You are on page 1of 61

BNDES

Apoio Inovao
As informaes contidas nesta publicao esto baseadas nas Normas Operacionais das L inhas de Financiamento e Programas do BNDES em vigor. Essas condies podem ser alteradas a qualquer tempo. As atualizaes estaro disponveis no site do BNDES. Para conhec-las, acesse regularmente Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao. Atualizada em janeiro de 2013

Portal BNDES: www.bndes.gov.br

Sumrio

Introduo.................................................................................................................................... 5 I Linha de Apoio Inovao .................................................................................................... 7 BNDES Inovao....................................................................................................................... 7 II Programas para Apoio Inovao...................................................................................... 13 BNDES P&G........................................................................................................................... .13 BNDES Profarma Inovao.................................................................................................... 16 BNDES Prosoft Empresa....................................................................................................... 20 BNDES Proplastico Inovao................................................................................................. 24 BNDES Proaeronutica Empresa........................................................................................... 26 BNDES Proengenharia............................................................................................................. 30 PROTVD Fornecedor............................................................................................................. 34 III Produtos para Apoio Inovao........................................................................................ 39 BNDES Automtico................................................................................................................ 39 Carto BNDES......................................................................................................................... 42 BNDES Limite de Crdito......................................................................................................... 44 IV Recurso No Reembolsvel para Apoio Inovao......................................................... 49 Fundo Tecnolgico BNDES Funtec........................................................................................ 49 Glossrio..................................................................................................................................... 53

Introduo

O apoio inovao prioridade estratgica para o BNDES. O objetivo fomentar e apoiar operaes associadas formao de capacitaes e ao desenvolvimento de ambientes inovadores, com o intuito de gerar valor econmico ou social e melhorar o posicionamento competitivo das empresas, contribuindo para a criao de empregos de melhor qualidade, o aumento da eficincia produtiva, a sustentabilidade ambiental e o crescimento sustentado do pas. O entendimento do BNDES que a inovao pode ser tanto radical quanto incremental, desde que seja relevante para criar valor, aumentar a competitividade ou a sustentabilidade do crescimento das empresas e que envolva esforo adicional ao requerido para aumento de capacidade produtiva, expanso ou modernizao. Para a realizao do apoio inovao, o BNDES busca atuar em consonncia com as polticas pblicas vigentes e de maneira complementar s demais instituies do Sistema Nacional de Inovao, atuando em todos os setores da economia, inclusive naqueles de baixa e mdia tecnologia, considerados mais tradicionais.

|5|

Condies especiais de acordo com o Programa BNDES de Sustentao do Investimento BNDES PSI Em conformidade com a Lei 12.096 e com a Resoluo CMN 3.759 (e suas alteraes posteriores), o BNDES reduziu as taxas de juros para apoio inovao, vlidas at 31.12.2013 (data final para contratao), de acordo com as seguintes condies:

Para projetos de acordo com os objetivos da linha BNDES Inovao, custo financeiro de 3,5% a.a. e prazo de pagamento de at 120 meses; Para projetos de acordo com os objetivos do programa BNDES Proengenharia, custo financeiro de 3,5% a.a. e prazo de pagamento de at 96 meses.

As demais condies permanecem de acordo com a linha de financiamento ou programa contratado.

|6|

I Linha de Apoio Inovao

BNDES Inovao
Objetivo
Apoiar o aumento da competitividade por meio de investimentos em inovao compreendidos na estratgia de negcios da empresa, contemplando aes contnuas ou estruturadas para inovaes em produtos, processos e marketing 1, alm do aprimoramento das competncias e do conhecimento tcnico no pas.

Plano de Investimentos em Inovao


O apoio ser realizado por meio de um Plano de Investimentos em Inovao, que dever ser apresentado segundo a tica da estratgia de negcios da empresa, abrangendo tanto a sua capacitao para inovar quanto as inovaes potencialmente disruptivas ou incrementais de produto, processo e marketing .

Observaes
As inovaes devem resultar em melhoria da posio competitiva das empresas apoiadas, seja por diversificao de portflio, maior diferenciao ou efetivo ganho de produtividade. As inovaes em marketing apoiadas devem consistir em mudanas significativas na forma de comercializao, canais de venda ou promoo. Tais mudanas devem implicar novas capacitaes na empresa, melhoria no atendimento s necessidades dos clientes, abertura de novos mercados ou reposicionamento de produto, alm de representar uma novidade para o pas.

1- As definies de inovao em produto, processo e marketing encontram-se no Glossrio (p. 53).

|7|

BNDES Apoio Inovao

Sero apoiados investimentos orientados ao desenvolvimento de inovaes, inclusive aqueles necessrios construo do capital intangvel e infraestrutura fsica (como por exemplo a implementao de centros de pesquisa e desenvolvimento).

Clientes Pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, com sede e administrao no Pas, de controle nacional ou estrangeiro.

Itens passveis de apoio So financiveis, entre outros custos e despesas diretas, os seguintes itens: Aquisio de mquinas e equipamentos novos, inclusive conjuntos e sistemas industriais, produzidos no Pas e credenciados no BNDES; Importao de mquinas e equipamentos novos sem similar nacional, inclusive despesas de internalizao, necessrios realizao do projeto; Aquisio de material de consumo e permanente utilizado no projeto; Aquisio de software, desenvolvido com tecnologia nacional ou, quando no houver similar nacional, com tecnologia de procedncia estrangeira, necessrio realizao do projeto; Aquisio, transferncia e absoro de tecnologia que gere ganho permanente para o Beneficirio e o capacite para novos desenvolvimentos, desde que: (i) no seja caracterizada como modernizao; (ii) no crie relao de dependncia com fornecedor; e (iii) no seja proveniente de empresas que integrem o mesmo grupo econmico do Beneficirio; Despesas com mo-de-obra direta relacionada ao Plano de Investimentos em Inovao; Despesas com treinamento, participao em feiras e eventos no Pas e no exterior, capacitaes gerencial, tcnica, de apoio operacional e tecnolgica, relacionadas ao Plano de Investimentos em Inovao; Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e servios; Aquisio de mveis e utenslios e de simuladores de processo; Contratao de ensaios, testes, certificaes, dentre outros, no Pas e no exterior relacionadas ao Plano de Investimentos em Inovao; Despesas, no Pas e no exterior, relativas propriedade industrial; Despesas com assuntos regulatrios relacionadas ao Plano de Investimentos em Inovao;

|8|

I Linha de Apoio Inovao

Contratao de estudos, consultoria externa e assessorias tcnicas de natureza organizacional, econmica e informacional relacionadas ao Plano de Investimentos em Inovao; Despesas necessrias introduo da inovao no mercado, incluindo os investimentos fabris (inseridos em um projeto de desenvolvimento no contexto do Plano de Investimentos em Inovao), limitadas a 30% (trinta por cento) do valor do apoio. O referido limite no se aplica aos casos de planta-piloto ou de planta de demonstrao; Gastos com captura, processamento e difuso do conhecimento relacionado ao processo de P&D; Obras civis, montagens e instalaes diretamente relacionadas s atividades de P&D; Aumento de escala de processos e ajuste de parmetros; Gastos em marketing, inclusive relacionados pesquisa de mercado, elaborao de marcas e logotipos, ao planejamento de campanha publicitria.

Admite-se o apoio a: Despesas que impliquem remessa de divisas, desde que associadas ao Plano de Investimento em Inovao do Beneficirio; Edificaes, desde que os investimentos sejam diretamente relacionados a atividades de P&D e no realizados de forma isolada; Despesas de P&D correntes da empresa relacionadas ao Plano de Investimento em Inovao; e Parques tecnolgicos.

Itens no apoiveis
No so financiveis os gastos e despesas indiretas, depreciao e quaisquer itens que no impliquem em desembolso efetivo de recursos.

Condies de financiamento
Modalidades de apoio
As operaes so realizadas na modalidade direta. O apoio poder ocorrer por meio de financiamento reembolsvel (renda fixa), da subscrio de valores mobilirios (renda varivel) ou de ambos.

|9|

BNDES Apoio Inovao

Valor mnimo de financiamento


R$ 1 milho. No caso de operaes que contem com o apoio de renda fixa e renda varivel, o valor mnimo de R$ 1 milho deve ser entendido como a soma do montante aplicado por cada instrumento financeiro (renda fixa e varivel).

Custo da operao
Custo financeiro + Remunerao Bsica do BNDES + Taxa de risco de crdito

Custo financeiro
Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Remunerao bsica do BNDES


0% (zero por cento) ao ano.

Taxa de risco de crdito


Micro, Pequenas e Mdias Empresas: isentas. Mdias-Grandes e Grandes Empresas: At 3,57% ao ano, conforme o risco de crdito do beneficirio.

Prazo de pagamento
At 12 (doze) anos, de acordo com a capacidade de pagamento do empreendimento, da empresa e do grupo econmico.

Participao mxima do BNDES


At 90% (noventa por cento) dos itens financiveis.

Garantias
Definidas na anlise da operao, observadas as normas pertinentes. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Linha BNDES Inovao > Garantias.

|10|

I Linha de Apoio Inovao

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio so encaminhadas ao BNDES pela empresa interessada ou por intermdio da instituio financeira credenciada, atravs de Consulta Prvia preenchida segundo as orientaes do roteiro de informaes, e enviada ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile, 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Linha BNDES Inovao.

|11|

II Programas para Apoio Inovao

BNDES P&G
Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Servios relacionados ao setor de Petrleo e Gs Natural (P&G), de forma a: criar e ampliar a capacidade produtiva das empresas; apoiar a incorporao, a aquisio e a fuso de empresas, visando ao aumento de porte e capacidade de competio no mercado domstico e internacional; apoiar projetos de investimentos no exterior que visem ampliao da capacidade produtiva, implantao, recuperao, modernizao e otimizao de unidades industriais, bem como a busca de tecnologias no exterior; aperfeioar instrumentos que capacitem as empresas, ampliando sua participao no mercado; e apoiar o desenvolvimento da capacidade para empreender atividades inovativas; projetos de inovao de natureza tecnolgica; e os investimentos absoro dos resultados do processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao (P,D&I).

Prazo de vigncia
At 31.12.2015.

|13|

BNDES Apoio Inovao

Clientes Sociedades empresrias com sede e administrao no pas, que integram ou venham a integrar a Cadeia de Fornecedores de Bens e Servios relacionados ao setor de P&G.

