so temas conhecidos. Entretanto, nas palavras de BAILLY (1979), gegrafo que busca o individualismo humano, a Geografia "passou diretamente anlise das organizaes e das causalidades" e preocupou-se mais com os fenmenos coletivos do que com a "explicao das percepes, das atitudes e dos comportamentos dos indivduos" (p. 19). Ou seja, firmou-se a preeminncia do coletivo sobre o individual, como se vinha gestando desde Ratzel. Quanto restituio do sujeito27, na abordagem geogrfica, vemos que o indivduo no leva somente lgicas exteriores quando realiza seu comportamento. O sujeito deve compor com as contradies que essas lgicas (interna externa) geram em outros contextos. Ele deve assumir tenses, problemas, conflitos que lhe so impostos e construir assim as suas prprias trajetrias, como demonstram os autores abaixo:
a que intervm particularmente a preocupao geogrfica por meio das dimenses territoriais, ambientais, ecolgicas, da conscincia de si. Observa-se no mundo contemporneo uma diversificao dos espaos de referncia, dos espaos de pertinncia cultural e social, a ponto de alguns acharem que o lugar no mais uma realidade da vida social. (SATRE & BERDOULAY, 2005, p. 114)

Pode se dizer que essa diversificao exige, na verdade, um investimento maior do sujeito, ele que tem que dar uma coerncia a seu prprio mundo e,
27

Em relao abordagem do sujeito pela geografia, citamos trabalhos como: BERDOULAY V., ENTRIKIN N., Lieu et sujet. Perspectives thoriques, in LEspace gographique, n. 2, 1998, pp. 743; BERDOULAY, V. Sujeto y accin en la geografa cultural: el cambio sin concluir. Boletn de la AGE, 34, 2002, 51-61 p.

23

portanto, a sua identidade. A pluralidade do sujeito responde multiplicidade dos espaos de referncia: o sujeito constri no seu prprio mundo um lugar que o dele e que coerente (idem, p. 114). Deve-se lembrar que esse meio ambiente composto por tudo aquilo de que a cultura, o imaginrio e a subjetividade dispem para fazer do indivduo um sujeito.

Ao ocupar-se do levantamento, observao, associao e interpretao de signos impressas no cotidiano dos lugares, hbitos, crenas, valores e aes de uma coletividade, a subjetividade relaciona-se com o espao enquanto linguagem. Ao lado dos estudos econmicos, sociais e polticos, o estudo da percepo exigido pela prpria complexidade dos sistemas de representao do fenmeno espacial, que se apresenta como interdisciplinar na sua essncia. A considerao da percepo e da subjetividade no pode, portanto, ser ignorada nas metodologias didticas e como objeto de investigao.

Em consonncia com nosso objeto de estudo, no prximo item, elaboremos uma reflexo acerca da temtica festa, sobre os diferentes olhares que tm sido lanados sobre a mesma, sobretudo no que se refere ao seu papel transgressor e ao processo de produo de uma identidade territorial.

1.2 Festas No Brasil existe uma diversidade enorme de festas populares e muitos so os motivos que os brasileiros encontram para festejar. Temos aqui desde as milenares festas de colheita e cronminas; passando pelas de santos sincretizados ou no - orixs, e outras entidades; at as desportivas, cvicas e exposies; sem nos esquecermos do carnaval, dos festivais folclricos e dos rodeios, apenas para citar alguns parcos exemplos. So festas nas quais o povo pode celebrar, comemorar, sacralizar, profanar.

24

Tal a importncia da festa no Brasil que, conforme aponta Amaral, "[...] ela , desde o princpio, um dos lugares ocupados pelo povo na histria brasileira, talvez uma de suas primeiras conquistas reais, e nela ele se v e se representa em papis ativos [...]" (1998, p. 7).

Ao se teorizar sobre festa em geral, no se pode deixar de fazer referncia s incurses de DURKHEIM em As Formas Elementares de Vida Religiosa. Nessa obra, editada pela primeira vez em 1912, o autor busca apreender a natureza da religio a partir daquela que seria a mais elementar, a mais primitiva e mais simples at ento conhecida (1989, p. 29).

Em suas lucubraes a respeito do totemismo, do sagrado e do profano, DURKHEIM elabora um conceito de festa que redunda em verdadeira tradio de pesquisa. Para ele, a festa um estado de efervescncia e de excesso em que o ser humano transportado fora de si mesmo, distrado de suas ocupaes e preocupaes ordinrias, (1989, p. 456). O estado de efervescncia propicia a aproximao dos indivduos, enquanto os excessos dissipam o limite que separa o lcito do ilcito, principalmente no tocante ao comportamento sexual (1989, p. 456). Mas as festas populares, apesar da efervescncia e dos excessos, reafirmam os laos sociais e reanimam o esprito do indivduo para o labor cotidiano.

O surgimento da festa est ligado, segundo DURKHEIM, separao necessria entre o tempo sagrado e o tempo profano. O tempo de festa aquele prprio da vida religiosa quando esta atinge intensidade excepcional e exige a suspenso ou pausa no trabalho, quer dizer, na vida pblica e privada. Desse modo, na festa, o homem religioso deixa de lado as atividades profanas ligadas s necessidades mundanas.

A celebrao da festa, observa DURKHEIM, revivifica [ o ] sentimento que o grupo tem de si e tonifica as tradies. A ttulo de ilustrao, esse socilogo apresenta alguns comentrios da celebrao em honra da serpente Wollunqua realizada pelos Warramunga: 25

[...] Os ancios [...], quando tudo est terminado, anunciam que a Wollunqua, se satisfeita, enviar chuva. Mas no para conseguir chuva que celebram a festa. Celebram-na porque os antepassados a celebraram, porque esto ligados a ela como que a uma tradio muito respeitada e porque saem dela com a impresso de bemestar moral [...] Eis, portanto, todo um conjunto de cerimnias que se propem unicamente a despertar determinadas idias e determinados sentimentos, a ligar o presente ao passado, o indivduo coletividade... (1989, p. 450-1)

A teoria durkheimiana da festa teve diversos adeptos. CAILLOIS (s.d.), por exemplo, tal qual Durkheim, afirma a importncia que este momento de efervescncia tem para a continuidade da rotina cotidiana e o revigoramento da coletividade, destacando que, para isso, os excessos so imprescindveis:
O excesso no se limita [...] a acompanhar a festa de forma constante. Ele no um simples epifenmeno da agitao que ela desenvolve. necessrio ao sucesso das cerimnias celebradas, participa da sua virtude santa e contribui como ela para renovar a natureza ou a sociedade (CAILLOIS, s.d., p. 99).

Em sua teoria da festa como sagrado de transgresso, CAILLOIS salienta ainda que esta a atualizao do perodo criador, ocorrendo no espao-tempo do mito. Destarte, a tradio festiva ressuscita o tempo fecundo dos antepassados prestigiosos (s.d., p. 95-106).

ISAMBERT (apud MAIA, 2002), por sua vez, influenciado por Caillois, encara a festa como a transgresso s regras que o sagrado impe vida cotidiana uma libertao dos instintos -; mas esta uma transgresso ritual, posto que traduz-se num modo possvel de se reconhecer o sagrado enquanto tal (1982, p. 127). A festa, na qualidade de transgresso ritual, une o rito ao mito, pois os antepassados (mitos) forneceram as tradies num tempo original, devendo estas serem ritualmente, rememoradas e celebradas (1982, p. 125-8).

GIRARD (1990) desenvolve uma teoria da festa em que a relao festatransgresso radicalizada ao extremo. Este autor, de modo contundente afirma:
preciso inscrever a transgresso no quadro mais amplo de um desaparecimento geral das diferenas: as hierarquias familiares e

26

sociais so temporariamente suspensas ou invertidas, os filhos no obedecem mais a seus pais, os empregados a seus patres, os vassalos a seus senhores. O tema da diferena abolida ou invertida encontrado no acompanhamento esttico da festa, na mistura de cores discordantes, no recurso ao travesti, na presena dos loucos com suas roupas extravagantes e seus perptuos despropsitos. Durante a festa, reunies antinaturais e os mais imprevistos encontros so provisoriamente tolerados ou encorajados (p. 152).

Girard adverte que a transgresso, por promover o desaparecimento total das diferenas, pode levar violncia e ao conflito (1990, p. 153-4).

BATAILLE (apud MAIA, 2002), por outro lado, numa postura mais comedida, profere que na festa aspira-se destruio, mas a realidade que ela pretende negar demarca seus limites. Esta se constitui, assim, numa soluo limitada, uma vez que a indiferenciao tencionada no pode ser concluda. Por isso, a festa no um verdadeiro retorno imanncia, mas uma conciliao amigvel e cheia de angstia, entre necessidades incompatveis. (p. 45).

DUVIGNAUD (1983) igualmente acentua a transgresso na festa e a sua possibilidade de estabelecimento de ruptura da ordem cotidiana. Para ele, a festa o imprio do id, da subverso pelos excessos, da tentativa de destruio dos regulamentos e normas existentes. As pessoas a realizam o impossvel, isto , a comunicao de todo espao e permanncia, o confronto aceito da destruio e da sexualidade. (p. 68).

Segundo o mesmo autor, a festa no promove uma transgresso ao sagrado, mas sim prpria cultura, pois longe de ilustrar uma cultura, a festa contraria seus elementos e dela se destaca (p. 32), abalando e desagregando as normas, as regras e o consenso (p. 223).

Nas sociedades modernas, ressalva Duvignaud, eliminou-se o princpio da transgresso da festa, corrompendo-a em sua essncia.

Esse carter de ruptura, transgresso e destruio atribuda festa por Duvignaud , segundo ele, uma das formas da cultura continuar existindo, pois 27

nenhuma cultura existe sem tal destruio e nenhuma destruio se define sem os referenciais de uma cultura. A festa nos lembra o que se deve demolir para continuar existindo [...] (p. 233). No entanto, para o mesmo, a compreenso da festa como algo saudvel tem sido prejudicada pela idia de funcionalidade. Essa lgica da funcionalidade, apontada por Duvignaud, parece encontrar eco nesse momento histrico em que o processo de estetizao que vem sendo vivenciado pela cultura, tem resultados na espetacularizao e na conseqente

mercantilizao de algumas festas. (BEZERRA, no prelo).

Ao discutir essa funcionalidade da festa, CALVO (1991), acrescenta alguns elementos que complexificam a questo, pois ressalta que a festa no pode ter nenhuma funcionalidade explcita ou manifesta, pois isto poder desvirtuar sua espontaneidade expressiva. Ela deve ser sempre executada pela nica razo de poder viv-la e reviv-la sem segundas intenes. Contudo, ao mesmo tempo, ele argumenta que embora a festa no carea de funes manifestas e explcitas, isto no impede que ela contenha algumas funes tcitas latentes, s vezes ignoradas e desconhecidas quando no secretas e ocultas.

Continuando em sua reflexo, o autor argumenta que uma das funes da festa o seu papel enquanto reprodutora da ordem social, o que no se trata de nenhum dualismo funcional. a mesma festa que a partir da prpria transgresso ritual da ordem, pode tanto reproduzir como reestruturar a mesma ordem (CALVO, 1991, p. 84)

Igualmente imbudo pela tradio fenomenolgica de investigao da festa, ELIADE (1999) a enfoca em face ao sagrado, ou melhor, ao tempo sagrado. De acordo com esse autor, o tempo sagrado, ao contrrio do tempo ordinrio, reversvel e circular e, por isso, pode ser indefinidamente recupervel e repetitvel (1999, p. 63-4). Este o tempo da origem, no qual o passado mtico re-atualizado.

28

Na festa, mais que simplesmente comemorar o homem religioso re-atualiza, por conseguinte, um evento sagrado vivenciado pelos antepassados nos primrdios:
[...] A cada festa peridica reencontra-se o mesmo tempo sagrado aquele que se manifestara na festa do ano precedente ou na festa de h um sculo [...] Em outras palavras, reencontra-se na festa a primeira apario do tempo sagrado, tal qual ela se efetuou ab origene, in illo tempore (ELIADE, 1999, p. 64).

Os participantes da festa religiosa, mediante a re-atualizao do passado mtico, tornam-se contemporneos do acontecimento que se deu in illo tempore, assumindo, desse modo, um comportamento distinto daqueles que tm nos dias ordinrios (ELIADE, 1999, p. 80-3). No tempo da festa a criatura procura viver o mais prximo possvel do(s) criador(es), experimentando-se
[...] a santidade da existncia humana como criao divina. No resto do tempo h sempre o risco de esquecer o que fundamental: que a existncia no dada por aquilo que os modernos chamam de Natureza, uma criao dos Outros, os deuses ou os Seres Semi-Divinos. Nas festas, ao contrrio, reencontra-se a dimenso sagrada da existncia, ao se aprender novamente como os deuses ou os Antepassados mticos criaram o homem e lhe ensinaram os diversos comportamentos sociais e os trabalhos prticos (ELIADE, 1999, p. 80).

CANCLINI (1983), alicerado em suas pesquisas sobre as mudanas no artesanato e nas festas no Mxico, pesquisas estas que tomaram como norte as idias de Pierre Bourdieu e Antnio Gramsci, discorre sobre a festa no contexto das culturas populares na sociedade capitalista.

De acordo com Garca Canclini, a cultura um instrumento voltado para a reproduo das relaes sociais objetivas, constituindo-se em um tipo particular de atividade produtiva (1983, p. 16-8). Assim, ao se falar de cultura inevitvel, a seu ver, considerar os processos materiais necessrios inveno, ao conhecimento ou representao de algo, bem como a sua circulao e os significados que os receptores do produto cultural lhe atribuem. Neste sentido, o referido autor observa:
Uma dana de mouros e cristos apresentada no interior de uma

29

comunidade indgena por eles e para eles, no a mesma dana quando apresentada num teatro urbano, para um pblico que alheio a essa tradio, embora as suas estruturas formais sejam idnticas... (1983, p. 33)

Em seu caminho materialista, Garca Canclini refuta as idias de Duvignaud e, por tabela, a tradio fenomenolgica de pesquisa. A princpio, ele no considera que a festa seja um evento subversivo e alheio ao mundo cotidiano, pois esta:
[...] continua, a tal ponto, a existncia cotidiana que reproduz no seu desenvolvimento as contradies da sociedade. Ela no pode ser o lugar da subverso e da livre expresso igualitria, ou s consegue s-lo de maneira fragmentada, porque no apenas um movimento de unificao coletiva. As diferenas sociais e econmicas nela se repetem [...] (1983, p. 55)

Garca Canclini entende que as festas esto intimamente relacionadas organizao produtiva dos grupos onde se realizam, expressando a cotidianidade dos mesmos e sintetizando a totalidade da vida de cada comunidade, a sua organizao econmica e suas estruturas culturais, as suas relaes polticas e as propostas de mudanas (1983, p. 54).

Nas festas indgenas e camponesas as relaes do evento festivo com a vida ordinria podem ser exemplificadas pelos seus liames com ciclo agrcola e/ou calendrio religioso. Nas festas urbanas, por outro lado, Garca Canclini ressalta que essas relaes tornam-se ntidas pela valorizao da participao individual, ou pela feio espetacular, ou ainda pelo estabelecimento de datas arbitrrias e, quando se adere ao calendrio eclesistico, a estrutura segue uma lgica mercantil que transforma o motivo religioso num pretexto (1983, p. 112).

Ao discutir as funes sociais da festa, o gegrafo DI MO (2001) apresenta elementos importantes para pensar a festa numa perspectiva espacial e identitria, pois tenta associar a sua dimenso geogrfica com a sua funo social, e destacar o seu papel poltico e cultural, o seu valor de troca scio-econmico e o seu papel de regulao social e territorial. Conforme o autor, a festa coloca o acento sobre a unidade e sobre a identidade do grupo. Neste processo, ela , sem dvida, antes de tudo, uma instituio social de regulao e de gesto de conflitos. 30

Ela preenche uma funo de expresso, de afirmao, de deslocamento, marcada por uma desordem passageira da ordem social para a melhor reconstruo em seguida (RIEUCAU apud BEZERRA, no prelo)

Entretanto, afirmar que a festa produz identidade no significa afirmar que produza, necessariamente, consenso. Muito pelo contrrio, a festa produto da realidade social e, como tal, expressa ativamente essa realidade, seus conflitos e suas tenses. (GUARINELLO, 2001). Neste sentido, podemos afirmar que a festa o espao das mltiplas territorialidades. (BEZERRA, no prelo).

Em nosso pas, as principais contribuies tericas sobre as festas vieram da Antropologia. DA MATTA (1983), por exemplo, analisa as festas populares como momentos especiais de convivncia social (p. 60) em que determinados aspectos da realidade so relevados; em outras palavras, as festas so rituais. Entretanto, tais rituais possuem a especificidade de se constiturem como:
[...] momentos extraordinrios marcados pela alegria e por valores que so considerados altamente positivos. A rotina da vida diria que vista como negativa. Da o cotidiano ser designado pela expresso dia-a-dia ou, mais significativamente, vida ou dura realidade da vida (1983, p. 40).

Para BRANDO (1989), a festa se apropria da rotina, tomando-lhe os mesmos comportamentos e as mesmas relaes entre as pessoas e tambm os mesmos sujeitos e os mesmos objetos para exager-los e transfigur-los (p. 710).

Mais recentemente, AMARAL (1998), ao ocupar-se da festa brasileira, quer dizer, em esclarecer a festa como um elemento constitutivo bsico de nosso povo, encarou-a como mediao. Enquanto mediao, Amaral salienta que a festa procura:
[...] recuperar a imanncia entre criador e criaturas, natureza e cultura, tempo e eternidade, vida e morte, ser e no ser. A presena da msica, alimentao dana, mitos e mscaras atestam com veemncia esta proposio. A festa ainda mediadora ente os anseios individuais e os coletivos, mito e histria, fantasia e realidade, passado e presente, presente e

31

futuro, ns e outros, por isso mesmo revelando e exaltando as contradies impostas vida humana pela dicotomia natureza e cultura, mediando ainda encontros culturais e absorvendo, digerindo e transformando em pontes os opostos tidos como inconciliveis (1998, p. 52).

Em suas investidas sobre a festa brasileira, a mencionada autora aproveita para criticar os tericos que propalaram a decrepitude das festas contemporneas, ao passo que pondera:
[...] Pode-se notar, certamente, o empobrecimento de algumas festas da atualidade quando comparadas com as que se realizavam no sculo passado (como as de Reis e do Esprito Santo, por exemplo) e comeo deste (que eram mais pomposas), especialmente nos aspectos esttico e alimentar. Tambm possvel notar a ausncia, na primeira metade do sculo XX das elites em festas tidas como mais 'populares', como os carnavais de rua, das quais se afastaram em algumas regies [...] Mas preciso notar, tambm, o enriquecimento de outras, que foram adquirindo muito em smbolos e riqueza com o passar do tempo, como o caso da maior festa brasileira, o Carnaval, o Crio de Nazar, no Par ou o So Joo nordestino. O calendrio turstico publicado pelas prefeituras do interior brasileiro no permite concluir pela decadncia do nmero de festas (1998, p. 33-4).

As observaes de Amaral so bastante pertinentes, pois, indubitavelmente, muitas festas brasileiras desenvolvem-se e projetam-se apesar das

transformaes que o capitalismo lhes impinge. No negamos que a festa possa ser isto (uma mediao), como tambm um exagero da realidade, ou ainda uma transgresso, ou, qui, a continuidade do cotidiano; a explicao depende de como se olha para o caleidoscpio em que se constitui o mundo festivo.

