You are on page 1of 9

As estrelas do cu correm Eu tambm quero correr Elas correm atrs da noite Eu atrs do bem querer Cajueiro pequenino Carregadinho

de flor Eu tambm sou pequenina Carregadinha de amor. Fui na fonte beber gua No foi por gua beber Foi pra ver as piabinhas, Na veia da gua correr. E voc Dona Fulana, Renda fina na janela. Daquela renda mais fina, Que ningum pe a mo nela. No tenho medo de homem, Nem do ronco que ele tem. O besouro tambm ronca, Vai se ver no ningum. Menina, minha menina, Cinturinha de guig Que l vem se enroscando Como cobra no cip. Quem aquele que vem l, Salta aqui, salta acol. Toinho no outro, Canela de sabi. Esta noite eu tive um sonho, Sonho de muita alegria: Que me casavam fora, Com quem eu muito queria. A mar que enche e vaza Deixa a praia descoberta. Vai-se um amor e vem outro, Nunca vi coisa to certa. Quem me dera sua mo, Pra eu dar um aperto nela, Pra ver se ainda est Como de primeiro era. Quem me dera, dera, dera, Quem me dera s pra mim, Receber do meu amor Um galhinho de jasmim.

Tu de l e eu de c Passa um riacho no meio Tu de c d um suspiro Eu de c suspiro e meio. L no cu tem trs estrelas Todas trs em carreirinha Uma minha, outra sua A outra vai ficar sozinha. L no cu tem trs estrelas Todas trs em carreirinha Uma minha e outra sua Outra da Virgem Maria Minha me me chamou feia De bonita que ela Ela o p da rosa Eu sou a rosa do p. Essa noite eu tive um sonho Que jogava futebol Acordei de manhzinha Chutando o meu lenol Menino dos olhos negros Sobrancelha de veludo O seu pai no tem dinheiro Mas seus olhos valem tudo Para alumiar a festa Nem precisa lampio S o olhos de vocs J alumia esse salo Se eu soubesse que tu vinhas Eu tinha me preparado Penteado meu cabelo Meu quarto tinha arrumado. Quem tem seu amor no dorme Nem de noite nem de dia D tanta volta na cama Feito peixe na gua fria. Essa noite eu tive um sonho Que comia brigadeiro Acordei de manhzinha Mordendo meu travesseiro Essa noite eu tive um sonho Que chupava picol Acordei de manhzinha Chupando o dedo do p.

E voc, Dona Fulana, Passe a mo em seus cabelos, Que do cu vem caindo Dois pinguinhos de gua de cheiro. Voc diz que sabe, sabe Lagartixa sabe mais Ela sobe na parede Coisa que voc no faz Se eu soubesse que tu vinhas Fazia o dia maior Dava um n na fita verde Prendia o raio de sol A saudade que me traz Da grossura de uma linha Se no fosse a saudade Eu no era to fininha. Canta o galo e rompe o dia Cai o sereno no cho Eu tambm quero cair Dentro do seu corao. Tava cozendo na porta A linha s dando n Se quiser falar comigo Venha hoje que eu t s Meu anel de sete pedras Me custou mil e quinhentos Quando eu boto ele no dedo No me falta casamento. Eu subi no cu e vi Perguntei: Nossa Senhora Se namoro for pecado ta, eu peco toda hora? Com pena peguei na pena Com pena fui escrever A pena caiu da mo No tijolo fez um e Quatro com cinco so nove Com meu corao dez Eu no quero amor de meia Que meia, s para os ps Fui fonte das pedrinhas Fui fazer as minhas queixas Uma das pedras me disse: Amor firme no se deixa

Se essa rua fosse minha Eu mandava ladrilhar Com pedrinhas de diamante S pro meu amor passar. Voc fica peneirando, Rodando toda assanhada Ta faltando com respeito, Esquecendo que casada. Eu plantei e semeei Rosa branca no terreiro Nunca vi mulher casada Namorar rapaz solteiro. Voc olha desse jeito Pro rapaz aqui do lado Saiba que ele j tem dona Esse meu namorado. Eu no quero o seu amor Nem o amor de ningum Eu j tenho o meu benzinho E s ele me convm. Ento vamos trabalhar Chega de papo afiado Tu j tens o teu benzinho E o meu t aqui do lado. Menina vou te ensinar Como que se namora Pe a alma no sorriso E o sorriso pe pra fora. Eu vou membora pra Minas A menina disse eu tambm vou Se voc no danar coco No pode ser meu amor Eu tava forrando a cama A cama pro meu amor Bateu um vento na roseira A cama se encheu de flor. Eu queria que casse Uma chuva bem fininha Pra molhar a sua cama E voc dormir na minha. O sabi quando canta Me faz lembrar meu amor Caoam de mim, mas ela No caoa no senhor