Empreendimentos apoiveis
Implantao, ampliao, recuperao e/ou modernizao da capacidade produtiva; Projetos de incorporao, fuso e aquisio de empresas no mbito domstico ou internacional (somente para empresas de controle nacional); Projetos de internacionalizao abrangendo a implantao, ampliao, recuperao e/ou modernizao da capacidade produtiva de bens e servios ao setor de P&G (somente para empresas de controle nacional); Operaes de reestruturao financeira de empresas (somente para empresas de controle nacional); Produo de equipamentos, acessrios, instalaes, materiais e prestao de servios, mediante o apoio a capital de giro no associado a projeto de investimento, incluindo os servios de engenharia e tambm abrangendo as operaes de leasing (somente para clientes com contratos de fornecimento de bens e servios firmados com (i) operadoras de P&G; (ii) EPCistas; (iii) demais fornecedores do setor de porte mdio-grande ou grande); Capital Inovador plano de investimento em inovao, com o objetivo de capacitar a empresa a realizar atividades de inovao de forma contnua e estruturada. O plano de investimento dever ser apresentado pela tica da estratgia de negcio da empresa. Sero apoiados investimentos orientados construo do capital intangvel e infraestrutura fsica, incluindo a implementao de centros de pesquisa; Inovao Tecnolgica projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovao com risco tecnolgico e oportunidade de mercado, compreendendo o desenvolvimento de produtos e/ou processos novos; e Inovao Produo projetos de investimentos que visem implantao, expanso e modernizao da capacidade produtiva, necessrias absoro dos resultados do processo de pesquisa e desenvolvimento ou inovao; e pesquisa e desenvolvimento ou inovao que apresentem oportunidade comprovada de mercado, inclusive o desenvolvimento de inovaes incrementais de produtos e/ou processos.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas nas modalidades direta, indireta no automtica e mista. Nas operaes de Capital Inovador, Inovao Tecnolgica e Inovao Produo, o apoio ser realizado somente na modalidade direta.

|14|

II Programas para Apoio Inovao

Custo da operao
O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas:- Apoio direto Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de risco de crdito - Apoio indireto Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de intermediao financeira + Remunerao financeira da instituio credenciada

Quando o objetivo da operao for apoiar o desenvolvimento da capacidade para empreender atividades inovativas, apoiar os projetos de inovao de natureza tecnolgica ou apoiar os investimentos absoro dos resultados do processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao (P,D&I), aplicam-se as seguintes condies:

Capital Inovador
Valor mnimo para apoio Custo financeiro Remunerao do BNDES Taxa de risco de crdito R$ 1 milho Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 0% 0% ao ano nas operaes realizadas com empresas cuja receita operacional bruta do grupo econmico seja de at R$ 60 milhes At 3,57% ao ano nas operaes realizadas com empresas cuja receita operacional bruta do grupo econmico seja superior a R$ 60 milhes, conforme avaliao de risco

Prazo de pagamento Participao mxima BNDES Garantias

At 12 anos, de acordo com a capacidade de pagamento da empresa 90% dos itens apoiveis Definidas na anlise da operao

Inovao Tecnolgica

Valor mnimo para apoio Custo financeiro Remunerao do BNDES Taxa de risco de crdito Prazo de pagamento Participao mxima do BNDES Garantias

R$ 1 milho 4,5% ao ano 0% 0% At 14 anos, de acordo com a capacidade de pagamento da empresa 90% dos itens apoiveis Definidas na anlise da operao

|15|

BNDES Apoio Inovao


Garantias Definidas na anlise da operao

Inovao Produo

Valor mnimo para apoio Custo financeiro Remunerao do BNDES Taxa de risco de crdito Participao mxima do BNDES

R$ 3 milhes Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 0,9% ao ano At 3,57% ao ano, conforme o risco de crdito do beneficirio Equipamentos importados: at 80% do valor do bem a ser adquirido (FOB). Mquinas e equipamentos nacionais: de 70% a 100% do valor do bem a ser adquirido, dependendo do porte da empresa e do item a ser financiado. Demais itens: at 80% dos itens financiveis, podendo chegar a 90% no caso de MPMEs e de grandes empresas no mbito da Poltica de Dinamizao Regional (PDR).

Garantias

Definidas na anlise da operao

As condies de apoio relativas aos demais objetivos apoiveis pelo BNDES P&G podem ser obtidas no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES P&G.

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio so encaminhadas ao BNDES pela empresa interessada ou por intermdio da instituio financeira credenciada, mediante Consulta Prvia preenchida segundo as orientaes do roteiro de informaes, e enviada ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES P&G.

BNDES Profarma Inovao


Objetivos
Apoiar projetos de empresas do Complexo Industrial da Sade, em cooperao ou no com Instituies Cientficas Tecnolgicas, relacionados a inovaes radicais ou incrementais. Apoiar projetos que visem contribuir para a construo e consolidao da infraestrutura da inovao em sade no pas. Apoiar projetos que promovam a internalizao de competncias e atividades relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e inovao (P,D&I) no pas.

|16|

II Programas para Apoio Inovao

Prazo de vigncia
At 31.7.2012.

Clientes Empresas com sede e administrao no pas; Administrao pblica direta ou indireta.

A beneficiria deve pertencer ao Complexo Industrial da Sade (equipamentos mdicos, materiais, reagentes e dispositivos para diagnstico, hemoderivados, imunobiolgicos, intermedirios qumicos e extratos vegetais para fins teraputicos, princpios ativos farmacuticos e medicamentos para uso humano, bem como produtos correlatos inseridos no Complexo Industrial da Sade).

Itens passveis de apoio A relao dos itens passveis de apoio pode ser obtida no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Profarma.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas na modalidade direta. O apoio poder se dar por meio de: financiamento; e/ou participao na empresa (via subscrio de valores mobilirios); ou participao nos resultados do projeto.

A participao nos resultados do projeto estar condicionada aderncia aos critrios de: projeto especfico; desafio tecnolgico; e consonncia com a Poltica Nacional de Sade. A conformidade do projeto com os critrios mencionados ser de julgamento exclusivo do B NDES e do Ministrio da Sade.

Valor mnimo para apoio


R$ 1 milho. Para operaes que contem com o apoio por meio de renda fixa e renda varivel, o limite mnimo de R$ 1 milho deve ser entendido como a soma dos instrumentos financeiros.

|17|

BNDES Apoio Inovao

Taxa de juros
Fixa de 4,5% ao ano

Participao mxima do BNDES


At 100% (cem por cento) dos itens financiveis.

Prazo total
At 15 anos, com carncia mxima de 5 anos.

Garantias
Definidas na anlise da operao. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Profarma - Inovao > Garantias.

Condies para operaes de subscrio de valores


Valor do aporte
A partir de R$ 1 milho. Para as operaes de renda fixa e renda varivel, ser considerada a totalidade dos instrumentos financeiros para a apurao do limite mnimo de R$ 1 milho.

Participao mxima do BNDES


At 40% (quarenta por cento) das aes que compem o capital social total da empresa.

Fundo de resgate
Ser constitudo fundo de resgate das aes da BNDESPAR com o lucro da empresa.

Condies adicionais
A empresa dever ser constituda na forma de sociedade annima, possuir acordo de acionistas, prever a participao do BNDES em seu Conselho de Administrao e programar a abertura de capital no Novo Mercado. A partir da contratao da operao com o BNDES, e durante o perodo de vigncia da operao, a beneficiria dever apresentar demonstrativos financeiros validados por auditor externo independente devidamente registrado na Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Avaliao
A empresa ser avaliada com base em seus resultados futuros.

|18|

II Programas para Apoio Inovao

Condies para participao nos resultados do projeto


Instrumento
Contrato de risco com participao futura nas vendas do produto desenvolvido.

Objeto de apoio
Desenvolvimento de novos produtos do Complexo Industrial da Sade, prioritrios para o Ministrio da Sade, cujo principal mercado seja o pblico.

Prazo mximo de utilizao e carncia


At 10 anos.

Participao mxima do BNDES


At 90% (noventa por cento) dos itens financiveis.

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio financeiro so encaminhadas ao BNDES por meio de Consulta Prvia preenchida segundo as orientaes do Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pela empresa interessada e enviada ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Profarma. * O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial de Sade (Profarma) contempla, alm do Profarma Inovao, outros subprogramas com o objetivo de financiar os investimentos de empresas sediadas no Brasil, inseridas no Complexo Industrial de Sade: BNDES Profarma Produo, BNDES Profarma Exportao, BNDES Profarma Reestruturao e BNDES Profarma Produtores Pblicos. Mais informaes sobre esses subprogramas podem ser obtidas no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Profarma.

|19|

BNDES Apoio Inovao

BNDES Prosoft Empresa


Objetivo
Apoiar, na forma de financiamentos ou subscrio de valores mobilirios, a realizao de investimentos e planos de negcios de empresas produtoras de software e fornecedoras de servios de Tecnologia da Informao (TI).

Prazo de vigncia
At 31.7.2012.

Clientes Empresas com sede e administrao no Brasil, que mantenham atividades relacionadas cadeia produtiva de software no Brasil, nas suas vrias modalidades, a saber: desenvolvimento de produto/pacote, software embarcado, produto sob encomenda, componentes de software ; ou prestao de servios de tecnologia da informao (consultoria, desenvolvimento de software sob encomenda, implantao, integrao, treinamento, suporte, manuteno etc.), terceirizao ( outsourcing ) de TI (data centers etc.) ou IT Enable Services Business Process Outsourcing (ITES-BPO), incluindo call centers , contact centers e outros.

Itens passveis de apoio A relao dos itens passveis de apoio pode ser obtida no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Prosoft.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas nas modalidades direta e indireta no automtica. Para as operaes diretas, o apoio poder se dar por meio de: financiamento; e/ou participao na empresa (via subscrio de valores mobilirios).

|20|

II Programas para Apoio Inovao

Valor mnimo de apoio


R$ 1 milho para operaes diretas, considerado o somatrio dos valores de financiamento e de subscrio dos valores mobilirios.

