You are on page 1of 74

t

SAP BW

Tecnologia da Informao

ndice SAP BW.........................................................................................................................................................1 Tecnologia da Informao...........................................................................................................................1 Primeiros Passos...........................................................................................................................................1 Tarefas Comuns..........................................................................................................................................15 Extrao de dados.......................................................................................................................................40 Consultas (Queries)....................................................................................................................................50 Passos para criao de um destino de dados.............................................................................................71

Apostila Curso Interno de BW

Primeiros Passos
Nesta primeira etapa sero expostos os conceitos bsicos para introduo ferramenta BW.

Business Intelligence
Um dos principais conceitos disponveis atualmente a respeito de gesto empresarial o de Business Intelligence. Inteligncia o resultado de um processo que comea com a coleta de dados. Esses dados so organizados e transformados em informao, que depois de analisada e contextualizada se transforma em inteligncia. Essa, por sua vez, quando aplicada a processos de deciso, geram vantagens competitivas para a organizao. Conhecimento do negcio na era da competio global e das comunicaes on-line passou a ser chamado de Business Intelligence (BI). Um sistema de Business Intelligence um processo que envolve a coleta, anlise e validao de informaes sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos aquisio, candidatos joint-venture e alianas estratgicas. Incluem tambm eventos econmicos, reguladores e polticos que tenham impacto sobre os negcios da empresa. O processo de BI analisa e valida todas essas informaes e as transforma em conhecimento estratgico. Benefcios de um sistema formal de BI so: Antecipar mudanas no mercado; Antecipar aes dos competidores; Descobrir novos ou potenciais competidores; Aprender com os sucessos e as falhas dos outros; Conhecer melhor suas possveis aquisies ou parceiros;

Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos que tenham impacto no seu negcio; Conhecer a poltica e a legislao que podem afetar o seu negcio; Entrar em novos negcios; Rever suas prprias prticas de negcio; Auxiliar na implementao de novas ferramentas gerenciais.

O principal objetivo de um sistema de BI aprender sobre o ambiente competitivo externo, visando o conhecimento do posicionamento competitivo da empresa, o que impulsionar mudanas internas e facilitar decises estratgicas. Fazem parte dos pacotes de Business Intelligence existentes o data warehouse (DW), sistemas de suporte deciso (DSS), sistemas de informaes executivas (EIS), sistemas de gesto integrados (ERP), OLAP e ferramentas de minerao de dados, conhecidas como data mining.

Data Warehouse
Sabe-se que os bancos de dados so de vital importncia para as empresas e que sempre foi difcil analisar os dados neles existentes. Tudo isso porque geralmente as grandes empresas detm um volume
1

Apostila Curso Interno de BW

enorme de dados e esses esto em diversos sistemas diferentes, dificultando a busca de informaes que permitissem a tomada de decises embasadas num histrico dos dados. Em cima desse histrico, podemse identificar tendncias e posicionar a empresa estrategicamente para ser mais competitiva e conseqentemente maximizar os lucros diminuindo o ndice de erros na tomada de deciso. Pensando nisso, introduziu-se um novo conceito no mercado, o data warehouse (DW). Esse consiste em organizar os dados corporativos da melhor maneira para dar subsdio de informaes aos gerentes e diretores das empresas para tomada de deciso. Tudo isso num banco de dados paralelo aos sistemas operativos da empresa. Para organizar os dados, so necessrios novos mtodos de armazenamento, estruturao e novas tecnologias para a gerao e recuperao dessas informaes. Essas tecnologias j esto bem difundidas oferecendo muitas opes de ferramentas para conseguirmos cumprir todas essas etapas. Essas tecnologias diferem dos padres operativos de sistemas de banco de dados em trs maneiras: Dispem de habilidade para extrair, tratar e agregar dados de mltiplos sistemas operativos em data marts ou data warehouses separados; Armazenam dados em formato de cubo (OLAP) multidimensional permitindo rpida agregao de dados e detalhamento das anlises (drilldown); Disponibilizam visualizaes informativas, pesquisando, reportando e modelando capacidades que vo alm dos padres de sistemas operativos freqentemente oferecidos. Um data warehouse permite a gerao de dados histricos e integrados, auxiliando a tomada de deciso embasadas em fatos e no em intuies ou especulaes, o que reduz a probabilidade de erros e gera o aumento de velocidade na hora da deciso, algo que os sistemas transacionais no conseguem responder. Os objetivos mais comuns que se busca alcanar com um data warehouse so: Padronizao das estruturas e representaes de dados de toda a corporao.

Um data warehouse contempla a extrao de fontes heterogneas de dados. Sendo assim uma premissa bsica para o sucesso deste a padronizao dos dados de tal maneira que as anlises sejam confiveis e no prejudicadas pela disparidade dos padres adotados nas diversas fontes. A partir do ponto em que o data warehouse foi criado e populado, os dados devem estar disponveis para o acesso de forma simples e centralizada, aprimorando os processos corporativos atuais de levantamento de informaes sobre o negcio. Consistncia dos dados para anlise gerencial. Os dados extrados e consolidados no data warehouse devem ser extremamente consistentes, pois, do contrrio, podem colocar em descrditos as anlises gerenciais e o prprio sistema. Maior confiabilidade dos dados e relatrios corporativos. Muitos processos de extrao de dados e relatrios gerenciais na corporao nem sempre so 100% confiveis, pois envolvem mltiplas fontes de dados e at processos manuais. O objetivo do data warehouse a aumentar a confiabilidade dos dados atravs de ferramentas e processos que produzam dados consistentes.
2

Impulsionar mudanas nos negcios.

Apostila Curso Interno de BW

O data warehouse necessita de dados com qualidade para desempenhar as funes de anlise e produzir bons resultados. Nesse aspecto algumas mudanas nos negcios podem ser necessrias para que a corporao produza dados melhores. Um simples formulrio onde um campo pode ser deixado em branco pode tornar-se um problema no momento da anlise de dados. Outro aspecto que, com um maior espectro das informaes de qualidade, os gestores podem tomar melhores decises. Outras caractersticas importantes para um data warehouse so: Orientado por temas Um data warehouse armazena informaes sobre temas especficos importantes para o negcio da empresa. Exemplos tpicos de temas so: produtos, vendas, contas, clientes, etc. Variante no tempo No-voltil Todo dado em um data warehouse refere-se a algum perodo especfico. Significa que o data warehouse permite apenas a carga inicial dos dados e consultas a estes dados, o chamado ambiente "load-and-access". Aps serem integrados e transformados, os dados so carregados em bloco para o data warehouse para que estejam disponveis aos usurios para acesso. No ambiente operativo, ao contrrio, os dados so, em geral, atualizados registro a registro, em mltiplas transaes. Esta volatilidade requer um trabalho considervel para assegurar integridade e consistncia atravs de atividades de rollback, recuperao de falhas, commits e bloqueios. Um data warehouse no requer este grau de controle tpico dos sistemas orientados a transaes. Os dados so carregados em perodos determinados de tempo: diariamente, semanalmente, mensalmente. Granularidade O grau de detalhamento necessrio para a anlise dos dados. Anlises que necessitem informaes microscpicas do ambiente operativo, como os dados de uma nota fiscal, so consideradas de alta granularidade. J aquelas que necessitam apenas de dados mais sumarizados so de menor granularidade. Quanto maior a granularidade, maior ser o banco de dados.

OLAP
As ferramentas OLAP (On-Line Analytical Processing) so as aplicaes que os usurios finais tm acesso para extrarem os dados de suas bases com os quais geram relatrios capazes de responder as suas questes gerenciais. Elas surgiram juntamente com os sistemas de apoio a deciso para fazerem a extrao e anlise dos dados contidos nos data warehouses e data marts. Algumas caractersticas dessas ferramentas so: Consultas ad-hoc Significa que o prprio usurio pode gerar consultas de acordo com suas necessidades de cruzar as informaes de uma forma no vista e com mtodos que o levem a descoberta daquilo que procura. Slice-and-dice

Apostila Curso Interno de BW

Essa caracterstica das ferramentas OLAP de extrema importncia. Com ela pode-se analisar informaes de diferentes prismas. Utilizando esta tecnologia v-se a informao sobre ngulos que anteriormente inexistiam. Drill Down/Up Consiste em fazer uma explorao em diferentes nveis de detalhe das informaes. Com o Drill Down/Up pode-se subir ou descer no detalhamento do dado, como analisar uma informao tanto diariamente quanto anualmente, partindo da mesma base de dados.

