You are on page 1of 5

Perigos dos reatores nucleares.

Riscos na operao da tecnologia nuclear no sculo XXI


HELMUT HIRSCH, ODA BECKER, MYCLE SCHNEIDER e ANTONY FROGGATT
Relatrio preparado para o Greenpeace Internacional (abril 2005) Sumrio executivo

fornece uma avaliao ampla dos perigos dos reatores nucleares em operao, dos novos projetos evolucionrios e dos conceitos de futuros reatores nucleares. Tambm trata dos riscos associados ao manejo do combustvel nuclear utilizado. A primeira parte do relatrio descreve os problemas caractersticos e inerentes aos projetos dos principais reatores em operao atualmente; a segunda parte avalia os riscos associados a novos projetos; a terceira parte, o envelhecimento dos reatores em operao; a quarta parte, a ameaa terrorista energia nuclear; e a quinta, os riscos associados aos impactos das mudanas climticas como enchentes sobre a energia nuclear. As principais concluses so:
STE RELATRIO

 Todos os reatores em operao possuem falhas de segurana inerentes

muito graves, que no podem ser eliminadas com atualizaes tecnolgicas no sistema de segurana.  Um grande acidente em um reator de gua leve (a grande maioria dos reatores em operao no mundo utiliza essa tecnologia) pode levar liberao de radioatividade equivalente a centenas de vezes o que foi liberado em Chernobyl, e cerca de mil vezes o que liberado por uma arma de sso nuclear. A remoo da populao pode se tornar necessria para grandes reas (de at 100.000 km2). O nmero de mortes por cncer poderia exceder um milho de casos.  Novas linhas de reatores so concebidas e anunciadas como fundamentalmente seguras. No entanto, alm de possurem problemas especcos de segurana, esses novos reatores exigiriam grandes investimentos para serem desenvolvidos, com um resultado incerto.  A idade mdia dos reatores do mundo de 21 anos, e muitos pases esto planejando estender sua vida til para alm daquela prevista em seu projeto original. Essa prtica poder levar degradao de componentes crticos e a um aumento nos incidentes de operao, podendo culminar
ESTUDOS AVANADOS
253

21 (59), 2007

num grave acidente. Os mecanismos de degradao relacionados sua durao no so bem conhecidos e so difceis de prever.  A desregulamentao (liberalizao) dos mercados de eletricidade levou as operadoras de usinas nucleares a reduzirem os investimentos em segurana e a limitarem seu quadro de funcionrios. As empresas tambm esto alterando seus reatores para funcionarem sob presso e temperatura mais altas, o que eleva a queima do combustvel. Isso acelera o envelhecimento do reator e diminui sua margem de segurana. Agncias reguladoras no so sempre capazes de administrar esse novo regime de operao.  O combustvel descartado, altamente radioativo, geralmente armazenado com resfriamento contnuo. Se o resfriamento falhar, poderia haver um grande vazamento de radioatividade, bem mais grave do que o do acidente em Chernobyl, em 1986.  Os reatores no podem ser sucientemente protegidos contra uma ameaa terrorista. H diversos cenrios como a coliso de um avio com o reator que poderiam causar um acidente grave.  Impactos das mudanas climticas, como enchentes, elevao do nvel do mar e estiagem extrema, aumentam seriamente os riscos de um acidente nuclear.

Envelhecimento
Existe um consenso de que a extenso da vida dos reatores hoje uma das principais questes para a indstria nuclear. A Agencia Internacional de Energia Atmica (AIEA) sugestivamente faz a seguinte armao: Se no houver mudanas na poltica relativa energia nuclear, a vida das usinas a nica questo mais importante da produo de eletricidade nuclear na prxima dcada. Por todo o mundo, durante as ltimas duas dcadas houve uma tendncia geral contra a construo de novos reatores. Como conseqncia, sua idade mdia em todo o planeta cresceu ano a ano, e agora est em 21 anos. Na poca de sua construo, presumiu-se que esses reatores no seriam operados durante mais de quarenta anos. Porm, a extenso de sua vida til oferece uma proposta atraente para os operadores de usinas nucleares, a m de maximizarem os lucros. Processos de envelhecimento so de difcil deteco porque geralmente ocorrem no nvel microscpico da estrutura interna dos materiais. Eles freqentemente se tornam aparentes somente depois da falha de um componente, por exemplo, quando ocorre o rompimento de uma tubulao. As conseqncias do envelhecimento podem ser descritas com base em dois ngulos distintos. Primeiramente, o nmero de incidentes e eventos reportveis em uma usina de energia atmica aumentar pequenos vazamentos, rachaduras, curtos-circuitos por falhas em cabos etc. Em segundo lugar, o processo de envelhecimento est levando ao enfraquecimento gradual de materiais que poderiam causar falhas catastrcas de certos componentes, com subse254

ESTUDOS AVANADOS

21 (59), 2007

qentes liberaes radioativas severas. O mais notvel a fragilizao do vaso de presso do reator, que eleva o risco de que simplesmente haja uma exploso. A eventual falha do vaso de presso de um PWR ou BWR constitui um acidente que ultrapassa o alcance do projeto original, para o qual no h nenhum sistema de segurana capaz de evitar uma conseqente liberao catastrca de material radioativo no meio ambiente. Enquanto as usinas nucleares do mundo tornamse velhas, h esforos para minimizar o papel desse processo de envelhecimento. Esses esforos incluem convenientes redues da denio de envelhecimento. Alm disso, a falha mais bsica e mais grave das normas regulatrias internacionais reside no fato de que nenhum pas possui um conjunto de critrios tcnicos abrangente para decidir quando a operao de uma usina nuclear no deve mais ser permitida. Est claro que o risco de acidentes nucleares cresce signicativamente a cada ano, uma vez que uma usina nuclear esteja em operao por cerca de duas dcadas.

