You are on page 1of 37

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.

com/professoralexandremedeiros

DIREITO ADMINISTRATIVO PARA TRIBUNAIS1 CURSO INTENSIVO PROF. ALEXANDRE MEDEIROS2


Apostila preparada especialmente para os membros da fanpage: www.facebook.com/professoralexandremedeiros AULA II: 1. PRINCPIOS E SMULA VINCULANTE N 13. 2. MAIS QUESTES DE CONCURSOS 2013 E 2012. AULA II - SUMRIO:
1. PRINCPIOS E SMULA VINCULANTE N 13, p. 4 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 Princpio da Legalidade, p. 6 Princpio da Impessoalidade, p. 8 Princpio da Moralidade, p. 10 Princpio da Publicidade, p. 11 Princpio da Eficincia, p. 13 Smula Vinculante n 13, p. 16 Princpio da Supremacia do Interesse Pblico, p. 18 Princpio da Presuno de Legitimidade ou de Veracidade, p. 20 Princpio da Continuidade, p. 20 Princpio da Hierarquia, p. 24 Princpio da Autotutela, p. 24 Princpio da Proporcionalidade-Razoabilidade, p. 26 Princpio da Motivao, p. 30 Princpio da Igualdade, p. 32 Princpio da Segurana Jurdica, p. 33 Princpio da Responsabilidade do Estado, p. 33 Princpio da Sindicabilidade, p. 34

2. MAIS QUESTES DE CONCURSOS 2013 E 2012, p. 35

1 2

Apostila fechada em SETEMBRO/2013. Professor do Curso CEJUS (www.cejustv.com.br) (presencial/on-line); Curso JusPodivm/LFG; Curso mpar (Salvador-BA); Faculdade Ruy Barbosa (Salvador-BA); Faculdade Ansio Teixeira-FAT (Feira de Santana-BA). Coautor dos livros: (1) Lei de Improbidade Administrativa - Esquematizada - Comentrios Lei 8.429/1992, Editora Mtodo; (2) Lei 8.666/1993 Esquematizada, 2 edio, Editora Mtodo; (3) Legislao Aplicada ao MPU - Esquematizada, Editora Mtodo, 2 edio (no prelo).

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


CONHEA AS OBRAS DO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS!!! Lei 8.666/1993 - Esquematizada, em coautoria com Janaina Carvalho, Ed. Mtodo:

Lei de Improbidade Administrativa - Esquematizada, em coautoria com Janaina Carvalho, Editora Mtodo:

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Legislao Aplicada ao MPU - Esquematizada, em coautoria com o Prof. Orman Ribeiro e Janaina Carvalho, Editora Mtodo:

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros

ROTEIRO
3
1. PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA Os princpios so o incio de tudo, proposies anteriores e superiores, que traam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce, a base de um sistema, e que condicionam as estruturas subseqentes, garantido-lhe validade. Importante notar que tais princpios no necessitam estar presentes explicitamente na legislao, tendo validade e lanando seus efeitos independentemente de positivao (como sabido, Direito Positivo o conjunto de normas jurdicas, escritas ou no, vigentes num certo territrio, a um certo tempo). Perceba-se que os princpios so de observncia obrigatria, sendo mais grave transgredilos que a uma norma qualquer. Neste nterim, vale transcrever lio, que j se tornou clebre no cenrio jurdico, do Ilustre CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO: Violar um princpio muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio mas a todo sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido, porque representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremessvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra. Isto porque, com ofend-lo, abatem-se as vigas que o sustm e alui-se toda a estrutura neles esforada.

FCC!!!
(FCC-TCNICO ADMINISTRATIVO-TRF 5R-MAR-2008)4 Os princpios informativos do Direito Administrativo (A) ficam restritos queles expressamente previstos na Constituio Federal. (B) consistem no conjunto de proposies que embasa um sistema e lhe garante a validade. (C) ficam restritos queles expressamente previstos na Constituio Federal e nas Constituies Estaduais. (D) so normas previstas em regulamentos da Presidncia da Repblica sobre tica na Administrao Pblica. (E) so regras estabelecidas na legislao para as quais esto previstas sanes de natureza administrativa. Vale registrar, ainda, que no existe hierarquia entre os princpios. Cada um tem sua importncia e no se diz que um prevalece sobre o outro. A aplicao, caso a caso, que acaba, indiretamente, dando mais valor a um ou outro, mas isso no quer dizer que exista tal hierarquia. Um
3

ATENO: A presente apostila apenas um roteiro para o acompanhamento das aulas, no esgotando os temas objeto de anlise, embora sirva como um eficiente resumo para o concurso. 4 Gabarito: B

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


princpio que no seja usado num determinado caso pode ser o mais importante em outro. O interessante est em analisar o conjunto deles no caso concreto.

QUESTO!!!
(CESPE-ANA-JUD-TRE-MT-JAN-2010)5 ( ) A atuao administrativa dos integrantes do setor pblico deve ser pautada pela existncia de uma permisso legal. Assim sendo, o princpio explicitado na CF hierarquicamente definido como mais importante o da legalidade, pois um princpio norteador das aes pblicas. Vamos estudar cada um dos princpios mais cobrados em concursos, mas antes imperioso aludir, mais uma vez, ao art. 37 da CF, que estipula os princpios constitucionais que devem nortear a atuao da Administrao Pblica: Art. 37 A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICINCIA (...) Mas lembre-se: os princpios estabelecidos acima (LIMPE) no esgotam o rol de princpios constitucionais expressos da Adm. Pblica. Neste sentido, podem ser citados, ainda, os princpios da economicidade e legitimidade (CF, art. 70, caput).

FCC 2012!!!6
1 (FCC - 2012 - TST - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Segundo a literalidade do caput do art. 37 da Constituio de 1988, a Administrao pblica obedecer, entre outros, ao princpio da a) proporcionalidade. b) razoabilidade. c) igualdade. d) moralidade. e) boa-f. 2 (FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Administrativa) De acordo com a Constituio Federal, constituem princpios aplicveis Administrao Pblica os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Tais princpios aplicam-se s entidades a) de direito pblico, excludas as empresas pblicas e sociedades de economia mista que atuam em regime de competio no mercado. b) de direito pblico e privado, exceto o princpio da eficincia que dirigido s entidades da Administrao indireta que atuam em regime de competio no mercado. c) integrantes da Administrao Pblica direta e indireta e s entidades privadas que recebam recursos ou subveno pblica. d) integrantes da Administrao Pblica direta e indireta, independentemente da natureza pblica ou privada da entidade.

5 6

Gabarito: E Gabarito: 1. D; 2. D

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


e) pblicas ou privadas, prestadoras de servio pblico, ainda que no integrantes da Administrao Pblica.

MAIS QUESTES FCC!!!7


1(FCC-TCNICO-TRE-TO-FEV-2011) So princpios da Administrao Pblica, expressamente previstos no artigo 37, caput, da Constituio Federal, dentre outros, (A) eficincia, razoabilidade e legalidade. (B) motivao, moralidade e proporcionalidade. (C) legalidade, moralidade e impessoalidade. (D) publicidade, finalidade e legalidade. (E) eficincia, razoabilidade e moralidade. 2(FCC-DEFENSOR-RS-JAN-2011) Na relao dos princpios expressos no artigo 37, caput, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, NO consta o princpio da (A) moralidade. (B) eficincia. (C) probidade. (D) legalidade. (E) impessoalidade. 3 (CESPE-TC-TRE-ES-JAN-2011) Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica.

CESPE!!!
(CESPE-TC-TRE-ES-JAN-2011)8 Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica. 1.1 PRINCPIO DA LEGALIDADE Como o prprio nome sugere, esse princpio diz respeito obedincia lei. Encontramos muitas variantes dele expressas na nossa Constituio. O mais importante o dito princpio genrico da legalidade, que vale para todos. Est previsto no inc. II, art. 5, da CF: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.

7 8

Gabarito: 1.C; 2.C; 3.E Gabarito: E

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


ATENO: Por fora do princpio da legalidade, somente a lei instrumento vlido para a criao de direitos e obrigaes originariamente. Sendo assim, um ato administrativo, ainda que de carter normativo, como os decretos, regulamentos e resolues, no so instrumentos idneos para inovar inicialmente na ordem jurdica, criando, em carter inicial, direitos e obrigaes.