Gerao de Queries

A gerao de queries no OLAP se d de uma maneira simples, amigvel e transparente para o usurio final, o qual precisa ter um conhecimento mnimo de informtica para obter as informaes que deseja. As ferramentas OLAP marcam um contraponto com as ferramentas OLTP (On-Line Transaction Processing) como o SAP R/3.
OLTP versus OLAP

Characteristics
Primary Operation Level of Analysis Amount of data per transaction Type of data Timeliness of data Updates to data Database design Number of transactions/users Response time Database data Number of tables per transaction Type of processing Update Low

OLTP
Analyze High Very large Summary

OLAP

Very small Detailed Must be current Frequently Complex Many (100s to 1000s) Quick Normalized Several Well defined

Current and historical Less frequent, new data only Simple Few Reasonable Denormalized Few Ad hoc

SAP AG 1999

Figura 1 - Principais diferenas entre sistemas OLAP e OLTP

Modelagem de Dados
A modelagem de dados para um data warehouse diferente daquela usada em um banco de dados convencional (Modelo Entidade-Relacionamento). O modelo de dados usado aqui o modelo multidimensional. O modelo multidimensional (MDM) no est ligado a um tipo de representao fsica dos dados, mas pode estar relacionado com banco de dados multidimensional. No envolve transformar informaes em "cubos", no difcil de entender ou praticar e certamente no um conceito novo. Apesar do grande enfoque que vem recebendo, este conceito est presente entre ns desde os anos 60, lembrando que a mais simples planilha eletrnica no deixa de ser um modelo multidimensional de duas dimenses.
4

Apostila Curso Interno de BW

MDM permite a conceituao do negcio como um conjunto de valores ou medidas descritas atravs de vrias perspectivas do negcio em questo. O MDM representa os dados como uma matriz na qual cada dimenso um tema ou assunto do negcio que ser objeto da anlise e o tempo sempre uma das dimenses consideradas. uma tcnica particularmente til para inspeo, sumarizao e arranjo de dados para facilitar a sua anlise. Diferentemente das tcnicas de anlise OLTP que se baseiam em entidades, relacionamentos, decomposies funcionais e anlise de transio de estados, o modelo multidimensional utiliza fatos, dimenses e hierarquias para tratar de dados numricos, como valores, contadores, pesos e ocorrncias. Enquanto que um tpico problema OLTP "modele o processo de tratamento de pedidos", um problema MDM "qual a minha lucratividade por cliente no tempo, por organizao?". Fatos e dimenses so representados fisicamente em um modelo relacional, como tabelas. No modelo multidimensional mais simples, o esquema estrela ("star schema"), fatos e dimenses so as nicas tabelas.

Figura 2 - Representao do modelo estrela

Cada tabela "fato" tem um atributo de identificao correspondente a cada dimenso associada. Ela descreve quem, o que, quando e onde, apontando para as tabelas "dimenso" e tambm contm as "quantidades" associadas a uma determinada combinao de chaves das dimenses. Uma das vantagens da tcnica MDM sua simplicidade. Um projeto OLTP totalmente normalizado para um sistema de controle de pedidos, por exemplo, pode envolver dezenas de tabelas e torna-se muito difcil o processo de obteno de informaes a partir destas tabelas. Isso porque o modelo relacional foi desenvolvido para atender aos sistemas operativos e a normalizao evita redundncias de tal forma que no haja preocupao com o sincronismo de dados nas operaes de atualizao, facilitando a manuteno da integridade desses dados nas tabelas. Um banco de dados normalizado composto de uma coleo de tabelas atmicas ligadas atravs de um conjunto complexo de relacionamentos. Numa aplicao OLTP, telas e relatrios pr-definidos escondem do usurio final a complexidade dessa rede j que a inteno nunca deixar os usurios acessarem a base de dados diretamente. No entanto, num ambiente de data warehouse, o objetivo primrio justamente deixar o usurio final acessar a base de dados. Dado que um data warehouse no suporta atualizao pelos usurios finais, muitas das preocupaes tratadas em um banco de dados normalizado no so pertinentes.
5

Apostila Curso Interno de BW

O primeiro passo na construo de um modelo identificar uma rea de negcio (relatrio semanal de vendas, relatrios financeiros mensais, pagamentos de seguros) e model-la respondendo a estas questes: Qual o processo de negcio sendo modelado? Quais so as medidas envolvidas? Ou, o que estamos medindo? (ou fatos?). Qual o nvel de detalhe (granularidade) das anlises que sero efetuadas? Quais as dimenses que sero consideradas? Os atributos so estveis no tempo, e sua cardinalidade limitada?

Figura 3 - Exemplo de modelo estrela para vendas

Figura 4 - Exemplo de esquema estrela com dados

Apostila Curso Interno de BW

Caractersticas bsicas do SAP Business Information Warehouse SAP BW


O SAP BW a ferramenta da SAP de Data Warehouse e OLAP. Ela implementa todos os itens de uma ferramenta de Data Warehouse, possuindo uma interface direta com outros sistemas SAP e um conjunto de objetos de data warehouse prontos para serem ativados contendo o know-how da SAP em processos de negcios.

Figura 5 - O Papel central do SAP BW nas iniciativas de New Dimensions

Arquitetura do SAP BW
A arquitetura do SAP BW pode ser vista no diagrama abaixo.

Figura 6 - Arquitetura do SAP BW 7

Apostila Curso Interno de BW

Pode-se dividir esta arquitetura em trs camadas: Apresentao Servidor Fontes de Dados Business Explorer (BEx)

Na camada de Apresentao temos: Composto por 3 ferramentas: (1) Business Explorer Analyzer, trabalha integrado com o Microsoft Excel que precisa estar instalado na mquina do usurio, bem como a SAP GUI, possibilita todas funcionalidades de criao e visualizao de consultas; (2) BEx Browser possibilita apenas a visualizao das consultas e organizao dessas em pastas de usurio; (3) BEx Web Browser permite a visualizao de consultas remotamente atravs de uma conexo Internet. Web Reporting Consultas criadas no BEx podem ser publicadas na Web atravs do Web Publisher. Essas consultas podem ser acessadas diretamente e publicadas em ambiente Internet / intranet / extranet ou acessadas atravs do BEx Web Browser. Ferramenta de Terceiros (3rd party tools) O SAP BW possui um conjunto de BAPIs para o desenvolvimento de novas ferramentas e/ou integrao com sistemas de terceiros. Na camada do Servidor temos: Workbench de Administrao (Administrator Workbench) Mdulo do SAP BW onde so administrados todos os metadados que fazem parte do data warehouse. Repositrio de Metadados (Metadata Repository) Repositrio de meta objetos criados no Workbench e do Business Content (objetos que acompanham o pacote SAP BW, criados pela prpria SAP) que so utilizados ao longo de todas aplicaes. Processador OLAP (OLAP Processor) Responsvel pelo processamento analtico do SAP BW, otimizando e acelerando os processos de consulta ao data warehouse. Staging Engine Mecanismo de plataforma de dados utilizado nos processos de extrao, carga e transporte de dados. Infocubos (Infocubes) Armazm de Dados Operacionais (ODS Operational Data Store) Estruturas de armazenamento multidimensional de dados. Armazena dados do ambiente transacional para consultas com detalhamento em nvel operacional.
8

Apostila Curso Interno de BW

rea Persistente de Dados (PSA Persistent Staging Area) Servidor de Documentos de Negcios (BDS Business Document Server)

Armazena estruturas e dados de tabelas e arquivos extrados do ambiente operativo. Armazena documentaes diversas sobre os projetos desenvolvidos no data warehouse. Na camada de Fonte de Dados temos todas as possveis fontes de dados que podem ser utilizadas nos processos de extrao de dados para criao do Data Warehouse: SAP R/3 O SAP BW est totalmente integrado com o ambiente SAP R/3, facilitando a extrao de dados do mesmo. Flat File Sistemas ERP Arquivo de texto plano. O SAP BW pode extrair dados de outros ERP's desde que esses possuam algum mtodo de exportao de dados. SAP BW Ferramentas de terceiros Um data warehouse SAP BW pode extrair dados de outro SAP BW de forma simplificada. Ferramentas criadas por terceiros que utilizam BAPI's do SAP BW podem se integrar com o data warehouse SAP BW.