Portanto, conforme o objetivo deste estudo analisaremos o potencial subjetivo libertador das festas rave, considerando esse territrio festivo como uma Zona Autnoma Temporria. No prximo item detalharemos essa categoria de anlise.

1.3 Zona Autnoma Temporria - TAZ

A TAZ uma espcie de rebelio que no confronta o Estado diretamente, uma operao de guerrilha que libera uma rea (de terra, de

32

tempo, de imaginao) e se dissolve para se re-fazer em outro lugar e outro momento, antes que o Estado possa esmag-la. Uma vez que o Estado se preocupa primordialmente com a Simulao, e no com a substncia, a TAZ pode, em relativa paz e por um bom tempo, ocupar clandestinamente essas reas e realizar seus propsitos festivos. (BEY, 2004, p.18)

Eis o cerne da idia sobre a Zona Autnoma Temporria (TAZ28, na sigla em ingls), de Hakim Bey29. Tal designao parece-nos a mais indicativa das intenes do autor: analisar e propor alternativas luta por mudanas no mundo tal como est posto, sucumbido globalizao neoliberal com seu rastro de funestas conseqncias, gerando ou agravando a desigualdade em todos os mbitos da vida. O conceito de TAZ no explicitado no livro do mesmo nome30, j que o autor no deseja construir dogmas polticos e acredita que o conceito deve ser construdo em ao. A despeito disso, possvel perceb-lo ao longo da leitura, a partir da crtica ao conceito clssico de revoluo e de uma anlise do conceito de levante. Segundo Hakim Bey:
Levante e insurreio so palavras usadas pelos historiadores para caracterizar revolues que fracassaram movimentos que no chegaram a terminar seu ciclo, a trajetria padro: revoluo, reao, traio, a fundao de um Estado mais forte e ainda mais opressivo -, a volta completa, o eterno retorno da histria, uma e outra vez mais at o pice: botas marchando eternamente sobre o rosto da humanidade. Ao falhar em completar esta trajetria, o levante sugere a possibilidade de um movimento fora e alm da espiral hegeliana do "progresso", que secretamente no passa de um ciclo vicioso. Surgo: levante, revolta. Insurgo: rebelar-se, levantar-se. Uma ao de independncia. Um adeus
28

Temporary Autonomous Zone.

Hakim Bey, pseudnimo de Peter Lamborn Wilson, nascido em Nova Iorque em 1945 um escritor, ensasta e poeta que se entitula como um "anarquista ontolgico". Bey introduzindo o conceito de Zona Autnoma Temporria a partir de seus estudos histricos sobre as utopias piratas no fim da dcada de 90 foi amplamente reconhecido. Viveu dois anos na ndia, Paquisto e Afeganisto e sete anos no Ir, saindo do pas durante a Revoluo Islmica. Na dcada de 80 influenciado por Ren Gunon estudou a fundo as idias do anarquismo e do situacionismo com sufismo e Neopaganismo. Essa no entanto uma das milhares histrias a respeito de quem seria ele, e que correm soltas pela Internet. Na verdade nunca se teve uma foto, ou um rosto que o caracterizasse. Contraditoriamente, seu anti-marketing de no aparecer para o pblico, despertava para o consumo de seus textos.
30

29

BEY, Hakim. TAZ: Zona Autnoma Temporria. Traduo de Renato Rezende. 2 ed. So Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004. Coleo Baderna.

33

a essa miservel pardia da roda krmica, histrica futilidade revolucionria. O slogan "Revoluo!" transformou-se de sinal de alerta em toxina, uma maligna e pseudo-gnstica armadilha-do-destino, um pesadelo no qual, no importa o quanto lutamos nunca nos livramos do maligno ciclo infinito que incuba o Estado, um Estado aps o outro, cada "paraso" governado por um anjo ainda mais cruel. Se a Histria "Tempo", como declara ser, ento um levante um momento que surge acima e alm do Tempo, viola a "lei" da Histria. Se o Estado Histria, como declara ser, ento o levante o momento proibido, uma imperdovel negao da dialtica. (...) O que foi feito do sonho anarquista, do fim do Estado, da comuna, da zona autnoma com durao, da sociedade livre, da cultura livre?Devemos abandonar esta esperana em troca de um acte gratuit existencialista? A idia no mudar a conscincia, mas mudar o mundo. (2004, p. 15-16)

H desconfiana em relao idia de revoluo (e Marx parece ser a referncia no explcita) bem como aos preceitos anarquistas, na medida em que, apesar de buscarem mudanas radicais em relao ao sistema capitalista, agem dentro dele e possuem vocao para se recomporem voltando ao status quo ante (tanto o capitalismo, como o socialismo trabalham com conceitos comuns, sendo o de progresso o mais forte deles). Da a insero do conceito de levante, entendido como uma experincia de pico, porquanto temporria, em contraposio ao conceito de revoluo que, para o autor, adquire carter permanente, traindo os ideais que foram sua fora motriz. Para Bey, tais momentos de intensidade moldam e do sentido a toda uma vida j que, ao experimentar a TAZ, algo mudou, trocas e interaes ocorreram foi feita uma diferena (2004, p.18).

importante frisar que as propostas contidas na TAZ so propostas de ao, no fabulaes ou meros exerccios filosficos. Alm disso, a anlise do mundo contemporneo na era do globalismo determina novas formas de confronto que, paradoxalmente, so por um lado globalizadas e por outro, localizadas.

A convivncia entre diferentes movimentos em torno da luta pela mudana do mundo tal como est posto, de globalizao, um dado novo na histria dos grupos sociais. Grupos diversos, com tticas, objetivos e matrizes diversas convivem em resistncias pontuais que se constroem e se dissolvem momentaneamente, o que expe, como base de unio, a crena na diversidade e na pluralidade.

34

O que est sendo posto em xeque so os elementos definidores da revoluo de matriz marxista: luta de classes, proletariado, Estado. A crise das perspectivas alternativas ao liberalismo tende a dissolver o vnculo que unem partidos e movimentos sociais numa viso conjunta sobre o futuro a ser construdo.

A TAZ busca a libertao de todos os controles, enclaves libertos a partir da crena de que a vida cotidiana tem um forte potencial revolucionrio. A TAZ imagina uma intensificao da vida cotidiana, a penetrao do Maravilhoso na vida. Essa pressuposio nos remete aos movimentos iniciados na dcada de 1960, que inauguraram um novo fazer poltico ao instituir o corpo como arma revolucionria, isto , ao traz-lo ao centro da cena como agente fundamental de transformao: a sociabilidade cotidiana eminentemente poltica. Mudanas substanciais s ocorrero a partir da revoluo pessoal. A ao proposta pela TAZ d-se a partir das fissuras do poder, momentos de suspenso que, ao serem deflagrados, devem desaparecer para reaparecer sob nova forma, em uma outra rea.

A pirataria de dados, as transmisses no autorizadas e o fluxo livre de informaes no podem ser detidos, na concepo de BEY (2004) . A TAZ ocupa espao no mundo real e no virtual. Para o autor, o levante representa uma possibilidade muito mais interessante no que se refere a uma psicologia de libertao do que aquelas possibilitadas pelas revolues (quer sejam burguesa, comunistas, fascistas, etc).

A partir do fim da guerra fria marcado pela queda do regime comunista nos pases do leste europeu no final da dcada de 1990 - a bipolaridade comunismo/capitalismo deixou de ser a referncia a guiar coraes e mentes e o mundo do capital global ressurgiu triunfante. As proposies contidas na TAZ buscam ocupar uma terceira posio no contemplada pela dicotomia anterior, uma oposio pela presena (solidariedade) e pela diferena, em contraste com o monolitismo individualista contemporneo. 35

O que est implcito que valores como humanidade, solidariedade e pluralidade sero os elementos capazes de trazer novamente o homem ao centro da cena (atualmente ocupada pelo capital), libert-lo e emancip-lo. A TAZ se pretende uma experimentao no s de novas formas de ao poltica, mas de novas bases psicolgicas a fim de constituir governos da liberdade. Para tanto se usam algumas tticas:
A TAZ COMO UMA TTICA radical consciente emergir sob certas condies: l. Liberao psicolgica. Isto , ns devemos perceber (tornar reais) os momentos e espaos nos quais a liberdade no apenas possvel, mas existente. Devemos saber de que maneira somos de fato oprimidos, e tambm de que maneiras nos auto-reprimimos ou estamos presos em fantasias onde idias nos oprimem. O TRABALHO, por exemplo, uma fonte muito mais real de sofrimento, para a maioria de ns do que a poltica legislativa. A alienao muito mais perigosa para ns do ,que as velhas ideologias desdentadas e moribundas. O vcio mental em ideais - que na realidade tornaram-se meras projees do nosso ressentimento e do nosso complexo de vtima - nunca levar nosso projeto adiante. A TAZ no defende uma utopia social feita de castelos nas nuvens que diz que devemos sacrificar nossas vidas para que os filhos de nossos filhos possam respirar um pouco de ar livre. A TAZ deve ser o cenrio da nossa autonomia presente, mas s pode existir se j nos considerarmos seres livres. (BEY, 2004, p. 71-72)

Uma outra ttica exposta a referente ao controle do Estado, dentro de um possvel escape de sua atuao:
O aparato de controle - o Estado - deve (ou pelo menos assim devemos pressupor) continuar a desfazer-se e petrificar-se simultaneamente, deve prosseguir em seu curso atual, onde a rigidez histrica cada vez mais mascara um vazio, um abismo de poder. Como o poder desaparece, nossa nsia de poder deve ser o desaparecimento. (idem, 2004, p. 72)

Essa autonomia consiste em mini-sociedades que, conscientemente, buscam burlar as regras de comportamento estabelecidas pelo poder e o Estado, e que so determinadas a continuar assim, ainda que por uma temporada curta, porm legtima e autnoma, como eram as raves no final da dcada de 1980 na Inglaterra, apontada pelo prprio BEY. Diante de tudo isso, eis porque se considera, aqui, que a idia de autonomia, tem um valor central na nossa discusso, acerca de possveis vcuos de atuao

36

do Estado nas raves. Para tanto, vamos nos atentar ao seu conceito, que foi discutido de maneira muito fecunda, pelo filsofo Cornelius Castoriadis:
A liberdade numa sociedade autnoma exprime-se por estas duas leis fundamentais: sem participao igualitria na tomada de decises no haver execuo; sem participao igualitria no estabelecimento da lei, no haver lei. Uma coletividade autnoma tem por divisa e por autodefinio: ns somos aqueles cuja lei dar a ns mesmos as nossas prprias leis (1983, p. 22)

A autonomia constitui, portanto, a base do desenvolvimento, encarado como o processo de auto-instituio da sociedade rumo a mais liberdade e menos desigualdade.

Marcelo Souza ainda destaca que a autonomia no confere com a presena do Estado:
Uma sociedade autnoma aquela que logra defender e gerir livremente seu territrio, catalisador de uma identidade cultural e ao mesmo tempo continente de recursos, recursos cuja acessibilidade se d, potencialmente, de maneira igual para todos. Uma sociedade autnoma no uma sociedade sem poder, o que alis seria impossvel (da, alis, a dimenso de absurdo do anarquismo clssico). No entanto, indubitavelmente, a plena autonomia incompatvel com a existncia de um Estado enquanto instncia de poder centralizadora e separada do restante da sociedade. (2003, p. 106)

Quando examinamos isso, no contexto da raves, no final da dcada de 1980, tendo a Inglaterra como seu pano de fundo, marcada pelos conceitos do underground, podemos classific-las como sendo territrios autnomos. As raves estavam desvinculadas das referncias da sociedade. Eram uma sub-cultura de evaso. E por estar fora da sociedade, ela podia estabelecer seu prprio sistema de valores, sua prpria moralidade, e suas prprias regras ou falta delas.

No prximo captulo iremos trabalhar com as questes especificamente da festa Rave, no seu momento atual, buscando sua histria, sua descrio, seus formatos, e seus freqentadores.

37

2. FESTAS RAVE
Trecho da msica Plastic Immersion, do cd Rave Trip 2 de Camilo Rocha, 2000.

2.1 (H)istria das Raves

Houve uma noite na dcada de 1980, nos arredores de Manchester, na Inglaterra, em que jovens de classe baixa, no mais pleno anonimato, criaram uma festa para tomar bebidas alcolicas, consumir drogas e ouvir msica eletrnica oriunda dos EUA: house de Chicago e tecno de Detroit. O acontecimento clandestino, de pequeno porte, teria tido um nome: Really Safe Heaven. (GUSHIKEN, 2004, p. 33). Traduzindo, diria que se tratava de inventar um Paraso Realmente Seguro, frase na qual se insere a acrossemia da palavra rave. Para um ato ilegal, providencia-se um lugar de refgio.
realizar-se ao ar livre, embalada a msica eletrnica e ecstasy so as trs condies que caracterizam uma festa rave em qualquer localidade do planeta. Alias acontecer em diversos e diferentes lugares ao redor do mundo tambm pode ser considerada outra peculiaridade do modo festejar rave. (ABREU, 2005, p. 19)

H muitos relatos sobre o inicio das festas rave. E no emaranhado do espao virtual da rede onde se encontram registros daquilo que se poderia considerar como origens dessas festas. A principal dificuldade de se traar uma histria das raves no mundo, sobretudo de seus primrdios, o fato de se saber de antemo que as primeiras festas eram realizadas de forma clandestina e que pouco ou quase nada se deixou registrado sobre elas. Como se trata de festas undergrounds, difcil precisar exatamente quando o estilo comeou.

Portanto, sugerimos dizer que as raves no tm propriamente uma origem. Elas tm origens. Tm verses, que simulam explicaes (GUSHIKEN, 2004, p. 29)

38

Entre as muitas narrativas disponveis na rede www, h aquela na qual, as raves so um fenmeno do tipo associativo, ou seja, que passou da condio de micro-festas quase particulares, aos grandes eventos que renem multides de milhares de pessoas.

Se o fenmeno das festas rave hipoteticamente tem incio no final dos anos 1980 e ganha contornos mais ntidos na primeira metade dos anos 1990, ele j tem desde os primrdios uma dimenso internacional, independente das disputas por uma nacionalidade ou paternidade perdidas para sempre desde o incio dessas histrias. Assim, raves so contemporneas da rede mundial de computadores. Foram difundidas praticamente na mesma dcada.
Se h uma trilha para o final do sculo XX e o comeo do sculo XXI, ela reta, tribal e digital. O mundo uma aldeia global e seus tambores so mquinas computadorizadas. A msica eletrnica se insere perfeitamente na nova ordem (FERLA, 2004, p. 11)

festa

pressupe

personagens

primordiais:

adolescentes

ps-

adolescentes aborrecidos, em processos histricos de dramas familiares, escolares e tantos outros. A fuga se d para o entorno da vizinhana: lugares ermos, prdios abandonados, depsitos velhos e armazns antigos.
Embora as raves sejam realizadas geralmente em reas rurais, so freqentadas, exclusivamente por jovens urbanos, especialmente por moradores de cidades globais ou reas metropolitanas que, ento, escolhem locais distantes da ocupao ou da atividade cotidiana urbana muitas vezes lugares fantsticos e remotos do planeta como espao para a festa. (ABREU, 2005, p. 20)

As raves, como se percebe, so eminentemente urbanas, muito prpria de grandes metrpoles industriais como Manchester. Os lugares escolhidos para a festa so espaos marginais da atividade da cidade e de seu cotidiano locais fora de uso.
A procura por espaos que no participam das atividades cotidianas da vida metropolitana colabora para construir um mundo temporrio dentro do mundo habitual, dedicado prtica de uma atividade especial, extraordinria, ainda que possa ser regular. A peculiaridade da festa que sua prtica marca como um intervalo em nossa vida ordinria. A preferncia dos ravers por espaos ao ar livre e com elementos naturais contrape-se imediatamente aos cenrios das atividades regulares da

39

vida urbana, mas essas paisagens ainda se desdobram em outras significaes (...) vale ressaltar que indica a inteno de uma evaso da vida cotidiana para uma esfera de atividades com orientao prpria. (ABREU, 2005, p. 22)

As raves tinham como pano de fundo a Era Tatcher, de intensa difuso das doutrinas neoliberais. Certo nimo negativo se estendia no mundo ocidental, era o incio da prtica do capitalismo especulativo, mais do que o produtivo. Como dado mais visvel, o vero de 1988 na Inglaterra considerado um marco no aparecimento da cena rave. Ainda sob o nome de Acid House, o movimento ganha sotaque ingls na medida em que mistura ritmos oriundos dos EUA e d a ver as primeiras grandes aglomeraes de jovens e seus elementos de guerra: formao de multides, msica alta, roupas coloridas, drogas variadas.

O fenmeno da multido, em repeties que se tornaram cada vez mais comuns na virada da dcada de 1980 para os anos de 1990, resultou no que ficou conhecido por certo pnico moral nas localidades por onde passavam as festas. Os receios locais migraram para a mdia, ganharam dimenso de problema sciopoltico e passaram a ser consideradas como questo de Estado. Foram necessrios poucos anos para que o fenmeno da multido rave ganhasse as dimenses numricas, econmicas e polticas que fizeram dessas festas provavelmente o mais importante, se no isto, pelo menos o mais visvel, fenmeno da cultura jovem na dcada de 1990. (GUSHIKEN, 2004, p. 34) De festas quase privadas de pequeno porte, as acid parties passaram a grandes eventos, tendo a ilegalidade como marca relevante. Tanto que em 1990 j havia na Gr-Bretanha a Lei dos Entretenimentos (Aumento de Penalidades) para proibir oficialmente o uso de locais no autorizados para festas. quela altura, raves j eram vistas como negcios, ainda que funcionando de forma ilegal. Organizadores de raves tinham at mesmo marcas e linhas de moda como negcio que se seguia no desenvolvimento financeiro das festas. (idem, 2004, p.34)

40

Em maio de 1992, foi realizada uma das mais conhecidas e citadas festas da histria rave da Gr-Bretanha daquela dcada. A festa reuniu, em estatsticas variadas, entre 25 mil e 40 mil pessoas em Castlemorton. O fenmeno rave, j redimensionado demais para no chamar a ateno, comeou a dar sinais da aliana feita entre ravers e viajantes neohippies. A imagem da multido atravessando o local da festa foi noticiada ao modo de uma invaso criminosa. Foi o suficiente para que se criasse a imagem negativa das festas e se iniciasse o pnico moral britnico diante do movimento cultural j ento visvel na mdia.

As festas, portanto, comearam suas cartografias com a imagem j desgastada, porque o imaginrio promovido pela mdia focava o alto consumo de drogas e a crescente difuso do ecstasy. Entre outras coisas, foi com base nesse imaginrio que o governo britnico conseguiu aprovar em 1994 aquela que ficou conhecida como Lei da Justia Criminal, cujo alvo especificamente as raves. O texto da lei define as raves como uma reunio ao ar livre o que inclui lugares parcialmente abertos de cem ou mais pessoas, na qual h amplificao de som total ou predominantemente caracterizada pela emisso de batidas repetitivas. (SAUNDERS, 1997, p. 201) A lei teve pelo menos trs resultados, segundo SAUNDERS31 (1997). O primeiro foi forar as festas, j com caractersticas viajantes, a retornar aos lugares onde tinham licena para funcionar o governo britnico justificava a necessidade de licena para proteger cidados, permitindo festas, apenas, que estivessem de acordo com normas de segurana.