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Pblico)9 Considerando os princpios aplicveis administrao pblica e a jurisprudncia do STF, assinale (___) O princpio da legalidade administrativa impe que a administrao pblica fundamente a sua atuao no direito, razo por que, para se realizar exame psicotcnico em concurso pblico, necessria prvia autorizao em ato normativo do chefe do Poder Executivo. Diz HELY LOPES MEIRELLES: Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administrao particular lcito fazer tudo o que a lei no probe, na Administrao Pblica s permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa pode fazer assim; para o administrador pblico significa deve fazer assim. Portanto, o princpio da legalidade o princpio pelo qual a Administrao s pode praticar atos para os quais haja uma autorizao, permisso ou determinao legal. lgico, todavia, que ele no incentivador do cio, pois, ainda que no haja previso expressa em lei, o agente pblico ter de praticar todos os atos inerentes s suas funes. Vale frisar que o entendimento correto do princpio da legalidade, como ora esposado neste pargrafo, j foi objeto de prova elaborada pela ESAF10. Observe-se, ainda com a ESAF, que a observncia da legalidade alcana os atos legislativos materiais, ainda que no formais11-12. Em questo recente, a ESAF mais uma vez confirmou o entendimento, outras vezes apresentado, no sentido de que A legalidade, como princpio bsico da Administrao Pblica, especificamente, consiste mais em que, a autoridade administrativa s pode praticar atos, quando: autorizados ou permitidos em lei13. Outrossim, na prova de AFC/2002, a ESAF afirmou que A legalidade, como elemento sempre essencial dos atos administrativos em geral, consiste em que o seu objeto: seja autorizado ou permitido em lei14.
9

Gabarito: E Questo 01, Prova II, Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual/RN/2005-ESAF. 11 Auditor do Tesouro Municipal/Prefeitura do Recife/2003-ESAF. 12 Conforme ensina o Prof. Hely Lopes Meirelles, Lei, em sentido formal e material, a norma geral e abstrata de conduta aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo; em sentido material, apenas, toda norma editada pelo Poder Pblico, especialmente os decretos regulamentares expedidos pelo Executivo. Lei em sentido restrito e prprio , portanto, unicamente, a norma legislativa, e, em sentido amplo e imprprio, toda imposio geral do Estado, provinda de qualquer rgo de seus Poderes, sobre a matria de sua competncia normativa. 13 Prova de Analista Tcnico-SUSEP-2006-ESAF. 14 Veja o inteiro teor da questo: (AFC-2002-ESAF) A legalidade, como elemento sempre essencial dos atos administrativos em geral, consiste em que o seu objeto: a) no seja vedado em lei. b) no viole expressa disposio de lei. c) seja expressamente previsto em lei.
10

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Segundo CELSO ANTNIO, o princpio da legalidade pode sofrer constries transitrias, em face de circunstncias excepcionais mencionadas expressamente na CF: 1. medidas provisrias (CF, art. 62); 2. estado de defesa (CF, art. 136); 3. estado de stio (CF, arts. 137 a 139).

CESPE 2012!!!
(CESPE - 2012 - IBAMA - Tcnico Administrativo)15 De acordo com a CF, a medida provisria, o estado de defesa e o estado de stio constituem exceo ao princpio da legalidade na administrao pblica. 1.2 PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE Em face do princpio da impessoalidade, a Administrao, bem como os administradores, no devem agir de forma pessoal, ou seja, de forma subjetiva, para o atendimento de interesses prprios ou fins privados. Por esse prisma, conforme ensina HELY LOPES, o princpio da impessoalidade nada mais seria do que o clssico princpio da finalidade pblica. Conforme MARIA SYLVIA, esse princpio apareceu, pela primeira vez, com essa denominao, no art. 37, da CF/88. Pode ser relacionado, tambm, com o princpio da igualdade ou isonomia. Sendo assim, so implicaes, ainda, do princpio da impessoalidade: o entendimento de que os atos praticados pelos agentes pblicos devem ser imputados ao rgo ou entidade administrativa, e no ao funcionrio que os pratica; a vedao, constante do art. 37, 1, da CF, de publicidade promocional: Art. 37: 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. exigncia constitucional de concurso pblico (CF, art. 37, II) e licitao (CF, art. 37, XXI); o reconhecimento da validade dos atos praticados por funcionrio de fato; anulao de ato cometido com desvio de finalidade; a previso de normas sobre impedimento e suspeio (arts. 18 a 21 da lei 9.784/99).

d) seja expressamente autorizado em lei. e) seja autorizado ou permitido em lei. 15 Gabarito: C

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


FCC 2012!!!
(FCC - 2012 - MPE-AP - Tcnico Ministerial - Auxiliar Administrativo)16 O Prefeito de determinado Municpio, a fim de realizar promoo pessoal, utilizou-se de smbolo e de slogan que mencionam o seu sobrenome na publicidade institucional do Municpio. A utilizao de publicidade governamental para promoo pessoal de agente pblico viola o disposto no artigo 37, 1 , da Constituio Federal, ora transcrito: A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. O fato narrado constitui violao ao seguinte princpio da Administrao Pblica, dentre outros: a) Eficincia. b) Publicidade. c) Razoabilidade. d) Impessoalidade. e) Supremacia do Interesse Particular sobre o Pblico. (FCC-ANA-JUD-TRE-AP-JUN-2011)17 A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal atenta contra os seguintes princpios da Administrao Pblica: (A) razoabilidade e legalidade. (B) eficincia e publicidade. (C) publicidade e proporcionalidade. (D) motivao e eficincia. (E) impessoalidade e moralidade. Registre-se, tambm, com a ESAF, que o princpio da impessoalidade pode significar finalidade ou isonomia 18 e relaciona-se ao fim legal previsto para o ato administrativo19. Outrossim, o princpio da impessoalidade o O princpio constitucional do Direito Administrativo, cuja observncia forosa, na prtica dos atos administrativos, importa assegurar que, o seu resultado, efetivamente, atinja o seu fim legal, de interesse pblico20. Dessa forma, correto dizer, seguindo a ESAF, que o princpio da finalidade e o princpio da impessoalidade se correspondem entre si, quanto escolha do objeto e ao alcance do seu resultado, porque a violao de um deles importa de regra na inobservncia do outro21.

16 17

Gabarito: D Gabarito: E 18 Prova de Auditor do Tesouro Municipal/Recife/2003-ESAF 19 Prova de Auditor-Fiscal Estadual/MG/2005-ESAF 20 Prova de Agente Executivo-SUSEP/2006-ESAF 21 Prova de Auditor-Fiscal da Previdncia Social/2002-ESAF

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.3 PRINCPIO DA MORALIDADE
Cumprir simplesmente a lei na frieza de seu texto no o mesmo que atend-la na sua letra e no seu esprito. A administrao, por isso, deve ser orientada pelos princpios do direito e da moral, para que ao legal se ajunte o honesto e o conveniente aos interesses sociais. Desses princpios que o direito pblico extraiu e sistematizou a teoria da moralidade administrativa. Hely Lopes Meirelles

Importante ressalvar que a moralidade administrativa no se confunde com a moral comum, embora esta deva informar tambm, segundo SOBRINHO, a conduta do bom administrador. A moralidade administrativa deve ser considerada como uma moral jurdica, entendida como o conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administrao (Maurice Hauriou). A moral comum, conclui HAURIOU, imposta ao homem para sua conduta externa; a moral administrativa imposta ao agente pblico para sua conduta interna, segundo as exigncias da instituio a que serve, e a finalidade de sua ao: o bem-comum. Ainda com HELY LOPES: a moralidade administrativa est intimamente ligada ao conceito do bom administrador, que no dizer autorizado de FRANCO SOBRINHO aquele que usando de sua competncia legal, se determina no s pelos preceitos vigentes, mas tambm pela moral comum. Nossa Carta Magna faz meno em diversas oportunidades a esse princpio. Uma delas, prevista no art. 5, LXXIII, trata da ao popular contra ato lesivo moralidade administrativa. Em outra, o constituinte determinou a punio mais rigorosa da imoralidade qualificada pela improbidade (art. 37, 4). H ainda o art. 14, 9, onde se visa proteger a probidade e moralidade no exerccio de mandato, e o art. 85, V, que considera a improbidade administrativa praticada pelo Presidente da Repblica como crime de responsabilidade. Logo, princpio da moralidade tem existncia autnoma no ordenamento jurdico brasileiro. Relaciona-se com a teoria do desvio de poder/finalidade. Registre-se, consoante a ESAF, que o princpio da moralidade tem relao com a noo de costumes 22 e, para sua aplicao, demanda a compreenso do conceito de moral administrativa, o qual comporta juzos de valor bastante elsticos23. DICAS: No se confunde com o campo legal. Moral administrativa (jurdica) X moral comum. Improbidade administrativa (CF, art. 37, 4). CF, art. 85, V. Relao com a teoria do desvio de poder ou finalidade. Mecanismo de controle: Lei da Ao Popular (Lei 4.717/65).

22 23

Prova Auditor-Fiscal do Tesouro Municipal/Recife/2003-ESAF e Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual/RN/2005-ESAF. Prova Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual/RN/2005-ESAF.

DIREITO ADMINISTRATIVO

10

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.4 PRINCPIO DA PUBLICIDADE ATENO: o princpio da publicidade tema recorrente nas provas. Se a questo atribuir, de uma forma ou de outra, um carter absoluto a este princpio, ou a qualquer outro, deve ser considerada errada. A Carta Magna protege a publicidade administrativa e o conseqente conhecimento, pelo cidado, de informaes necessrias ao exerccio de seus direitos em diversos dispositivos. Vejamos: Art. 5.: XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: (...) b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; Art. 5.: LXXII - conceder-se- habeas-data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo Claro que em determinados casos o princpio da publicidade pode ser relativizado, quando o interesse pblico ou segurana assim justificar. A prpria CF/88 prev diversas excees. Vamos ver algumas, todas presentes no art. 5: Art. 5. ........................ XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; A publicidade surte os efeitos previstos somente se feita atravs de rgo oficial (imprensa oficial), que o jornal, pblico ou no, que se destina publicao de atos estatais. Dessa forma, no basta a mera notcia veiculada na imprensa (STF, RE 71.652). Contudo, nos Municpios que no dispem de Dirio Oficial, os atos so publicizados mediante sua afixao na sede da Prefeitura ou da Cmara dos Vereadores. Com a publicao, presume-se o conhecimento dos interessados em relao aos atos praticados e inicia-se o prazo para interposio de recurso, como tambm os prazos de decadncia e prescrio. Registre-se, ainda, com HELY LOPES, que a publicidade no elemento formativo do ato, mas sim requisito de eficcia e moralidade. Contudo, ensina o mesmo autor que as leis, atos e contratos

DIREITO ADMINISTRATIVO

11

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


administrativos que produzem consequncias jurdicas fora dos rgos que os emitem exigem publicidade para adquirirem validade universal, isto , perante terceiros. TEMAS ATUAIS SOBRE O PRNCPIO DA PUBLICIDADE: Lei da Transparncia (Lei 12.527, de 18/11/11): Regula o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do 3o do art. 37 e no 2o do art. 216 da Constituio Federal. Possibilidade de divulgao da remunerao bruta dos servidores, nominalmente, desde que no se revele o seu endereo residencial e os nmeros de CPF e CI (carteira de identidade). STF: SS 3902 AgR-segundo, Rel. Min. AYRES BRITTO, Pleno, j. 09/06/2011). DICAS: No absoluto. Comporta restries em nome da segurana do Estado e da sociedade. Principal meio de realizao consiste na publicao dos atos por meio da imprensa oficial. Dispensvel para os atos internos e obrigatria para atos de efeitos externos e para aqueles que oneram o errio. Relaciona-se, entre outras, com as garantias de habeas data, certido, petio.