Metadados
Metadado um nome genrico para as caractersticas dos dados no SAP BW. Os metadados principais so: Infoobjeto So as unidades mnimas de dados no BW, representando os elementos de negcios como cliente, pas, rea de vendas, montante, etc. Os infoobjetos so classificados em: ndices (key figures): so os infoobjetos que se referem aos diversos valores sobre os quais se quer reportar. Por exemplo: montante, quantidade, nmero de itens; Caractersticas de tempo: so infoobjetos de tempo/perodo. Exemplo: perodo fiscal, exerccio fiscal, ano civil; Unidades: so os infoobjetos que estabelecem grandeza para os ndices. Por exemplo: unidade de medida, moeda; Caractersticas: infoobjetos gerais. Por exemplo: centro de custo, material, regio. Caractersticas tcnicas: so infoobjetos usados pelo prprio BW. Um infoobjeto possui ainda diversas propriedades que sero tratadas posteriormente como atributos, textos, dependncias. Infosource
9

Apostila Curso Interno de BW

So estruturas para unir logicamente infoobjetos afins em extraes de dados de sistemas fontes. Divide-se em dois tipos: De Dados Mestres: para transferncia de dados relativos a dados mestres (atributos, textos e hierarquias); De Transao: para transferncia de dados relativos a itens transacionais dos sistemas fontes. Infocubo Chamado tambm de vetor multidimensional, o componente no qual os dados para relatrios e anlises so armazenados. Cada dimenso do cubo um conjunto de caractersticas que ele contm e as interseces entre as dimenses apresentam um valor de ndice (key figure).

Figura 7 - Como as caractersticas / dimenses se apresentam em um infocubo.

10

Apostila Curso Interno de BW

Figura 8 - Como os ndices se apresentam nos cubos

Na ferramenta SAP BW, o infocubo pode ter, no mximo, 16 dimenses sendo que trs destas so pr-definidas: Tempo (Time): dimenso para as caractersticas de tempo; Unidade (Unit): dimenso para unidades de mensurao dos valores dos ndices;

Pacotes de dados (Infopackage): dimenso para diferenciar as diversas extraes de dados que so armazenadas no infocubo. Alm disso, existem 3 tipos de cubo no BW: Cubo bsico (basic cube): um infocubo que est ligado diretamente s suas tabelas de dados; Multicubo (multicube): uma definio lgica de um cubo que combina dados de outros infocubos. Este tipo no possui tabelas de dados, pois ele usa as tabelas dos cubos que ele combina; Cubo remoto (remote cube): um infocubo no qual os dados no so armazenados no BW e, por isso, so consultados direto no sistema de origem dos mesmos.

Esquema estrela no SAP BW


No desenvolvimento do BW, a SAP acrescentou funcionalidades ao esquema estrela bsico e passou a cham-lo de esquema estrela estendido (extended star schema). Abaixo segue as diferenas entre o esquema estrela bsico e o esquema estrela estendido da SAP. Esquema estrela bsico Apenas caractersticas contidas nas tabelas de dimenses podem ser usadas para acessar a Esquema estendido estrela

Pode-se acessar a tabela de ndice atravs de tabelas com caractersticas pertinentes


11

Apostila Curso Interno de BW

tabela de ndices

s tabelas de dimenses

Dificuldade no suporte a Textos com descries idiomas para vrios idiomas

Figura 9 - A diferena da localizao das caractersticas entre o esquema estrela bsico e o esquema estrela estendido

Pode-se usar esta propriedade de definir o local onde ficaro as caractersticas (ou numa tabela fora das dimenses ou na tabela de dimenses) para balancear as seguintes relaes: Necessidade de anlises: exemplo trata-se de uma caracterstica que necessrio manter histrico? Consideraes sobre espao: caractersticas nas dimenses aumentam a rea ocupada em disco; Desempenho: grandes tabelas de dimenses tm um impacto negativo sobre o desempenho.

12

Apostila Curso Interno de BW

Figura 10 - Diferenas dos termos usados no esquema estrela bsico e no esquema estrela avanado

Figura 11 - Tabelas fato, dimenso e auxiliares de dimenso no esquema estrela estendido

Workbench de Administrao
Todo o desenvolvimento, manuteno, escalonamento e monitoramento de tarefas que so realizados no BW so tratados no Workbench de Administrao, acessado via transao RSA1 ou pelo menu Business Information Warehouse Administrao BW Workbench de administrao. No Workbench as funes de administrao esto divididas em 8 grupos:

Modelagem
a principal rea de administrao. Nela encontra-se a administrao dos infocubos, infoobjetos, infosource e todos os elementos relacionados carga de dados.

13

Apostila Curso Interno de BW

Monitorizao
Trata das opes de monitoramento de carga de dados.

Responsvel de Reporting
Para execuo de relatrios em background.

Conexo para transporte


Funes de transporte de metadados para outros sistemas.

Business Content
Administrao do contedo de negcios que acompanha a instalao do SAP BW preparado pela prpria SAP para integrao rpida e fcil com o ambiente SAP R/3. Composto por um conjunto extenso de metadados como cubos, regras de transferncias, regras de atualizao, infoobjetos entre outros disponveis para serem ativados a qualquer momento.

Lista de Utilizaes
Exibe a lista de utilizaes de um determinado objeto, isto , quais outros metadados esto relacionados a este.

Tradues
Administrao das tradues necessrias para os dados carregados.

Repositrio de Metadados
Aqui possvel acessar todos os metadados do SAP BW inclusive aqueles que pertencem ao Business Content, atravs de uma documentao em formato HTML.

14

Apostila Curso Interno de BW

Tarefas Comuns
Algumas tarefas so freqentemente executadas durante um projeto de BW.

De Infoobjetos
Como metadado bsico do BW nos quais todos os outros metadados se baseiam, os infoobjetos possuem transaes para a criao, alterao e eliminao. Para acessar a tela de manuteno de infoobjetos pode-se fazer de duas maneiras: Escolher Criar Infoobjeto no menu de contexto de um Catlogo de Infoobjetos; Escolher o boto Atualizar Infoobjetos no Workbench de Administrao.

Figura 12 - Tela inicial para administrao de infoobjetos com cada categoria diferente de infoobjetos alm de comparaes entre verses ativas e do Business Content.

As informaes relevantes para a manuteno de infoobjetos so diferentes para cada um dos tipos de infoobjetos (caracterstica, ndice, unidade e caracterstica temporal).

Infoobjeto de caracterstica
Na administrao de infoobjetos de caractersticas, se tm os seguintes aspectos: Informaes gerais Qual sua categoria de dados; Qual seu comprimento;
15

Contm a definio fundamental de uma caracterstica:

Apostila Curso Interno de BW

Se deve haver diferenciao entre minsculas e maisculas (tratando apenas quando a caracterstica tem categoria de dados CHAR. Esta informao no se refere aos textos que sero ligados caracterstica); Se este infoobjeto apenas um atributo (no pode ser usado em um cubo para filtros); Um usurio responsvel por este infoobjeto; Permite atribuir uma constante ao infoobjeto (caso ele passe a ser irrelevante, mas no pode ser eliminado, por exemplo); Se o infoobjeto possui alguma rotina de converso (diferena entre como dado armazenado de como ele lido/exibido); Se h alguma rotina de transferncia para este infoobjeto. Uma rotina de transferncia indica um processamento prvio do dado do infoobjetos antes deste ser armazenado.

Figura 13 - Informaes gerais.

Business Explorer

Opes relevantes para queries que apresentam este infoobjeto. Estes parmetros podem ser alterados para cada query, permitindo que um infoobjeto seja visto diferentemente em queries diferentes:
16

Como o infoobjeto ser representado em uma query; Qual descrio do infoobjeto deve ser apresentada pela query; Se cada ocorrncia diferente deste infoobjeto pode ser agrupada ( Nenhuma restrio de seleo) ou no (Unvoco para cada clula); Se a ajuda a ser mostrada na query deve ser sobre o infoobjeto ou sobre a dimenso a qual ele pertence no contexto do cubo; Se o infoobjeto possui um atributo de moeda que um infoobjeto de tipo de moeda e que um atributo da caracterstica em edio.

