You are on page 1of 15

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

11. APARELHOS DE APOIO. JUNTAS DE DILATAO. DISSIPADORES. 11.1. Aparelhos de apoio


11.1.1. Generalidades

A maioria das pontes dispe de aparelhos de apoio, cujo objectivo principal libertar movimentos a fim de reduzir esforos. Sempre que possvel, prefervel adoptar ligaes monolticas por razes econmicas (os aparelhos representam um acrscimo de custo), por razes de durabilidade (os aparelhos requerem manuteno) e tambm por razes estruturais (uma estrutura monoltica mais hipersttica e, por consequncia, possui uma carga de colapso superior). No entanto, em muitas situaes os aparelhos de apoio so necessrios pois o respectivo custo compensa a reduo de esforos que se consegue. Existem empresas especializadas no fabrico de aparelhos de apoio e que os fabricam com boa qualidade, apesar da tendncia para a reduo de custos por razes comerciais. As gamas de fabrico cobrem a maioria das necessidades dos projectos, de modo que o projectista no tem necessidade de os projectar, como fazia antigamente. No projecto apenas so especificadas as exigncias a satisfazer para estes equipamentos, ficando a cargo das referidas empresas, o respectivo projecto e manufactura. O Empreiteiro, logo que lhe seja adjudicada determinada obra, ou conjunto de obras, far, to cedo quanto possvel, as necessrias consultas ao mercado a fim de escolher os aparelhos de apoio e prop-los Fiscalizao com a devida antecedncia. A Fiscalizao enviar ao projectista o processo dos aparelhos de apoio, incluindo memria descritiva, clculos, desenhos e manual de procedimentos, a fim de dar parecer. Com base neste parecer e na sua prpria experincia a Fiscalizao aprovar ou no os aparelhos propostos. S depois de a Fiscalizao os aprovar que se dar inicio sua manufactura, o que poder demorar alguns meses, e da a necessidade de comear a preparar este trabalho o mais cedo possvel, a fim de que no haja atrasos. Note-se que os aparelhos de apoio tm de ser instalados antes de se dar inicio execuo do tabuleiro e, em geral, a execuo dos pilares e encontros relativamente rpida. Os aparelhos de apoio devem ser concebidos e instalados de forma a que seja possvel a sua substituio. Deve ser exigido ao fornecedor um manual de procedimentos que indique no s a maneira de os instalar correctamente, mas tambm a maneira de os substituir. O projectista deve contemplar no seu projecto a eventualidade da substituio dos aparelhos de apoio. Deve prever locais e espao para posicionamento dos macacos hidrulicos, deve dimensionar armaduras de reforo nos locais de aplicao das foras e deve considerar no
Reviso 03 Novembro de 2004 11-1

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

dimensionamento uma combinao de aces em que a aco varivel base a aco de levantamento. Na maioria das situaes um deslocamento da ordem dos 10 mm suficiente para a substituio. Os aparelhos de apoio podero ser munidos de saia anti-poeiras e indicadores de movimento. Se o projectista entender que estes componentes so de aplicar, dever mencionar isso no caderno de encargos e/ou peas desenhadas, por forma a que possam ser oramentados.

11.1.2.

Tipos de aparelhos de apoio.

Nas obras mais antigas os aparelhos de apoio usados eram metlicos, base de superfcies cilndricas ou superfcies esfricas combinadas com chapas metlicas planas (coxins). Os principais inconvenientes destes aparelhos eram, alm das elevadssimas tenses de contacto entre as peas metlicas que asseguravam as rotaes e os deslocamentos, a sua conservao. Com o aparecimento de borrachas sintticas e plsticos resistentes aos raios UV e ao ozono, novos materiais passaram a estar disponveis. Este material veio permitir a concepo de aparelhos com a permisso de rotao, e ao mesmo tempo, com reas de contacto razoveis. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos de apoio aplicados nas pontes dispem destes novos materiais. Podemos classificar os aparelhos de apoio mais utilizados em 3 grandes categorias: (a) Almofadas de neoprene: Simples Cintado Com ou sem dispositivo de deslizamento ao-teflon; Com ou sem dispositivo de ancoragem ao beto; Com ou sem dispositivo de bloqueamento de deslocamentos transversais;