FCC!!!
(FCC-ANA-JUD-TRE-AL-FEV-2010)24 A publicidade de ato administrativo que produz consequncias jurdicas fora do rgo que o emite (A) confere-lhe validade perante as partes e terceiros. (B) requisito de eficincia e impessoalidade. (C) convalida o ato, ainda que irregular. (D) elemento formativo do ato. (E) sempre necessria, no sendo admitido o sigilo.

ESAF 2012!!!
(ESAF - 2012 - MDIC - ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR)25 Determinado municpio da federao brasileira, visando dar cumprimento a sua estratgia organizacional, implantou o programa denominado Administrao Transparente. Uma das aes do referido programa consistiu na divulgao da remunerao bruta mensal, com o respectivo nome de cada servidor da municipalidade em stio eletrnico da internet. A partir da leitura do caso concreto acima narrado, assinale a opo que melhor exprima a posio do Supremo Tribunal Federal STF acerca do tema. a) A atuao do municpio encontra-se em consonncia com o princpio da publicidade administrativa. b) A atuao do municpio viola a segurana dos servidores. c) A atuao do municpio fere a intimidade dos servidores. d) A remunerao bruta mensal no um dado diretamente ligado funo pblica.
24 25

Gabarito: A Gabarito: A

DIREITO ADMINISTRATIVO

12

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


e) Em nome da transparncia, o municpio est autorizado a proceder a divulgao da remunerao bruta do servidor e do respectivo CPF.

ESAF!!!
(ESAF-AFC-STN-NOV-2008)26 O art. 37, caput, da Constituio Federal de 1988 previu expressamente alguns dos princpios da administrao pblica brasileira, quais sejam, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Consagra-se, com o princpio da publicidade, o dever de a administrao pblica atuar de maneira transparente e promover a mais ampla divulgao possvel de seus atos. Quanto aos instrumentos de garantia e s repercusses desse princpio, assinale a assertiva incorreta. a) Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. b) assegurada a todos a obteno de certides em reparties pblicas, para a defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. c) Da publicidade dos atos e programas dos rgos pblicos poder constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos, desde que tal iniciativa possua carter educativo. d) Cabe habeas data a fim de se assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constante de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. e) garantido ao usurio, na administrao pblica direta e indireta, na forma disciplinada por lei, o acesso a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observadas as garantias constitucionais de sigilo.

CESPE!!! 27
1(CESPE-TCNICO-CAIXA-SP-RJ-MAI-2010) (___) De acordo com o princpio da publicidade, todos os atos da administrao devem ser pblicos, no cabendo exceo aplicao desse princpio. 2(CESPE-AGENTE DE INTELIGNCIA-ABIN-OUT-2008) (___) Com base no princpio da publicidade, os atos internos da administrao pblica devem ser publicados no dirio oficial. 3(CESPE-ANALISTA JUD-ADM- STF-JUL-2008) (___) Nos municpios em que no exista imprensa oficial, admite-se a publicao dos atos por meio de afixao destes na sede da prefeitura ou da cmara de vereadores. 1.5 PRINCPIO DA EFICINCIA Revela dois aspectos distintos, um em relao atuao do agente pblico, outro em relao organizao, estruturao e disciplina da Administrao Pblica. Os agentes pblicos devem agir com rapidez, presteza, perfeio, rendimento. Importante tambm o aspecto econmico, que deve pautar as decises, levando-se em conta sempre a relao custo-benefcio. Saliente-se, inclusive, que, por fora do art. 41, 1., III, da CF, o

26 27

Gabarito: C Gabarito: 1.E; 2.E; 3.C

DIREITO ADMINISTRATIVO

13

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


servidor ineficiente, mesmo sendo estvel no servio pblico, poder perder o cargo na forma de lei complementar, a qual, todavia, ainda no foi produzida. Construir uma linha de distribuio eltrica em rua desabitada pode ser legal, seguir a Lei de Licitaes, mas no ser um investimento eficiente para a sociedade, que arca com os custos e no obtm o benefcio correspondente. ATENO: A eficincia NO justifica a prtica de um ato ilegal; no se sobrepe ao princpio da legalidade. Por fim, registre-se, conforme a ESAF, que o princpio constitucional da eficincia vincula-se noo de administrao pblica gerencial28.

MODELOS DE ADMINISTRAO PBLICA!!!


Os princpios estudados at aqui tm ntima relao com os modelos que a Administrao Pblica assumiu ao longo da histria (patrimonialista; burocrtica e gerencial). Sobre o tema, ensina o Prof. MANOEL ERHARDT29 que No Estado Absolutista, a coisa pblica confundia-se com a propriedade do soberano. Em conseqncia, no havia uma Administrao profissionalizada, os cargos e as funes pblicas eram distribudos como ddivas do monarca e no se estabeleciam as diferenas entre a res publica (patrimnio pblico) e a res principis (patrimnio do monarca). Tal modelo de Administrao, o patrimonialista. A Administrao Burocrtica se desenvolveu com a queda do absolutismo e adotou como caractersticas o formalismo, a submisso lei, o combate imoralidade. Instituiu mecanismos de proteo do interesse pblico contra a atuao dos prprios administradores, apresentando o predomnio de controles formais. Em relao matria, diz GUSTAVO BARCHET que a consagrao dos princpios da legalidade e da moralidade no regime jurdico-administrativo deu-se no contexto da denominada administrao burocrtica, calcada na imposio de severos controles atuao da Administrao, objetivando assegurar a prevalncia dos interesses pblicos e dos direitos fundamentais dos administrados. Os princpios da legalidade e da moralidade so, pois, dois dos princpios que sustentam toda essa concepo de administrao. Continuando ERHARDT afirma que A Administrao Gerencial desenvolveu-se a partir da segunda metade do sculo XX e procurou substituir a preocupao excessiva com os controles formais (controles de meio), pela implementao de controles de resultados. por isso que, tal modelo de Administrao, vinculado ao princpio da eficincia. GUSTAVO BARCHET, por sua vez, escreve que Modernamente, o enfoque da atuao administrativa volta-se para a maximao de seus resultados, dando-se especial relevo, nessa perspectiva, ao princpio da eficincia. Com isso, evidentemente, no ficam superados os princpios da legalidade e da moralidade, impondo-se, apenas, sua releitura frente s novas exigncias impostas Administrao, sintetizadas no conceito de administrao gerencial. Arremata o Professor MANOEL ERHARDT concluindo que Os princpios da legalidade e da moralidade esto na origem da Administrao Burocrtica, que surgiu como combate corrupo e ao nepotismo inerentes Administrao Patrimonialista. J a Administrao Gerencial, embora no deixando de lado os princpios da legalidade e da moralidade, surgiu implementando um novo conceito de
28 29

Prova de Procurador de Fortaleza/2002/ESAF. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Juiz Federal e Professor do Espao Jurdico, em Recife.

DIREITO ADMINISTRATIVO

14

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


controle das aes administrativas baseado primordialmente no princpio da eficincia, assumindo a administrao, portanto, um controle de resultados.

FCC!!!
(TRT-TEC-TRT1-ABR-2011)30 Analise as seguintes proposies, extradas dos ensinamentos dos respectivos Juristas Jos dos Santos Carvalho Filho e Celso Antnio Bandeira de Mello: I. O ncleo desse princpio a procura de produtividade e economicidade e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico, o que impe a execuo dos servios pblicos com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princpios da Administrao Pblica: (A) moralidade e legalidade. (B) eficincia e impessoalidade. (C) legalidade e publicidade. (D) eficincia e legalidade. (E) legalidade e moralidade. DICAS: PRINCPIO DA EFICINCIA O agente pblico deve atuar com presteza, perfeio e rendimento funcional. A eficincia jamais justifica a prtica de um ato ilegal. Relaciona-se com o modelo gerencial de administrao pblica. Relaciona-se com o contrato de gesto (art. 37, 8) e com a exigncia de avaliao especial de desempenho para fins de aquisio da estabilidade (CF, 41, 4).

30

Gabarito:B

DIREITO ADMINISTRATIVO

15

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.6 SMULA VINCULANTE N 13 Considerando que a Snula Vinculante n 13/STF reflete a aplicao efetiva dos princpios constitucionais que acabamos de estudar, faremos a seguir uma anlise minuciosa do seu contedo.