Custo da operao
- Apoio direto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES O custo financeiro e a remunerao bsica do BNDES obedecem ao quadro a seguir:
Atividades predominantes Porte Custo financeiro* Remunerao bsica do BNDES 1,0% ao ano TJLP 1,5% ao ano 1,0% ao ano 1,0% ao ano + Taxa de Risco de Crdito de acordo com as POs do BNDES

Desenvolvimento de software em todas as suas mo- Micro, Pequena e dalidades; ou prestao de servios e terceirizao Mdia Empresa (outsourcing) de TI. Grande Empresa Micro, Pequena e Mdia Empresa Call centers, contact centers e outros classificados como IT Enable Services (ITES). Grande Empresa

TJ-462

Poder haver aplicao de cesta de moedas, conforme Normas de Aplicao de moeda estrangeira cesta de moedas disponvel no Portal BNDES > Ferramentas & Normas > Custos Financeiros > Cesta.

- Apoio indireto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Remunerao da instituio financeira credenciada O custo financeiro e a remunerao do BNDES seguiro o mesmo quadro para apoio direto apresentada acima.

Remunerao da instituio financeira credenciada


Negociada entre a instituio financeira credenciada e o cliente. A listagem de agentes financeiros credenciados pode ser obtida no Portal BNDES > Instituio Financeira Credenciada > Rede de Instituies Financeiras Credenciadas.

|21|

BNDES Apoio Inovao

Prazo total Os prazos de carncia e de amortizao sero determinados em funo da capacidade de pagamento da empresa, do empreendimento e do grupo econmico. Participao mxima do BNDES
At 100% (cem por cento) dos itens financiveis, se o Plano de Negcios estiver em consonncia com as diretrizes da Poltica Industrial para o setor de software e servios de TI; ou At 85% (oitenta e cinco por cento) dos itens financiveis, nos demais casos.

Podero ser contemplados com uma participao do BNDES de at 100% (cem por cento) os investimentos de empresas que, comprovadamente, mantenham investimentos ou pretendam investir simultaneamente nos 3 (trs) objetivos seguintes: Insero Externa: exportao de produtos e servios, e/ou internacionalizao de operaes; Capacitao Tecnolgica: certificao de processos de desenvolvimento e/ou produtos; Consolidao Empresarial.

Especificamente em relao aos Planos de Negcios para investimentos em ITES-BPO, a participao do BNDES ser: i) de at 85% do total dos itens financiveis em Planos de Negcios que visem investir em atividades de desenvolvimento de software, prestao de servios ou terceirizao de TI, em conjunto com as atividades de ITES-BPO; ii) limitada ao percentual mximo estabelecido pelas Polticas Operacionais do BNDES para o BNDES Finem, quando os investimentos se destinarem exclusivamente s atividades de ITES-BPO, desvinculados de outras iniciativas que busquem desenvolver novos servios de TI ou o adensamento tecnolgico das atividades.

Garantias
Operaes diretas: - definidas na anlise da operao. Operaes indiretas no automticas: - negociadas entre a instituio financeira credenciada e o cliente. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Prosoft > BNDES Prosoft - Empresa > Garantias.

Critrios especficos
Nas operaes diretas, a partir da contratao da operao com o BNDES, a beneficiria dever ter seus demonstrativos financeiros anuais validados por auditor externo independente devidamente registrado na Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

|22|

II Programas para Apoio Inovao

A critrio do BNDES, nas operaes diretas de financiamento garantidas somente por fiana dos scios controladores: Prmio de Liquidao Antecipada: ser devido ao BNDES prmio equivalente a 30% (trinta por cento) do saldo devedor, caso a beneficiria liquide antecipadamente o contrato; Sociedade Annima: ser exigida a transformao da empresa em sociedade annima; e Direito de Preferncia: os scios controladores devero se comprometer a conceder direito de preferncia ao BNDES em emisso de quaisquer ttulos conversveis em aes e em qualquer aumento de capital da beneficiria e de suas controladas, no caso de ingresso de terceiros investidores.

Condies para operaes de capital de risco


Valor mnimo do aporte
R$ 1 milho, considerado o somatrio de valores de financiamento e de subscrio de valores mobilirios.

Participao mxima do BNDES no capital da empresa


At 40% (quarenta por cento) do capital social total.

Fundo de resgate
Ser constitudo fundo de resgate das aes da BNDESPAR com o lucro da empresa.

Critrio especfico
No ser exigido drag along; o compromisso de abertura de capital ser exigido apenas para grandes empresas no prazo de 5 anos aps o aporte de recursos.

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio so encaminhadas ao BNDES por meio de um Plano de Negcios, no qual so descritas as caractersticas da empresa, sua estratgia de negcio e seu plano de investimentos. O Plano de Negcios dever ser encaminhado, diretamente ou por intermdio da sociedade Softex ou de uma das instituies financeiras credenciadas a operar com o BNDES, ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Plano de Negcios pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Prosoft > BNDES Prosoft Empresa > Encaminhamento > Plano de Negcios.

|23|

BNDES Apoio Inovao

As solicitaes de apoio direto encaminhadas atravs da sociedade Softex www.softex.br/portal/_ home/default.asp estaro dispensadas de pagamento da comisso de estudos ao BNDES. * O Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indstria de Software e Servios de Tecnologia da Informao (BNDES Prosoft) contempla, alm do BNDES Prosoft Empresa, outros subprogramas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indstria nacional de software e servios de TI: BNDES Prosoft Comercializao e BNDES Prosoft Exportao. Mais informaes sobre esses subprogramas podem ser obtidas no Portal BNDES > Inovao > Programas > BNDES Prosoft.

BNDES Proplstico Inovao


Objetivos
Capital Inovador apoiar o Plano de Investimento em Inovao, de modo a capacitar a empresa a realizar atividades de inovao de forma contnua e estruturada. Esse plano dever ser apresentado conforme a estratgia de negcio da empresa. Sero apoiados investimentos orientados tanto construo do capital intangvel quanto infraestrutura fsica, incluindo a implantao de centros de pesquisa e desenvolvimento. Inovao Tecnolgica apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovao com risco tecnolgico e oportunidade de mercado, compreendendo o desenvolvimento de produtos e/ou processos novos (pelo menos para o mercado nacional) ou significativamente aprimorados. Inovao Produo Apoiar projetos de: - investimentos que visem implantao, expanso e modernizao da capacidade produtiva, necessrias absoro dos resultados do processo de pesquisa e desenvolvimento ou inovao; e - pesquisa e desenvolvimento ou inovao que ofeream oportunidade comprovada de mercado, inclusive o desenvolvimento de inovaes incrementais de produtos e/ou processos.

Prazo de vigncia
At 30.9.2012. Clientes Empresas com sede e administrao no pas, pertencentes Cadeia Produtiva do Plstico em produo, fornecimento de mquinas e equipamentos, distribuio e reciclagem.

|24|

II Programas para Apoio Inovao

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas na modalidade direta.

Custo da operao
O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de risco de crdito As condies de financiamento dependem do objetivo especfico da operao:
Capital Inovador Valor mnimo para apoio Custo financeiro Remunerao do BNDES Taxa de risco de crdito R$ 1 milho Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 0% ao ano 0% ao ano nas operaes realizadas com empresas cuja receita operacional bruta do grupo econmico seja de at R$ 60 milhes. At 3,57% ao ano nas operaes realizadas com empresas cuja receita operacional bruta do grupo econmico seja superior a R$ 60 milhes, conforme avaliao de risco.

Prazo de pagamento Participao mxima do BNDES

At 12 anos, de acordo com a capacidade de pagamento da empresa. 90% dos itens apoiveis

Inovao Tecnolgica Valor mnimo para apoio Custo financeiro Remunerao do BNDES Taxa de risco de crdito Prazo de pagamento Participao mxima do BNDES R$ 1 milho 4,5% ao ano 0% ao ano 0% ao ano At 14 anos, de acordo com a capacidade de pagamento da empresa. 90% dos itens apoiveis

Inovao Produo Valor mnimo para apoio Custo financeiro Remunerao do BNDES Taxa de risco de crdito R$ 1 milho Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 0,9% ao ano At 3,57% ao ano, conforme o risco de crdito do beneficirio.

|25|

BNDES Apoio Inovao

Participao mxima do BNDES

Equipamentos importados: at 80% do valor do bem a ser adquirido (FOB). Mquinas e equipamentos nacionais: de 70% a 100% do valor do bem a ser adquirido, dependendo do porte da empresa e do item a ser financiado. Demais itens: at 80% dos itens financiveis, podendo chegar a 100% no caso de MPMEs e de grandes empresas no mbito da Poltica de Dinamizao Regional (PDR).

Garantias
Definidas na anlise da operao. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Proplstico - Inovao > Garantias.

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio financeiro so encaminhadas diretamente ao BNDES por meio de carta-consulta da empresa interessada ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile, 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Proplstico - Inovao > Encaminhamento > Roteiro de Informaes.

BNDES Proaeronutica Empresa


Objetivo
Financiamento de longo prazo e/ou subscrio de valores mobilirios para apoiar investimentos realizados por micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs) integrantes da cadeia produtiva da indstria aeronutica brasileira visando ao adensamento dessa cadeia.

Prazo de vigncia
At 31.3.2013 Clientes Micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs) sediadas no pas, integrantes da cadeia produtiva da indstria aeronutica brasileira.

|26|

II Programas para Apoio Inovao

Empreendimentos apoiveis
implantao, ampliao, recuperao e modernizao; e inovao e desenvolvimento tecnolgico. Itens passveis de apoio A relao dos produtos financiveis pode ser obtida no Portal BNDES > Inovao > Programas > BNDES Proaeronutica > BNDES Proaeronutica - Empresa.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas nas modalidades direta, indireta no automtica e mista.

Valor mnimo para apoio


R$ 1 milho. Observaes 1) Nas operaes diretas, a partir da contratao da operao com o BNDES, a beneficiria dever ter seus demonstrativos financeiros validados por auditor externo independente devidamente registrado na Comisso de Valores Mobilirios (CVM). 2) Nas operaes diretas, que resultem em exposio no valor de at R$ 10 milhes do grupo econmico com o BNDES, e que no contam com garantias reais, ser exigida a declarao de Imposto de Renda de Pessoa Fsica (IRPF) dos fiadores da operao. 3) vedada a realizao de operaes indiretas para os investimentos apoiados no programa com as condies vigentes nas linhas de Inovao.