Para cargas e deslocamentos moderados estes aparelhos so os mais econmicos. O neoprene simples possui uma tenso admissvel da ordem dos 5 MPa e utilizado normalmente em batentes de travamento. A tenso admissvel sobe para 15 MPa no caso do neoprene cintado. A cintagem conseguida pela incorporao de lminas de ao vulcanizadas borracha. Estas lminas, para alm de conferirem um aumento de capacidade de carga, reduzem substancialmente a deformao axial do aparelho.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-2

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

Na figura seguinte apresenta-se um corte vertical de um aparelho deste tipo:


EVENTUAL LMINA DE TEFLON

CHAPAS DE AO

Fig. 1 Aparelho de apoio em neoprene cintado

Se os deslocamentos forem moderados, podero ser absorvidos por distoro do neoprene, conseguindo-se uma resposta aproximadamente elstica do aparelho. Se os deslocamentos no puderem ser absorvidos por distoro do neoprene, necessrio libertar completamente o deslocamento, o que se consegue dotando a superfcie superior do aparelho de uma lmina de um produto sinttico, denominado PTFE. O PTFE (politetrafluoretileno) um plstico de elevada resistncia mecnica e qumica que, em contacto com ao inox altamente polido, desenvolve um atrito extremamente baixo, da ordem de 0.02 a 0.03. O tabuleiro desliza sobre o teflon mediante essa chapa de ao inox a ele ligada. O PTFE tambm conhecido por TEFLON, mas esta designao uma marca comercial de PTFE. Conforme j referido, os blocos de neoprene podem ser dotados de dispositivos de ancoragem ao beto e dispositivos de bloqueamento de deslocamentos. Na figura que segue ilustram-se estes dispositivos:

(1)

(2)

Fig. 2 Blocos de neoprene com (1) dispositivo de ancoragem e (2) dispositivo de bloqueamento de deslocamentos (numa ou nas 2 direces)

Os aparelhos com dispositivo de ancoragem adoptam-se quando as cargas verticais mnimas a que esto sujeitos no garantem a aderncia suficiente entre o bloco e as superfcies adjacentes de beto.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-3

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

(b) Pot Bearings Nos anos 50 comearam a ser fabricados aparelhos de apoio constitudos por um cilindro metlico em forma de panela, contendo no seu interior um disco de neoprene e sobre o qual assenta um pisto metlico. Estes aparelhos so designados por pot-bearings e, entre ns, so tambm conhecidos por aparelhos em marmita. O neoprene est confinado pelas paredes do cilindro, o que faz aumentar a sua tenso admissvel para valores da ordem dos 35 MPa. O neoprene confinado comporta-se como um liquido, conferindo ao aparelho de apoio a capacidade de absorver rotaes em torno de qualquer eixo horizontal. Uma caracterstica importante destes aparelhos que apresentam, graas ao confinamento do neoprene, uma deformabilidade axial praticamente nula o que importante em algumas aplicaes, como o caso de pontes para comboios de alta velocidade. Estes aparelhos podero ser fixos ou moveis e, sendo moveis, podero s-lo numa ou em ambas as direces. Podemos, assim, subdividir os pot-bearings em trs categorias: Fixos De deslizamento uni-direccional De deslizamento multi-direccional.

Nas figuras seguintes apresentam-se perspectivas explodidas destes 3 tipos de pot-bearings.