O segundo resultado foi a migrao dos servios de sistemas de som autoridades em outros pases foram mais tolerantes com os organizadores de festas, e elas migraram de vez para vrias partes do mundo, de Goa, na ndia, a San Francisco, nos EUA, conforme mapa na pgina seguinte:

SAUNDERS, Nicholas. Ecstasy e a cultura dance. Publisher Brasil, So Paulo, 1997. Traduo Tnia Marques.

31

41

Figura 1: Mapa da disperso da sonoridade Trance pelo mundo, na dcada de 1990. Fonte: Jonh Hunt apud SALDANHA, 2003.

O terceiro resultado foi uma espcie de disfuno da lei: as pessoas se sentiram ultrajadas com a proibio das raves e resolveram faz-las maiores ainda. Foram essas atividades polticas que, num pano de fundo cultural e social desfavorvel a boa parte das massas de jovens britnicos, provocaram atitudes que foram resultar na retomada, entre outras coisas, na cultura do faa-vocmesmo oriunda do movimento punk.
Talvez seja razovel afirmar que festas clandestinas como as raves, nas quais havia certa ira no consumo de drogas lcitas e ilcitas, j tenham sido um modo de fazer, ou mesmo negar, a poltica tradicional, nos mais nfimos mistrios do cotidiano. (GUSHIKEN, 2004, p. 35)

A clandestinidade das festas era resultado da prtica ilegal de consumo de drogas e imoral no ajuntamento das multides, at que as fronteiras entre o imoral e o ilegal se confundiram. Ravers que j passaram pelas penumbras dessas festas e profissionais dos ambientes noturnos parecem seguros em afirmar que a origem e o espraiamento das raves tiveram como subsdio o disseminado consumo de drogas lcitas (bebidas alcolicas) e ilcitas (maconha, cocana, LSD e, aquela que se tornou a imagem da cultura eletrnica, o ecstasy). Na atitude 42

underground, que ainda grassava nos ambientes da dance music, praticava-se uma ttica de sobrevivncia, na qual o aspecto de submundo e seus mistrios tornaram-se condio necessria para a circulao e consumo de drogas.

2.2 Quatro Pedras Fundamentais A sonoridade rave composta de diferentes gneros de msica eletrnica. Certamente, o tecno tornou-se uma espcie de carro-chefe desta parada sonora. Foi o principal gnero que se firmou nos anos 1990, tendo como base no s os sets32 tocados em festas por DJs especialistas, mas tambm pela fixao do gnero pelas mdias massivas e especializadas. Entrou em cena tambm o house, o drumn bass, o trance e outros.
Tecnicamente falando, msica eletrnica uma msica produzida eletronicamente, e no eltrica ou acusticamente. Diferencia-se do rock ao dispensar instrumentos tradicionais e utilizar exclusivamente mquinas digitais para criar soundscapes paisagens sonoras (...) sintticas. Samplers, computadores, baterias eletrnicas e gadgets digitais so os novos instrumentos utilizados pelos msicos. ento, uma possibilidade tecnolgica especfica, disponvel desde a segunda metade do sculo XX. Mas, em geral, quando se fala de msica eletrnica est se referindo a gneros bem definidos de msica: o house, o trance, o techno, o drumnbass principalmente, j que desses derivam uma enorme variedade de outros gneros que compem o universo da dance music, ou ainda da msica de pista. Est-se referindo tambm a um modo particular de fazer a msica que anima as pistas: o improviso do disquey joquey o DJ que cria combinaes inditas, e sua maestria em cooptar os danantes. (ABREU, 2005, p. 23)

Essas sonoridades so multiplicidades e ganharam espacialidades prprias que, nos interstcios da predominncia tecno, lanam suas linhas sonoras para segmentos especficos.

32

Seleo musical de um Dj.

43

O house33, primeira sonoridade eletrnica de consumo massivo, a tpica dance music carregada de hibridismos culturais. DJs de Chicago faziam brincadeiras sonoras em forma de scratch34, tcnica de mixagem musical disseminada pela cultura hip hop. Sobre uma base de composies do Kraftwerk35, grupo alemo pioneiro de msica eletrnica, faziam inseres de canes da disc e do soul. A marca musical tinha, portanto, uma sonoridade de percusso com inseres de vozes metlicas da black music. A partir de sua difuso e massificao, o house considerado o primeiro grande ritmo da chamada msica eletrnica (GUSHIKEN, 2004, p.36).

Na Inglaterra, o house americano ganha inseres musicais a partir de sintetizador Roland TB-303. Com esse equipamento foi possvel acelerar e alterar freqncias das batidas. O resultado foi um som mais metlico que recebeu o nome de Acid House36. Se a dance music ganhou visibilidade com a Era Disco, nos anos 1970, poca em que a msica feita para danar j tinha em grande parte uma condio eletrnica, a idia de msica propriamente eletrnica se firma nos anos 1980 com a emergncia da house music. Variante da Era Disco, a house s promoveu sua expressividade deixando em segundo plano os vocais, to caros ao gnero disco com suas divas-intrpretes, dando incio a uma nfase no esgaramento das notas tiradas em equipamentos eletrnicos (FERLA, 2004).

Conforme o mesmo autor, o tecno como produto cultural e comercial, posterior ao house. Mas os elementos que o compe so, por sua vez, anteriores
Evoluo da disc music, acresce ao estilo elementos de soul music e efeitos de edio e mixagem, em compasso quatro por quatro. As batidas variam de 120 a 130 b.p.m. O nome do estilo rende tributo ao clube Wahehouse, de Chicago (FERLA, 2004, p. 92) Tcnica do DJ que consiste em obter sons a partir de rpidos movimentos de vaivm no vinil que est em atrito com a agulha. (FERLA, 2004, p. 90)
35 34 33

O grupo alemo de Dsseldorf a mais influente formao da histria da e-music. Ralf Hutter, Florian Schneider, Karl Bartos e Wolfgang Flur, o Kraftwerk, criaram as bases do estilo ao lanar Autobahn (1974), Radio-Activity (1975), Trans Europe Express (1997) e Man Machine (1978). Em 2003, Hutter, Scheneider, Fritz Hilpert e Henning Schimtz voltaram cena atualizando o passado, com outro indispensvel, Tour de France Soundtracks. (FERLA, 2004, p. 99)

House mais acelerada, criada a partir dos timbres do teclado Roland TB-303. O som mais cido, por conta das linhas estridentes de baixo. O nome acid house deve-se ao consumo de drogas como cido lisrgico e ecstasy, usual entre os freqentadores das primeiras festas do estilo. Tem 125 batidas por minutos (b.p.m). (FERLA, 2004, p. 90)

36

44

ao prprio house. No raro encontrar nas origens do tecno tambm a msica eletrnica do grupo alemo Kraftwerk, que no fazia exatamente msica para danar. Alm do Kraftwerk, suas bases incluem tambm os grupos Parliament Funkadelic, Afrika Bambaataa e Cybotron. O tecno teve variaes que vo se perdendo nos arquivos sonoros: acid techno, techhouse, hard techno, entre outros que fogem aos catlogos mais conhecidos. O tecno, como variante contnua da msica feita para danar, aboliu praticamente de vez os vocais e acelerou mais ainda as batidas de percusso.

Parece haver entre as muitas verses que vo proliferando e suscitando dvidas, aquela na qual se diz o house ter sido criado em Chicago e o tecno em Detroit para ficar em apenas duas das principais linhagens sonoras da ambincia rave. Ambos os ritmos, com alteridade sonora da Era Disco, teriam nascido no circuito de clubes noturnos freqentados por negros gays em ambas as cidades. Em Chicago, o house surge num clube chamado Warehouse, que lhe cedeu o nome. Em Detroit, conhecido plo produtor de automveis, o tecno surge tendo como referncia esttica exatamente o imaginrio industrial e tecnolgico que deu marcas cidade.
Msica eletrnica puro movimento, mas foi um terrvel processo de desacelerao que forneceu as bases para um dos estilos mais contundentes dos sons para as pistas: o tecno. Com o desmantelamento de seus parques industriais, at ento responsveis pela produo em larga escala de automveis, suplantados pela moderna e informatizada indstria de carros japoneses, Detroit entrou em declnio no fim dos anos 60. (FERLA, 2004, p. 38)

Foi nesse contexto que trs amigos comeavam a desenvolver os primeiros acordes de um som universal: Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson. O trio se tornaria o Pai, o Filho e o Esprito Santo do Tecno (FERLA, 2004, p.45). Atkins, May e Saunderson se propuseram a fazer uma msica do futuro para escapar de uma realidade catica causada, ironicamente pela informatizada indstria do futuro.

Em 1987, esses sons cidos saram dos EUA e desembarcaram numa ilha espanhola chamada Ibiza, espalhando-se pela Europa e posteriormente nas pistas 45

do mundo inteiro. Foi essa a paisagem sonora das acid parties que depois viriam ser conhecidas como raves.
A expresso no mundo inteiro ficou muito mais coerente depois da queda do abominvel muro de Berlim, em 1989. Desde o princpio, a Alemanha colaborou pesadamente para a causa eletrnica (primeiro gravador de fita magntica, Karlheinz Stockhausen, Moroder, Kraftwerk...) A partir da reunificao, que se deu em pleno apogeu da acid house, a eufrica juventude alem adotou a e-music, principalmente o tecno, como trilha. A adeso foi tamanha que a revista Der Spiegel apelidou os ravers alemes de vanguardistas filhos da reunificao. (FERLA, 2004, p. 57)

Mais adiante o mesmo autor comenta que a e-music ficou to importante que representantes dos mais diversos setores da vida da nova Alemanha tentaram tirar uma casquinha da onda eletrnica, entre eles a ala jovem da Unio Democrtica Crist (partido conservador) e a Igreja, que instituiu missas com trilha tecno de contedo religioso, em Berlim e Hamburgo, para tentar atrair os ravers. O drumnbass37 outro ritmo que ganhou pblico no mundo todo e conseguiu manter alguma visibilidade no cenrio rave. Oriundo do jungle, ganhou notoriedade com as batidas secas da bateria, acompanhadas de baixos e inseres de instrumentos como pianos. As bases musicais so samples oriundos de ritmos como reggae e hip hop, com aceleraes e manipulaes por parte do DJ. Difcil definir o que ele , porque em pases como o Brasil ele recebe suplementaes sonoras de MPB, bossa nova e samba. As conexes so inmeras, at que as fronteiras entre os ritmos tornam-se confusas.

O trance geralmente a porta de entrada para novatos na msica eletrnica. Foi em clubes germnicos de tecno que o gnero comeou a ser desenvolvido, a partir de 1990. A inteno era fazer uma msica viajandona que produzisse estados hipnticos, criada a partir da mais alta tecnologia. Quando o trance foi levado pelos alemes para Goa, santurio bicho-grilo da ndia, o som se tornou

37

Base rtmica com samplers acelerados e manipulados, que servem para construir um ambiente em que predomina a utilizao de instrumentos de percusso sobre uma base, geralmente feita com baixos fortes e prolongados. uma transmutao do jungle, igualmente com base na cultura reggae, mas tambm com elementos mais jazzsticos, e/ou melodiosos, e/ou sofisticados. (FERLA, 2004, p. 91)

46

mais psicodlico e rebuscado, e surgiu o Goa-trance. Como Ibiza, Goa um lugar muito relevante para a msica eletrnica.
As origens esto em Goa, na ndia. Ex-colnia portuguesa, lugar de tradicional tolerncia e hospitalidade, a regio se firmou como destino de mochileiros e hippies nos anos 60. As festas nas praias se tornaram um costume local. Na virada dos anos 80, a msica passou a ser eletrnica. Aos poucos, deejays e produtores europeus como Goa Gill, Mark Allen e Youth comearam a desenvolver uma vertente influenciada pelo misticismo indiano, por sons tnicos e pelo rock psicodlico progressivo. A nfase no era mais o ritmo, mas sim a viagem, proporcionada por uso intenso de efeitos de estdio e de timbres exticos. Em meados dos anos 90, depois de um acordo de vistos entre ndia e Israel, legies de jovens recm-sados dos rgidos anos de servio militar israelense passaram a se atirar nas raves de Goa. Graas a essa conexo, Israel se tornou o pas onde o psy-trance teve o maior impacto do dia-a-dia. L, psy-trance toca no rdio, e um artista como Skazi reconhecido por crianas na rua. Hoje, nomes com Infected Mushroom, Astrix, Analog Pussy e Astral projection so conhecidos internacionalmente. (ROCHA, 2006)

Vale lembrar, ainda, que no so todos, nem qualquer gnero de msica eletrnica que anima as raves. Alis, a predominncia de certas vertentes musicais marcou historicamente algumas diferenciaes entre formatos,

ideologias e estticas nesse tipo de festa.

2.3 Bala Rtmica e Boas Vibraes Histrias sobre raves raramente deixam de fora o ecstasy (conhecida dos nativos ravers38 como bala) e que comercialmente leva o nome de MDMA, patenteada pela Merck, empresa qumico-farmacutica alem desde 1912. Criada por Alexander Shulgin, PhD em Bioqumica pela Universidade da Califrnia, em Berkeley, e ex-pesquisador da Dow Chemical. Shulgin conseguiu sintetizar a droga pela primeira vez na dcada de 1960. Outros pesquisadores tambm conseguiram sintetizar a droga nos anos 1970. A comercializao, para fins teraputicos, no foi possvel por conta da patente j registrada. Dos laboratrios para o consumo massificado, conta-se, entre outras histrias, que a droga, antes
38

O termo nativos rave colocado aqui, para identificar o freqentador tpico desses territrios flutuantes das festas rave. Esse nativo pode se deslocar para qualquer parte do mundo, onde ocorram tais festividades, que se sentir em casa. Entendidos uma vez os cdigos da festa, ele ter acesso a qualquer festa rave do mundo.

47

de ser proibida, era consumida livremente nos EUA, por estudantes. A publicizao excessiva do uso resultou na proibio oficial.

O ecstasy se disseminou na Europa, nos anos 80, e clandestinamente continuou sendo comercializado em larga escala.
Logo, chegou Europa, num primeiro momento para satisfazer dois grupos distintos de usurios: um deles seguia o guru indiano Bhagwan Rajneesh, que propagava seu uso como um meio de iluminao espiritual; o outro seguia sons danantes como os do Dj Alfredo [...] Foi l que, em 1987, o mundo eletrnico preparou-se para o seu vero do amor, embalado pela acid house e por plulas de ecstasy (apelidadas de plulas do amor). A partir desse momento, o MDMA sintetizado, ou ecstasy, ou simplemente E, se tornou a droga oficial da e-music. (FERLA, 2004, p. 48)

A droga teria chegado as j famosas praias de Ibiza em que pessoas iam para se divertir e danar. Da ilha espanhola, a droga foi levada para a Inglaterra no circuito que inclui turismo e vida noturna.
O ecstasy, que um psicoterapeuta norte-americano chegou a chamar de penicilina da alma, ingerido oralmente, penetra na corrente sangunea e, no crebro, libera dois neurotransmissores, a serotonina e a dopamina, que proporcionam o desbloqueamento de informaes. Isso provoca sensaes diferenciadas de velocidade e aumentam a sensibilidade s luzes e ao som, ingredientes bsicos das pistas de dana. (FERLA, 2004, p. 46)

A produo de festas em lugares ermos, com seus muitos mistrios, implicava na ampliao da sensibilidade por msica alta, luzes intensas e decoraes psicodlicas. Para alterar ainda mais os estados de conscincia, vaise ao encontro de paisagens e odores da natureza, energticos, bebidas alcolicas e drogas lcitas e ilcitas. O consumo de cido, herana de dcadas anteriores do movimento hippie, o caso tpico em que se v sons e se sente cores. A figura do DJ aparece como aquele que tambm detm e vai distribuir senhas para a entrada em outros mundos csmicos atravs da construo de linhas sonoras. So as mesmas linhas que ganham intensidades diferentes sob o impacto de alucingenos. A relao droga x raves foi enfaticamente relatada em reportagens da imprensa, com a produo e difuso de uma j conhecida imagem negativa das festas. 48

O uso de psicoativos nas raves colabora para a construo da experimentao do ldico e de sensaes extraordinrias (nocotidiana), atende prerrogativa de a festa ser um espao de liberdade (especialmente quanto as orientaes e controles mdico-jurdicos), mas principalmente serve confraternizao social. No contexto das raves, observa-se o uso de certas e determinadas substncias, de maneiras e quantidades bastante reguladas culturalmente no sentido da celebrao grupal. (ABREU, 2005, p. 24)

Essas celebraes grupais se constituem no territrio rave, atravs da chamada vibe, que nada mais , que boas vibraes sociais (juno corporal, de esprito) e sonoras (percepo aguada para uma sonoridade que lhe prazerosa):
As raves marcam, basicamente, o movimento de jovens moradores de grandes cidades que se renem no meio da floresta ou em praias desertas para danar por horas a fio msicas criadas atravs de aparelhos eletrnicos, sob efeito de psicoativos, e construrem juntos certo estado de emoes e sensaes apenas reprodutvel coletivamente, identificado como vibe. Renem-se para experimentar e exercitar uma comunho moral, em termos muito prximos da efervescncia coletiva descrita por Durkheim [...] (ABREU, 2005, p. 24)

A particularidade das raves no seria exatamente a vibe, que pode ser encontrada em outras formas de festa, mas sim uma intencionalidade de construo dela e o reconhecimento da participao de cada presente no processo. terminologia comum entre os escritos de ravers (reportagens publicadas e textos disponveis na Internet) de quem vai a uma rave um participante da festa. A noo de que cada um participa traduz a idia de associao, de que cada um toma parte, colabora no festejo rave.

A vibe da rave um empreendimento coletivo, reconhecidamente resultado da atuao grupal: fruto de uma seqncia de interaes entre os presentes, motivada pelo uso de psicoativos especficos, em um cenrio que foi especialmente escolhido, equipado e preparado para o evento.

49

2.6 Raves no Brasil

2.6.1. Momento Underground Da mesma forma como a histria das raves no mundo, o Brasil mantm mistrio sobre seu surgimento. Muitos grupos desejam paternidade sobre o fenmeno festivo. O que sobra so pedaos de um imaginrio coletivo que vai recolher e dispersar narrativas, as mais subjetivas, para se tecer uma linha a que se possa chamar de histria.

Aponta-se que o ano de 1995 foi dado o pontap na partida das festas raves no pas. Sua origem remonta ao cenrio paulistano, ainda que sob influncia de experincias nas praias de Arraial DAjuda e Trancoso, sul da Bahia. (ABREU, 2005, p. 35)

Enquanto a cena londrina entrava em decadncia por conta da perseguio policial, o Brasil abria os olhos para o novo fenmeno. DJs brasileiros que voltavam ao pas aps uma temporada na Europa comearam a se mobilizar para organizar as primeiras raves no Brasil.

Conforme CASTRO (2004), ao contrrio da Inglaterra, em que elas sempre foram eventos marginais, no Brasil a primeira experincia dessa sonoridade que se expandia por todo o mundo, foi realizada por uma empresa. O L&M Music, realizado em 1993 e bancada pela marca de cigarros, foi o primeiro evento a trazer grandes nomes da msica eletrnica para o pas.