Custo da operao
- Apoio direto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de risco de crdito

Custo financeiro
No caso de projetos de implantao, ampliao, recuperao e modernizao: Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP);

Incidir a variao da UMBNDES acrescida dos Encargos da Cesta de Moedas (ECM) ou a variao do
dlar norte-americano acrescida de ECM, no percentual de 100% (cem por cento), nas: operaes para aquisio de mquinas e equipamentos que apresentem ndices de nacionalizao, em valor, inferiores a 60%, no caso de o valor do financiamento tomar por base o valor total do bem; e

|27|

BNDES Apoio Inovao

operaes de importao de mquinas e equipamentos.

No caso de projetos de inovao e desenvolvimento tecnolgico, valem as mesmas condies vigentes para as linhas de inovao.

Remunerao do BNDES
No caso de projetos de implantao, ampliao, recuperao e modernizao: 0,9% ao ano para investimento fixo e capital de giro associado; 2,5% ao ano para importao de equipamentos.

No caso de projetos de inovao e desenvolvimento tecnolgico, valem as mesmas condies vigentes para as linhas de inovao.

Taxa de risco de crdito


Limitada a 1,8% ao ano, conforme o risco do beneficirio.

- Apoio indireto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Remunerao da instituio financeira credenciada

Custo financeiro e remunerao do BNDES


Mesmas condies do apoio direto.

Remunerao da instituio financeira credenciada


Negociada entre a instituio financeira credenciada e o beneficirio, observado o limite de 3% ao ano. A listagem de agentes financeiros credenciados pode ser obtida no Portal BNDES > Instituio Financeira Credenciada > Rede de Instituies Financeiras Credenciadas.

Prazo total
Determinado em funo da capacidade de pagamento do empreendimento, da empresa e do grupo econmico.

Participao mxima do BNDES


No caso de projetos de implantao, ampliao, recuperao e modernizao:

|28|

II Programas para Apoio Inovao

at 90% (noventa por cento) para investimento fixo e capital de giro associado; at 60% (sessenta por cento) do valor Free on Board (FOB) para importao de equipamentos.

No caso de projetos de inovao e desenvolvimento tecnolgico, valem as mesmas condies vigentes para as linhas de Inovao.

Garantias
Operaes diretas

Definidas durante a anlise da operao. Operaes indiretas

As garantias so definidas a critrio da instituio financeira credenciada, admitindo-se, inclusive, a outorga de garantia pelo BNDES FGI. Devem ser respeitadas as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e, em nenhuma hiptese, ser admitida a constituio de penhor de direitos creditrios decorrentes de aplicao financeira. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Proaeronutica > BNDES Proaeronutica Empresa > Garantias.

Outros procedimentos
Prmio de Liquidao Antecipada: a critrio do BNDES, nas operaes de financiamento garantidas somente por fiana dos controladores, ser devido prmio ao BNDES equivalente a 30% (trinta por cento) do saldo devedor, caso a beneficiria liquide antecipadamente o contrato. Sociedade Annima: a critrio do BNDES, nas operaes de financiamento direto garantidas somente por fiana dos scios controladores, ser exigida a transformao da empresa em sociedade annima. Direito de Preferncia: a critrio do BNDES, nas operaes de financiamento direto garantidas somente por fiana dos scios controladores, estes devero se comprometer com direito de preferncia ao BNDES, em emisso de quaisquer ttulos conversveis em aes e em qualquer aumento de capital da beneficiria e de suas controladas, no caso de ingresso de terceiros investidores. Ficar a critrio do BNDES, atravs da BNDESPAR, o exerccio do referido direito, estando este limitado ao valor do crdito atualizado pela TJLP desde a data da liberao de recursos at a data de subscrio dos ttulos ou do futuro aporte de capital, em igualdade de condies com os subscritores ou investidores.

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio so encaminhadas ao BNDES por meio de carta-consulta preenchida segundo as orientaes do Roteiro de Informaes para Consulta Prvia e enviada pela empresa interessada ou por intermdio da instituio financeira credenciada de sua preferncia, ao:

|29|

BNDES Apoio Inovao

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile, 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Proaeronutica > BNDES Proaeronutica Empresa > Encaminhamento > Roteiro de Informaes para Consulta Prvia. * Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indstria aeronutica brasileira, o Programa BNDES de Financiamento s Empresas da Cadeia Produtiva Aeronutica Brasileira BNDES Proaeronutica contempla, alm do BNDES Proaeronutica Empresa, o subprograma BNDES Proaeronutica Exportao. Mais informaes sobre esses subprogramas podem ser obtidas no Portal BNDES > Apoio Financeiro > Programas e Fundos > BNDES Proaeronutica.

BNDES Proengenharia
Objetivo
Apoiar projetos de engenharia para estimular o aprimoramento das competncias e do conhecimento tcnico no pas.

Prazo de vigncia
At 31.03.2013. Clientes Pessoas jurdicas de direito privado com sede e administrao no pas e autarquias.

Empreendimentos apoiveis
Atividades de engenharia local destinadas tanto ao mercado interno quanto ao externo, apresentadas sob a forma de projeto de desenvolvimento e que ampliem a capacitao de empresas dos setores de Bens de Capital, Defesa, Automotivo, Aeronutico, Aeroespacial, Nuclear, Petrleo e Gs, Qumico e Petroqumico, e na cadeia de fornecedores das indstrias de Petrleo e Gs e Naval. Admite-se o apoio a empresas de Engenharia Consultiva, desde que em projetos destinados a atender aos setores apoiados pelo Programa. Itens passveis de apoio So financiveis os custos e despesas diretas associados a atividades de engenharia de desenvolvimento e aperfeioamento de produtos e processos, desenvolvidas em territrio nacional. So financiveis, entre outros custos e despesas diretas, os seguintes itens:

|30|

II Programas para Apoio Inovao

Mquinas e equipamentos nacionais; Mo-de-obra e materiais; Testes e ensaios; Despesas, no pas e no exterior, relativas propriedade industrial do projeto; Obras civis, montagens e instalaes; Softwares desenvolvidos no pas e servios correlatos, observados os critrios estabelecidos no Programa BNDES Prosoft - Comercializao; e Importao de equipamentos novos sem similar nacional.

Itens no apoiveis
No so financiveis gastos e despesas indiretos, depreciao e quaisquer itens que no impliquem em desembolso efetivo de recursos.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas nas modalidades direta, indireta no automtica e mista.

Valor mnimo para apoio


R$ 3 milhes.

Custo da operao
- Apoio direto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de risco de crdito

Custo Financeiro
Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Para mquinas e equipamentos importados sem similar nacional o custo financeiro ser Cesta.

|31|

BNDES Apoio Inovao

Remunerao do BNDES
Mquinas e equipamentos importados sem similar nacional: 2,5% ao ano. Demais itens financiveis: 0,9% (nove dcimos por cento) ao ano.

Taxa de Risco de Crdito


At 3,57% ao ano, conforme o risco de crdito do beneficirio.

- Apoio indireto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de intermediao financeira + Remunerao financeira da instituio credenciada

Custo Financeiro
Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Para mquinas e equipamentos importados sem similar nacional o custo financeiro ser Cesta.

Remunerao do BNDES
Mquinas e equipamentos importados sem similar nacional: 2,5% ao ano. Demais itens financiveis: 0,9% ao ano.

Taxa de Risco de Crdito


At 3,57% ao ano, conforme o risco de crdito do beneficirio.

Taxa de Intermediao Financeira


0,5% ao ano. As operaes com micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs) so isentas da taxa de intermediao financeira.

Remunerao da Instituio Financeira Credenciada


Negociada entre a instituio financeira credenciada e o beneficirio. A listagem de agentes financeiros credenciados pode ser obtida no Portal BNDES > Instituio Financeira Credenciada > Rede de Instituies Financeiras Credenciadas.

|32|

II Programas para Apoio Inovao

Participao Mxima do BNDES


Mquinas e equipamentos importados: at 60% (sessenta por cento) do valor do bem a ser adquirido (FOB). Mquinas e equipamentos nacionais: de 80% (oitenta por cento) at 100% (cem por cento) do valor do bem a ser adquirido, dependendo do porte da empresa e do item a ser financiado. Demais itens: - Grandes empresas: at 80% (oitenta por cento) dos itens financiveis. - MPMEs: at 100% (cem por cento) dos itens financiveis.

A participao mxima do BNDES poder ser ampliada em at 10% (dez pontos percentuais) para o caso de demais itens, sendo que o custo financeiro da parcela de crdito referente a esse aumento de participao ser TJ-462 acrescido de remunerao bsica de 2,5% ao ano.

Garantias
Definidas na anlise da operao.

Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Proengenharia > Garantias.

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de apoio so encaminhadas ao BNDES pela empresa interessada ou por intermdio da instituio financeira credenciada, atravs de Consulta Prvia preenchida segundo as orientaes do roteiro de informaes, e enviada ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile, 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > BNDES Proengenharia

|33|

BNDES Apoio Inovao

PROTVD Fornecedor
Objetivo
Apoiar os investimentos de empresas produtoras de software, componentes eletrnicos, equipamentos e infraestrutura para a rede de transmisso, equipamentos de recepo e equipamentos para produo de contedo relacionadas ao SBTVD-T.

Prazo de vigncia
At 31.12.2013.

Clientes Empresas com sede e administrao no pas, que mantenham no Brasil atividades de desenvolvimento e/ou produo de software, componentes eletrnicos, equipamentos ou infraestrutura para a rede de transmisso, equipamentos de recepo e equipamentos para produo de contedo para a TV digital.

Itens passveis de apoio A relao dos itens passveis de apoio pode ser obtida na pgina do BNDES no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > PROTVD.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas nas modalidades direta e indireta no automtica e mista.

Valor mnimo de financiamento


Pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao (P,D&I): R$ 400 mil; Demais empreendimentos: R$ 1 milho.

Observaes: passvel de financiamento a importao de mquinas e equipamentos novos, sem similar nacional. Caber ao cliente comprovar ao BNDES a inexistncia de s imilaridade. No financivel a aquisio de equipamentos usados e/ou recondicionados.

|34|

II Programas para Apoio Inovao

passvel o financiamento da aquisio de softwares desenvolvidos no pas e os gastos com servios correlatos, obedecidos os critrios estabelecidos no BNDES Prosoft C omercializao. vedada a realizao de operaes indiretas para apoio a pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao e para iniciativas de reestruturao setorial/empresarial.

