You are on page 1of 17

i

9o Grupo Alberto Manuel Armanda Abacar lvaro Jernimo Amida Manecas Saidane Ebraimo Tarula Cristina Cssimo

Estrutura Econmica nos Princpios do Sculo XXI

Trabalho de investigao de carcter avaliativo, a ser apresentado ao docente, curso de

Contabilidade com habilidades em Gesto e Auditoria, na cadeira de economia de

Moambique, leccionada por: dr. Domingos Nacohi.

Universidade Pedaggica Nampula 2012

ii

ndice Introduo ................................................................................................................................... 3 Estrutura econmica nos princpios do sculo . ................................................................. 4 As lies do passado. .................................................................................................................. 7 O desafio principal: a construo da nao. ............................................................................... 9 Equilbrios que garantam o desenvolvimento da produo ...................................................... 10 O Mercado Interno.................................................................................................................... 11 As consequncias do mercado interno: .................................................................................... 11 Os Dilemas ............................................................................................................................... 12 Concluso ................................................................................................................................. 16 Bibliografia ............................................................................................................................... 17

Introduo O presente trabalho vai se debruar, sobre, a estrutura econmica nos princpios do sculo XXI. Contextualizando os desafios do sculo, que foram imensos e possuam se situaes desfavorveis internacionais para frica subsariana e da tambm para Moambique, pelo menos a mdio prazo.

As suas caractersticas que demonstram a esta economia que se encontrava mergulhada na dominao e ocupao efectiva colonial durante muitos sculos.

O desafio principal que e da construo da nao moambicana como na maioria dos pases africanos, sem respeito pelas diversidades, tnicos, tornando assim de maneira alguma encontrar projectos que mobilizassem e unissem os cidados e os interesses polticos e econmicos em redor dos objectivos de longo prazo.

O mercado interno, uma das principais opes sectoriais a que, aparentemente, ope os sectores exportadores daqueles que produzem principalmente para o mercado interno.

Dai e encontramos as consequncias mais importantes que se ressumem-se nas sequentes: Criao de bolsas de pobreza em redor das plantaes e as zonas onde se introduziram culturas obrigatrias, emigraes e entre outras consequncias.

A aplicao de novas estratgias de desenvolvimento e de modelos econmicos possui um conjunto de dilemas.

Estrutura econmica nos princpios do sculo Os desafios do sculo XXI so imensos e possuem contextos internacionais, no favorveis para frica subsariana (ASS) e tambm para Moambique, pelo menos a mdio prazo.

Actual estrutura foi formatada principalmente durante nos ltimos 150 anos, esta integrada no que Wallerstein (1974), designada economia do mundo com modelo econmico dominante que estabelece hierarquia nas sociedades, regies e continente, e empoe polticas que reproduzem os mecanismos de acumulao cada vez mais centrados no quadro de relaes de funcionalidade (dependncia), que subordinam o desenvolvimentos dos povos a uma crescente minoria de interesse econmicos e polticos.

Os captulos anteriores que estrutura econmica, o desenvolvimento actual das sociedades e natureza das relaes externas e o processo de globalizao, constituem individualmente e configuram globalmente contextos de mdio prazo que indicam a constituio dos principais elementos caracterizadoras da economia moambicana.

As caractersticas fundamentais da estrutura econmica colonial foram mantidas no perodo da experincia socialista.

Dentre muitas se destacam: Relaes de dependncia e subordinada a interesses e centro de deciso localizados fora do pas. Assimetrias profundas no desenvolvimento e na distribuio dos rendimentos.

A existncia de clivagens e simultaneamente de funcionalidade entre economia moderna e tradicional: A compartimentarizao da economia; A disponibilidade das infra-estruturas dos transportes (rodoviria e ferroviria de comunicaes) Uma elevada percentagem da populao vive abaixo da linha da pobreza e o pas no encontrou as polticas adequadas para romper o ciclo de pobreza.

O decido produtivo constitudo por unidades produtivas de pequenas ou muito pequenas dimenses.

Os aparelhos administrativos so extremamente pesados e os trmites burocrticos.