Esse evento foi considerado a primeira rave brasileira, o evento se diferenciava do conceito tradicional pelo fato de ser um festival patrocinado por uma grande marca e realizado em um espao fechado. No ano seguinte a esse evento, alguns DJs que tinham feito uma temporada por Londres, realizaram a Tenda do Alm, primeira festa brasileira de msica eletrnica promovida de forma independente e underground. Realizada em So Paulo, ela comeou a introduzir 50

no Brasil o conceito de rave tal como havia sido concebido na Inglaterra. Era um evento independente, sem patrocnios nem alvar, com decorao produzida e variedade de atraes.

Ainda conforme a mesma autora, a partir do final do ano de 1995, quando da realizao da Tecnho Bells, na faculdade de Qumica da USP, foi dado o ponta p para o incio das raves de forma mais sistemtica no Brasil. Antes, havia festas espordicas somente:
A idia da Tecnho Bells era ser uma alternativa para as pessoas que curtiam msica eletrnica, mas no se identificavam com a cena Clubber. Os clubes eram uma verdadeira panelinha. Tinha uma preocupao visual e com a moda muito forte. A gente queria uma festa aberta para quem estivesse interessado na msica, lembra Camilo. A trilha sonora no momento era acid tecnho, acid trance, hard trance, trance psicodlico e tecnho. A partir da Tecnho Bells pipocaram outras festas e ncleos de organizao de raves. Oribapu, Vale do Ponhonhoim, Cuckoland (que depois virou a Avonts e Megavonts) e Xxxperience surgiram na seqncia. (CASTRO, BEATZ n 13, 2004, p. 24-25)

As primeiras experincias na organizao de raves aconteceram na forma de grupos de amigos que se reuniam em torno de Djs do prprio Cl39, de modo cooperativo e no remunerado. A caracterstica o esquema desencanado, cerveja baratssima e, nenhum conforto (tipo banheiro atrs das plantas). (PALOMINO, 1999, p. 135)

Os lugares escolhidos desse primeiro momento das festas eram reas livres, e abertas, como as praias. O pblico flutuante e vinculado a feriados e finais de semana prolongados. Dentro de um permetro mais prximo de So Paulo, o que d certo mesmo uma frmula que nesse primeiro momento se convencionou chamar tambm de festa de stio (PALOMINO, 1999, p.135)

A divulgao, como nos relembra ABREU (2005), era restrita ao boca-aboca e flyers xerocados a preo de entrada barato entre R$5,00 e R$15,00 (p. 35) e cobrado para todos. Ao contrrio de toda a cena club na cidade, nessas raves
Nesse contexto, Cl utilizado para designar um grupo de amigos que se identificam com uma determinada sonoridade rave.
39

51

no havia lista VIP de no-pagantes e a entrada era cobrada nos termos de uma contribuio para custeio dos gastos realizados. No ano de 1998 essas festas tornaram-se eventos semanais de jovens e ento reuniam regularmente 2 mil participantes, em mdia, no Estado de So Paulo. (p. 36)

ABREU (2005) ainda nos aponta que as raves paulistanas que aconteceram entre 1995 e meados de 1998 eram marcadas pela organizao cooperativa de ncleos; pela crena de que a festa era realizada para simples diverso; pela existncia de uma nica pista de dana; pela circulao dos mesmos grupos de freqentadores e por um forte engajamento entre os participantes.

Essas primeiras raves aconteciam pela mobilizao voluntria e noremunerada de diversas pessoas, no todas, nem a maioria, mas em tal proporo que a festa se tornava possvel com investimentos tmidos. Os ncleos organizadores das raves foram, progressivamente, incrementando seus

investimentos e a infra-estrutura dos eventos. Muitas vezes o dinheiro arrecadado numa rave era revertido em investimentos que possibilitavam a prxima festa.

Uma boa parte do pblico dessas festas j havia viajado para o exterior e participado de eventos de msica eletrnica em outros pases. No incio, poucos eram os participantes de uma rave que estavam indo a uma festa desse tipo pela primeira vez, e quando era o caso, eram sempre levadas festa por algum grupo que j conhecia os cdigos do evento. O pblico desses eventos era razoavelmente constante e incrementava o nmero de participantes pela iniciao de amigos de outras rodas, ou seja, conhecidos da faculdade, da famlia, do trabalho.
Nessas raves a maioria dos presentes se conhecia, ou se reconhecia. Os freqentadores das primeiras raves eram, embora se ampliando a cada evento, geralmente provenientes das classes mdia alta e alta, mas atendiam, situacionalmente, a outras tantas nomeaes possveis: alguns estrangeiros, outros gays, muitos universitrios, alguns surfistas, etc. (ABREU, 2004, p. 43)

52

Reconhecendo peculiaridades das raves, rika Palomino (1999) sintetiza trs tipos de tais festividades, comparando as raves realizadas no Rio de Janeiro, So Paulo e Londres, apresentado no quadro seguinte:
Quadro 1. Tipos de Raves por rika Palomino (1999)

CIDADE PERODO SOM LOCAIS

CARTER DROGA ORIENTAO SEXUAL FAIXA ETRIA RELAO COM A MDIA MODO DE DIVULGAO

Londres 1988-1992 Acid house Galpes e espaos abandonados como hangares, piscinas vazias e campos em fazendas Ilegal Ecstasy Htero 15 a 19 anos Persecutria

Rio So Paulo 1993-1996 1995 em diante House e Garage Techno e trance Casares e a Stios fora do Fundio Progresso permetro urbano

Alternativo / hype Special K Predominantemente gay 20 a 30 anos Mainstream

Alternativo Maconha, Ecstasy e LSD. predominantemente htero. 17 a 30 anos Alternativa/simptica

Boca-a-boca e Flyers e reportagens Flyers, coluna Noite Ilustrada e Internet linhas telefnicas de jornal secretas PBLICO Clubbers e ravers Clubbers e barbies Clubbers, ravers e univeritrios Sob tendas e panos O QUE As pessoas Celebrao ACONTECIA danavam felizes e pansexual que reunia fluo, jovens tomam com a freneticamente ao artistas e annimos contato som daquele novo misturados aos gays cultura da msica e tipo de msica e se mais musculosos e underground deliram nas pistas deslumbravam com bonitos da cidade. cobertas de lama, a droga, tambm at a tarde do dia nova, no momento. seguinte O LOOK t-shirt Smiley ou de Cala jeans e t-shirt Roupa colorida, tyejogos famosos branca amarrada na die ou fluo; tnis; dread-looks, adaptados, tnis e cintura; coturno. piercing e tatuagem cala longa, cabelo molhado e despenteado. 25 mil pessoas 2.300 pessoas 8 mil pessoas LOTAO MXIMA J REGISTRADA IDEOLOGIA Paz e amor Hedonismo sexual Paz e amor

53

O que mais nos interessa no quadro a questo de que foi esse modelo paulistano, das primeiras festas rave, que serviu de referncia principal para outras formas de raves brasileiras que surgiram posteriormente. 2.6.2. Momento Mainstream A partir de 1998, o aumento de pblico nos eventos e a diversificao de grupos, o formato e a dinmica das festas variaram bastante. As festas cresceram, e houve a necessidade de se profissionalizar. Momento ento de decolarem as mega raves.

Conforme CASTRO (2004), A primeira mega rave brasileira foi a Fusion de agosto de 1998, que reuniu cerca de 8.000 pessoas. Era uma grande produo que teve apresentao de maracatu, sala de videogame, bungee jumping, trs pistas e at chill out com banda de jazz. Foi a terceira edio da festa, que havia sido lanada em maro do mesmo ano, com 1800 pessoas. Em maio, 5000 pessoas compareceram e em agosto o recorde foi batido. Para alcanar essa marca, o investimento tambm cresceu expressivamente: de R$ 13 mil investidos na primeira Fusion, o ncleo desembolsou R$ 110 mil na terceira. Nesse momento portanto, comea uma fase de maior profissionalismo e crescimento de pblico nas raves. Improvisaes no eram mais permitidas. A partir desse momento, o soundsystem tinha de ser da melhor qualidade e a infra-estrutura impecvel: banheiros qumicos, equipe de segurana e ambulncias tornaram-se elementos indispensveis.
Alm de todo o aparato, as mega raves traziam DJs de estilos variados. Megavonts (derivada da Avonts), Xxxperience e Fusion eram festas que reuniam as festas que reuniam os fs de trance, techno, drumn bass e house. Em 98, surgiu a Groove Nation, primeira rave com line-up exclusiva de tecnho. Na poca havia um preconceito contra esse som. As pessoas achavam que era msica de mano, de pobre. Isso me irritava, conta o DJ Alex S. que organizava a rave com Eli Iwasa. Era o incio da segmentao que passou a colocar de um lado os fs de trance e de outro os fs de tecnho. (CASTRO, BEATZ n 13, 2004, p. 26, grifo meu)

Esse crescimento se deveu, principalmente, presena crescente dos jovens de classes mais baixa nos eventos. O que identificado como uma nova etapa da 54

prtica das raves, marcada pelo acontecimento de uma festa que reuniu um pblico antes no visto. Foi o aparecimento na cena rave de um novo personagem: o cybermano.

Cybermano a denominao que os jovens de classe mdia e mdia alta usam para se referir aos jovens clubbers de classes scio-econmicas mais baixas.
Quando aqueles identificados como cybermanos comearam a freqentar as raves paulistanas, a partir de 1998, os j experientes ravers brasileiros disseram, nostalgicamente, que a vibe tinha acabado. E mesmo sem fazerem uma correlao direta, quando diziam que a festa no tinha sido to boa era porque tinha muita gente feia. Gente feia era cybermano. A proposta raver de uma nica tribo, de todas as cores, de todas as raas, danando num s corao frase recorrente nos flyers que convidam para as raves [...] no se mostroue suficiente para superar recortes e preconceitos sociais. (ABREU, 2004, p. 63)

As raves que passaram a reunir tambm grupos de cybermanos, geralmente as mega raves, impulsionaram o desmantelamento do modelo anterior e a multiplicao de outros formatos de festas raves no Brasil. Como uma movimentao paralela s mega raves, surgem, quase que imediatamente, as private raves. Essas so festas concebidas para um nmero pequeno, restrito e selecionado de participantes, por volta de trezentas pessoas. Sua realizao se d atravs de uma poltica do segredo
Mais espertos que os clubbers, os realizadores das raves imediatamente percebem que, se no fizeram alguma coisa, vo perder tudo pelo meio dos dedos. Assim, entram em cena (1998 e 1999) as chamadas privates, que renem de 200 a 300 pessoas. Elas rolam sem flyer e sem fins lucrativos; sem divulgao, apenas no boca-a-boca, com os Djs de cada ncleo em diferentes lugares s vezes at mesmo nos stios deles. Assim, eles conseguem preservar a vibe, a energia e a emoo originais do circuito. (PALOMINO, 1999, p. 140)

O movimento de segregao na prtica das raves que se operou a partir da identificao dos cybermanos desencadeou outras formas de distino que se articularam especialmente pela preferncia por gneros diferentes de msica eletrnica: o tecno e o trance. A fim de compreendermos esse sistema de classificaes das raves, devemos antes considerar um universo mais amplo: aquele chamado de cena eletrnica. 55

Cena Eletrnica refere-se a um universo semntico de discursos musicais, comportamentais, estticos e ideolgicos associados msica eletrnica. A cena eletrnica como um campo imaginado, um espao de atuao criado pela sua diferenciao em relao a outros espaos da mesma natureza [...] (ABREU, 2004, p. 72)

Mais adiante, a mesma autora amplia o conceito, nos dizendo que a cena eletrnica realiza-se pelas prticas de um certo circuito de msica eletrnica. O circuito seria a totalidade do conjunto de espaos geogrficos (como night clubs), de espaos virtuais (sites, chats na internet) e eventos (como as festas rave, ou um algum espordico festival de cinema) associados ao universo de msica eletrnica, onde se d a interao entre grupos e sujeitos.

2.6.2.1 Raves de Tecno Raves de tecno, neste outro momento histrico, referem-se exclusivamente a eventos em que predomina a discotecagem do gnero tecno de msicas eletrnica e afins como break beats ou hard trance. Todos esses estilos so considerados pesados e associados idia de bombao. Diz-se que a rave est bombando quando a pista de dana est lotada, e todos danam freneticamente. Essa musicalidade vulgarmente reconhecida como bate estaca pois se utiliza de uma marcao forte, criada atravs de elementos de percusso sincronizados em compasso repetitivo, sem grandes quebras no ritmo. Diz-se tambm que o DJ toca lenha, quando ele escolhe disco de hard techno, expresso que quer dizer, colocar lenha, ou seja, combustvel para a bombao
Nas festas de techno, encontram-se grupos de clubbers da periferia, de playboys, de descolados, de pitbulls, de amigos da faculdade que participam de um empreendimento que coletivo, estabelecem vrias formas de contato durante a rave, mas no se misturam completamente. Ainda assim compartilham uma certa identidade, identidade essa que festejada naquele momento: a de raver. Na ocasio da prpria festa, ainda que seja possvel notar alguns limites entre os agrupamentos difcil os participantes admitirem diferenciaes entre os grupos presentes pois a identidade comum de raver celebrada. (ABREU, 2004, p. 103)

56

2.6.2.2 Raves de Trance As raves associadas ao trance articulam um universo esttico,

comportamental e ideolgico muito diferente das festas de tecno, ainda que ambas as festas mantenham uma mesma estrutura. As festas de trance particularizam-se historicamente como o universo privilegiado da cena eletrnica para a psicodelia, as fadas, os deuses e gurus indianos, a transcendncia espiritual. Portanto leva o nome de psy-trance ou trance psicodlico, ou ainda, na abreviao usualmente utilizada: Psy. a rave que, atualmente, mais est tendo sucesso no Brasil .
Vrios motivos explicam tanto sucesso. Primeiro, o psy quebra a sisudez das festas embaladas nos ltimos 20 anos, pelo gneros eletrnicos, como drumnbass ou tecno. Segundo, a atmosfera das raves evoca os efeitos de um transe lisrgico: alegre e ldica e ao esconder o sabor de revival dos anos 60. Terceiro, a msica soa mais acessvel que a das raves dos anos 90. Serve de porta de entrada tanto para a moada como para gente mais madura, tornando a diverso mais democrtica. Finalmente, o ambiente eufrico e informal faz parte do espetculo. As festas no acontecem em galpes fechados ou escuros, mas a cu aberto, em lugares paradisacos, promovendo o encontro dos participantes com a natureza. Os eventos costumam contar com a superproduo. Os organizadores investem em decorao e nas fantasias de artistas de circo, como malabaristas ou engolidores de fogo, para animar a imensa pista ao ar livre. No tecno e na house music, o pblico gosta de se concentrar na msica. No psy, predominam o visual espalhafatoso, a exibio de corpos e a variedade sonora. (ROCHA, Revista poca n 407, 2006)

possvel observar diferenas entre os formatos de raves a partir do nmero de participantes, da durao das festas, de caractersticas do local de realizao do evento ou da ideologia predominante, como se pode observar no quadro (anexo 2), sistematizado por ABREU (2005).

Descrevi at aqui o histrico das festas raves tanto em nvel mundial como no nvel nacional, mostrando um cenrio dinmico, com recortes espaciais que variam conforme a musicalidade e a classe social.

Observamos tambm como as festas rave eram nos seus primrdios na Inglaterra, descritas por Hakim Bey como sendo Zonas Autnomas Temporrias,

57

at o momento em que sucumbiram pela ao da cultura de massa em nvel global.

Seriam as raves ainda uma expresso cultural que denota uma TAZ, uma forma de subcultura, aps terem sido apropriadas pelo mercado? Podemos pensar que mesmo com o cerco fechado s festas, h a possibilidade de uma subverso psicolgica com os elementos que perfazem a cultura de massa?

Poderamos pensar que a sociedade, atravs dos elementos dados do capitalismo, poderia exercer ou estabelecer uma linha de fuga, tendo vlvulas de escape necessrias a uma vida psicolgica saudvel?

isso que vamos discutir no prximo captulo. Indo mais alm: seria a subjetividade mais um elemento para aprisionar o ser humano a um sistema de ver e ser no mundo? Seriam as raves um territrio para reproduzir esses processos? Uma possvel maquenizao da subjetividade? Territrio de fuga e captura e novamente uma fuga?

58

3. FESTAS RAVE EM CUIAB

3.1 Caracterizao Geral

Brasil, Regio Centro-Oeste, Mato Grosso, Cuiab. Territrio delineado. Festas raves, acontecendo. Territrio construdo. Jovens na efervescncia, Territrio psicolgico. Este o cenrio a ser descrito e analisado. O ponto de partida desta pesquisa foi buscar, na literatura existente, o inicio destas construes festivas.

No ano de 1999, em casas noturnas com nome de Casaro e Galeria do Pdua, ao som de House, a cena eletrnica de Cuiab d os primeiros passos (GUSHIKEN, 2004). A divulgao era realizada atravs do boca-a-boca e flyers, tendo uma relao com a mdia de carter alternativo/underground. As pessoas danavam felizes e freneticamente ao som daquele novo tipo de msica:
As festas realizadas a partir do final dos anos 80, dcada em que a house music j grassava nas noites brasileiras, e em Cuiab no foi diferente [...] As primeiras festas nesta cidade tiveram incio no como o nome de rave, mas eram realizadas por uma ento nascente comunidade de produtores de audiovisual, nas quais eram feitas instalaes de vdeo e outras artes. As primeiras festas que passaram a ganhar o nome de rave tiveram a caracterstica de private party: eram direcionadas a um pblico reduzido, mas que estivesse disposto a compartilhar de experincias estticas fora do padro mainstream das casas noturnas. Esta experincia inclua, entre outras coisas, reconhecer outras arquiteturas, outras poticas audiovisuais, outras pessoas [...] Eram, portanto, festas que tinham, a meu ver, tais caractersticas de TAZ (Bey) [...] principalmente pela experincia do estranhamento. Mas certamente que elas, assim como em outros pases, cresceram e tornaram-se trabalho imaterial [...] (GUSHIKEN, 2008, grifo meu)

Sem querer delimitar exatamente um tempo, essa primeira cena eletrnica se estende at o ano de 2003.

Nesse momento, comea a haver uma reordenao nesses territrios que, a todo momento, mudam, sendo frequentados por pessoas de 18 a 25 anos O som passa a ser o Tecno. Sob tenda e panos fluo, jovens tomam contato com a cultura 59

de msica eletrnica underground e deliram nas pistas cobertas de lama, at o dia seguinte. So os ravers, denominao utilizada para os nativos destes territrios flutuantes40:
Nos anos 90, outros ncleos passaram a realizar festas de techno, o que incluiu uma massificao da cena rave entre adolescentes, com algumas festas, como a segunda verso da Santa Rave, reunido cerca de 8 mil pessoas nos arredores do bairro Santa Rosa [...], mas sempre em processo de transformao: naquela festa j havia DJs sugerindo variaes rtmicas, tocando, por exemplo, drum and bass, ainda que em tendas menores que no o palco principal. Isto considerando que aquele pblico do audiovisual dos anos 80 j estava chegando aos 30 anos na dcada de 90. A meu ver, o sucesso de pblico das festas locais que chamaram a ateno de outros ncleos, principalmente de SP. A, sim, se intensifica o processo de captura da idia de festa como TAZ para transform-la em mercado, disciplina e controle. (GUSHIKEN, 2008, grifo meu)

A partir de 2006, o cenrio se modifica novamente. O som agora o Trance. Ocorre a profissionalizao da cena eletrnica local, a presena de top-djs mundiais freqente. O local preferencialmente a Lagoa Trevisan, mas elas tambm ocorrem na Pousada do Sol, e stios da cidade vizinha de Chapada dos Guimares, mais especificamente na Fazenda Vale Santa Clara. H uma brutal divulgao. Elas se do em todas as frentes: meios de comunicao de massa como rdio, jornais, revistas, ampla distribuio de flyers, alm da Internet e comunidades virtuais. Um atrativo para os jovens, chegando a ter seis mil freqentadores num nico evento. A cena passa a ter um carter mainstream.