Custo da operao
- Apoio direto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de risco de crdito

O custo financeiro e a remunerao do BNDES obedecem ao quadro a seguir:


Custo financeiro Remunerao do BNDES

Objetivo do financiamento
Pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao Aquisio de equipamentos com tecnologia nacional; aquisio de software credenciado no BNDES; e demais empreendimentos apoiveis em operao com micro, pequena e mdia empresa (MPMEs) Demais empreendimentos apoiveis em operao com grande empresa

Fixo em 4,5% ao ano TJLP TJLP 1% ao ano 1,5% ao ano

Taxa de risco de crdito


At 3,57% ao ano (conforme o risco de crdito do beneficirio). Observao: No caso de financiamento a P,D&I, a taxa de risco de crdito ser limitada em 1,8% ao ano, independentemente da classificao de risco do beneficirio.

- Apoio indireto O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de intermediao financeira + Remunerao da instituio financeira credenciada

Custo financeiro e remunerao do BNDES


Mesmas condies do apoio direto.

|35|

BNDES Apoio Inovao

Taxa de intermediao financeira


Fixada em 0,5% ao ano, sendo isenta para operaes com micro, pequena e mdia empresa.

Remunerao da instituio financeira credenciada


Negociada entre a instituio financeira credenciada e o cliente. A listagem de agentes financeiros credenciados pode ser obtida no Portal BNDES > Instituio Financeira Credenciada > Rede de Instituies Financeiras Credenciadas.

Prazo total
At 12 anos, includo o perodo de carncia, determinado em funo da capacidade de pagamento do grupo econmico, da empresa e do empreendimento.

Participao mxima do BNDES


Apoio a pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao; aquisio de mquinas e equipamentos nacionais e software cadastrados no BNDES; e apoio a micro, pequena e mdia empresa: at 100%. Demais investimentos realizados por grande empresa: at 90%.

Garantias
Definidas na anlise da operao. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal do BNDES > reas de Atuao > Inovao > Programas > PROTVD > Garantias.

Observao: Nas operaes de financiamento direto garantidas exclusivamente por fiana dos scios controladores, ser exigida a transformao da empresa em sociedade annima. Em tais operaes, os scios controladores devero se comprometer a conceder direito de preferncia ao BNDES, em emisso de quaisquer ttulos conversveis em aes e em qualquer aumento de capital da empresa beneficiria e de suas controladas, no caso de ingresso de terceiros investidores. Ficar a critrio do BNDES, por intermdio da BNDESPAR, o exerccio do referido direito, estando este limitado ao valor do saldo devedor, apurado na data da subscrio dos ttulos ou do futuro aporte de capital, em igualdade de condies com os subscritores ou investidores.

|36|

II Programas para Apoio Inovao

Condies para operaes de subscrio de valores mobilirios


Participao mxima do BNDES no capital da empresa
At 40% do capital social total. Mais informaes a respeito da subscrio de valores mobilirios podem ser obtidas no Portal BNDES > Apoio Financeiro > BNDES Valores Mobilirios.

Encaminhamento do pedido de financiamento


Para operaes de apoio nas modalidades direta, indireta no automtica e mista, as solicitaes de apoio so encaminhadas ao BNDES por meio de carta-consulta, preenchida segundo as orientaes do Roteiro de Informaes para Consulta Prvia e enviada pela empresa interessada ou por intermdio da instituio financeira credenciada de sua preferncia, ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia pode ser obtido no Portal BNDES > Apoio Financeiro > Produtos > BNDES Finem > Roteiros e Manuais > Roteiro de Informaes para Consulta Prvia.

|37|

III Produtos para Apoio Inovao

BNDES Automtico
Objetivo
Apoiar, por intermdio de instituies financeiras credenciadas, projetos de investimento para implantao, ampliao, recuperao e modernizao de ativos fixos, incluindo projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao (P,D&I). Clientes Sociedades com sede e administrao no pas, de controle nacional ou estrangeiro, cooperativas, associaes, fundaes e empresrios individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) e no Registro Pblico de Empresas Mercantis; Pessoas jurdicas de direito pblico; e Pessoas fsicas residentes e domiciliadas no pas caracterizadas como Produtor Rural, para investimento no setor agropecurio.

Linhas de financiamento
O BNDES Automtico divide-se em linhas de financiamento, relacionadas a seguir, com objetivos e condies financeiras especficas, para melhor atender s demandas dos clientes de acordo com seu porte e atividade econmica. MPME Investimento: apoio a projetos de investimento, incluindo a aquisio de equipamentos nacionais novos e o capital de giro associado para micro, pequenas e mdias empresas, de qualquer setor de atuao, e produtores rurais.

|39|

BNDES Apoio Inovao

CP Investimento: apoio a projetos de investimentos de mdias-grandes e grandes empresas de qualquer setor de atuao. CP Investimento Indstria de BK: apoio a projetos de investimentos para indstria do setor de bens de capital (BK). CP BK: apoio aquisio de mquinas e equipamentos nacionais novos, associada a investimentos financiados no mbito das linhas CP Investimento e CP Investimento Indstria de BK. CP Importao: apoio importao de mquinas e equipamentos novos sem similar nacional para empresas de qualquer setor e porte. Concorrncia internacional: apoio aquisio e produo, no isoladas, de equipamentos, software, bens de informtica e automao que demandem condies de financiamento compatveis com as ofertadas para congneres estrangeiros em concorrncias internacionais, para empresas de qualquer setor e porte. CP Giro Associado: financiamento ao capital de giro associado das Linhas CP Investimento e CP Investimento Indstria BK. Itens passveis de apoio Os seguintes itens relativos a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao, entre outros, so passveis de apoio: aquisio de material de consumo e permanente utilizado no projeto de P,D&I; aquisio, transferncia e absoro de tecnologia, desde que incorporadas ao projeto, e exceto quando relativas a empresas pertencentes ao mesmo grupo econmico que o beneficirio; mo de obra direta relacionada ao projeto de P,D&I; capacitao tcnica e gerencial, limitado a 10% dos itens financiveis; aquisio de simuladores de processo; contratao de ensaios, testes, certificaes, entre outros, e despesas relativas propriedade industrial do projeto no Brasil; gastos para adequao aos padres regulatrios nacionais e/ou internacionais relacionados ao projeto; contratao de estudos, consultoria externa e assessorias tcnicas de natureza organizacional, econmica e informacional relacionados ao processo de P,D&I; captura, processamento e difuso do conhecimento relacionadas ao processo de P,D&I; qualidade e produtividade; tecnologia da informao.

A relao completa dos itens passveis de apoio pode ser obtida no Portal BNDES > Inovao > Produtos > BNDES Automtico.

|40|

III Produtos para Apoio Inovao

Condies
Modalidade de apoio
As operaes so realizadas na modalidade indireta automtica.

Valor mximo para apoio


R$ 20 milhes por beneficirio a cada 12 meses. No caso de operaes com grandes empresas, o referido limite de R$ 10 milhes.

Custo da operao
O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de intermediao financeira + Remunerao da instituio financeira credenciada O custo financeiro, a remunerao bsica do BNDES e a taxa de intermediao financeira seguiro o seguinte quadro, conforme a linha de financiamento pretendida:
Linha de financiamento MPME Investimento CP BK CP Investimento Indstria de BK Concorrncia Internacional CP Investimento CP Giro Associado CP Importao
1

Custo financeiro

Remunerao bsica do BNDES

Taxa de intermediao financeira -

TJLP

0,9% ao ano

0,5% ao ano 80% TJ-462 20% Cesta TJ-462 Cesta 2,5% ao ano 1,3% ao ano

As operaes com micro, pequenas e mdias empresas estaro isentas da taxa de intermediao financeira.

Remunerao da instituio financeira credenciada


Negociada entre a instituio financeira credenciada e o beneficirio. A listagem dos agentes financeiros credenciados pode ser obtida no Portal BNDES > Instituio Financeira Credenciada > Rede de Instituies Financeiras Credenciadas.

Prazo total
Os prazos de carncia e total das operaes sero definidos pela Instituio Financeira Credenciada em funo da capacidade de pagamento do empreendimento, do Beneficirio ou do grupo econmico ao qual pertena.

|41|

BNDES Apoio Inovao

Participao mxima do BNDES


De 60% a 100% dos itens financiveis, variando de acordo com as caractersticas do empreendimento e com a Linha de Financiamento solicitada. Para mais informaes sobre as Linhas de Financiamento do Produto BNDES Automtico, acesse o Portal BNDES > Inovao > Produtos > BNDES Automtico.

Garantias
So definidas a critrio da instituio financeira credenciada, admitindo-se, inclusive, a outorga de garantia pelo BNDES FGI e a contratao de operaes sem a constituio de garantias. Devem ser respeitadas as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, no sendo admitida, sob hiptese alguma, a constituio de penhor de direitos creditrios decorrentes de aplicao financeira.

Encaminhamento do pedido de financiamento


Dirija-se instituio financeira credenciada de sua preferncia, que informar a documentao necessria, analisar a possibilidade de concesso do crdito e negociar as garantias. Aps aprovada, a operao ser encaminhada para homologao e posterior liberao dos recursos pelo BNDES.

Carto BNDES
Objetivo
O Carto BNDES um produto que, baseado no conceito de carto de crdito, visa financiar os investimentos das micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs), contemplando a contratao de servios de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovao (P,D&I) para o desenvolvimento de produtos e processos, contratados com fornecedores especializados credenciados no Portal de Operaes do Carto BNDES.

Clientes Micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs) com receita bruta anual de at R$ 90 milhes.

Itens passveis de apoio Bens, insumos e servios autorizados cadastrados no Catlogo de Produtos do Portal de Operaes do Carto BNDES (www.cartaobndes.gov.br).

|42|

III Produtos para Apoio Inovao

Itens passveis de apoio Inovao Servios de P,D&I: - extenso tecnolgica; - desenvolvimento de embalagens; - design, ergonomia e modelagem de produto; - prototipagem; - resposta tcnica de alta complexidade; - projeto de experimento; - avaliao de viabilidade e pedido de registro de propriedade intelectual; - tcnico-especializados em eficincia energtica e impacto ambiental; - aquisio de conhecimentos tecnolgicos e transferncia de tecnologia; - metrologia, normalizao, regulamentao tcnica e avaliao da conformidade (inspeo, ensaios, certificao e outros procedimentos de autorizao). Contrapartida financeira de MPME em programas executados pelo MCT/ Finep voltados para projetos de inovao e extenso tecnolgica em cooperao com instituies cientficas e tecnolgicas (ICTs). Servios de avaliao e implementao da qualidade de produto e processo de software.