O nacionalismo econmico nem sempre ofereceu as melhores opes de investimento.

A agricultura e o meio rural continuam sendo a par da importncia atribuda aos grandes projectos.

Moambique um pas exportados de matrias-primas com elevadas perdas nas relaes de troca e muito baixo valor acrescentado e incorporado.

Os elementos estruturais apresentados foram configurados deste o sculo XIX. Ao contrario do que afirmam alguns analistas o perodo socialista. No transformou as caractersticas principais herdadas com a independncia (o socialismo) alterou a propriedade de grande parte do sector moderno o plano introduziu uma profunda crise na economia colonial, o Estado aumentou a interveno na economia atravs de formas e com objectivos distintos verificados no perodo colonial.

O PAE (Programa de Ajustamento Estrutural); ao eliminar as possibilidades de manuteno do modelo econmico socialista recuperou os principiais mecanismos de reproduo de funcionamento de economia colonial. Restabeleceram-se as funcionalidades entre as empresas e as economias de pequenas escalas (como o caso de cultura de algodo) o mercado substituiu o plano do sector moderno (porque apenas ou principalmente este foi planificado) , os padres de acumulao voltaram a localizar-se no sector externo e com uma quase simblica participao dos agentes econmicos nacionais, recuperaram-se os parceiros externos anteriores e os pases socialistas em crise quase desapareceram das trocas comerciais moambicanas.

O Estado manteve-se importante na econmica, embora assumindo algumas funes de natureza diferente, seja em relao ao perodo socialista seja alguns aspectos do estado

colonial. Os desequilbrios macroeconmicos persistem com menor profundidade, mas sem avanar a estabilidade nominal do perodo colonial.

O que sempre persistiu as polticas econmicas foram aspectos seguintes: Os mecanismos de transferncias de recursos de campo para cidade e dos sectores tradicional para o moderno. As polticas urban-bias, com ligeira matizaes quando aos instrumentos utilizados. Os processos de concentrao das riqueza social e especial excepto num perodo curto apoiam a independncia. A estrutura produtiva e a tecnologia assente na mo-de-obra barata A dependncia do exterior, evoluo negativa dos termos de troca externo e relao subalterna em relao a frica do Sul.

No essencial, as polticas econmicas sempre procuraram integrar Moambique no quadro de lgicas e objectivos cujo centro de interesse se localiza no exterior.

Inteiramente, os sectores tradicionais foram submetidos a influncias de variveis que no dominavam e que, devidos as crise e conflitos persistentes, estiveram sujeitos a oscilaes e instabilidades produtivas e sociais que conduziram a pobreza absoluta de uma elevada percentagem da populao.

As estratgias econmicas foram sempre de curto prazos, implantadas com a importao mecanicista de modelo desajustado a realidades sociais as lgicas e mecanismos de produo das economias locais e dos valores culturais dos povos.

As burocracias e as instituies sempre foram dbeis e debilidades; e desempenharam funes econmicas em defesa de classe sociais e constituam elites em fase de acumulao inicial, usando por isso formas de acumulao suportadas por regimes autoritrios a economia. Esteve desligada da construo de um estado-nao em redor de elemento de identidades que reunisse o consenso nacional e mobilizasse o conjunto das forcas poltica, econmicas e sociais em redor de objectivos estratgicos nacionais.

As lies do passado As experiencias do passado parece ser suficientes para se saber muitos o que se deve evitar: O forte intervencionismo e radical estatizao da economia provocam rupturas nos mecanismos de produo dos tecidos econmicos e da iniciativa privada a marginalizao de juro grande parte da economia (os agente econmicos de pequena escala, agricultura familiar ou de subsistncia e a economia informal).

Aps a independncia, os sectores pblicos da econmica aprofundaram as insuficincias, a baixa produtividade manteve-se as metas de produo no eram geralmente cumpridas e os modelos de planificao central ou os capitalismos centrados nos Estados foram incapazes de substiturem o mercado o de estabelecerem os equilbrios funcionais entre o plano e o mercado.

