You are on page 1of 49

Universidade Federal do Paran Curso de Engenharia Industrial Madeireira

MQUINAS HIDRULICAS ATAT-087


Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br

CAVITAO

CAVITAO
INTRODUO: um fenmeno fsico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidrulicos e que consiste na formao de bolhas de vapor no meio fluido transportado.

CAVITAO
INTRODUO: Cavitao ocorre quando a presso esttica absoluta local cai abaixo da presso de vapor do lquido e portanto causa a formao de bolhas de vapor no corpo do lquido, isto , o lquido entra em ebulio.

CAVITAO
INTRODUO:
Bolhas de vapor Reduo da presso na linha de aspirao

Presso atmosfrica

CAVITAO
INTRODUO: Quando lquido escoa atravs de uma bomba centrfuga ou axial, a presso esttica (presso de suco) no olho do rotor reduzida e a velocidade do fluxo aumenta. Existe, desta forma, um perigo de que bolhas de cavitao possam se formar na entrada do rotor ou na tubulao de aspirao.

CAVITAO
INTRODUO: Quando o fluido se move para uma regio de mais alta presso, as bolhas entram em colapso com uma fora enorme, dando origem a presses da ordem de 343MPa (3500 atmosferas). Neste momento pode ocorrer o desprendimento de material do rotor resultando no colapso de parte da superfcie metlica. Desta forma srios danos podem ocorrer desta prolongada eroso cavitacional. Rudo e trepidaes so tambm gerados quando a cavitao ocorre.

CAVITAO
MECANISMO

CAVITAO
MECANISMO
No ocorrer Cavitao

Ocorrer Cavitao

CAVITAO
MECANISMO

CAVITAO
MECANISMO

Processo de cavitao

CAVITAO
MECANISMO

Processo de cavitao

CAVITAO
CARACTERSTICAS Os efeitos da cavitao so visveis a longo prazo e a curto prazo, sendo ambos mensurveis. A longo prazo os rotores apresentam perdas considerveis de massa, comprometendo a performance da bomba e podendo levar a sua ruptura. A curto prazo o fenmeno da cavitao compromete a performance da bomba com a queda de rendimento da bomba, vibrao no caracterstica da bomba e rudos, esses provocados pela "imploso" do lquido.

CAVITAO
CARACTERSTICAS A cavitao, alm de ocorrer no rotor. pode-se manifestar na entrada bomba, na linha de aspirao, na voluta e nas ps diretrizes do difusor. Esse ltimo mais intenso quando a bomba opera fora da descarga nominal, devido divergncia entre os ngulos de sada do lquido no rotor e de entrada no difusor. J foi observada a retirada de pedaos com mais de 2 cm de espessura na tubulao de aspirao, quando estas so confeccionadas com ao doce.

CAVITAO
CARACTERSTICAS As principais caractersticas de uma bomba em cavitao so: queda do rendimento; necessidade de aumento da potncia de eixo (bombas); queda da potncia de eixo (turbinas); marcha irregular, trepidao e vibrao das mquinas, pelo desbalanceamento que acarreta rudo, provocado pelo fenmeno de imploso das bolhas.

CAVITAO
CARACTERSTICAS Aps a identificao deste problema, algumas decises devem ser tomadas, dentre as principais: Troca do dispositivo, Reparo quando possvel do dispositivo, Anlise do sistema de bombeamento.

CAVITAO
CARACTERSTICAS Uma das abordagens para se evitar a cavitao a utilizao de materiais resistentes corroso por cavitao como: ferro fundido: alumnio; bronze; ao fundido; ao doce laminado: bronze fosforoso; bronze mangans; ao nquel; ao cromo; ligas de ao inoxidvel especiais. Contudo, a rigor no h nenhum material que no seja afetado pela cavitao. Outra soluo se revestir o rotor com materiais que absorvam impacto como os elastmeros (neoprene. poliuretano, estireno-butadieno ente outros) ou com materiais cermicos com elevada dureza.

