You are on page 1of 2

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PBLICO Disciplina:

DIREITO ADMINISTRATIVO I Professor: LEONARDO MEDEIROS JUNIOR AULA 12 ATOS ADMINISTRATIVOS 5. PERFEIO, VALIDADE E EFICCIA DO ATO ADMINISTRATIVO 5.1. ATO ADMINISTRATIVO PERFEITO O ato administrativo perfeito quando esgotadas as fases necessrias a sua produo. - Ato PERFEITO o que completou o ciclo necessrio a sua formao. 5.2. ATO ADMINISTRATIVO VLIDO O ato administrativo vlido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigncias do sistema normativo. - Ato VLIDO o que se encontra adequado aos requisitos estabelecidos pela ordem jurdica. 5.3. ATO ADMINISTRATIVO EFICAZ O ato administrativo eficaz quando est disponvel para a produo de seus efeitos prprios. - Ato EFICAZ quando o desencadear de seus efeitos tpicos no se encontra dependente de qualquer evento posterior (condio suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade). OBS: Um ato pode ser: a) perfeito, vlido e eficaz; b) perfeito, invlido e eficaz; c) perfeito, vlido e ineficaz; e d) perfeito, invlido e ineficaz. 6. ELEMENTOS Elementos ou requisitos? Requisitos Hely Lopes Meirelles, Cretella Jnior e Digenes Gasparini Elementos Odete Medauar, Maria Sylvia Zanella di Pietro Conforme vimos na aula passada, o ato administrativo goza da presuno de legitimidade e veracidade, desde o momento de sua edio. Porm, para garantir a sua validade e eficcia dever, necessariamente, observar os cinco requisitos (ou elementos) necessrios a sua formao: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. 6.1. COMPETNCIA Competncia conjunto de atribuies das pessoas jurdicas, rgos e agentes, fixada pelo direito positivo. OBS: A competncia decorre da lei. Competncia: a) competncia material (ratione materiae) a matria tratada pelo ato administrativo deve arrolada no rol de atribuies legais do agente, levando-se em conta o grau hierrquico e possveis delegaes. b) competncia territorial (ratione loci) consiste na verificao do limite territorial para que o agente possa exercer suas atribuies legais. c) competncia temporal o agente somente pode exercer suas atribuies com base em sua investidura legal a at o trmino de suas atividades. A observncia da competncia indispensvel para a atuao vlida do rgo. A competncia condiciona a validade do ato. Roberto Dromi. Regras aplicveis a competncia: I. decorre sempre da lei; II. inderrogvel; e III. pode ser objeto de delegao ou de avocao, desde que no se trate de competncia conferida a determinado rgo ou agente, com exclusividade pela lei. Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 - Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos.

6.2. FINALIDADE A finalidade o que o administrador pblico pretende alcanar editando o ato. Significa a adequao do ato ao seu fim legal. A lei indicar a finalidade especfica do ato administrativo; no sendo possvel ao administrador desviar-se dessa finalidade ou mesmo substitu-la por outra, mesmo que essa tambm almeje o interesse pblico. OBS: Finalidade geral e permamente do ato administrativo sempre o interesse pblico. 6.3. FORMA A vontade da Administrao Pblica somente ser vlida quando se manifestar por meio de procedimentos especiais previstos em lei, consubstanciando-se na denominada forma legal do ato administrativo. A observncia das formalidades constitui requisito de validade do ato administrativo, de modo que o procedimento administrativo integra o conceito de forma. Maria Sylvia Zanella Di Pietro OBS: formas mais rigorosas direito dos administrados concurso pblico, licitao, processo disciplinar... Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 - Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Art. 22. Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. 2o Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. 3o A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. 4o O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas. 6.4. MOTIVO O elemento motivo do ato administrativo consubstancia-se nas circunstncias fticas que levam a Administrao a editar o ato e nos pressupostos de direito, ou seja, nos dispositivos legais, em que se baseia o ato. Assim, o motivo est apoiado em dois pressupostos: o ftico e o legal. - Pressuposto ftico corresponde ao conjunto de circunstncias, de acontecimentos, de situaes que levam a Administrao a praticar o ato. - Pressuposto legal o dispositivo legal em que se baseia o ato. OBS: O motivo como elemento inegrante para a perfeio do ato poder estar ou no previsto em lei. Se estiver, a prtica do ato depender da efetiva ocorrncia dos pressupostos fticos e legais. Se no houver previso legal, o motivo ser deixado a critrio do administrador. MOTIVO MOTIVAO Motivao a exposio dos motivos, ou seja, a demonstrao, por escrito, de que os pressupostos de fato realmente existiram. - A MOTIVAO ou no obrigatria? Trs 1 2 3 correntes: obrigatria quando se trata de ato vinculado; obrigatria quando se trata de ato discricionrio; obrigatria quando se trata de ato vinculado ou discricionrio

Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 - Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. 1o A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. 2o Na soluo de vrios assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecnico que reproduza os fundamentos das decises, desde que no prejudique direito ou garantia dos interessados. 3o A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito. OBS: TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES (Gaston Jze) os motivos expostos pelo administrador como justificativa para a edio do ato associam-se validade do ato, vinculando o prprio agente, de forma que a inexistncia ou falsidade dos pressupostos fticos ou legais ensejadores do ato administrativo acabam por afetar sua prpria validade, mesmo que o agente no estivesse obrigado a motiv-lo. 6.5. OBJETO Objeto ou contedo o efeito jurdico imediato que o ato produz. Consiste no efeito jurdico imediatamente produzido pelo ato, ou seja, o que foi criado, modificado, resguardado, extinto ou comprovado na ordem jurdica pela edio de determinado ato administrativo. O objeto do ato administrativo dever ser lcito, moral, certo e possvel.

You might also like