A crise do sector estatal da economia descontrolou as contas pblicas e desarticulou as funcionalidades entre as empresas estatais e os restantes sectores sociais da produo (privado, cooperativas e produtores de pequena escala, agricultura familiar, etc.) fazendo que a crise generalizasse. A secundarizao dos instrumentos convencionais na gesto macroeconmica e a priorizao dos aspectos polticos e militares foi dos elementos que mais influenciaram as crises do pas. Os instrumentos convencionais taxa de juro e de cmbio, oferta monetria e poltica de crdito oramento pblico e a poltico fiscal, etc. Deixaram de ser utilizados como elementos importantes de direco econmica durante a experincia socialista.

A forte interveno do Estado atravs dos planos econmicos, referente ao sector estatal, teve como consequncias a marginalizao de grande parte de tecido econmico e a ruptura de mecanismos de produo.

Com este plano, procurava-se principalmente o balano material das empresas pblicas e das respectivas relaes inter-sectoriais do que resultou a negligncia na gesto de instrumentos da economia originando as seguintes consequncias: Dfice nas balanas pblicas

Externas e de acumulao Inflao.

Com essas consequncias surgiu o desequilbrio de mercado de bens e servio As economias de pequena escala principalmente no meio rural, foram secundarizadas. As polticas macro econmicas aplicadas em Moambique tiveram de comum medidas que facilitavam a extraco de recursos de campo para cidade e dos sectores agrrio para o secundrio e o tercirio conduzindo o campo para o agravamento da pobreza absoluta ou relatavas os colapsos no abastecimento do meio rural em bens manufacturados e em instrumentos de trabalho, as dificuldades de circulao de recursos, a reduo da prestao de servio pelo estado e as perdas de soberania de vastas zonas devido as guerras constituram factores que estrangularam as economias rurais, cujos efeitos se reflectiram nas cidades e no conjunto da economia. Os sectores tradicionalmente importantes nas economias foram alvos de fortes ataques durante os perodos de conflitos. As vias de comunicao, as linhas de alta tenso, as zonas extractivas e de produo agrcolas aldeias comunais, as instituies representativas do poder etc., transformaram se em alvos preferenciais das confrontaes militares e uma parte do decido econmico foi desarticulado ou destrudo. O Estado e um elemento vital para a construo da nao e para estabilidade. O passado de Moambique revela que o estado deve sempre uma natureza classista, defendeu interesses de minorias e possuiu capacidades limitadas para desempenho das suas funes o estado deve procurar ser representativo do conjunto da populao e ser um vector de unidade nacional; para o efeito deveria actuar para conseguir a reduo dos elementos de conflitos da sociedade.

As alianas pretendiam a comercializao de alguns bens (ouro e marfim); a ocupao e trfico de recursos e de seres humanos; depois, a implantao do poder e controlo policial; a Frelimo, durante a guerra, protegeu e utilizou os simpatizantes da luta de libertao e aniquilou os aliados do governo colonial; simultaneamente o governo portugus optou por

uma poltica de aliciamento e incluso subalterna de moambicanos no aparelho do estado e no sistema repressivo.

Aps a independncia a Frelimo marginalizou as formas de organizao com capacidade de mobilizao e influencia sobre a populao, incluindo as igrejas com crise, a mesma Frelimo iniciou uma politica de planificao das relaes com os poderes informais, inicialmente para procurar refinar apoios sociais Renamo e depois, aps os acordos de paz, como novas formas de convivncia e repartio local dos poderes.

positivo que os poderes linhageiros ou outros e as burocracias modernas encontrem formas de coabitao e uma diviso do trabalho, que se criem funcionalidades que resultem no aprofundamento da democracia e elevem os nveis de participao das comunidades na discusso e na soluo dos problemas locais. de ressaltar ainda que este processo tambm exige a democratizao formao e mobilizao dos poderes informais e que as relaes entre este e os cidados sejam alterados.

Estas relaes introduziram padres de consumo e sistema de produo, por um lado os subsdios a exportao de alguns produtos, por exemplo o algodo no perodo colonial, tinha vrios objectivos nomeadamente: que os produtos periodizassem as cultura introduzindo deste modo diverses no sistema de produo; Financiar o sector algodoeiro.