SMULA VINCULANTE N 13 DO STF (ANTINEPOTISMO)


A NOMEAO DE CNJUGE, COMPANHEIRO OU PARENTE EM LINHA RETA, COLATERAL OU POR AFINIDADE, AT O TERCEIRO GRAU, INCLUSIVE, DA AUTORIDADE NOMEANTE OU DE SERVIDOR DA MESMA PESSOA JURDICA INVESTIDO EM CARGO DE DIREO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PARA O EXERCCIO DE CARGO EM COMISSO OU DE CONFIANA OU, AINDA, DE FUNO GRATIFICADA NA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA EM QUALQUER DOS PODERES DA UNIO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICPIOS, COMPREENDIDO O AJUSTE MEDIANTE DESIGNAES RECPROCAS, VIOLA A CONSTITUIO FEDERAL. (STF, Smula Vinculante n 13, DO 29/8/2008)

DICAS: SMULA VINCULANTE 13 Principais PRINCPIOS VIOLADOS com o nepotismo: MORALIDADE, IMPESSOALIDADE, ISONOMIA E EFICINCIA. Veda, alm do nepotismo direto (da autoridade nomeante), o nepotismo cruzado/transverso (ajuste mediante designaes recprocas). A vedao decorre diretamente da CF, dispensando a existncia de lei formal neste sentido. A nomeao de primos (parente de 4 grau) permitida. A nomeao de cnjuges e parentes para cargos polticos (ex.: Ministros e Secretrios de Estado) no vedada pela smula. O cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas, segundo o STF (Rcl 6702 MC-AgR, j. 04/03/2009), tem natureza administrativa, e no poltica, logo no poder haver a nomeao de parentes para o referido cargo.

QUESTES - SMULA VINCULANTE N 13!!!31 CESPE 2013!!!


(CESPE - 2013 - DPE-RR - DEFENSOR PBLICO) Considerando os princpios aplicveis administrao pblica e a jurisprudncia do STF, assinale 1 (___) Caso o presidente de autarquia estadual pretenda nomear seu sobrinho para o cargo de diretor administrativo dessa entidade, no haver bice jurdico para a nomeao, j que a vedao ao nepotismo depende da edio de lei formal. (CESPE-ADVOGADO DA UNIO-AGU-FEV-2009) Ora, um Estado funcionalmente eficiente demanda um Direito Pblico que privilegie, por sua vez, a funcionalidade. Um Direito Pblico orientado por uma teoria funcional da eficincia.
31

Gabarito: 1. E; 2.C; 3.C; 4.C; 5.C; 6.E

DIREITO ADMINISTRATIVO

16

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


(...) A administrao privada sabidamente livre para perseguir as respectivas finalidades a que se proponha e, assim, a falta de resultados no traz repercusses outras que as decorrentes das avenas privadas, como ocorre, por exemplo, nas relaes societrias. Distintamente, a administrao pblica est necessariamente vinculada ao cumprimento da Constituio e, por isso, os resultados devem ser alcanados, de modo que se no o forem, salvo cabal motivao da impossibilidade superveniente, est-se diante de uma violao praticada pelo gestor pblico, pois aqui existe relevncia poltica a ser considerada.
Diogo de Figueiredo Moreira Neto. Quatro paradigmas do direito administrativo ps-moderno. Belo Horizonte: Ed. Frum, 2008, p. 110-11 (com adaptaes).

Considerando o texto acima e com base nos princpios que regem a administrao pblica, julgue os prximos itens. 2 Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. 3 Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. (CESPE-ADVOGADO DA UNIO-AGU-FEV-2009) Com relao aos preceitos constitucionais aplicveis administrao pblica, julgue os prximos itens. 4 Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. (CESPE-CONHEC_BSICOS- MINISTRIO DOS ESPORTES-NOV-2008) Acerca administrao pblica e dos princpios constitucionais que a regem, julgue os itens seguintes. da

5 A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica federal direta e indireta viola a CF. (FCC-PROMOTOR-MP-CE-JAN-2009) Consoante a disciplina constitucional e jurisprudencial relativa aos servidores pblicos, 6 ( ) viola a Constituio Federal a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o quarto grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas.

DIREITO ADMINISTRATIVO

17

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


CELSO ANTNIO BANDEIRA anteriormente, outros princpios, a saber:
DE

MELLO elenca, alm dos princpios constitucionais vistos

princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado; princpio da finalidade princpio da razoabilidade princpio da proporcionalidade princpio da motivao princpio do devido processo legal e ampla defesa princpio do controle judicial dos atos administrativos princpio da responsabilidade do Estado por atos administrativos princpio da segurana jurdica

Vale lembrar, tambm, que a Lei n 9.784/99 que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal prev, em seu art. 2, caput, como princpios de observncia obrigatria os arrolados a seguir: legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico, eficincia.

QUESTO!!!
(CESGRANRIO-ESPECIALISTA-DIREITO-ANP-MAR-2008) 32 Pode-se considerar como parte de um quadro principiolgico, em relao aos processos administrativos, no mbito da Unio, os princpios constitucionais expressos e os princpios especficos, previstos legalmente. So eles: (A) segurana jurdica, motivo, interesse pblico, contraditrio, impessoalidade, ampla defesa, moralidade, finalidade, eficincia, legalidade, razoabilidade, publicidade, motivao, proporcionalidade. (B) interesse pblico, finalidade, proporcionalidade, legalidade, eficincia, moralidade, ampla defesa, motivao, contraditrio, publicidade, transparncia, segurana jurdica, razoabilidade, impessoalidade. (C) legalidade, organizao, impessoalidade, razoabilidade, eficincia, publicidade, proporcionalidade, contraditrio, moralidade, segurana jurdica, motivo, finalidade, ampla defesa, motivao. (D) publicidade, finalidade, ampla defesa, motivao, razoabilidade, moralidade, proporcionalidade, impessoalidade, contraditrio, legalidade, segurana jurdica, interesse pblico, eficincia. (E) publicidade, contraditrio, proporcionalidade, finalidade, legalidade, duplo grau de jurisdio, impessoalidade, motivao, interesse pblico, ampla defesa, moralidade, segurana jurdica, eficincia. 1.7 PRINCPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO So as pedras de toque do regime jurdico-administrativo (Celso Antnio). Os demais princpios decorrem deles dois. Constituem o binmio ou bipolaridade do Direito Administrativo. Supremacia do interesse pblico sobre o privado prerrogativas Indisponibilidade do interesse pblico restries/sujeies

32

Gabarito: D

DIREITO ADMINISTRATIVO

18

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


FCC 2012!!!
(FCC - 2012 - TJ-RJ - Comissrio da Infncia e da Juventude)33 O princpio da supremacia do interesse pblico a) informa toda a atuao da Administrao Pblica e se sobrepe a todos os demais princpios e a todo e qualquer interesse individual. b) est presente na elaborao da lei e no exerccio da funo administrativa, esta que sempre deve visar ao interesse pblico. c) informa toda a atuao da Administrao Pblica, recomendando, ainda que excepcionalmente, o descumprimento de norma legal, desde que se comprove que o interesse pblico restar melhor atendido. d) traduz-se no poder da Administrao Pblica de se sobrepor discricionariamente sobre os interesses individuais, dispensando a adoo de formalidades legalmente previstas. e) est presente na atuao da Administrao Pblica e se consubstancia na presuno de veracidade dos atos praticados pelo Poder Pblico.

CESPE 2013!!!
(CESPE-ADVOGADO-TELEBRAS-2013)34 O regime jurdico-administrativo pauta-se sobre os princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e o da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao, ou seja, erige-se sobre o binmio prerrogativas da administrao direitos dos administrados. (CESPE - 2013 - TRT - 10 R-DF e TO - Analista Judicirio - rea Judiciria)35 O princpio da supremacia do interesse pblico , ao mesmo tempo, base e objetivo maior do direito administrativo, no comportando, por isso, limites ou relativizaes. (CESPE - 2012 - PC-AL - Agente de Polcia)36 A supremacia do interesse pblico sobre o privado e a indisponibilidade do interesse pblico se constituem em supraprincpios, que refletem a dualidade existente no exerccio da funo administrativa. (CESPE-MDICO-INSS-MAR-2010)37 O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao.

ESAF!!!
(ESAF-AFRFB-2003) 38 O estudo do regime jurdico-administrativo tem em Celso Antnio Bandeira de Mello o seu principal autor e formulador. Para o citado jurista, o regime jurdico-administrativo construdo, fundamentalmente, sobre dois princpios bsicos, dos quais os demais decorrem. Para ele, estes princpios so:

33 34

Gabarito: B Gabarito: C 35 Gabarito: E 36 Gabarito: C 37 Gabarito: C 38 Gabarito: A

DIREITO ADMINISTRATIVO

19

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


a) indisponibilidade do interesse pblico pela Administrao e supremacia do interesse pblico sobre o particular. b) legalidade e supremacia do interesse pblico. c) igualdade dos administrados em face da Administrao e controle jurisdicional dos atos administrativos. d) obrigatoriedade do desempenho da atividade pblica e finalidade pblica dos atos da Administrao. e) legalidade e finalidade. 1.8 PRINCPIO DA PRESUNO DE LEGITIMIDADE OU DE VERACIDADE Presuno relativa (juris tantum): admite prova em contrrio. Existe em todo e qualquer ato, de qualquer categoria e espcie, independentemente de norma legal que a estabelea (Hely Lopes). Consequncias: * o ato administrativo ilegal produz os mesmos efeitos de um ato legal * ao Poder Judicirio vedado apreciar ex officio a validade do ato * inverso do nus da prova 1.9 PRINCPIO DA CONTINUIDADE O Estado deve prestar servios pblicos para atender s necessidades da coletividade. Essa prestao no pode parar, pois os desejos do povo so contnuos. Registre-se, no entanto, a possibilidade de interrupo, de acordo com o 3., art. 6., da Lei 8.987/95: Art. 6.: 3o No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. O princpio da continuidade fundamenta os institutos da delegao e avocao de competncia e a existncia de substitutos, que exeram as funes pblicas quando temporariamente vagas. Outrossim, no campo dos contratos administrativos, podemos ver que esse princpio se faz notar: 1. imposio de prazos rgidos aos contratantes; 2. aquele que contrata com a Administrao Pblica no pode invocar integralmente a exceptio non adimpleti contractus (exceo de contrato no cumprido - arts. 476, CC39), ou seja, ainda que no receba o pagamento devido, deve continuar prestando o servio (em regra por at 90 dias art. 78, XV, Lei n 8.666/9340).
39

Art. 476 do Cdigo Civil-CC: Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, p ode exigir o implemento da do outro. 40 Art. 78. Constituem motivo para resciso do contrato:

DIREITO ADMINISTRATIVO

20

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Tambm no poder o contratado suspender o cumprimento das suas obrigaes, salvo a hiptese dos incs. XIV e XV, art. 78, da Lei 8.666/9341. 3. possibilidade da encampao da concesso de servio pblico; 4. adoo da teoria da impreviso.

