You are on page 1of 4

Escola Secundria com 2 e 3 CEB Anselmo de Andrade Cincias Naturais 5 ano Teste Diagnstico

Nome:________________________________________________________ N _____

Setembro / 2013 Turma ___


Bom trabalho.

Tema 1 | Onde existe vida?


1 Observa a figura.

1.1

Indica cinco seres vivos representados na figura.

1.2 Agrupa os seres vivos que indicaste de acordo com o ambiente em que vivem: 1.2.1 Terrestre

1.2.2

Aqutico

Pgina 1 de 4

2 L o texto com ateno e responde s questes.


O Vasco e a Pilar descobriram que o seu jardim habitado por uma toupeira que se diverte a escavar galerias debaixo da recente plantao de tulipas.

2.1 Identifica os seres vivos que se referem a espcies: 2.1.1 Animais

2.1.2

Vegetais

2.2

Prev o que poder acontecer a algumas das tulipas.

Tema 2 | Diversidade de seres vivos e suas interaes com o meio


1 Observa as figuras

Gaivota

Coelho

Salmo

1.1 Completa as frases seguintes com os termos corretos. 1.1.1 O coelho tem o corpo revestido por _________________________________________. 1.1.2 O ___________________ tem o corpo revestido de escamas. 1.1.3 As _______________________so o revestimento do corpo da gaivota. 1.2 Sublinha a opo que indica os alimentos que fazem parte do regime alimentar do coelho. Frutos e sementes. Milho e insectos. Ervas e folhas.

1.3 Descreve o modo como a gaivota, o coelho e o salmo se deslocam no seu ambiente.

Pgina 2 de 4

2. L com ateno o texto e responde s questes. As migraes so fenmenos que levam bilies de seres vivos, por exemplo, borboletas, andorinhas ou baleias, a efetuar deslocaes que chegam a ultrapassar 30 000 km por ano. Os principais motivos que esto na origem das migraes devem-se a alteraes ambientais, como a temperatura e a humidade, que provocam a falta de alimento.
Adaptado de www.naturlink.pt

2.1 Identifica os seres vivos que realizam movimentos migratrios.

2.2 Refere dois dos motivos que levam os seres vivos a efetuarem migraes.

Tema 3 | Unidade na diversidade dos seres vivos


1 Observa atentamente os seres vivos representados e responde s questes.

1.1 Refere quais os seres vivos que pertencem ao grupo: 1.1.1 dos peixes

1.1.2

das aves

1.1.3

dos mamferos

1.2

Menciona duas caractersticas das aves que te permitiram responder questo 1.1.2.

Tema 4 |

Pgina 3 de 4

Tema 4 | Materiais terrestres suportes de vida


1. Agrupa os termos seguintes de acordo com o estado fsico em que se encontra a gua em cada um dos elementos citados. nevoeiro glaciar chuva orvalho neve oceano granizo geada nuvens lagos vapor de gua calotes polares

2. Completa as frases seguintes de forma a obteres afirmaes verdadeiras. A. O planeta Terra est envolvido por uma camada gasosa chamada ___________________. B. O ____________________ um dos constituintes do ar e indispensvel respirao dos seres vivos. C. O ar exerce sobre todos os corpos uma fora chamada de __________________________. D. No solo encontram-se animais e _____________________, sendo estas a base da alimentao dos outros seres vivos. E. A utilizao excessiva de adubos na agricultura contribui para a degradao dos ________.

3. O Homem nem sempre toma atitudes corretas no desempenho das atividades que afetam o ambiente; da que o nosso planeta esteja cada vez mais poludo. 3.1 Assinala com um X as afirmaes que indicam atitudes corretas de preservao do ambiente. A. Ir para a escola a p, de bicicleta ou de transportes pblicos. B. Tomar banho de imerso. C. Queimar plsticos ao ar livre. D. Utilizar herbicidas nas culturas agrcolas. E. Utilizar desodorizantes em sprays, em vez de roll-on. F. No fumar nem fazer fogos nas florestas. G. Tomar banho com gua aquecida por painis solares.

Pgina 4 de 4

You might also like