O desafio principal: a construo da nao. Em Moambique, como na maioria dos pases africanos, a questo central parece ser a construo da nao. Sem elementos de identidade nacional e sem respeito pelas diversidades tnicas, torna se difcil encontrar projectos que mobilizem e unam os cidados e os interesses polticos e econmicos em redor dos objectivos de longo prazo.

Para construir uma nao ser facilitado se as polticas econmicas tiverem como prioridade que os moambicanos a todos os nveis estejam engajados na resoluo dos problemas fundamentais.

10

Os individuais, colectivas e do pas em termos econmicos estes aspectos alcanam-se entre diferentes formas designadamente com polticas de desenvolvimento que garantam excedentes nveis de equidade social e espacial, condio importante para estabilidade douradura.

O crescimento com o desenvolvimento em frica necessita por isso de aliana principal entre os cidados, o Estado e a comunidade internacional, substituindo ou secundarizando a tripla conexo entre IBW (Instituies da Bretton Woods), o capital externo mais capital interno e o Estado. Aliana apresentada implica polticas macroeconmicas estveis e equilibradas. Estveis de forma a evitar: Espirais inflacionrias descontroladas e penalizadoras para a economia e sobretudo para os estratos sociais mais vulnerveis. Desequilbrio na balana fiscal que endividem as futuras geraes e sustentem burocracias ineficientes. Ineficincia produtiva e dificuldades de inovao tecnolgica atravs de subsdios directos ou cruzados. Polticas de consumo e outras que introduzam assimetrias regionais e fluxos migratrios.

Induo dos agentes econmicos para opes dos sistemas produtivos economicamente no sustentveis: Investimentos pblicos suportados por endividamentos de risco ou para

aproveitamento de conjunturas financeiras internacionais. Finalmente e no menos importante, fundamental a produo alimentar para garantir nveis elevados de segurana, tanto a nvel das famlias como das comunidades e escala do pas.

Equilbrios que garantam o desenvolvimento da produo Que as expectativas criadas de desenvolvimento e de crescimento considerem as condies para que os rendimentos e as condies de vida melhorem. A satisfao das necessidades bsicas humanas da maioria da populao deveria ser o primeiro objectivo.

11

A economia informal que surgiu principalmente nas cidades e como forma de sobrevivncia dos pobres no podia ser excluda nem reprimida; De forma semelhante, as polticas econmicas tiveram que considerar a importncia das economias de pequena escala ou economia tradicional, As polticas associadas com as economias informais e de pequena escala no so imbatveis com os investimentos intensivos com o capital; Os equilbrios especiais alm de constiturem uma questo de justia revestem-se como elemento de estabilidade poltica devido as possveis ligaes com a distribuio tica; Com acesso aos servios bsicos, fundamental para a estabilizao do pas, para introduzir maiores nveis de equidade social e, sobretudo, como condio para melhoria de condies de vida para as populaes.

O Mercado Interno Uma das principais opes sectoriais a que, ope sectores exportadores daqueles que produzem principalmente para o mercado interno. Com a excepo de um pequeno perodo aps a independncia, Moambique sempre teve polticas que periodizaram as exportaes. Foram adoptados diversos instrumentos para concretizar esta opo: culturas obrigatrias, subsdios exportao, acesso directo s divisas pelas empresas exportadoras, desvalorizao da moeda, benefcios fiscais, entre outras.

As consequncias do mercado interno: Criao de bolsas de pobreza em redor das grandes plantaes e zonas onde se introduziram culturas obrigatrias; Emergncia de funcionalidades entre sectores tradicional e moderno em que a acumulao deste se realizou com base na explorao do trabalho e na transferncia de excedentes realizados no primeiro; Emigrao para as cidades e desequilbrios regionais.

Configurao de uma estrutura econmica com relaes inter-sectoriais de baixa densidade e com pouca realizao do valor acrescentado no pas. Criao de relaes externas de dependncias em termos de trocas desfavorveis considerando a composio de capitais nos sistemas de produo desses sectores.

