You are on page 1of 4

e bom ou se mau

06/07/2011 por tinanati2

Average

Um homem muito rico, ao morrer, deixou suas terras para seus filhos. Todos eles receberam terras frteis e belas, com exceo do mais novo, para quem sobrou um charco intil para a agricultura. Seus amigos se entristeceram com isso e o visitaram, lamentando a injustia que lhe havia sido feita. Mas ele s lhes disse uma coisa: Se bom ou se mal, s o futuro dir No ano seguinte, uma seca terrvel se abateu sobre o pas, e as terras dos seus irmos foram devastadas: Mas o charco do irmo mais novo se transformou em um osis frtil e belo. Ele ficou rico e comprou um lindo cavalo branco por um preo altssimo. Seus amigos organizaram uma festa porque coisa to maravilhosa tinha acontecido. Mas dele s ouviram uma coisa: Se bom ou se mal, s o futuro dir No dia seguinte seu cavalo de raa fugiu e foi grande tristeza. Seus amigos vieram e lamentaram o acontecido. Mas o que o homem lhes disse foi: [I] Se bom ou se mal, s o futuro dir Passados sete dias o cavalo voltou trazendo consigo dez lindos cavalos selvagens. Vieram os amigos celebrar essa nova riqueza, mas o que ouviram foram as palavras de sempre: Se bom ou se mal, s o futuro dir No dia seguinte seu filho sem juzo montou um cavalo selvagem. O cavalo corcoveou e o lanou longe. O moo quebrou uma perna. Voltaram os amigos para lamentar as desgraas: [Se bom ou se mal, s o futuro dir, o pai o repetiu. Passados poucos dias, vieram os soldados o rei para levar os jovens para a guerra. Todos os moos tiveram de partir, menos o seu filho de perna quebrada, os amigos se alegraram e vieram festejar. O pai viu tudo e s disse uma coisa: Se bom ou se mal, s o futuro dir Assim termina a histria, sem fim e com reticncias () Ela poder ser continuada, indefinidamente. Somos personagens dessa histria tambm, aquilo de bom ou ruim que acontece conosco, devemos ser sbios para aceitar com resignao. Lembre-se: Se bom ou se mal, s o futuro dir Rubem Alves

Depois de muito meditar sobre o assunto conclu que os casamentos so de dois tipos: h os casamentos do tipo tnis e h os casamentos do tipo frescobol. Os casamentos do tipo tnis so uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol so uma fonte de alegria e tm a chance de ter vida longa. Explico-me. Para comear, uma afirmao de Nietzsche, com a qual concordo inteiramente. Dizia ele: Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: Voc cr que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa at a sua velhice?\' Tudo o mais no casamento transitrio, mas as relaes que desafiam o tempo so aquelas construdas sobre a arte de conversar. Xerazade sabia disso. Sabia que os casamentos baseados nos prazeres da cama so sempre decapitados pela manh, terminam em separao, pois os prazeres do sexo se esgotam rapidamente, terminam na morte, como no filme O imprio dos sentidos. Por isso, quando o sexo j estava morto na cama, e o amor no mais se podia dizer atravs dele, ela o ressuscitava pela magia da palavra: comeava uma longa conversa, conversa sem fim, que deveria durar mil e uma noites. O sulto se calava e escutava as suas palavras como se fossem msica. A msica dos sons ou da palavra - a sexualidade sob a forma da eternidade: o amor que ressuscita sempre, depois de morrer. H os carinhos que se fazem com o corpo e h os carinhos que se fazem com as palavras. E contrariamente ao que pensam os amantes inexperientes, fazer carinho com as palavras no ficar repetindo o tempo todo: Eu te amo, eu te amo... Barthes advertia: Passada a primeira confisso, eu te amo\' no quer dizer mais nada. na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra, no em sua nudez anatmica, mas em sua nudez potica. Recordo a sabedoria de Adlia Prado: Ertica a alma. O tnis um jogo feroz. O seu objetivo derrotar o adversrio. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tnis para fazer o outro errar. O bom jogador aquele que tem a exata noo do ponto fraco do seu adversrio, e justamente para a que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sdico, que o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tnis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo no pode mais continuar porque o adversrio foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tnis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. S que, para o jogo ser bom, preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que no foi de propsito e faz o maior esforo do mundo para devolv-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa peg-la. No existe adversrio porque no h ningum a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ningum ganha. E ningum fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja que ningum erre. O erro de um, no frescobol, como ejaculao precoce: um acidente lamentvel que no deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado. Mas no tem importncia: comea-se de novo este delicioso jogo em que ningum marca pontos... A bola: so as nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras. Conversar ficar batendo sonho pra l, sonho pra c... Mas h casais que jogam com os sonhos como se jogassem tnis. Ficam espera do momento certo para a cortada. Camus anotava no seu dirio pequenos fragmentos para os livros que pretendia escrever. Um deles, que se encontra nos Primeiros cadernos, sobre este jogo de tnis: Cena: o marido, a mulher, a galeria. O primeiro tem valor e gosta de brilhar. A segunda guarda silncio, mas, com pequenas frases secas, destri todos os propsitos do caro esposo. Desta forma marca constantemente a sua superioridade. O outro domina-se, mas sofre uma humilhao e assim que nasce o dio. Exemplo: com um sorriso: No se faa mais estpido do que , meu amigo\'. A galeria torce e sorri pouco vontade. Ele cora, aproxima-se dela, beija-lhe a mo suspirando: Tens razo, minha querida\'. A situao est salva e o dio vai aumentando. Tnis assim: recebe-se o sonho do outro para destru-lo, arrebent-lo, como bolha de sabo... O que se busca ter razo e o que se ganha o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde. J no frescobol diferente: o sonho do outro um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se sonho, coisa delicada, do corao. O bom ouvinte aquele que, ao falar, abre espaos para que as bolhas de sabo do outro voem livres. Bola vai, bola vem - cresce o amor... Ningum ganha para que os dois ganhem. E se deseja ento que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim...(O retorno e terno, p. 51.)

You might also like