Como todo produto apropriado pelo capitalismo, h uma forma nica de se vestir: Mulheres usam bota montaria, cartucheira, blusa tipo regata, shorts e minisaias, caracterizando as chamadas biscatrancers. Os homens usam jeans cargo, tnis e ficam descamisados, caracterizando assim, os chamados bombatrancers.

Termo utilizado pelo gegrafo Marcelo Souza (2003), para designar territrios onde os limites tendem a ser instveis, com s reas de influncia deslizando por sobre o espao concreto [...] a criao de identidade territorial apenas relativa (...) (p. 88). Outro autor que trabalha com esse conceito MAFESSOLI (2001), os indivduos destes territrios tm uma vida sem fundo, sem vnculos [...] uma vida cujos vnculos so precrios, efmeros [...] o indivduo tanto quanto a vida social no pertencem a lugar nenhum [...] (p. 94-5).

40

60

Ambos os sexos usam adereos regionais, culos escuros41 e pirulito42. Como se nota, os nativos destes territrios j se constituem de outra forma, possuindo outras classificaes. Esto na faixa etria de dezessete a trinta anos.

Feito essa sucinta caracterizao temporal das festas rave em Cuiab, passaremos a analisar as festas rave nas quais realizamos os trabalhos de campo.

Para o trabalho foram analisadas seis festas, de diversos formatos. A primeira delas foi a Hypno Sounds, uma mega rave, ou seja, que atrai um pblico muito grande, acima de duas mil pessoas. Trouxe grandes nomes da cena eletrnica nacional, como dj Mark e dj Anderson Noise. A festa foi direcionada para os ouvintes de tecno e realizada na Casa Noturna Hitz Lounge Bar, se caracterizando por ser indoor, ou seja, num local fechado, muito caracterstico de festas de tecno. Teve 12 horas de durao. A realizao estava sob responsabilidade da Agncia de djs Hypno Sounds e co-participaes.

As outras trs mega raves estudadas - Aram, Kiara e MegAvonts - se diferenciavam por ser de trance, e ter um pblico ainda maior, em torno de trs mil e quinhentos freqentadores. Isso se deve aos organizadores que trouxeram alguns top-djs internacionais. Alm disso, foram realizadas no formato open air43 a Aram e a MegAvonts foram realizadas na Pousada Vale do Sol e a Kiara na Lagoa Trevisan. Ambas tiveram em torno de catorze horas de durao. A realizao de tais festas ficou sob responsabilidade da Aram Produes. Para o desenvolvimento da pesquisa, optamos por nos concentrar nas festas que ocorriam na Lagoa Trevisan, pois eram as mais significativas em termos de pblico.

41

O uso dos culos escuro se torna imprescindvel no momento em que se utiliza ecstasy, pois seu efeito causa hipersensibilidade luz, conhecida pelo termo cientfico de fotofobia.

O uso de pirulito freqente entre os usurios de ecstasy. O usurio tende a realizar frico com os dentes, rangendo-os. Em termos cientficos seria uma prtica de bruxismo. E o pirulito alivia o atrito entre os dentes, justificando sua utilidade.
43

42

Festas realizadas ao ar livre.

61

Ainda foram estudadas duas festas rave no formato priv 2 Psybreja e Umek & Valentino Kanzyani A divulgao era realizada no boca-a-boca e a Internet, especialmente as comunidades virtuais (orkut.com e Mverzaro.com44). As duas com carter day party, pois comeavam em torno de 11 horas da manh, e seguia-se at as 23 horas do mesmo dia.

A 2 Psybreja tinha como sonoridade o trance, sendo realizada numa chcara no bairro Boa Esperana. Foi organizada pelo prprio proprietrio e contou com um pblico de mil pessoas.

A rave Umek & Valentino Kanzyani era voltada para o pblico de tecno. Porm os freqentadores no se registrem por uma ou outra sonoridade. O que importa para eles que seja rave, que seja executada msica eletrnica. Tal festa foi realizada numa casa no bairro Goiabeiras. A organizao esteve a cargo da Aram produes, tendo em torno de mil e quinhentos freqentadores.

Passaremos agora a analisar alguns pontos das festas rave, em consonncia com o objetivo de nosso estudo.

3.2 Festas Rave: produto da indstria cultural Algumas festas rave que ocorrem em Cuiab so realizadas na Lagoa Trevisan, que fica situada no km 18 da Rodovia dos Imigrantes, que liga Cuiab ao municpio de Santo Antnio de Leverger. Para chegar ao acesso principal preciso pegar uma estrada de terra ao lado de um posto de gasolina localizado no trevo que divide a rodovia dos Imigrantes. S chega festa quem tiver carro. A organizao do evento no disponibiliza nibus para os participantes que no possuem automvel, ou consigam carona e as linhas de nibus que trafegam entre Cuiab e Santo Antnio so apenas diurnas.
44

Site de divulgao da Cena Eletrnica Regional.

62

Muitas pessoas que freqentam essas festas moram no interior do estado. Nesse caso, so organizadas caravanas. O participante arca com o ingresso, o nibus e provavelmente dirias em hotel. Do ponto de vista econmico, torna-se impossvel no considerar esta condio material como uma espcie de senha de acesso ao evento. O fato de uma pessoa possuir um carro ou no, j filtra o pblico da festa, alm desse pblico ter sido filtrado pelos preos45 cobrados para a entrada. As festas so realizadas em lugares muito distantes do espao urbano, podendo ser entendidas como uma forma de realmente fugir s presses do cotidiano. A fuga da cidade para outros lugares, para alm das boates e clubes, para alm dos espaos disciplinares da escola, do exrcito, da empresa com hora marcada para entrar, da casa de repouso e da famlia.

Porm, entendemos que a distncia uma barreira a mais para um fluxo de pessoas de baixo poder aquisitivo, que no possuem um meio de locomoo para ir at o local da festa.46

Hardy aponta que nos atentemos a esses detalhes do transporte na construo da paisagem psicolgica, no caso aqui, do acesso as festas:
Chaque moyen de transport a as psychologique. Chacun, em plus dindications abondantes sur ls usages du milieu, comporte par luimme une certaine conception de lexistence, une estimation particulire du temps, une somme de penses habituelles, voire des dformations ou des transformations de lorganisme.47 (1939, p. 67)

Chegando ao local da festa, ainda necessrio passar pela fiscalizao na entrada.


45

Os preos cobrados para se adentrar uma rave, geralmente seguem a seguinte lgica de compras: 1 Lote: R$ 25,00, ou enquanto durar o lote. 2 Lote: R$ 30,00, a partir do dia tal ou enquanto durar o lote. 3 Lote: R$ 40,00, a partir do dia tal ou na hora do evento.

Em um dos meus trabalhos de campo cheguei a pagar 120 reais de txi, ida e volta. A distncia um fator que exclui um potencial pblico freqentador. Cada meio de transporte tem sua psicologia. Cada um, alm de indicaes abundantes sobre os usos do meio, comporta, por ele mesmo, certa concepo da existncia, uma estimao particular do tempo, uma suma de pensamentos habituais, mesmo das deformaes ou das transformaes do organismo. (traduo nossa)
47

46

63

A primeira entrada ficava localizada beira da lagoa, no comeo de um corredor de terra batida que a divide ao meio. Lembra a figura de um castelo inatingvel da Idade Mdia: a construo ficava sobre uma espcie de ilha, cercada por um veio de gua e ligada terra firme apenas por uma ponte, que baixada quando necessrio. Apesar das filas de entrada no serem necessariamente disciplinares, como uma fila indiana, no era possvel sair desse veio de terra: ou se dirigia para o local em que a festa em si era realizada ou ento se retornava para o estacionamento. (ALMEIDA, 2007, p. 25)

Todas as instalaes do evento ficam localizadas em uma espcie de pennsula que divide a Lagoa Trevisan em duas. No possvel ultrapassar a rea delimitada pela organizao da festa, pois, onde a lagoa no consegue impedir o acesso de pessoas, foram colocados muros de conteno e seguranas para monitorar a entrada e sada de pessoas pela porta de emergncia, conforme mapa que se segue.

Figura 2: Lagoa Trevisan Fonte: Google Earth apud ALMEIDA (2007)

64

Uma lembrana mais fresca de uma organizao dessas a priso de Alcatraz. Havia vrios seguranas, homens e mulheres, que realizavam a primeira revista. Os funcionrios revistavam todo o corpo dos participantes e vasculhavam todos os objetos nas bolsas das mulheres. No era permitido entrar com mochila, alimentos, bebidas ou qualquer objeto cortante ou produto adquirido fora do local do evento. (ALMEIDA, 2007 p. 25).

H uma relao do que foi descrito, com o que Hardy apontava para ser analisado: que de choses aussi dans les caractres de la route: son importance et as solidit, ses directions, son allure gnerale, son role exact! Sentiers secrets de la fort dense, [...] dont on sest longtemps gard de rduire lescarpement dans la crainte des envahisseurs possibles []48 (1939, p. 68)

O sistema de luzes negras, concebido por alguns como apenas uma iluminao decorativa, nesses eventos se faz uma ferramenta importante para controlar a entrada e sada de participantes. Os convites possuem uma tinta especial que s visvel caso exista uma luz negra a iluminando. esta a garantia de que o convite que voc comprou no falso. Hardy, novamente, aponta a importncia de se detalhar as condies da habitao, que em nosso caso, nada mais que a estrutura da festa, o local onde esses nativos ravers se encontram e festejam:
Cest donc tout cela qui compose la psychologique de la Maison. Tout cela et bien dautres choses: la destination et l avie de chaque pice, les dmarches des occupants, la disposition des objets acessoires, les lumires et les ombres, les couleurs et les odeurs, les bruits et la temperature, - natitons qui concourent nous placer au coeur mme de la maison, nous faire sentir le rythme de lactivit dont elle est le cadre et qui tend la modeler son image.49 (1939, p. 60-61)

A iluminao guia todas as atenes para o Dj. A atrao esperada no faz


48

Que quantidade de coisas tambm nos caracteres das estradas; sua importncia e sua solidez, suas direes, seu perfil, geral, seu papel exato! Caminhos secretos da floresta densa, [...] que foram preservados durante muito tempo para dificultar invases possveis [...] (traduo nossa)

Ento, tudo isso que compe a psicologia da casa. Tudo isso e bem outras coisas: o destino e a vida de cada pea, o comportamento dos ocupantes, a disposio dos objetos, acessrios, as luzes e as sombras, as cores e os odores, os barulhos e a temperatura anotaes que concorrem a nos colocar no corao mesmo da casa, a nos fazer sentir o ritmo da atividade cuja ela o quadro e que tem tendncia a model-la a sua imagem. (traduo nossa)

49

65

mais parte do corpo que dana na pista. Ele um deus: uma figura inalcanvel acima de todos os que danam e protegido pelas cercas de conteno do backstage, onde somente pessoas autorizadas e com seu status devidamente identificado podem entrar.

Outro controle possvel de se pensar est na organizao da compra dos produtos na festa:
[...] Cada ficha equivale a R$ 1 real, mas, segundo o sistema, as pessoas eram obrigadas a retirar 10 fichas por vez. Voltando ao bar, verifico a lista de bebidas e os preos. Uma garrafa de gua custava R$ 3,00. Cerveja ou refrigerante custavam o mesmo valor. Uma lata de Smirnoff Ice (vodca com suco de limo) era vendida a R$ 7 reais quase o dobro do preo que se vende em um supermercado, por exemplo. Ora, fui obrigado a comprar R$ 10 reais em fichas e descubro que as bebidas so todas vendidas em preos mpares [...]. Nota-se tambm o controle sobre quais produtos se deve consumir. A festa s oferecia uma marca de cerveja, uma de gua e uma linha de refrigerantes. No era permitido levar bebida de fora da festa. Tudo o que devia consumir tinha que ser vendido dentro dos limites da festa. (ALMEIDA, 2007, p.28-29)

O esquema de compra de bebidas denota disciplina. Existem regras para se comprar. Locais especficos para cada tipo de bebida. Tudo tem seu propsito e sua finalidade de acordo com uma regra estabelecida pela organizao.

O ir e vir tambm vigiado. O que voc faz, ou deixa de fazer assistido pela organizao do evento. Sabe-se que em festas maiores realizadas prximas s grandes metrpoles (So Paulo, Rio de Janeiro), as pessoas so monitoradas atravs de cmeras de vigilncia posicionadas estrategicamente em vrios pontos da pista de dana. As imagens, gravadas em uma sala protegida, so de livre acesso para policiais e autoridades. Nas raves em Cuiab, no existem cmeras, mas a equipe de segurana contratada pela organizao faz o monitoramento andando em meio ao pblico e observando gestos, atitudes que possam ser caracterizadas como indisciplinadas.

Percebe-se tambm que, alm da vigilncia dentro desse espao, a Polcia Militar tambm vigia a festa. o sistema de controle vigiando o novo sistema disciplinar, como demonstra HAESBAERT: 66

Mesmo em sua efemeridade e fluidez, impressionante como estes espaos de liberdade esto se transformando em parasos seguros num sentido totalmente incorporado ao sistema das sociedades de controle (ou de segurana) [...] reproduzindo sua mesma obsesso pela vigilncia, pela segurana e pela padronizao de comportamentos numa plena demonstrao de como a prpria subverso capturada pelo sistema (contanto que fique no seu lugar, rigidamente controlado). Isto no significa, entretanto, que no estejam mergulhados sempre, tambm, em relaes de ambivalncia (at para que reste sempre alguma linha de fuga/desterritorializao [aqui, num sentido positivo, como condio para a construo de um territrio melhor], por mnima que seja) [...] (2008, s/n)

O mesmo autor ainda afirma que a sociedade est passando gradativamente de uma sociedade do ordenamento disciplinar, moldada especialmente para a construo de espaos disciplinares, que so produtores de indivduos capazes de insero no setor diretamente produtivo, para uma sociedade de segurana ou de controle, voltada para garantir a segurana biopoltica50 das/ou frente s massas, especialmente pelo controle da reproduo biolgica e circulao daqueles que ficaram estruturalmente alijados de insero no chamado mundo capitalista do trabalho. (HAESBAERT, artigo no prelo, ANPEGE).

Porm, de forma ambgua, estamos vivendo a poca em que comeamos a perder o poder sobre a vida; poca em que prolifera todo tipo de risco e de insegurana, poca em que vigora o descontrole, inclusive dos territrios. Poderamos dizer, ainda, que esses territrios de risco e/ou de exceo, comeam a ser tornar a regra:
Trata-se agora de, pelo menos, tentar conter os fluxos daqueles que, no sendo passveis de insero mais diretamente regulada na sociedade de exceo, tornam-se homini sacri politicamente (ir)relevantes apenas enquanto vida nua, em sua reproduo e circulao fsico-biolgica. (HAESBAERT, no prelo, ANPEGE)

Outro fator que podemos analisar na comercializao das festas, que em Cuiab, no h processo de produo de festas, e sim de consumo. Se nos anos
HAESBAERT (no prelo ANPEGE), citando FOUCAULT (2002), define Biopoltica como sendo: [...] a maneira com que tentamos, desde o sculo XVII, racionalizar os problemas colocados prtica governamental pelos fenmenos prprios a um conjunto de viventes constitudos em populao: sade, higiene, natalidade, longevidade, raas...Sabe-se que posio crescente esses problemas ocuparam desde o sculo XIX, e quais contendas polticas e econmicas eles constituram at os dias de hoje (traduo do autor)
50

67

de 1980 e incio da dcada de 1990 as festas em Cuiab tinham aproximaes com o pblico de festas do Rio de Janeiro, no final dos anos de 1990 e 2000 certamente tornaram-se mais prximas dos projetos de produtores de So Paulo pelas relaes mercadolgicas e culturais que se tornaram mais intensas.
A cena glocal das festas rave ao longo dos anos, portanto, pelo menos em Cuiab, tornou-se mltipla, ainda que nesse processo de multiplicidade o que se nota exatamente o processo de apropriao da idia de festa e de TAZ, [...] pelo princpio de mercado. No por acaso uma festa em SP tende a ser muito parecida com qualquer outra festa pelo pas, guardadas as singularidades possveis. Assim, as festas rave no so de Cuiab [...], como se elas estivessem necessariamente ligadas a um modo de produo especfico que singularizasse a cultura jovem local. Dito de outro modo, a meu ver menos problemtico, constatar que h festas rave realizadas em Cuiab, [...], e que passam a fazer parte da cultura jovem local no pelo processo de produo, mas por uma outra categoria que redefine a cena local: o consumo. (GUSHIKEN, 2008, s/n)

Se a paisagem sonora se alterou em poucos anos porque exatamente o capitalismo rizomtico como sugerem Deleuze e Guattari (1995), captura a tudo e todos. Inclusive festas e seus modos de funcionamento.

3.3 Festas Rave: produo de liberdade? A anlise procura identificar o potencial libertrio da prtica da rave, e as sensaes prazerosas que sua busca e obteno podem proporcionar. Partindo de material de entrevista, buscamos compreender como, em algumas situaes especficas, se alcana o xtase. Emerge desta discusso breve, a necessidade de olhar para a especificidade da situao dos sujeitos desses extremos.

Os exemplos seguintes que ilustram algumas das vrias operaes pessoais envolvidas em alcanar e manter um estado desejado durante a rave tm a inteno de levantar questes sobre idias de que a autonomia inerente prtica da rave e sua expresso corporal livre em relao msica. Elas tambm destacam algumas das contradies prprias ao discurso dos ravers:

68

eu vou basicamente pra tomar uma bala e danar. Pra me divertir mesmo. Amanda51. Porque, eu no gosto de ir em festas que tem gente muito feia52. Lusa53 A possibilidade de danar, [...] libertar de uma forma... limitada [...] danando sem pudor [...] Junior54 Me atrai a liberdade, l voc chega ningum vai ficar te reparando que marca de roupa voc ta vestindo [...] Carlos55

Estes so alguns dos motivos que fazem com que os entrevistados desta pesquisa freqentem uma rave. Dentre estes poderamos destacar as questes referentes liberdade. Quando se compara o espao da raves como um espao TAZ, considera-se que tais festividades esto menos sujeitas regras e, assim, hierarquicamente menos estruturados do que outras formas coletivas de organizao. Os ravers so, em geral, interpretados como personificaes da liberdade. Assume-se que a sua liberdade deriva da ausncia de dispositivos classificatrios e olhares grandiosos, que aparentemente caracterizariam outras formas mais racionais de subjetividade, porm na prtica isso no se efetiva, como podemos identificar nos trechos abaixo retirados das entrevistas:
J, aqui acho que j me podei sim. Porque tem muita gente que est de careta56 Amanda J. Acho que foi mais numa forma de interagir com a galera que eu tava e...no tinha tanto contato e que...me deixou meio inibido.. Junior J. Foi numa prive, na Chapada.[...]57 Lusa
51

Entrevista realizada no dia 25 de agosto de 2007. Gente feia, leia-se: gente pobre. Entrevista realizada no dia 11 de setembro de 2007. Entrevista realizada no dia 18 de setembro de 2007. Entrevista realizada no dia 27 de setembro de 2007. Comentando que j se podou em fazer algo, pois nem todo mundo usa psicoativos.