Apostila Curso Interno de BW

Se esta caracterstica pode ser usada como filtro em uma query embasado no perfil de usurio do executor da query; Caractersticas do infoobjeto relevantes para o uso de mapas em uma query.

Figura 14 - Business Explorer.

Dados mestre/texto Possui dados mestres (atributos); Possui textos breve e/ou mdio e/ou descritivo e se dependero do idioma ou do tempo; Pertence a algum componente de aplicao.

Indicaes se este infoobjeto:

Figura 15 - Dados mestre/textos.

Hierarquia Se existe hierarquia;


17

Configuraes relevantes para hierarquia:

Apostila Curso Interno de BW

Se h diversas verses para a hierarquia; A dependncia da hierarquia em relao ao tempo (independente, totalmente dependente, algumas estruturas dependentes); Se a hierarquia admite intervalos (pode-se entrar com A-Z ao invs de A, B, C,..., Z);

Figura 16 - Hierarquia.

Atributos

So infoobjetos que contm informaes sobre o infoobjeto que est sendo manipulado (por exemplo, o infoobjeto Funcionrio pode ter como atributo o infoobjeto Data de nascimento). As informaes requeridas so: Quais infoobjetos sero atributos deste infoobjeto; Se algum destes atributos ser dependente de tempo; Se algum destes atributos ser um atributo navegacional. Atributo navegacional aquele atributo que pode ser usado como parmetro de pesquisa em um cubo que contm o infoobjeto que contm este atributo;

Figura 17 - Atributos.

18

Dependncia

Apostila Curso Interno de BW

Indica uma ligao entre o infoobjeto manipulado e um outro infoobjeto (chamado de superior) que define que o infoobjeto s pode ser referenciado se houver uma referncia ao objeto superior tambm (por exemplo, um objeto de Estado tem como dependncia um infoobjeto de pas de maneira que para se referir a um Estado, deve haver uma referncia ao pas que esse Estado pertence). Os dados pertinentes so: Se os dados mestres so dependentes do sistema fonte ( inserido o infoobjeto identificador de origem de dados, assim a informao deste infoobjeto vai depender do sistema fonte que enviou os dados); Que infoobjeto o infoobjeto superior deste;

Figura 18 - Dependncia.

Infoobjeto de ndice
Os infoobjetos de ndices possuem as seguintes caractersticas:

Tipo/Unidade

Aqui se indica qual o tipo e qual categoria de dados que pertence este infoobjeto e se este objeto possui uma unidade fixa de moeda ou de medida ou ainda se a unidade dependente de um infoobjeto de unidade (que deve ser definido);

19

Apostila Curso Interno de BW

Figura 19 - Tipo / Unidade.

Agregao

Trata do agrupamento das diversas ocorrncias deste ndice em um cubo. Define-se qual o tipo de agregao ser feito, se existe uma agregao de exceo (que tem como referncia um infoobjeto) e qual o tipo de acumulao que haver para este infoobjeto (se acumulado diretamente, se acumulado a partir de valores de um outro ndice ou se acumulado a partir de dois outros ndices, um de entrada e outro de sada).

Figura 20 - Agregao.

Outras caractersticas

Contm opes semelhantes a algumas encontradas nos infoobjetos de caractersticas como formato de apresentao no Bex e se S atributo.

20

Apostila Curso Interno de BW

Catlogo
Um infoobjeto no pode ser associado diretamente a uma Infoarea. Entre estes dois elementos h o catlogo de infoobjetos que um conjunto de infoobjetos do mesmo tipo.

Figura 21 - Catlogo de infoobjetos.

De infosources
Existem dois tipos de infosources: as de dados mestres que populam os dados mestres de infoobjetos e as de dados de movimento usadas para preencher os destinos de dados. A diferena entre estes tipos que uma infosource de dados mestres automaticamente associada ao dado mestre que ela representa, gerando a estrutura de comunicao, a estrutura de transferncia e as regras de transferncia automaticamente enquanto a infosource de dados de movimento no possui associao nenhuma ao destino de dados, sendo necessrio criar a estrutura de comunicao, a estrutura de transferncia e as regras de transferncia. Quando se cria ou modifica uma infosource, a tela que aparecer ser a que trata da estrutura de comunicao (que a estrutura de onde os dados so levados at seus mestres ou destinos).

21

Apostila Curso Interno de BW

Figura 22 - Estrutura de comunicao na visualizao de uma infosource.

Quando se atribui um datasource a uma infosource aparece a tela de estrutura de transferncia (que indica como o dado recebido no BW) e as regras de transferncia (como o dado sai da estrutura de transferncia para a estrutura de comunicao). Uma infosource pode ser associada a datasources de diferentes sistemas fonte.

Figura 23 - Estrutura de transferncia na atribuio de um datasource a uma infosource.

As regras de transferncia podem indicar que um dado vai ser apenas transferido da estrutura de transferncia para a estrutura de comunicao, se ser passada uma constante para a estrutura de comunicao ou se ser executada uma rotina ABAP/4 antes de enviar o dado para a estrutura de
22

Apostila Curso Interno de BW

comunicao (o valor que ir para a estrutura de comunicao armazenado na varivel RESULT do programa ABAP/4). Se o infoobjeto possui textos, dados mestres (atributos) e hierarquia, a infosource poder ter trs datasources de um mesmo sistema fonte associados a ela: um para os dados mestres, outro para textos e outro para hierarquia. A diferena entre os mtodos de transferncia EPI e IDoc que em IDoc a transferncia faz uso desta tecnologia que tem a limitao de 1000 bytes por pacote de dados e a gerao de IDocs no ambiente de origem (caso seja SAP) e no ambiente de destino. O EPI usa a tecnologia TRFC que no possui tantas etapas.

Figura 24 - Regras de transferncia ( esq.) na atribuio de um datasource a uma infosource.

Infopackage
Infopackage a definio da transferncia de dados entre o sistema fonte e o BW. As propriedades deste objeto variam com relao ao tipo de sistema fonte e com relao ao tipo de infosource a qual o infopackage est associado.

23

Apostila Curso Interno de BW

Figura 25 - Deve haver um infopackage para cada datasource de sistema fonte atribudo a uma infosource.

Selecionar dados

Permite filtrar os dados que sero transferidos entre os sistemas por certos campos. Apesar de aparece em qualquer tipo de infopackage, esta funcionalidade s pode ser usada quanto o sistema fonte um sistema SAP.

Figura 26 - Selecionar dados.

Dados externos

Disponvel quando o sistema fonte um arquivo texto. Indica o nome do arquivo a ser lido, se deve ser lido a partir da estao do cliente ou do servidor de BW, se o arquivo na verdade um arquivo de controle que traz instrues sobre outros arquivos que devem ser carregados, o formato dos arquivos e quais os separadores (de tabulao e de avano de linha) de dados so usados.

24

Apostila Curso Interno de BW

Figura 27 - Dados externos.

Parmetro dados externos

Tambm s aparecem quando o sistema fonte um arquivo texto. As opes presentes dependem se o infopackage de dados mestres ou de textos ou de hierarquia, mas entre estas opes se incluem o separador de milhar, o separador de decimal, se os formatos de moeda externos devem ser convertidos e quantas linhas iniciais devem ser ignoradas na leitura do arquivo.

Figura 28 - Parmetro dados externos.

Processamento

Indica com se dar o processamento dos dados, mostrado as opes que se tem entre enviar os dados para a PSA e para o dado mestre / destino de dados e se os dados devem ser verificados aps a aplicao das regras de transferncia.

Figura 29 - Processamento.

Destinos dados
25

Apostila Curso Interno de BW

Vlido para infopackages de infosources de dados de movimento. Indica para qual destino de dados (cubo / ODS) os dados lidos iro ser armazenados. Pode-se escolher todos os destinos, ou marcar apenas os necessrios alm de poder eliminar os dados nos destinos de dados.

Figura 30 - Destinos dados.

