You are on page 1of 4

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM FERNANDES ABADE

Elizete Pereira Bahia Direo Rua do Aimor, n.:225. Campo Novo guas Vermelhas-MG SRE ALMENARA

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DIDTICO PARA O ENSINO DA EFICINCIA ENERGTICA A CRIANAS


Lesley Antunes Santos lesleyantunes@hotmail.com Amlia Moreira Santos amelia_melmm@hotmail.com

INTRODUO O Brasil um pas rico em recursos hdricos para fins energticos. No entanto, para a construo de novas hidreltricas e linhas de transmisso, considervel o volume de recursos financeiros necessrios que ocasionam diversos impactos ambientais, ou seja, um desequilbrio provocado pelo choque da relao do homem com o meio ambiente. No momento em que o homem comeou a evoluir em seu modo de vida, criaram-se a necessidade de conservar energia, que dentro de uma viso mais ampla, implica a transformao da sociedade dita do desperdcio em direo a uma sociedade mais racional na utilizao dos recursos globais, especialmente os insumos energticos. Basicamente, podemos mencionar dois nveis distintos de conservao: a eliminao dos desperdcios e a introduo de tcnicas que aumentem a eficincia do uso da energia. Em virtude da carncia destes recursos, torna-se necessria a racionalizao, o uso eficiente da energia eltrica ou a gerao de eletricidade por meio de outras fontes energticas. Neste sentido este projeto de pesquisa teve como base o estudo de campo e de caso para o desenvolvimento de um manual didtico para auxiliar as crianas na identificao de possveis desperdcios de energia. Qualquer atividade em uma sociedade moderna s admissvel com o uso de uma ou mais formas de energia. Surge ento a indigncia de utiliz-la de modo inteligente e dinmico. Nas suas diferentes formas, interessam em particular, aquelas que so processadas pela sociedade e colocadas disposio dos consumidores onde e quando necessrias, como a energia eltrica. Podemos asseverar com segurana que a energia eltrica vital ao bem-estar do ser humano e ao desenvolvimento econmico no mundo contemporneo. A crise financeira, a necessidade de reduzir custos, as preocupaes com sustentabilidade e com o suprimento de energia em longo prazo, esto ampliando o mercado de conservao de energia eltrica no Brasil e no mundo. H diversas instituies que realizam projetos de eficincia energtica com o objetivo de criar solues integradas para operacionalizao desse novo sistema. O ambiente competitivo impe aos consumidores reduo de custos com energia eltrica, e isso requer uma

anlise profunda, pois esta linha de atuao consiste em intensificar aes educativas, no sentido de mudar a cultura do desperdcio. Ressalta-se que as crianas tm uma atuao direta na execuo desse novo modo de pensar, porque difunde a cultura do uso racional de energia. A racionalizao do seu uso possibilita melhor qualidade de vida, gerando consequentemente, crescimento econmico, emprego e competividade. As polticas de aes referentes eficincia energtica tm como meta o emprego de tcnicas e prticas capazes de promover o uso racional da energia, reduzindo custos e produzindo ganhos de produtividade e de lucratividade na perspectiva do desenvolvimento sustentvel. Neste sentido, o escopo deste projeto foi o desenvolvimento de um manual didtico para auxiliar as crianas na identificao de possveis desperdcios e de aludir medidas que ajudem a economizar energia. Alm da mudana de hbitos, estas crianas em um futuro prximo, estaro capacitadas a atuar na sociedade, transformando-a, e, com o conhecimento de seu contexto, estas estaro mais preparadas a enfrentar o mundo do trabalho e suas modificaes. Na formao consciente das crianas, a elaborao do material escrito chamado de manual didtico so de grande valia alm de serem disponibilizados aos professores como forma de apoio implementao de novos temas. Portanto a utilizao direta do manual didtico nesse contexto est de acordo com as concepes que esto dando suporte s aes pedaggicas.

