You are on page 1of 10

Apostila

Ministrio para as Crianas

Renovao Carismtica Catlica / Pernambuco


www.rccpe.org.br

Apostila do Ministrio para as Crianas

Introduo
Na boca das crianas e dos pequeninos sai um louvor que confunde nossos adversrios, e reduz ao silncio vossos inimigos.SL. 8,3 PAZ E BEM! Ns no ministrio de crianas do Estado de Pernambuco estamos iniciando o processo de formao para os irmos e irms que sentem o chamado de evangelizar as crianas que so o modelo para chegar ao cu (Mt. 19,13-15). At ento, as misses estavam sendo feitas atravs de iniciativas inspiradas de forma local por nossos irmos e irms espalhados pelo estado. Porm, neste ano, realizamos o I Congressinho da RCC durante o Congresso de Servos, em Janeiro. Percebemos o tamanho da misso, pois as crianas so o alvo de tantos meios que vo tentando, doutrin-las, fazendo com que muitos se afastem de Deus e consequentemente de sua igreja. Precisamos cumprir nossa misso levando Jesus, para que atravs de uma experincia com seu amor, elas possam descobrir como bom ser amado por Deus e est em sua igreja. Usar de mtodos que alcancem o corao delas, para que a evangelizao e a catequese possam dar frutos, est dentro da nossa formao. A criana capaz de amar Deus, por isso vamos caminhar para que atravs deste processo de formao possamos ser instrumentos de Nosso Senhor Jesus que tanto ama as crianas e delas o reino do cu, pois quem no recebe o reino de Deus com a mentalidade de uma criana, nele no entrar. (Mc. 10,15) Nesta pequena apostila teremos algumas dinmicas que ajudam na recreao, como tambm em diversos momentos de orao e reflexo. Que Deus nos abenoe e Nossa Senhora de Ftima, que apareceu e confiou a 3 crianas a misso de espalhar o amor de Jesus. Que eles possam interceder sempre pelos que abraarem esta misso.

Apostila do Ministrio para as Crianas

Diretrizes gerais do Ministrio


1. Objetivo: desenvolver condies para a evangelizao de cada criana. Compreendendo que a criana uma pessoa em formao, com capacidades a serem desenvolvidas. Visar projetos que:

Resgate a criana lado espiritual, emocional e social; Fazer a criana ser ouvida linguagem acessvel criana; Achar o lugar da criana orientar evangelizao especfica que restaure a identidade crist da criana.

2. Metas:

Evangelizadora adequar o anncio a criana; Missionria ir em busca da criana; Formadora formar a criana e quem evangeliza;

3. Justificativa: o chamado do ministrio gerar a conscincia de toda comunidade a respeito da infncia. - A formao da criana um alicerce que acompanha a vida crist em toda a sua existncia. 4. Jesus tambm crescia em sabedoria e graa diante dos homens.

Reconhecer necessidade e ambiente para evangelizar; Evangelizao doce e que corrija; As crianas crescem; Ensinar a ouvir a voz de Deus.

5. Educao de conscincia tarefa para toda vida.


Papel de cada cristo; F e Razo: a criana capaz; Quanto mais a criana se aproxima de Deus, mas se conhece.

Conheceis a verdade e a verdade vos libertar. A liberdade no homem uma fora de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade. E alcana perfeio quando voltada para Deus. (CIC. 1731)

Fazer escolhas; Ambiente super protegido aliena; Ambiente desprotegido desumaniza. 2

Apostila do Ministrio para as Crianas 6. Como a criana percebe os sinais de Deus:


Os pais papel quase insubstituvel; Laos afetivos relao de amor deixa marca; Clima familiar clima equilibrado, amor e correo; Contemplar a natureza Deus se esqueceu na natureza; Esprito de orao a foram que feita traz profunda uno.

7. A medida que Deus se revela, a criana j pode fazer sua opo desde a infncia. 8. Criana exemplo perfeito de Deus. 9. Contexto atual

Violncia afastamento de Deus; O homem quer andar sozinho; Educar tirar de dentro o ser divino criado por Deus; Evangelizar reconhecer a urgncia e necessidade de chegar ao objetivo no ministrio.