Quem me dera, dera, dera Quem me dera, dera j Eu ganhar do meu amor Um lencinho de caj. Quem me dera, dera, dera Quem me dera pra mim s Me deitar na sua cama, Me cobrir com seu lenol. Quem me dera, dera, dera Quem me dera s pra mim Eu ganhar do meu amor Um galhinho de jasmim Eu plantei um p de cravo Numa panela de vintm Se esse craveiro pegar O meu amor pega tambm. Cravo roxo na janela sinal de casamento Menina recolhe o cravo Pra casar ainda falta tempo A roda que eu fio nela s eu que ponho a mo Ou ento minha cunhada Que mulher do meu irmo. Minha boca ta com fome Minha barriga quer comer Cala boca minha barriga. Deixa as panelas ferver. A roda que eu fio nela Sabe ler sabe escrever Tambm sabe me contar Quanto custa um bem querer. Se eu soubesse que tu vinhas Segunda-feira de tarde Eu varria o terreiro Com um galhinho de saudade. De longe tambm se ama Um amor que verdade Vai o sol e vem a lua S no vai minha saudade. Eu varria o terreiro Com um galhinho de saudade Pra esperar o meu benzinho Que vem vindo da cidade.

A aguardente e a giritiba So feitas da cana torta Quem bebe fora de conta Falta at o que no importa Cacaueiro abaixa o galho Que eu quero me balanar Meu benzinho aqui to perto E eu morrendo de chorar J colhi toda essa safra J botei para secar Vou tir-la da barcaa E depois vou ensacar O meu amor foi embora No caminho se assentou Se eu soubesse onde era Mandava plantar fulo Cravo branco na janela Todo mundo quer cheirar Quem tem amor no cima Quem no tem quer ciumar As panelas l de dentro T fervendo numa lida Uma de boca pra baixo Outra de fundo pra riba. Senhora dona da casa Pe a cabea na porta Que eu quero te perguntar Quantas galinhas tem morta. Fia, fia minha roda Pra acabar com esse algodo Pra fazer muita roupinha Pra Dona da fiao Eu botei rosa e jasmim Pra enfeitar a nossa cama Se meu bem no est perto De longe tambm se ama. Arrumei um casamento Com a moa da canoa Se o pai dela no quiser hoje que a palha voa. Nessa festa to bonita No precisa lampio S os olhos de vocs Alumia esse salo.

L vem a lua saindo Meu benzinho venha ver Voc sai pra ver a lua Eu saio pra ver voc. Eu vou-me embora com a lua Seguindo ela e voc Com a lua vai minha alegria Contigo, meu bem querer. Caminho cad voc Caminho quero passar Caminho se no responde Eu passo em outro lugar linda trova perfeita, Que nos d tanto prazer! To fcil depois de feita E to difcil de fazer. Eu amo a letra ____ Por ela tenho paixo Com ela que se escreve _________ do meu corao. Quem quiser saber meu nome, De uma volta no jardim; Que meu nome est escrito Numa folha de jasmim. Meu amor fala baixinho Que as paredes tem ouvido. Segredo mais encoberto sempre o mais conhecido. No se fato ou se fita. No sei se fita ou se fato O fato que ela me fita Me fita mesmo de fato. Do amor, nasce o olhar; Do olhar, nasce a paixo; Do sorriso, uma saudade Que no me sai do corao. Eu te vi e tu me viste; Tu me amaste e eu te amei. Qual dos dois amou primeiro Nem tu sabes, nem eu sei. Sereno da madrugada Caiu na folha da rama; Eu tambm quero cair Nos braos de quem me ama.

L vem a lua saindo Por detrs de um p de flor No a lua, no nada s um beijo de amor Eu vou-me embora com a lua Por este mundo a tecer Fazendo renda bonita Para enfeitar voc. Companheiros me ajudem Que eu no quero cantar s Eu sozinho canto bem Mas com vocs canto melhor. Sentado numa cadeira, Seu lindo nome escrevi. Lembrando letra por letra Suspirando, adormeci. Parece mentira, parece, Mas verdade patente: Que a gente nunca se esquece De quem se esquece da gente Quem quiser ser bem querido No se mostre afeioado, Que um afeto conhecido certo ser desprezado O mundo no dois mundos, No cu no tem dois senhores, Quem no tem dois coraes No pode ter dois amores. Amar e no ter cime, Isto no querer bem; Quem no zela o bem que ama, Muito pouco amor lhe tem. Saudade, luz pequenina, No meio da escurido, Porm quanto ilumina As trevas do corao. Se eu soubesse com certeza Que tu me tinhas amor, Caa nesses teus braos, Como o sereno na flor. Fui fazer a minha cama Na janela mais ventosa; Deu um vento na roseira, Me encheu a cama de rosa.

