You are on page 1of 3

Arquivar a prpria vida Philippe Artires Perspectiva ampla: Imaginemos por um instante um lugar onde tivssemos conservado todos

os arquivos das nossas vidas (p. 9) Quase tudo na vida passvel de arquivamento; Diante disso, nossas aes se resumem em uma obsessiva tentativa de ordenar o que possvel para conservar o que faz sentido. E quando no o fazemos, outros se encarregam de limpar as gavetas por ns Necessidade de ordenao arbitrariedade; Relao com a morte. Passamos o tempo a arquivar nossas vidas (p.10) Construo de uma imagem de ns para ns mesmos o De ns para os outros Arquivar narrar. Os trs aspectos a serem explorados: injuno social, a prtica do arquivamento, inteno autobiogrfica Prticas do arquivamento: prova da existncia perpetuao da identidade. Anlise do arquivamento: ver a vida a contrapelo Perseguir o infra-ordinrio questionar as injunes compreender as entrelinhas a rede de uma antidisciplina Dar sentido vida, tentar apreender o sentido dela papel do pesquisador no acervo?

Esferas do arquivo de si ou a ordenao dos arquivos em nossas vidas Injuno social documentos CPF, RG, Certides, Certificado de reservista currculum vitae lattes, etc. contas de luz, gua, telefone, registro bancrio.

Arquivars tua vida O papel dos arquivos nos processos de integrao e excluso social (p. 13) Mandamento social Normalidade, identidade, existncia Ocorre por meio de prticas mltiplas inofensivo, porque previsvel. O progresso do tipo escriturrio Certeau (p. 12)

concepo de cidadania: vida passada a limpo ordenao sociopoltica O indivduo perigoso o homem que escapa ao controle grfico (p.11) A prtica do arquivamento arquivos domsticos bilhetes cartas fotografias/ lbum de famlia caderno de memrias/ recordaes

devemos manter arquivos para recordar e tirar lies do passado, para preparar o futuro, mas sobretudo para existir no cotidiano Prtica social; Narrativa da existncia manipulao da existncia? Moralizante.

lbum de famlia: razes eternidade produo de lembranas que devem ser lembradas * seria uma prtica paradoxal? Servem para manter a memria viva, uma garantia de transparncia, passaporte para a sinceridade, prova de ajustamento. Ex.: reunir a famlia para ver as fotografias dos avs, ir casa de recm-casados ver as fotos da cerimnia de casamento. # Prtica totalmente manipulvel, preserva-se o que se quer, uma lembrana conveniente. Ex.: escondem, rasgam-se fotos, recortam pessoas. Curioso: normalmente, interessa-nos mais o que no est explcito. Basta um neto saber que h uma foto escondida que perde todo o seu interesse pelo lbum tradicional. Inteno autobiogrfica dirios escrita dos testemunhos confisses preocupao com o eu (Foucalt); relao da objetivao (injunes sociais) com a subjetivao. podem responder a uma demanda existencial, coletiva ou a uma injuno social.

O arquivamento do eu - anlise de exemplos Arquivos pessoais de Nouguier, As lembranas de um pardal ou as confidncias de um prisioneiro; Dirio de Carolina Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus.

Nouguier: Corpus com dois conjuntos distintos: - dirio pessoal rasurado, desordenado, vrios gneros (rabiscos, desenhos, contas) = ntimo, privado, livre. Sem um leitor aparente. - relato autobiogrfico, manuscrito das lembranas aponta sinais tradicionais de um livro = pblico, coletivo, manipulado. Com um leitor aparente. Carolina Um s corpus com vrias entradas, ordenadas cronologicamente por Audlio Dantas. ntimo e coletivo; V na escrita um mecanismo de poder e manipulao; Escrita = inscrio no mundo, conscincia, cidadania, espao de reivindicao; Conscincia do interlocutor; Desejo de eternizar suas memrias = necessidade de contar a histria a contrapelo. Ambos: Subvertem a ordem social; Tocam em questes moralizantes; Assumem um tom confessional; Usam a metalinguagem da prtica de arquivamento do eu como reflexo existencial. Questionam a validade e importncia de suas memrias.

You might also like