You are on page 1of 13

HOME VIDEO: UMA SUGESTO DE ATIVIDADE FORA DA SALA DE AULA

Guido de Oliveira Carvalho *

Resumo Este texto tem como objetivo sugerir o uso da atividade de Home Vdeo, um passo alm da tcnica de teatro, vez que a mesma foi realizada na UEG-Itapuranga, onde os alunos do curso de Letras produziram filmes em ingls, como parte das atividades de concluso de curso, em 2000. 1. INTRODUO Em se tratando do ensino de lnguas, uma das caractersticas do ensino eficiente, segundo Blum (1984:3-6, citado por Richards 1998:38) a alta expectativa que se h para com a aprendizagem dos alunos. Isso significa possibilitar ao aluno a realizao de atividades em que ele supere a mera formalidade da sala de aula como um local onde se aprende a forma vista no cotidiano escolar de modo prescritivo. Almeida Filho (1998:23), referindo-se ao ensino de uma segunda lngua, alerta para o fato que:

Embora quase sempre os professores almejem alguma verso de competncia comunicativa (de uso) da L-alvo, no incomum que o processo resulte em competncia formal lingstica (do sistema lingstico) da nova lngua. Quando isso ocorre o aluno aprende sobre a L-alvo, conhece e recita regras e generalizaes mas no engaja uma competncia de uso propositado na interao com outros falantes da L-alvo (isto , uma competncia comunicativa plena). (grifo do autor)

Para superar o ensino focalizado na forma, o autor sugere a utilizao, em salas de Lngua Estrangeira (LE), dos mtodos comunicativos, que segundo ele:

... Tm em comum uma primeira caracterstica

o foco no sentido, no significado e na

interao propositada entre sujeitos na lngua estrangeira. O ensino comunicativo aquele que organiza as experincias de aprender em termos de atividades relevantes/tarefas de real interesse

e/ou necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a lngua-alvo para realizar aes de verdade na interao com outros falantes-usurios dessa lngua. (p.36)

Em consonncia com Almeida Filho, Diniz (1996:115) afirma que s praticando uma atividade comunicativa que aprendemos a nos comunicar. Baseado nessas argumentaes, proponho, neste artigo, a realizao de uma atividade de real significado para os alunos: a atividade de Home Vdeo. Primordialmente, home vdeo entendido como um filme produzido por artistas amadores, sendo que, no que se refere atividade aqui proposta, seriam os alunos de LE os realizadores do home vdeo. Para tal realizao seriam suficientes uma cmera de vdeo VHS e algumas fitas. As demais necessidades materiais advm do que cada filme proposto pelos alunos requeira. A atividade de home vdeo uma variao (e por assim dizer, um aprimoramento) da tcnica do teatro, cujo uso em sala de aula defendida por autores como Diniz (1996), ErnstSlavit e Wenger (1998) e Wilhelm e Leveritt (1988), enquanto Rondon (1996) sugere o acrscimo do uso da filmagem para se explorar o uso da lngua-alvo em diversas situaes. Baseado nos textos de Almeida Filho e Diniz, a atividade de home vdeo efetiva para os alunos pelas seguintes razes: Foco no sentido: h um produto final, um filme contando uma histria criada e filmada pelos alunos. A prtica propicia ao aluno o uso real da lngua, no lugar do simples estudo das estruturas formais.

2. A TCNICA DO TEATRO O recurso do teatro nas aulas de LE mostrou-se uma atividade produtiva. Diniz (1996:118), comentando um projeto realizado pelos alunos da graduao na UFMG, afirma que:

No fim de cada um dos cursos ministrados, pedi aos estudantes uma avaliao escrita sobre o curso. As concluses e opinies dos alunos resumidamente so: Maravilhoso! , ... uma oportunidade rara para falarmos sem inibio , Esta foi a primeira vez que me senti realizado em minha vida profissional! , Pela primeira vez senti que posso realmente falar Ingls , etc.

Professor de Ingls do Curso de Letras da Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de Itapuranga. Mestrando em Lingstica Aplicada, Faculdade de Letras da UFG.

