You are on page 1of 5

Classificao

Agrupamento de Escolas Nuno Gonalves


Escola Secundria de Dona Lusa de Gusmo 8 ANO -Matemtica Teste de Diagnstico
Nome _____________________________________________________ N. ______ Turma ______ Setembro 2013

_______________________ Prof.

___________________ Encarregado Educao: ______________________

L atentamente o enunciado. No permitido usar corrector. As respostas escritas a lpis no sero validadas. 1. Calcula o valor das seguintes expresses numricas: 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. | | | | | |

2. Para preservar os livros, a humidade relativa do ar de uma biblioteca deve estar entre os 60% e 65%. Para verificar os aparelhos que controlam a humidade relativa do ar, o sr. Matias vai de 5 em 5 dias biblioteca. No dia 1 de Janeiro de 2011 encontrou-se na biblioteca com o sr. Almeida, que vai de 6 em 6 dias verificar a mquina do caf da biblioteca, e com o sr, Augusto, que vai biblioteca de 8 em 8 dias tratar das bebidas do bar. Passados quantos dias se voltam os trs a encontrar na biblioteca?

3. Observa a figura seguinte: Sabendo que. , Identifica o critrio de congruncia que te permite afirmar que os tringulos [ABC] e [CDE] so geometricamente iguais.

Os dois tringulos tm os trs lados iguais (critrio LLL).


A 1

Os dois tringulos tm dois lados e o ngulo por eles formado iguais (critrio LAL). Os dois tringulos tm um lado e dois ngulos adjacentes a esse lado iguais (critrio ALA). No se aplica nenhum dos critrios anteriores.
4. Na figura seguinte, ABC um tringulo. Sabe-se que AE // FD e que AF // ED. 4.1. ADEF um paralelogramo? Justifica.

4.2. Determina as amplitudes dos ngulos desconhecidos da figura.

5. Observa a representao grfica da funo f. 5.1. Completa, substituindo os espaos pelos valores correspondentes. ______ ______

f (___) = 5

f (___) = 3

5.2. Indica o domnio e o contradomnio da funo f.

6. Dois ciclistas resolveram percorrer 100km. Um deles sofreu um furo no pneu da bicicleta e precisou de a consertar. As viagens dos dois ciclistas so traduzidas pelo seguinte grfico:

6.1. Completa as tabelas seguintes:

6.2. Quem chegou em primeiro? Justifica a tua resposta.

6.3. Quanto tempo esteve parado o ciclista que sofreu o furo no pneu?

6.4. A distncia percorrida por um dos ciclistas, em funo do tempo, representa uma situao de proporcionalidade direta. Identifica-a, justificando.

6.5. Escreve a expresso que traduz, para o ciclista A, a relao entre as variveis tempo (t) e a distncia percorrida (d). 7. Apenas um dos grficos seguintes relaciona duas grandezas directamente proporcionais. Identifica-o, justificando porque rejeitaste cada um dos outros grficos. A B C D

8. Questionaram-se dez alunos sobre o tempo que tinham demorado a efetuar determinada tarefa de matemtica. As respostas, dadas em minutos, foram as seguintes: 35 40 25 32 43 22 15 45 20 38 8.1. Determina a mdia, em minutos, do tempo que demoraram a executar a tarefa.

8.2. Determina os quartis e constri um diagrama de extremos e quartis com os dados apresentados.

9. Considera a equao 9.1. Indica a incgnita. 9.2. Indica o segundo membro.

9.3. Quais so os termos independentes? 9.4. Resolve a equao e indica a soluo.

Bom trabalho!
1.-12% 2.-10 % 3.-5% 4.-10% 5.-17% 6.-16% 7.-8% 8.-14% 9.-8%

You might also like