Parmetros de atualizao

As opes variam conforme o tipo de infopackage e o tipo de infosource. Aqui se define o tipo de atualizao (completa, inicializao delta, delta) e se os dados lidos deve ser gravados ou no, dependendo da existncia deles como dados mestres.

Figura 31 - Parmetros de atualizao.

Escalonar

Contm os parmetros de execuo da transferncia de dados com relao maneira de execuo: imediatamente ou em background. No caso de background, disponibiliza todas a opes relativas ao escalonamento de jobs dos sistemas SAP.

Figura 32 - Escalonar.

26

Apostila Curso Interno de BW

De destino de dados
Os destinos de dados so os cubos e ODS.

Cubos
Um infocubo a estrutura de data warehouse no BW. Eles esto associados s infoareas no item
Destinos dados em Modelagem.

Na criao so definidas, inicialmente, algumas propriedades como nome, descrio, infoarea e tipo.

Figura 33 - Criao de um infocubo.

No processamento (criao / alterao) do cubo tm-se os seguintes componentes: Caractersticas Indica quais os infoobjetos de caracterstica estaro presentes no cubo.

27

Apostila Curso Interno de BW

Figura 34 - Caractersticas no infocubo.

Dimenses

Estabelece quais so as dimenses que existem no cubo e quais caractersticas esto associadas a estas dimenses.

28

Apostila Curso Interno de BW

Figura 35 - Definio de dimenso.

29

Apostila Curso Interno de BW

Figura 36 - Associao de dimenses com caractersticas.

Atributos de navegao

Disponibilizar ao cubo os atributos de navegao das caractersticas selecionadas.

30

Apostila Curso Interno de BW

Figura 37 - Atributos de navegao.

Caractersticas de tempo

Indica quais os infoobjetos de caracterstica de tempo estaro presentes no cubo.

31

Apostila Curso Interno de BW

Figura 38 - Caractersticas de tempo no infocubo.

ndices

Indica quais os infoobjetos de ndice estaro presentes no cubo.

32

Apostila Curso Interno de BW

Figura 39 - ndices no cubo.

Unidades

Indica quais os infoobjetos de unidade estaro presentes no cubo, embasados nos ndices.

33

Apostila Curso Interno de BW

Figura 40 - Unidades no cubo.

Regra de atualizao
Indica a origem dos dados de um destino de dados e cria regras para a transferncia de dados entre essa origem e o destino. A criao de uma regra de atualizao feita atravs do menu de contexto do destino de dados que ser associado a ela.

Figura 41 - Criando regra de atualizao.


34

Apostila Curso Interno de BW

Na primeira etapa, define-se qual a origem dos dados usados na regra de atualizao, dependendo do destino de dados e se ser usado algum modelo nesta criao.

Figura 42 - Regras de atualizao para os ndices.

Nas regras de atualizao, para cada ndice se cria um modo de atualizao com os seguintes parmetros: Tipo de atualizao: se o valor do ndice na fonte ser adicionado ao valor encontrado no cubo ou se no haver atualizao; Mtodo de atualizao: se ser usado o ndice da origem ou se ser uma rotina em ABAP/4 (que pode envolver ou no a converso de unidades); Unidade: que unidade ser usada na atualizao;

35

Apostila Curso Interno de BW

Figura 43 - Clculo de ndice.

Caractersticas: como cada caracterstica ser atualizada por essa regra (por caracterstica na origem ou constante ou atributo ou rotina ou valor inicial);

36

Apostila Curso Interno de BW

Figura 44 - Caractersticas.

Referncia temporal: semelhante a caractersticas, mas vlidas apenas para as caractersticas temporais.

37

Apostila Curso Interno de BW

Figura 45 - Referncia temporal.

ODS
ODS um destino de dados que no tem uma estrutura de data warehouse, sendo ideal para armazenar dados de alta granularidade.

Figura 46 - Processamento de ODS.

No processamento de um ODS, define-se um conjunto de infoobjeto que sero usados no ODS (uma infosource ou um catlogo, etc.) e passa os infoobjetos necessrios para suas respectivas reas (como campo chave ou como campo de dados).
38

Apostila Curso Interno de BW

Administrao
Entende-se administrao aqui a manipulao das cargas e dos dados de um destino de dados e acessado pelo item Administrar do menu de contexto do destino de dados. Contedo: lista cada infoobjeto que est no cubo e a qual dimenso este objeto pertence. Possibilita visualizar os dados do cubo, da tabela fato e fazer eliminao seletiva. Performance: manipulao de ndices do cubo e dos agregados. Requisio de dados: mostra cada requisio de dados que foi feita neste cubo (cada carga) que ainda pode ser tratada individualmente. Rollup: refletir as cargas de dados nos agregados do cubo. Comprimir: opes para eliminar as referncias a requisies de dados, tornado-as uma nica e diminuindo a dimenso package. Reestruturao: trata do reprocessamento das requisies que j foram feitas.

39

Apostila Curso Interno de BW

Extrao de dados
Uma grande vantagem do BW sobre outras ferramentas de data warehouse sua capacidade de conectar-se com os sistemas SAP para extrao de dados de maneira direta via conexes ALE, RFC e BAPI. O componente Plug-in (a ser instalado nos sistema SAP fonte) possui uma srie de extratores padres para atender os objetos que so entregues no BW (Business Content).
Extracting Transaction Data

Business Information Warehouse Server: Staging Engine

InfoCubes
Update rules
Communication Communication Structure Structure

DataSource
Transfer Transfer Structure Structure

InfoSource
Transfer Transfer Structure Structure

Transfer Transfer Structure Structure

Transfer Transfer Structure Structure Extraction Extraction Source Source Structure Structure

Transfer Transfer Structure Structure Extraction Extraction Source Source Structure Structure

Transfer Transfer Structure Structure Extraction Extraction Source Source Structure Structure

Transaction Data
OLTP System 1

Transaction data
OLTP System 2

SAP AG 1999

Figura 47 - Processo de extrao de dados para transaes

Extracting Master Data

Business Information Warehouse Server: Staging Engine

Attributes Hierarchies Master Data Texts

DataSource
Transfer Transfer Structure Structure

InfoSource
Communication Communication Structure Structure Transfer Transfer Structure Structure

Transfer Transfer Structure Structure Extraction Extraction Source Source Structure Structure

Transfer Transfer Structure Structure Extraction Extraction Source Source Structure Structure

Master Data
Attributes Hierarchies Texts OLTP System 1 Attributes Hierarchies Texts Texts

Master Data
OLTP System 2

SAP AG 1999

Figura 48 - Processo de extrao de dados para dados mestres

Os processos de extrao de dados so parecidos entre si, com a diferena que na extrao de dados mestres o dado passa direto da infosource (communication structure, estrutura de comunicao) para o armazenamento enquanto entre a infosource de transao e o destino do dado (cubo ou ODS) existe a regra de atualizao (update rule).
40

Apostila Curso Interno de BW

Datasource a estrutura responsvel pela transferncia de dados entre os sistemas SAP e o BW, controlando o fluxo de dados entre a estrutura de extrao fonte ( extraction source structure) no sistema fonte e a communication structure no BW. Para isso sempre que um datasource gerado no sistema fonte ele deve ser replicado no BW, criando uma estrutura de transferncia ( transfer structures, que so componentes da datasource) em cada sistema. A transfer structure no BW redireciona os dados para a communication structure usando, se atribudo, regras de transformao (transformation rules). Uma estrutura de comunicao independente com sistema fonte e contm todos os campos representados na infosource. O acesso s configuraes dos extratores feito atravs do item Customizing dos extratores do menu de contexto do sistema fonte escolhido em Sistema Fontes em Modelagem no Workbench de Administrao (transao RSA1).

Figura 49 - Acessando a configurao de extratores

Esta configurao dos extratores feita no sistema fonte, assim deve-se possuir um usurio no sistema fonte se o BW requisitar (dependendo de como foi configurada a conexo este usurio pode ser solicitado ou no). Se realizado com sucesso, esta ao encerrar na transao SBIW do sistema fonte. Use, preferencialmente um usurio desenvolvedor no sistema fonte, pois algumas tarefas s podem ser executadas com estes usurios. Depois de realizadas todas as configuraes e retornando para o Workbench de Administrao, deve-se executar o item Replicar Datasources do menu de contexto do sistema fonte para criar a replicao no BW das configuraes feitas no sistema fonte.

