You are on page 1of 47

Universidade Federal de Santa Catarina Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distncia

IDAVANIA MARIA DE SOUZA BASSO KARIN LILIAN STROBEL MARA MASUTTI

METODOLOGIA DE ENSINO DE LIBRAS L1

Florianpolis

2009

INTRODUO
UNIDADE I Situando o campo da lnguas metodologia de ensino metodologia de ensino de lnguas metodologia de ensino de

UNIDADE II Alfabetizao e o ensino da lngua de sinais o ensino da lngua de sinais no processo educacional da criana surda alfabetizao e letramento em sinais e escrita de sinais explorando a lngua de sinais produes artsticas em sinais leitura de sinais e leitura da escrita de sinais problemas atuais no processo educacional das crianas surdas

UNIDADE III Refletindo sobre as prticas atuais de ensino de lngua de sinais o contexto brasileiro atual os professores de lngua de sinais e sua formao a prtica pedaggica: o trabalho com a lngua sinalizada o trabalho com a escrita de sinais a leitura de sinais e da escrita de sinais a anlise lingstica ou estudo da gramtica

o lugar da lngua de sinais na escola de surdos e na escola inclusiva

UNIDADE IV Construindo um objeto de ensino: a lngua de sinais como rea curricular em busca de uma pedagogia visual ou uma pedagogia da diferena o currculo de LIBRAS na educao bsica: definindo programa e objetivos 2

UNIDADE V Ensinando LIBRAS


o trabalho com a lngua sinalizada o trabalho com a escrita de sinais o trabalho com a leitura de sinais e da escrita de sinais o trabalho com a gramtica

UNIDADE VI Planejando o ensino da lngua de sinais: organizao do trabalho pedaggico revendo conceitos: o planejamento e seus elementos planejando o ensino de LIBRAS na educao bsica a aula como processo

UNIDADE VII - Pesquisando sobre a LIBRAS


- a lngua de sinais como objeto de pesquisa em sala de aula

PCC PRTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

INTRODUO
Ol, aluno.

Viu o quanto voc j aprendeu nestes ltimos trs anos? Tantas informaes, novos jeitos de pensar, novos amigos, uma nova profisso. Voc j pensou em tudo isso? No quanto voc j mudou neste perodo? E ainda no acabou, no mesmo? Agora, neste ltimo ano, voc ter oportunidade de colocar tudo isso em prtica. Assustador, no mesmo? Nossa disciplina Metodologia de ensino de LIBRAS como primeira lngua justamente para isso: verificar como tudo o que voc aprendeu acontece na prtica de sala de aula, pois, afinal, voc est se formando como professor de LIBRAS. Vamos conversar um pouco sobre isso?

H poucos anos atrs a LIBRAS no existia como disciplina escolar. A regulamentao da Lei n10.436/2002, atravs do Decreto-Lei n5.626/2005, proporcionou uma reviso nos estudos e procedimentos a respeito do ensino da Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS no contexto educacional do nosso pas. Novos profissionais surgiram no cenrio educativo: o professor de LIBRAS e o Intrprete de Lngua de Sinais, como figuras imprescindveis para que o acesso aos conhecimentos fosse possvel aos alunos surdos usurios da LS1.

Paralelo ao aspecto da legislao, estudos sobre a Lngua de Sinais (LS) reconhecem a necessidade de os alunos surdos aprenderem esta lngua nos diversos contextos de suas vidas, entre eles a escola. Entretanto, ainda no aconteceu mudanas curriculares significativas na Educao Bsica. A LIBRAS ainda uma disciplina parte da grade curricular na maioria das escolas e muitas vezes compreendida como instrumento de comunicao entre surdos e ouvintes e no uma disciplina como as demais.

importante lembrar que o ensino da LS uma proposta com fins definidos: o aluno surdo que adquire e aprende a LS no incio de sua escolarizao educao infantil e primeira etapa do ensino fundamental aquele que ter experincias e competncia lingstica suficiente para, no somente acessar o conhecimento, mas tambm transformar esse conhecimento de forma crtica e ativa. E mais do que isso: a lngua de sinais a lngua por meio da qual as identidades surdas so constitudas e a cultura surda se manifesta.
1

Lngua de Sinais doravante, LS.

Buscando dar conta da aplicao da Lei, gestores das instituies educativas pblicas e privadas iniciaram uma busca desenfreada por surdos que ensinassem LIBRAS nestas instituies. Estes professores foram contratados com uma dupla funo: ensinar a LIBRAS como L1 para os alunos surdos e como L2 para os ouvintes (em especial os professores ouvintes, com vistas formao de profissionais bilnges).

Este processo trouxe vrias problemticas, dentre as quais destacamos: 1) um nmero insuficiente de surdos com a escolaridade exigida para a funo de professor (Magistrio, Pedagogia ou alguma Licenciatura), reflexo de uma educao equivocada a que os surdos estiveram expostos e que impossibilitou o acesso nveis mais altos de escolarizao; 2) a maioria dos surdos que ensinam LIBRAS tm pouca formao pedaggica, e geralmente esta formao foi feita junto s Associaes de Surdos ou a FENEIS2, com foco no ensino para ouvintes; 3) o status da LIBRAS e o espao que ela ocupa na escola, seja na escola de surdos ou na escola inclusiva, ainda no tem contornos ntidos e traz insegurana ao professor surdo; 4) a no existncia de um currculo unificado de LIBRAS como L1 leva os professores surdos a estabelecer objetivos, contedos e metodologias com base nos cursos para ouvintes e a usar estratgias de ensino de L2; 5) a falta de material didtico em LIBRAS, especialmente os que trazem a escrita de sinais; 6) conhecimento insuficiente da estrutura lingstica da LIBRAS em seus mltiplos aspectos; 7) a crena, ainda bastante forte, de que basta ser surdo e saber a LS para estar apto a ensin-la.

Estas problemticas (e outras to importantes quanto estas) nos mostram o longo caminho que ainda temos a percorrer para materializar o ensino de LIBRAS como primeira lngua e dar algumas respostas aos muitos questionamentos que os professores surdos fazem a respeito de sua prtica pedaggica:

FENEIS Federao Nacional de Educao e Integrao de Surdos. Oferece a formao de instrutores de LIBRAS na metodologia LIBRAS em Contexto.

O que ensinar nas aulas de LIBRAS? Como trabalhar com alunos com experincias de vida to diversas? Por qu enfocar a literatura? Como ensinar os sinais e a gramtica? Que materiais em LIBRAS esto disponveis? Como avaliar os alunos? No contexto escolar, convivem alunos surdos com grande competncia

lingstica com outros que apresentam uma fluncia comunicativa mnima e outros que no usam a LS. Como possvel dar conta desta diversidade? Com base nestes questionamentos e buscando alternativas para a constituio da LIBRAS como rea curricular, organizamos a disciplina Metodologia de Ensino em Lngua Brasileira de Sinais como L1 de forma a abranger os diferentes nveis educativos bsico, intermedirio e avanado3 como primeira lngua aos alunos surdos e procuramos levar em conta a grande diversidade de alunos nos diferentes nveis de ensino, como tambm os diferentes nveis de competncia comunicativa em LS. Isto fundamental para um bom programa de ensino de LS, pois este refletir a seleo de objetivos, contedos, procedimentos, materiais didticos e formas de avaliao, mais coerentes com a realidade escolar.

Como organizamos esta disciplina?

Todo material est disponvel no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) e o material em portugus est em pdf, disponvel na Webteca.

Enfocamos esta disciplina em sete Unidades. Em cada Unidade voc encontrar hipertextos, vdeos, chat, fruns, links, atividades, animaes, apresentaes em Power Point (PPT). O DVD foi organizado em trs partes: 1 Parte Unidades I, II e III; 2 Parte Unidades IV e V; 3 Parte Unidades VI e VII.

A opo pelos nveis bsico, intermedirio e avanado deve-se aos diferentes nveis de competncia comunicativa dos alunos surdos em LIBRAS. O professor dever fazer um diagnstico dos alunos antes de elaborar seu plano de ensino na disciplina LIBRAS como L1, a fim de atender s necessidades especficas dos alunos e do grupo como um todo.

No DVD voc encontrar o contedo das Unidades em LIBRAS, alm de simulaes que o ajudaro a compreender melhor o que vamos estudar.

A Unidade I Situando o campo da metodologia de ensino de lnguas trabalhar os conceitos de metodologia, metodologia de ensino, metodologia de ensino de lnguas e as especificidades das lnguas sinalizadas referentes diferena de modalidade.

Na Unidade II Alfabetizao e ensino da lngua de sinais trabalharemos com o texto Alfabetizao e o ensino de lngua de sinais, da Prof Ronice Muller de Quadros, disponvel na Webteca, e refletiremos sobre o ensino da Lngua de Sinais e suas implicaes no processo educacional da criana surda.

A Unidade III Refletindo sobre as prticas atuais de ensino de LS abordar o contexto brasileiro atual de ensino de LIBRAS; a formao dos professores de LIBRAS e sua prtica pedaggica abrangendo o trabalho com a lngua sinalizada, a escrita e leitura de sinais e o estudo da gramtica. Analisaremos planos, mtodos e recursos didticos disponveis utilizados pelos professores de LIBRAS. Refletiremos sobre o lugar da LIBRAS na escola de surdos e na escola inclusiva.

A Unidade IV Construindo um objeto de ensino: a lngua de sinais como rea curricular traz uma reflexo sobre a pedagogia visual ou pedagogia da diferena como alicerce para a constituio de um currculo de LIBRAS para a Educao Bsica. Trabalharemos com textos de pesquisadoras surdas que esto disponveis na Webteca. Conheceremos uma proposta curricular de ensino de LS e faremos uma comparao com as propostas existentes no Brasil. Este material estar disponvel na Webteca e nos sites indicados no texto.

Na Unidade V Ensinando LIBRAS voc ter oportunidade de vivenciar o trabalho com a lngua sinalizada, a escrita e leitura de sinais, a prtica de anlise lingstica dentro da perspectiva da pedagogia da diferena, buscando construir um jeito surdo de ensinar. Nesta unidade exploraremos um pouco mais o texto da Professora Ronice, que vimos na Unidade II, e voc poder colocar em prtica aquilo que aprendeu nas disciplinas anteriores do curso.

Na Unidade VI Planejando o ensino da lngua de sinais conheceremos o planejamento e seus elementos e voc ter a oportunidade de planejar e simular uma situao de ensino de LIBRAS na educao bsica.

Na Unidade VII Pesquisando sobre a LIBRAS propomos que a LS seja objeto de pesquisa em sala de aula. Para isso, abordaremos aspectos de Metodologia de Pesquisa em lnguas orais e sua aplicabilidade nas lnguas sinalizadas.

Finalmente, apresentaremos as atividades que fazem parte da Prtica como Componente Curricular PCC.

Veja o esquema com as atividades de PCC distribudas nas Unidades:

UNIDADE

N da atividade

CARGA HORRIA

I II III IV V VI VII TOTAL

-X1 2 4 6e7 9 -x06

-X10h 20h 10h 30h 20h -x90h

Em todas as Unidades voc encontrar referncias de textos e sites para aprofundar seus estudos sobre a prtica pedaggica.

Vamos comear?

