You are on page 1of 4

CASE STUDY

GRINER

A actuar no mercado angolano h vrios anos e tendo conquistado projectos de referncia no pas, a GRINER, uma empresa que conta com capitais do Banco Africano de Investimentos e da Novainvest, encontra-se numa fase de grande expanso neste territrio. Responsvel pela construo de edifcios emblemticos da capital angolana como as sedes da Sonangol e da seguradora AAA, a Torre Maculusso ou o Hotel Ames; a Griner sentiu melhorias profundas na sua performance e aumentou significativamente a produtividade com as solues de gesto da PRIMAVERA.

Escolha do Fornecedor Depois de uma avaliao exaustiva a todas as solues disponveis no mercado, nomeadamente no que se refere a requisitos funcionais, requisitos tcnicos e alinhamento com a estratgia de sistemas de informao existentes na empresa, a GRINER optou pelas solues de gesto da PRIMAVERA. De acordo com a directora de Controlo de Gesto e Desenvolvimento Organizacional, Andria Monteiro, as solues da PRIMAVERA demonstraram ser as que mais se ajustavam s necessidades da organizao. Nesse sentido, a responsvel explica: "fizemos uma matriz onde analismos um conjunto de requisitos como processos core, processos de suporte, integrao e comunicao, gesto e armazenamento da informao, flexibilidade do sistema, segurana, reporting, manuteno, operao e suporte. Depois de avaliados os dados, o ERP PRIMAVERA evidenciou corresponder s nossas necessidades e ficou muito bem classificado."

dire det

O factor decisivo para esta escolha foi o seu aspecto Friendly, prazo de implementao e preo,
conclui a responsvel. Terminado esse intenso processo de avaliao de fornecedores, a GRINER optou pela soluo PRIMAVERA EXECUTIVE, uma aplicao desenvolvida para responder s necessidades das grandes empresas, integrada com o produto PRIMAVERA MAINTENANCE, uma soluo orientada gesto de equipamentos, e com o PRIMAVERA CONSTRUCTION, a soluo que responde s necessidades do sector da construo. Implementao Sendo a rapidez de implementao e a clere estabilizao do sistema grandes exigncias da GRINER, foram criadas duas equipas de apoio ao processo: uma do lado do Parceiro PRIMAVERA responsvel pelo projecto, a Several Ways, e outra do lado do cliente com utilizadores chave que apoiaram o processo de diagnstico de necessidades. O sucesso e rapidez do processo de implementao deveu-se, em grande medida, s sinergias criadas por ambas as equipas. Segundo Alexandra Ribeiro, tcnica da Several Ways, PRIMAVERA PREMIUM PARTNER, responsvel pelo acompanhamento deste projecto, "o apoio da equipa local foi fundamental quer para o levantamento de necessidades ao nvel da gesto /manuteno dos seus equipamentos e respectivas especialidades, quer para a estruturao da soluo PRIMAVERA MAINTENANCE." Esta implementao incidiu sobre os mdulos base da aplicao ao nvel da manuteno/gesto de obras, gesto de meios materiais e humanos e gesto de alugueres internos, perfeitamente integrados com o ERP PRIMAVERA, permitindo a correspondncia de dbitos dos custos de manuteno (fecho de obra e alugueres)

Me Dep sol me Ge imp con or num nos

"A in

"O equ des tes doc pla

Exp Fru est Civ con org

"a ca pe s

www.primaverabss.com/afr

to as

directamente no sistema de gesto; bem como a criao de fluxos de informao determinantes para o processo de tomada de deciso. Melhorias sentidas na organizao Depois de vrios meses de utilizao do ERP PRIMAVERA EXECUTIVE integrado com as solues PRIMAVERA MAINTENANCE e PRIMAVERA CONSTRUCTION, a GRINER sentiu melhorias profundas na sua performance. Andria Monteiro, directora de Controlo de Gesto e Desenvolvimento desta organizao, revela enorme satisfao com as aplicaes implementadas, salientando: "a qualquer dia do ms conseguimos ter um Balancete da contabilidade geral e analtica de uma obra, podemos fazer anlises relativas a valores oramentados e saber, ao nvel de recursos, se estamos a ganhar ou a perder dinheiro num determinado tipo de material, quais os materiais mais consumidos e vendidos nos nossos armazns, etc."

Sobre a GRINER Com um volume de negcios de 37 milhes de dlares em 2010 e mais de 450 colaboradores, a GRINER tem-se afirmado no mercado como um dos principais players angolanos nos sectores da Engenharia, Construo Civil e Obras Pblicas. Com uma aposta centrada no crescimento estratgico, prev em 2014 facturar na ordem dos 250 milhes de dlares. Essa estratgia de crescimento assenta num conjunto de pilares base da organizao: angolanidade, inovao, humanismo e ambio.

"Ao nvel da produtividade os ganhos foram incalculveis."


"O processamento de salrios, que era feito em outsourcing, agora feito pela nossa equipa. A GRINER hoje uma empresa que tem os seus funcionrios capazes de fazer desde uma requisio de material, encomendas a fornecedores, planeamento de tesouraria, controlo de obra, controlo de ponto de pessoal electrnico, aprovao de documentos online atravs do portal de digitalizao; tudo isso integrado numa nica plataforma." conclui a responsvel. Expectativas Fruto da reestruturao recente da empresa, a GRINER est a desenvolver uma grande estratgia de crescimento, procurando afirmar-se nos sectores da Engenharia, Construo Civil e Obras Pblicas como uma empresa de referncia no territrio angolano. Para tal, conta com o suporte de um sistema de gesto que acompanha a evoluo da organizao e responde s suas necessidades. Nesse sentido, a responsvel conclui:

Empresa GRINER Sector Construo Objectivos do projecto Integrao de toda a informao de negcio de forma a agilizar a gesto e a facilitar o processo de tomada de deciso. Solues PRIMAVERA EXECUTIVE - Equipamentos e Activos - Tesouraria - Add-In Financeiro - Motores de Integrao - Logstica - Contabilidade - Recursos Humanos PRIMAVERA MAINTENANCE PRIMAVERA CONSTRUCTION

CE, ,a

ias

e das

pa

"acreditamos que o PRIMAVERA uma aplicao capaz de suportar o crescimento da GRINER, permitindo-nos crescer de forma estruturada e slida neste mercado."

comercial_ao@primaverabss.com

Sobre a PRIMAVERA BSS A PRIMAVERA Business Software Solutions, S.A. uma empresa especializada no desenvolvimento de solues de gesto e plataformas para integrao de processos empresariais. Desde 2001, figura no ranking Europe's 500 que classifica as 500 empresas europeias com maior potencial de crescimento. Com uma equipa experiente e altamente qualificada de 220 colaboradores, a PRIMAVERA BSS est presente em Portugal, Espanha, Angola, Moambique, Cabo Verde, Guin-Bissau e Brasil. A PRIMAVERA BSS posiciona-se como um parceiro e fornecedor de excelncia de solues tecnolgicas que visam ajudar os actuais 40 mil clientes a gerir os seus negcios. A PRIMAVERA BSS distingue-se pela inovao contnua das suas solues, atravs de uma poltica de investimento em Investigao e Desenvolvimento e da participao da sua massa crtica em programas de I&D de centros de investigao e universidades. A PRIMAVERA BSS uma empresa Certificada ISO 9001:2000, desde 2002.

Referncias Alguns clientes

Construes e Manutenes Metalomecnicas, S.A.

SONANGALP

DE BEER S
A D IAM O N D I S FO R EV E R

You might also like