You are on page 1of 6

CONCEITOS BSICOS DE INFOMTICA

Informtica pode ser considerada como significando informao automtica, ou seja, a utilizao de mtodos e tcnicas no tratamento automtico da informao. Para tal, preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrnico. O computador uma mquina que processa dados, orientada por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos, com um mnimo de interveno humana. Entre vrios benefcios, podemos citar: grande velocidade no processamento e disponibilizao de informaes; preciso no fornecimento das informaes; prprio para execuo de tarefas repetitivas; propicia a reduo de custos em vrias atividades; Compartilhamento de dados. A Histria do computador vem do baco, um instrumento para auxiliar nos clculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chins como Suan-pan e em japons como Soroban, ainda muito utilizado nos pases asiticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Blaise Pascal, matemtico francs, inventou a primeira mquina de somar (mquina Pascalina) em 1642; construda com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofcio do pai, que era contador. Existiram muitos estudiosos que contribuiram para construo dos computadores usados nos dias atuais: EX. Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, Joseph Marie Jacquard, Charles P. Babbage, Herman Hollerith.

baco

1 - PRINCIPIOS DO FUNCIONAMENTO Um sistema baseado em computador , na verdade, composto por hardware e software. Hardware o nome que se d para a parte fsica do computador. tudo que vocpode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral).Software o nome que se d a toda parte lgica do computador. Ou seja, so os programas que voc v funcionar na tela do micro e que do "vida" ao computador. Sem um software adequado suas necessidades, o computador, por mais bemequipado e avanado que seja, completamente intil.O computador no uma mquina com inteligncia. Na verdade, uma mquinacom uma grande capacidade para processamento de informaes, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operaes que realiza sobre esse dados. Basicamente, o computador organizado em trs grandes funes ou reas, as quais so: entrada de dados, processamento de dados e sada de dados. 1.1 Entrada de Dados Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornec- los a ele. Para isso, o computador dispe de recursos como o teclado (para digitao, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse (para selecionar opes e executar algumas operaes em um software qualquer), disquetes e CDs3 para entrada de dados (gerados provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito utilizadas por programas CAD4 e aplicativos grficos em geral) e outros.

1.2 Processamento de Dados Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados feito na memria do computador, que pode ser voltil (isto , desaparece quando o computador desligado), referenciada como memria RAM (Random Access Memory - memria de acesso aleatrio), ou pode ser permanente (enquanto no "apagada" por algum) atravs do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, que so meios fsicos (meio magntico) localizadas no interior do gabinete do computador. H tambm os disquetes, que so discos removveis, e mais recentemente os CDs gravveis. O processamento dos dados feito na CPU Central Process Unit - unidade de processamento central (ou simplesmente processador, como o Pentium), onde a informao tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memria, sofrendo transformaes de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas. Todos os programas escritos em uma determinada linguagem de programao so traduzidos por um programa chamado compilador que um tradutor que converte todas as instrues em linguagem de mquina ou binria (0 e 1).

1.3 Sada de Dados Os dados resultantes do processamento das informaes pelo computador podem ser apresentadas de inmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vdeo um dos principais meios para se obter dados de sada do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou formulrios) e grficos podem ser apresentados ao usurio atravs desse dispositivo. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters (para "plotagem" de desenhos); se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, dos disquetes, ou ento conectar os computadores em rede (resumidamente, lig-los atravs de cabos). Quando tratamos dados do tipo udio (som) a sada ocorre atravs das caixas de som ou fones de ouvido.

Sistema Computacional
O Computador Um sistema computacional formado basicamente por duas estruturas. Uma denominada estrutura lgica (software) e a outra estrutura fsica (hardware). Ambas funcionam em conjunto. So elas: Hardware: o conjunto e elementos fsicos que compe o sistema computacional. Como por exemplo, memria, perifricos, cabos, placas e chips que fazem docomputador, impressora, etc. Software: so os programas que, utilizando o hardware, como por exemplo, o computador, executam as diferentes tarefas necessrias ao processamento de dados.

TIPOS DE SOFTWARES QUANTO FORMA DE DISTRIBUIO PROPRIETRIO: seu cdigo fonte no distribudo e s poder ser alterado, copiado e distribudo

mediante autorizao de seu proprietrio. A distribuio de seu mdulo executvel feita mediante licena de uso e geralmente paga. Exemplos: Windows XP, pacote Office, Norton, entre outros.

LIVRE: disponibiliza seu cdigo-fonte e executvel. Podendo seu cdigo-fonte ser alterado, copiado e distribudo mediante ou no pagamento. Exemplos: Linux, Mozilla, BrOffice, ou outros.

SHAREWARE: disponibilizado no integralmente gratuitamente, porm com tempo de uso limitado. Para adquiri-lo integralmente, somente mediante pagamento. Seu cdigo-fonte no disponibilizado. Exemplos: Jogos e utilitrios em geral, NERO, entre outros.

FREEWARE: disponibilizado integralmente e gratuitamente sem prazo de uso determinado. Podendo ser copiado e distribudo gratuitamente. Seu cdigo-fonte no disponibilizado. Exemplos: AVG, jogos e utilitrios em geral.

FIRMWARE: tipos de software que vm gravados pelo fabricante em tipo de memria ROM. Exemplos: BIOS, SETUP, POST, entre outros.

QUANTO FINALIDADE

Software bsico: responsvel pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela converso da linguagem do homem para a da mquina e vice-versa.

Exemplo: sistema operacional Software aplicativo: so sistemas complexos que visam a atender a uma determinada rea de atuao.

Exemplo: editores de texto, planilhas de clculo, gerenciadores de bancos de dados. Software utilitrio: so programas menos complexos que visam a atender a um objetivo especfico.

Exemplo: desfragmentador de disco, formatador de disco, limpeza de disco, scandisk.

HARDWARE

A placa me a espinha dorsal do computador. a base na qual so conectados

microprocessador, a memria, perifricos de entrada e sada, fonte de alimentao e qualquer soquete que ligue o computador a outras mquinas, som, vdeo ou rede sem a necessidade de serem conectados por meio de placas externas. Recurso on-board => j vem integrado aos circuitos da prpria placa-me como, por exemplo, som, vdeo, ou rede. Recurso off-board => no vem integrado aos circuitos da placa-me, sendo necessrio conect-lo pelo seu meio de encaixe prprio (slot). Exemplo: placa de som, vdeo, rede ou Fax- modem.

BARRAMENTOS (BUS)

Barramentos so as vias fsicas existentes na placa-me, pelas quais trafegam as informaes entre os perifricos de entrada, processamento e sada em um computador. Barramento Local O barramento local o principal barramento do micro. Nele, esto conectados os principais circuitos da placa-me tais como: memria RAM, chipsets, processadores, memria cache, memria ROM.

You might also like