UNIDADE I Situando o campo da metodologia de ensino de lnguas

Metodologia de lngua de sinais

Apresentao

A realidade da educao de surdos no Brasil apresenta um divisor de guas o decreto 5626/2005, que regulamenta a lei de LIBRAS. A partir desse instrumento legal tambm se cria um imperativo no campo metodolgico das lnguas de sinais no pas. Em razo do isolamento que se imps aos surdos em turmas de ouvintes e da negao das lnguas de sinais durante um longo perodo, o processo de ensino e aprendizagem ou de uma pedagogia visual e cultural surda ficou desprezada nos espaos institucionais. Por outro lado, ricos percursos de experincias com a lngua de sinais e a cultura surda aconteceram em diferentes lugares como as associaes de surdo, com a presena de crianas, jovens, adultos e idosos surdos.

Todo esse material e formulao pedaggica emprica muitas vezes so perdidos, e com isso tambm tradies vo se apagando. Por isso compreendemos como um membro da comunidade surda chora intensamente ao perder um parceiro, seja idoso ou no, porque morre junto com essa vida, a partilha de sentidos que se do em pequena histria e confidncias, em momentos ldicos e de solidariedade.

Acreditamos que os enfoques das metodologias de lngua de sinais devam se voltar para toda essa produo emprica como elementos essenciais para serem retomados sistematicamente dentro de um processo de escolarizao.

A presente disciplina procura no apenas mostrar caminhos amadurecidos na educao de surdos e que se mostraram eficientes, mas tem o papel de ser propositiva em termos de reunir princpios que refletem um jeito surdo de construir. Mais do apresentar tcnicas e frmulas prontas de como ensinar e o que interfere na aprendizagem, importante que a produo de surdos tenha cada vez mais espao para criar novos textos. Se uma idia puxa outra idia, um texto de um surdo puxa textos de muitos outros surdos.

Entendemos que so formas de compor visualmente que se aproximam, se tocam, e abrem perspectivas que precisam ir crescendo e se encontrando no caminho. As vias so muitas, como uma cidade cheia de estradas, assim o encontro dos textos surdos. No podemos falar de uma metodologia nica, e sim metodologias; sempre no plural porque no podemos esquecer que so vrias as identidades surdas, e o que atende a uma, no necessariamente atende a outra. Decidir qual metodologia utilizar depende de uma complexa interao de fatores individuais e sociais, e todo educador deve estar atento s diferenas.

Metodologias no apresentam garantias e certezas de como o ensino deva ser, mas funcionam como um conjunto orquestrado de elaboraes desenvolvidas ou reconhecidas pelos surdos ou construdas a partir da cultura surda que produz efeitos de sentidos mais significativos para essa comunidade. Dentro de um currculo que est sempre aberto e em movimento para atender a realidade que se apresenta, o campo metodolgico um contnuo repensar das relaes pedaggicas.

Objetivos da disciplina
Conhecer e debater: - experincias educao que refletem formas de construir uma pedagogia visual. - experincias metodolgicas com os diferentes nveis de ensino; bsico, intermedirio e avanado. - experincias metodolgicas de literatura produzida em lngua de sinais. - experincias da escrita de sinais.

Metodologia: Estuda as possibilidades explicativas de diferentes mtodos

Mtodos: So formas, perspectivas ou caminhos que indicam uma seqncia de aes que sero utilizadas para alcanar determinados objetivos. Por exemplo, em um mapa voc tem vrios percursos j traados que do direes para chegar a determinados locais. Assim como os mapas, os mtodos tambm auxiliam nos processos de ensino-aprendizagem.

http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13

10

1-O que significa ensinar lngua de sinais?

Cada um de vocs poderia ter inmeras respostas para essa pergunta, dependendo da experincia e do conhecimento que tem a respeito do assunto. Alguns de vocs j ensinaram amigos, colegas vizinhos, pais e isso se configurou em saberes, prticas discursivas realizadas em libras que acumulou bastante conhecimento. Muitos desses saberes que se organizaram muito tempo margem das instituies, e que ocorreram nos espaos das associaes, nas relaes informais entre amigos, ainda permanecem com pouca transferncia para os espaos acadmicos, uma vez que a luta dos movimentos surdos aos poucos vem transformando as relaes de poder que envolve tambm a abertura dos espaos institucionais.

Compreender, portanto, que tudo aquilo que foi denunciado como subjugamentos culturais em filmes como (TESE DE ADRIANA THOMA) so elementos que apontam para questes que esto intimamente relacionadas com procedimentos que acusam como os mtodos de ensino estiveram atrelados a uma viso equivocada de surdo e de cultura.

2- Qual o desafio de construir uma metodologia que se sustente em bases culturais e lingsticas que estejam alinhadas com uma lgica visual?

O principal desafio aprender a ler as mltiplas realizaes das diferentes identidades surdas e conseguir detectar os investimentos criativos em cada uma das suas realizaes. Falar em procedimentos metodolgicos sem tomar em conta as formas como os surdos esto recompondo e recriando de forma significativa o mundo de relaes lingsticas e culturais nas zonas de contato entre surdos e ouvintes negligenciar que esse um ponto de negociao imprescindvel de construo de sentidos.

Vamos refletir sobre isso. Se a maioria dos surdos filha de pais ouvintes, isso j no se torna um elemento suficiente para entendermos que a metodologia de lngua de sinais precisa refletir sobre os caminhos de pontos de tenso entre o universo das lnguas orais e de sinais? ( texto Poltica da surdez Wrigley) Portanto, no podemos deixar de lado o debate em torno das questes culturais e suas implicaes para tentarmos avanar em proposies que visem estabelecer de que forma se pode estabelecer mtodos de planejamento e sistematizao do ensino de LIBRAS.

11

3- Os mtodos so apenas tcnicas?

Para ensinar preciso perceber a maneira de cada indivduo e grupo se relacionar com o conhecimento e com o ato criativo. O conhecimento uma juno de arte, de tcnicas e de vivncias. Portanto, sempre h uma relao estreita entre quem ensina e o que ensina. O educador surdo organiza os conhecimentos a partir da sua visualidade. A intencionalidade (objetivo claro), reciprocidade (como o aluno se envolve no processo pedaggico) e a mediao dos significados (como os significados so construdos com o aluno) exigem uma criatividade na composio dos elementos de uma pedagogia visual que sero determinantes para o xito do processo de aprendizagem de educandos surdos.

Portanto, mtodos no so apenas um conjunto de tcnicas a serem aplicadas, mas envolvem muitos outros aspectos, dentre eles a criatividade que tem por base uma forma prpria de apreender a realidade e que deve estar vinculada com as necessidades de cada sujeito e cultura.

Concepo de Linguagem

Uma concepo de ensino de lngua precisa referncias claras em termos do enfoque metodolgico a ser seguido. As perspectivas tericas do sociointeracionismo, da lingstica enunciativa e da lingstica textual trouxeram importantes mudanas ao focar o ensino de lngua no uso e funcionamento discursivo de um sistema semitico e simblico, contextualizado e determinado scio-historicamente. Dentro desses enfoques, as formas lingsticas no so abordadas por si mesmas como um sistema fechado em si mesmo. Durante o processo de interao verbal, a lngua vai assumindo formas e sentidos de relao.

H um conjunto de prticas e eventos dentro da cultura surda que ativam as lngua de sinais e suas formas de interao produzindo uma letramento tanto individual como social que revelam dinmicas prprias de atuar e interagir socialmente. Essas construes simblicas so interdependentes de determinados contextos e espaos sociais que propiciam a ocorrncia de distintas formas enunciativas. A metodologia de Libras deve estar em alinhamento com as diferenas produzidas dentro desses diferentes espaos que possibilitam a emergncia do discurso surdo.

12

Se observarmos como so produzidas as experincias ldicas com a lngua, perceberemos que a espontaneidade na criao textual que est presente nas associaes de surdos apresenta uma determinada estrutura que se gerou culturalmente e est representada atravs de narrativas surdas. De outro lado, se analisarmos as experincias que ocorreram nos espaos escolares onde houve a possibilidade do encontro surdo-surdo tambm se evidencia uma metodologia que coloca em perspectiva uma forma prpria de criao no que concerne aos aspectos de uma linguagem visual, imagtica, de expresso corporal e de representaes artsticas. Ou seja, as prticas sciodiscursivas de elaborao textual refletem diferentes nveis e representaes dentro das esferas institucionais como escola, igreja, associaes, etc.

importante analisarmos como a produo textual em lngua de sinais uma relao que envolve uma dinmica de inter-relao entre corpo, espao e movimento. Portanto, diferente de uma dinmica presente nas lnguas orais, as lnguas de sinais convivem com o cnico como um elemento de atribuio de sentidos. Por isso, o ambiente ou espao fsico no um mero componente ou detalhe, um elemento decisivo para a produo de sentidos.

Nesse sentido, a pedagogia do professor surdo surge da sua prpria forma de construo de sentidos que visual, e nesse sentido h um ganho muito grande para os alunos surdos quando o professor partilha da mesma experincia de ser e estar na relao com a linguagem as pessoas e o mundo.

13

UNIDADE II Alfabetizao e o ensino de lngua de sinais Nesta Unidade trabalharemos com o texto Alfabetizao e o ensino de lngua de sinais, da Prof Ronice Muller de Quadros, disponvel na webteca, que voc dever ler para nossa videoconferncia.

muito importante a leitura do texto da professora Ronice porque ele aborda aspectos do processo de alfabetizao e ensino da lngua de sinais de forma sistematizada, ou seja, como disciplina escolar imprescindvel na educao de surdos.

Para estudarmos este texto propomos um roteiro de estudo com o objetivo de aprofundar a anlise de alguns dos aspectos tericos e metodolgicos mais importantes referentes ao ensino de LIBRAS como primeira lngua. Neste roteiro de estudo voc encontrar referncias a outros dois textos que auxiliaro a compreender os temas abordados.

O estudo deste texto, alm de ser fundamental para sua prtica pedaggica, tambm auxiliar na elaborao da atividade da Unidade III, quando voc ter oportunidade de conhecer e avaliar mais de perto o ensino da LIBRAS como primeira lngua para surdos que existe hoje no Brasil. Boa leitura!

Na web
Leia a entrevista de Magda Soares sobre alfabetizao e letramento Letrar mais que alfabetizar, no endereo: http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/magda.htm

Tambm de Magda Soares texto O que letramento, o que alfabetizao, publicado no livro Letramento um tema em trs gneros, Belo Horizonte: Editora Autntica, 1998, disponvel no endereo:
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/artigos/2004/0014.htm

14

UNIDADE III Refletindo sobre as prticas atuais de ensino de lngua de sinais o contexto brasileiro atual os professores de lngua de sinais e sua formao a prtica pedaggica: o trabalho com a lngua sinalizada o trabalho com a escrita de sinais a leitura de sinais e da escrita de sinais o estudo da gramtica o lugar da lngua de sinais na escola de surdos e na escola inclusiva

Esta Unidade abordar o contexto atual de ensino de LIBRAS no Brasil. Tambm refletiremos sobre a formao dos professores de LIBRAS e sua prtica pedaggica abrangendo o trabalho com a lngua sinalizada, a escrita e leitura de sinais e o estudo da gramtica. Voc entrar em contato com planos, mtodos e recursos didticos disponveis utilizados pelos professores de LIBRAS e refletiremos sobre o lugar da LIBRAS na escola de surdos e na escola inclusiva.