Ernst-Slavit e Wenger (1998) relatam uma atividade realizada em uma sala de aula elementar de LE, nos Estados Unidos, composta de crianas de vrias partes do mundo. Na atividade, a histria de Chapeuzinho Vermelho foi dramatizada e apresentada pelas crianas. Os autores mostram que os estgios da pea teatral consumiram apenas uma semana: 1o . dia: a professora narra a histria e os alunos discutem-na. 2o . dia: a pea escrita. 3o . dia: o palco, as roupas e os materiais necessrios so preparados 4o . dia: a professora dirige a pea, em que todas as crianas participam, para no 5o . dia os papis serem distribudos. E aps os ensaios a pea apresentada no stimo dia. Ernst-Slavit e Wenger concluem seu relato afirmando que o teatro em sala de aula ...leva o estudante a usar a lngua de maneiras diferentes das salas de aula comuns. (p.33).
3. O TEATRO LEVADO S TELAS

Wilhelm e Leverett (1998) concordam que os estudantes de ingls como segunda lngua ou lngua estrangeira, em todos os nveis, podem escrever, produzir e atuar em peas teatrais. Rondon (1994:91) relata suas atividades utilizando filmagens curtas em sala de aula:

Ns produzimos filmes curtos na sala de aula, envolvendo os estudantes no processo de aprendizagem, com a vantagem que o vdeo mostra os resultados imediatamente e podemos parar, rebobinar a fita, etc. e ver quantas vezes quisermos.

Tendo em vista o exposto acima, desde que iniciei meus trabalhos como professor de ingls na Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de Itapuranga (UEGItapuranga)1 , no curso de Letras, em 1995, estimulei os alunos a apresentarem peas em ingls. Primeiro foram peas escritas por outros, como as apresentadas no livro Off-Stage! de Doug Case & Ken Wilson. Depois, passei a pedir peas escritas pelos prprios alunos, por entender que o processo de elaborao de uma pea tambm um momento muito rico para o aprimoramento do ingls. No final de 1995, o primeiro passo para a atividade que ser comentada nas linhas a seguir: a filmagem de uma pea do livro citado com alguns alunos. Sob minha direo, a pea transformada em filme caseiro rendeu comentrios fantsticos dos
1

At o ano de 1999, tratava-se da instituio Faculdade de Educao, Cincias e Letras de Itapuranga (FECLITA).

colegas dos atores, quando esta foi exibida. No ano seguinte, o segundo passo: mini-peas de trs ou quatro falas, em que os alunos de todas as salas (trs no total) participaram. Quando da apresentao, os alunos puderam avaliar suas performances bem como as dos colegas. Os comentrios foram os mais variados, mas a prtica mostrou-se a eles bastante atraente (e ao mesmo tempo um tanto quanto assustador por torn-los atores de um momento para outro). Em 1998, outros filmes, agora produzidos pelos alunos. Buscando fundamentao terica, nossa pesquisa chegou aos tipos de atividades de aprendizagem de lnguas classificados por Richards & Lockhart 1996:163-6): Atividades de apresentao: onde um novo material de aprendizagem apresentado pela primeira vez. Atividades de prtica: em que um item apresentado anteriormente praticado. Atividades de memorizao: envolvendo a memorizao de informao ou material de aprendizagem, utilizadas principalmente para consolidar novos itens. Atividades de compreenso: atividades relacionadas principalmente com a leitura, onde os estudantes demonstram seu entendimento de textos falados ou escritos. Atividades de aplicao: aquelas em que os aprendizes so levados a usar de uma maneira criativa conhecimento ou habilidade que j foi apresentada ou praticada em um momento anterior. Atividades de estratgia: estas atividades procuram desenvolver estratgias de aprendizagem, em outras palavras, o como aprender. Atividades afetivas: a aprendizagem da lngua no o objetivo principal desta atividade, mas sim desenvolver a motivao, o interesse, a confiana e as atitudes positivas do estudante com relao lngua. Atividades de feedback: usadas para dar feedback na aprendizagem ou em algum aspecto particular na realizao de uma atividade. Pode ser de estudante para estudante, ou de professor para estudante . Atividades de avaliao: permitem que o professor e os estudantes avaliem at que ponto os objetivos de uma atividade ou lio foram alcanados. Entendida a atividade de home vdeo como atividade de aplicao e afetiva, vez que procurei ativar o interesse e atitude positiva e a motivao dos alunos, decidi que era hora de pedir aos alunos uma tarefa mais complexa, acreditando que os mesmos seriam capazes de realizar um filme, o que veremos a seguir tornou-se realidade. Os trabalhos de filmagem apresentam a dinmica de group work cujas caractersticas so:

Reduz o domnio do professor sobre a aula. Aumenta a participao do estudante na aula. Aumenta as oportunidades para os estudantes praticarem e usarem coisas novas da lngua-alvo. Promove a colaborao entre os aprendizes. Possibilita o professor a trabalhar mais como facilitador e consultor. Pode dar aos aprendizes um papel mais ativo na aprendizagem. (Richards & Lockhart 1996: 153)

4. OS PARTICIPANTES A classe escolhida para a atividade foi o 4o . ano de Letras da UEG-Itapuranga, composta de 36 alunos. Como a atividade tambm seria usada como ltima verificao de aprendizagem do ano de 2000, todos se engajaram na tarefa. Os alunos se dividiram em 4 grupos de 7 e 1 de 8 pessoas. A feitura do roteiro e do filme aconteceram fora do horrio de aulas (eis o porqu do ttulo deste texto, uma atividade fora da sala de aula, num ambiente livre dos rigores formais da faculdade). Ao final da atividade, os alunos entregaram a mim cinco fitas VHS correspondentes a cinco filmes produzidos por eles. A durao dos filmes variou de 9 a 25 minutos.

5. O PROCESSO DE REALIZAR O HOME VDEO O objetivo foi explicitado aos alunos: a produo de mini-filmes, escritos, produzidos e dirigidos pelos alunos. O passo seguinte era definir os estgios da atividade: 1. Definio dos gr upos de tr abalho Neste primeiro estgio, os alunos se dividiram em 5 grupos, de 7 a 8 alunos, sendo que dentro de cada grupo haveria pelo menos um diretor, dois roteiristas e 4 ou 5 atores/atrizes. Ficou estabelecido que tal diviso no era inflexvel, ou seja, o diretor e os roteiristas poderiam tambm atuar como atores/atrizes, e vice-versa. Entendi que a funo de diretor e roteirista poderia ser designada aos alunos mais tmidos. Curiosamente, a maioria dos alunos preferiu atuar tambm. A escolha de quem faria parte de cada grupo era prerrogativa dos alunos, sendo que no interferi na definio dos mesmos.

2. Escolha da idia centr al e desenvolvimento do r oteir o

Os grupos se reuniram para decidir a idia em torno do qual o roteiro seria desenvolvido. Escolhido o tema, os roteiristas se encarregaram de produzir o roteiro. O texto foi entregue a mim para as correes gramaticais. Este foi o nico momento em que interferi na realizao do filme. A inteno era que o professor cumprisse apenas os papis de facilitador e motivador, como explicitado por Richards e Lockhart (1996:106):

Facilitador: o papel do professor ajudar os estudantes a descobrir seus prprios meios de aprendizagem e a trabalhar independentemente. Motivador: o professor procura desenvolver a confiana e interesse dos estudantes em aprender e procura construir tambm um clima em aula que motivar os estudantes.

Segundo Rondon (1996:92), a ausncia do professor nos demais estgios da atividade funciona como fator de desinibio:

A cmera ajuda a aumentar a auto-confiana do aprendiz, quebrando a barreira psicolgica que causou sua inibio inicial para falar uma lngua estrangeira. Isto por ser causado pelo fato de ter sua prpria imagem na TV (como em um espelho) se movendo e falando outra lngua. Alm disso, sendo filmados eles esto sendo testando por si mesmos e por um professor oculto, dividindo com ele/ela a responsabilidade de sua prpria aprendizagem e divertindo-se tambm.

A prtica de deixar os alunos livres para a realizao da atividade revelou-se importante para os mesmos, como tambm registra Diniz (1996:118):

... Os estudantes se tornam, ao mesmo tempo, usurios e aprendizes da lngua. uma outra conseqncia importante do faa voc mesmo que o aprendizado passa a ser, em grande parte, responsabilidade do aluno. s praticando uma atividade comunicativa que aprendemos a nos comunicar.