52

53

54

55

56

Comentando que j se inibiu em fazer sexo em rave, mesmo justificando que tomando bala, possui mais excitao.

57

69

Inversamente, nota-se que, em oposio a essas interpretaes mais celebratrias da rave pressupem algum tipo de estado humano mais fundamental, no-regulado e essencial, outras sugerem que os ravers so trouxas, enganados ou confusos.

Carlos, freqentador das festas h cinco anos, diz que nunca se sentiu inibido em fazer algo nas raves. D o exemplo de que at subia em cima do palco para danar:
No. Nunca. Eu j dancei em caixa de som, subi em palco, danando junto com a galera.

Porm se pensarmos que as festas rave tm um carter estritamente hedonista, veramos que nestes territrios festivos h uma reproduo dos valores sociais imposta pela sociedade de consumo, consumo este da esttica, que nos dias de hoje, torna o homem como ponto central desse consumo pela beleza, caracterizado pelo chamado Metrossexual. J sobre as mulheres que danam em lugares vistosos, poderia se pensar num argumento comum sobre dana social contempornea, desconsiderando as experincias de liberdade, pois se referem realidade da sua situao social subordinada. Maria58, freqentadora das raves h doze anos, no concorda com a idia de auto-regulao nas festas, citando, por exemplo, a questo das vestimentas:
no... rave voc vai do jeito que quiser sem se importar com modismo... claro que sempre tem aquelas pessoas que vo padronizadas mas eu no gosto disso. [...]

Modismo que ela explica, como sendo uma imposio, pois no relato dos outros entrevistados, eles definiram uma forma nica de ser vestir para ir a raves, conforme o exposto no item 3.1.

58

Entrevista realizada dia 22 de novembro de 2007.

70

Ainda trabalhando a questo da liberdade, se discute que as festas raves sinalizam para uma forma progressiva e ps-moderna de poltica juvenil e uma forma de escapismo, atravs do qual parte dessa juventude tenta evitar as realidades sociais e econmicas mais abrangentes, como nos relata Lusa, freqentadora de festas rave h seis anos:
voc fica [...] fora do seu comum, fora da sua realidade, fora do seu cotidiano. Se voc trabalha em servio normal, voc vai na rave s pra se distrair, pra esquecer os problemas, voc esquece que est ganhando pouco, voc esquece que tem patro, voc esquece que tem famlia [...]

H ainda quem diga que a rave uma cultura de desaparecimento que, de alguma forma, resiste a um significado e, portanto, no pode ser classificada e nem apropriada pela academia:
acho que [...]eu saio um pouco da essncia que eu sou. Amanda Num estado que no sou eu quem est l. [...] Eu no to l, eu no to naquele lugar que eu fui [...] Lusa.

3.4 Festas Rave: produo de ser e estar

A cultura ocidental insiste na satisfao, incita-nos a desenvolver nossa capacidade para o prazer. Juventude, por estar correlacionada com sexo, estilo, hedonismo e boa-forma, tornou-se o valor supremo na nossa sociedade, quase uma definio de sade. Para PINI (1998) o Pop sempre foi a msica do corpo, e o corpo o locus primrio da operao da fora, onde a fora nos solicita. Ser um sucesso na vida envolve uma maximizao do potencial do seu corpo para a sade e o prazer. Nas festas rave, se verifica essa preocupao com a esttica corporal, como se pode notar nos trechos das entrevistas:
eu acho que um pessoal [...] muito preocupado com a imagem59 Amanda.

59

Se referindo ao pblico freqentador das festas rave.

71

uma mistura de teso com beleza.. um teso, que no um teso de sexo, [...] uma felicidade [...] que voc se acha [...] voc se acha super bonita, interessante, [...] como uma massagem no ego.60 Amanda Vender um pouquinho a imagem num ambiente que a gente quer entrar ... a maioria da galera faz isso ... voc vai l mostra sua imagem.. se comprar vende, se no comprar tentar vender de outra forma no dia seguinte.. at comprarem. E da quando compram... voc tem que manter aquilo ali. um bom lugar de visibilidade.. pra quem tem essas condies. Junior o cara.. o bombadinho, malhadinho, bonitinho, corpinho sarado [...] na verdade ele t fritando61, mas tem sade, fora dali, ele um cara social. Um cara que tem uma sade, um cara que se cuida, um cara que malha, que preserva o corpo.. entendeu? [...] meio contraditrio porque o cara malha, malha, malha, pra poder chegar l fritar e destruir o corpo.[...] voc v a maioria da galera, se mostrando, o corpinho saradinho e se drogando pra caralho, uma coisa totalmente nojenta. Junior

Se nas prticas culturais populares da metade da dcada de 80 havia uma crescente incitao ao aumento dos prazeres corporais, ento a rave pode ser vista como tendo levado isso ao extremo no inicio do sculo XXI. Apesar de ser importante reconhecer a crescente fragmentao no formato das festas rave, o que une as diversas modificaes dessa cultura a (por vezes incansvel) busca da experincia extremada ou limite:
A bala em si, pra voc varar o dia mesmo [...] Porque rave, sempre acaba sendo mais do que 24 horas. [...] e se no tomar no consegue acompanhar [...]62 Lusa

No mbito da rave est a relao mente/corpo/alma individual, ela o alvo primrio a ser trabalhado em busca desse limite.

A impresso dada por alguns dos entrevistados a de que o raver adentra o estado de liberdade fcil e automaticamente, como resultado do simples estar dentro do territrio da rave.

60

Se referindo ao uso da bala e o prazer proporcionado por ela.

Fritando o termo usado para se referir ao pico de xtase durante a festa. Geralmente se consegue chegar a este estado de euforia com o uso de psicoativos.
62

61

Justificando o uso da bala, pois a festa muito longa, e para agentar essa temporalidade, somente base de algum tipo de droga.

72

assim, quando as festas so feitas na lagoa Trevisan .. a partir do momento que voc est ali no estacionamento deixando o carro, nossa .. comea a escutar a msica de longe, aquelas batidas de longe, voc v aqueles fluors, aquela iluminao, aquela decorao de lona.. aquelas batidas tun tun tun (...) realmente parece que voc est indo pra um estado fora de onde voc mora e principalmente (...) voc t ali, entre Cuiab e Vrzea Grande mas parece que voc esta fora de Cuiab e Vrzea Grande.. o clima muda.. fica aquela coisa fresquinha...63 Lusa.

Participar dessas experincias envolveria, necessariamente, a compreenso da extenso em que os indivduos so feitos tanto quanto desfeitos, dentro do contexto da rave. Alm disso, a falta de especificidade que caracteriza, em geral, esse tipo de trabalho, contribui para a rejeio das numerosas diferenas que existem entre variadas experincias individuais e grupais do mundo rave e, assim, suas diferentes noes do que so liberdade ou autonomia.

3.5 Festas Rave: Juno de esforos Fica evidente nas declaraes dos entrevistados a rigorosa administrao de tempo, energia e dinheiro necessrio realizao de seus possveis momentos de liberdade durante a rave.

Lembramos de um dos nossos trabalhos de campo, quando acompanhamos uma jovem chamada Lcia, que no freqentadora assdua de festa raves, mas queria ir numa delas. Ela pensou em todo um figurino, pensou nos momentos antes da festa, em fazer um chill in64 na casa de amigos, para se esquentar antes de ir festa. s quatro horas da manh fomos para rave. Chegando l, ela teria sua primeira experincia no uso da bala. Ela tomou meia bala, mas nada aconteceu. No sentiu nada, e se perguntava: e a, o que vai acontecer? O que t rolando? Ser que tomei farinha ao invs de uma bala verdadeira? Lcia ainda tomou mais uma inteira, na certeza de conseguir fritar.

63

Relatando que quando adentra uma rave, como se estive em outro territrio. Encontro festivo de pessoas pr-festa [...] (FERLA, 2004, p.88)

64

73

O fato que Lcia foi rave porque havia terminado um relacionamento amoroso. Na festa estava o ex-namorado dela com outra pessoa. Resultado: a bala era verdadeira, ambas, tanto a meia quanto a inteira no produziram o efeito esperado. Pelo contrrio, o psicoativo que lhe daria energia para danar a noite inteira, lhe trouxe um bad trip, termo usado quando a bala no causa a euforia, devido ao estado psicolgico do usurio, mas causa frustrao.

Sem dizer que Lcia a todo o momento se questionava sobre os seus trajes. Achava que estava vestida adequadamente para tal festa. Isso fez com que ela se sentisse consciente de si mesma durante toda a festa. Ela acreditava que estava vestida de forma meio obscena, o que a levou parania de ficar olhando as outras mulheres e se comparar. Era um medo de ser rotulada de vagabunda por estar vestida de tal forma. V-se, assim, que tais experincias so bastante estruturadas ao redor do que se permite ou no que se faa.

A administrao do eu produzido no contexto das raves problematiza qualquer leitura apressada que o considera como livre. Lcia deixa clara a importncia de reconhecer e conhecer os diferentes obstculos em potencial que se interpem ao seu xtase. Descobrir a melhor maneira de combater tais distrbios parte essencial de prticas rave.

Tomar as drogas certas, se extasiar com as pessoas certas, permanecer nico entre as multides certas, obviamente envolve grandes esforos. Fica evidente a volatilidade deste estado de euforia quando, pouco a pouco, os freqentadores descrevem as foras que potencialmente so utilizadas procura do xtase.

Sobre o transcender do eu, dentro do contexto das raves, Junior faz o seguinte comentrio:
[...] voc pode transcender de no se sentir ali no lugar. Voc entrar num estado de esprito tal que parece que tua alma est danando.. bem isso, parece que voc entra dentro de voc, esse contato permite voc sair do teu corpo .. transcender mesmo

74

Nesse caso a transcendncia pode ser vista como algo que se constitui aqui em termos de uma classificao simples, na qual a experincia apreendida atravs de expresses como viajando' e perder-se. Fica claro tambm que tal conhecimento no se revela simplesmente ao entrar em uma festa. algo lentamente negociado.

Um aspecto do auto-gerenciamento se verifica no relato de Lusa, quando questionada se j se podou em fazer algo no contexto das festas rave:
J. Foi numa priv na Chapada. J tinha tomado meia bala, j tava abraando a caixa de som .. da eu vi um guri lindo [...] da rolou aquela vibe entre a gente [...] chegamos na caminhonete, [...] Ai eu entrei num consenso que no rolava de um fazer nada com ele. Mas eu j me segurei muito assim.. porque realmente eu falo, a bala puro teso .. .o doce nem tanto, mas a bala puro teso .. principalmente quando voc toma aquelas balas que caprichada no mdma65 e da o teso exarcebado.

Outra situao que lembra os tais esforos de energia em relao ao ritual anterior festa. Os bombatrancers vo s academias pra conseguir maior volume de massa corporal e para tanto melhor impressionar com o seu visual.
o bombatrancer [...] que tem uns caras de corpo.. malhado, parece que malha, aquela semana ele d uma forada .. ele j aplica altas brecas l no bracinho pra ele estar maior [...] Lusa

E nesse sentindo ainda, reconhece-se que a festa comea antes da festa. Os preparativos para a festa consistem numa diferenciao para ambos os sexos: como j citado, os homens se concentram nas academias para melhorar o visual j bombado. As mulheres se preocupam mais em esquentar a festa postando mensagens em comunidades virtuais, relatando no agentar mais esperar pela festa. uma pr-euforia, ou criao de um clima entusiasmado e uma expectativa do que aquele territrio tem em potencial para a festa.

65

A sigla se refere ao termo tcnico utilizado ao ecstasy.

75

3.6 Festas Rave: psicoativos Uma msica errada, uma droga errada; um olhar ou palavra errada de um companheiro de rave; as cibras e uso de drogas, enfim, so possveis ameaas realizao do estado desejado. Em virtude das constantes ameaas postas obteno do xtase, as pessoas so levadas a trabalhar com paranias e relaes inter-pessoais, de forma a arranj-las por meio de estratgias administrativas.

Claramente, isso pe em xeque qualquer sugesto de que o xtase ou estado eufrico um efeito direto ou de fcil entendimento, a exemplo de qualquer outro aspecto das prticas rave, como o uso de drogas. Isso deixa clara a grandeza dos esforos empreendidos para fazer a rave funcionar da maneira correta, colocando em xeque os argumentos farmacolgicos da liberdade.

E isso preocupante, os freqentadores abusam do uso de psicoativos, passando mal, e caindo nas manchetes da mdia alarmista. essa necessidade brutal de conseguir fazer com que a festa bombe, vire, acontea que os freqentadores do a vida para chegar a consumir uma felicidade em cpsula, termo utilizado por Amanda, freqentadora h sete anos de festas rave, j tendo participado da cena eletrnica de Londres:
Criou um rtulo, modismo, facilidade de usar drogas.. a galera importa doce pra tomar .. porque uma rave grande... e voc no vai poder entrar nessa rave assim de cara . Tem que estar drogado .. pra voc pirar na rave.. seno no vai curtir.[...]Porque uma rave, tem que fritar .. socialmente imposto a necessidade de voc demonstrar que est fritando, demonstrar que est pirado [...]Mas o rtulo da droga da raves. Junior

Nesse territrio festivo o uso das drogas permeado por um discurso nico. Se voc tomou bala voc tem que reproduzir um estado nico. E a pode se pensar: ou voc no teve nenhuma reao ao uso, e utilizou do discurso que se tem disponvel na boca de todos, ou voc foi direcionado a tal estado.

76

O conhecimento dos efeitos que certas drogas provocam pode constituir, no mximo, se que pode ser dito assim, uma descrio de tais efeitos. Isto sugerido em vrias ocasies, quando os freqentadores manifestam uma sensao de incerteza sobre precisamente o que esto sentindo. A incerteza dissipada apenas uma vez que eles sabem o que devem esperar e sentir. Por esta razo, os efeitos das drogas, que so muitas vezes interpretados como reaes fisiolgicas no mediadas a determinados compostos qumicos, so, obviamente, sentidos, de acordo com suas construes discursivas. E isso tambm vlido para as sensaes, o entendimento da dana e as relaes inter-pessoais.

Portanto, os efeitos das drogas esto sujeitos a diferentes modos de conhecimento. Os efeitos das drogas so experimentados atravs da capacidade de conhec-los e classific-los:
Ah muita gente mal da cara, com a cara torta, aquela mordeo, fica mastigando chiclete como se fosse uma maquininha, chupando pirulito, fica com a garrafinha na mo torcendo, quando v a garrafa t mini, t pet, t pequenininha. gua, muita gua.. parece que a pessoa sente uma sede exarcebada, vai tomando gua, gua, gua. mais no rosto, no rosto voc v o lbio da pessoa treme, bate, chega de bater os dentes .. e o pirulito, quando voc v t todo mastigado.66 Lusa [...] no fiquei fora no .. fora de min no .. s uma vez que eu vi uns macacos nos paredes da chapada... mas a eu tinha tomado um doce67. Lusa

A experincia fortemente classificada levando em considerao situaes como a viagem, a parania e assim por diante. Os entrevistados tambm identificam qual tipo de viagem e qual estgio em uma viagem outro raver est sentindo. Eles tambm identificaram quais tipos especficos de msica, drogas, multides, lugares, funcionam para eles. Consequentemente criam um conjunto de regras sobre essas questes. Isso inclui aquelas relacionadas ao manejo e ao clculo dos riscos com o consumo de drogas nem sempre bem calculados.

66

Relatando os efeitos do uso da bala.

Doce o termo utilizado dos ravers para designar um alucingeno conhecido por LSD (abreviao de dietilamida do cido lisrgico)

67

77

..no tem como voc no - saber quem que toma bala, a partir do momento que voc toma bala pela primeira vez voc acaba vendo os sintomas que acontece e da voc j v as pessoas que tomam que vo falar bah aquele cara t bem. Lusa

Drogas, como estgios de experimentao, tipos de pessoa, msica e cidades, aparecem rigidamente classificados. Distines so feitas entre caretas (no usurios de droga) e di boa (usurios de drogas); abarretos (maconha) e bombatrancer/biscatrancer (ecstasy); lindos (ricos) e feios (pobres); vibe68 descontrada, boa interao (festas em cidades do sul e sudeste do Brasil) e vibe controlada, interao limitada (festas em Cuiab).

Outro item ainda importante a ser analisado a questo do uso de psicoativos e sua relao com a subjetividade. Gushiken aponta que:
[...] da cultura autoritria do regime militar abertura poltica no Brasil, o uso de drogas tem sugerido uma relao direta entre liberdade e prazer, associado a uma idia de rebeldia ainda que sem foco claro. Sintoma que entra em cena: mais subjetividade e menos cidadania para uma categoria social importante, a juventude. Para ela, talvez a crena no progresso da vida moderna seja percebida muito mais como fico do que o imaginrio delirante das festas intensas chamadas rave. De fato, se paisagem percepo subjetiva do espao, h muitas paisagens sendo constantemente reinventadas na produo cada vez mais intensa de novas linguagens (na msica, na moda etc.), o que inclui as virtualidades de novas formas de percepo via drogas que certamente produzem paisagens outras em distintas dimenses da conscincia. (2008, s/p)

De modo comparativo MARTINS (2004) produz um ensaio69 que tangencia cidadania e subjetividade no perodo da ditadura militar. So dados histricos, mas ainda fortes no tempo presente, e que de certo modo so importantes para se compreender os espaos e os modos de produo de subjetividade nos dias de hoje. No caso estritamente do uso das drogas pela juventude do perodo militar, ele apresenta a seguinte idia:

68

Termo muito usado pelo ravers. Refere-se vibrao.

MARTINS, Luciano. A Gerao AI-5 Um ensaio sobre autoritarismo e alienao in: A Gerao AI-5 e Maio de 68: Duas manifestaes intransitivas. 1.ed. Rio de Janeiro: livr. Argumento, 2004. p. 11-115.

69

78

[...] o recurso continuado droga no tem esse carter de uma busca ldica de prazer ou de ampliao da percepo, no obstante qualquer racionalizao a respeito. Ao contrrio, a droga utilizada de forma recorrente no apenas para embotar a conscincia, como se constitui (ou se transforma), em qualquer parte do mundo, numa compulso ditada por um estado de frustrao e carncia, seja este estado de origem afetiva, social, existencial, ou de que natureza for. E este o primeiro grande equvoco. Na medida em que se trata de uma compulso, inclusive pela dependncia fsica, fica suprimida a volio do sujeito, e, em conseqncia, negado o princpio de liberdade: o drogado no tem liberdade de no se drogar. No se trata, portanto, de uma busca de liberdade pelo prazer, como alegado, mas de uma fruio momentnea de prazer cujo preo a perda da prpria liberdade. (MARTINS, 2004, p. 44)

Ainda possvel pensar que as percepes aguadas que os ravers dizem possuir, salientando que os sentidos para a realidade ficam mais abertos e receptivos, possam ser, na verdade, uma viso distorcida da realidade:
Tenho fortes razes para suspeitar, a partir de observao direta e do estudo da literatura sobre o assunto, que a ampliao de percepo que o uso continuado da droga pode proporcionar de cores, espaos, sons, sensaes, situaes feita de uma exarcebao de fundo alucinatrio e momentneo dos sentidos. E no de uma efetiva e mais fina apreenso do real. (MARTINS, 2004, p.45)

Mais adiante o mesmo autor ainda acrescenta:


[...] no h, por meio da droga, nem possibilidade efetiva de prospeco do mundo, nem de introspeco do indivduo: no h aquisio de conhecimento. No tanto, talvez, pelas propriedades intrnsecas da droga, mas pela prpria atitude do drogado: sua motivao profunda no de conhecer a realidade, ele se droga justamente para evadir-se dela. (MARTINS, 2004, p. 46)

Como vimos, a droga geralmente utilizada como um instrumento de evaso do mundo e, enquanto tal, constitui uma negao da realidade e de seu fluxo no tempo.