FCC 2013!!!
(FCC-ANA_ADM-TRT 18R-2013)42 O princpio da continuidade dos servios pblicos (A) aplica-se aos servios pblicos prprios e aos imprprios, diante da essencialidade de sua prestao, considerando-se a natureza estrita de servio pblico que detm. (B) aplica-se somente aos servios pblicos concedidos ou permitidos, tendo em vista que a delegao no constitui instrumento formal de transferncia da execuo a terceiros. (C) fundamenta a atribuio de prerrogativas Administrao, incluindo, dentre outras, a possibilidade de alterao contratual, encampao e uso compulsrio de bens da contratada vinculados prestao do servio. (D) sinnimo do princpio da mutabilidade do regime jurdico de prestao de servios, tendo em vista que no existe direito adquirido a um especfico regime jurdico, salvo no que se refere ao equilbrio econmico-financeiro, que impede a reduo dos valores dos contratos. (E) impede a suspenso ou a interrupo do contrato de prestao de servios, cuja execuo deve prosseguir, independentemente do ajuizamento de medida judicial para exigir eventual adimplncia da Administrao.

ESAF 2012!!!
(ESAF-CGU-2012)43 A impossibilidade de o particular prestador de servio pblico por delegao interromper sua prestao restrio que decorre do seguinte princpio: a) Legalidade. b) Autotutela. c) Proporcionalidade. d) Continuidade do Servio Pblico. e) Moralidade. Por fora desse princpio, h limitaes ao exerccio do direito de greve dos servidores pblicos (art. 37, VII, CF/88) e vedao aos militares (art. 142, 3, IV, CF/88).

XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao; 41 XIV - a suspenso de sua execuo, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspenses que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatrio de indenizaes pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizaes e mobilizaes e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspenso do cumprimento das obrigaes assu midas at que seja normalizada a situao; 42 Gabarito preliminar: C 43 Gabarito: D

DIREITO ADMINISTRATIVO

21

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


ATENO!!! STF E O DIREITO DE GREVE!!!

Atente-se para a mudana de posicionamento do STF, nos processos

MI 670, MI 708 e MI 712, a respeito da eficcia do mandado de injuno e do exerccio do direito de greve pelos servidores pblicos civis, no sentido de, reconhecendo a falta de norma regulamentadora do direito de greve no servio pblico, remover o obstculo criado por essa omisso e, supletivamente, tornar vivel o exerccio do direito consagrado no artigo 37, VII da Constituio do Brasil. O STF, no julgamento ocorrido em outubro/2007, props a soluo para a omisso legislativa com a aplicao da Lei n 7.783, de 28/06/89 (lei que regula a greve no setor privado), no que couber.

QUESTES!!! DIREITO DE GREVE!!!! 44


(CESPE-ANALISTA JUD.-MANDADOS-TJDFT-MAR/2008) No que se refere ao direito de greve dos servidores pblicos, julgue os itens a seguir. 1 Em relao ao direito de greve dos servidores pblicos, existe uma antiga omisso legislativa, pois at o presente momento no foi editada a lei mencionada pela Constituio Federal que deveria regulamentar tal direito. 2 O direito de greve do servidor pblico foi reconhecido por preceito constitucional de eficcia contida. 3 Atualmente, as regras aplicveis aos trabalhadores da iniciativa privada quanto paralisao dos servios essenciais devem servir para nortear o exerccio do direito de greve pelos servidores pblicos. Julgue os itens abaixo: 4. (CESPE-TCNICO TCU-SET-2007) A norma constitucional que concede aos servidores pblicos civis o direito de greve uma norma de eficcia limitada. 5. (CESPE-PROCURADOR MUNICIPAL-VITRIA-JUN-2007) O direito de greve do empregado pblico deve ser exercido nos termos e limites de lei complementar. 6. (CESPE-AGENTE TCNICO JURDICO-MPE-AM-2008) O direito de greve de servidor pblico ainda no foi devidamente regulamentado. Sendo assim, segundo entendimento do STF, aos casos de greve desses servidores devem ser aplicadas, no que couber, as mesmas normas do exerccio do direito de greve da iniciativa privada. 7. (CESPE-PROCURADOR-AL-JAN-2009) Com relao ao direito de greve, assinale a opo correta. A) A lei que regula o direito de greve dos empregados regidos pela CLT integralmente aplicvel aos policiais civis e militares. O direito de greve dessas categorias assegurado, desde que mantido o efetivo de 30% dos policiais nas ruas. B) A CF veda, de forma expressa, a realizao de greve pelos policiais civis e militares.

44

Gabarito: 1.C; 2.E; 3.C; 4.C; 5.E; 6.C; 7.N ( O gabarito preliminar foi C. Aps os recursos, o CESPE anulou o item com seguinte justificativa: QUESTO 6 anulada. No existe resposta para a questo, uma vez que a opo apontada como certa pelo gabarito oficial preliminar contm equvoco: no est sendo questionado nos tribunais superiores o direito de greve dos militares, mesmo porque a estes vedado pela CF/88 esse direito. Apenas se discute nos tribunais o direito de greve dos policiais civis.

DIREITO ADMINISTRATIVO

22

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


C) O direito de greve dos policiais civis e militares questionado nos tribunais superiores em razo de a atividade por eles desenvolvida ser considerada essencial. Alm disso, assim como os militares das foras armadas, os policiais fazem parte dos chamados grupos armados. D) s polcias militares, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais. E) s polcias civis cabem as funes de polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica; aos corpos de bombeiros militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil.

STF: GREVE EM ESTGIO PROBATRIO!!!


04/02/2010 - Segundo o STF, norma alagoana que pune servidor em estgio probatrio envolvido em greve inconstitucional (ADI 3235). Gilmar Mendes votou pela procedncia da ao. Segundo o presidente da Corte, no existe, na Constituio Federal, base para que se faa esse distinguishing (distino) entre servidores e servidores em estgio probatrio em funo de movimentos grevistas. O ministro citou ainda as decises da Corte em diversos mandados de injuno em que o Plenrio analisou o direito de greve dos servidores pblicos.

QUESTO!!! GREVE E ESTGIO PROBATRIO!!!


(CESPE-PROCURADOR-AGU-MAR-2010)45 No que concerne aos agentes pblicos, julgue os itens subsequentes. (___) constitucional o decreto editado por chefe do Poder Executivo de unidade da Federao que determine a exonerao imediata de servidor pblico em estgio probatrio, caso fique comprovada a participao deste na paralisao do servio, a ttulo de greve.

ESAF!!!
(ESAF/TRF/1998) - O princpio da continuidade do servio pblico acarreta as seguintes conseqncias, exceto: a) restries ao direito de greve. b) aplicabilidade da exceo do contrato no cumprido contra a Administrao, por atrasos superiores a trinta dias. c) possibilidade do instituto da delegao de competncia. d) previso de prazos rgidos para os contratantes com a Administrao. e) clusulas de privilgio para a Administrao na execuo do contrato administrativo.

45

Gabarito: E

DIREITO ADMINISTRATIVO

23

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


QUESTO!!!
(CESPE-CONTADOR-MP-RR-JUN-2008)46 A respeito da administrao pblica e de seus princpios, julgue os itens (___) Segundo o princpio da continuidade do servio pblico, os rgos da administrao pblica so estruturados de forma a criar uma relao de coordenao e subordinao entre eles, cada qual com suas atribuies previstas em lei. 1.10 PRINCPIO DA HIERARQUIA Os rgos da Administrao Pblica devem ser estruturados de forma tal que haja uma relao de coordenao e subordinao entre eles, cada um titular de atribuies definidas na lei. Como conseqncia desse princpio, surge a possibilidade de reviso de atos dos subordinados, delegao e avocao de atribuies e aplicao penalidades. Do ponto de vista do subordinado, h o dever de obedincia (Lei 8.112/90, art. 116, IV). Inclui o poder de escalonar e distribuir as funes internamente. Atente-se que, por fora do art. 13, da Lei 9.784/99, (1) a edio de atos de carter normativo; (2) a deciso de recursos administrativos e (3) matrias de competncia exclusiva no admitem delegao de competncia (art. 13, L. 9.784/99). Essa relao hierrquica s existe nas atividades administrativas, no nas legislativas nem judiciais. Neste sentido, ensina ZANELLA que Nos Poderes Judicirio e Legislativo no existe hierarquia no sentido de relao de coordenao e subordinao, no que diz respeito s suas funes institucionais. No primeiro, h uma distribuio de competncias entre instncias, mas uma funcionando com independncia em relao outra; o juiz da instncia superior no pode substituir-se ao da instncia inferior, nem dar ordens ou revogar e anular os atos por este praticados. No Legislativo, a distribuio de competncias entre Cmara e Senado tambm se faz de forma que haja absoluta independncia funcional entre uma e outra Casa do Congresso. Da mesma forma, HELY LOPES afirma que Hierarquia a relao de subordinao existente entre os vrios rgos e agentes do Executivo, com a distribuio de funes e a gradao da autoridade de cada um. Dessa conceituao resulta que no h hierarquia no Judicirio e no Legislativo, nas suas funes prprias, pois ela privativa da funo executiva, como elemento tpico da organizao e ordenao dos servios administrativos. 1.11 PRINCPIO DA AUTOTUTELA E DA TUTELA Consiste, basicamente, no poder da Administrao rever seus prprios atos. Smula 346/STF: A Administrao Publica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Smula 473/STF: A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por

46

Gabarito: B

DIREITO ADMINISTRATIVO

24

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Poder de zelar por seus bens, conservando-os adequadamente (Maria Sylvia Zanella). ATENO: Princpio da Autotutela Princpio da Tutela ou Controle (controle exercido pela adm. direta sobre a indireta; superviso ministerial; controle finalstico).