12

Estes efeitos, acrescida de evoluo global da econmica, permitem, pelo menos sugerir alternativas. A principal refere a interveno da importao dos sedutores, isto , priorizam o mercado interno. Esta opo implica necessariamente atribuio de uma maior importncia produo de bens de consumo bsico e de matrias-primas para indstria nacional (alimentos, testes e calados).

Este tipo de desenvolvimento s ser possvel se existir trs condies fundamentais: Que exista uma ampla mobilizao da populao na discusso e participao da resoluo das necessidades locais; desejvel que estabilidade democrtica seja aprofundada em pactos do regime a longo prazo; fundamental que a comunidade e as instituies financeiras internacionais aceitem modelos de desenvolvimento e de combate pobreza diferentes das que sugerem e que exista empenho na introduo de reformas nas polticas de cooperao.

Os Dilemas A aplicao de novos mtodos de desenvolvimento e de modelos econmicos possui um conjunto de dilema. Concentram se em seis (6) principais: 1. A ruptura com o statement poltico e econmico, tanto das polticas dominantes como dos interesses internos e externos que representam; 2. As polticas alternativas ou mesmo reformadoras encontram oposio e boicote por pare de instituies financeiras internacionais e em consequncia de uma parte importante de organizaes internacionais e da cooperao bilateral; 3. A escassez de recursos e as opes de afectao, de acordo com os mtodos de desenvolvimento, exigem polticas econmicas alternativas que encontrariam as barreiras anteriormente referidas; 4. O estado possui as funes que ultrapassam as restritamente econmicas, o que contraditrio com as polticas liberais; 5. A gesto econmica necessita de encontrar outras formas, mtodos e instrumentos; 6. As relaes internacionais, para que possam constituir um factor de desenvolvimento, necessitam de mudanas fundamentais, tanto os pases pobres como nos desenvolvidos.

13

Destacam que o aumento do excedente dos camponeses pode ser incentivados a partir de criao de mais procura de bens manufacturados em que seriam satisfeitos o aumento de produo. Acrescenta ainda que os investimentos na pequena produo est directamente relacionados com a capacidade de poupana, enquanto os grandes produtores dependem-se significamente de auto-financiamento. Isto , retendo os lucros.

Antes de referir cada um dos dilemas, pretende-se sublinhar que o objectivo principal das polticas deveria ser a construo da nao o primado rendimento e de elementos de identidade nacionais entre sobre os tnicos e linhageiros base super estrutural (ideolgica) sem a qual a instabilidade ser sempre efmera.

Destaca-se apenas alguns que se reflectem nos seis dilemas: A equidade espacial, social e polticas. A construo da nao implica revises e questionamentos profundos dos paradigmas econmicos da eficincia e da competitividade. O 1 dilema a necessidade de rupturas com as polticas econmicas anteriores. Mudar de polticas implica necessariamente alteraes na distribuio de recursos nos grupos sociais beneficirios, nas relaes e hierarquias dos poderes.

As mudanas de polticas apenas possuem efeitos a mdio e longo prazos as actuais caractersticas da economia moambicana s se alteraro se existirem transformaes estruturais, tanto econmicas como sociais. Deviam alterar-se a natureza das relaes externas nos padres de acumulao centrados no exterior e alguns sectores econmicos e nas cidades.

As elites nacionais possuem um papel decisivo. Aliana principal deveria ser com os cidados, com o pas (e no com o capital externo) e o Estado utilizado como um instrumento em defesa dessa aliana.

Essas transformaes, sobretudo as econmicas encontrariam uma forte oposio das organizaes financeiras internacionais.

2 Dilema: muito difcil que nos pases em desenvolvimento como Moambique sem capacidade de gerar recursos externos suficientes dependentes, consigam sobreviver as

14

rupturas de relacionamento com as principais instituies do sistema financeiro internacional. Este dilema pode inviabilizar as opes nacionais de desenvolvimento, as medidas que tem por objectivo introduzir transformaes estruturais deveriam acontecer paulatinamente no quadro de amplo concesso interno e sem conflituar directamente com as foras dominantes externas.