Fig. 3 Pot-bearing fixo

Reviso 03 Novembro de 2004

11-4

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

Fig. 4 Pot-bearing uni-direccional

Fig. 5 Pot-bearing multidireccional

(c) Guias metlicas Conforme vimos os pot-bearings podem ser concebidos de forma a suportar cargas horizontais, que nas situaes correntes so da ordem dos 15% a 20% da carga vertical. Para cargas horizontais importantes prefervel absorve-las com batentes laterais devidamente pormenorizados no projecto de execuo ou adoptar guias metlicas destinadas exclusivamente a absorver cargas horizontais. As empresas fornecedoras dos aparelhos de apoio fabricam, tambm, normalmente, estas guias.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-5

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

11.1.3.

Assentamento dos aparelhos de apoio.

Os aparelhos de apoio so, regra geral, assentes em superfcie horizontal, conforme ilustrado na figura seguinte:

DIRECO LONGITUDINAL

DIRECO TRANSVERSAL

Fig. 6 Assentamento de aparelhos de apoio em superfcie horizontal

No entanto, no caso dos aparelhos mveis dispostos nos encontros, se o tabuleiro for inclinado longitudinalmente, os movimentos longitudinais no se daro na direco da junta, dando origem a um desnvel. Se a inclinao do tabuleiro e o deslocamento forem grandes, o desnvel gerado pode causar impacto passagem dos rodados, com o consequente prejuzo tanto para os condutores como para a durabilidade da junta. Nestes casos prefervel assentar os aparelhos num plano com a inclinao do tabuleiro.

Na figura que segue ilustram-se as duas possibilidades de assentamento: no plano horizontal (caso (1)) e no plano com a inclinao do tabuleiro (caso (2)).

O caso (1) tem a vantagem de no gerar foras horizontais permanentes, mas tem o inconveniente de criar desnveis na junta. O caso (2) tem a desvantagem de gerar foras horizontais mas tem a vantagem de proporcionar movimentos na direco da inclinao do tabuleiro.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-6

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

A superfcie de assentamento necessita ser, regra geral, regularizada com argamassa de alta resistncia e ligante no retrctil. A argamassa de assentamento deve possuir espessura da ordem de 1 cm. Aquando da elaborao do projecto, o projectista deve deixar entre a superfcie superior dos pilares ou encontros e a superfcie inferior do tabuleiro, uma distncia suficiente para instalao dos aparelhos de apoio, para o que poder consultar catlogos de aparelhos de apoio para se certificar de que o espao deixado suficiente. Dever tambm, conforme j referido, dever prever espao para colocao de macacos em caso de necessidade de levantamento do tabuleiro para substituio de aparelhos de apoio.

11.1.4.

Informaes a indicar no projecto

Conforme j vimos, em situaes correntes, o projectista no tem necessidade de projectar os aparelhos de apoio da sua obra. Assim, no projecto apenas so especificados o tipo de aparelho a adoptar e os requisitos a satisfazer, designadamente cargas e/ou deslocamentos. Os deslocamentos e cargas so calculados habitualmente para combinaes de servio. Essas cargas e deslocamentos devem contar de quadros de aparelhos de apoio apresentados nos desenhos de construo. As foras nos aparelhos de apoio devem ser determinadas para as situaes mais desfavorveis. Para as foras mximas e mnimas actuantes podem-se consideradas duas situaes: Nmx Nmin onde:
Ncp Reaco vertical devido a cargas permanentes Reaco vertical devido s sobrecargas (mximas e mnimas) Reaco vertical devido s variaes de temperatura (mximas e mnimas) Coeficiente de majorao usado para ter em conta eventuais assimetrias nos esforos devido s cargas permanentes, tomando os valores de 1,1 ou 0,9 conforme se pretendam esforos mximos ou mnimos. Nsob(+) e (-) Nvt(+) e (-)

= Ncp + Nsob(+) + Nvt(+) = Ncp Nsob(-) Nvt(-)