FCC 2013!!!
(FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados)47 A propsito dos princpios que informam a atuao da Administrao pblica tem-se que o princpio da a) eficincia e o princpio da legalidade podem ser excludentes, razo pela qual cabe ao administrador a opo de escolha dentre eles, de acordo com o caso concreto. b) tutela permite que a administrao pblica exera, em algum grau e medida, controle sobre as autarquias que instituir, para garantia da observncia de suas finalidades institucionais. c) autotutela permite o controle dos atos praticados pelos entes que integram a administrao indireta, inclusive consrcios pblicos. d) supremacia do interesse pblico e o princpio da legalidade podem ser excludentes, devendo, em eventual conflito, prevalecer o primeiro, por sobrepor-se a todos os demais. e) publicidade est implcito na atuao da administrao, uma vez que no consta da constituio federal, mas deve ser respeitado nas mesmas condies que os demais.

(CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito)48 Caso se verifique, durante a realizao de um concurso pblico, a utilizao, por candidatos, de mtodos fraudulentos para a obteno das respostas corretas das provas, a administrao pblica poder anular o concurso embasada diretamente no princpio da a) segurana jurdica. b) autotutela. c) transparncia. d) eficincia. e) supremacia do interesse pblico.

CESPE 2013!!!

ESAF 2012!!! 49
1(ESAF - 2012 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal) A Smula n. 473 do Supremo Tribunal Federal STF enuncia: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Por meio da Smula n. 473, o STF consagrou a) a autotutela.
47 48

Gabarito: B Gabarito: B 49 Gabarito: 1. A; 2.C

DIREITO ADMINISTRATIVO

25

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


b) a eficincia. c) a publicidade. d) a impessoalidade. e) a legalidade. 2(ESAF-CGU-2012) O princpio que instrumentaliza a Administrao para a reviso de seus prprios atos, consubstanciando um meio adicional de controle da sua atuao e, no que toca ao controle de legalidade, representando potencial reduo do congestionamento do Poder Judicirio, denomina-se a) Razoabilidade. b) Proporcionalidade. c) Autotutela. d) Eficincia. e) Eficcia. 1.12 PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE-RAZOABILIDADE princpio implcito na CF (art. 5, LIV50).

CESPE!!!
(CESPE-ANALISTA JUD.-ADM-STF-JUL-2008)51 Os proporcionalidade esto previstos de forma expressa na CF. princpios da razoabilidade e da

O princpio da proporcionalidade composto por trs subprincpios: adequao (utilidade); necessidade (exigibilidade) e proporcionalidade em sentido estrito. Vejamos, sucintamente, o que significa cada um deles. O subprincpio da adequao (utilidade) liga-se possibilidade do meio escolhido contribuir para a obteno do resultado pretendido. Na lio da Professora SUZANA DE BARROS TOLEDO, a adequao dos meios aos fins traduz-se em uma exigncia de que qualquer medida restritiva deve ser idnea a consecuo da finalidade perseguida, pois, se no for apta para tanto, h de ser considerada inconstitucional. Pelo subprincpio da necessidade (ou exigibilidade), por sua vez, necessrio que a medida restritiva seja indispensvel para a defesa de determinado direito fundamental e que no possa ser substituda por outra igualmente eficaz, porm menos gravosa. Para que determinada medida possa ser considerada desnecessria ou inexigvel, torna-se importante demonstrar a existncia de outra medida menos gravosa e concomitantemente apta para lograr o mesmo ou um melhor resultado. Foroso concluir que a necessidade traz em si o requisito da adequao, pois s h de se falar em exigibilidade se o meio empregado pelo legislador for idneo consecuo52 do fim constitucional. Um juzo de adequao e necessidade muitas vezes no suficiente para se determinar a justia da medida restritiva adotada em determinada situao, posto que dela pode resultar uma sobrecarga ao atingido, o que no se compadece com a noo de justa medida. O subprincpio da proporcionalidade
50

CF, Art. 5: LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; 51 Gabarito: E 52 Conseguimento.

DIREITO ADMINISTRATIVO

26

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


em sentido estrito, pois, complementar aos demais, serve justamente para indicar se o meio utilizado encontra-se em razovel proporo com o fim perseguido. Ou seja, faz-se uma anlise da relao custo/benefcio; coloca-se em um dos pratos da balana as vantagens obtidas com a conduta adotada pela Administrao Pblica e no outro prato as desvantagens geradas pela mesma conduta; se o resultado for positivo (vantagens maiores que desvantagens) ento poder entender como proporcional/razovel a atuao administrativa. Em obedincia a esse mandamento, as decises tm de ser fundamentadas adequadamente, os fatos relevantes devem ser levados em conta, e devem, sobretudo, guardar proporo entre os meios e o fim a que se destina. Pelo critrio da razoabilidade que se busca a melhor maneira de concretizar a utilidade pblica postulada pela norma; a congruncia lgica entre as situaes postas e decises administrativas. Entre os exemplos da observncia desse princpio, destaco a gradao da aplicao de penalidade de suspenso a um servidor faltoso. A Lei n 8.112/90 estabelece que o prazo de suspenso ser de no mximo 90 dias, porm, cabe ao aplicador da sano gradu-lo de acordo com a falta, pautado no princpio da razoabilidade. princpio explcito na Lei n 9.784/99: Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia O princpio da proporcionalidade pode ser percebido, ainda, no art. 2, pargrafo nico, VI, VIII e IX, da Lei n 9.784/99: Art. 2 ... Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados. Critrio prtico muito til para verificar se no caso concreto houve ou no ofensa ao princpio da proporcionalidade verificar se houve, por parte da Administrao Pblica, um excesso. Neste nterim, foroso lembrar que o princpio da proporcionalidade tambm conhecido como princpio da proibio de excesso. LUS ROBERTO BARROSO ensina que o princpio da razoabilidade um mecanismo para controlar a discricionariedade legislativa e administrativa. Ele permite ao Judicirio invalidar atos legislativos ou administrativos quando:

DIREITO ADMINISTRATIVO

27

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


a) no haja adequao entre o fim perseguido e o meio empregado; b) a medida no seja exigvel ou necessria, havendo caminho alternativo para chegar ao mesmo resultado com menor nus a um direito individual; c) no haja proporcionalidade em sentido estrito, ou seja, o que se perde com a medida tem maior relevo do que aquilo que se ganha. Cobrado em diversos concursos, esse princpio ganhou status ao ser inserido na Constituio do Estado de So Paulo (art. 111), bem como ao ser citado em diversos julgados do STF e do STJ. Veja abaixo duas decises do STJ que aplicaram o princpio da proporcionalidade, a primeira referente ao tema concurso pblico e a segunda sobre licitao: I Se o e. Tribunal de origem, reconhecendo a legalidade e validade da exigncia do exame mdico previsto no edital do Concurso Pblico para ingresso no Curso de Formao de Soldados da Polcia Militar do DF, bem como a deficincia visual do candidato, entendeu, entretanto, que o mesmo no poderia ter sido reprovado do certame apenas por no possuir acuidade visual, porquanto imperfeio perfeitamente curvel, no h que se falar em violao aos arts. 333 do CPC e 11 da Lei n 7.289/84, principalmente porque a questo foi decidida levando-se em considerao os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. (REsp 485800/DF, 5. T STJ, Rel. Min. Felix Fisher, DJ 28/04/2003, p. 259) RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. TOMADA DE PREOS. IMPETRAO QUE SE FUNDA EM PRETENSA INSUFICINCIA TCNICA DA EMPRESA VENCEDORA. CONTRATO EM ANDAMENTO, COM DESEMPENHO SATISFATRIO. PREVALNCIA DO INTERESSE PBLICO. 1. Verificao de que a empresa vitoriosa na tomada de preos cumpriu integralmente o contrato, satisfazendo as obrigaes adimplidas e, via de conseqncia, o interesse pblico, tendo-se passados mais de trs anos desde a assinatura da avena, com a efetiva entrega dos equipamentos contratados, bem como a correta prestao de assistncia tcnica, refletindo, a situao, caractersticas de fato consumado. 2. No sensato, a essa altura, infligir prejuzo recorrida, com fulcro em excessiva formalidade, ou mesmo, no rigor da lei, fazendo com que perca o tempo dedicado e o aproveitamento obtido. Tal acabaria por vulnerar o princpio da proporcionalidade, esvaziando, per se, a pretenso aqui deduzida. (...) 4. No se pode perder de vista que a licitao instrumento posto disposio da Administrao Pblica para a seleo da proposta mais vantajosa. Portanto, selecionada esta e observadas as fases do procedimento, prescinde-se do puro e simples formalismo, invocado aqui para favorecer interesse particular, contrrio vocao pblica que deve guiar a atividade do administrador. (RMS 12210/SP, 1. T STJ, Rel. Min. Jos Delgado, DJ 18/03/2002, p. 174)

FCC !!!53
1(FCC-ANA_ADM-TRF1R-MAR-2011) Carlos, auditor fiscal do tesouro nacional, ao preencher incorretamente documento de arrecadao do tesouro, causou prejuzo ao fisco na ordem de trinta reais. Tal fato acarretou sua demisso do servio pblico. Em razo disso, postulou no Judicirio a anulao da pena, o que foi acolhido pelos seguintes fundamentos: o servidor procurou regularizar o erro, buscando recolher aos cofres pblicos a quantia inferior recolhida; sua ficha funcional boa e no desabona sua
53

Gabarito: 1. D; 2.C

DIREITO ADMINISTRATIVO

28

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


atuao; a quantia inferior recolhida irrisria; a pena de demisso ato extremo que deve ser efetivado apenas em casos gravssimos. O exemplo citado refere-se ao restabelecimento dos princpios, que devem sempre nortear a atuao da Administrao Pblica: (A) moralidade e impessoalidade. (B) eficincia e motivao. (C) motivao e moralidade. (D) razoabilidade e proporcionalidade. (E) probidade e eficincia. 2(FCC-ANA_ADM-TRE-AP-JUN-2011) O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito: Este princpio enuncia a ideia de que as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade correspondentes ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. Trata-se do princpio da (A) moralidade. (B) eficincia. (C) proporcionalidade. (D) impessoalidade. (E) legalidade.