41

Apostila Curso Interno de BW

Course Overview Diagram

Extractor Types Application-specific BW Content Extractors Generic Extractors Cross-application Generic Extractors

FI HR

CO ...

LIS FI-SL COPA Transpare nt Tabl e Enhancemen Enhancemen ts ts

LO Cockpit Transpare nt Tabl e

Databas table/vie e w SAP Query Data Source

SAP AG 1999

Figura 50 - Tipos de extratores

Extrao por Business Content


Os extratores do BW Content so aqueles que j existem no sistema fonte com o plug-in instalado bastando apenas ativ-los para o uso. Quando se tem um sistema BW em que no foi replicado nenhum datasources de Business Content, deve-se primeiro transferir a hierarquia de componentes da aplicao. Uma vez com a hierarquia de componentes de aplicao transferida pode-se transferir as datasources de Business Content.

Figura 51 - Itens de configurao de extratores de Business Content na transao SBIW

Na transferncia de extratores de BC, o primeiro dado requisitado de que componente de aplicao pertence o datasource requerido, deixando este campo vazio, ser mostrado em tela todos os datasources de BC contidos no sistema fonte.

Figura 52 - Indique qual o componente de aplicao contm o datasource.

42

Apostila Curso Interno de BW

Figura 53 - Lista de datasource disponveis, destacando o boto que libera o datasource para transferncia.

LO Cockpit
LO cockpit um conjunto de extratores de logstica que substitui a extrao pelo LIS.
BW
Initial-Load Delta-Load

d ol

w ne
Initial-Load

BW
Delta-Load

R/3
Infostructure Cluster Tables
MC11VA0ITMSETUP Delta-Queue

R/3

S260

S260BIW1 S260BIW2

Statistical Setup

V1 / V2 Update

V3 Update Statistical Setup Update Queue Job VBAP

Interface

MCVBAK MCVBAP

Interface

MCVBAK MCVBAP

Application

Sales Order
VBAK

VBAP

Application

Sales Order
VBAK

Figura 54 - Diferena entre a extrao por LIS e por LO Cockpit.

Este tipo de extrator tem uma configurao diferente dos outros extratores de Business Contente que deve ser feita nos seguintes passos.

43

Apostila Curso Interno de BW

Figura 55 - Aes a serem executadas para configurao de uma datasource LO Cockpit atravs da transao SBIW

1. Ativar datasource Trata-se do mesmo procedimento descrito anteriormente sobre transferncia de datasource. 2. Manuteno da estrutura de extrao Atravs do item Logstica de estruturas extras Customizing Cockpit , pode-se definir quais campos faro parte do data source, atravs de uma lista pr-definida. 3. Gerar datasource Na mesma tela do item anterior, deve-se gerar novamente o datasource se houver alguma mudana no datasource padro. 4. Ativar estrutura de extrao Na mesma tela do item anterior, deve-se ativar a estrutura de extrao. 5. Eliminar tabelas de reestruturao Novamente na tela da transao SBIW, a ao Eliminao das tabelas de reestruturao permite a iniciao do ambiente do componente de aplicao necessrio. 6. Reestruturar o componente de aplicao Deve-se reestruturar o componente de aplicao que teve as tabelas eliminadas no passo anterior. A ao para isso aquela listada no item Reestruturao especfica por aplicao. 7. Definir escalonamento de atualizao V3 Atravs do item logstica de estruturas extras Customizing Cockpit , se estabelece qual vai ser o escalonamento de atualizao V3.

44

Apostila Curso Interno de BW

Figura 56 - Tela da ao logstica de estruturas extras Customizing Cockpit

Extrator genrico
Extratores genricos so aqueles criados sob demanda para atender os seguintes casos: O Business Content no inclui um datasource para esta aplicao; A aplicao no tem disponvel seu prprio mtodo de extrao; Extrair dados de tabelas no-padro.

Estes extratores possuem outras diferenas com relao aos extratores desenvolvidos pela SAP, por exemplo, no implementam delta, limitao de quantidade de dados na carga (100 MB) e performance menor do que a de extratores padro. A manuteno de datasource genricos feita atravs da transao RSO2 ou na ao Atualizar datasource genrico na transao SBIW. Deve-se executar esta transao com um usurio de desenvolvimento.

Figura 57 - A ao Atualizar datasource genrico (ou transao RSO2).

A primeira etapa para desenvolvimento de um datasource genrico estabelecer qual o tipo de datasource ele ser: movimento; atributo ou texto.

45

Apostila Curso Interno de BW

Figura 58 - Tela de manuteno de datasource

Independente do tipo de datasource, a tela de manuteno de datasource semelhante nos trs tipos. Nela define-se: O componente de aplicao do qual o datasource far parte; Qual viso/tabela (no caso de uma extrao por viso) ou qual rea funcional (caso a extra seja por query); Descries.

Figura 59 - Seleo de campos do data source

O prximo passo a seleo de que campos da viso/tabela ou query sero vistos no datasource e que campos faro parte do critrio de seleo para carga no BW.

46

Apostila Curso Interno de BW

Extratores LIS
O LIS (Logistic Information System) um componente do R/3 que possui rotinas para gerao automtica de datasources genricos. A manuteno dos extratores de LIS esto no item Sistema de informao de logstica da transao SBIW.

Figura 60 - Opes de LIS da configurao dos extratores

Para ativar o LIS como fonte de dados para datasources, deve-se executar a ao Conectar estruturas de informao.

Figura 61 - Tela de manuteno de datasources embasados em estruturas LIS.

A seqncia ideal de execuo das etapas : 1. 2. 3. 4. Desativar atualizao LIS (V2), se estiver ativa. Configurar ambiente LIS Gerar datasource Gerar atualizao da estrutura LIS
47

Apostila Curso Interno de BW

5. Ativar atualizao delta 6. Ativar atualizao LIS (V2)

Extrator FI-SL
O Special Ledger de FI faz uso de geradores de datasource genricos para transferir dados para o BW.

Figura 62 - Opes de Special Ledger nas configuraes dos extratores.

Para criar um datasource que transfira os dados das tabelas totais de um special ledger basta: 1. Gerar estrutura de transferncia para tabela de totais 2. Definir e atribuir datasource

Extrator CO-PA
Existe rotinas para gerao de datasources genricos para CO-PA.

Figura 63 - As opes de extratores para CO-PA.

Para criar um datasource de CO-PA execute a ao Criar origem de dados.

48

Apostila Curso Interno de BW

Figura 64 - Criao de datasource para CO-PA.

recomendvel que no se altere a seqncia 1_CO_PA no nome do datasource a ser gerado. Qualquer outra modificao vlida. As seqncias %CL e %ERK sero substitudas pelo mandante e operating concern, respectivamente. Pode-se ainda acrescentar %SY para inserir no nome da datasource o identificador do sistema.

Figura 65 - Seleo de campos que faro parte da datasource.

Depois de selecionado os campos que faro parte do datasource, execute a ao Infocatalog.

49

Apostila Curso Interno de BW

Consultas (Queries)
As queries representam a visualizao dos dados armazenados nos cubos e ODSs para o usurio. So elas que se apresentam como produto final de uma implantao de BW. Na definio das queries pode-se restringir quais dimenses e indicadores do cubo sero visveis, fazer restries sobre as dimenses, executar clculos sobre os indicadores alm de outras funcionalidades. A ferramenta de manuteno e visualizao de queries no BW o SAP Business Explorer Analyzer (Bex Analyzer). Trata-se de um add-on ao Microsoft Excel sendo, portanto, necessrio que este esteja instalado na estao de trabalho. Ao abrir o Bex Analyzer, abri-se o Excel com uma barra de ferramentas adicional.

Figura 66 - A barra de ferramenta do Bex Analyzer.

Para acessar as queries de um sistema BW, escolha o boto Abrir da barra de ferramenta do Bex.

Figura 67 - Abrir objeto do Bex Analyzer.

Na tela de seleo de objeto para ser aberto no Bex Analyzer, pode-se:


Novo.