Para os deslocamentos pode-se usar a seguinte expresso: d = dcp + dvtu + dvtd + 1,5 dsis onde:
dcp deslocamento devido s cargas permanentes; dvut deslocamento devido a variaes uniformes de temperatura; dvdt deslocamento devido a variaes diferenciais de temperatura; dsis deslocamento devido aco ssmica.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-7

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

Em alternativa, que a mais correcta, em vez de se especificarem os valores das aces actuantes nos aparelhos j combinadas, especificam-se, os valores caractersticos de cada aco. Evitam-se assim dvidas sobre se os valores esto ou no majorados. O fabricante dos aparelhos far todas as combinaes necessrias aplicando os coeficientes de segurana parciais correctos a cada um dos materiais constituintes para o dimensionamento dos aparelhos. Ao quantificar as aces em aparelhos de apoio, devemos ser prudentes arredondando os valores para cima, pois a substituio dos aparelhos difcil e onerosa. Quando o aparelho de apoio de deslizamento deve-se especificar tambm a posio da chapa superior que, para obras com um certo comprimento, no pode ser centrada com o aparelho de apoio. Na figura seguinte ilustra-se a excentricidade habitual inicial do coxim superior num encontro:

Fig. 7 Excentricidade no coxim superior dos aparelhos de apoio em obras compridas

Enquanto que para a aco ssmica e variaes de temperatura o deslocamento num e noutro sentido so idnticos, para a fluncia e retraco o deslocamento d-se s no sentido do encurtamento do tabuleiro, da a excentricidade referida. O critrio que se pode utilizar, para pr-dimensionamento, o de que, a longo prazo, isto , aps uns 20 anos de vida da estrutura, a chapa superior fique aproximadamente centrada. Assim a excentricidade a dar chapa ser: e = dc+s; em que dc+s designa o deslocamento devido fluncia + retraco a longo prazo. A posio da chapa depende, como facilmente se compreende, da sequncia construtiva, uma vez que os deslocamentos por efeitos diferidos comeam logo a dar-se durante a construo. Depende ainda da altura do ano em que se der a construo do tabuleiro. Como normalmente no se pode prever em que altura do ano a obra vai ser construda e muito menos a temperatura ambiente, a temperatura de projecto a temperatura media anual, donde resulta que as variaes uniformes de temperatura positiva e negativa a adoptar no projecto tm valores iguais de acordo com o RSA, no nosso pas so de +15/-15. No entanto, se a estrutura for construda numa altura do ano em que a temperatura significativamente diferente da mdia anual, dever-se- rever a posio da chapa no coxim superior e corrigi-la, caso seja necessrio. Para acautelar este aspecto, poder incluir-se uma nota nas peas desenhadas. Uma redaco possvel para esta nota poder ser:
Reviso 03 Novembro de 2004 11-8

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

A posio do coxim superior dos aparelhos de apoio dever ser proposta Fiscalizao em funo do andamento dos trabalhos e poca do ano em que for efectuado o seu assentamento Porm, se os deslocamentos forem moderados, prefervel dimensionar os coxins superiores de todos os aparelhos para a amplitude mxima. O sobrecusto resultante pequeno e evitamse as incertezas da sua correcta instalao, anulam-se os riscos de erro e facilitam-se os trabalhos. Conforme j referido, o projectista deve conceber a sua estrutura deixando espao suficiente para instalar de maneira folgada os aparelhos de apoio e todos os seus componentes, pelo que deve ter uma ideia aproximada da dimenso que os aparelhos vo ter. A consulta de catlogos ser de boa ajuda. No caso especfico dos aparelhos de apoio em neoprene cintado, podem-se efectuar clculos expeditos para estimar as dimenses dos aparelhos de apoio, como se explica em seguida: rea em planta ser tal que: tenso de contacto ~ 15 Mpa; Altura do aparelho ser tal que a distoro do neoprene ~ 0.70; Menor dimenso em planta tem de ser maior que 5 a altura (razes de estabilidade);