O contexto brasileiro atual e a formao de professores surdos

Ns j vimos que ensino da lngua de sinais nas escolas brasileiras muito recente. Embora existam professores surdos em algumas escolas de surdos j h alguns anos, suas atividades nem sempre esto relacionadas ao ensino sistemtico da LIBRAS, muitas vezes atuando como coadjuvantes dos professores ouvintes regentes, localizados em turmas de Educao Infantil e Sries Iniciais. Em muitos casos, a atuao destes professores limitada a aulas de Informtica e Literatura, com poucas incurses no ensino sistematizado da LIBRAS como disciplina curricular, tal como o Portugus ou o Ingls, por exemplo. A funo destes professores tambm abrange o ensino de LIBRAS para ouvintes da comunidade escolar. Tambm no h um programa de ensino que considere a LIBRAS como disciplina curricular, implicando na falta de objetivos, contedos e metodologias apropriados. Como os professores surdos se colocam diante desta problemtica? De que forma tornar possvel o ensino de LIBRAS para os alunos surdos nestas condies?

Voc j teve alguma experincia no ensino de LIBRAS em uma escola? Com base na sua experincia, voc concorda com o que foi exposto at agora nesta Unidade? Converse com colegas que passaram pela mesma experincia e discuta no FRUM.

15

Muitos professores tambm no tm formao adequada para o ensino, com escolaridade em nvel de Ensino Mdio. Algumas instituies de ensino tm optado por fazer uma formao em servio, ou seja, em reunies peridicas com a coordenao da escola para discusso e construo de uma proposta de ensino de LIBRAS. At pouco tempo atrs, a FENEIS foi a nica instituio que formava profissionais para o ensino de LIBRAS os instrutores e monitores e, mais recentemente, em convnio com o Ministrio da Educao MEC, os multiplicadores, com o objetivo de auxiliar na formao dos instrutores de LIBRAS em vrios Estados. Voc passou pela experincia de ser Instrutor, Monitor ou Multiplicador de LIBRAS? Reflita sobre esta experincia e compartilhe com os colegas no FRUM.

Desta forma, quando a LIBRAS foi regulamentada pelo Decreto n 5626/2005, as instituies de ensino se depararam com a falta de profissionais formados e qualificados para preencher as exigncias legais. Poucos surdos tiveram acesso ao nvel superior e, embora o curso de Pedagogia tenha sido um dos preferidos pelos estudantes surdos, a abordagem era direcionada a alunos ouvintes e nem todos contaram com um Intrprete de Lngua de Sinais durante o curso. A necessidade de profissionais surdos para ensinar LIBRAS nas escolas de surdos e escolas inclusivas trouxe medidas paliativas para resolver este problema, algumas bastante comprometedoras, pois em muitos lugares ainda se acredita que basta ser surdo para saber LIBRAS e ter competncia para ensin-la. como se bastasse falar ingls para ser professor de ingls. E na falta de um surdo que fosse considerado competente para esta funo, recorria-se a um ouvinte que soubesse LIBRAS, mesmo que minimamente, mas que tivesse a formao pedaggica necessria. O resultado disso um distanciamento cada vez maior entre o aluno surdo e o conhecimento, em especial o conhecimento da prpria LIBRAS, alm de comprometer a formao de uma identidade sadia.

Para prosseguirmos com nossos estudos e com o objetivo de refletirmos sobre os aspectos que acabamos de levantar, propomos uma atividade onde voc investigar a prtica pedaggica dos professores de LIBRAS. O objetivo desta investigao refletir sobre como as aulas de LIBRAS acontecem nas escolas de surdos e escolas inclusivas. 16

Voc ir pesquisar aspectos relacionados estrutura da instituio, formao do professor e sua prtica pedaggica, em especial o planejamento e as formas de trabalho com a lngua sinalizada, a leitura e escrita em sinais e anlise lingstica (estudo da gramtica).

IV Construindo um objeto de ensino: a lngua de sinais como rea curricular

Em busca de uma pedagogia visual ou uma pedagogia da diferena; O currculo de LIBRAS na educao bsica: definindo objetivos e programas.

1. Em busca de uma pedagogia visual ou uma pedagogia da diferena Nesta Unidade vamos nos deter sobre os estudos a respeito da pedagogia visual ou pedagogia da diferena, no sentido atribudo pelos pesquisadores surdos, com o intuito de contribuir para a construo de um currculo de LIBRAS que retrate as expectativas dos surdos sobre sua prpria lngua e seu processo educacional. Assumir uma pedagogia visual ou pedagogia da diferena representa a possibilidade real de encarar a prtica pedaggica e o processo ensino-aprendizagem a partir da perspectiva surda ou da concepo surda sobre a educao. Para os estudiosos surdos a pedagogia da diferena prope outras leituras sobre a surdez e a pessoa surda com base nas diferenas culturais. Ao ressignificar a surdez como uma marca cultural e no como uma patologia, a pedagogia da diferena necessita de uma postura educacional que assuma seu papel emancipatrio e transformador e que veja o surdo como uma pessoa completa (RANGEL e STUMPF, 2004). Na pedagogia da diferena, h a diferena cultural e a diferena lingstica e no uma relao de dominao e supremacia de um grupo sobre outro. Uma pedagogia que compreenda a diferena como marca constitutiva humana no pode ser homognea e nica. preciso criar uma outra forma de ensinar porque as pessoas surdas aprendem pelas experincias visuais e apreendem o significado do mundo por meio das interaes em lngua de sinais. Desta forma, o currculo tambm necessita ser outro; da uma pedagogia visual, ou como os estudiosos e pesquisadores surdos denominam, a pedagogia dos surdos. Gladis Perlin (2004, p.81) pesquisadora e educadora surda, afirma que no se trata de uma pedagogia pronta, mas de uma pedagogia histrica que assume o jeito surdo de ensinar, de propor o jeito surdo de aprender, experincia vivida por aqueles que so surdos. Para ela (2006), um jeito surdo de aprender requer um jeito surdo de ensinar. 17

Procurando compreender este princpio, estudaremos as contribuies de autoras surdas sobre a pedagogia visual ou pedagogia da diferena atravs de dois textos:

1. A pedagogia da diferena para o surdo, de Gisele Rangel e Marianne Stumpf, disponvel na webteca; 2. SURDOS: cultura e pedagogia, de Gladis Perlin, disponvel na Webteca. Para saber mais sobre Pedagogia Visual, leia Pedagogia visual/sinais na Educao dos Surdos, de Ana Regina e Souza Campello, no livro Estudos Surdos II, disponvel no site www.editora-arara-azul.com.br .

Veja tambm o texto Pedagogia Surda, de Shirley Vilhalva no site http://www.editora-araraazul.com.br/pdf/artigo8.pdf .

2. O currculo de LIBRAS na educao bsica: definindo programas e objetivos. A falta de um currculo sistematizado de LIBRAS como primeira lngua para alunos surdos na Educao Bsica pode trazer como conseqncia a opo por alternativas com base no ensino de segunda lngua para ouvintes no so poucos os relatos que informam que nos cursos de LIBRAS para ouvintes tambm esto matriculados alunos surdos, que pouco ou nenhum contato tiveram com a lngua de sinais. Muitas vezes o ensino de LIBRAS acontece na forma de cursos isolados ou desvinculados das instituies educativas e os programas destes cursos se resumem descrio de contedos e metodologias (aulas expositivas dialogadas, teatro, piadas e histrias em sinais) e enfatizam o ensino de vocabulrio bsico e estruturas sintticas simples, voltadas ao desenvolvimento de habilidades comunicativas. Este tipo de programa corresponde ao que se entende por currculo de lngua de sinais como primeira lngua? A dissertao de mestrado da pesquisadora surda Carolina Hessel Silveira aponta o currculo de LIBRAS como instrumento de empoderamento dos surdos no sentido de fortalecer as identidades, comunidades e culturas surdas. Este empoderamento construdo pelo pleno conhecimento lingstico e uso da lngua de sinais, inclusive em sua modalidade escrita. Desta forma, o currculo da lngua de sinais passa pelo modelo lingstico adequado trazido pelo professor surdo, membro da cultura e da comunidade surda e referncia de identidade surda para os alunos. Por isso, o currculo de lngua de sinais deve estar em 18

conexo com o prprio movimento surdo atravs da participao do professor na Associao de Surdos.

Com base nas informaes que Carolina nos traz, podemos entender que o currculo de LIBRAS L1 vai muito alm do conjunto de contedos, metodologias, carga horria etc. Este currculo somente ter sentido real e valor como instrumento de empoderamento a partir das prticas pedaggicas vinculadas a uma postura poltica do professor como membro da comunidade surda e representante de sua cultura.

Para saber mais sobre o currculo na educao de surdos:

1. O currculo de Lngua de Sinais e os professores surdos: poder, identidade e cultura surda, da pesquisadora Carolina Hessel Silveira, no livro Estudos Surdos II (organizado pro Ronice M. Quadros e Gladis Perlin), disponvel no site www.editora-arara-azul.com.br . 2. Da mesma autora, Carolina Hessel Silveira, sua dissertao de Mestrado, disponvel no site www.ges.ced.ufsc.br/carol.htm 3. O direito de aprender na escola de surdos, de Maura Corcini Lopes, no livro A Inveno da Surdez II (Organizado por Adriana Thoma e Maura C. Lopes), Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. Este artigo traz um tpico sobre o Currculo . uma construo coletiva e devem participar desta construo todos OSurdo currculo aqueles envolvidos no processo educacional das pessoas surdas, principalmente elas mesmas e seus representantes as associaes de surdos e a FENEIS. Como construo social, o currculo de LIBRAS dever retratar os valores, atitudes e prticas sociais que fazem parte das experincias visuais que circulam na comunidade surda e dever refletir, acima de tudo, a cultura e as identidades surdas. Este currculo dever privilegiar a produo cultural, as artes, a literatura, a histria, as organizaes surdas, as lutas dos surdos em defesa de seus direitos. E, como tal, deve ser respaldada como poltica do Ministrio da Educao como uma diretriz geral para o ensino de LIBRAS no pas. Um currculo um instrumento social e poltico que tem por objetivo nortear o trabalho pedaggico e, para isso, precisa conter elementos que auxiliem as escolas a organizarem seus programas de ensino de forma eficaz. Por isso, o currculo um instrumento que deve ser avaliado com freqncia e isso acontecer a partir da prpria prtica 19

dos professores de LIBRAS. So estes professores que, diariamente, faro os ajustes necessrios redefinindo objetivos, selecionando melhor os contedos, aprimorando mtodos de ensino e avaliao, organizando recursos didticos mais condizentes com a experincia visual que caracteriza a cultura surda. O Brasil ainda no tem uma proposta curricular oficial para o ensino de LIBRAS. Entretanto, devemos considerar que as vrias escolas de surdos brasileiras tm procurado solucionar esta questo construindo seus programas de forma a atender as necessidades locais. Estas experincias devem ser socializadas para que seja possvel elaborar propostas e programas mais adequados ao ensino de LIBRAS. A escola onde voc trabalha tem um programa para o ensino de LIBRAS? Converse com seus colegas a respeito dos programas de ensino de LIBRAS de suas escolas. Uma proposta curricular para o ensino de LIBRAS dever estar refletida no Projeto Poltico-Pedaggico da instituio educacional. Isto significa que a lngua de sinais no pode ser uma disciplina isolada do contexto no qual est inserida, pois faz parte do corpo de conhecimentos trabalhados nas escolas. Como lngua de ensino das escolas de surdos e das turmas de surdos das escolas inclusivas, a lngua de sinais deve ter um carter interdisciplinar e ser compromisso de todas as reas de conhecimento, embora sua sistematizao ocorra na disciplina de LIBRAS. Mas o que significa sistematizar o ensino de LIBRAS? Ao sistematizar o ensino de LIBRAS, o professor organizar um programa para o aprendizado da lngua de sinais considerando o objetivo principal do ensino da lngua de sinais como lngua materna que o de desenvolver a competncia comunicativa dos alunos surdos.