Abrir uma query j existente: Selecione a query e escolha OK; Modificar uma query existente: Selecione a query e escolha Modificar; Criar uma nova query: Selecione o infocubo que dar origem a query e escolha

Criar / Modificar Query


Ao se selecionar o cubo e escolher Novo ou Modificar, ser aberta a tela de estruturao da query.

50

Apostila Curso Interno de BW

Figura 68 - Edio de queries.

Os elementos desta tela so: 1. Elementos do cubo: mostra todos objetos associados ao cubo (infoobjetos, atributos navegveis, ndices, ndices restringidos, ndices calculados, estruturas, etc.). 2. Linhas da query: relaciona os elementos do cubo que estaro nas linhas da query; 3. Colunas da query: lista os elementos do cubo que estaro nas colunas da query; 4. Caractersticas livres: so elementos das dimenses do cubo que podem ser usados como critrio de seleo pelo usurio; 5. Filtro: representa restries feitas query e que no podem ser alteradas pelo usurio. Os elementos 2, 3 e 4 so refletidos no resultado na query e podem ser invertidos entre si pelo usurio (um elemento da coluna ou linha pode ser reduzido a caractersticas livres e vice-versa).

51

Apostila Curso Interno de BW

Figura 69 - Resultado de uma query no Excel com Bex Analyzer.

Outra maneira de alterar o formato de uma query atravs do boto Change query view da barra de ferramentas do Bex Analyzer. Este boto traz duas opes: Modificar query (viso local): todas a modificaes na definio de query que forem feitas desta maneira no sero salvas; Modificar query (definio global): as alteraes podem ser salvas, sobrescrevendo a query ou gerando uma nova query.

Navegando na query
A navegao em uma query OLAP envolve o conceito de slice-and-dice (restringir dados visualizados e buscar um novo ponto de vista para estes dados), permitindo que uma mesma query oferea diversas concluses a partir de poucas operaes. Algumas possibilidades de navegao em queries esto ilustradas nas imagens seguintes.

52

Apostila Curso Interno de BW

Figura 70 - Execuo de um expanso (drilldown) horizontal.

Figura 71 - Execuo de expanso (drilldown) vertical.

53

Apostila Curso Interno de BW

Figura 72 - Execuo de substituio.

Figura 73 - Usando uma ocorrncia como filtro.

54

Apostila Curso Interno de BW

Figura 74 - Executando um filtro com expanso.

Todos recursos navegacionais existem tambm no Web Business Explorer.

Criando Filtro
Todos os elementos de dimenses que esto na query podem ter filtros associados a eles de maneira que a visualizao dos dados fique restrita aos valores impostos no filtro. Para definir um filtro, deve-se acionar o menu de contexto do elemento que se quer filtrar e escolher o item Restringir.

Figura 75 - Janela de criao de filtro.

Alguns tipos de filtro que podem ser executados so:


55

Apostila Curso Interno de BW

1. Seleo simples: escolher um item da lista a esquerda e transferi-lo direita; 2. Seleo por intervalo: escolha na caixa Seleo a opo Int.valores, selecione dois valores (no caso de um intervalo com incio e fim, opo entre) ou um nico valor (demais opes) da lista esquerda e transfira-os para a direita; 3. Excluir da seleo: para identificar que este item no deve constar da seleo, escolhendo a opo Excluir da seleo do menu de contexto do item da lista direita que se quer excluir.

Propriedades da query
A janela de definio de query permite o acesso a diversas propriedades desta query.

Figura 76 - Caractersticas de query.

ndices calculados e restringidos


Tanto para todo o cubo como para apenas uma query pode ser definidos ndices calculados. Estes ndices no existem no cubo, mas podem ser criados em tempo de execuo da query a partir de operaes com outros ndices ou de funes.

56

Apostila Curso Interno de BW

Figura 77 - Edio de ndices restringidos e de frmulas.

Um ndice restringido tambm um ndice que no existe no cubo, mas calculado a partir de um outro ndice que satisfaz alguma restrio imposta.

Figura 78 - Processamento de ndice restringido.

57

Apostila Curso Interno de BW

Propriedades dos ndices


Algumas propriedades de um ndice (normal, calculado ou restringido podem ser alteradas).

Figura 79 - Propriedades dos ndices.

Descrio: Texto com o qual o ndice ser apresentado na query; Ocultar: O ndice ser ou no exibido;

Destacado: Indica se o ndice ter uma formatao diferenciada dos demais ndices; Fator de escalonamento: A escala em que o ndice ser tratado (exemplo: ndice com valor 10000 na escala 10 1000); Nmero de casas decimais: Quantas casas decimais sero exibidas para o ndice; Inverso de sinal +/-: O sinal poder ser invertido para este ndice;

Calcular resultado como...: Como o resultado ser apresentado (soma, contagem, valor mximo, valo mnimo, varincia, etc.); Calcular valores individuais como...: Como ser apresentado cada valor do ndice (o valor em si, seu percentual em relao ao total ou em relao a um subitem, posio de um raking);
58

Apostila Curso Interno de BW

Aplicar tambm aos resultados: Se os resultados devem fazer parte de um ranking ou no; Acumulado: O valor do ndice que ser mostrado o valor do ndice mais os valores anteriores; Tipo de converso: quando necessria a converso de moeda, define-se qual o tipo de converso; Moeda de destino: Para qual moeda ser convertido o valor.

Propriedades das caractersticas


Assim como os ndices, as caractersticas tambm tem propriedades que podem alterar a maneira como so vistas na query. Algumas propriedades esto tambm na guia Business Explorer na manuteno de infoobjeto.

Figura 80 - Propriedades das caractersticas.

Representar como: Diversas combinaes entre chave e denominao para escolher como a caracterstica aparecer na query; Atributos disponveis: Lista dos atributos desta caracterstica; Atributos selecionados: Lista dos atributos desta caracterstica que foram selecionados para exibio na query; Representao de valor de atributo: Diversas combinaes entre chave e denominao para escolher como a caracterstica aparecer na query; Suprimir linhas de resultado: Habilita ou desabilita a exibio de um totalizador; Padronizar em: Representar cada valor de ndice encontrado para a caracterstica com um percentual em relao opo escolhida aqui;
59

Apostila Curso Interno de BW

Acumulado: O valor do ndice encontrado para a caracterstica que ser mostrado o prprio valor mais o valor anterior; Hierarquia de apresentao: Configura qual hierarquia ser usada na exibio da caracterstica, quantos nveis sero mostrados e se esta hierarquia est ativa ou no.

Variveis
As variveis permitem uma maior flexibilizao das queries, por exemplo, que o usurio digite um parmetro de entrada para realizar a seleo de dados da query. Uma varivel pode ser usada em caractersticas, textos, frmulas, hierarquias, ns de hierarquias. Se no existe uma varivel adequada ao propsito, esta deve ser criada no ambiente BW: Business Information Warehouse Business Explorer Atualizar variveis (transao RSZV).

Figura 81 - Edio de variveis.

As variveis tem como dados bsicos o nome, o tipo e a maneira que se dar o processamento alm das descries. As propriedades exibidas em indicaes detalhadas depender do modo de processamento e do tipo de varivel atribudo a query. Uma varivel definida pode ser usada na query em diversos pontos (dependendo do tipo da varivel).

60

Apostila Curso Interno de BW

Figura 82 - Exemplo de uso de variveis: como parmetro de seleo.

Estruturas
Estruturas so partes de uma query que podem ser armazenadas na definio do cubo de maneira que outras queries deste cubo possam us-las. Estruturas podem ser globais (que se forem alteradas em uma query refletiro esta alterao em todas as queries como estas estruturas) ou locais (estruturas globais que foram desvinculadas atravs do item Expandir referncia do menu de contexto da estrutura na query, permitindo que qualquer mudana nesta estrutura s valer para esta query).

Figura 83 - Uma estrutura e o item Expandir referncia. 61

Apostila Curso Interno de BW

Condies
So recursos que permitem criar restries, embasadas nos ndices, aos dados a serem vistos da query, por exemplo, s apresentar ndices que tenham valor maior que determinado valor ou mostrar as N caractersticas com os maiores valores de ndices.

Figura 84 - Edio de condies

Na edio de condies, determina-se para quais caractersticas a anlise ser feita e qual o tipo de anlise.