Ameaas terroristas para usinas de energia nuclear


Mesmo antes dos ataques em Nova York e Washington em 2001, havia preocupaes sobre o risco de atentados terroristas a usinas nucleares. Instalaes nucleares j foram destrudas no passado, como no ataque de Israel ao reator Osirak, no Iraque. As ameaas de ataques terroristas e atos de guerra contra usinas de energia nuclear podem ser resumidas da seguinte forma:
 Em razo da sua importncia para o sistema de fornecimento de eletri-

cidade, das severas conseqncias da liberao de radioatividade e do seu carter simblico, as usinas de energia nuclear so atrativas para ataques tanto terroristas como militares.  Um ataque a uma usina de energia nuclear pode levar liberao de radioatividade equivalente a vrias vezes o que foi liberado em Chernobyl. A realocao da populao pode ser necessria para grandes reas (de at 100.000 km2). O nmero de mortes por cncer poderia ultrapassar um milho.  Usinas de energia nuclear poderiam ser alvos em caso de guerra, havendo suspeita de que existe uso militar dessa energia.  O espectro de modos possveis de ataques muito diverso. Ataques poderiam ser levados a cabo por ar, terra ou gua. Diferentes meios ou armas podem ser usados.  Medidas de proteo contra atentados so muito limitadas. Alm disso, uma srie de medidas concebveis no pode ser implementada em uma sociedade democrtica.

Usinas de reprocessamento e reas de armazenamento de combustvel usado


A quantidade de plutnio armazenado est crescendo sem parar. Enquanto os Estados Unidos e a Rssia concordaram em desfazer-se, cada um,
255

ESTUDOS AVANADOS

21 (59), 2007

do excesso de 34 toneladas de plutnio com especicao para armamentos, as reservas civis de plutnio ultrapassam 230 toneladas. No m de 2002, o maior detentor de reservas de plutnio era o Reino Unido, com mais de noventa toneladas; seguido pela Frana, com oitenta toneladas; e a Rssia, com mais de 37 toneladas. O plutnio tem duas caractersticas particulares: de alto valor estratgico como ingrediente primrio para armamentos e altamente radiotxico. Poucos quilogramas desse material so sucientes para fabricar uma arma nuclear simples, e apenas poucos microgramas inalados so sucientes para desenvolver cncer.

Mudanas climticas e tecnologia nuclear


Cerca de setecentos eventos naturais perigosos foram registrados no mundo todo em 2003. Desses, trezentos foram tempestades e eventos climticos severos, e aproximadamente duzentos deles foram grandes inundaes. Esses eventos climticos severos no-usuais afetam a operao das instalaes nucleares ao causarem inundaes ou secas, afetando o sistema de resfriamento ou outros sistemas de segurana. Soma-se a isso o fato de que as tempestades podem afetar direta ou indiretamente a operao da usina nuclear, danicando a rede eltrica. Fortes tempestades podem levar a mltiplos danos s linhas de transmisso e, assim, perda de eletricidade via rede. Toda usina nuclear possui suprimento de eletricidade de emergncia, que geralmente funciona a leo diesel. Entretanto, sistemas de energia emergenciais movidos por geradores a diesel so notoriamente propensos a problemas. Se os geradores de emergncia falham, a situao na usina torna-se crtica (blackout na usina). Um blackout em uma usina de energia nuclear pode colaborar fortemente para o agravamento de danos no ncleo do reator. Sem eletricidade, o operador perde a instrumentao e a capacidade de controle, levando impossibilidade de resfriar o ncleo do reator. Um desastre natural que atinja as linhas que levam eletricidade para uma usina nuclear, aliado a falha dos geradores de emergncia locais, pode resultar em um acidente grave.

Envelhecimento, extenso da vida til de uma usina (Plex) e segurana


Com poucas excees, os programas de extenso da vida til de uma usina (Plex) priorizam os aspectos econmicos em detrimento da segurana. A situao particularmente grave, j que tal programa geralmente s faz sentido econmico para proprietrios de usina se esta operada durante uma ou duas dcadas mais, depois de sua implementao. Assim, os programas de extenso (Plex) criam uma forte presso para manter as usinas nucleares na rede eltrica, para garantir um retorno de investimento adequado e para ignorar ou minimizar os perigos do envelhecimento. Existe ainda uma grande presso para investimento no aumento do potencial de gerao de energia, aliado manuteno dos gastos com os Plex mais baixos possveis.
256

ESTUDOS AVANADOS

21 (59), 2007

Tudo isso est ocorrendo em um contexto econmico de liberalizao do mercado de energia, uma presso generalizada de custos e uma concorrncia crescente, o que est gerando diminuio das margens de segurana, reduo de pessoal e reduo de esforos para a realizao de inspeo e manuteno enquanto o curso em direo ao envelhecimento das usinas nucleares requereria exatamente o oposto. Ao mesmo tempo, o aumento da capacidade de gerao leva a uma reduo das margens de segurana e a um aumento do consumo de combustvel nuclear.

Helmut Hirsch consultor cientco, Hannover, Alemanha. @ cervus@onlinehome Oda Becker consultora cientca, Hannover, Alemanha. @ oda.becker@web Mycle Schneider consultora cientca, Paris, Frana @ mycle@wannado.fr Antony Froggatt coordenador do projeto encomendado pelo Greenpeace Internacional. London, Reino Unido. @ a.froggatt@btinternet.com

ESTUDOS AVANADOS

21 (59), 2007

257

You might also like