Compreendemos competncia comunicativa em LIBRAS como a capacidade de empregar de forma adequada a lngua de sinais brasileira nas diversas situaes comunicativas em que a pessoa estiver envolvida, seja utilizando a lngua sinalizada ou a escrita e leitura de sinais. Sistematizar o ensino de LIBRAS significa, ento, organizar um programa de ensino de acordo com o objetivo citado e propor contedos, estratgias e mtodos de ensino para alcanar este objetivo, selecionar materiais e recursos de ensino que facilitem a aprendizagem do aluno surdo e eleger critrios de avaliao adequados s especificidades da lngua de sinais, nos diversos nveis de ensino da Educao Bsica. Para isso, o professor dever, tambm, considerar sua realidade de trabalho, ou seja, as caractersticas da escola e o 20

contexto onde ela est inserida, a srie/ano, o nvel de proficincia em LIBRAS dos alunos surdos. Vimos no texto da Unidade II que o nvel de proficincia dos alunos surdos em LIBRAS um fator importante a ser considerado no momento de elaborao de programas de ensino. Sabemos, tambm, que na sala de aula convivem alunos com diferentes nveis de competncia lingstica, vindos de contextos comunicativos, culturais e sociais diversos. Por isso, o currculo e os programas de ensino de LIBRAS precisam ser flexveis, abertos e constantemente reavaliados. Nesta disciplina so considerados trs nveis de ensino, que apenas didaticamente correspondem a trs nveis de proficincia em LIBRAS: nvel bsico, nvel intermedirio e nvel avanado. Nvel bsico compreende o ensino voltado queles alunos surdos que tm pouco ou nenhum conhecimento de LIBRAS e da cultura surda. Neste nvel enquadram-se tanto as os alunos surdos da Educao Infantil (de 0 a 6 anos), quanto jovens e adolescentes surdos que iniciam tardiamente sua escolarizao no Ensino Fundamental ou na Educao de Jovens e Adultos. Consideramos que os objetivos e os contedos para este nvel so os mesmos para as diferentes faixas etrias, porm, as estratgias e recursos de ensino, bem como os critrios e formas de avaliao devem ser diferenciados. Nvel intermedirio compreende o ensino voltado aos alunos surdos que, independente de sua idade, tm contato com a comunidade surda, faz uso freqente da lngua de sinais e domina estruturas simples da lngua. Neste nvel enquadram-se os alunos surdos que tiveram contato com a LIBRAS desde pequenos, os adolescentes surdos que estudam em escolas de ouvintes, mas mantm contato com surdos adultos com certa freqncia e os adultos surdos que freqentam a Educao de Jovens e Adultos. Nvel avanado compreende o ensino voltado queles alunos surdos que fazem uso mais elaborado da lngua de sinais e que a compreendem como objeto de conhecimento e produto cultural. Neste nvel enquadram-se os alunos surdos adultos que reconhecem a LIBRAS como a lngua que expressa sua identidade cultural e que buscam um conhecimento mais aprofundado de LIBRAS, da histria e da cultura surda. A compreenso dos diferentes nveis de ensino (que no nosso caso correspondem aos diferentes nveis de proficincia em LIBRAS) deve estar presente no momento de construo de uma proposta curricular para o ensino de LIBRAS L1, mesmo que sejam considerados 21

os nveis escolares (Educao Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos). Para termos uma idia do que uma proposta curricular de ensino de lngua de sinais, veja o material de ensino de LS produzido na Espanha.

A Proposta Curricular para o Ensino de Lngua de Sinais Espanhola foi elaborada pela Fundao Nacional dos Surdos da Espanha. Este material encontra-se disponvel no site www.fundacioncnse.org/docs/propuesta_curricular.pdf. A leitura deste material auxiliar a visualizar o que uma proposta curricular e quais so seus elementos principais. Veja o quadro comparativo: Currculo, programa e planos na Webteca.

22

UNIDADE V Ensinando LIBRAS Nesta unidade voc ter oportunidade de vivenciar o ensino da LIBRAS L1 em seus aspectos fundamentais: a lngua sinalizada, a escrita e leitura de sinais, a prtica de anlise lingstica. A partir da perspectiva da pedagogia da diferena que vimos na Unidade anterior, buscaremos construir, juntos, um jeito surdo de ensinar. Primeiramente, precisamos considerar as implicaes pedaggicas do ensino de LIBRAS L1 com base na concepo de linguagem assumida neste curso: a lngua constituda nas interaes dialgicas entre interlocutores membros de uma mesma cultura. Assumir a concepo dialgica/discursiva de ensino da lngua implica considerar a LIBRAS em uso, ou seja, estud-la nas condies reais onde ela produzida: na comunidade surda, nas escolas de surdos, nas igrejas, nos meios de comunicao, na internet... Por isso, fundamental que o professor esteja em constante interao com o mundo surdo, que veja a si mesmo como membro de uma cultura essencialmente visual, que se coloque como modelo lingstico e cultural ante seus alunos, que, enfim, assuma sua responsabilidade de resgatar e incentivar a produo cultural surda. Somente assim ele trabalhar dialogicamente com seus alunos e poder contribuir para a formao de produtores de textos e leitores crticos e participativos no mundo onde vivem. Voc j parou para pensar nos textos sinalizados que circulam da comunidade surda? A quais tipos de gneros discursivos eles pertencem? Veja alguns exemplos no arquivo: Gneros discursivos em Lngua de Sinais (em Power Point, disponvel na Webteca). Observe como estes gneros esto presentes na sua comunidade e discuta com seus colegas sobre isso. Ns j vimos que a finalidade do ensino de LIBRAS desenvolver a competncia comunicativa dos alunos surdos na Educao Bsica. Para que este objetivo seja alcanado preciso estipular quais procedimentos de ensino so mais adequados e eficazes, bem como os recursos que escolheremos para nos auxiliar neste trabalho. Voc ver mais sobre isso na prxima Unidade, que tratar do planejamento. Por agora, vamos nos deter nas questes relativas ao ensino de LIBRAS em suas vrias faces: leitura de sinais e produo de textos sinalizados e escritos em sinais e no estudo da gramtica (ou anlise lingstica). Os estudos atuais sobre o ensino de lngua materna ou primeira lngua tm privilegiado as metodologias que priorizam o trabalho com gneros textuais, ou gneros discursivos. Por isso, esta proposta se fundamenta no ensino da lngua materna ou primeira lngua com base nas situaes reais de vida dos alunos, em enunciados que circulam no contexto da comunidade surda e da sociedade onde ela est inserida.

23

Sintetizamos aqui nosso entendimento sobre lngua sinalizada, leitura, escrita e anlise lingstica (estudo da gramtica), temas que foram abordados no texto da professora Ronice e que estaro presentes em nossas reflexes. Leitura Compreendemos a leitura como um processo de descoberta e de atribuio de sentidos. As diferentes formas de entender um texto esto atreladas s diferentes formas de compreender o mundo e dizem respeito s experincias particulares de cada pessoa, em particular, e ao lugar que cada uma ocupa no complexo sistema de relaes sociais que caracterizam a sociedade em que vivemos, marcada por profundas contradies. So estas as muitas formas de interpretar que possibilitam a manifestao dos sentidos, dos significados, dando oportunidade emergncia de variados pontos de vista, alm de construir o repertrio conceitual necessrio produo escrita. Como quem fala ou escreve deve ter o que falar ou escrever, a leitura se converte em uma das habilidades para o aprendizado da escrita. A leitura no est restrita decodificao de smbolos grficos, mas a todas as formas de leitura, de todas as linguagens produzidas pelo homem em suas relaes com outros homens. Assim, o processo de codificao/decodificao s tem valor quando est articulado ao significado produzido no discurso entre interlocutores. Por isso, no processo de ensino de LIBRAS so vlidos e utilizados todos os gneros discursivos produzidos nas relaes entre surdos, em quaisquer circunstncias dialgicas. Escrita e lngua sinalizada a prpria elaborao de textos orais/sinalizados ou escritos e est vinculada leitura de mundo, num processo ininterrupto de interlocuo e dialogicidade. Entendemos que a produo de sentidos se d por meio da produo de textos sinalizados/orais ou escritos pressupondo o estabelecimento de relaes e elaborao conceitual ligados ao conhecimento de mundo que o aluno possui. sob este aspecto que as leituras anteriores ganham importncia, bem como os pontos de vista construdos a partir de outros pontos de vista e a capacidade de argumentao. Escreve-se para que outro leia, e em funo desse outro que toda argumentao e estilo textual do autor ou autores estaro vinculados. A produo textual sinalizada/oral ou escrita tem, assim, finalidade social que representa a forma como seu autor interpreta a vida e o mundo do qual faz parte. , portanto, uma prtica social.

24

Desta maneira, os textos utilizados no ensino de LIBRAS L1 so textos reais, de circulao na comunidade surda de nossa poca, abrangendo ampla variedade de gneros nos quais os alunos possam expor conhecimentos e pontos de vista, apresentar argumentaes, expressar sentimentos e opinies, relatar eventos e acontecimentos, narrar suas histrias, dar ordens, etc. Anlise lingstica (ou estudo da gramtica) Refere-se ao uso das regras ou convenes da lngua, concebidas como gramtica. Compreende, assim, toda atividade reflexiva sobre a lngua. Isto no significa direcionar o ensino para os aspectos gramaticais, como o fazem as pedagogias tradicionais, centradas no domnio do cdigo, mas redimensionar este ensino enfocando as dificuldades encontradas na prpria produo textual oral/sinalizada e escrita. A concepo de que todos ns utilizamos a gramtica da lngua, embora no tenhamos conscincia disso, indica que cabe escola promover essa conscientizao atravs de: atividades lingsticas que referem-se ao estudo da lngua em situaes de uso, ou seja, nas atividades dialgicas, nas quais o aluno seja colocado diante do maior nmero possvel de textos sinalizados ou escritos em sinais; atividades epilingsticas centradas na reestruturao do texto de forma a que o aluno possa manipular a linguagem, construir hipteses, transformar as expresses, buscar novas significaes, ou seja, que o aluno seja capaz de produzir, interpretar e compreender qualquer texto que circule em seu contexto de forma autnoma e crtica; e atividades metalingsticas que o trabalho de sistematizao gramatical propriamente dito, ou seja, a conceitualizao e nomenclatura convencional, na qual o aluno possa refletir conscientemente sobre a lngua de sinais por meio da prpria lngua de sinais. Desta forma, as atividades de sistematizao da lngua emergiro da prpria produo textual do aluno e no de exerccios repetitivos e descontextualizados. sobre estes princpios que baseamos o ensino a lngua de sinais. Para nos auxiliar neste momento, retomamos o texto Alfabetizao e o ensino de lngua de sinais que lemos na Unidade II, especialmente os pargrafos 11 a 31.