Torna-se claro, portanto, que se uma situao social desfavorvel ao pleno desenvolvimento do ser humano pode induzir ao uso de psicoativos pelas ansiedades e impasses que se criam, o uso da droga nunca se constituir numa arma na luta por espaos de autonomia. Emprestar ao simples uso continuado de psicoativos o significado de um projeto de libertao no s um trgico equvoco, como constitui uma fantstica contrafao, nos dizeres de MARTINS 79

(2004). Tanto em relao idia de projeto de uma sociedade alternativa, quanto de criao de espaos de libertao.

3.7 Festas Rave: mltiplos territrios A leitura do espao das festas rave em Cuiab, revelou-nos a constituio de diferentes personagens dentro deste territrio. Para compreendermos essa configurao de identidades mltiplas, precisaremos antes de tudo precisar melhor a questo do territrio, que entendemos:
[...] a partir da concepo de espao como um hbrido hbrido entre sociedade e natureza, entre poltica, economia e cultura, e entre materialidade e idealidade, numa complexa interao tempo-espao, [...] na indissociao entre movimento e (relativa) estabilidade recebam estes os nomes de fixos e fluxos, circulao e iconografias, ou o que melhor nos aprouver. Tendo como pano de fundo esta noo hbrida (e, portanto mltipla, nunca indiferenciada) de espao geogrfico, o territrio pode ser concebido a partir da imbricao de mltiplas relaes de poder, do poder mais material das relaes econmico-polticas ao poder mais simblico das relaes de ordem mais estritamente cultural. (HAESBAERT, 2004a:79)

Essa hibridizao do espao nas festas gera mltiplos territrios. Junior, que freqentador das raves h oito anos, identifica, nos dizendo o seguinte:
[...] essas variveis dentro do espao. A parte de fritar, a parte de curtir um pouco... a parte de trocar umas idias .. a parte do consumo da droga .. a parte do consumo, bem dividido.

No trabalho de campo, identificamos que existe uma diviso social dos espaos da festa. Num determinado local se situam os abarretos70,

freqentadores de baixa renda, usando um tipo especfico de droga maconha. Geralmente ficam prximo do segundo ambiente de msica, em que se toca um som mais calmo, com batidas por minutos mais baixas, ainda no contexto da msica eletrnica de rave. Esse espao fica na periferia do territrio festivo, mais
Termo utilizado para caracterizar os freqentadores feios da festa, ou seja, as ravers pobres. Esse termo tem correlao com os cybermanos (ravers pobres de So Paulo).
70

80

afastado do ambiente principal - onde se apresentam os top-djs - no local existem pufz para descanso, luz negra, e geralmente coberto por uma tenda pequena. Ao redor h muitas rvores.

Do outro lado, temos os bombatrancers e as biscatrancers, freqentadores da elite, usando ecstasy - que alias mais caro71, e s possvel para esse pblico de classe A. O local o ambiente principal, onde se apresentam os melhores djs, e onde se encontra a maioria do pblico.

Evidenciam-se, dentro das rave, portanto, mltiplas territorializaes, entendidas como uma multiplicidade de espaos diversos, culturais, sociais e polticos, com contedos juridicionais em tenso, que produzem formas particulares de identidade territorial. (HAESBAERT, no prelo, GEOgraphia)

H a possibilidade de se pensar num tempo/espacial diferenciado em tais festividades. Logo no inicio da festa, entre 23 horas e 4 horas da manh, o pblico seria classificado como o que vai a uma festa qualquer, sem a preocupao de ser uma rave ou no. So taxados de modistas, pois eles somente vo s festas para fazer uma social. Em geral utilizam bebidas lcitas. E por no usarem bala, que d sustentao para horas prolongadas de dana, vo embora mais cedo. A partir das 4 horas da manh possvel identificar um freqentador que mais assduo nas festas, chamados ratos de rave. E a droga, nesse momento, evidentemente ilcita.

Nessa questo temporal, podem ser ainda analisados os valores de ordem econmica submetidos neste espao. Uma bala, no inicio da rave, varia de trinta a quarenta reais. No decorrer da festa, a mesma bala, sofre uma grande valorizao, chegando a custar 80 reais. Isso se justifica, pois com o passar do tempo, a bala perde efeito, e os freqentadores querem ir at o fim da festa, e iro precisar da energia que a bala oferece, sendo uma procura desesperada para conseguir, sendo o custo da bala ento, super valorizado.

71

Em torno de 40 reais a unidade, dependendo do horrio de compra, durante a festa.

81

O territrio ainda passa por outra questo - a da invaso ou (im)permeabilidade simplemente jampar:72
Tem muita galera que vai quebrada, que pula pra entrar na festa, eu j pulei vrias vezes.(...) Eu conheo nego que tem dinheiro pra pagar, mas faz isso tipo como um ato de protesto mesmo. (...) Mais tudo na inteno de curtir a festa na boa, sem criar confuso com ningum. Justamente pela paixo a msica e por curtio saudvel.73 Carlos

conhecida em Cuiab como prtica de jamp ou

3. 8 Festas Rave: questes sociais Saber possuir algum conhecimento prvio para fazer a rave funcionar desafia qualquer declarao simplista de que a rave , de alguma forma, desconectada de seu contexto cultural mais amplo; que a festa independente, autnoma e se encerra em si mesma. Exemplo: alguns entrevistados entendem a participao dos abarretos como uma fora perturbadora, deixando muito claro como o mundo rave mantm e refora as categorias do mundo cultural mais amplo.

Essa perturbao constatada no discurso da elite que permeia uma relao entre a vibe ter acabado nas festas, com a participao dos abarretos. Lembrando que abarreto, gente feia, e gente feia pobre. Fica evidente assim, a discriminao social.

Sobre essa questo social, Rocha (2007) num artigo postado no site rraurl.com74 enfatiza o aumento da discriminao dentro dos territrios raves,

Em cidades do Estado de So Paulo, a invaso s raves e conhecida por operao cavalo de tria
73

72

Pontuando a questo do jampar como um ato de protesto comercializao das festas. Um dos principais sites nacionais na divulgao da cultura de msica eletrnica.

74

82

como, por exemplo, a questo da homofobia, a discriminao por classes sociais e preferncia musical:
Em 2007, boa parte das pessoas na cena eletrnica se limita a reproduzir os mesmos preconceitos de seus bisavs. Comecemos pela homofobia. Me assustou a quantidade de comentrios anti-gays no rraurl.com ultimamente. Um xingou o Trentemoller de gay, como se orientao sexual fosse ofensa. Outro disse que o Freak Chic era cheio de "bichas nojentas". E outro ainda se indignou com a notcia de um rapper gay. Uma amiga de Salvador depois me contou que os playboys psyzeiros de l, onde o electro-house tambm pegou, tem problemas em usar a palavra "house" porque " som de viado". (s/p)

A relao da msica eletrnica com o pblico gay vem de longa data. A cena eletrnica se desenvolveu - e porque no dizer se desenvolve muito - por conta dos espaos homossexuais. No desenvolvimento da cena gay com a cena eletrnica, estava o link do underground. Conforme FERLA (2004) a cena gay e negra dos Estados Unidos reclusa em guetos, foi o pontap do desenvolvimento de sons que hoje so muito reverenciados nas raves de todo o mundo. Em nosso trabalho de campo, observamos que a participao de homossexuais muito discreta75, mesmo sabendo que a cena eletrnica cuiabana teve incio no circuito gay, o que oportunizaria uma participao ampla atualmente. Porm, o que se verifica uma alternncia do pblico freqentador, sendo a maioria formada por heterossexuais. Temos que concordar que o no acesso livre a todas as formas de sexualidade, no se caracteriza por espaos livres de participao autnoma.

Outro aspecto a ser analisado a questo da discriminao por classe social:


Depois vem o preconceito de classe. Umas moas entrevistadas no Skol Beats estavam dando graas a Deus pela "selecionada" que o ingresso de R$ 120 estava promovendo, "assim no tem gente esquisita" (leia-se, pobre, mano etc). Para outra mocinha "selecionada" ainda assim no estava bom. Ela no tinha aprovado a presena de gneros como funk e hip hop no festival porque "estava atraindo muita gente suburbana" (gozado, boys ogros folgados e mal-educados no pareciam incomodar, talvez porque pertencessem classe social "certa"). Mas ela no precisa

75

Pelo menos a troca de afeto homoertico no foi visvel nesses territrios.

83

se preocupar no: os clubbers da periferia sumiram do festival e das raves, o que para mim um verdadeiro retrocesso. (ROCHA, 2007, s/p)

O que se pode perceber nos trabalhos de campo em relao s classes sociais a ntida participao das classes elitizadas. Mas o que queremos trabalhar outro item que permeia essa discusso. A da cor. Em Cuiab existe uma populao predominantemente parda ou negra76. O que entra em contradio, a participao mnima de tais indivduos nas festividades rave. Quando h a participao, ficam na margem territorial e social, como j descritas no item sobre identidades territoriais, a saber Bombatrancers X abarretos.

Como j dito, um espao que se diga livre, deveria ter a incorporao territorial representativa de todas as identidades, o que no ocorre efetivamente.

Outro item que entra em desacordo com espaos de aceitao e de pertencimento, a questo da diversidade sonora, que no respeitada:
A reboque do preconceito de classe, ou lhe servindo de disfarce, vem o preconceito musical. No estou falando de gosto, isso todo mundo tem que ter o seu; estou falando de ignorncia mesmo. O quebra-quebra que aconteceu da Virada Cultural (quando a polcia entrou em confronto com fs dos Racionais) serviu para tirar da caverna surrados chaves no Forum do rraurl.com do tipo "s bandido gosta de hip hop", "ali s tinha bandido" e ainda um bordo to antiquado que nem meu pai (que tem quase 70 anos) teria a insensatez de lanar mais hoje em dia: "hip hop no msica". (ROCHA, 2007, s/p)

Em relao a essa questo, possvel encontrar grupos de freqentadores de rave que se identificam com uma sonoridade ou outra. fcil de identificar nos discursos desses mesmos raves cuiabanos uma preferncia - e em alguns casos de exclusividade por transitar em festas especficas de trance. O que no ocorreria em rave de tecno. E vice-versa.

3.9 Festas Rave: tecnologia como ferramenta de controle.

76

Conforme censo de 2000 realizado pelo IBGE, 50,57% da populao de Cuiab se autodeclarou parda, e 6,40% preta.

84

O uso da tecnologia se apresenta como outro fator de regulao deste territrio festivo, sobretudo o uso do telefone celular. Esse aparelho passa a ser um teletudo, um equipamento que ao mesmo tempo telefone, mquina fotogrfica, televiso, cinema, receptor de informaes jornalsticas, difusor de emails e SMS77, WAP78, atualizador de sites (moblogs), localizador por GPS, tocador de msica (MP3 e outros formatos), carteira eletrnica.

Podemos agora falar, ver TV, pagar contas, interagir com outras pessoas por SMS, tirar fotos, ouvir msica, pagar o estacionamento, comprar tickets para o cinema, entrar em uma festa e at organizar mobilizaes polticas e/ou hedonistas (caso das smart e flash mobs). O celular expressa a radicalizao da convergncia digital, transformando-se em um teletudo para a gesto mvel e informacional do quotidiano.

Porm vemos o aparelho celular como um prolongamento dos rgos de controle. Efetivamente, mais do que uma mquina de contato oral e individual, o celular passa a ser um verdadeiro controle remoto para diversas formas de ao do/no quotidiano. Nesse sentido, podemos falar de um artefato tcnico que faz parte da linhagem de objetos que prolongam a apreenso do Estado.

Devido portabilidade do telefone celular, o territrio festivo no mais um espao annimo. Fato que alguns dos entrevistados apontam que se sentiam inibidos de danar da forma como realmente gostariam, pois tinham medo de que algum filmasse, ou tirasse uma foto e colocasse, por exemplo, num site de comunidade virtual ou no youtube.com (site de vdeos na Internet onde se escancaram e tiram sarro das performances). Alias, vdeos com esse teor de denncia atravs do escrachamento da performance dos ravers so encontrados na mdia digital.

SMS, acrnimo de short messages, mensagens curtas enviadas pelo celular para uma pessoa ou grupo de pessoas. WAP acrnimo de Wireless Application Protocol", protocolo que permite que os telefones celulares tenham acesso internet.
78

77

85

Vemos, deste modo, a diluio do poder do Estado nas mos de todos. Todos somos o Estado e nesse caso somos nossa prpria reclusa.

Ao mesmo tempo em que no se nega o genuno sentimento de liberdade que envolve a prtica da rave, nem a perda de racionalidade que pode surgir na congregao particular de tecnologia/corpo/qumica que constitui o evento, tambm acredito que uma anlise mais apropriada da natureza festiva precisa dessa liberdade pressentida, pois inadequado o desprezo dessas experincias simplesmente porque possvel confront-las com uma realidade mais visvel.

Alm disso, as questes levantadas acima, indicam a importncia que, para os ravers, mais do que dispor de tempo e espao necessariamente mais livres e menos controlados, as prticas rave pelo menos em parte referem-se a controle e gerenciamento. Para reiterar: colocar essas questes no negar os prazeres que os freqentadores ganham em raves. Na verdade, a quantidade de esforo, em termos de tempo e dinheiro, evidencia o quo importante a rave para eles.

86

4. CONSIDERAES
As festas rave so uma realidade e tm se tornado tema de discusso jornalstica, judicial e sociolgica desde sua emergncia como fenmeno social, na passagem da dcada de 1980 para a dcada de 1990 e, sobretudo, nos dias atuais. As primeiras festas, hipoteticamente inventadas na Gr-Bretanha, eram organizadas em galpes ou em locais afastados da cidade. Essas festas chamam a ateno dos jovens e, conseqentemente, da mdia e das autoridades, transformando-as em um refgio para prticas culturais e atitudes

comportamentais fora dos padres da noo de civilidade urbana, como audio de msica em alto volume, danas de xtase e uso indiscriminado de entorpecentes ilcitos. Se analisarmos, mais profundamente, o plano base para a realizao dessas festas, podemos perceber que h um estilo de vida, uma crena. No imaginrio social recriado pela cultura jovem, as festas rave tm um carter de liberdade. Podemos diagnosticar, dentro desses acontecimentos, movimentos ideolgicos interessantes: a fuga da metrpole para outros lugares, para alm das boates e clubes, para alm do asfalto da cidade grande, para alm dos espaos disciplinares da escola, do exrcito, da empresa com hora marcada para entrar, da casa de repouso e da famlia. na rave que o freqentador se encontra consigo mesmo e se desconecta da matriz do controle e da disciplina. Por outro lado, o controle que as autoridades impem sobre a populao, e que a populao impe sobre si prpria, modificou a maneira de ver esse estilo de vida. J no existe mais o ideal de liberdade, a no ser no discurso de marketing para divulgao das festas.

As raves hoje, no Brasil, se transformaram em mais um sistema disciplinar e de controle, no apenas pelos convites pagos e numerados por lotes, mas pelo modo como so pensadas e concebidas: as luzes negras e pulseiras para identificao de convidados e aferio de convites, a segurana, a iluminao 87

intensa como modo de vigilncia. Toda sua estrutura, divulgao e organizao tm um propsito disciplinar pr-determinado.

Assim como a contracultura gerada em 1970 teve seu fim, a rave, como cultura interminvel, termina, ou no mnimo entra em crise, a partir do momento em que a TAZ encontra o controle e a disciplina. Poderamos concluir nosso estudo aqui, e chegar seguinte idia: a liberdade proposta na divulgao do evento uma liberdade vigiada. O espao livre foi substitudo pelas cercas de conteno, a livre agncia pela disciplina do andar, comer e beber, do vestir, enfim, uma utopia de espao livre e autnomo. Neste trabalho no queremos ter uma viso somente da ordem social estabelecida. Queremos analisar se, mesmo com todo o aparato do Estado no controle das pessoas, ainda possvel burlar a subordinao atravs da imaginao, da subjetividade. Portanto, uma anlise das raves do ponto de vista da geografia psicolgica se faz necessrio. Para tanto, neste trabalho, tentaremos demonstrar que o que freqentemente visto como um momento de liberdade e auto-expresso muito mais complexo do que aquilo que normalmente percebido pelos freqentadores de raves.

Indicamos para os entrevistados como seus momentos de liberdade so cuidadosamente gerenciados, regulados e monitorados. Longe de ser sobre desprendimento e dissoluo do eu, este momento claramente sobre a produo de um eu extasiado especfico. Remete a um trabalho rigoroso com o eu, mais do que a um relaxamento da autoconscincia.

Para estes freqentadores, o momento de auto-expresso legtima no consiste em mostrar uma essncia desnuda (como o termo auto-expresso sugere), mas em projetar uma imagem bastante especfica sobre si mesmo.

88

Os ravers entrevistados concordam que nas festas no se vem as pessoas como elas realmente so. De um lado, o xtase ou estado limite experienciado como um momento em que cada um simplesmente deixa-se levar e como meio de voltar-se a uma espcie de estado mais natural. Por outro lado, visto como um momento de no ser indivduo; um momento onde o indivduo escondido por drogas e pela irrealidade geral do evento.

Tambm apresentamos as classificaes rgidas que marcam e informam a produo dos estados subjetivos dos freqentadores e que esto na base da experincia destes ravers.

A nossa inteno neste trabalho, no foi diminuir ou menosprezar os prazeres das prticas de rave: a real sensao de alvio parece compensar a intensidade dos prazeres muitas vezes incomparveis que pode produzir, ou a importncia central que pode ter na vida de algum. Pelo contrrio, sugeriramos que as interpretaes destas experincias e prazeres sejam desalojadas da linguagem do natural e do essencial que freqentemente as emolduram e que sejam realocadas enquanto manifestaes especficas e pertencentes ao contexto tecnolgico/qumico/fsico mais amplo que constitui a rave.

Em resumo, s porque a prtica da rave pode prover uma liberdade de certas prticas regulatrias mais amplas do dia-a-dia (incluindo, talvez, as prticas interiores envolvidas para manter uma subjetividade mais coerente e racional, necessria para, digamos, trabalhar, ir escola ou conduzir uma conversa), isso no significa que ela constitua necessariamente um espao desregulado, uma TAZ. No h, como se est argindo, algo como um espao inteiramente desregulado ou um sujeito essencialmente no-regulado, porque at mesmo a experincia de liberdade pode envolver mecanismos de auto-gesto e regulao.