Apostila do Ministrio para as Crianas

Desenvolvimento das aes do Ministrio


O ministrio de crianas deve estruturar aes evangelizadoras a partir do Catecismo da Igreja Catlica, que referncia para nossa direo. Tudo que fora do que a igreja orienta conduz ao secularismo, sincretismo, atesmo e relativismo. O ministrio deve buscar subsdios aplicveis as idades que compe a infncia, buscando iniciao e aproveitamento prprio de cada fase. Linhas essenciais para a evangelizao: Pedagogia divina; Necessidade e cuidado com inculturao da mensagem evanglica; Confiana na ao do Esprito; Eficcia da palavra semeada; Levar ao conhecimento profundo de si e do outro. Andando junto com o CIC, o ministrio precisa trabalhar pontos chave como:

1. A EVANGELIZAO Evangelizar tem sido carregar pedras para muitos, para outros tem sido ganhar o po de cada dia. Evangelizar construir templos. No sabeis que sois o templo de Deus e que o Esprito habita em vs? I Cor. 3,16 ao homem integral e em toda sua existncia que Deus quer se fazer pleno. No seria necessrio evangelizar se o homem tivesse conscincia plena de si, do irmo e de Deus e abominasse o pecado. O pecado fecha o homem em si e afasta-o da verdade. 1.1 Fundamentaes, objetivos e mtodos. Ser claro: o homem por sua natureza e vocao capaz de amar a Deus. Apresenta os elementos essenciais da evangelizao (Ordens de Jesus). O evangelizador: se dispe a caminhar junto, ser prximo. Uso das cincias (Psicologia, pedagogia...) e discernimento evanglico.

Apostila do Ministrio para as Crianas O estudo das cincias no uma finalidade em si prpria, pois o mais importante a f. A Teologia e a Cincia na formao do catequista devem se completar. A verdade da cincia jamais ultrapassar a verdade de Deus, o centro.

1.2 Querigma: Anunciar Jesus ressuscitado (Grita, Proclama). Objetivo: nascer de novo. Mtodo: proclamar Jesus como Boa Nova. Evangelizador: testemunha cheia do Esprito Santo. Meta: Encontro pessoal com Cristo, converso e proclamao de Jesus como Salvador. Tempo: hoje.

1.3 Catequese: amadurece a f, educa o discpulo (ensinar). Objetivo: crescer em Cristo. Mtodo: ensina-se a f. Catequista: mestre cheio do Esprito. Metas: Santidade do povo de Deus. Tempo: a partir de hoje.

2. O EVANGELIZADOR 2.1 Requisitos Humanos: Ser sensato; Prudente; No ser alienado; Ser perseverante e paciente;

2.2 Requisitos Espirituais: Amor; Intimidade com Deus; Maduro na f; Desprendido de bens materiais; Ser verdadeiro.

2.3 O evangelizador capaz de ver, discernir e agir, se caminhar no Esprito. Buscar est em orao, Eucaristia, Confisso e Exerccios de Mortificao. 2

Apostila do Ministrio para as Crianas 2.4 Quem so os evangelizadores? Todos que tem algum contato com as crianas. 3. A CRIANA O ser humano, desde sua concepo, est defronte a misso de crescer e desenvolver capacidades de sobrevivncia e de condies para chegar a plenitude, com constante luta entre pecado e santidade. A infncia apresenta o incio de um trajeto humano, onde se precisa de cuidados totais. As ms formaes vm de cuidados limitados, deformados e repassados pelas geraes passadas, podendo criar traumas ou desenvolvimento pleno. Cada fase da criana exposta a um desafio. Formao para cada fase da criana incluindo sua realidade.

Recursos para evangelizar crianas


O Evangelizador precisa ser dinmico em sua forma de pregar a palavra de Deus. No podemos esquecer que criana tem uma melhor assimilao, se utilizarmos mtodos que realmente elas gostem de fazer. Usar recursos que mexam com a imaginao como tambm faa elas interagirem com o tema, so de extrema importncia para que a evangelizao fique no corao para o resto da vida. As coisas quem acontecem em nossa infncia ficaro gravadas para o resto de nossas vidas. Podemos observar que existem momentos que nos lembramos de nossa infncia ao passo que esquecemos coisas da semana que passou. Que tal podermos ajud-las a encontrar Jesus, para que este permanea at o fim nelas? No podemos nos esquecer que qualquer dinmica vlida se o evangelizador tem espiritualidade, testemunho de vida e amor pelas crianas. A alma do mtodo est no carisma do condutor, no amor e competncia no que ele exerce. Existem vrios tipos de recursos para evangelizar. Ambos levam a orao (Formas de rezar o tero, Dinmicas que estimulam crianas a orar), outros no louvor (gestos, dinmicas recreativas). Na pregao (Fantoches, Contar Histrias, Encenaes) como tambm, alguns levam reflexo (Jogos, brincadeiras) e outros para que o que foi falado se fixe no corao (painis, histrias em quadrinhos, etc). No podemos esquecer que qualquer recurso utilizado precisa ter consonncia com o tema. Pea o Esprito Santo e se renam para que as idias surjam. Tenha certeza que a graa ir acontecer quando se reza e se planeja o que vai ser feito.

