You are on page 1of 5

UFMA: Universidade Federal do Maranho Curso de Filosofia Licenciatura - CCH A concepo platnica do Belo Isabel Cristina do Nascimento Martins

Resumo: o presente artigo visa compreender os conceitos sobre o que belo e o belo como ele foi estudado no decorrer da filosofia. O belo a ser trabalhado busca o entendimento como manifestao do bem em Plato. Ser discutida tambm a noo do belo no Banquete de Plato em forma de um dialogo, onde o mesmo discute sobre os seus interlocutores o elogio ao amor. Neste debate Scrates reproduz as palavras que ouviu de Diotina uma sacerdotisa estrangeira que trata sobre a questo do amor sendo a busca do belo. E ainda para entendermos a viso do belo a esttica como disciplina filosfica que se ocupa em investigao racional do belo como analise de sentimentos por eles provocados.

Palavra Chave: Plato, bem, amor, belo Banquete

Introduo Este trabalho uma pesquisa sobre o belo e da arte na beleza platnica no Fedro de Plato, em o mesmo define o belo como exigncia para todas as idias e o bem como a perfeio da verdade que existe em si mesmo. No mundo das idias ele se preocupa em conhecer os elementos construtivos das coisas que os primeiros filsofos gregos investigaram. Portanto, Plato na concepo de verdade a beleza esta no conhecimento de verdade. Para ele a beleza boa uma acepo de verdade que nos leva a alma e a formao verdadeira, nesta maneira Plato define o amor como uma juno de duas pessoas que se completam constitudo por ser andrgeno que perpetua a exigncia humana.

____________________________________________________________
1- Aluna do 6 perodo do curso de Filosofia UFMA

Esse ser s existe no mundo das idias platnicas de natureza e de espcie peculiar, a sua beleza e sua simplicidade que faz a imitao a prpria natureza na sua concepo se afasta das influncias e da participao do juzo humano. Isto , o homem tem participao passiva que concene o conceito de belo, ou seja, o homem no se responsabiliza com o efeito do que ou no belo. Para ele o homem capaz de experimentar duas modalidades de amor: o amor feliz e o amor celestial, isto , o amor fruto do apetite, do desejo, a busca do prazer e da satisfao. O amor o equilbrio de beleza a satisfao do corpo e logo nos faz refletir a conscincia. Nesta maneira viver bem com seu prprio corpo e o equilbrio racional que articula toda sua beleza assim diz. Portanto, assim foi o desenvolvimento desta leitura na teoria do belo na concepo platnica.

1. A BELEZA O PRPRIO BEM O belo em Plato o entendimento que se manifesta atravs do bem que a idia de beleza. a mais evidente que mais atrai o homem. A beleza como encantamento, como amor que produz no homem o movimento em busca do conhecimento das demais idias.

Quanto beleza, j te disse, ela brilhava entre todas aquelas idias puras e na nossa estada na terra ela ainda ofusca com o seu brilho todas as outras coisas. A viso ainda a mais sutil de todas do nosso sentido, mais no poderia perceber a sabedoria. Despertaria amores veementes se oferecesse uma imagem to clara e distinta quanto aquele que podamos contemplar para alem do cu. Somente a beleza tem essas venturas de ser a coisa mais perceptvel e elevadora (Plato, 1971 pg. 226)

Plato diz, o belo o bem, a verdade a perfeio, existe em si mesma e que esta separada do mundo sensvel e reside no mundo das idias. Para Plato o belo deriva da beleza universal e que constituem uma essncia. As coisas belas so na medida em que participa da beleza transcendente: a beleza se comunica com o sensvel.

Explicamos que determinada coisa bela, atravs das idias ou formas pura do belo em si, a qual, pela sua participao ou presena faz com que as coisas empricas seja belas, isto , se realizem segundo determinada forma, cor e proporo como convm e precisamente com devem ser para que possam ser belas. O belo para Plato a exigncia que nos leva para todas as idias e corresponde harmonia na medida de proporo e no ponto de vista ontolgico, este ligado a idia do bem e a verdade, enquanto o corpo sensvel em que Plato emerge o mundo inteligvel ao mundo sensvel e nos leva a idia do belo.