=d/h

max = 0.70

h > d / 0.70

Fig. 8 Obteno da altura de um aparelho de neoprene em funo do deslocamento

Quando a altura obtida para o aparelho de apoio, funo do deslocamento, for grande, ento prefervel dotar o aparelho de dispositivo de deslizamento (ao sobre teflon), e, neste caso, a altura do aparelho passar a ser apenas funo da rotao imposta. De qualquer forma, a altura deste tipo de aparelhos est limitada, por razes de estabilidade dos mesmos, pela sua rea em planta devendo-se, se for caso disso, consultar a regulamentao adequada. Quando os deslocamentos forem absorvidos por distoro do neoprene, poder admitir-se que o aparelho tem uma resposta aproximadamente elstica, pelo que a respectiva rigidez ser obtida por aplicao directa da lei de Hooke, ou seja: = G ; em que G o mdulo de distoro, para o qual pode ser atribudo o valor de 0.90 GPa para aces estticas e 20.90 GPa para aces dinmicas (sismo e frenagem). Desenvolvendo a equao acima vem:

F d G A =G F= d A h h

Reviso 03 Novembro de 2004

11-9

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

Pelo que a rigidez K igual a:

K=

G A h

Para um pilar com aparelho de apoio com funcionamento elstico no seu topo, a rigidez do conjunto dada por (associao em srie):
h
K2

K1 =

GA 3EI ; K2 = ; 3 h l

Para o conjunto:
L
K1

K=

1 1 1 + K1 K 2

Fig. 9 Calculo da rigidez conjunta pilar / aparelho de apoio

Tem ainda interesse saber estimar de forma expedita, o encurtamento do tabuleiro devido aos efeitos diferidos. Podemos adoptar o seguinte esquema: Retraco: Fluncia: tomar para extenso devida retraco o valor: tomar para coeficiente de fluncia o valor:

s = 2510-5; c = 2.5; c = 3 Ma;

Tomar para tenso mdia de compresso de um tabuleiro pr-esforado: Deformao elstica + acrscimo por efeito de fluncia:

c = 0(1+c) = c / Ec (1+c) = 3103 / 30106 (1+2.5) = 3510-5;


Extenso total:

c+s = (25 35)10-5 = 6010-5;

Assim, para efeitos de estimativa, o encurtamento de um tabuleiro a longo prazo, devido aos efeitos diferidos, pode ser assimilado a um abaixamento lento e uniforme de temperatura de cerca de 50 a 60 (deformao elstica inicial includa). Para estimar os deslocamentos devidos fluncia e retraco necessrio conhecer o ponto neutro da estrutura, isto , o ponto com deslocamento nulo. No caso das variaes uniformes de temperatura, o ponto neutro coincide com o centro de rigidez dos pilares. No caso da fluncia e retraco, e no caso das pontes construdas por fases, esses pontos no coincidem. No entanto, para efeitos de estimativa, pode-se considerar que o ponto neutro coincide com o centro de rigidez, j que a parte mais significativa dos deslocamentos se d, em geral, aps a concluso da estrutura. O centro de rigidez pode ser calculado pela expresso seguinte:

Reviso 03 Novembro de 2004

11-10

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

xi xcr K1 Kn

K2

Ki

x cr =

x k
i =1 n i

k
i =1

Fig. 10 Calculo do ponto neutro de um viaduto

Se um dos encontros for de amarrao, claro que o ponto neutro se localiza no encontro, dado que a respectiva rigidez ser largamente superior rigidez dos pilares.

11.1.5.