25

1. Como explorar a lngua de sinais? Na ao pedaggica de explorao da Lngua de Sinais preciso considerar tanto os fatores internos quanto externos. Os fatores internos referem-se ao processo de aquisio da linguagem por parte do aluno, ou seja, a poca em que o aluno foi exposto lngua de sinais pela primeira vez. Muitos alunos surdos tm contato tardio com a lngua de sinais e chegam idade escolar com um nvel de proficincia muito baixo, atrasando seu aprendizado. Por isso necessrio que as crianas surdas entrem em contato com a LIBRAS o mais precocemente possvel para que tenham um desenvolvimento lingstico adequada. Quanto aos fatores externos precisamos considerar as condies histricas e sociais de ensino da lngua de sinais (se o ensino ocorre em uma escola de surdos ou escola inclusiva, por exemplo): as modalidades das lnguas (visual-espacial da LIBRAS e oral-auditiva da lngua portuguesa); os papis desempenhados pelas lnguas (a lngua de sinais tem status diferentes nas escolas de surdos e nas escolas inclusivas); outras variveis (como o ambiente, os tipos de interao entre professor e alunos, os estilos e estratgias de aprendizagem de cada aluno, os fatores afetivos e o significado social da lngua de sinais e da lngua portuguesa para o aluno). Estes fatores precisam estar presentes no momento do professor elaborar um programa de ensino de LIBRAS, seja na escola de surdos, seja na escola inclusiva. Segundo o texto da Professora Ronice, os principais instrumentos a serem explorados no processo de ensino da lngua de sinais so: A produo de literatura em sinais A elaborao de materiais escritos em sinais O registro em sinais (vdeos e escrita) Estes instrumentos devero fazer parte de todas as aes pedaggicas relacionadas ao ensino de LIBRAS. Por meio deles, tanto os aspectos culturais quanto os aspectos lingsticos da lngua de sinais sero trabalhados de forma natural, proporcionando aos alunos surdos experincias significativas de aprendizado e insero na cultura surda. 1.1 O trabalho com a lngua sinalizada por meio das interaes verbais que a lngua sinalizada se desenvolve. Por meio delas o aluno vai se familiarizando com as estruturas da lngua de sinais, percebe as funes do uso da lngua nas mais variadas situaes e apreende os contedos da linguagem utilizada por seus interlocutores. 26

A oralidade em sinais ou lngua sinalizada um dos contedos mais importantes do ensino da lngua de sinais como primeira lngua, pois muitos alunos surdos chegam idade escolar com pouco conhecimento de LIBRAS, sabem alguns sinais mas tm dificuldade de expressar suas opinies e idias. preciso criar espaos educativos motivadores para desenvolver a habilidade de sinalizar e compreender o que outras pessoas sinalizam. O trabalho com a lngua sinalizada se define pelo desenvolvimento de duas habilidades: expressar-se em sinais e compreender sinais. A habilidade de expressar-se em sinais envolve o ato de sinalizar a outras pessoas na esfera privada ou pblica. Expressar-se em sinais significa, ento, produzir textos em sinais de forma coerente e autnoma, tanto em linguagem formal quanto informal. A habilidade de compreender sinais significa ver e compreender o que outras pessoas sinalizam em qualquer circunstncia comunicativa. Compreender sinais significa, ento, ver com ateno e atribuir significados sinalizao de outra pessoa, de acordo com os conhecimentos prvios que o aluno possua. Mas, onde e como a lngua sinalizada acontece? Vamos fazer um pequeno exerccio. Assinale, na lista a seguir, aquelas situaes em que voc utiliza a lngua sinalizada: ( ) dilogos do cotidiano; ( ) dilogos nas salas de bate-papo em sinais da Internet; ( ) transmitir e entender recados e avisos; ( ) fazer convites; ( ) pedir e fornecer informaes; ( ) fazer e assistir a uma palestra ou conferncia; ( ) dar e assistir a uma aula expositiva; ( ) dar entrevistas; ( ) fazer e assistir a um discurso; ( ) descrever ambientes, pessoas, objetos e situaes; ( ) fazer e responder perguntas; ( ) apresentar um trabalho em sala de aula e participar da apresentao de outros alunos; ( ) participar de um debate; ( ) apresentar e assistir a um programa de televiso; ( ) defender argumentos e compreender os argumentos apresentados por outra pessoa; ( ) dar e entender explicaes; ( ) contar e compreender histrias e piadas; ( ) produzir e compreender poesias; ( ) narrar e entender fatos e experincias do cotidiano; 27

( ) atuar em uma pea teatral; ( ) participar de uma brincadeira; ( ) usar e entender grias; ( ) elogiar e receber elogios; ( ) criticar e receber crticas; ( ) ironizar e compreender ironias; ( ) usar e entender metforas.

Como voc pde ver, existem muitas formas de expressar-se em sinais e compreender sinais. Todos estes textos sinalizados ocorrem nos mais variados tipos de gneros discursivos e para cada um h formas diferentes de interao verbal que precisam ser trabalhadas em sala de aula pelo professor de LIBRAS. Para cada gnero preciso considerar: os interlocutores envolvidos quem so (familiares, amigos, autoridade, celebridade, etc.); a inteno comunicativa para qu (informar, solicitar, reclamar, criticar, elogiar, narrar, relatar, descrever, negociar, expor idias, instruir, explicar, etc.); o contexto de interao verbal conversa, palestra, culto religioso, discurso poltico, entrevista para emprego, aula, etc.; a linguagem adequada ao grau de formalidade exigido informal ou formal. Estes fatores precisam ser considerados no momento de fazer as escolhas lingsticas adequadas a cada gnero e so necessrios tanto para a produo de textos sinalizados quanto para o desenvolvimento de habilidades sociais de leitura de sinais: o saber ver os sinais do outro com ateno e interesse, o respeito pela expresso das opinies dos colegas, o hbito de esperar a vez, o comportamento adequado em uma conferncia ou palestra, entre outras. No trabalho com a lngua sinalizada preciso criar situaes variadas e motivadoras para desenvolver textos em sinais, privilegiando as interaes, o dilogo, a conversa, o pensar em LIBRAS e expor suas idias e opinies em sinais. Lembramos que as modalidades sinalizada e escrita so exploradas de forma simultnea nas atividades em lngua de sinais, embora o/a professor/a deva propor momentos onde cada uma possa ser explorada com maior profundidade, estudando aspectos especficos de cada uma delas.

28

1.2 O processo de leitura e escrita de sinais No processo de ensino da leitura e escrita de sinais, um dos aspectos mais significativos da cultura surda e que precisa ser preservado e estimulado na escola a narrao de histrias em sinais. Contar e recontar histrias, fatos e experincias vividas deve fazer parte do cotidiano da sala de aula de LIBRAS L1.

Mas, como trabalhar as narrativas em sala de aula? Apresentamos aqui algumas sugestes: Introduzir as crianas surdas pequenas no mundo das histrias surdas, promovendo encontros na Associao de Surdos ou trazendo surdos mais velhos para contar histrias na sala de aula. Os assuntos podem ser os mais variados, desde que haja a oportunidade de vivenciar a lngua de forma espontnea. A presena de adultos surdos mais velhos estimula o aprendizado das crianas e adolescentes surdos, servem de modelo lingstico e cultural e desenvolvem de uma identidade surda sadia. Sempre que possvel, as histrias podem ser filmadas para usos futuros. Contar histrias para as crianas, criadas pelo prprio professor ou trazidas por ele para a sala de aula. Pode-se criar histrias sobre fatos vividos, experincias, histrias engraadas, histrias de suspense e de terror, que estimulam a imaginao dos alunos e auxiliam a desenvolver o hbito de prestar ateno, fazer inferncias, antecipar situaes e levantar hipteses sobre o enredo, deduzir e tirar concluses. Analisar histrias contadas: quem so as personagens, onde acontece a histria, em que tempo, qual a seqncia dos fatos, qual o ponto mais importante, como o desfecho. Ao comentar a histria, o professor apresenta as mltiplas faces da narrativa, ampliando as possibilidades lingsticas dos alunos, os conceitos e atribuindo sentido e significado s situaes. Extrapolar o texto narrativo trazendo elementos que complementam as informaes do texto em sinais. Por exemplo, ao contar uma histria acontecida em outro lugar ou poca, localiz-lo geogrfica e historicamente, estabelecendo relaes de espao e tempo; trazer figuras ou fotografias que ilustrem e auxiliem a compreenso dos alunos, entre outros recursos. Estimular as narrativas a partir de livros de literatura com imagens (sem texto escrito), explorando as situaes, personagens e recursos visuais que compem o enredo. Ao utilizar as histrias em sinais existentes no mercado, sejam livros em escrita de sinais, vdeos ou CD-Rom, enfatizar os aspectos visuais dos textos, a construo do enredo, os elementos constitutivos. Fazer comparaes entre verses de uma mesma 29

histria tambm muito interessante e incentiva o aluno a observar vrios pontos de vista sobre um mesmo tema ou assunto. Tambm estimular os alunos a observarem as diferentes construes textuais os elementos considerados importantes, as escolhas lingsticas, as marcaes espaciais de tempo verbal, classificadores, expresses nomanuais e escolha do lxico. Para os alunos maiores (adolescentes, jovens e adultos), mostrar vdeos com histrias de surdos e explorar os aspectos relacionados cultura surda, lngua de sinais, formao da identidade surda, alm dos tipos de personagens, locais e poca em que a histria acontece, etc. O trabalho com a leitura de sinais envolve habilidades visuais especficas que so diferentes para a lngua sinalizada e para a escrita de sinais. Ler sinais que um sinalizador produz durante uma conversa, uma palestra ou uma consulta mdica, por exemplo, requer um nvel de ateno maior do que a ateno necessria para ler uma informao escrita. O registro no papel ou na tela do computador pode ser retomado quantas vezes quisermos sem perder nenhum de seus elementos. No entanto, a repetio de uma informao sinalizada nem sempre mantm seus elementos, ou seja, poucas vezes possvel repetir uma informao sinalizada da mesma forma que foi feita na primeira vez. O registro em vdeo uma possibilidade de manter a informao sinalizada com todos os seus elementos, tornando possvel recorrer a ela quantas vezes quisermos. Este um recurso muito utilizado atualmente pela comunidade surda em palestras, festividades diversas da Associao de Surdos, aulas, etc. Um dos objetivos da explorao de textos sinalizados ou escritos em sinais desenvolver a compreenso leitora. Para isso, sugerimos um procedimento metodolgico conforme proposto por BORGATTO, BERTIN e MARCHEZI (2007, p.6-7), segundo o qual a leitura compreende trs nveis: Compreenso imediata: entendimento literal do texto, constataes,