Excees
Funcionalidade que permite destacar os valores de ndices sob determinadas condies dando informaes sobre o desempenho deste ndice.

Figura 85 - Edio de excees.


62

Apostila Curso Interno de BW

Na edio de excees, define-se os intervalos de valores e qual nvel de alerta ser atribudo para este intervalo (na guia Valores de exceo) e para que caractersticas as excees valero (guia Restries de cdula).

Layout
Layout trata de elementos que podem ser exibidos nas queries tais como grficos, definio de excees, definio de condies e mapas.

Drill through
Recurso que permite executar, a partir de uma query, uma query mais detalhada ou o sistema R/3. Quando a configurao de query sumarizada para query detalhada, esta query deve ter uma varivel que a ligue a query resumida.
Query resumo Cliente x Montante Cliente 1 1000 Cliente 2 2000 Cliente 3 4786 Cliente 4 8965 Varivel de conexo Query detalhe Detalhe de Cliente 1 XXXXX XXXX 99999 XXXXX XXXX 99999 XXXXX XXXX 99999

Figura 86 - Ligao de drill through.

A primeira etapa para criar um drill through de queries criar as duas queries: a resumo e a detalhe. Aps deve-se criar uma varivel do tipo valor de caracterstica, com processamento por caminho de substituio, sobre a caracterstica apropriada, com substituio por resultado de um query e no campo query a query resumo usada. Acrescentar na definio da query detalhe um filtro usando a varivel criada anteriormente. J a criao de drill through para sistema R/3 (ou qualquer drill through usando Report / Report Interface) feita em Business Information Warehouse Business Explorer Query destinos de Saltos (transao RSBBS).

63

Apostila Curso Interno de BW

Figura 87 - Configurao de ligaes do tipo R/RI.

O emissor a query que iniciar o drill through para o R/3. Depois de definido, crie uma nova atribuio, informando para que tipo de objeto ser visualizado no R/3 e qual a ligao deste R/3 com o BW.

Figura 88 - Edio de atribuio.

Em seguida atribua um relatrio do emissor a um relatrio do receptor.

64

Apostila Curso Interno de BW

Figura 89 - Ligao de relatrio emissor com relatrio receptor.

Para executar o drill through selecione o boto Goto da barra de ferramentas do BEx Analyzer.

Business Explorer Browser


uma aplicao do front-end do SAP BW para executar e organizar os tipos de documentos acessados via BW.

Figura 90 - O Bex Browser.

O acesso aos documentos no Bex Browser determinado por funes de usurio. Nesta interface, pode-se mover os objetos de pastas, criar novos objetos, etc. Existe ainda o Bex Browser Web para navegao na Internet.

Pasta de trabalho e vises


Pasta de trabalho (workbook) a planilha Excel. O BW permite que esta planilha possa ser gravada e acessada pelos usurios. Um workbook pode possuir vrias queries associadas a ele, alm de formataes especficas obtidas pelos recursos do Excel. Cada workbook gravado pode ser acessado atravs do item favoritos do menu do BW.
65

Apostila Curso Interno de BW

Figura 91 - Gravar uma pasta de trabalho.

Em um workbook podem existir vises de query. Durante a navegao de uma query, podem ser feitas alteraes na ordem em que dimenses so visualizadas, em filtros que foram estabelecidos, etc. e que no so gravadas na query (afinal, continua sendo a mesma query). Uma viso o armazenamento dos resultados obtidos pela navegao de uma query, de maneira que facilmente chega-se situao resultante de uma navegao.

Figura 92 - Criao de uma viso de query.

66

Apostila Curso Interno de BW

Figura 93 - Escolhendo em qual viso a query deve ser mostrada.

Queries na Internet
Se o SAP BW estiver conectado a um servidor ITS, as queries criadas podem ser visualizadas em um browser Web. A visualizao via Internet mais simples a publicao da query no modelo definido no SAP BW.

Figura 94 - Publicao simples de query em ambiente Web.

O endereo indicado no browser pode ser usado para acessar esta query em qualquer browser de Web que tenha acesso ao servidor de sites ao qual o ITS est associado.

Figura 95 - Query no browser de Web.

Caso esta query necessite de elementos que no esto disponveis no modelo definido no BW, pode-se gerar um novo modelo embasado em uma viso de query, executando o BW Web Publisher.

67

Apostila Curso Interno de BW

Figura 96 - O BW Web Publisher.

O Web Publisher permite a insero de elementos de Web na pasta de trabalho, por exemplo, bloco de navegao, tabela, grficos, etc. Os elementos de Web devem ser incorporados a um arquivo de HTML atravs do boto TAG HTML que copia para a rea de transferncia a referncia a este objeto que deve ser inserida na pgina HTML.

Figura 97 - Copiando as referncias HTML dos elementos de Web.


68

Apostila Curso Interno de BW

Figura 98 - Arquivo HTML com referncia a elementos de Web.

O arquivo HTML que possui referncias a elementos Web de queries deve ser armazenado no SAP BW, este procedimento executado atravs do boto Check in que associa o arquivo HTML a um modelo Web.

Figura 99 - Escolha um modelo que j existe ou associe o arquivo HTML a um novo modelo.

A URL para acessar este modelo gerado obtida no item Copiar URL para clipboard do menu Processar (a URL estar na rea de transferncia).

Responsvel de reporting
O responsvel de reporting (reporting agent) a ferramenta para escalonamento de execuo em background duas funcionalidades: Verificao de excees: avalia o resultado de uma query em relao s excees criadas nesta query e emite alerta se uma condio especfica for encontrada. Impresso: permite que uma query seja impressa em background.
69

Apostila Curso Interno de BW

Para a query sobre a qual ser executada uma funo em background deve-se criar uma Opo nova no item Responsvel de reporting do Workbench de Administrao.

Figura 100 - Informaes gerais do objeto do responsvel de reporting.

Figura 101 - Como tratar as excees.

Em Reporting exceo definido o tratamento que ser dado a cada exceo: que exceo deve gerar uma ao; qual ao deve ser tomada; que caracterstica na query deve ser usada no aviso da ocorrncia da exceo.
70

Apostila Curso Interno de BW

Para executar estes avisos para excees necessrio criar um pacote de escalonamento para este objeto de responsvel de reporting. Este pacote de escalonamento tem as caractersticas de um job da SAP.

Figura 102 - Pacotes de escalonamento direita.

Cada pacote pode ter vrios objetos de responsvel de reporting relacionados.

Passos para criao de um destino de dados


Business Content
Tendo o modelo multidimensional do cubo, a primeira tarefa verificar se o cubo existe no Business Content, necesitando apenas ser ativado junto com seus infoobjetos, infosources, datasources, etc.

Definir infoobjetos
Caso o cubo no exista em Business Content necessrio definir quais infoobjetos (caractersticas, ndices, tempo, unidade) sero usados neste cubo. Nesta etapa importante verificar a existncia destes infobjetos no sistema BW, alm de avaliar Business Content em busca de um infoobjeto que atende as necessidades que possa ser ou j esteja ativado. Caso no exista um infoobjeto apropriado nem no BW e nem no Business Content, ele deve ser criado.

Realizar carga de dados mestres


Para realizar carga necessrio criar uma infosource para os infoobjetos, associar estas infosource a cada datasource disponvel no sistema fonte (dados mestres, textos e hierarquias representam, cada um, datasources diferentes no mesmo sistema fonte). Caso necessrio, o datasource no sistema fonte deve ser ativado e transferido para o BW ( Sistema Fonte Replicar Datasource). Depois das inforsources criadas e ativadas, os infopackeges devem ser criados.

Criar cubo
A criao do cubo associar os diversos infoobjetos que sero usados neste s dimenses que ele conter, caso o subo no exista no Business Content.

71

Apostila Curso Interno de BW

Criar infosource transacional


A inforsource de movimento trar os dados do sistema fonte para o infocubo, ela deve conter os objetos usados na definio do cubo. Verificar tambm a necessidade de ativar o datasource no sistema fonte bem como se ele deve ser replicado no BW.

Criar regra de atualizao


A regra de atualizao a ligao entre o cubo e a infosource de movimento.

Realizar carga de dados


Criar infopackages para a infosource de movimento que passar dados para a regra de atualizao que gravar no cubo.

72

You might also like