CAVITAO
CARACTERSTICAS

Materiais resistentes e modificaes que dificultam o processo de cavitao

CAVITAO
CARACTERSTICAS Outra abordagem construir as bombas com determinadas caractersticas que dificultam a vaporizao do lquido. Nas bombas radias pode-se adotar os seguintes cuidados:
pequeno valor da relao entre os dimetros de entrada e sada das ps, Nmero suficiente grande de ps, pequeno valor para a velocidade radial com pequenas aluras de ps, se houver fortes curvaturas entrada: pequeno valor para o ngulo 1 das ps,

CAVITAO
CARACTERSTICAS Nas bombas de mltiplos estgios: pequeno valor para a altura de elevao para cada rotor. Bombas axiais, os cuidados so os seguintes: pequeno valor da relao entre o comprimento axial das ps e o raio das mesmas (ps mais alongadas); velocidade perifrica (U) elevada.

CAVITAO
CONDIES DE CAVITAO A queda de presso desde a entrada do tubo de suco at a entrada da bomba depende:
da altura esttica de suco; do comprimento da tubulao de suco da rugosidade das paredes dos tubos das perdas de cargas localizadas devidas s peas intercaladas nesta parte da instalao.

CAVITAO
CONDIES DE CAVITAO A presena de cavitao evitada atravs do projeto adequado da linha de suco minimizando o aparecimento de baixas presses. Normalmente, em bombas afogadas, ou seja, onde altura de aspirao est localizada acima do eixo da bomba, a cavitao praticamente eliminada.

CAVITAO
CONDIES DE CAVITAO A linha de suco de uma bomba o local onde geralmente as presses so baixas. Sendo assim, exatamente na linha de aspirao ou suco que se deve ter cuidado para que durante o bombeamento de lquidos, a presso no atinja a presso de vaporizao na temperatura que o lquido se encontra. A altura geomtrica de aspirao ou suco de uma bomba definida como a distncia vertical do centro do eixo da bomba e o nvel do lquido no reservatrio de suco.

CAVITAO
CONDIES DE CAVITAO

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel Para se evitar o fenmeno da cavitao, os fabricantes definem, em funo da vazo, qual o valor da energia que deve existir na flange de suco da bomba, para que na entrada do impelidor a presso esteja ainda superior da vaporizao.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel A este valor deu-se o nome de NPSH requerido (Net Positive Suction Head required) ou simplesmente NPSHr, que fornecido pelos fabricantes juntamente com as curvas das bombas. Pelo exposto, o NPSHr pode ser definido como a carga exigida pela bomba para aspirar o fluido do poo de suco

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel

NPSHdisp: representa a disponibilidade de presso, ou energia, na instalao. NPSHreq: representa a carga exigida pela bomba para poder succionar o fluido, nas condies apresentadas.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel

NPSHdisp NPSHreq Condio para no ocorrer o processo de cavitao

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel

NPSHdisp = (Patm/) + ha - Ja - (hvapor/) Existe diversas formas de se estimar o valor do NPSHreq, entre as mais prticas, este valor normalmente obtido experimentalmente nas bancadas de testes dos fabricantes: NPSHreq = [(V2-V1)/2g] + Jbomba

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel NPSHreq, segundo a funo de Sulzer *: NPSHreq=(Fsulzer).N.(Q1/2) Onde: Fsulzer=Fator Sulzer - 0,3 a 0,5 N=Rotao - rps Q=Vazo volumtrica - m/s
* Sulzer empresa fabricante de unidades de bombeamneto.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel O valor da presso atmosfrica em KPa (Patm) depende da altitude local onde o sistema ser instalado, seu valor pode ser obtido por meio de tabelas ou grficos.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel O valor da presso de vapor em KPa (hvapor) depende da temperatura, seu valor pode ser obtido por meio de tabelas ou grficos.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel O valor das propriedades da gua.
Temperatura - T Massa Especfica - Peso Especfico - C kg/m N/m 0 999,8 9998 4 1000,0 10000 5 999,9 9999 10 999,7 9997 15 999,1 9991 20 998,2 9982 25 997,0 9970 30 995,7 9957 40 992,2 9922 50 988,0 9880 60 983,2 9832 70 977,8 9778 80 971,8 9718 90 965,3 9653 100 958,4 9584 Viscosidade Absoluta - (10-3) kg/m.s 1,781 1,558 1,518 1,307 1,139 1,002 0,890 0,798 0,653 0,547 0,466 0,404 0,354 0,315 0,282 Viscosidade Cinemtica (10-6) m/s 1,781 1,558 1,518 1,307 1,140 1,004 0,893 0,801 0,658 0,554 0,474 0,413 0,364 0,326 0,294