Entretanto, a presena do professor durante a realizao da tarefa foi solicitada por um dos alunos, no questionrio aplicado aos participantes ao trmino da atividade 2 :

Talvez seja preciso mais a participao do professor na pronncia e at mesmo acompanhar nas gravaes como observador e dar opinies como agir, mesmo que sua presena traga constrangimento, temos que ouvir sua opinio. (Aluno 14).
2

O questionrio ser melhor discutido na seo Avaliao Final da Atividade de Home Video

3. Pr oduo do filme Com o roteiro pronto, os alunos iniciaram os trabalhos de filmagem, o que envolveu treinos de pronncia, ensaios, figurinos, locais e datas de filmagem, contratao de cmeraman, fitas, etc.

4. Avaliao O ltimo estgio consistia da entrega das fitas ao professor, e posterior encontro dos alunos para exibio dos filmes, comentrios e avaliao dos alunos sobre a atividade. Quando os filmes foram exibidos, em uma sesso de cinema , os alunos consideraram fantstico ver a si e aos colegas no produto final, como pde ser comprovado pelo questionrio (discutido adiante) aplicado a eles. Rondon (1994:85) relata o mesmo resultado:

No fim do projeto eles o avaliaram . Disseram que foi um jeito diferente de aprender ingls e praticar o que tinham aprendido antes. Sentiram que este tipo de atividade os faz ter um contato mais prximo com os colegas, com o professor e com a lngua, o que muito positivo em termos de ensinar e aprender.

Aps a exibio dos filmes, um questionrio foi aplicado aos alunos com o objetivo de verificar como eles tiraram proveito da atividade. Leia a seo a seguir para constatar os resultados.

6. AVALIAO FINAL DA ATIVIDADE DE HOME VDEO Ao todo foram produzidos cinco filmes em VHS, sendo que a durao de cada um era de 9 a 25 minutos. Os filmes realizados pelos alunos encontram-se na Biblioteca da UEGItapuranga, disposio dos interessados. Os filmes entregues foram: Amer ican Influence (7 alunos): trs americanos, que pretendem visitar Gois, erram o caminho e chegam Itapuranga, onde constatam a influncia da lngua Inglesa em cidades do interior do Brasil. Uma reflexo crtica influncia norte-americana. Lying Has Shor t Legs (7 alunos): para fazer um piquenique com os amigos, uma garota mente me dizendo que ir fazer uma pesquisa. A me descobre a mentira e a pega no flagra beijando um rapaz. Uma histria com um fundo moral.

Love Story (7 alunos): um coronel quer casar a filha mais velha, mas o noivo escolhido apaixona-se pela filha mais nova e foge com ela cavalo. Uma histria com toques cmicos. Depr ession (7 alunos): inconformada com a morte da me, uma garota entra em depresso e nem a ajuda dos irmos ou mdicos impede seu suicdio. Uma histria trgica muito bem conduzida. Sign of Time! - 1950 x 2000 (8 alunos): um interessante contraste do que os pais pensavam sobre o casamento nos anos 50 e como isso mudou no ano 2000. Uma anlise de costumes. Na tcnica de teatro, segundo Diniz (1996:118):
O objetivo das atividades propostas no a acuidade, mas fluncia. s vezes um aluno no consegue falar corretamente, mas sempre fala, se for estimulado. A conseqncia uma maior fluncia e liberdade para falar, de modo a, mais tarde, poder prestar ateno acuidade.

Assim sendo, a anlise da forma no foi nossa preocupao, e sim o resultado final da atividade e, devido relevncia do trabalho, foram desconsiderados erros de gravao, de pronncia, gramtica ou entonao e a eventual qualidade precria da gravao (em duas fitas, o som baixo atrapalha o entendimento). Entre os 36 alunos da classe na qual foi realizada a atividade, 25 responderam ao questionrio aplicado aps a exibio dos filmes, para avaliao final da atividade. Apresento a seguir as perguntas e uma sntese do que foi escrito pelos respondentes, bem como exemplos retirados dos questionrios. Como a assinatura no era obrigatria, numerei os questionrios de 1 a 25.

1. Como voc avalia a atividade de fazer um filme? A maioria dos alunos respondeu tratar-se de uma experincia nova, interessante e produtiva, que, de incio, mostrou-se assustadora, cansativa, chata ou difcil, mas que no decorrer da realizao provou ser importante, desinibidora, inovadora e despertou a capacidade de produzir resultados dos conhecimentos dos alunos.

