You are on page 1of 3

Cartas a Luclio

Sneca

S sente ansiedade pelo futuro aquele cujo presente vazio


O principal defeito da vida ela estar sempre por completar, haver sempre algo a prolongar. Quem, todavia, quotidianamente der prpria vida os ltimos retoques nunca se queixar de falta de tempo; em contrapartida, da falta de tempo que provm o temor e o desejo do futuro, o que s serve para corroer a alma. No h mais miservel situao do que vir a esta vida sem saber qual rumo a seguir nela; o esprito inquieto debate-se com o inelutvel receio de saber quanto e como ainda nos resta viver. Qual o modo de escapar a tal ansiedade? H um apenas: que a nossa vida no se projete para o futuro, mas se concentre em si mesma. S sente ansiedade pelo futuro aquele cujo presente vazio. Quando eu tiver pagado tudo quanto devo a mim mesmo, quando o meu esprito, em perfeito equilbrio, souber que me indiferente viver um dia ou viver um sculo, ento poderei olhar sobranceiramente todos os dias, todos os acontecimentos que me sobrevierem e pensar sorridentemente na longa passagem do tempo! Que espcie de perturbao nos poder causar a variedade e instabilidade da vida humana se ns estivermos firmes perante a instabilidade? Apressa-te a viver, caro Luclio, imagina que dia uma vida completa. Quem formou assim o seu carter, quem quotidianamente viveu uma vida completa, pode gozar de segurana; para quem vive de esperanas, pelo contrrio, mesmo o dia seguinte lhe escapa, e depois vem a avidez de viver e o medo de morrer, medo desgraado, e que mais no faz do que desgraar tudo.

Controlar a ansiedade
Quando receamos algum mal, o prprio fato de o recearmos atormenta-nos enquanto o aguardamos: teme-se vir a sofrer alguma coisa e sofre-se com o medo que se sente! Tal como nas doenas fsicas h certos sintomas que pressagiam a molstia incapacidade de movimento, lassido completa mesmo quando se no faz nenhum esforo, sonolncia, calafrios por todo o corpo -, tambm um esprito dbil se sente abalado, mesmo antes de qualquer mal se abater sobre ele: como que adivinha o mal futuro, e deixa-se vencer antes do tempo. H coisa mais insensata do que nos angustiarmos com o futuro em vez de deixarmos chegar a hora da aflio, e atrairmos sobre ns todo um cmulo de tormentos? Quando no possvel livramo-nos por completo da angstia, pelo menos adiemo-la tanto quanto pudermos. Queres ver como verdade que ningum deve atormentar-se com o futuro? Imagina um homem a quem tenha sido dito que depois dos cinquenta anos ser submetido a graves suplcios: ele permanece imperturbvel enquanto no passa a metade desse espao de tempo, altura em que comea a aproximar-se da angstia prometida para a segunda metade da sua vida. Por um processo semelhante sucede tambm que certos espritos doentes sempre em busca de motivos para sofrer se deixam tomar de tristeza por fatos j remotos e esquecidos. A verdade que nem o passado nem o futuro esto presentes, pelo que no podemos sentir qualquer deles. Ora, a dor somente pode resultar de algo que se sente.

Contra a ansiedade
Sempre que te acontea alguma coisa contrria tua expectativa diz a ti mesmo que os deuses tomaram uma deciso superior! Com semelhante disposio de esprito, nada ters a temer. Esta disposio de esprito consegue-se pensando na instabilidade da vida humana antes de a experimentarmos em ns, olhando para os filhos, a mulher, os bens como algo que no possuiremos para sempre, e evitando imaginarmo-nos mais infelizes um dia que deixemos de possu-los. Ser a runa de o esprito andar ansiosos pelo futuro, desgraados antes da desgraa, sempre na angstia de no saber se tudo o que nos d satisfao nos acompanhar at o ltimo dia; assim, nunca conseguiremos repouso e, na expectativa do que h de vir, deixaremos de aproveitar o presente. Situam-se, de fato, ao mesmo nvel a dor por algo perdido e o receio de perd-lo. Isto no quer dizer que esteja te incitando apatia! Pelo contrrio, procura evitar as situaes perigosas; procura prever tudo quanto seja previsvel; procura conjecturar tudo o que pode ser-te nocivo muito antes que te suceda, para assim o evitares. Para tanto, ser-te- da maior utilidade autoconfiana, a firmeza de nimo apta a tudo enfrentar. Quem tem nimo para suportar a fortuna capaz de precaver-se contra ela; mas nada de angstias quando tudo estiver tranquilo! O cumulo da desgraa e da estupidez est no medo antecipado: que loucura esta, ser infeliz antecipadamente? Em suma, para numa palavra te resumir o que eu penso e te descrever como so estes homens que, fora de se preocuparem, s conseguem fazer mal a si prprios: tanta falta de moderao eles mostram em plena desgraa como antes dela! Quem sofre antes do tempo sofre mais do que o devido; uma mesma incapacidade leva-o a no prever a presena da dor onde no a espera; uma mesma imoderao f-lo imaginar permanente a sua felicidade, imaginar que os bens que o acaso lhe deu no s ho de perdurar como tambm multiplicar-se; esquecido do trampolim que a vida humana convence-se de que no seu caso, por exceo, o acaso deixar de se fazer sentir.

You might also like