Inspeco, manuteno e substituio de aparelhos de apoio

da responsabilidade do dono de obra definir um programa de inspeces peridicas, a fim verificar o estado dos aparelhos de apoio e zonas adjacentes. O intervalo das inspeces depender do tipo de aparelhos, da agressividade do ambiente, do nvel de cargas a que esto sujeitos, mas no dever ser superior a 5 anos. Aps cada inspeco deve ser elaborado um relatrio com todos os registos pertinentes, incluindo trabalhos de manuteno ou reparao necessrios. Sempre que haja necessidade de substituir aparelhos de apoio, deve ser elaborado um plano de substituio, preferencialmente elaborado pelo projectista da obra, ou, no sendo possvel, por engenheiro de estruturas credenciado. Note-se que, em resultado da hiperstaticidade das estruturas, as foras de levantamento so superiores s reaces existentes nos aparelhos de apoio e dependem do deslocamento a efectuar para remoo do aparelho antigo. Deste plano deve constar a localizao dos macacos hidrulicos para levantamento do tabuleiro, as foras a aplicar, os deslocamentos necessrios, eventuais restries de trfego, etc. Este plano deve ser elaborado cuidadosamente, tentando-se prever todos os problemas que possam vir a aparecer, para que a substituio seja realizada com sucesso e no menor espao de tempo possvel.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-11

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

11.2. Juntas de dilatao


11.2.1. Generalidades

Conforme o nome indica, as juntas de dilatao destinam-se a acomodar os movimentos provenientes das variaes de temperatura, efeitos diferidos e outros deslocamentos a que estrutura est sujeita, servindo como elemento de transio entre tabuleiro e encontros ou entre dois tabuleiros contguos. Esto sujeitas a um conjunto de aces severas, como o caso da passagem dos rodados dos veculos e so sempre pontos bastante vulnerveis. Por isso, deve reduzir-se o nmero de juntas ao mnimo necessrio. Note-se que se constroem viadutos com comprimentos de 2000 m, e at mais, totalmente contnuos, isto , com juntas apenas nos encontros. Os principais requisitos a satisfazer pelas juntas de dilatao so: Capacidade de absoro dos movimentos previstos; Capacidade de suporte das cargas rolantes; Conforto e segurana do automobilista; Facilidade de substituio; Estanquicidade; Baixo rudo (especialmente em obras urbanas)

A estanquicidade importante j que as infiltraes no controladas de gua so uma das principais causas de deteriorao das estruturas. Quando a junta no estanque, como por exemplo o caso das juntas de dentes metlicos, devem existir elementos que garantam a recolha e encaminhamento das guas pluviais. semelhana dos aparelhos de apoio, existem empresas que se especializaram no fabrico destes equipamentos, pelo que o projectista apenas indica no seu projecto os requisitos a satisfazer, nomeadamente deslocamentos a comportar. De qualquer forma, o tipo de junta a aplicar dever ter a aprovao prvia da Fiscalizao . No cadernos de encargos e peas desenhadas, dever haver informao suficiente para prevenir que no venha a adoptar-se a junta mais barata, mas a de melhor qualidade e a mais adequada aos condicionamentos da obra. As juntas na zona dos passadios, embora tenham de absorver os mesmos deslocamentos que a junta na faixa de rodagem, no necessitam ter a mesma constituio, j que esto sujeitas a aces de menor intensidade. Podero ser constitudas por perfis de neoprene ou por chapas em ao galvanizado justapostas e devidamente pormenorizadas Infelizmente, as juntas de dilatao so, muitas vezes, deficientemente instaladas. Isto pode dever-se, por um lado a no haver desenhos com suficiente pormenor e por outro, ao facto de

Reviso 03 Novembro de 2004

11-12

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

ser um dos ltimos equipamentos a serem instalados, numa fase em que h, por vezes, presso para se concluir a obra.

11.2.2.