Foi uma experincia fascinante, algo que nos levou a uma aprendizagem de alto nvel e a despertar em ns o que somos capazes de produzir frutos de nossos conhecimentos adquiridos no decorrer de nossos estudos. (Aluno 8)

uma atividade interessante e diferente, tudo que necessrio para chamar a ateno do aluno um trabalho que pode se ter a oportunidade de trabalhar em grupo. Foi um trabalho marcante. (Aluno 20)

2. Como este tipo de atividade contr ibuiu par a o seu pr ocesso de apr endizagem da lngua inglesa? Os principais pontos destacados pelos alunos foram: Maior socializao entre os alunos (troca de idias, trabalho em grupo, ajuda aos amigos, etc.), o que caracterstico do trabalho de grupo. Melhoria da pronncia. Prtica dos dilogos. Escrita (quando da redao dos roteiros). Mais aprendizagem da lngua (atravs das pesquisas para a feitura do filme). Aumento de vocabulrio (novas palavras e consolidao das que j conheciam). Desinibio. Melhoria da entonao.

Pois nela tive que me expressar mais na pronncia, procurando o modo certo de falar as palavras, as frases a fim de ajudar meus colegas em suas gravaes. Enfim, ela deu um pouco da realidade em falar a lngua inglesa. (Aluno 2)

Contribui de vrias formas: no incio

a formao do texto, a interao com os colegas.

Faz com que busquemos aprender mais a lngua atravs de pesquisas. (Aluno 6)

Com a produo do texto, nos ensaios, a entonao das falas, o dilogo entre os atores e atrizes foi uma aprendizagem e tanto. (Aluno 8)

Contribuiu da seguinte forma: perda da timidez, medo de errar a pronncia a leitura do roteiro para memorizao. (Aluno 13)

um tipo de atividade que engloba vrias fases e isso muito importante para o desenvolvimento tanto da escrita como da fala. E no decorrer do filme, treinamos tambm a interpretao, no apenas decoramos. (Aluno 17).

10

3. Em que momentos da atividade voc pde pr aticar mais o ingls? Alguns alunos afirmaram que a prtica do ingls ocorreu nos ensaios e durante as filmagens, entretanto um bom nmero de alunos afirmou que a prtica aconteceu em todos os momentos, desde a escrita at a ajuda aos colegas na hora das filmagens, outro trao caracterstico do trabalho de grupo.

Em todos os momentos sem distinguir etapas, pois a cada lida, a cada ensaio e correo de pronncia de uma ou de outra, fica marcado em ns. (Aluno 1)

Durante todo o tempo que o filme estava sendo gravado, pois tive que ajudar os colegas, para que o filme ficasse bom. (Aluno 12)

O ingls foi praticado em todos os momentos, desde a preparao do texto, da montagem e da fala em si. Finalmente depois de gravado, a prtica ainda ficou mais, pois, no deixvamos de repetir falas que foram executadas. (Aluno 14)

4. Alguma sugesto par a o apr imor amento da atividade nos pr ximos anos? A principal sugesto foi a de que, ao invs da atividade de home vdeo ser realizada no ltimo ano, seja concretizada desde o primeiro ano. A segunda sugesto mais explicitada de que a atividade seja realizada mais vezes.

Comear essas atividade antes do final do curso porque realmente muito importante para um envolvimento maior com a disciplina que vista como tabu. (Aluno 10) Que esta atividade seja aplicada nos anos anteriores, porque assim quando chegar no 4o . ano, faro trabalhos maravilhosos. (Aluno 11)

Que esta atividade fosse realizada desde o segundo ano, para que quando chegasse ao quarto ano, seriam de um nvel bem mais satisfatrio, tanto para alunos quanto professor. (Aluno 19)

Que ela seja feita mais de uma vez por curso. (Aluno 20)

5. Algum outr o comentr io?

11

Alm de reconhecer a importncia do trabalho extra-classe (e eventualmente algumas falhas), uma sugesto interessante surgiu nesta ltima pergunta: um acampamento em que se falaria apenas ingls.