Observao: Para contratar esses servios financiados com o Carto BNDES, no necessria a apresentao de projeto.

Condies financeiras
Limite
Limite de crdito rotativo e pr-aprovado de at R$ 1 milho por carto, por banco emissor2 (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econmica Federal e Ita).

O limite de crdito de cada cliente ser atribudo pelo banco emissor do carto, aps a respectiva anlise de crdito. Uma empresa pode obter um Carto BNDES por banco emissor e somar seus limites numa nica transao.

|43|

BNDES Apoio Inovao

Prazo
Prestaes mensais fixas de 3 a 48 meses.3

Taxa de juros
Taxa de juros prefixada (informada na pgina inicial do Portal de Operaes do Carto BNDES www.cartaobndes.gov.br).

Para solicitar o Carto


Pela internet, digite o endereo: www.cartaobndes.gov.br, clique em Solicite seu Carto BNDES e siga as instrues fornecidas pelo Portal de Operaes do Carto BNDES, ou dirija-se a uma das agncias dos bancos emissores. A empresa poder solicitar o Carto BNDES enquanto providencia a abertura da sua conta-corrente, caso ainda no tenha conta em um dos bancos emissores.

BNDES Limite de Crdito


Objetivo
Crdito rotativo, com limite definido pelo BNDES, para o apoio financeiro a empresas ou grupos econmicos, que representem baixo risco de crdito, destinado execuo de investimentos correntes em seus respectivos setores de atuao e a investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovao. Clientes Pessoas jurdicas de direito privado que: a. no tenham tido qualquer operao de crdito considerada em curso problemtico pelo BNDES nos ltimos 5 anos; b. apresentem, a critrio do BNDES, classificao de risco mnima definida para o BNDES Limite de Crdito; e c. tenham sido avaliadas pela Metodologia de Avaliao de Empresas (MAE) do BNDES. Alm disso, companhias que no so de capital aberto devem apresentar todos os seguintes requisitos: a. classificao de risco considerada estvel de acordo com critrios do BNDES; b. demonstraes financeiras devidamente auditadas por empresa de auditoria registrada na Comisso de Valores Mobilirios (CVM);

Os Cartes BNDES emitidos pela Caixa Econmica Federal/Mastercard aceitam apenas as condies de parcelamento em 12, 18, 24, 30, 36, 42 e 48 parcelas.

|44|

III Produtos para Apoio Inovao

c. rgos de administrao com, a critrio do BNDES, gesto profissionalizada; d. Receita Operacional Lquida anual e Ativo Total iguais ou superiores a R$ 1,4 bilho ou integrar grupo econmico, conforme os critrios do BNDES, com os mesmos patamares de Receita Operacional Lquida anual e Ativo Total; e e. a critrio do BNDES, transparncia na divulgao e apresentao das informaes, que permitam entendimento da estratgia e da situao econmico-financeira da empresa. Companhias que no so de capital aberto tambm podem ser beneficirias do BNDES Limite de Crdito se: a. uma outra empresa, integrante do mesmo grupo econmico do Beneficirio, conforme os critrios do BNDES, cumpre os requisitos definidos anteriormente; e b. essa empresa faz parte no Contrato de Abertura de Limite de Crdito Rotativo ou na Escritura de Promessa de Subscrio de Debntures, na qualidade de fiadora e principal pagadora.

Itens passveis de apoio


A relao dos itens passveis de apoio pode ser obtida no Portal BNDES > Inovao > Produtos > BNDES Limite de Crdito Observao: Independentemente da adequao dos investimentos a serem realizados aos itens financiveis, fica vedada a utilizao do limite de crdito para a execuo de projetos que possam, a exclusivo critrio do BNDES, causar impacto significativo na situao econmica e financeira do Beneficirio ou do grupo econmico ao qual pertena, se for o caso, ou em suas estratgias de longo prazo, descaracterizando-o como projeto corrente.

Condies
O BNDES Limite de Crdito trabalha com as condies aplicveis linha de financiamento do Produto BNDES Finem correspondente.

Modalidade de apoio
As operaes so realizadas na modalidade direta.

Custo da operao
O custo do financiamento formado pelo somatrio das seguintes parcelas: Custo financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de risco de crdito

|45|

BNDES Apoio Inovao

Quando o objetivo da operao for correspondente ao da linha BNDES Inovao, aplicam-se as seguintes condies:

Valor mnimo de financiamento


R$ 1 milho.

Custo financeiro
Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Remunerao bsica do BNDES


0% (zero por cento) ao ano.

Taxa de risco de crdito


Micro, Pequenas e Mdias Empresas: isentas. Mdia-Grandes e Grandes Empresas: at 3,57% ao ano, conforme o risco de crdito do beneficirio.

Participao mxima do BNDES


At 90% (noventa por cento) dos itens financiveis.

Prazo de utilizao do crdito rotativo


At 5 anos aps a concesso do limite de crdito.

Prazo de pagamento
At 10 anos aps a formalizao do Documento de Utilizao do Limite de Crdito.

Garantias
Definidas na anlise da operao. Mais informaes sobre garantias podem ser obtidas no Glossrio (p. 53) ou no Portal BNDES > Inovao > Produtos > BNDES Limite de Crdito > Garantias.

|46|

III Produtos para Apoio Inovao

Encaminhamento do pedido de financiamento


As solicitaes de abertura ou de utilizao de Limite de Crdito devem ser encaminhadas diretamente ao BNDES pela empresa interessada, endereadas ao: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile, 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes para Consulta Prvia e o Roteiro de Solicitao de Utilizao do Limite de Crdito podem ser obtidos no Portal BNDES > Inovao> Produtos > BNDES Limite de Crdito.

|47|

IV Recurso No Reembolsvel para Apoio Inovao

Fundo Tecnolgico BNDES Funtec


Finalidade
Apoiar financeiramente projetos que objetivam estimular o desenvolvimento tecnolgico e a inovao de interesse estratgico para o pas, em conformidade com os Programas e Polticas Pblicas do governo federal, obedecidas s diretrizes estabelecidas para cada modalidade de atuao.

Objetivo
A modalidade BNDES Funtec IT tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnolgico e inovao executados por Instituio Tecnolgica (IT), que sejam selecionados de acordo com os focos de atuao divulgados anualmente pelo BNDES.

Diretrizes
O planejamento e a operao do BNDES Funtec devero obedecer s seguintes diretrizes: acelerar a busca de solues para gargalos e oportunidades tecnolgicas para o desenvolvimento sustentvel do pas; concentrar esforos e recursos em temas especficos, com foco bastante definido, nos quais as empresas brasileiras possam vir a assumir papel de destaque ou mesmo de liderana no plano mundial, evitando-se a pulverizao de recursos; assegurar a continuidade dos esforos desenvolvidos nas reas selecionadas, objetivando acelerar a obteno dos resultados das pesquisas e conjugar os esforos de institutos de pesquisas e empresas, mediante a utilizao da capacidade do BNDES congregar e articular parceiros; apoiar projetos que contenham mecanismos que prevejam a efetiva introduo de inovaes no mercado; fomentar a aproximao entre Instituies Tecnolgicas e empresas, promovendo a aplicao de conhecimento gerado na academia ao setor produtivo; e

|49|

BNDES Apoio Inovao

incentivar a estruturao de projetos que combinem diferentes instrumentos de apoio (outros produtos, linhas ou programas previstos nas Polticas Operacionais do BNDES) com os recursos do BNDES Funtec.

Destinao dos recursos


Os recursos do BNDES Funtec devero ser destinados a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnolgico e inovao direcionados aos seguintes focos: 1. Energia: I. Bioenergia: Desenvolvimento de tecnologias para produo de etanol celulsico e de outros biocombustveis a partir da biomassa da cana-de-acar; II. Energia Solar: Desenvolvimento de tecnologias para gerao heliotrmica ou fotovoltaica. 2. Meio Ambiente: I. Desenvolvimento de solues nanotecnolgicas e/ou biotecnolgicas para tratamento de resduos, efluentes, guas e solos contaminados. 3. Eletrnica: I. Desenvolvimento de eletrnica orgnica ou Circuitos Integrados no programveis inditos a nvel nacional ou mundial e que, preferencialmente, possam ser fabricados no Pas. 4. Novos Materiais: I. Desenvolvimento de materiais tecnologicamente novos no grupamento de metais ferrosos ou no-ferrosos. 5. Qumica: I. Desenvolvimento de produtos qumicos e/ou novos processos qumicos a partir de biomassa, excluindo farmoqumicos. 6. Veculos Eltricos: I. Desenvolvimento de dispositivos e tecnologias destinados ao armazenamento, recarga e gerenciamento de energia para uso em propulso veicular, gerao de energia eltrica em veculos automotores e motorizao eltrica.

Clientes Instituies tecnolgicas (ITs), diretamente ou por meio de Instituies de Apoio (IAs), para a realizao de projetos em parceria com empresas que exeram atividade econmica diretamente ligada ao escopo do projeto. Ateno: os recursos sero sempre aportados nas instituies tecnolgicas e/ou instituies de apoio, no podendo em nenhuma hiptese haver aporte de recursos do Funtec nas empresas intervenientes. Poder ser dispensada a intervenincia de empresas participantes do projeto quando o objeto social das ITs e IAs contemplar, alm das atividades de pesquisa, as atividades de produo e comercializao dos produtos ou processos resultantes dos projetos realizados com recursos do Funtec.

|50|

IV Recurso No Reembolsvel para Apoio Inovao

Itens passveis de apoio So apoiveis apenas investimentos realizados em benefcio da IT e despesas realizadas por ela com propsito especfico de atender aos objetivos do projeto. A relao dos itens apoiveis pode ser obtida no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Fundos > Fundo Tecnolgico BNDES Funtec.