Tipos de juntas de dilatao

a) Movimentos pequenos Para movimentos pequenos, at cerca de 20 mm (+10/-10), pode-se adoptar um pavimento contnuo sobre a junta, tal como o representado na figura:
BETUMINOSO MATERIAL FLXIVEL

> 80 mm

ARMADURA CHAPA METLICA

Fig. 11 Exemplo de uma junta com pavimento continuo

b) Movimentos mdios (at cerca de 300 mm) Para movimentos mdios, at cerca de 300 mm (+150/-150), o tipo de junta mais utilizado constituda por um perfil de neoprene reforado com chapas de ao, do tipo do indicado na figura seguinte:

MOV. AT CERCA DE 150 mm (+75/-75)

MOV. AT CERCA DE 300 mm (+150/-150)

Fig. 12 Junta comercial de neoprene para movimentos mdios

c) Movimentos grandes (acima dos 300 mm) Para grandes movimentos existe no mercado um nmero aprecivel de solues, como por exemplo juntas constitudas por perfil de neoprene acoplados, juntas com perfis metlicos paralelos aos bordos da juntas, juntas com dentes metlicos e juntas com chapas rolantes.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-13

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

11.2.3.

Informaes a indicar no projecto

Uma das informaes a indicar no projecto so os deslocamentos a que a junta estar sujeita. Esses deslocamentos podero ser indicados sob a forma de mxima abertura e mximo fecho da junta. Em alternativa poderemos indicar movimento mximo de dilatao e movimento mximo de encurtamento. Para calcular estes movimentos poderemos utilizar a seguinte combinao: Mxima dilatao: Mxima encurtamento:

max (+) = c+s + 0.50E + 1VUT max () = 0.50E 1VUT

Nas combinaes acima utilizou-se metade do deslocamento devido aco ssmica, j que no se justifica adoptar uma junta desnecessariamente cara por causa de uma aco relativamente rara, como o sismo. Como a junta , em geral, uma pea dispendiosa e com durao de vida limitada (5 a 10 anos) no faz sentido dimensiona-la para o sismo mximo. Aceita-se que, em caso de sismo intenso, ela sofrer danos graves e ter que ser substituda. Nos casos de obras com vis, a junta ter de comportar deslocamentos tanto normais como tangenciais, como se ilustra na figura que segue:

dn

dt

Fig. 13 Juntas enviesadas componentes normal e tangencial do deslocamento

Convm ainda referir que nos casos de obras curvas, os deslocamentos provocados pelas variaes uniformes de temperatura e retraco tm direco diferente do provocado pela fluncia. Demonstra-se facilmente que o deslocamento devido fluncia do tabuleiro tem a direco tangencial e que o deslocamento devido s variaes uniformes de temperatura e retraco tm direco secante, apontado para o ponto neutro do tabuleiro. Assim, numa obra curva, as juntas de dilatao esto sujeitas a movimentos tangenciais a menos que os aparelhos de apoio sejam guiados. No entanto, se os aparelhos de apoio forem guiados, tero de absorver as foras horizontais provenientes das variaes uniformes de temperatura e retraco do tabuleiro.

Reviso 03 Novembro de 2004

11-14

DEC Pontes e Viadutos

Cap. 11 Aparelhos de Apoio. Juntas

DIRECO DO DESLOCAMENTO DEVIDO FLUNCIA

DIRECO DO DESLOCAMENTO DEVIDO RETRACO E VUT.

Fig. 14 Pontes curvas direces dos deslocamentos

11.3. Dissipadores
(Em preparao...)

REFERNCIAS
[1] Gnter Ramberger: Structural Bearings and Expansion Joints for Bridges. IABSE, Structural Engineering Documents.2002 [2] EN 1337 Structural bearings, com as seguintes partes: EN 1337 1 General design rules EN 1337 2 Sliding elements EN 1337 3 Elastomeric bearing rules EN 1337 4 Roller bearings EN 1337 5 Pot bearings EN 1337 6 Rocker bearings EN 1337 7 Spherical and cylindrical PTFE bearings EN 1337 8 Guided bearings and Restrained bearings EN 1337 9 Protection EN 1337 10 Inspection and maintenance EN 1337 11 Transport, storage and installation Fig. 3, 4 e 5 extracto do catlogo de aparelhos de apoio LEMYTRON (Fernando Lemos, SA)
Reviso 03 Novembro de 2004 11-15

You might also like