You are on page 1of 2

So Toms de Aquino

Seu maior mrito foi a sntese do cristianismo com a viso aristotlica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Mdia, na Escolstica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma slida base filosfica para a teologia e retificando o materialismo de Aristteles. Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teolgico e filosfico de sua poca: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles. A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelao) e uma Filosofia (baseada no exerccio da razo humana) que se fundem numa sntese definitiva: f e razo, unidas em sua orientao comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia no pode ser substituda pela teologia e que ambas no se opem. Afirmou que no pode haver contradio entre f e razo. Explica que toda a criao boa, tudo o que existe bom, por participar do ser de Deus, o mal a ausncia de uma perfeio devida e a essncia do mal a privao ou ausncia do bem. Alm da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu tambm uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou tambm escrito conselhos polticos: Do governo do Prncipe, ao rei de Chipre, que se contrape, do ponto de vista da tica, ao O Prncipe, de Nicolau Maquiavel. Com o uso da razo possvel demonstrar a existncia de Deus, para isto prope as 5 vias de demonstrao: Primeira via Primeiro motor imvel: tudo o que se move movido por algum, impossvel uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrrio nunca se chegaria ao movimento presente, logo h que ter um primeiro motor que deu incio ao movimento existente e que por ningum foi movido. Segunda via Causa primria: decorre da relao "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. necessrio que haja uma causa primeira que por ningum tenha sido causada, pois a todo efeito atribuda uma causa, do contrrio no haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequncia infinita. Terceira via Ser necessrio: existem seres que podem ser ou no ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessrios se no o mundo no existiria, logo preciso que haja um ser que fundamente a existncia dos seres contingentes e que no tenha a sua existncia fundada em nenhum outro ser. Quarta via Ser perfeito: verifica-se que h graus de perfeio nos seres, uns so mais perfeitos que outros, qualquer graduao pressupe um parmetro mximo, logo deve existir um ser que tenha este padro mximo de perfeio e que a causa da perfeio dos demais seres. Quinta via Inteligncia ordenadora: existe uma ordem no universo que facilmente verificada, ora toda ordem fruto de uma inteligncia, no se chega ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo h um ser inteligente que disps o universo na forma ordenada.

A verdade
"A verdade definida como a conformidade da coisa com a inteligncia". Toms de Aquino concluiu que a descoberta da verdade ia alm do que visvel. Antigos filsofos acreditavam que era verdade somente o que poderia ser visto. Aquino j questiona que a verdade era todas as coisas porque todas so reais, visveis ou invisveis, exemplificando: uma pedra que est no fundo do oceano no deixa de ser uma pedra real e verdadeira s porque no pode ser vista. Aquino concorda e aprimora Agostinho de Hipona quando diz que "A verdade o meio pelo qual se manifesta aquilo que ". A verdade est nas coisas e no intelecto e ambas convergem junto com o ser. O " no-ser" no pode ser verdade at o intelecto o tornar conhecida, ou seja, isso apreendido atravs da razo. Aquino chega a concluso que s se pode conhecer a verdade se voc conhece o que o ser.

A verdade uma virtude como diz Aristteles, porm o bem posterior a verdade. Isso porque a verdade est mais prximo do ser, mais intimamente e o que o sujeito ser do bem depende do intelecto, "racionalmente a verdade anterior". Exemplificando: o intelecto apreende o ser em si; depois, a definio do ser, por ltimo a apetncia do ser. Ou seja, primeiramente a noo do ser; depois, a construo da verdade, por fim, o bem.

Sobre a eternidade da verdade ele, Toms, discorda em partes com Agostinho. Para Agostinho a verdade definitiva. Imutvel. J para Aquino, a verdade a consequncia de fatos causados no passado. Ento na supresso desses fatos verdade deixa de existir. O exemplo que Toms de Aquino traz o seguinte: A frase "Scrates est sentado" a verdade. Seja por uma matria, uma observao ou analise, mas ele est sentado. Ao se levantar, ficando de p, ele deixa de estar sentado. Alterando a verdade para a segunda opo, mudando a primeira. Contudo, ambos concordam que na verdade divina a verdade por no ter sido criada, j que Deus sempre existiu, no pode ser desfeita no passado e ento imutvel. tica de Toms de Aquino Segundo Toms de Aquino, a tica consiste em agir de acordo com a natureza racional. Todo o homem dotado de livrearbtrio, orientado pela conscincia e tem uma capacidade inata de captar, intuitivamente, os ditames da ordem moral. O primeiro postulado da ordem moral : faz o bem e evita o mal. H uma Lei Divina, revelada por Deus aos homens, que consiste nos Dez Mandamentos. H uma Lei Eterna, que o plano racional de Deus que ordena todo o universo e uma Lei Natural, que conceituada como a participao da Lei Eterna na criatura racional, ou seja, aquilo que o homem levado a fazer pela sua natureza racional. A Lei Positiva a lei feita pelo homem, de modo a possibilitar uma vida em sociedade. Esta subordina-se Lei Natural, no podendo contrari-la sob pena de se tornar uma lei injusta; no h a obrigao de obedecer lei injusta (este o fundamento objetivo e racional da verdadeira objeo de conscincia). A Justia consiste na disposio constante da vontade em dar a cada um o que seu - suum cuique tribuere - e classifica-se como comutativa, distributiva e legal, conforme se faa entre iguais, do soberano para os sbditos e destes para com aquele, respectivamente. Pensamento Partindo de um conceito aristotlico, Aquino desenvolveu uma concepo hilemrfica do ser humano, definindo o ser humano como uma unidade formada por dois elementos distintos: a matria primeira (potencialidade) e a forma substancial (o princpio realizador). Esses dois princpios se unem na realidade do corpo e da alma no ser humano. Ningum pode existir na ausncia desses dois elementos.
[8]

A concepo hilemrfica coerente com a crena segundo a qual Jesus Cristo, como salvador de toda a humanidade, ao mesmo tempo plenamente humano e plenamente divino. Seu poder salvador est diretamente relacionado com a unidade, no homem ou na mulher, do corpo e da alma. Para Aquino, o conceito hilemrfico do homem implica a hominizao posterior, que ele professava firmemente. Uma vez que corpo e alma se unem para formar um ser humano, no pode existir alma humana em corpo que ainda no plenamente humano.
[8]

O feto em desenvolvimento no tem a forma substancial da pessoa humana. Toms de Aquino aceitou a ideia aristotlica de que primeiro o feto dotado de uma alma vegetativa, depois, de uma alma animal, em seguida, quando o corpo j se desenvolveu, de uma alma racional. Cada uma dessas "almas" integrada alma que a sucede at que ocorra, enfim, a unio definitiva alma-corpo.
[8]

Conforme as prprias palavras de Aquino: Em portugus: "A alma vegetativa, que vem primeiro, quando o embrio vive como uma planta, corrompe-se e sucedida por uma alma mais perfeita, que ao mesmo tempo nutritiva e sensitiva, quando o embrio vive uma vida animal; quando ela se corrompe, sucedida pela alma racional induzida do exterior () J que a alma se une ao corpo como sua forma, ela no se une a um corpo que no seja aquele do qual ela propriamente o ato. A alma agora o ato de um corpo orgnico".

You might also like