DESCRIO DA EXPERINCIA Como o Brasil um pas de dimenses continentais, com estgios variados de desenvolvimento tecnolgico em suas diferentes regies, a primeira proposta a de disseminar o manual didtico, a segunda fazer parcerias com escolas e/ou prefeituras que adotem a cartilha; objetivando a utilizao da mesma como suporte para o desenvolvimento de programa de eficientizao energtica, assim combatendo o desperdcio de energia, nos diferentes segmentos da sociedade, de modo a torn-la conhecida do pblico alvo. O reconhecimento e a validao dos resultados fsicos e econmicos obtidos pela utilizao mais eficiente da energia desenvolvida neste projeto de conservao, tanto pelas escolas como pelas prefeituras ou concessionrias de energia se colocam, tambm, como mais uma proposta a ser atingida. So muitos os desafios e barreiras que impedem um avano mais veloz nos nveis de eficincia energtica. A anlise dessas barreiras s foi possvel atravs do apoio de tcnicas de observao e entrevistas. No nosso caso foram feitas entrevistas com grandes questionamentos adequados com a idade dos respectivos entrevistados, ou seja, 30 crianas de oito anos, estudantes do 3 Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Joaquim Fernandes Abade, situada na cidade de guas Vermelhas-MG. Alm de oficinas e minicursos ldicos para que os alunos pudessem ter um maior entendimento dos assuntos abordados e concomitantemente saber de sua importncia.

Aps essas anlises foi feito um manual (cartilha) com as explicaes do tema e as principais dvidas do pblico alvo, conforme pode ser visto na Figura 1, sobre o uso eficiente da energia eltrica no cotidiano das crianas.

Figura 1 Capa do manual.

Depois da elaborao e aplicao desse manual, houve a necessidade de se fazer uma nova entrevista com as crianas, onde aplicamos os mesmos questionamentos para a verificao da eficcia do manual no ensino da eficincia energtica. RESULTADOS E CONSIDERAES FINAIS Na primeira aplicao do questionrio apenas 7 dos alunos sabiam o que era eficincia energtica o que corresponde a 23% do total de 30 crianas, mostrados no grfico da Figura 2 (a).

(a)

(b)

Figura 2 (a) Resultado da 1 aplicao dos questionamentos, (b) Resultado da 2 aplicao dos questionamentos.

Aps a leitura da cartilha, apresentao de uma maquete esquematizando o consumo de energia em uma residncia, a participao dos alunos em diversas oficinas e minicursos sobre

conservao e uso eficiente de energia eltrica, houve um aumento significativo na compreenso do que eficincia energtica e de como poupar energia no lar. Os dados coletados aps a segunda aplicao dos questionamentos mostraram que 28 dos alunos aprenderam o assunto proposto o que corresponde a 93% do total de crianas, mostrado no grfico da Figura 2 (b). DISCUSSO E CONSIDERAES FINAIS A conscincia ecolgica para o consumo de energias limpas e a necessidade para que se possam abastecer locais remotos, distantes das redes de eletricidade convencionais, no so os nicos fatores de incentivo s fontes alternativas de energia. A descoberta de novas tecnologias, mais racionais e viveis, est fazendo despencar o custo destes sistemas. A eficincia energtica e as suas vrias alternativas de energia esto se tornando cada vez mais competitiva em relao s hidreltricas, pois esse custo de produo pequeno. Limpa e ecologicamente correta, essas fontes de energia tambm pode fazer uma boa diferena no bolso do consumidor. O uso racional reduz o custo de aquecimento de gua a baixa temperatura e o investimento na gerao e na distribuio de eletricidade, sendo, pois, vantajoso para o usurio e para a concessionria de energia eltrica. Entretanto, o investimento inicial maior do que o correspondente em outras modalidades, inibindo a iniciativa do usurio em utiliz-la. A soluo aparente seria combinar-se a capacidade de investimento das empresas de eletricidade com a disposio de pagar do usurio, ou ensinar crianas desde os anos iniciais de sua formao. Prope-se que a concessionria assuma o investimento, cobrando do usurio a amortizao, a juros equivalentes aos do investimento em capacidade de gerao.

REFERNCIAS BILIOGRFICAS HONRIO, L. Processos Mais Eficientes e a Utilizao da Eletricidade, Portugal, Centro para Conservao de Energia - CCE, 1997. JANUZZI, G. WISHER, N. Planejamento Integrado de Recursos Energticos. Campinas/SP, Editora Autores Associados, 1997. LOGRADO, C. Desafios para a Cincia e Tecnologia no Contexto do Setor Eltrico. Parcerias Estratgicas, n. 11, jun. 2001. Disponvel em: <http://www.mct.gov.br/CEE/revista/Parcerias11/06logrado.PDF>. Acesso em: 21 de maro de 2010. http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/pmm.php?cod=_producaodemodulosdidaticosabcnaeducacaoci entificamaonamassa-poloestacaociencia. Acesso em: 17 de julho de2010. http://www.fem.unicamp.br/~jannuzzi/documents/Comciencia12-040.pdf Acesso em: de julho de 2010. 16.28

You might also like