CESPE!!!
(CESPE-ADMINISTRADOR-MS-JAN-2010)54 A respeito dos princpios constitucionais que orientam a administrao pblica, julgue os prximos itens. (___) Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora no estejam previstos no texto constitucional, encontram aplicao em sede administrativa, especialmente no controle de atos discricionrios que impliquem restrio a direito dos administrados ou imposio de sanes administrativas. (CESPE-AGENTE TC.ANA. BANCO DE DADOS-MP-AM-JAN-2008)55 (____) O uso de algemas em um cidado pacato, de bons antecedentes, que no oferece nenhum risco para a sociedade, preso em razo de atraso de prestao alimentcia, fere o princpio da proporcionalidade e da razoabilidade.

54 55

Gabarito: C Gabarito: C

DIREITO ADMINISTRATIVO

29

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


ESAF!!!
(ESAF-APO-MPOG-FEV-2010)56 A observncia da adequao e da exigibilidade, por parte do agente pblico, constitui fundamento do seguinte princpio da Administrao Pblica: a) Publicidade. b) Moralidade. c) Legalidade. d) Proporcionalidade. e) Impessoalidade. 1.13 PRINCPIO DA MOTIVAO A Administrao Pblica ao praticar um ato administrativo est, em regra, obrigada a indicar as razes de fato e de direito que o fundamentam. Registre-se que a motivao no princpio constitucional explcito na CF para toda a Administrao, contudo o art. 93, inc. X, da CF, prescreve que: Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: X - as decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros; E, por sua vez, o art. 129, 4, da CF, prescreve que: Art. 129................. 4 Aplica-se ao Ministrio Pblico, no que couber, o disposto no art. 93. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Sendo assim, podemos concluir que em relao s decises administrativas dos tribunais e do Ministrio Pblico, a motivao requisito explcito no texto constitucional. Em relao s demais decises da Administrao Pblica, seria um requisito constitucional implcito. O STF j decidiu, no entanto, que a motivao necessria, em regra, em todo e qualquer ato administrativo57. Ela ter detalhamento maior ou menor conforme o ato seja vinculado ou discricionrio, porm, no se admite mais que este seja imotivado, como parte da doutrina clssica defendia. Pode ser feita de forma concomitante ou prvia, no se admitindo a motivao posterior (a posteriori). Princpio explcito na Lei 9.784/99, que prev em seus arts. 2, caput, pargrafo nico, VII e 50, que: Art. 2 ...motivao... Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de:
56 57

Gabarito: D STF, MS 20012/DF, Rel. Min. Aliomar Baleeiro, Tribunal Pleno, j. 11/12/1974.

DIREITO ADMINISTRATIVO

30

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso. Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. 1. A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. A motivao feita na forma do art. 50, 1, da Lei 9.784/99, supratranscrito, denomina-se pela doutrina (HLM) motivao aliunde. Outrossim, como pode ser observado acima, constam situaes em que a motivao obrigatria. Esses incisos podem estar relacionados a atos vinculados ou discricionrios, o que refora a interpretao de que em ambos a motivao necessria. Outrossim, se a lei indica expressamente os atos que exigem motivao, ento o legislador admitiu, ainda que implicitamente, a existncia de atos que dispensam a motivao. Como observam MARCELO ALEXANDRINO e VICENTE PAULO, para a doutrina tradicional, os atos vinculados sempre devem ser motivados e o motivo apontado como justificador e determinante de sua prtica deve ser exatamente o previsto na lei. Os discricionrios devem ser, de regra, motivados, visto que existem algumas poucas excees de dispensa da motivao. Um dos melhores exemplos o caso de nomeao e exonerao ad nutum de servidor ocupante de cargo em comisso (cargo de confiana), onde no se exige a motivao. Neste caso, ganha importncia a Teoria dos Motivos Determinantes. Quando for motivado ato que, em princpio, estava dispensado (ou no) dessa motivao, o mesmo fica vinculado ao motivo expressado. Assim, se o motivo inexistente, ou no justifica adequadamente o ato, este pode vir a ser anulado pelo Judicirio, como no caso da exonerao ad nutum, motivada, se ficar provado que o motivo referido no existiu. Assim, o motivo declarado fica vinculado ao ato, o que no quer dizer que transformou o ato discricionrio em vinculado: apenas o motivo deve ser legtimo para que o ato tambm o seja. JOS DOS SANTOS CARVALHO FILHO fornece outro exemplo da aplicao da Teoria do Motivos Determinantes: se um servidor requer suas frias para determinado ms, pode o chefe da repartio indeferi-las sem deixar expresso no ato o motivo; se, todavia, indefere o pedido sob a alegao de que h falta de pessoal na repartio, e o interessado prova que, ao contrrio, h excesso, o ato estar viciado no motivo. Vale dizer: ter havido incompatibilidade entre o motivo expresso no ato e a realidade ftica; esta no se coaduna com o motivo determinante.
DIREITO ADMINISTRATIVO

31

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


MOTIVAO MOTIVO No devemos esquecer que a motivao no se confunde com os motivos do ato administrativo. Motivo a situao de fato ou de direito que autoriza ou determina a edio do ato administrativo. Motivao a explanao ou exteriorizao do motivo. So os considerandos do ato. 1.14 PRINCPIO DA IGUALDADE Diz a CF, no art. 5, caput, que, sem distino de qualquer natureza, todos so iguais perante a lei. O inc. I, por sua vez, estabelece que homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio. No deve ser entendido em termos absolutos, visto que a Administrao Pblica pode tratar os administrados de forma diferente na medida de suas desigualdades. Importante papel exerce o princpio da proporcionalidade-razoabilidade na aferio da constitucionalidade do fator de discrmen (exs.: a altura, o sexo, a idade). Vale salientar, conforme DIGENES GASPARINI, que a licitao (CF, art. 37, XXI) e o concurso pblico (CF, art. 37, II) so os mais importantes instrumentos de viabilizao do princpio da igualdade ou isonomia. No pode ser utilizado como fundamento para a extenso de um tratamento ilegal dado a uma pessoa para outra (ex.: concesso de um benefcio irregularmente concedido para um servidor a outro).

QUESTES!!!58
1. (CESPE-ANA_ADM-TRE-GO-FEV-2009) Acerca do direito igualdade, assinale a opo que configura situao de aplicao adequada do referido princpio. A) Fixao, por meio de edital de concurso pblico, de idade mxima de 45 anos como requisito para o ingresso na magistratura. B) Estabelecimento, como ttulo em concurso pblico, do exerccio de qualquer funo pblica. C) No-aplicao a brasileiro empregado em empresa estrangeira, com sede no Brasil, das vantagens trabalhistas previstas para os demais empregados, ocupantes da mesma funo, que sejam nascidos no pas de origem da empresa. D) Determinao de que, durante a propaganda eleitoral gratuita, os partidos polticos insiram legendas e (ou) intrprete de linguagem brasileira de sinais, a fim de proporcionar o entendimento s pessoas com deficincia, em especial surdos-mudos. 2. (CESPE-ANALISTA-CONTABILIDADE-SEGER-ES-FEV-2009) O princpio da igualdade procura tratar os que estejam em situao equivalente e os que estejam em situao diferente da mesma forma. 3. (CESPE-AUDITOR INTERNONVEL I, GRAU A-MG-FEV-2009) (___) Tendo em vista o princpio da igualdade consagrado na CF, no se admite a fixao de idade mnima ou mxima para o ingresso no servio pblico.
58

Gabarito: 1.D; 2.E; 3.E

DIREITO ADMINISTRATIVO

32

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.15 PRINCPIO DA SEGURANA JURDICA Tambm chamado por alguns de princpio da estabilidade das relaes jurdicas, revela a importncia de se ter certa imutabilidade ou certeza de permanncia dessas relaes jurdicas, visando impedir ou reduzir as possibilidades de alteraes dos atos administrativos, sem a devida fundamentao. Relaciona-se com o princpio da proteo confiana (dimenso subjetiva/boa-f). Princpio explcito na Lei 9.784/99. Art. 2 ...segurana jurdica... Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: XIII interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada a aplicao retroativa de nova interpretao. Esse princpio base das previses sobre decadncia, prescrio, precluso, do prazo de validade de Medidas Provisrias (art. 62, CF/88), do prazo para a Administrao Pblica rever seus prprios atos, da convalidao etc, ou seja, tudo para dar um mnimo de garantia aos administrados.