2. A RELEO DO AMO E A BELEZA NO BANQUETE O Banquete uma narrao em que Plato fala sobre o amor, em que na sua discusso ou com alguns estudos afirma ser inatas. No Banquete discutido entre os sbios interlocutores noes sobre o Eros, tais como ele o mais antigo dos deuses (Fedro); o amor tem duas espcies, o primeiro se propicia da alma dos nobres e a segunda s os homens grossos prestam culto (Pausnia). Amor no exerce a pura influencia nas almas ele trs e d harmonia ao corpo. Plato define o amor como juno de duas pessoas que se completam constitudo por um ser andrgeno que perpetua no homem sua existncia. Portanto, o dialogo base do pensamento acerca do amor e da beleza que segundo Diotina a principal funo do amor criar virtude atravs da beleza, isto , a de ensinar virtudes as almas dos homens que para ela o pensar no amor simplesmente um desejo e mais de todas as virtudes. A natureza do amor e a busca do belo que no sentido mais amplo a palavra engloba o bem que o belo e o que digno de ser amado e o amor assim faz Eros, em sua natureza amar o que belo [...] por influencia da natureza que recebeu do pai. O Eros dirige ateno de tudo que belo e grandioso. (Plato, 1991, pg. 76). O amor querer o belo e o bem eternamente, o bem o que h de mais supremo e divino assim Plato expressa. O amor a servio do soberano bem, acende na alma humana o desejo da imortalidade, fazendo-a passar do conhecimento dos belos corpos ao das belas aes, das belas almas aos belos conceitos (Nunes, pg.23)

H a participao de uma relao necessria entre amor e beleza percebeu isto ao longo do dialogo acerca das discusses, a noo de beleza abre-se, deste modo, na analise dos discursos, medida que Plato refuta sobre o conceito de amor relacionado beleza. Assim, no se podem examinar os sentidos da Beleza no Banquete sem que antes seja verificado o papel atribudo a Eros por cada discurso particular, porque compreender a atitude extremamente complexa de Plato em relao beleza exige preliminarmente entender as suas relaes com o tema do amor. Entendemos que o belo o caminho que nos leva a dimenso mstica a filosofia do amor e a sabedoria que leva o homem a procura de esclarecer o belo sensvel que dado pelo Eros, em que a alma nos deixa levar pelo brilho da beleza do belo sensvel a beleza esta vinculada ao entendimento como fora mediana entre o belo sensvel e o supra sensvel esta fora nos leva a vrios graus de beleza.

3. QUEM AMA DESEJA O QUE NO TEM Percebemos que o nascimento do Eros usado para ilustrar a caracterstica fundamental do Amor como sendo a insuficincia de quem se ama ou quando se deseja algo que no se tem, assim como o amor no tem beleza, mas a deseja, o amor uma necessidade que no satisfaz a percepo e a falta de algo essencial para a prpria completude.

Se o amor de natureza e de origem como relatei, tambm inspirado pelas mais belas coisas, e o amor o amor do belo de modo que a necessidade de amor tem que ser amiga da sabedoria e como tal deve-se situar-se entre o sbio e o ignorante. (Plato pg. 29)

O amor no belo, mas a sede da beleza e da bondade, o verdadeiro amor o desejo do belo e do bem, da sabedoria, da felicidade, da imortalidade e do absoluto.

4. CONSIDERAES FINAIS Este artigo foi elaborado para mostrar o vinculo entre o amor e a beleza no Banquete de Plato, sendo que foi mostrado ao longo do livro que o amor nasce da necessidade e do desejo em que Plato coloca o enamoramento pela beleza de um corpo, na fala de Diotina, mas logo percebemos que a beleza a mesma em todos os corpos e acabamos por amar a beleza em si e apreci-la em todas as suas manifestaes. Portanto, o amor o que contempla a beleza em todos os corpos, o que concebe a beleza em sentido espiritual, porque para Plato o amor o que consegue discernir a beleza em toda a realidade. O belo o bem em sua manifestao, termos esta manifestao do bem sendo a teoria platnica do belo. Segundo Plato, s a beleza est entre todas as substncias perfeitas que nos d o privilgio de ser a mais evidente e a mais amvel. Por isso na beleza e no amor que ela suscitar ao homem encontrar o ponto de partida para a recordao a contemplao das substancias das idias. A beleza como uma propriedade que transcende ao ser humano, e a verdade busca compreender o intelecto que o homem deseja possui porque o belo est mais no bem e na unio terica do bem que consiste na realizao de unidade mltipla. A beleza a nica coisa que pode ser vista de outra forma e pode ser vista pelos olhos fsicos e pela alma.

5. REFERNCIAS PLATO. Fedro, In: Dilogos I (Mnon, - Banquete Fedro). Traduo de Jorge Paleikat. Rio de Janeiro: Ediouro, 1971. PLATO. Dialogos (O Banquete Fedon Sofista Politico). Traduo de Jos Cavalcante Sousa, 5 edio So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores)

You might also like