Critrios especficos
Nos projetos que contem com a participao de empresas, as partes envolvidas devero prever, em contrato, a titularidade dos direitos de propriedade intelectual, quando cabvel, e a participao nos resultados da explorao das criaes resultantes da parceria, na proporo equivalente ao montante do valor agregado do conhecimento j existente no incio da parceria e dos recursos humanos, financeiros e materiais alocados pelas partes contratantes no projeto, observado o disposto nos artigos 5 e 9 da Lei 10.973, de 2.12.2004. (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/ Lei/L10.973.htm). Durante a etapa de anlise, o BNDES verificar os aspectos relacionados aos direitos de propriedade intelectual resultantes do projeto de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnolgico e inovao com o intuito de evitar prticas restritivas de utilizao e cesso desses direitos, bem como os critrios de rateio dos resultados financeiros do projeto.

Condies
Modalidade de apoio
As operaes sero realizadas na forma de apoio direto, na modalidade no reembolsvel e limitado a 90% (noventa por cento) do valor total dos itens financiveis. A aplicao dos recursos concedidos em finalidade diversa daquela prevista no instrumento que formalizar a operao, bem como o descumprimento de qualquer outra obrigao prevista, implicar inadimplemento e ensejar a devoluo dos recursos concedidos corrigidos pela taxa Selic desde a data de sua liberao at a data da efetiva devoluo ao BNDES, acrescidos de multa de 10%.

Outras regras
Projetos encaminhados por IA devero apresentar uma IT como executora do projeto. A empresa interveniente, independente do seu porte, obrigada a contribuir financeiramente com no mnimo 10% do valor total dos itens financiveis. No contrato de colaborao financeira, a empresa interveniente assumir a obrigao de transferir IT, a critrio do BNDES, a sua participao na titularidade dos direitos de propriedade intelectual relativos aos resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto caso ocorra a modificao do seu controle efetivo, direto ou indireto.

|51|

BNDES Apoio Inovao

Comit consultivo do BNDES Funtec CCTEC


O Comit Consultivo integrado por funcionrios de carreira do BNDES, por representante do governo federal e por especialistas externos. Os membros do Comit que no integram o quadro de pessoal do BNDES firmaro Termo de Confidencialidade, devendo manter sigilo de todas as informaes de que tiverem conhecimento na qualidade de membros do CCTEC. As solicitaes de apoio sero recebidas de maneira contnua pelo BNDES, sendo apreciadas pelo CCTEC em trs reunies distintas ao longo do ano. Os projetos no mbito do BNDES Funtec devem ser protocolados no BNDES at as datas disponveis no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Fundos > Fundo Tecnolgico BNDES Funtec.

Encaminhamento
Para solicitao de apoio financeiro, o Roteiro de Informaes devidamente preenchido deve ser enviado em meio eletrnico para o endereo funtec@bndes.gov.br. Os Anexos ao Roteiro de Informaes devidamente preenchidos devem ser encaminhados em papel para o seguinte endereo: Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES rea de Planejamento AP Departamento de Prioridades DEPRI Av. Repblica do Chile, 100 Protocolo Trreo 20031-917 Rio de Janeiro RJ O Roteiro de Informaes e os Anexos ao roteiro de informaes podem ser obtidos no Portal BNDES > reas de Atuao > Inovao > Fundos > Fundo Tecnolgico BNDES Funtec > Roteiro de Informaes e Anexos ao Roteiro de Informaes.

|52|

Glossrio

Aquisio externa de P&D Compreende as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), realizadas por outras organizaes (empresas ou instituies cientficas e tecnolgicas) e adquiridas pela empresa. Atividades de inovao Todas aquelas etapas cientficas, tecnolgicas, organizacionais e comerciais, incluindo investimento em novas formas de conhecimento, que visam inovao de produtos e/ou processos. Isto , todas as atividades necessrias para o desenvolvimento e a implementao de produtos e processos tecnologicamente novos ou aperfeioados. Essas atividades, de maneira geral, podem se desenvolver tanto dentro como fora da empresa (e internalizadas por meio da aquisio de um servio) (Pintec IBGE, 2005). BNDES FGI (Fundo Garantidor de Investimentos) Fundo de natureza privada cuja finalidade garantir o risco de financiamentos e emprstimos concedidos a micro, pequenas e mdias empresas, e a pessoas fsicas do segmento de transporte rodovirio de cargas que contratem operaes destinadas aquisio de bens de capital para sua atividade. A garantia do BNDES FGI concedida ao agente financeiro e no seguro de crdito e nem isenta o beneficirio do crdito de suas obrigaes financeiras. O limite em garantia do BNDES FGI por beneficirio final de R$ 10 milhes. O beneficirio pagar um encargo com o objetivo de cobrir o risco de crdito das operaes e de propiciar o acesso ao crdito na instituio financeira. Em cada operao de financiamento com garantia de risco pelo BNDES FGI dever ser exigida a constituio de garantia fidejussria do(s) scio(s) controlador(es) da sociedade, pela totalidade da dvida. No caso de operaes em que o valor da garantia outorgada pelo BNDES FGI superar R$ 1 milho, tambm ser exigida a constituio de garantias reais de, no mnimo, valor equivalente ao valor do financiamento.

|53|

BNDES Apoio Inovao

Atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Compreendem o trabalho criativo realizado de forma sistemtica com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos e o uso desse estoque de conhecimentos para antever novas aplicaes. Capital intangvel Ativo no monetrio, identificvel, sem substncia fsica e usado no fornecimento de bens e servios, desde que: seja controlado pela empresa e do qual sejam esperados benefcios econmicos futuros para a empresa conforme definio da International Accounting Standard 38, 1998. Cesta Encargos da Cesta de Moedas (ECM) acrescidos da variao do US$ ou da variao da UMBNDES. Consulta prvia Documento a ser apresentado ao BNDES pelo agente financeiro ou pela empresa a fim de concretizar o pedido do financiamento. Custo financeiro para empresas sob controle de capital estrangeiro Sobre as operaes de qualquer valor realizadas com empresas brasileiras sob controle de capital estrangeiro que exeram atividade econmica no especificada no Decreto 2.233, de 23.5.1997, e alteraes posteriores, incidir a variao da UMBNDES acrescida dos Encargos da Cesta de Moedas (ECM) ou a variao do dlar norte-americano acrescida de ECM, no percentual de 100%. ECM (Encargos da Cesta de Moedas) Referem-se s condies financeiras para a concesso de financiamento com equivalncia em dlares norte-americanos mediante a utilizao de recursos captados pelo BNDES em moeda estrangeira. Em moedas contratuais, tais encargos, expressos em percentual ao ano, tm o cdigo 006. ECM = Taxa de Juros Varivel + Imposto de Renda Empresa interveniente Pessoa jurdica de direito pblico ou privado que exera atividade econmica diretamente ligada ao escopo do desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao. Garantias As garantias das operaes com recursos do BNDES so constitudas, cumulativamente ou alternativamente por: hipoteca; penhor; propriedade fiduciria; fiana; aval; e vinculao em garantia ou cesso sob a forma de Reserva de Meios de Pagamento, de receitas oriundas de: transferncias federais, produto de cobrana de impostos, taxas e sobretaxas, incentivos fiscais, ou rendas ou contribuies de qualquer espcie.

As garantias de operaes com entidades sob controle de capital privado devero consistir, cumulativamente, em: reais: fundada em direito dessa natureza, que autorize a execuo da garantia, extrajudicial ou judicialmente; pode ser oferecida pelo cliente ou terceiros; e pessoais: aval ou fiana prestada por terceiro na qualidade de devedor solidrio e principal pagador de todas as obrigaes decorrentes do contrato, com renncia expressa aos

|54|

Glossrio

benefcios dos artigos 366, 827, e 838 do Cdigo Civil, oferecidas pelas pessoas fsicas ou jurdicas detentoras do controle direto ou indireto do cliente, ou outras pessoas jurdicas, integrantes do mesmo grupo. O ndice de garantia real deve corresponder a no mnimo 130% do valor da operao de financiamento, entretanto tal ndice poder ser reduzido para at 100%, quando a empresa postulante da colaborao financeira atender s seguintes condies: ser companhia aberta, com aes negociadas na Bolsa de Valores de So Paulo Bovespa, preferencialmente listada no Novo Mercado, ou nos nveis 1 e 2 de Governana Corporativa, e estar enquadrada em nvel de classificao de risco superior ao mnimo, estabelecido a critrio do BNDES. possuir participao acionria da BNDESPAR, desde que, por meio de Acordo de Acionistas e/ou participao de representante no Conselho de Administrao ou comit semelhante, a BNDESPAR efetivamente participe das decises estratgicas da empresa, e estar enquadrada em nvel de classificao de risco superior ao mnimo, estabelecido a critrio do BNDES. apresentar demonstraes financeiras auditadas por empresa de auditoria independente, registrada na Comisso de Valores Mobilirios (CVM), e estar enquadrada em nvel de classificao de risco superior ao mnimo, estabelecido a critrio do BNDES.

Quando houver reduo do ndice de garantia real, dever ser inserida clusula contratual de desempenho que estabelecer, caso a caso, ndices financeiros mnimos, os quais, se no atendidos, acarretaro a imediata prestao de garantias reais adicionais que perfaam, em conjunto com as j constitudas, o ndice de no mnimo 130% do saldo devedor atualizado, sob pena de vencimento antecipado do contrato. Quando o financiamento for destinado aquisio de mquinas e equipamentos, sobre os bens objeto do financiamento dever necessariamente ser constituda a propriedade fiduciria, a ser mantida at final liquidao do contrato, no se admitindo a substituio dos bens integrantes da garantia por qualquer outro, exceto nos casos de sinistro ou problemas de performance no perodo de garantia, os quais devem ser informados ao BNDES. No ser admitida como garantia a constituio de penhor de aplicao financeira. No apoio ao segmento de mdias empresas exportadoras e micro e pequenas empresas, poder ser utilizado o Fundo de Garantia para a Promoo da Competitividade (FGPC). Veja tambm BNDES FGI. Inovao Introduo com xito, no mercado, de produtos, servios, processos, mtodos e sistemas que no existiam anteriormente, ou que contenham alguma caracterstica nova e diferente da at ento em vigor (definio extrada do Manual de Oslo, 3 edio). Inovao de produto Introduo no mercado de um produto (bem ou servio) novo ou significativamente aprimorado. Produto novo: Produto cujas caractersticas fundamentais (especificidades tcnicas, componentes e materiais, software incorporado, funes ou usos pretendidos) diferem substancialmente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa. Produto significativamente aprimorado: produto previamente existente, cujo desempenho foi substancialmente aumentado ou aperfeioado. Um produto simples pode ser aperfeioado (no

|55|

BNDES Apoio Inovao

sentido de obter um melhor desempenho ou um menor custo) atravs da utilizao de matrias-primas ou componentes de maior rendimento. Um produto complexo, com vrios componentes ou subsistemas integrados, pode ser aperfeioado via mudanas parciais em um dos componentes ou subsistemas. Um servio tambm pode ser substancialmente aperfeioado por meio de adio de nova funo ou de mudanas nas caractersticas de como ele oferecido, que resultem em maior eficincia, velocidade ou facilidade de uso do produto, por exemplo. No so includas como inovaes de produto, dentre outras: Mudanas puramente estticas ou de estilo do produto; Mudanas rotineiras, menores, nas funes ou caractersticas do produto, que no envolvam um grau suficiente de novidade ou de esforo tecnolgico, e que no acrescentem nada significativo ao seu desempenho; Na indstria de vesturio, a introduo, seguindo as tendncias da moda, de novas cores, cortes e colees; Na informtica, a introduo de um release (pequenas alteraes ou correes de bugs) de um software j existente; Mudanas apenas no tamanho ou volume da embalagem, e mudanas no nome do produto no mercado; Comercializao ou fabricao de produtos novos integralmente desenvolvidos e produzidos por outra empresa; e Customizao para um cliente que no inclua diferenas significativas de atributos comparados aos produtos feitos para outros clientes