Sim, seria bem melhor se tivssemos mais atividades extra-classe como essa ou outras muito mais interessantes como: acampamentos onde s se pode falar ingls. (Aluno 4)

Foi muito bom, pena que s teve no final do nosso curso. (Aluno 7)

O comentrio final que prossiga com essa atividade renovando a cada ano porque importantssimo para todos que participam. (Aluno 10)

Que haja mais ensaios, para no ficar nada vago, que seja mais trabalhado o roteiro, para que tudo saa perfeito. (Aluno 11)

Trabalhar em grupo bom, mas sempre tem problemas com os colegas, tudo se resolve com muita pacincia. (Aluno 12)

Foi uma atividade desafiadora, que de incio achei-a impossvel, no entanto, a unio do grupo em prol, ajudou a todos os membros do grupo. E no final da atividade conclumos que () uma das melhores formas de aprender ingls.

7. CONCLUSO Em vista dos resultados e das respostas ao questionrio, conclumos que a atividade de home vdeo revelou-se til e prazerosa em dois sentidos. til na medida em que se pede ao aluno que exercite todos os contedos vistos, bem como a descoberta de contedos novos. Prazerosa para os alunos e para o professor. Para os primeiros porque depois do sufoco de elaborar a histria, memorizar, filmar e montar, o resultado final sem dvida, foi gratificante, como eles mesmos comentaram. Para o professor, porque aquilo que foi abordado em sala de aula foi concretizado em textos e vdeos produzidos pelos prprios alunos. Este segundo sentido nos leva motivao de resultado, conforme Ellis (1997: 76):

12

possvel tambm que a motivao seja o resultado da aprendizagem. Isto , os aprendizes que experimentam sucesso em aprender podem tornar-se mais, ou em alguns contextos, menos motivados a aprender.

E conforme Rondon (1996:81)

Como resultado, os estudantes se tornam mais cooperativos, interessados, motivados e envolvidos. Em geral, eles acham esta experincia divertida, diferente, e uma inovao e uma mudana para as aulas comuns. Alm disso, o vdeo traz a gramtica para a vida na tela quando os estudantes imitam situaes na vida real.

Fica aqui, aos professores-leitores, a sugesto desta atividade que revelou-se, quando de sua realizao em 2000, muito frutfera.

Abstr act: This text has the objective of suggestion the use of the activity of Home Video, a step beyond the drama technique, since it was done at UEG-Itapuranga, where the students of Letters Course produced a film in English, in the conclusion of the course, in 2000. Key wor ds: home vdeo, work group, students production.

7. BIBLIOGRAFIA:
__________________. To use or not to use the video camera. In Proceedings of 5 th

national national braz-tesol convention, July 22-25, 1996. So Paulo, Braz-Tesol, 1998. Pp. 81-6. ALMEIDA FILHO, Jos Carlos P. Dimenses Comunicativas no Ensino de Lnguas.2a. ed. Campinas, Pontes, 1998. CASE, Doug & WILSON, Ken. Off-stage: sketches from the english teaching theatre. London, Heinemann Educational Books, 1979. DINIZ, Thas F. Nogueira. Ensino de ingls atravs de tcnicas de teatro. in OLIVEIRA E PAIVA, Vera L. M. de. Ensino de lngua inglesa: reflexes e experincias. Campinas/Belo Horizonte, Pontes Editores e Depto. de Letras Anglo Germnicas, 1996. Pp. 115-22. ELLIS, Rod. Second language acquisition. Oxford, Oxford University Press, 1997. ERNST-SLAVIT, Gisela & WENGER, Kerri J. Using Creative Drama in the Elementary ESL Classroom. Tesol Journal. Virginia, v. 7, n. 4, Summer 1998, pp. 30-33. RICHARDS, Jack C. & LOCKHART, Charles. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge, Cambridge University Press, 1996.

13

RICHARDS, Jack C. Beyond training. Cambridge, Cambridge University Press, 1998. RONDON, Maria Estela Ribeiro Jardim. A hidden teacher and/or a film maker. In Proceedings of 4 th national braz-tesol conference, July 19-22, 1994. So Paulo, Braz-Tesol, 1996. Pp. 91-7. WILHELM, Kim H. & LEVERETT, Thomas. Lights, Camera, Interaction. Tesol Journal. Virginia, v. 7, n. 4, Summer 1998, pp. 34-35.

You might also like