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel Jbomba corresponde a perda de carga interna da bomba, relacionada sua geometria e ao tipo de rotor. Jbomba=H Onde corresponde ao fator de cavitao (nmero de Thoma), que mede a sensibilidade da bomba cavitao.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel H = Ha +Hr O fator de cavitao funo da rotao especfica da bomba e de um fator , que tem seus valores iguais a:

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel O coeficiente de cavitao obtido pela seguinte expresso matemtica:

rotao especfica

A rotao especfica um ndice que relaciona a vazo e a altura manomtrica referidas ao ponto de mxima eficincia.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel Lembrando que a rotao especfica :

Onde a rotao especfica (nq), em rpm; n=rotao nominal da bomba, em rpm; Q=vazo, em m/s e H=altura manomtrica, em m.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel Segundo Stepanoff, nas proximidades do ponto de maior rendimento, pode-se utilizar a seguinte equao:

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel Devemos sempre lembrar que em uma instalao de bombeamento, a bomba no cavitar quando: NPSHdisp NPSHreq Na prtica utiliza-se um fator de segurana entre 10% a 15%, assim: NPSHdisp 1,10 a 1,15 NPSHreq

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel De maneira geral, o NPSHdisp uma preocupao do usurio ou projetista do sistema, enquanto que o NPSHreq uma informao fornecido pelo fabricante, porm possvel de se estimar quanto esta no fornecida.

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel

Valores fornecidos pelos fabricantes atravs das cartas de operao

CAVITAO
NPSH requerido e NPSH disponvel

Valores fornecidos pelos fabricantes atravs das cartas de operao

CAVITAO
MEDIDAS DESTINADAS A DIFICULTAR APARECIMENTO DA CAVITAO O

Quando a instalao apresenta um NPSH disponvel insuficiente para uma seleo tima da bomba, existem vrios modos de se lidar com o problema. Podemos encontrar meios para aumentar o NPSH disponvel: Elevar o nvel do lquido no tanque de suco

CAVITAO
MEDIDAS DESTINADAS A DIFICULTAR APARECIMENTO DA CAVITAO O

Rebaixar o bocal da linha de aspirao, evitando assim o efeito sifo, porem existe a necessidade de tomar cuidado para que este no aspire partculas slidas que ficam depositadas no fundo dos tanque.

CAVITAO
MEDIDAS DESTINADAS A DIFICULTAR APARECIMENTO DA CAVITAO O

Diminuir a cota da linha de aspirao (za). Se possvel criar a condio onde za fique positivo, ou seja, dimensionar o sistema com a bomba afogada. Reduzir as perdas na linha de suco (Utilizar materiais com baixa rugosidade) Resfriar o lquido.

CAVITAO
ALTURA IDEAL

Podemos utilizar a relao para calcular a altura de aspirao do sistema para que no ocorra a cavitao. Partindo da relao: NPSHdisp NPSHreq (Patm/) + ha - Ja - (hvapor/) = [(V2-V1)/2g] + Jbomba
Podemos isolar ha: ha = - (Patm/) + Ja + (hvapor/) + [(V2-V1)/2g] + Jbomba

CAVITAO
EXERCCIO
Avalie o sistema proposto, onde gua (Qv=0,0314m/s) a 25C (hvapor=2,9KPa) transferida para um tanque superior onde presso atmosfrica local 96,1KPa. Determine se nesta configurao o sistema corre perigo quanto ao aparecimento de cavitao. Considere um fator de segurana de 15% para o NPSH requerido, 6m g=9,8m/s, =10000N/m. Considere que a Bomba centrfuga opere a N=1500 rpm, =0,0011

CAVITAO
EXERCCIO NPSHdisp >NPSHreq NPSHdisp = (Patm/) + ha - Ja - (hvapor/) NPSHreq = [(V2-V1)/2g] + Jbomba H=Ha+Hr Ha=-ha+Va/2g+Ja Hr=hr+Jr Jbomba=H

CAVITAO
EXERCCIO Utilize as informaes do exerccio anterior e calcule a altura esttica de aspirao (ha) ao saber que o fabricante do equipamento informa que NPSHreq ideal para este equipamento de 6m.

You might also like