localizaes de dados e de informaes, compreenso das unidades significativas do texto, reconhecimento da modalidade de linguagem constituda a partir de intencionalidades mais explcitas, identificao do gnero a que o texto pertence. Interpretao propriamente dita: reordenao das idias explcitas ou implcitas do texto, anlise das relaes possveis entre os elementos que o compem, relao dos elementos do texto com os dados do universo do leitor, verificao dos processos discursivos utilizados argumentativos, informativos, estticos... , percepo das intenes explcitas e, principalmente, subentendidas, 30

verificao das inferncias realizadas pelo leitor, reconhecimento dos efeitos de sentidos produzidos pelas escolhas composicionais e estilsticas. Extrapolao e crtica: recriao do texto com outros propsitos, possvel leitura do mundo, posicionamento do sujeito-leitor perante o texto, a partir das interpretaes realizadas; apreciao crtica do texto e dos propsitos que presidiram a sua concepo. Os nveis de abordagem dos textos permitem um aprofundamento que acontece por meio da negociao de sentidos e significados. Partindo dos aspectos mais superficiais do texto, alcanamos o nvel intermedirio no qual possvel compreender as intenes do autor e os elementos constitutivos do texto para, ento, podermos dar nossa opinio e estabelecer juzos de valor sobre o que foi lido. Por isso, estes nveis de compreenso leitora so muito importantes para alcanar os objetivos da leitura postulados por QUADROS (s/d) pargrafo 22. Veja exemplos de atividades sobre como explorar estes trs nveis de compreenso leitora no arquivo Atividades para o ensino de lIBRAS-L1, disponvel na Webteca. Para que o aluno seja capaz de compreender textos sinalizados ou escritos em sinais preciso que o professor oferea uma ampla variedade de textos sinalizados, em imagens ou escritos em sinais e propicie experincias significativas de aprendizagem. Como fazer isso? Ousando e experimentando sempre. Criar oportunidades para os alunos dialogarem sobre os mais variados assuntos muito importante, mas no pra por a. preciso produzir e registrar textos em sinais sobre assuntos interessantes para eles e incentiv-los a serem autores de textos em sinais ou escritos em sinais, respeitando seu nvel de proficincia em LIBRAS.

1.3 O processo de anlise lingstica ou estudo da gramtica O processo de anlise lingstica ou estudo da gramtica da LIBRAS L1 deve priorizar a explorao da modalidade visual da lngua, com nfase nas tcnicas visuais. Para isso, o professor precisa estudar constantemente a sua lngua, pois, como j vimos, alm de ser um modelo de identidade cultural, ele tambm um modelo lingstico para seus alunos. O respeito que demonstra pela LIBRAS e pela cultura surda se manifesta no modo como ele sinaliza. O contedo dos aspectos gramaticais da LIBRAS foi descrito por QUADROS (s/d) no texto lido na Unidade II, pginas 14 e 15. De forma resumida, a explorao da modalidade visual da LIBRAS compreende:

31

Estabelecimento nominal Estudo do Sistema verbal Estabelecimento do olhar; Formao de sinais (derivao, flexo e incorporao) Explorao do espao como marcas temporais Aspectos no-manuais Classificadores Sintaxe. Voc estudou todos estes aspectos na disciplina LIBRAS durante o curso, por isso, no ter dificuldades em reconhec-los nas produes textuais em sinais. na produo de textos em sinais que os aspectos gramaticais se fazem presentes. Para compreender o que outras pessoas sinalizam, os alunos colocam em uso seus conhecimentos gramaticais e lexicais, alm de seus conhecimentos prvios sobre o assunto. Por exemplo, ao reconhecer as marcas temporais dos verbos em um texto sinalizado, os alunos colocam seu conhecimento sobre este contedo (marcas temporais dos verbos) em funcionamento, estabelecendo relaes que atribuem sentidos e significados relativos ao tempo e seqncia de fatos, necessrios para a compreenso do texto. Neste sentido, analisar as prprias produes em sinais dos alunos um importante recurso para refletir sobre a lngua. Para isso, o registro em vdeo fundamental, bem como as atividades de reescrita dos textos em escrita de sinais. Vejamos dois relatos com exemplos de atividades que envolvem leitura, produo de texto e anlise lingstica: EXEMPLO 1
A professora de uma turma de 3 srie trabalhou por duas semanas com o gnero contos de fadas. Ela trouxe para a sala de aula vrios exemplares com diferentes verses de histrias conhecidas pelos alunos. A professora leu todas as histrias, mostrando o livro e enfatizando, nas ilustraes, aspectos importantes para a compreenso da histria. O grupo escolheu a histria que eles mais gostaram Os trs porquinhos e fizeram um desenho sobre ela. Em seguida, os trabalhos foram expostos na sala de aula. A professora trouxe um filme sobre a histria escolhida e a turma assistiu uma vez, depois discutiram sobre semelhanas e diferenas entre a histria que a professora leu e a que viram no filme. A professora fez vrias perguntas e conduziu os alunos a uma discusso sobre os vrios aspectos da histria. Depois disso, a professora sugeriu que, em duplas, escrevessem a histria com suas prprias palavras. Para realizar esta atividade os alunos precisaram negociar sentidos, palavras, construo de frases, elementos coesivos (tambm, mas, depois, etc.), bem como ordenar os fatos corretamente.

32

Neste momento os alunos fizeram uso de seu conhecimento gramatical sobre a lngua, selecionando aqueles mais adequados para a elaborao do texto. A professora pediu que os alunos lessem o que haviam escrito e fizessem as alteraes ou correes que julgassem necessrias e, depois disso, reescrevessem o texto. Cada dupla leu seu texto para os colegas e verificaram que, apesar da histria ser a mesma, eles haviam utilizado palavras e frases muito diferentes, ou seja, haviam utilizado recursos lingsticos diferentes, mantendo a unidade com o tema. As atividades de anlise lingstica surgiram a partir do texto elaborado pelos alunos e foram trabalhadas pela professora junto a cada dupla no momento de releitura e refaco dos textos. Ela questionava os alunos sobre a forma mais adequada de escrever uma palavra, qual o sentido que a dupla queria dar a uma determinada expresso, o uso de redundncias (palavras com sentido semelhante repetidas), a ateno aos dilogos, etc. Os textos produzidos pelos alunos foram digitalizados no computador e juntamente com os desenhos fizeram parte de um livrinho de histrias. A turma sugeriu vrios ttulos para o livrinho e, por votao, foi escolhido o ttulo: Nossas histrias sobre o Lobo Mau e os Trs Porquinhos. O livro, grampeado e encapado pela prpria turma, foi entregue biblioteca da escola para leitura de todos os alunos.

EXEMPLO 2
Em uma turma de 6 srie a professora trouxe para a sala de aula um exemplar de jornal que trazia como manchete a notcia sobre o movimento dos estudantes contra o aumento da passagem de nibus em Florianpolis-SC. Este movimento foi chamado de Passe Livre, pois os alunos reivindicavam a gratuidade da passagem a todos os estudantes. Os noticirios da TV haviam informado a populao sobre os conflitos e desdobramentos do movimento. Vrios estudantes da turma haviam participado da manifestao do dia anterior e, com isso, a professora aproveitou para conversar sobre o assunto com a turma antes de ler a notcia. Depois de ler a notcia do jornal, a turma discutiu sobre o assunto por duas aulas, apresentando argumentos contra e a favor do movimento. Ao final da segunda aula a professora pediu aos alunos que procurassem escrever, em casa, um pequeno relato sobre o movimento, com dez linhas, no mximo. Na aula seguinte a professora pediu que cada aluno lesse seu relato para o grupo. Ao fim da leitura de cada aluno, a professora pedia aos demais alunos que apontassem os fatos principais e os anotava no quadro. Quando um aluno repetia um fato, a professora assinalava ao lado do que j havia escrito. Ao trmino da leitura de todos os relatos, a professora conduziu os alunos a uma discusso para que percebessem a diferena entre o fato em si e a opinio sobre o fato. Depois disso, releu com a turma o texto do jornal para que identificasse, tambm neste texto, o que era fato e o que era opinio do autor do texto e a turma conseguiu perceber a diferena no texto do jornal.

33

Na aula seguinte a professora agrupou os alunos que haviam demonstrado opinio favorvel ao movimento em uma parte da sala e na outra parte os alunos que haviam demonstrado opinio desfavorvel. Cada grupo discutiu novamente sobre o movimento, agora com os textos produzidos por eles em mos. A professora pediu que cada grupo apresentasse argumentos para seus pontos de vista e sugeriu que a turma fizesse um debate sobre o assunto. A turma teria duas aulas para preparar argumentos em defesa de seu ponto de vista. Estes argumentos deveriam ser escritos coletivamente em forma de texto descritivo. A professora fez intervenes nos dois grupos, orientando a forma de registro, as escolhas lingsticas, a coerncia entre os argumentos, etc. O debate ocorreu na semana seguinte, com a presena de alguns funcionrios da escola. Cada grupo escolheu um representante para apresentar seus argumentos. Os grupos apresentaram seus pontos de vista e os argumentos para defend-los e a professora enfatizou que o objetivo do debate no estabelecer um vencedor, mas apenas exercitar o direito de emitir opinio, respeitar opinies alheias, esperar sua vez de argumentar, apresentar contra-argumentaes, etc. Na opinio dos alunos, o debate serviu para clarear dvidas sobre o assunto. Por fim, cada grupo reescreveu a notcia com elementos trabalhados nas discusses e no debate. 1.4 Procedimentos metodolgicos

Eis a primeira e talvez a mais importante estratgia didtica para a prtica da leitura: o trabalho com a diversidade textual (PCN Lngua Portuguesa, 1997), e acrescentamos, tambm para a produo de textos sinalizados, escritos em sinais e tambm para a anlise lingstica. Mas como isso pode ser feito? Como expor os alunos surdos a uma diversidade de gneros textuais em sinais se h to pouco material disponvel? Vimos no tpico 1.1 desta Unidade uma lista de situaes dialgicas em lngua sinalizada. So exemplos de textos em sinais que circulam entre surdos, na comunidade surda e escolas de surdos. Entretanto, a escrita em sinais destes textos ainda muito recente. Se no h materiais em sinais disponveis, preciso cri-los, produzi-los em quantidade e variedade para suprir esta falta e formar um acervo de textos sinalizados e escritos em sinais nos mais variados gneros discursivos. Existem atividades especficas para levar o aluno a produzir e compreender textos em sinais. Vejamos alguns exemplos: contar e recontar histrias conhecidas que aprenderam de outros surdos ou que so de conhecimento geral;

34

relatar fatos e acontecimentos do cotidiano fatos acontecidos com o prprio aluno ou na comunidade ou veiculado pela mdia; participar de jogos e brincadeiras em sinais (Leia apostila JOGOS E