Inovao de processo Introduo na empresa de um processo produtivo novo ou significativamente aprimorado. O resultado da adoo de processo novo ou significativamente aprimorado deve ser substancial em termos do aumento da qualidade do produto (bem ou servio) ou da diminuio do custo unitrio da produo e entrega. A introduo desse processo pode ter por objetivo a produo ou entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados, que no possam utilizar os processos previamente existentes, ou simplesmente aumentar a eficincia da produo e da entrega de produtos j existentes. Processo novo ou significativamente aprimorado: Introduo de tecnologia de produo nova ou substancialmente aperfeioada, de mtodos para oferta de servios ou para manuseio e entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados, como tambm de equipamentos e softwares novos ou substancialmente aperfeioados em atividades de suporte produo. No so includas como inovaes de processo, dentre outras: Paralisao de alguma linha de produo, embora isso possa melhorar o desempenho da empresa; Compra de um nmero maior de mquinas de um modelo j instalado na empresa, mesmo que este seja extremamente sofisticado; Aquisio de mquinas e equipamentos mais modernos e avanados em relao aos anteriores;

|56|

Glossrio

Mudanas pequenas, rotineiras, nos processos produtivos existentes, que no envolvam um grau suficiente de novidade na forma como so produzidas ou entregues e no acrescentem nada de significativo aos seus desempenhos; e Mudana organizacional que no est diretamente associada a alguma mudana tecnolgica incorporada a novas mquinas, equipamentos ou software.

Inovao de marketing Implementao de novas estratgias ou conceitos de marketing, que diferem significativamente daqueles utilizados previamente no mercado brasileiro. Supe mudanas significativas na forma de comercializao, nos seus canais de venda e em sua promoo, sem modificar as caractersticas funcionais ou de uso do produto. Tais inovaes visam a melhor atender s necessidades dos clientes, abrir novos mercados ou reposicionar o produto no mercado. No so includas como inovaes de marketing, dentre outras: Mudanas na fixao de preo; Mudanas sazonais, regulares ou rotineiras nos instrumentos de marketing; Pea publicitria; Mudana no design ou na embalagem de um produto baseada em um conceito de marketing j utilizado pela empresa, ainda que esta seja significativa; Utilizao de mtodos de marketing existentes para atingir um novo nicho ou mercado geogrfico; e Interrupo do uso de um mtodo de marketing, ainda que isso resulte em um melhor desempenho para a empresa.

Inovao incremental Produto ou processo existente cuja performance tenha sido significativamente melhorada no mbito do mercado brasileiro. Inovao radical Produto ou processo cujas caractersticas, atributos ou uso apresentem diferenas significativas se comparado aos produtos e processos j existentes no mercado brasileiro. Tais inovaes podem envolver tecnologias radicalmente novas ou podem se basear na combinao de tecnologias existentes para novos usos. Inovao tecnolgica Produtos ou processos tecnologicamente novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional. Instituio cientfica e tecnolgica (ICT) rgo ou entidade pblica ou privada, sem fins lucrativos, que tenha por misso institucional, entre outras, executar atividades de pesquisa bsica ou aplicada de carter cientfico ou tecnolgico, compreendendo entidades de ensino e pesquisa, entre outras. Instituio tecnolgica (IT) Pessoa jurdica de direito pblico interno ou entidade direta ou indiretamente por ela controlada ou pessoa jurdica de direito privado sem fins lucrativos, que tenha por misso institucional, entre outras, executar atividades de pesquisa bsica ou aplicada de carter cientfico ou tecnolgico, bem como desenvolvimento tecnolgico. Instituio de apoio (IA) Instituies criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extenso e de desenvolvimento institucional, cientfico e tecnolgico de interesse das instituies estaduais de ensino superior e de pesquisa cientfica e tecnolgica e instituies criadas ao amparo da Lei 8.958, de 20.12.1994, que possuam essa mesma finalidade.

|57|

BNDES Apoio Inovao

Mudana tecnolgica Est relacionada ao conceito de inovao tecnolgica. Uma mudana tecnolgica ocorre quando h introduo no mercado de produtos ou processos novos (ou significativamente aprimorados). Oportunidade de mercado Nicho de mercado vislumbrado pela empresa para futura comercializao dos resultados do projeto a ser financiado. Nessa anlise deve ser considerada a existncia de outras tecnologias que possam vir a competir com aquela a ser desenvolvida. O mercado relevante, nesse caso, aquele no qual a empresa compete hoje e competir quando da introduo da nova tecnologia. Parceria estratgica Iniciativas de produo e/ou comercializao entre empresas nacionais associadas entre si ou com empresa parceira estrangeira com vistas a promover as exportaes de bens produzidos exclusivamente no Brasil. P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao) Abrange todas as atividades da empresa relacionadas pesquisa e desenvolvimento P&D (pesquisa bsica, pesquisa aplicada, desenho de prottipo, desenvolvimento e ensaios, pesquisa adicional para modificao de prottipos, outros) ou outras atividades que no so definidas estritamente como P&D mas que tm papel importante na gerao de inovaes (atividades de engenharia de produto, projetos e melhoria de processos, identificao de oportunidades de comercializao, monitoramento de mercado, unidades piloto, aquisio de know-how e competncias, desenvolvimento de competncias humanas, outros). (Adaptado de Manual de Oslo, 1997). Porte da empresa Microempresa: Receita Operacional Bruta anual de at R$ 2,4 milhes Pequena empresa: Receita Operacional Bruta anual superior a R$ 2,4 milhes e inferior ou igual a R$ 16 milhes Mdia empresa: Receita Operacional Bruta anual superior a R$ 16 milhes e inferior ou igual a R$ 90 milhes Empresa mdia-grande: Receita Operacional Bruta anual superior a R$ 90 milhes e inferior ou igual a R$ 300 milhes Grande empresa: Receita Operacional Bruta anual superior a R$ 300 milhes

Produtos inseridos no Complexo Industrial da Sade Equipamentos mdicos, materiais, reagentes e dispositivos para diagnstico, hemoderivados, imunobiolgicos, intermedirios qumicos e extratos vegetais para fins teraputicos, princpios ativos farmacuticos e medicamentos para uso humano. Risco tecnolgico Est relacionado a incertezas no desenvolvimento de produtos ou processos novos para o mercado. O conceito incorpora a probabilidade de ocorrncia de eventos que impeam a introduo bem-sucedida de inovaes tecnolgicas desde a fase do desenvolvimento at sua comercializao no mercado, entre eles, o cumprimento de todas as etapas das atividades de P&D, possveis dificuldades em obter resultados na fase de testes, incorporao de outras tecnologias no mercado (ou similares), a efetiva produo em escala industrial. Tendncias tecnolgicas Dado o paradigma tecnolgico atual do setor de atuao da empresa verificar possveis movimentos de mudanas tecnolgicas tanto de carter incremental, com horizon-

|58|

Glossrio

te menor de maturao (at cinco anos), quanto de carter radical, com horizonte maior de maturao (maior do que cinco anos) e maiores riscos. TJ-462 TJLP acrescida de 1% (um por cento) ao ano. TJLP Taxa de Juros de Longo Prazo, divulgada pelo Banco Central do Brasil. A cotao da TJLP pode ser obtida na pgina do BNDES na internet, no seguinte endereo: www.bndes.gov.br/produtos/ custos/moedas/moedas.asp. UMBNDES (Unidade Monetria BNDES) A variao da UMBNDES reflete a mdia ponderada das variaes cambiais das moedas existentes na Cesta de Moedas do BNDES. Sempre que o BNDES efetua novas captaes externas e/ou amortiza operaes existentes, sua composio alterada. No sistema de cotao de moedas a UMBNDES, expressa em valor, tem o cdigo 590.

|59|

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL BNDES Av. Repblica do Chile, 100 20031-917 Rio de Janeiro RJ www.bndes.gov.br Central de atendimento BNDES 0800 702 6337 Atendimento a deficientes auditivos 0800 888 9873 Escritrios Braslia Setor Comercial Sul Quadra 9 Torre C 12 andar 70308-200 Braslia DF Tel.: (61) 3204-5600 Fax: (61) 3204-5635 So Paulo Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 510 5 andar Vila Nova Conceio 04543-906 So Paulo SP Tel.: (11) 3512-5100 Fax: (11) 3512-5199 Recife Rua Antnio Lumack do Monte, 96 6 andar Ed. Empresarial Center ll Boa Viagem 51020-350 Recife PE Tel.: (81) 2127-5800 Fax: (81) 2127-5806 Londres BNDES Limited 6-8 Tokenhouse Yard 4th floor London EC2R 7AS Tel.: +44 (0) 20 7151 3650 www.bndes.gov.br/english Montevidu BNDES Uruguay Avenida Luiz Alberto de Herrera 1248, Torre II 3 piso World Trade Center Montevideo 11300 Montevideo Uruguay Tel.: (+598) 26228875 www.bndes.gov.br/espanol www.bndes.gov.br/faleconosco

You might also like