Ou seja, nem subjetivamente, a TAZ ocorre nas festas rave estudadas. O que vem reforar a idia de CAIAFA (2003) para quem a subjetividade est maquinizada: Porque o capitalismo tambm se apia na modelizao subjetiva daqueles que ele explora, e manipula as faculdades psquicas, atingindo o nvel 89

infra-pessoal. (p.136). Mais adiante a mesma autora ainda afirma: h uma linha de produo subjetiva em que as faculdades psquicas so manipuladas e configuraes subjetivas se produzem (p. 137)

nesses territrios festivos que vemos a discriminao social, a afronta dos bombatrancers e os abarretos; um cotidiano que possui vida dupla, o eu dentro das raves e o eu fora das raves; o vazio existencialista, que nos relatos de Amanda, ficou muito evidente; a msica eletrnica, atravs de seus bpms, dita a velocidade de nosso tempo, ao mesmo tempo em que suas batidas repetitivas refletem um momento de repouso, de um vazio necessrio. H o brutal culto ao corpo, mesmo que para isso a sade corra riscos; a absteno poltica, ou seja, uma indiferena pelo social, tudo isso vem a refletir no territrio das festas rave, os modos de vida da sociedade como um todo, alm da reproduo e afirmao dos seus valores.

Para reafirmar, MAFFESSOLI (2004) nos coloca o seguinte:


este xtase inquietante que vamos encontrar nos diferentes transes coletivos que no faltam em nossa poca. Em particular, naturalmente, nos ajuntamentos musicais que envolvem o desvario. H muito a dizer sobre esses fenmenos. Para comear, que so tudo, menos insignificantes. A tendncia tampouco efmera, indicando um movimento de fundo. Cabe notar igualmente que a desconfiana que provocam das mais instrutivas, bem demonstrando, a contrario, que no podem mais ser considerados irrelevantes ou marginais. De minha parte, eu veria neles, maneira de M. Mauss, um fato social total que permite ler a sociedade em sua integridade, maneira de um corte histolgico. (p.157)

90

5. BIBLIOGRAFIA
ABREU, Carolina de Camargo. Raves: Encontros e Disputas. Dissertao de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2005.

ALMEIDA, Thiago Andr de. Festas Rave: Entre as Culturas Extremas e a Sociedade de Controle. Monografia apresentada ao Departamento de Comunicao Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob orientao de Yuji Gushiken. Cuiab, 2007.

AMARAL, Rita de Cssia. Festa Brasileira. - Significados do festejar no pas que no srio. Tese de Doutoramento, So Paulo, USP.1998

BAILLY, A. S. La Percepcin del espacio urbano. Madrid: I.E.A.L., 1979.

BATAILLE, Georges. Teoria da Religio. SP: tica, 1993.

BERDOULAY, Vicent. Sujeto y accin en la geografa cultural: el cambio sin concluir. Boletn de la AGE, 34, 2002, 51-61 p.

BERDOULAY Vicent.; ENTRIKIN N., Lieu et sujet. Perspectives thoriques, In: LEspace gographique, n. 2, 1998, pp. 7-43.

BEZERRA, Amlia, C. A. Entre o espetculo e a festa: a busca da diferena para o mercado das cidades. No prelo

BEY, Hakim. TAZ: Zona Autnoma Temporria. Traduo de Renato Rezende. 2 ed. So Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004. Coleo Baderna.

BORGES, Calorina. 27/11/2007

Rave:

ritual

tribal

contemporneo.

Acessado

dia

BRANDO, Carlos Rodrigues. A Cultura na Rua. So Paulo: Papirus, 1989.

91

CAIAFA, Janice. Subjetividade e espao construdo nas viagens de nibos na cidade do Rio de Janeiro In: JACO-VILELA, A.M et alls (org). Clio-Psych paradigmas: historiografia, psicologia, subjetividade. Rio de Janeiro, Relume Dumar: FAPERJ, 2003

CAILLOIS, Roger. O Homem e o Sagrado. (Trad. Geminiano C. Franco). Lisboa: Edies 70. S.d., 179 p.

CALDERAZZO, Daniel. Raves & Saneamento Ambiental. Monografia de concluso de curso em Tecnologia de Gesto Ambiental apresentada Faculdade Senac de Educao Ambiental de So Paulo. Orientao de Gina Rizpah Benzen. So Paulo, 2004.

CASTORIADIS, Cornelius. Introduo: Socialismo e sociedade autnoma. In: Socialismo ou barbrie. O contedo do socialismo. So Paulo, Brasiliense.

CASTRO, Letcia. Uma dcada de raves no Brasil. Revista Beatz n 13, nov/dez. 2004. CLAVAL, Paul. Reflexes sobre a Geografia cultural no Brasil. Revista Espao e Cultura, n. 8 , 1999.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heris: por uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores,1983.

DI MO, Guy. La gegraphie em ftes. Paris: Ed Geophrys, 2001.

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de Conversaes: 1972 1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

controle.

In:

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. Mil plats. Introduo: Rizoma. Volume I, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DURKHEIM, mile. Formas Elementares da Vida Religiosa. (Trad. Joaquim Pereira Neto). So Paulo: Edies Paulinas, 1989. 536 p.

DUVIGNAUD, Jean. Festas e Civilizaes. (Trad. L. F. Raposo Fontenelle). Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 1983. 236. 92

ELIADE, M. O sagrado e o profano. So Paulo, Martins Fontes, 1999.

FERLA, Marcelo. Msica Eletrnica. Editora Abril, Coleo para Saber Mais. Rio de Janeiro, 2004. 110 p.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: Histria da Violncia nas Prises. Petrpolis: Vozes, 1987.

GARCA CANCLINI, Nstor. As Culturas Populares no Capitalismo. S. l.: Brasiliense, 1983. 149 p.

GASKEL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W. & GASKEL, G. (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prtico. 2ed. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Vozes: Petrpolis, 2003.

GIBSON, Chris. Subversive sites: rave culture, spatial politics and the internet in Sydney, Australia. Area, Vol. 31, n 1. 1999: 19-33 p.. Verso disponvel em: http://www.cia.com.au/peril/youth/chris1.pdf. Consulta dia 24 de novembro de 2007.

GILBERT, Andr. La Gographie Psychologique. Revista Brasileira de Geografia. Sesso Comentrios. Ano I, n 4, Outubro de 1939, p. 110 - 113.

GIRARD, Ren. A Violncia e o Sagrado. (Trad. Martha Conceio Gambini). 2 ed., So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1990. 410 p.

GUARINELLO, N. L. Festa, trabalho e cotidiano. In: Festa cultura e sociabilidade na Amrica Portuguesa. So Paulo: Ed. Hucitec/Edusp. 2001.

GUATTARI, Felix. Revoluo Molecular: pulsaes polticas do desejo. So Paulo: Brasiliense. 1987

GUSHIKEN, Yuji. Noites-Mquinas: Comunicao e Subjetividade em Festas Rave. Tese de Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura da Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Rio de Janeiro, 2004.

93

______________. Parecer de qualificao da dissertao intitulada Festas Rave: uma abordagem da Geografia Psicolgica na identificao de territrios Autnomos. Departamento de Ps-graduao em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Cuiab, 2008.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. _. Metodologias qualitativas na sociologia. 4 ed. Vozes: Petrpolis, 1995.

HAESBAERT, Rogrio. O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 400 p.

__________________. Parecer de qualificao da dissertao intitulada Festas Rave: uma abordagem da Geografia Psicolgica na identificao de territrios Autnomos. Departamento de Ps-graduao em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Cuiab, 2008.

__________________. Sociedades Biopolticas de in-segurana e descontrole dos territrios. Artigo no prelo. Livro da ANPEGE.

__________________. Territrio e Multiterritorialidade: um debate. Artigo no prelo. Revista GEOgraphia, n 17.

HARDY, Georges. La Gographie Psychologique. Paris, Gallimard, 1939. 218 p.

HARVEY, David. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola. 1993

IBGE. Populao residente por cor ou raa. Censo Demogrfico. Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. 2000.

ISAMBERT, Franois-Andr. Le sens du sacr - fete et religin populare. Paris, Les Editions de Minuit, 1982.

LALLEMAND, Alain e SCHEPENS, Pierre. As novas drogas da gerao rave: o que sabem vocs, pais?. Traduo de Ana Rabaa. Piaget editora. Lisboa. 2002. Coleo Epistemologia e Sociedade. 242 p.

MAFESOLLI, Michel. A parte do diabo. Traduo de Clvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004. 191 p. 94

_________________. Territrio Flutuante In: Sobre o Nomadismo: Vagabundagens ps-modernas. Traduo de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001. 75-104 p.

MAGNANI, Jos Guilherme C. Festa no Pedao. So Paulo, Ed. Brasiliense. 1984.

MAIA, Carlos Eduardo S. Enlaces Geogrficos de um Mundo Festivo Pirenpolis: a tradio cavalheiresca e sua rede organizacional. Rio de Janeiro, PPGG/UFRJ, 2002, 300 p. Tese. (Doutorado em Geografia).

MARTINS, Luciano. A Gerao AI-5 e Maio de 68: Duas manifestaes intransitivas. 1.ed. Rio de Janeiro: livr. Argumento, 2004. 167 p.

MOLES, Abraham & ROHMER Elizabeth. Psychologie de l'espace. Paris, Casterman, 1978.

MONBEIG, Pierre. Os novos modos de pensar na geografia humana In: Novos estudos de geografia humana brasileira. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1957.

MORAIS, A.C.R. Ratzel. So Paulo: tica. 1989.

NETZ, Joana, R.S.D. Os festivais de Trance Psicodlicos e o Turismo. Monografia de concluso de curso em Turismo e Hotelaria, apresentado ao Centro Universitrio Senac de So Paulo. Orientao de Zysman Neima.So Paulo. 2005. 64 p.

OZOUF-MARIGNIER, Marie-Vic. Um domnio contestado: a geografia psicolgica no tempo de Pierre Monbeig In: SALGUEIRO, H. A. (org). Pierre Monbeig e a Geografia Humana Brasileira. A dinmica da transformao, Bauru, Edusc, 2006, p. 57-85.

PALOMINO, rika. Babado Forte: moda, msica e noite na virada do sculo 21. Mandarim. So Paulo, 1999.

95

PINI, Maria. Prticas de pique: produo e regulao de corpos extticos no mundo rave. Traduo de Bruno Galera e Carlos Bencke. http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol7/praticasdepique.html. Acessado dia 12/11/2007. Trabalho publicado originalmente com o ttulo de: "Peak practices: the production and regulation of ecstatic bodies" In: John Wood (org.): The virtual embodied. Londres: Routledge, 1998, p. 168-177.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variaes sobre a tcnica de gravador e registro da informao viva. So Paulo: T.A. Queiroz, 1991.

ROCHA, Camilo. J danou trance? Revista poca n 407, maro 2006.

_____________ O preconceito avana desimpedido na cena: O esprito de tolerncia parece estar sumindo da msica eletrnica no Brasil. http://rraurl.uol.com.br/cena/3652/O_preconceito_avanca_desimpedido_na_cena. Acessado dia 12/11/2007.

ROCHA FILHO, Joo Bernardes da. Fsica e Psicologia: as fronteiras do conhecimento cientfico aproximando a fsica e a psicologia analtica. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2003, 139 p. ROSENDAHL, Zeny & CORRA, Roberto Lobato. Geografia: temas sobre cultura e espao. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.

SALDANHA, Arun. Psychedelic Whiteness: rave tourism and the materiality of race in Goa. Tese de Doutorado do Departamento de Geografia, Faculdade de Cincias Sociais da The Open University. Inglaterra, 2003.

SANTOS, Milton. A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1997. 308 p.

SARTRE, Xavier Arnauld de; BERDOULAY, Vicent. Teoria do sujeito, geografia e desenvolvimento local. Novos Cadernos NAEA. v. 8, n. 2, p. 109-124, dez 2005.

SAUNDERS, Nicholas. Ecstasy e cultura dance. Publischer Brasil. So Paulo, 1997. 295 p.

96

SORRE, Maximilien. A adaptao ao meio climtico e biossocial: geografia psicolgica. In: MEGALE J.F., (org). Max Sorre: geografia. So Paulo: tica; 1984. p. 29-86

SOUZA, M. J.L. O territrio : sobre espao e poder, autonomia e desenvolvimento In: IN, E. C; GOMES, P. C. C; CORRA, R.L. (orgs). Geografia: conceitos e temas. 3 ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2003.

TUAN, Y. F. Topofilia. Traduo de Lvia de Oliveira. Traduo de Lvia de Oliveira. So Paulo: Difel, 1980.

97

7. ANEXOS
Anexo 1: Questionrio

Nome (optativo) fictcio: Idade: Profisso: Orientao sexual: Grau de instruo: H quanto tempo freqenta as festas rave?

1. Associao Livre de Palavras:

Nesse quadro abaixo, voc ir escrever no mnimo trs e no mximo cinco palavras que possam ser associadas s seguintes palavras: Rave Estado Liberdade Bala Festa

2. Questionrio Aberto:

2.1 A festa a) Porque voc freqenta festas rave? b) Qual sua opinio sobre os freqentadores das festas rave? c) O que voc acha dos valores que envolvem a festa? d) Em que valores voc acredita estarem baseadas tais festas? Voc acredita neles? Voc acredita que todos os freqentadores acreditam nisso? e) O que musica eletrnica para voc? f) Qual o papel do dj? g) Como voc descreveria o espao das festas raves? 98

h) Como voc compararia as festas rave, com outras festas?

2.2 Estados de Conscincia. a) Voc acredita que a musica eletrnica libera certos estados de esprito? Quais? b) Porque a necessidade de uso to grande de psicoativos pelos freqentadores? c) Voc j sentiu estados de conscincia alterados? Detalhe-os.

2.3 Sociedade e Estado a) H algum tipo de norma que se estabelece nessas festas? Quais? ( Que normas jurdicas imperam nessas festas? Que normas sociais existem nessas festas? O que comportamento estranho nessas festas? h comportamento estranho?) b) Quem o pblico que participa dessas festas? (Porque voc acha que s a classe mdia participa dessas festas? uma festa para a burguesia ter uma vlvula de escape? O que acontece em Cuiab que tendo uma populao

predominantemente parda ou negra, em tais festas exista uma dominncia da etnia branca? Como que se d a exposio dos gneros nessas festas?) c) Voc acredita que alguma forma de revoluo pode vir a ocorrer atravs dessas festas? Quais?

2.4 Psicologia a) Voc j se sentiu de alguma forma algum tipo de inibio? (Voc j se inibiu por usar algum tipo de roupa que no fosse apropriado a festa? Existe uma roupa apropriada? Qual?) b) O que voc j fez de mais espontneo/inusitado numa festa rave? c) Em que estado psicolgico voc se encontra nas raves? d) Existe algum outro ambiente em que voc tenha esse estado psicolgico que sente nas raves? Onde?

99

Anexo 2: Variaes na cena raves por ABREU (2005)


Formato Durao Perodo Mega Rave 20 horas Inicia-se s 22 horas do sbado. Private Rave 12 horas Inicia-se por volta da 1:00 da madrugada . Festa de Trance 20 horas Inicia-se por volta das 24 h. de uma sexta-feira ou sbado, se estendendo at o incio da noite do dia seguinte. Festa Techno 18 horas de Festival 3 a 5 dias consecutivos Acontece durante feriados prolongados, tendo incio oficial, geralmente, num fim de tarde. rea do territrio nacional com atraes naturais como cachoeiras, rios ou praias.

Inicia-se por volta das 24:00 h. do sbado, se estendendo at o fim da tarde do dia seguinte. rea nos arredores de grandes cidades, Alm de stios e fazendas, tambm galpes e clubes so utilizados. Boca-a-boca, chamadas em sites de msica eletrnica e distribuio de flyers nos pontos do circuito da regio. Transporte coletivo, pista de dana, bar, alimentao, ambulncia, equipe de segurana privada. Techno e suas variaes, break beats, drumnbass

Local

reas verdes, de fcil acesso, nos arredores das principais capitais. A grande maioria acontece na regio da Grande So Paulo

Stio particular

rea verde, de natureza exuberante, nos arredores de grandes cidades, freqentemente de difcil acesso.

Modo de divulgao

Anncio em meio de comunicao de massa como jornais, revistas e rdio. Ampla distribuio de flyers. Chamadas em sites de msica eletrnica.

Boca-aboca e canais de acesso restrito (listas na Internet)

Boca-a-boca, chamadas em sites de msica eletrnica e distribuio de flyers nos pontos do circuito da regio.

Boca-a-boca, chamadas em sites de msica eletrnica e distribuio de flyers nos pontos do circuito da nacional. Pista de dana e rea de chill out, camping com banheiros e duchas, bares, rea pra alimentao, para crianas, enfermaria. Trance e suas variaes na pista de dana, ambient na rea de chill out. Experincia de convivncia por perodo maior e contato com a natureza. Grupos das classes mais abastadas de diversas localidades do pas e significativa presena de

Infraestrutura

Transporte coletivo, 2 ou 3 pistas, rea de chill out, bares, reas de alimentao, ambulncia, VJs, banheiros qumicos, forte esquema e equipe de segurana privada. Techno, drumnbass e trance.

Mnimo: equipament o de som, bebidas, e panos coloridos para decorao. Depende do gosto do grupo de amigos que organiza Forte identifica o entre os participante s. Participante s compem rede de amizade restrita.

Pista de dana e rea de chill out, bar, alimentao, decorao bastante elaborada.

Msica tocada

Trance e suas variaes na pista de dana, ambient na rea chill out.

Atrao principal

Infra-estrutura

Formaes naturais do local da festa.

DJs internacionais.

Caracterstic as gerais dos participantes

Diversidade de grupos. Sendo notvel uma maior participao de clubber da periferia.

Grupos de classe mdia, mdia alta e alta. Freaks ou tranceiros.

Grupos diversos: clubbers da periferia, tecneros, homossexuais, surfistas, etc.

100

Simbologia e esttica

Apropriao de cones da comunicao de massa. Roupagens urbanas: confortveis e prticas. Cor preta faz fundo para uso de cores fluorescentes das camisetas. Intenso uso de piercing e/ou acessrios fluorescentes (muitos elaborados em plstico ou metal). Alguns figurinos fantsticos ou inusitados. Circulao entre atraes diversas. 10.000 pessoas Empreendimento espetacular: um grande parque de diverses.

Depende do grupo.

Esttica freak: figurino inspirado nos hippies e no esteritipo de indgenas elaborado atravs do uso de fraktais e cores fluorescentes, e cabelos com dreadlocks. Notvel presena de cones religiosos, materiais naturais, elementos indgenas e psicodlicos. Teatro do ritual

Performance diferencial Pblico mdio Proposta ideolgica

Estar a vontade. 200 a 500 pessoas. Encontro entre amigos e conhecidos

Cor preta faz fundo para uso de tintas fluorescentes. Roupagens urbanas: confortveis e prticas. Intenso uso de piercing e/ou acessrios fluorescentes (muitos elaborados em plstico ou metal). Bombao na pista. 2.000 pessoas. Pura diverso Enfiar o p na jaca.

2.000 pessoas. Psicodelia. Transcender espiritualmente. Ecologia correto.

estrangeiros. Tranceiros ou freaks. Roupagem urbana prtica e confortvel (jeans, camiseta e tnis), ou esttica freak. Notvel presena de cones religiosos, materiais naturais, elementos indgenas e psicodlicos. Teatro do ritual e convvio em comunidade. 3.000 pessoas. Conexo intergalctica. Transcender espiritualmente . Ecologicament e correto.

101

You might also like