BRINCADEIRAS PARA CURSOS DE LIBRAS disponvel na Webteca); simular um jornal sinalizado contar notcias reais ou fictcias, fazer previso do tempo, comentar um jogo de futebol, noticiar uma festa, vender um produto, divulgar um evento, etc; dramatizar fatos do cotidiano e de textos teatrais contos de fadas ou outros criados pela comunidade surda e pelos prprios alunos; realizar entrevistas com pessoas da comunidade surda ou ouvinte (com intrprete de LIBRAS), sobre os mais variados assuntos; descrever pessoas famosas ou conhecidas, lugares e objetos a partir de notcias envolvendo estas pessoas, notcias das revistas e jornais, etc.; explorar imagens e filmes fotografias, pinturas, desenhos, charges, cartoons, cartazes, desenhos animados, etc.; dar explicaes sobre o funcionamento aparelhos e equipamentos; criar poesias a partir de sinais, Configuraes de Mos, movimentos de sinais, figuras, etc. etc. As atividades com a expresso e compreenso da lngua sinalizada servem de introduo para os outros campos de ensino da LIBRAS: a escrita de sinais e anlise lingstica. A produo sinalizada dos alunos deve sempre ser registrada em vdeo ou escrita de sinais, pois um rico material de estudo da lngua e de entretenimento e diverso. Este material formar a videoteca e a biblioteca da sala de aula e estar disponvel a todos os alunos, tornando-se o acervo disponvel para o trabalho com a diversidade textual em LIBRAS. 1.5 O registro Ao produzir um registro dos textos em sinais devemos observar os gneros mais adequados aos objetivos do registro. Para isso, alguns aspectos importantes devem ser considerados: a quem o texto se destina (quem sero os nossos leitores?); qual o portador Os lugares onde os textos esto registrados so chamados portadores de textos. Por exemplo, o jornal, a revista, o livro, o cartaz, a pgina da internet, a pelcula (filme), o outdoor, o folheto e mesmo a camiseta que os surdos 35

usam reivindicando seus direitos. <FECHAR LINK> do texto (em vdeo, papel, pgina da internet); local de circulao do texto (escolas, televiso, salas de aula, congressos, etc.). Cada gnero determina as escolhas lingsticas que sero feitas na produo do texto, o tipo de linguagem a ser utilizada (informal ou formal) e at mesmo o portador de texto. Uma poesia em sinais, por exemplo, requer o vdeo como portador. J a literatura em sinais tanto pode estar em forma impressa em papel quanto em pelcula. De acordo com o objetivo do registro, podemos produzir diversos vdeos e textos escritos em sinais de: piadas surdas, onde cada aluno conta uma piada diferente.; histrias fantsticas, de suspense e terror; contos de fadas; poesias (em vdeo); lendas brasileiras; histria da comunidade surda local; histria dos surdos; histrias de vida pessoal; romances; entrevistas; documentrios e textos informativos (sobre vrios assuntos e interligando conceitos de vrias disciplinas, por exemplo: LIBRAS, DST, AIDS, DROGAS, leis trabalhistas, profisses, direitos dos surdos, etc); Estes textos escritos e filmados podero ser utilizados de vrias formas: para divulgar a cultura surda pela televiso, CD-Rom ou internet; para estudo lingstico nas aulas de LIBRAS L1; para entretenimento em encontros de surdos, etc., se convertendo em material didtico e informativo para a comunidade em geral. Quanto aos registros escritos em sinais, tambm podemos elaborar uma srie de livros, folhetos, cartazes, folders, jornais etc. com os mesmos assuntos dos vdeos. Os contos de fadas foram os primeiros textos em escrita de sinais publicados (Cinderela Surda, Rapunzel Surda, pela Editora da ULBRA e Uma menina chamada Kauana, pela FENEIS), seguidos de textos religiosos (No e Davi, do site www.culturasurda.com.br). Mas ainda h pouco material escrito em sinais. Entretanto, produzir textos escritos em sinais uma necessidade urgente, no apenas para resgatar e preservar a produo cultural da comunidade surda, mas tambm para que os professores de LIBRAS L1 possam dispor deste material em suas aulas. Desta maneira, 36

traduzir textos escritos em outras lnguas de sinais e mesmo da literatura universal um primeiro passo para formar a biblioteca da sala de aula. importante produzir outros tipos de textos escritos em sinais, como por exemplo: convites diversos; avisos; bilhetes; listas; receitas; cartazes; folhetos; cartes; jornais; pginas da internet etc.

1.6 A AULA DE LIBRAS-L1 A preparao do professor fundamental. Preparar uma aula significa preparar: a aula propriamente dita; o ambiente; a si mesmo. Vejamos cada um destes aspectos. Na preparao da aula propriamente dita preciso considerar aspectos importantes e fundamentais como: 1. definir o tema/assunto 2. definir o objetivo 3. pesquisar o assunto 4. definir uma estratgia para atingir o objetivo 5. selecionar o material necessrio 6. avaliar os resultados A preparao do ambiente envolve a escolha e a organizao do ambiente de aprendizagem de LIBRAS-L1. Uma aula de LIBRAS-L1 pode ocorrer em outros espaos fora da sala de aula, como jardins, supermercados, cinemas, shopping centers, feiras, museus, etc, de acordo com os objetivos estabelecidos previamente. Na sala de aula, entretanto, envolve desde a disposio das carteiras na sala (fileiras, crculos, grupos) at a preparao dos materiais a serem usados pelos alunos, equipamentos, cartazes, objetos, transparncias etc. 37

J a preparao de si mesmo significa que preciso mais do que boa vontade e um conhecimento bsico da LIBRAS para ensin-la. Esta preparao inclui: estudo constante a aprofundado da LIBRAS e das questes que envolvem seu ensino; leituras e trocas de experincias com os colegas; flexibilidade para saber agir diante de problemas, situaes novas e necessidade de mudar o planejado, se for o caso; estabelecimento de uma relao sadia e gratificante com os alunos e colegas; e um bom nvel de comprometimento e envolvimento com a comunidade surda e suas lutas.

DESENHAR FIGURA DE UMA PESSOA REPRESEN TANDO UM/A PROFESSO R/A

Como sugesto de atividades para o ensino de LIBRAS L1, selecionamos as apostilas abaixo, disponveis na Webteca: 1. JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CURSOS DE LIBRAS, de Karin L. Strobel; 2. ATIVIDADES para o ensino de lngua de sinais, de Idavania M. S. Basso; e 3. JOGOS E ATIVIDADES PARA AULAS DE LINGUAGEM_ LIBRAS de Idavania M. S. Basso.

Sugerimos que este material seja analisado conjuntamente com a turma, observando os pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados. O laboratrio de produo de vdeo da Universidade poder ser chamado para editar e fazer cpias para os alunos, se possvel. Leitura complementar

38

Sugerimos a leitura do livro Aula de Portugus encontro e interao, de Irand Antunes So Paulo: Parbola Editorial, 2003. O captulo 2: Assumindo a dimenso interacional da linguagem, pginas 39 a 105, fundamental e traz elementos valiosos para o professor de qualquer lngua materna. Vale a pena ler.

VIDEOCONFERNCIA
Apresentao de trabalhos dos alunos (um por plo)

39

UNIDADE VI Planejando o ensino da lngua de sinais: organizao do trabalho pedaggico

revendo conceitos: o planejamento e seus elementos planejando o ensino de LIBRAS na educao bsica a aula como processo

Conhecer as unidades bsicas de um planejamento; Identificar, analisar e elaborar planos de ensino, de disciplina e de aula.

Nesta Unidade conheceremos o planejamento e seus elementos e voc ter a oportunidade de planejar o ensino de LIBRAS na educao bsica. Inicialmente, vamos trabalhar com um texto online. Voc dever acessar o site www.educarede.org.br/educa/oassuntoe. H vrios assuntos interessantes e voc selecionar o tem PLANEJAMENTO. Nesta pgina voc dever ler o estudo sobre planejamento de ensino, planejamento na escola, planejamento na sala de aula. Voc tambm poder obter orientaes de leitura e endereos eletrnicos, alm de atividades para 1 a 4 srie, 5 a 8 srie e ensino mdio, abordando vrios assuntos. Voc tambm poder ler o captulo 10 do livro: Didtica (LIBNEO), pg. 221 a 247. Estas leituras devero ser feitas como preparao para a VIDEOCONFERNCIA com a professora da disciplina, na data marcada. PLANEJAMENTO

O que planejamento e qual sua importncia? Hoje em todos os setores das atividades humanas, falamos muito em planejamento. Vamos ver a seguir um texto de Paulo Freire sobre o que planejamento e a sua importncia. Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poas de gua nas partes mais baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de to molhada, tinha virado lama. s vezes, os ps apenas escorregavam nela, s vezes, mais do que escorregar, os ps se atolavam na lama at acima dos tornozelos. Era difcil andar. Pedro e Antonio estavam a transportar, numa camioneta, cestos cheios de cacau, para o stio onde deveriam secar. Em certa altura perceberam que a camioneta no atravessaria o atoleiro que tinham pela frente. Pararam, desceram da camioneta, olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram a p uns dois 40

metros de lama, defendidos pelas suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de rvores, deram ao terreno a consistncia mnima para que as rodas da camioneta passassem sem atolar. Pedro e Antonio estudaram. Procuraram compreender o problema que tinham de resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. No se estuda apenas nas escolas. Pedro e Antonio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar assumir uma atitude sria e curiosa diante de um problema (LEITE, L.C.L. Encontro com Paulo Freire, revista educao e Sociedade. So Paulo, Cortez e Moraes (3) 68-9, maio 1979) Vemos que planejar , portanto, assumir uma atitude sria e curiosa diante de um problema.

Evita rotina e a improvisao Contribui para a realizao dos objetivos visados Promove a eficincia do ensino de Libras Garante maior segurana na direo do ensino

No processo de planejamento procuramos responder os questionamentos abaixo: 1- O que pretendo alcanar? 2- Em quanto tempo pretendo alcanar? 3- Como posso alcanar isso que pretendo? 4- O eu fazer e como fazer? 5- Quais os recursos necessrios? 6- O que e como analisar a situao a fim de verificar se o que pretendo foi alcanado?

So as quatro etapas do planejamento de ensino: 1- Conhecimento da realidade: saber para quem se vai planejar, conhecer o aluno e seu ambiente, saber quais as aspiraes, frustraes, necessidades e possibilidades dos alunos. 2- Elaborao: a partir dos dados do conhecimento da realidade estabelecer o que possvel alcanar, como fazer para alcanar e como avaliar. 3- Execuo: colocar em prtica as elaboraes feitas. 4- Avaliao: avaliar o prprio plano com vistas ao replanejamento.

41

Componentes bsicos de planejamento:

- objetivos (O professor precisa determinar inicialmente o que o aluno ser capaz de fazer ao final do aprendizado / Se no define os objetivos, no pode avaliar o resultado de sua atividade de ensino de libras e nem escolher os procedimentos mais adequados) - contedo (em funo das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos / em vista as condies reais e imediatas de local, tempo e recurso disponveis) - procedimento de ensino (metodologia: Explicao do professor / Trabalho em grupo/ Exerccios / Dramatizao/ No use apenas aulas expositivas./ Pense em tcnicas que estimulem debates, como teatro, jogos, histrias, Atividades do interesse e compreenso do aluno. - recursos de ensino (Biblioteca / Internet / Livros infantis / Gravuras/ Historias desenhadas/ Historias sem ilustrao (textos)/ TV e vdeo / animao - avaliao (como vocs vo avaliar os alunos?) Vamos pensar em planejamento de ensino de LIBRAS Os tipos de planejamento so: 1- Planejamento da disciplina de Libras; 2- Planejamento de unidades da disciplina de Libras; 3- Planejamento das aulas de Libras (dirias). Para fazer um bom planejamento, devemos: Elaborar em funo das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos; Ser flexvel, o plano pode ser alterado quando se fizer necessrio; Ser claro e preciso (indicaes bem exatas e sugestes concretas para o trabalho a ser realizado); Ser elaborado em ntima correlao com os objetivos propostos; Ser elaborado tendo em vista as condies reais e imediatas de local, tempo e recursos disponveis. e brincadeiras/

VIDEO CONFERNCIA sobre Planejamento


Com Karian Llian Strobel

Saiba mais

42

DIDTICA Qual a diferena entre projeto, seqncia didtica, atividade habitual e atividade ocasional?