Apostila do Ministrio para as Crianas Ilustraremos alguns desses recursos: 1. FANTOCHES Existem vrios tipos de fantoches: a) De dedo e mo (Pintar a mo ou os dedos com a figura); b) De sombra (Usando a penumbra fazendo formas na parede); c) De varetas (Fazendo figura de papel, colocando uma vareta atrs); d) De pano (De vrias formas depende de quem a confeccionar); e) De sucata (Usando material reciclvel garrafas, caixas, etc). 2. O CONTADOR DE HISTRIAS A pessoa que conta histrias pode abrir as portas da imaginao infantil, usando a criatividade atravs de desenhos, objetos, sons, dramatizaes, etc. 3. TEATRO O Teatro um instrumento poderoso de converso. Usar esse recurso no s para que os evangelizadores faam como tambm para as crianas participarem, um instrumento eficaz de evangelizao. As encenaes podem ser bblicas ou no, faladas ou em mmicas. 4. ARTE E ARTESANATO Usar de pinturas, dobraduras, desenhos, material reciclvel para confeco de brinquedos, fantoches, etc.

Dinmicas para evangelizar crianas


1. DEUS ME AMA COMO SOU Falar do amor de Deus, dizendo que Ele nos ama, no importa como somos. Pedir as crianas que se olhem no espelho e depois de desenhem como so ou deixe que elas se desenhem sem o espelho. Em seguida recorte esses desenhos e colem em uma cartolina que j tenha o desenho de Jesus no centro de braos abertos. Em seguida faa um momento de orao. 2. UMA CARTA PARA JESUS Pedir que eles escrevam ou desenhem (se no souber escrever) algo para Jesus que seja do corao deles, incentivando eles a agradecer na carta. Fazer envelopes e sacos, como tambm criar o endereo do cu (Ex.: Rua do Corao, S/N, Cu. CEP: [?????-???]), lev-los a uma capela ou diante de um crucifixo e fazer um momento de entrega a Jesus (Uma orao). 3. A RVORE DO BEM E A RVORE DO MAL Fazer em duas cartolinas rvores com o ttulo rvore do bem e rvore do mal. Incentiv-los a darem o nome aos frutos do bem (Exemplo: Amor, Paz, Bondade, etc) e os do mal (Ex.: dio, falta de perdo, desobedincia, etc.). Interrog-los sobre esses frutos e rezar com eles.

Apostila do Ministrio para as Crianas 4. SOPRO DO ESPRITO Entregar as crianas uma bola de soprar e pedir a elas que se lembrem das virtudes do Esprito Santo (Ex.: Nos faz fazer o bem, amar, perdoar, ir Missa, etc.) em cada lembrana soprar a bola. O Esprito Santo esse sopro, para ns que somos a bola, podemos voar com o Esprito Santo (Ex.: Brincar com a bola, abraar a bola, etc.), rezar com eles para pedir esse sopro. Observao: Ajudar as crianas a amarrar a bola. 5. O BARCO As crianas confeccionaram um barquinho de papel e em outro papel escreveram a carga do barquinho (Ex.: Amor, Paz, Amizade), colocar em uma bacia grande com gua s barquinhos com suas cargas. Cada barquinho representa o seu dono. Incentivar as crianas a carregar o barquinho com algo que elas mais precisam na vida. Aps colocar os barquinhos na bacia, rezar com eles. 6. O PAPEL DO CORAO Entregar as crianas papis quadrados (5cm), pedir s crianas que escrevam no papel algo que mais importante para elas. Em seguida, pedir que eles dobrem o papel levando as pontas do papel para o centro fechando o quadrado, de forma que as mensagens do papel sejam ocultas para todos. Coloque os papis com as pontas para cima de um por um ou todos de uma vez numa bacia grande com gua, sem que os papis fiquem amontoados na bacia, eles precisam de espao. Os papis vo se abrir e assim comea a reflexo e a orao. 7. TORRE DE BABEL Com latas, as crianas vo construindo uma torre, enquanto escutam a histria (Gn. 11,1-9), nas latinhas estaro escritos em pedaos de papel e colados pelas prprias crianas vrios tipos de pecado, depois de uma conversa sobre os pecados escritos, as crianas arremessam uma bola de meia, fazendo com que a torre desmorone, no permitindo assim, que o pecado seja construdo em suas vidas. 8. BOLICHE Com garrafas PETI ( 2 litros ) as crianas organizam uma ao lado da outra e em pedaos de papel anotam atitudes que elas no devem cometer. Aps o momento de partilha referente s atitudes escritas, as crianas vo derrubando com uma bola cada garrafa e se comprometendo a no praticar mais estas atitude.
Fonte: www.rccpe.org.br/ministerio.criancas.htm

Apostila do Ministrio para as Crianas

Novo site, muito mais contedo para o seu Grupo de Orao, acesse e divulgue!

You might also like