Sereno da madrugada Caiu no talo da couve; Quem me dera eu casse Nos braos de quem me ouve! T ventando um vento sul, Do norte vem uma aragem. Meu amor est pro norte, Deus lh d boa viagem. Sexta-feira faz um ano Que meu corao fechou. Quem morava dentro dele Tirou a chave e levou. Convidei o sol e a lua Para ser meus camaradas: O sol pra andar de dia E a lua de madrugada. As estrelas do cu fogem, Se a luz do cu aparece; Menina, junto de ti, O prprio sol desmerece. No cimo daquele morro, Tem uma escada de vidro Por onde sobe meu bem, Por onde desce cupido. L em cima daquela serra, Tem duas fitas balanando; No fita, no nada, meu amor que vem chegando. L em cima daquele morro, Vai um tucano avoando: Com o bico vai escrevendo, Com as asas vai apagando. De que serve os pingos dgua Entre os rios da corrente? De que serve um amor firme Longe dos olhos da gente? Dentro do meu peito eu tenho Duas espinhas de peixe: Uma pede que eu te ame; Outra pede que eu te deixe. Quem me dera estar agora Onde est meu corao, L no campo da saudade, Aonde meus suspiros vo.

O vento que veio hoje Levou palha e deixou trigo. Eu quero te perguntar Se essa carranca comigo! Trinta dias tem novembro Abril, junho e setembro; Vinte e oito s tem um, Os demais tem trinta e um. Andorinha no coqueiro, Sabi na beira mar; Andorinha vai e volta, Meu amor no quer voltar! Andorinha do coqueiro, d-me novas do meu bem; Se est vivo, se est morto, Se anda nos braos de algum. Andorinha do coqueiro, D-me novas do meu bem; Meus olhos esto cansados De esperar por quem no vem. Laranjeira da fortuna, S duas laranjas deu: Uma caiu no cho; Outra meu bem comeu. Eu comi uma laranja, A semente botei fora; Da casca fiz um barquinho E com meu amor fui-me embora. Tantas laranjas maduras Por esse caminho afora! Tantas moas bonitas, Minha me sem uma nora! Eu plantei a cana verde L embaixo na baixada. Me chuparam a cana toda, S deixaram a bagaada. O coqueiro de sabido Foi-se por naquela altura, Pensando que eu no sabia Quando tem fruta madura. Quem me dera, dera, dera Quem me dera, dera j, Receber do meu amor Um cestinho de caj.

Do pinheiro nasce a pinha, Da pinha nasce o pinho. Menina, me d um abrao, Que eu te dou meu corao. Da limeira nasce a lima, De uma semente que tem. No pode haver desavena De dois que se querem bem. No quintal da minha casa, Tem um p de abric; Quem quiser casar comigo, Vai pedir minha av. Alecrim da beira dgua No se corta com machado, Se corta com canivete Do bolso do namorado. Manjerico douradinho, Douradinho at o p, O meu corao teu, O teu no sei de quem . Passei pela manjerona, Lancei a mo na corrente. Eu passei pelos seus olhos, Fiquei preso para sempre. Quem canta seus males espanta, Quem chora seus males aumenta. Eu canto pra disfarar Uma dor que me atormenta. Chorando tomei amores, Chorando amores tomei; Chorando tu me mataste, Chorando, morto fiquei. Alegria eu no tenho, Tristeza comigo mora; Quando eu tiver alegria, Jogarei tristeza fora. Se meus suspiros pudessem a teus ouvidos chegar, Verias que uma saudade bem capaz de matar. Acordei antes da aurora, Dando suspiros por ti. Suspirei o dia inteiro, Suspirando adormeci.

Para as flores, o orvalho. Para deus, uma orao. Para ti, meu amor, Vai o meu corao. Eu plantei a sempre-viva, Sempre-viva no nasceu; Deus permita que viva sempre O meu corao com o teu. Aucena quando nasce, Arrebenta pelo p. Assim arrebenta a lngua De quem fala o que no . Minha me me d a chave, Quero apanhar nove rosas: Trs brancas, trs encarnadas, Trs amarelas cheirosas. Eu joguei o cravo ngua, A rosa na beiradinha; O cravo, a gua levou, A rosa ficou sozinha. O cravo tambm se muda Do jardim para o deserto. De longe tambm se ama Quem no se pode amar de perto. Eu sou pequenininha Do tamanho de um boto. Carrego papai no bolso E mame no corao. Se eu fosse muito grande E a mame pequenininha, Eu seria a mame dela E ela, minha filhinha! Batatinha quando nasce Espalha a rama pelo cho. A menina quando dorme, Pe a mo no corao. Eu pedi um copo dgua Me trouxeram na caneca Isso mesmo que eu queria Cinturinha de boneca. Laranjeira pequenina Carregadinha de flores. Eu tambm sou pequenina Carregadinha de amores.