Os quatro modelos so maneiras de organizar o tempo de aula e adequar a prtica de ensino aos objetivos de aprendizagem. Nos exemplos a seguir, fica evidente a escolha de um ou outro recurso, de acordo com o tema.

Projeto de ensino Tem durao longa, pode levar at um ano. Envolve a construo de um produto um livro, uma maquete, um seminrio, um rob, uma campanha etc. destinado a um pblico definido, que pode ser o prprio grupo, os pais, outros alunos, moradores do bairro, polticos etc. Em um projeto, a participao da turma se d em todas as etapas do planejamento.

Seqncia didtica Nessa modalidade, a durao limitada a algumas semanas de aula. O tema mais especfico que o de um projeto e explorado em atividades seguidas, cada vez mais complexas. Um exemplo de Matemtica a resoluo de uma srie de problemas que explorem a adio e a subtrao. E de literatura, uma seqncia de leitura sobre um s autor.

Atividade habitual Diria, semanal ou quinzenal, ideal para intensificar o contato com um contedo. Exemplo: a hora da leitura. Ao ler repetidas vezes um mesmo gnero, os alunos se aproximam dele. Mas no basta ler. interessante pedir que todos expliquem a escolha da obra, conheam dados sobre a vida e a produo do autor e comentem sobre episdios e personagens.

Atividade ocasional motivada por uma ocorrncia inesperada um fato relatado pela mdia ou uma informao obtida por voc ou pelos alunos e levada para a sala de aula no calor dos acontecimentos. No preciso inventar uma relao entre esse contedo e o que voc vinha trabalhando. Basta ser um pouco flexvel no planejamento e inclu-lo.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0194/aberto/mt_148400.shtml

Na web Saiba mais sobre planejamento no endereo


www.jbnet.eti.br/telemidia/modules/tinyd0/content/proletramento/pppi.ppt

Veja o mapa conceitual sobre Seqncia Didtica no endereo http://cursa.ihmc.us/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1183140908062_1448759543_9466 1&partName=htmltext

43

UNIDADE VII - Pesquisando sobre a LIBRAS Esta Unidade busca propor a LS como objeto de pesquisa em sala de aula. muito importante que o professor de LIBRAS-L1 veja a si mesmo como um pesquisador da prpria lngua e faa de suas aulas momentos importantes de investigao e aprofundamento sobre os aspectos mais importantes da LIBRAS. Mais do que dar aulas, o trabalho pedaggico necessita que o professor tenha uma atitude aberta a novas descobertas sobre a LIBRAS e aproveite todas as oportunidades para despertar a curiosidade dos alunos a respeito da lngua de sinais, da cultura surda, da histria dos surdos e de si prprio como pessoa surda. Como fazer isso? Existem vrios caminhos para desenvolver pesquisa sobre a LIBRAS em sala de aula, incluindo: a pesquisa sobre as regularidades da lngua de sinais no trabalho com os textos sinalizados ou escritos em sinais; a pesquisa de novos sinais para preencher campos semnticos ainda inexplorados pela LIBRAS; a pesquisa bibliogrfica sobre a histria dos surdos no mundo e no Brasil; os projetos de trabalho que envolvem a produo de textos em sinais para atender diversas finalidades; etc. As pesquisas e projetos desenvolvidos em sala de aula necessitam de planejamento e seguem os mesmos critrios observados na Unidade VI. A seguir, apresentamos algumas sugestes para pesquisa e projetos de trabalho em aulas de LIBRAS-L1.

PESQUISA O ensino da Lngua de Sinais na histria dos surdos


O ensino da Lngua de Sinais na histria dos surdos LEpe e o ensino de surdos no Sculo XVIII Os primeiros educadores surdos Huet e o ensino de lngua de sinais no Brasil do sculo XVIII Professores surdos brasileiros: Quem so? Onde esto?

44

Revendo a literatura especializada na Histria da Educao de Surdos encontramos poucas (e s vezes nenhuma) referncias aos professores surdos. Entretanto, eles existiram e tiveram um papel muito importante mo perodo que antecedeu o Congresso de Milo em 1880. Nomes como Etienne de Fay, Ferdinand Berthier, Lenoir, Bbian, Laurent Clerc, Huet, entre outros, so praticamente desconhecidos da literatura feita por ouvintes. Voc poder pesquisar sobre os primeiros professores surdos que se tem notcia e fazer um resumo de sua vida e de seu trabalho como professor, procurando informaes sobre o ensino da lngua de sinais. A apresentao poder ser feita em PPT.
FISCHER, R. LANE, H. - Looking Back: a reader on the history of Deaf Communities and their Sign Languages. Hamburgo, SIGNUN, 1993. (em ingls) MOTTEZ, B. Los banquetes de surdomudos y el nacimiento del movimiento sordo. In Revista GELES, n 6 ano 5 1992, p. 5-19 (Em Espanhol) Pesquise nas escolas de surdos e associaes de surdos de sua regio sobre os professores de lngua de sinais para surdos. Quem foi ou foram? H fotografias destes professores, artigos de jornal ou revistas? Onde ensinaram a lngua de sinais? H algum registro deste trabalho (fotos, vdeos, cadernos, materiais, etc.)? Organize estas informaes e apresente ao grupo usando o PPT. Voc tambm poder apresentar na Associao de Surdos local e em outros espaos. Uma outra opo fazer uma exposio em um espao pblico local, pro exemplo, a Assemblia Legislativa, Cmara de Vereadores, Hall de Museus e clubes. Dependendo da quantidade e do tipo de material que voc conseguir descobrir, poder fazer uma exposio de objetos, fotos, vdeos e divulgar em espaos pblicos. Tambm possvel editar o material colhido em todos os plos em um livro, registrando os primeiros educadores surdos de nosso pas. Organize uma destas possibilidades em seu plo.

Lembre-se:

o registro destas atividades faz parte do acervo histrico da

comunidade surda de sua regio e do Brasil. Partilhar estas histrias e experincias muito importante como forma de resgate e preservao da histria da comunidade surda brasileira.

45

Outros temas para pesquisa:


Artistas surdos (atores, pintores, danarinos, artistas plsticos, escultores, etc); Histria das escolas de surdos no Brasil e nos Estados brasileiros; Filmes sobre surdos; Teatro surdo no Brasil e no mundo; Sites surdos na internet; Tecnologias surdas; Etc.

Outros temas para Projetos de Trabalho em LIBRAS-L1


Elaborar um cartaz divulgando a LIBRAS; Elaborar um mural com fatos importantes da Histria dos Surdos; Confeccionar um jogo de memria ou domin em sinais para utilizar com alunos surdos pequenos; Montar uma pea teatral em lngua de sinais para apresentar em turmas de alunos menores (contos de fadas, lendas brasileiras, histrias que os surdos contam, etc.); Criar um jogo em LIBRAS no computador utilizando softweres livres; Criar um cardpio em lngua de sinais para a cantina da escola; Elaborar um folder explicativo em escrita de sinais sobre a Associao de Surdos local; Criar uma cartilha em sinais (escrita ou filmada) sobre os direitos do cidado surdo; Elaborar um cartaz em sinais sobre Sade Bucal; Organizar uma visita monitorada em sinais a um ponto turstico da cidade; Criar uma oficina de poesias em sinais para alunos surdos pequenos; Organizar uma mostra fotogrfica sobre o cotidiano das pessoas surdas e expor na escola e na comunidade; Elaborar folders, cartazes, faixas, panfletos para comemorar o Dia dos Surdos (26 de setembro); Organizar uma oficina de literatura visual para crianas da Educao Infantil; Elaborar um jornal sinalizado para os surdos; Fazer um vdeo com histrias contadas por surdos, etc.

46

REFERNCIAS ANTUNES, I. Aula de Portugus: encontro e interao. So Paulo: Parbola Editorial, 2003. _________ - Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. BAKHTIN, M. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BORGATTO, BERTIN. T., MARCHEZI Tudo linguagem. So Paulo: tica, 2007. BRASIL/SEF Parmetros Curriculares Nacionais: Lngua Portuguesa. Braslia/SEF, 1997. CNSE Propuestas Curriculares orientativas de la lengua de signos espaola para ls etapas educativas de Infantil, Primria e Secundria Obligatria. Disponvel no site www.fundacioncnse.org/docs/propuesta-curricular.pdf, acesso em 21/06/2007. DIONISIO, A. P., MACHADO, A. R., BECERRA, M. A. (ORG) Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. FISCHER, R. LANE, H. - Looking Back: a reader on the history of Deaf Communities and their Sign Languages. Hamburgo, SIGNUN, 1993. FREIRE, P. A importncia do ato de ler em trs artigos que se completam. So Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exerccios de militncia e divulgao. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1996. __________ (org.) O texto na sala de aula. So Paulo: tica, 2001. KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. KOCH, I. V., ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2006. LIBNEO, J. C. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994. LODI, A. C.B., HARRISON, K.M.P. e CAMPOS, S.R.L. (org) - Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre. Editora Mediao, 2004. MOTTEZ, B. Los banquetes de surdomudos y el nacimiento del movimiento sordo. In Revista GELES, n 6 ano 5 1992, p. 5-19 (Em Espanhol) PERLIN, G. T. SURDOS: cultura e pedagogia. In THOMA, A. S., LOPES, M. C. (org) A inveno da surdez II: espaos e tempos de aprendizagens na educao de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. p.63-84. QUADROS, R. M. Alfabetizao e o ensino de lngua de sinais. Mimeo (s/d) ________, PERLIN, G. (org.) Estudos Surdos II. Petrpolis, RJ: Arara Azul, 2007. ________, KARNOPP, L. Lngua de Sinais Brasileira: Estudos Lingsticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004. RANGEL, G., STUMPF, M. R. A pedagogia da diferena para o surdo. In. LODI, A. C.B., HARRISON, K.M.P. e CAMPOS, S.R.L. (org) - Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre. Editora Mediao, 2004, p.86-97. SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. e cols. Gneros orais e escritos na escola. Campinas,SP: Mercado das Letras, 2004. SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. SOARES, M. Alfabetizao e letramento.So Paulo: Ed. Contexto, 2003 THOMA, A. S., LOPES, M. C. (org). A inveno da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferena no campo da educao. Porto Alegre: Mediao, 2004. ______________ - A inveno da surdez II: espaos e tempos de aprendizagens na educao de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. XAVIER, M. L. M., ZEN, M. I. H. D. Ensino de Lngua Materna: Para alm da tradio. Porto Alegre: Mediao, 1998. 47

You might also like