A construo da democracia um alicerce para o Estado de direito e da estabilidade. Democracia em sentido amplo e em termos econmicos est associada a nveis crescentes da equidade nas acessibilidades aos servios, na eliminao da pobreza, na construo de bemestar social.

3 Dilema: Este 3 dilema, o de alcanar os objectivos da equidade social e espacial implica, em princpio, menores recursos para os sectores produtivos, podendo afectar o crescimento e a eficincia estreitamente econmica.

A deciso do trabalho e as complementaridades entre as burocracias e os chefes das comunidades e o envolvimento das populaes na soluo dos problemas locais possui espao da democracia directa que pode ser uma forma de introduzir caractersticas especficas as democracias africanas.

O 5 Dilema: a direco econmica no pode se oscilar entre os extremos de uma forte interveno estatal e o capitalismo selvagem; aplicao dos instrumentos convencionais de polticas econmicas possuem nas realidades africanas muitas inconsistncias e comum falar-se de comportamentos a tpicos finalmente, as mudanas nas relaes externas deveriam ser principalmente o resultado de diferentes polticas internas a serem aplicadas de acordo com as estratgias de transformaes de longo prazo.

A estrutura do comrcio externo depende da produo interna e a competitividade uma funo de diferentes factores com os custos tais como para a priorizao sectorial.

Em Moambique est em gozo a unidade de uma nao, existem possibilidades de conflitos e so desejveis equilbrios sociais essenciais para esta habilidade do pas. Moambique possui grandes diferenas de desenvolvimento regional que coincidem, com muitos casos, com a

15

ocupao dos territrios com diferentes etnias. Estas diferenas foram introduzidas pela penetrao colonial e capitalista, pelas relaes econmicas desiguais ao nvel da frica austral, aps a independncia e com ajustamento estrutural.

4 Dilema: est associado ao papel adequado do Estado na economia e na sociedade. As funes, no podem estar, restringidas as analises economistas. A construo da nao um objectivo superior ao do respeito conjuntural e estreito dos equilbrios macroeconmicos. Os outros aspectos importantes so o equilbrio entre as burocracias modernas e os poderes informais das sociedades locais.

Nas condies de Moambique, com elevada percentagem da populao a viver abaixo da linha da pobreza absoluta e em constante sofrimento e ainda na perspectivas da construo da nao com esta habilidade, por ventura necessrio reduzir os possveis ritmos de crescimento para haver desenvolvimento.

desejvel e indispensvel que toda a comunidade repense as relaes multifacetadas com os pases africanos. O passado frtil em experincias que nada contriburam para estabilidade e o desenvolvimento.

Apenas mudanas globais e uma outra globalizao poder fazer com que os contextos internacionais no sejam sistematicamente penalizadores para a maioria dos pases pobres.

16

Concluso Depois de toda anlise do tema da estrutura econmica nos princpios do sculo XXI, conclumos que as polticas e as caractersticas da economia, usada nesse perodo no foi uma alavanca para salvaguardar a pobreza que a frica assim como Moambique que se encontrar pelo contrrio veio a manter o nvel do sofrimento que os cidados se encontravam. Criando tambm as emigraes quer dentro da frica como para varias partes do mundo a procura melhores condies de vida.

Os investimentos a colnia europeia fazia na frica assim como em Moambique era para os benefcios do ocidente deixando assim a frica subsariana na mesma pobreza que os colonizadores encontraram, e criando as grandes diferenas no desenvolvimento econmico. Na consequncia disse a frica subsariana alvo da guerra, e pobreza absoluta.

17

Bibliografia BRUCK , Tilman. Guerra e desenvolvimento em Moambique, Anlise Social, vol. Xxxiii 1998. pag. 1019-1051.

Castel-Branco, Carlos Nuno. As Consequncias Directas das Crises no Panorama Nacional Moambicano, 2008.

Mosca, Joo. Evoluo da agricultura moambicana no perodo ps-independncia, 1996.

MOSCA, Joo. Economia de Moambique sculo XX; INSTITUTO PIAGET 2005.

You might also like