QUESTO!!!
(CESGRANRIO-AUDITOR-IBGE-JAN-2010)59 No mbito federal, o direito da Administrao Pblica de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. O princpio bsico da Administrao Pblica que justifica a fixao de tal prazo decadencial a (A) segurana jurdica. (B) legalidade. (C) impessoalidade. (D) probidade administrativa. (E) eficincia. 1.16 PRINCPIO DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO Constituio Federal: Art. 37................ 6. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. O Brasil adota, em regra, a responsabilidade objetiva, com fundamento da teoria do risco administrativo. Nas hipteses de danos causados por acidentes nucleares (art. 21, inciso XXIII, alnea d, da CF/88) e de danos decorrentes de atos terroristas, atos de guerra ou eventos correlatos, contra
59

Gabarito: A

DIREITO ADMINISTRATIVO

33

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


aeronaves de empresas areas brasileiras (cf. Leis ns 10.309/01 e 10.744/03), cogita-se, doutrinariamente, da aceitao da chamada teoria do risco integral (TJDFT-2011-JUIZ)

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - CNJ - TCNICO JUDICIRIO)60 No ordenamento jurdico brasileiro, a responsabilidade do poder pblico objetiva, adotando-se a teoria do risco administrativo, fundada na ideia de solidariedade social, na justa repartio dos nus decorrentes da prestao dos servios pblicos, exigindo-se a presena dos seguintes requisitos: dano, conduta administrativa e nexo causal. Admite-se abrandamento ou mesmo excluso da responsabilidade objetiva, se coexistirem atenuantes ou excludentes que atuem sobre o nexo de causalidade. 2.17 PRINCPIO DA SINDICABILIDADE O princpio da sindicabilidade consiste, em essncia, na possibilidade do ato administrativo ser submetido a controle.

CONSULPLAN 2012!!!
(CONSULPLAN-ANALISTA-TSE-2012)61 Assinale o especfico princpio segundo o qual a administrao pblica sujeita a controle. (A) Legalidade. (B) Sindicabilidade. (C) Impessoalidade. (D) Moralidade.

ESAF 2012!!!
(ESAF - 2012 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal)62 A possibilidade jurdica de submeter-se efetivamente qualquer leso de direito e, por extenso, as ameaas de leso de direito a algum tipo de controle denomina-se a) Princpio da legalidade. b) Princpio da sindicabilidade. c) Princpio da responsividade. d) Princpio da sancionabilidade. e) Princpio da subsidiariedade.

60 61

Gabarito: C O gabarito preliminar foi letra B. Aps os recursos, a banca anulou a questo sob o seguinte fundamento: RECURSO PROCEDENTE QUESTO ANULADA. O princpio da sindicabilidade significa que a administrao pblica controlvel, sindicvel. Entretanto, a questo poderia ensejar duas respostas, na medida em que o princpio da legalidade tambm remete a limites, controles. Com efeito, alm da terminologia utilizada na questo ser de difcil identificao na doutrina, o controle da administrao u mbilicalmente vinculado ao princpio da legalidade. 62 Gabarito: B

DIREITO ADMINISTRATIVO

34

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


2. MAIS QUESTES DE CONCURSOS 2013 E 2012

QUESTES 2013 E 2012!!! PRINCPIOS!!!


1 (FCC 2013 TRT -1 R - Analista JudicirioMandados) A propsito dos princpios que informam a atuao da Administrao pblica temse que o princpio da a) eficincia e o princpio da legalidade podem ser excludentes, razo pela qual cabe ao administrador a opo de escolha dentre eles, de acordo com o caso concreto. b) tutela permite que a administrao pblica exera, em algum grau e medida, controle sobre as autarquias que instituir, para garantia da observncia de suas finalidades institucionais. c) autotutela permite o controle dos atos praticados pelos entes que integram a administrao indireta, inclusive consrcios pblicos. d) supremacia do interesse pblico e o princpio da legalidade podem ser excludentes, devendo, em eventual conflito, prevalecer o primeiro, por sobrepor-se a todos os demais. e) publicidade est implcito na atuao da administrao, uma vez que no consta da constituio federal, mas deve ser respeitado nas mesmas condies que os demais. 2 (FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz) A Constituio Federal vigente prev, no caput de seu art. 37, a observncia, pela Administrao Pblica, do princpio da legalidade. Interpretando-se essa norma em harmonia com os demais dispositivos constitucionais, tem-se que a) os Municpios, por uma questo de hierarquia, devem antes atender ao disposto em leis estaduais ou federais, do que ao disposto em leis municipais. b) o Chefe do Poder Executivo participa do processo legislativo, tendo iniciativa privativa para propor certos projetos de lei, como aqueles sobre criao de cargos pblicos na Administrao direta federal. c) a extino de cargos pblicos, em qualquer hiptese, depende de lei. d) a Administrao livre para agir na ausncia de previso legislativa. e) cabvel a delegao do Congresso Nacional para que o Presidente da Repblica disponha sobre diretrizes oramentrias.

3 (FCC - 2012 - DPE-SP - Defensor Pblico) Com relao aos princpios constitucionais da Administrao Pblica, est em conformidade com a a) moralidade o ato administrativo praticado por agente pblico em favorecimento prprio, desde que revestido de legalidade. b) eficincia a prestao de servio pblico que satisfaa em parte s necessidades dos administrados, desde que realizados com rapidez e prontido. c) publicidade o sigilo imprescindvel segurana da sociedade e do Estado ou o indispensvel defesa da intimidade. d) impessoalidade a violao da ordem cronolgica dos precatrios para o pagamento dos crditos de natureza comum. e) legalidade a inobservncia a quaisquer atos normativos que no sejam lei em sentido estrito e provindos de autoridades administrativas. 4 (FCC - 2012 - TJ-RJ - Analista Judicirio Execuo de Mandados) O Poder Pblico contratou, na forma da lei, a prestao de servios de transporte urbano populao. A empresa contratada providenciou todos os bens e materiais necessrios prestao do servio, mas em determinado momento, interrompeu as atividades. O Poder Pblico assumiu a prestao do servio, utilizando-se, na forma da lei, dos bens materiais de titularidade da empresa. A atuao do poder pblico consubstanciou-se em expresso do princpio da a) continuidade do servio pblico. b) eficincia. c) segurana jurdica. d) boa-f. e) indisponibilidade do interesse pblico.
Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO

35

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


5 (FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judicirio rea Administrativa) De acordo com a Constituio Federal, constituem princpios aplicveis Administrao Pblica os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Tais princpios aplicam-se s entidades a) de direito pblico, excludas as empresas pblicas e sociedades de economia mista que atuam em regime de competio no mercado. b) de direito pblico e privado, exceto o princpio da eficincia que dirigido s entidades da Administrao indireta que atuam em regime de competio no mercado. c) integrantes da Administrao Pblica direta e indireta e s entidades privadas que recebam recursos ou subveno pblica. d) integrantes da Administrao Pblica direta e indireta, independentemente da natureza pblica ou privada da entidade. e) pblicas ou privadas, prestadoras de servio pblico, ainda que no integrantes da Administrao Pblica. 6 (FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio) A eficincia, na lio de Hely Lopes Meirelles, um dever que se impe a todo agente pblico de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. (Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo, Malheiros, 2003. p. 102). Infere-se que o princpio da eficincia a) passou a se sobrepor aos demais princpios que regem a administrao pblica, aps ter sua previso inserida em nvel constitucional. b) deve ser aplicado apenas quanto ao modo de atuao do agente pblico, no podendo incidir quando se trata de organizar e estruturar a administrao pblica. a) A administrao pblica no pode criar obrigaes ou reconhecer direitos que no estejam determinados ou autorizados em lei. b) A conduta administrativa com motivao estranha ao interesse pblico caracteriza desvio de finalidade ou desvio de poder. c) A oportunidade e a convenincia so delimitadas por razoabilidade e proporcionalidade tanto na c) deve nortear a atuao da administrao pblica e a organizao de sua estrutura, somando-se aos demais princpios impostos quela e no se sobrepondo aos mesmos, especialmente ao da legalidade. d) autoriza a atuao da administrao pblica dissonante de previso legal quando for possvel comprovar que assim sero alcanados melhores resultados na prestao do servio pblico. e) traduz valor material absoluto, de modo que alcanou status jurdico supraconstitucional, autorizando a preterio dos demais princpios que norteiam a administrao pblica, a fim de alcanar os melhores resultados.

7 (FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo - Oramento e Finanas) De acordo com a Constituio Federal, os princpios da Administrao Pblica aplicam-se a) s entidades integrantes da Administrao direta e indireta de qualquer dos Poderes. b) Administrao direta, autrquica e fundacional, exclusivamente. c) s entidades da Administrao direta e indireta, exceto s sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica. d) Administrao direta, integralmente, e indireta de todos os poderes e s entidades privadas que recebem recursos pblicos, parcialmente. e) Administrao direta, exclusivamente, sujeitando- se as entidades da Administrao indireta ao controle externo exercido pelo Tribunal de Contas. 8 (FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico) Sobre os princpios orientadores da administrao pblica INCORRETO afirmar:

DIREITO ADMINISTRATIVO

36

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


discricionariedade quanto na atividade vinculada da administrao pblica. d) Alm de requisito de eficcia dos atos administrativos, a publicidade propicia o controle da administrao pblica pelos administrados. e) O princpio da eficincia tem sede constitucional e se reporta ao desempenho da administrao pblica.

GABARITO (FCC 2013 e 2012): 1 - B 2 - B

3-C

4-A

5-D

6-C

7-A 8-C

BONS ESTUDOS!! BOA SORTE!!


Prof. Alexandre Medeiros
www.facebook.com/professoralexandremedeiros

Tema da prxima apostila: AULA III PODERES. USO E ABUSO DE PODER.

DIREITO ADMINISTRATIVO

37

Prof. ALEXANDRE MEDEIROS

You might also like