Suspiro foi para longe, Para longe eu tambm vou. Quem me dera estar agora Onde o suspiro chegou. Sou pequenina, Criana mimosa! Trago nas faces As cores da rosa. Minha me se chama rosa, Meu pai se chama jardim. Eu nasci na primavera, Quantas flores para mim! Minha me uma roseira Que o papai colheu. Eu sou o botozinho Que a roseira deu. Papai o bolo, Mame a bola. Eu sou a bolinha Que pelo cho rola. Ningum viu o que eu vi hoje L na porta de uma venda: Um macaco no balco E uma barata fazendo renda. Todo mundo se admira Da macaca fazer renda. Eu j uma perua Ser caixeira de uma venda. Atirei um limo ngua, De pesado foi ao fundo. Os peixinhos exclamaram: Viva Dom Pedro Segundo. Vai, cartinha venturosa, No conta quem te escreveu; Vai-te cartinha adiante, Atrs da carta vou eu. Receba essa cartinha, No pergunte quem mandou, Mas aperte-a nos braos, Pois dentro dela eu vou. Joguei meu leno na gua Pra pegar peixe dourado. No peguei peixe nenhum Mas peguei meu namorado.

Eu sou pequenina De perna grossa, Vestido curto Papai no gosta. Fui andando por um caminho, Encontrei uma coruja, Pisei no rabo dela: Me chamou de cara suja. O tatu bicho manso, Nunca mordeu a ningum; Ainda que queira morder, O tatu dentes no tem. Fui passar na pinguelinha, Chinelo caiu do p. Os peixinhos reclamaram: Que cheirinho de chul. O meu pai se chama caco, Minha me, caca maria, L em casa s tem caco, Ai, meu deus, que cacaria! Atirei um limo verde L na barca de Belm. Deu na barca, deu na vila, Deu no peito do meu bem. Atirei um limo verde Por cima da sacristia. Deu no padre, deu na moa, Deu no moo que eu queria. Vai correio elegante, Por esse mundo sem fim, Vai dizer ao meu amor Que no se esquea de mim. Todo homem quando embarca Deve rezar uma vez; Quando vai guerra duas E quando se casa, trs. Mulheres quando se juntam Pra falar da vida alheia, Comeam na lua nova; Acabam na lua cheia. Andorinha quando voa Com uma tesoura no p, Vai cortar lngua de homem Que fala mal de mulher.

Do cu caiu um lencinho Bordadinho de abc E nele estava escrito Como eu gosto de voc! Eu tenho um lencinho Bordadinho em quatro pontas. Te retira, guri bobo, Que eu, de ti,no fao conta. Voc me chamou de feio; Sou feio mas sou dengoso. Tambm o tempero verde feio, mas gostoso. Quem quer bem logo se v, Logo d demonstrao: Pelo pisquinho dos olhos E pelo aperto de mo. No sei como o peixe passa Na lagoa da gua fria. Como posso passar Sem te ver todos os dias? Sete e sete so catorze, Com mais sete vinte e um. Tenho sete namorados, Mas no gosto de nenhum. A desgraa de um aluno ter uma namorada: Na aula s pensa nela; Na prova, no sabe nada.

Eu te amo, disse ela Num dia, toda gentil. Esse dia,meus senhores, Era 1 de abril! Meu amor comeu pimenta, Pensando que no ardia; Namorou com minha amiga, Pensando que eu no sabia. O meu nome amar-te, Meu sobrenome, querer-te; Meu apelido, adorar-te; Minha alcunha, merecer-te. Voc me deu o fora, Achando que eu fosse chorar. Dei uma volta na praa, Achei cinco em seu lugar! L vem a lua saindo Por cima do galinheiro. Esses mocinhos de hoje Tem bolso, no tem dinheiro. Eu fui l no sei aonde, Visitar no sei a quem. Fiquei assim no sei como, Morrendo no sei por quem. Eu de c e tu de l No meio fica a lagoa. De dia no tenho tempo, De noite no tem canoa. Eu vou dar a despedida Como deu o quero-quero, Depois da festa acabada: Pernas pra que te quero! Eu peguei umas moedas E enchi aquele pote Pra chegar naquele bar E comprar o meu corote Eu levo a vida a cantar No ganho muito dinheiro Mas fico muito feliz Quando toco o meu pandeiro Agradeo a vocs Pela boa companhia Agora sigo meu caminho Mas eu volto outro dia

Se voc gosta de mim Peo que me mande um beijo Para eu chegar bem perto E matar o seu desejo Quando eu toco o meu pandeiro pra ver todos danar E agora eu quero ver Quero ver todos cantar Tamo aqui na brincadeira Com o coco de raz Coisa de gente fina Imperador, Imperatriz

You might also like